Vous êtes sur la page 1sur 18

Escola Superior de Msica e das Artes do Espectculo Anlise Dramatrgica

Seis Personagens Procura de um Autor


de Luigi Pirandello

Alexandra Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

Sinopse da obra Seis Personagens procura de um autor


Escrita em 1921, Seis Personagens procura de um autor, de Luigi Pirandello (1867-1936), relata um ensaio de teatro. Um grupo de actores que estavam a preparar-se para o ensaio de uma pea de Pirandello vm o seu ensaio ser invadido por seis personagens (o Pai, a Me, o Filho, a Enteada, o Rapazinho e a Menina) que, rejeitadas pelo seu criador, tentam convencer o director da companhia a encenar as suas vidas, isto , o lder dos personagens, o pai, informa o director que esto procura de um autor visto que, o autor que os criou no terminou a sua histria deixando-os, assim, personagens incompletos, que no chegaram a ganhar vida prpria. Inicialmente, o director fica perturbado pelo facto do seu ensaio ter sido interrompido, porm, aos poucos comea a interessar-se pela situao inusitada que se apresenta diante dos seus olhos. As personagens convidamno a encenar as suas vidas, mostrando que mereciam ter uma oportunidade. Com isso, acabam por convencer o director a tornar-se autor. No entanto, a forma de representao proposta pelo director no aceite pelas personagens dado que estas no querem ser representadas pelos actores da companhia. Afinal, quem poderia representar melhor a vida de uma personagem do que ela prpria? Desta forma posso referir que a aco desta obra engloba a discusso das personagens com o director, que passa a exercer um papel autoral, e a dificuldade de estabelecer-se os factos e os seus significados, uma vez que cada personagem sente a histria ao seu modo e de acordo com o seu ponto de vista narrativo (so estes conflitos que levam construo de uma metafico, que constituem o tema central da obra de Pirandello). H, contudo, paralelamente, uma outra narrativa. Trata-se da tragdia familiar que atormenta as seis personagens. Esta tragdia constituda por um homem (o pai) que cede a sua prpria mulher para um ex-secretrio, por perceber a afinidade existente entre os dois. Ela (a me) vai embora da cidade com este homem, deixando o filho do primeiro casamento para trs e, posteriormente vem a ter trs filhos (a enteada, o rapazinho e a menina) com o novo companheiro. Anos mais tarde, fica viva e passa por dificuldades financeiras que a levam a trabalhar como costureira. Neste mesmo perodo a filha mais velha (a enteada) prostitui-se, sem o seu

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

conhecimento, na casa de uma madame chamada Pace. O pai, um dos frequentadores da casa da madame Pace, quando se depara com um possvel incesto, uma vez que, se a me no tivesse chegado a tempo de o impedir, ele teria dormir com a prpria enteada sem o saber, convida a me e os seus trs filhos a irem viver para sua casa. Todavia, a unio das seis personagens (o pai, a me, a enteada, o filho, o rapazinho e a menina) pelo destino, termina em grande sofrimento e tristeza, culminando no afogamento da menina e no suicdio do menino, filhos mais novos da me. As discusses entre as personagens e o director compem uma anlise filosfica do Teatro. Assim, o peso da pea divide-se entre a narrativa em si, e os aspectos paratextuais, que ganham a cena. O Director e personagens ao discutir constroem, tambm, uma querela de formas de fazer teatro. As personagens, ao tentarem mostrar ao director que as suas vidas so reais, em relao ao palco, e, o director ao defender a relatividade do que est sobre o palco tomam como parmetro a vida real. Desta forma pode-se referir que a pea torna-se um estudo metalingustico do teatro, isto , uma discusso da arte sobre si mesma. Assim concluo que, o objetivo de Pirandello nesta obra mostrar, questionar e brincar com a arte de escrever. Ele defende a ideia que a fantasia trabalha para ele e no o contrrio e usa figuras criadas para aprofundar a observao do acto de criar conscientemente.

Explicao do Modelo Actancial de Anne Ubersfeld


A noo de modelo, esquema ou cdigo actancial, modelo desenvolvido por Anne Ubersfeld tendo por base a semitica greimasiana e a esttica de E. Souriau, tem sido utilizada na pesquisa semitica e dramatrgica para mostrar as principais foras do drama e o seu papel na aco. O sucesso deste modelo devido prestao de esclarecimentos para os problemas da situao dramtica, da dinmica das situaes e dos personagens e, do surgimento e resoluo dos conflitos. Assim, o esquema actancial constitui um trabalho de dramaturgia que tem por finalidade clarificar as relaes fsicas e a configurao dos personagens. Sujeito: o que move a aco/ o que proporciona a existncia de conflitos / quem procura conquistar o qu?

O Sujeito representa a funo que gera toda a situao dramtica. Esta funo, encarnada num ou mais personagens, expressa o desejo de algo, orienta-se para alguma coisa, para obt-la

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- no caso da ambio -, ou para evit-la no caso do temor. Alm de gerar toda a tenso dramtica, ou por isso mesmo, supomos que, pela sua orientao para um determinado valor, essa funo (o sujeito) estabelece o tema da pea. Dificilmente esta funo est ausente da pea. No entanto, pode haver um retardamento na entrada em cena de quem a encarna, o que pode gerar mistrio, expectativa. Objecto: o que se pretende conquistar/ o bem desejado.

Em cena, o objecto pode ser pessoal ou impessoal pode, por exemplo, ser simbolizado por algum adereo, isto , o objecto no precisa de estar, necessariamente, encarnado num personagem. Adjuvante: ajuda o sujeito a alcanar o objecto/ constitui os elementos que ajudam conquista do objecto.

O adjuvante assume um papel de co-interessado, cmplice ou auxiliar e salvador do sujeito. O sujeito na sua caminhada rumo posse do objecto, geralmente precisa do auxlio de outro actante, uma vez que, este, no comeo de uma narrativa, normalmente, possui apenas o querer, faltando-lhe o saber e o poder. Essas qualificaes so-lhe fornecidas pelo actante adjuvante. Oponente: elementos que se opem conquista do objecto.

No haveria drama - aco - se ao sujeito no se opusesse algum obstculo, assim, a funo de colocar entraves na conquista do objecto por parte do sujeito cabe ao oponente. Destinador: a fora que move o sujeito/ por causa de quem ou do qu o sujeito age? (motivao psicolgica). Destinatrio: a aco realiza-se em benefcio de.../ o que faz com que a personagem avance (motivao social).

Anlise da obra Seis Personagens em busca de um autor segundo o Modelo Actancial de Anne Ubersfeld
Sujeito: Trata-se de um sujeito colectivo - as seis personagens (pai, me, filho, enteada, menina e rapazinho).

As seis personagens constituem o sujeito da pea de Pirandello dado que, a sua chegada ao Teatro em busca de um autor e o seu desejo que o Director, uma vez que no existe autor, encene o seu drama que, constituem o conflito que, consequentemente, gera toda a aco/ toda a situao dramtica. As falas abaixo alm

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

de comprovarem o que supra-citei, demonstram que a chegada das Seis Personagens vem gerar uma repentina mudana de trabalho. - Porteiro: Esto aqui umas pessoas... perguntando pelo senhor. - Director: Mas eu estou ensaiando. E voc sabe que, quando ensaio, no quero que entre ningum. (Olhando para o fundo da plateia) Quem so vocs? O que querem? - Pai: Estamos aqui procura de um autor - Director: Mas aqui no h nenhum autor. No estamos ensaiando nenhuma pea nova. - Enteada: Melhor assim, ento! Ns poderemos ser a sua nova pea! - Pai: Sim... mas se no h nenhum autor... (Ao director) A menos que o senhor queira ser... (...) - Director: Vamos acabar com isso! Silncio! (Volta-se para os Personagens) E os senhores, retirem-se! Saiam daqui! (Ao assistente) Por Deus, faa-os sair! (...) - Director: De uma vez por todas: ns precisamos trabalhar! -Enteada: Acredite, senhor, que somos verdadeiramente seis personagens interessantssimos! Embora desperdiados. - Pai: Isso mesmo, desperdiados! (Ao director) No sentido de que o autor que nos criou vivos no quis, em seguida, ou no pde, materialmente, colocar-nos no mundo da arte. (...) (...) - Director: Vamos ouvir! Vamos ouvir! (Desce at plateia e fica em p, em frente do palco para, como espectador, ver melhor a cena). (...) - Actriz Principal: Com licena: o ensaio vai continuar? - Director: Vai, sim. Mas agora deixe ouvir. (...)

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Director: timo! Esteja certo de que tudo isso me interessa muito. Vejo que um assunto de que se pode tirar um belo drama.

(...) - Director: O senhor me est tentando... est me tentando... Vamos ver um pouco o que que d... Venha comigo ao meu camarim. (Dirigindo-se aos actores) Vocs esto livres, por enquanto, mas no se afastem muito. Dentro de quinze, vinte minutos, voltem aqui. (Ao pai) Vamos ver, vamos tentar. Talvez consigamos tirar disso qualquer coisa de extraordinrio.... (...) - Actriz Principal: Ele est falando srio! O que pretende fazer? - Terceiro Actor: Quer que ns improvisemos uma drama, assim, de uma hora para a outra? Aps definir o sujeito da pea realizei trs divises deste:

Sujeito Principal: Penso que o sujeito principal constitudo pela Enteada, visto que, esta personagem que toma a iniciativa de convencer o director a encenlos e, introduz o drama que as seis personagens carregam. Esta detm, diversas vezes, nsia em apresentar o seu drama assim, quando algo est a implicar a continuidade das cenas ela tenta solucionar o obstculo. Porm, muitas vezes, tambm ela constitui uma oponente da continuidade das cenas uma vez que, tece imensas consideraes sobre o cenrio da pea pois pretende que este seja, exactamente, igual ao que compe o drama. As falas da enteada que a seguir apresentarei comprovam o que referi acima.

P. 281 - Director: Mas aqui no h nenhum autor. No estamos ensaiando nenhuma pea nova. - Enteada: Melhor assim, ento! Ns poderemos ser a sua nova pea! (...)

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

P. 285 - Enteada: Acredite, senhor, que somos verdadeiramente seis personagens interessantssimos! Embora desperdiados. (...) P. 288 - Enteada (aproximando-se do director): Pior! Muito Pior! Por favor, deixe-nos representar imediatamente esse drama e ver que, a certa altura, quando Deus tirar este amorzinho daqui... (Toma pela mo a Menina, que est com a me, e a leva ao director). Est vendo como linda? (...) Pois bem: quando, de repente, Deus tirar este amorzinho daquela pobre me, e este pequeno idiota aqui (traz para a frente o Rapazinho, puxando-o pela manga) fizer a maior das asneiras, digna do imbecil que ele , ento ver que eu levanto voo! Sim senhor! Levanto voo! E no vejo a hora de fazer isso, acredite, no vejo a hora! Porque, depois do que aconteceu, de muito ntimo, entre mim e ele (aponta o Pai fazendo uma careta), no posso mais me ver no meio desta gente, assistindo ao tormento daquela me, por causa, daquele sujeito ali (indica o filho) (...). P. 329 - Enteada (Ao Pai): O senhor faa a sua entrada. No precisa dar a volta. Finja que j entrou. Eu fico aqui, de cabea baixa. Vamos! Fale alto! Diga-me: Bom dia, senhorita. (...) P. 357 - Filho: No represento coisa nenhuma! Eu j disse desde o co meo. (Ao director) Deixe-me ir! - Enteada (correndo ao director): D licena, senhor? (Ela o faz abaixar os braos que detinham o filho.) Deixe-o! (Depois, voltando-se para ele) Tudo bem, pode ir embora! (O Filho dirige-se escadinha, mas, como retido por um poder oculto, no pode descer os degraus. Em seguida, em meio ao espanto dos actores, move-se lentamente ao longo da ribalta, em direco outra escadinha; ao chegar ali, porm, fica tambm inclinado sem poder descer.)

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Enteada: Est vendo? Ele no pode! obrigado a ficar aqui. (...)

Sujeito Filosfico: O Pai constitui o sujeito filosfico. Este, a par com a Enteada, procura convencer o director a encenar a sua pea, no entanto, toda esta persuaso e, os confrontos que detm com o di rector so num campo filosfico, num universo nos qual tece reflexes acerca do real e da fico, isto , realiza uma anlise filosfica do Teatro. De seguida transcrevo algumas falas que justificam o que referi acima.

P. 281 - Pai: Estamos aqui procura de um autor - Director: Mas aqui no h nenhum autor. No estamos ensaiando nenhuma pea nova. P. 282 - Pai (para o director): Oh, o senhor sabe muito bem que a vida cheia de absurdos, os quais, descaradamente, nem sequer precisam parecer verosmeis. E sabe por qu? Porque esses absurdos so reais. - Director: Mas que diabo est dizendo? - Pai: Digo que, ao pensarmos nesses absurdos reais, que nem mesmo verosmeis nos parecem, vemos que a loucura consiste justamente no oposto: em criar verosimilhanas que paream verdadeiras. E essa loucura, permita-me que lhe observe, a nica razo de ser da profisso dos senhores. P. 304 - Pai: Para mim, o drama est todo nisso: na convico que tenho de que cada um de ns julga ser um (...). P. 307 - Pai: (...) (Volta a referir-se ao Filho.) Quer que o deixem de fora, diz que no entra nisso e, no entanto, quase ele o eixo da aco. (...) Pp. 324/325

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Pai: (...) Por que querem estragar, em nome de uma verdade vulgar, esse prodgio de uma realidade que nasceu, evocada, atrada, formada pela prpria cena e que tem mais direito de viver aqui do que os senhores, porque muito mais verdadeira que os senhores? Que actriz, entre as presentes, vais fazer Madame Pace? Muito bem: Madame Pace aquela! Concordaro comigo em que a actriz que a representar ser menos verdadeira do que aquela, que ela em pessoa! (...). Pp. 347-349 - Pai: Pelo amor de Deus, no digam iluso! No usem esta palavra que para ns especialmente cruel! - Director: Por qu? - Pai: Sim, cruel! O senhor deveria compreender! - Director: Ento, como dizer? A iluso por criar, aqui nos espectadores... - Actor Principal: ...com a nossa representao... - Director: ...a iluso de uma realidade! - Pai: Eu entendo. Contudo, talvez o senhor no nos possa entender. Desculpeme! Porque aqui, para o senhor e os seus actores, se trata apenas, e natural, do seu jogo. - Actriz Principal: (interrompendo-o revoltada) Que jogo? No somos jogadores nem estamos aqui para nos divertir. Ns representamos a srio. - Pai: No nego isso. Refiro-me ao jogo da arte dos senhores, que deve dar uma perfeita iluso da realidade, como diz o senhor. - Director: exactamente isso! - Pai: Agora, se o senhor considerar que ns, como somos (apontando para si prpria e para os outros cinco personagens), no temos outra realidade fora dessa iluso! - Director: Mas como pode ser isso? - Pai: Assim, como ! Qual outra realidade poderia ser? Aquela que para os senhores uma iluso por criar, para ns a nossa nica realidade. E no apenas para ns, acredite! Pense bem! Sabe nos dizer quem o senhor?. - Director: Como... quem sou? Sou eu!

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Pai: E se lhe dissesse que no verdade, porque o senhor sou eu? - Director: Responderia que o senhor louco! - Pai: Eles esto certos em rir, porque aqui tudo jogo e o senhor pode alegar, ento, que somente por jogo aquele cavalheiro ali que ele, deve ser eu, que, vice-versa, sou eu, este. V como o apanhei na armadilha? - Director: Mas isso j foi dito ainda h pouco. Vamos recomear? - Pai: No. Eu no queria dizer isso. Ao contrrio: eu o convido a sair deste jogo de arte, que o senhor costuma fazer aqui com os seus actores, e lhe pergunto de novo, seriamente: quem o senhor? - Director: Oh! Mas olhem que preciso ser muito cara-de-pau! Inculca-se como personagem e vem me perguntar quem sou! - Pai: Um personagem, senhor, pode sempre me perguntar a um homem quem ele. Porque um personagem tem, verdadeiramente, uma vida sua, assinalada por caracteres prprios, em virtude dos quais sempre algum. Enquanto um homem, no me refiro ao senhor agora, um homem, assim, em geral, pode no ser ningum. Sujeito que representa o autor: O Filho a personagem que representa a vontade do autor, uma vez que, aquele que nunca tece consideraes, no mostra que tenha orgulho do que esto a apresentar e recusa-se a mostrar as cenas ao director (no tem vontade de levar o drama cena tal como o autor que os criou) pois julga no deter cenas visto que, evita ao mximo falar e tenta fugir das situaes que geram acontecimentos/conflitos. As falas que apresentarei abaixo justificam o que supra-citei. P. 306 - Filho: (...) Acredite, senhor, acredite que sou um personagem no realizado dramaticamente, e que estou mal, muitssimo mal, na companhia deles! Deixem-me sossegado! P. 357 - Filho: No represento coisa nenhuma! Eu j disse desde o comeo. (Ao director) Deixe-me ir! Pp. 360-361

10

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Me: Sim, senhor, no quarto dele, no podendo resistir mais. Para esvaziar-me o corao de toda a angstia que me oprimia. Mas assim que ele me viu entrar... - O Filho: ...nenhuma cena. Sa, sa para no fazer uma cena. Porque nunca fiz cenas, compreendeu?... - O Director: Mas preciso faz-la agora, essa cena entre ela e ele. - A Me: Por mim, senhor, aqui estou! Oxal me desse o senhor o modo de poder falar-lhe um momento, de poder dizer-lhe tudo o que tenho no corao. - O Pai: (aproximando-se do Filho) Voc vai faz-la, por sua me, por sua me! - O Filho: No fao nada!.... (...) - Filho: (lutando com ele e, por fim, jogando-o ao cho, perto da escadinha, com horror de todos) Mas que frenesi esse que lhe deu? No tem pudor de trazer, diante de todos, a sua vergonha e a nossa? Eu no me presto! No me presto! E interpreto, assim, a vontade daquele que no quis trazer-nos para a cena!

Objecto: Os actores da companhia constituem o objecto uma vez que, a aco recai sobre eles, isto , pelo facto das seis personagens pretenderem ver o seu drama representado e os actores serem aqueles que ficam incumbidos, pelo director, de interpretar o drama levando-o, assim, cena posso referir que eles representam o bem desejado do sujeito. As falas que apresento em baixo comprovam o que fora supra-citado. P. 316 - Director: Nada! Por enquanto, s ouam e olhem. Depois, cada um vai receber o seu papel escrito. Agora faremos de qualquer jeito, um ensaio. (Indicando os personagens) Eles que vo fazer. - Pai: Ns? Um ensaio? Desculpe, mas o que quer dizer? - Director: Um ensaio... para eles. (Aponta para os actores.) - Pai: Mas se ns somos os personagens...

11

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Director: Certo, os personagens. Mas aqui, meu caro senhor, quem representa no so os personagens. Quem representa aqui so os actores. Os personagens ficam ali, no texto, (indica a caixa do ponto)... quando existe um texto! (...) P. 332 - Director: (...) (Voltando-se de novo para os actores) Precisamos faz-la com naturalidade, com um pouco de leveza...

P. 335 - Director: Oh! Mas... (Dirigindo-se ao actor principal, para lhe mostrar como deve olhar para a actriz principal, sob o chapu.) Surpresa... receio e satisfao... (Depois prossegue, dirigindo-se actriz principal) No a primeira vez que vem aqui no verdade? (Voltando-se novamente para o actor principal, com um olhar de inteligncia) Est clara a explicao? ( actriz principal) E a senhora, ento: No, senhor. (De novo ao actor principal) Enfim... como dizer... Souplesse! Adjuvante: o director constitui o elemento que ajuda as seis personagens (sujeito) a levar cena o seu drama (objecto), uma vez que, o Director aquele que vai pegar nas cenas que as personagens lhe expuseram e, unindo-as/combinando-as e, ajustando as outras linguagens teatrais (cenrio, adereos, espao cnico), de forma a conseguir uma aco simultnea, densa, dinmica, constri um espectculo. Estas combinaes e ajustamentos consistem nas qualificaes do saber e do poder qualificaes concernentes ao adjuvante. De seguida apresento diversas falas que comprovam o que acabei de referir. P. 292 - Director: Vamos ouvir! Vamos ouvir! (Desce at plateia e fica em p, em frente do palco para, como espectador, ver melhor a cena). (...) P. 296 - Actriz Principal: Com licena: o ensaio vai continuar? - Director: Vai, sim. Mas agora deixe ouvir.

12

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

(...) P. 308 - Director: timo! Esteja certo de que tudo isso me interessa muito. Vejo que um assunto de que se pode tirar um belo drama.

(...)

P. 310 - Director: O senhor me est tentando... est me tentando... Vamos ver um pouco o que que d... Venha comigo ao meu camarim. (Dirigindo-se aos actores) Vocs esto livres, por enquanto, mas no se afastem muito. Dentro de quinze, vinte minutos, voltem aqui. (Ao pai) Vamos ver, vamos tentar. Talvez consigamos tirar disso qualquer coisa de extraordinrio.... (...) - Actriz Principal: Ele est falando srio! O que pretende fazer? - Terceiro Actor: Quer que ns improvisemos uma drama, assim, de uma hora para a outra?

P. 308 - Director (para o Pai): (...) Esteja certo de que tudo isso me interessa muito. Vejo que um assunto de que se pode tirar um belo drama.

P. 342 - Enteada: Agora estamos aqui, ainda ignorados pelo pblico. Amanh, o senhor dar de ns o espectculo que melhor lhe aprouver, arranjado como bem lhe parecer. Mas no quer ver o verdadeiro drama? Quer v-lo explodir como ele ? - Director: Oh, sim, no peo outra coisa, para tirar dele, desde agora, tudo quanto for possvel.

13

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

P. 353 - Director: (...) Vamos aos factos, meus senhores! - Enteada: Com licena, acho que, em matria de factos, o senhor j tem suficientes, com a nossa entrada na casa dele. (Aponta o Pai.) Disse que no podia pendurar cartezinhos nem mudar de cena a cada cinco minutos! - Director: Sim, claro! preciso combin-los, agrup-los numa aco simultnea e densa; e no como exige a senhorita, que quer ver primeiro seu irmozinho que volta da escola e anda como uma sombra pela casa, esconde-se atrs das portas para meditar um plano que... (...)

Oponente: o Autor das seis personagens um dos antagonistas conquista do objecto uma vez que no levou cena o drama destas personagens (bem pretendido do sujeito) fazendo, assim, com que tenham tido necessidade de recorrer ao director, situao que gera um acontecimento e que, posteriormente, gera um conflito elemento essencial para o desenvolvimento da aco ocorrido devido s opinies divergentes entre director/ actores e personagens acerca do Teatro no seu sentido filosfico, na forma de o abordar... Porm, identifiquei outros oponentes tais como o cenrio, pois o facto dos adereos a serem usados nesta representao no serem exactamente iguais aos que compem o drama destas personagens d-se uma insatisfao nestes que os leva a referir que no podem representar as cenas uma vez que os objectos a serem usados nada tm a ver com os que compe os acontecimentos da sua vida conduzindo, assim, a uma impossibilidade de representar o real, o que realmente aconteceu. O espao cnico constitui outro oponente da conquista do objecto, visto que, por diversas vezes a demonstrao do drama interrompida pois os personagens no concordam com a deciso do director de realizar toda a cena no jardim da casa do Pai; estes defendem que, as cenas que se passam na casa devem ser realizadas na casa e que, as cenas que ocorrem no jardim da casa devem ser apresentadas neste pois assim que o drama acontece e, s respeitando estes espaos que podem representar o que realmente acontece. Porm, tal no era possvel por uma questo de dinmica da aco, para evitar a perda de ritmo e, de gesto do espao; necessrio agrupar os espaos numa aco simultnea e densa. De seguida apresento diversas falas que comprovam todos os oponentes apresentados.

*Oponente Autor P. 285

14

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Pai (para o director): "Isso mesmo, desperdiados! No sentido de que o autor que nos criou vivos no quis, em seguida, ou no pde, materialmente, colocar-nos no Mundo da Arte." P. 319 - Pai: "(...) o nosso autor, que nos viu vivos, assim, no quis depois nos compor para a cena (...)".

*Oponente Cenogrfico Pp. 313-314 - Director: "Veja se h um sof." - Contra-Regra: "Tem aquele verde." - Enteada: "No, no. Nada de verde! Era amarelo, de pelcia, com, flores e bem grande. Muito cmodo!" - Contra-regra: "Assim no tem." - Director: "No tem importncia. Coloque esse verde mesmo." - Enteada: " No tem importncia? O famoso ganha-po de Madame Pace?" - Director: " s para ensaiar. Por favor, no se intrometa. (Ao assistente) Veja se h um armrio envidraado, de preferncia comprido e baixo." - Enteada: "E a mesinha de mogno para o envelope azul-claro..." - Assistente (ao director): "Tem aquela pequena. Dourada." - Pai: "O espelho grande, de moldura dourada." - Enteada: "E um biombo, por favor: seno como eu fao?" *Oponente espao cnico P. 346 - Director: Afinal, vamos comear ou no este segundo acto? - Enteada: Eu no digo mais nada! Mas no vai ser possvel desenvolv -lo todo no jardim, como o senhor quer.

15

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

- Director: Por que no vai ser possvel? - Enteada: Porque ele (aponta de novo o Filho) est sempre fechado no seu quarto afastado! E, alm disso, preciso desenvolver dentro de casa a parte daquele pobre rapazinho perdido, como j lhe disse. - Director: Sim, mas preciso compreender tambm que no podemos pendurar cartezinhos ou fazer mudanas de cena vista, trs ou quatro vezes por acto! Destinador: O desejo de ver o drama em cena constitui o destinador desta obra de Pirandello. este desejo que conduz as Seis Personagens a interromper o ensaio da Companhia e a travar diversas discusses acerca das formas de fazer Teatro e da realidade das suas vidas em relao ao palco, ou seja, esta pretenso que leva este sujeito colectivo a mover-se, a agir. A fala que apresento de seguida comprova o que supra-citei. P. 281 - Porteiro: Esto aqui umas pessoas... perguntando pelo senhor. - Director: Mas eu estou ensaiando. E voc sabe que, quando ensaio, no quero que entre ningum. (Olhando para o fundo da plateia) Quem so vocs? O que querem? - Pai: Estamos aqui procura de um autor - Director: Mas aqui no h nenhum autor. No estamos ensaiando nenhuma pea nova. - Enteada: Melhor assim, ento! Ns poderemos ser a sua nova pea! - Pai: Sim... mas se no h nenhum autor... (Ao director) A menos que o senhor queira ser...

P. 352 - Pai: (...) Imagine, para um personagem, a desgraa que lhe contei, de ter nascido vivo na fantasia de um autor que depois quis lhe negar a vida, e diga-me se esse personagem, assim abandonado, vivo e sem vida, no tem razo de fazer o que estamos fazendo ns, agora aqui, diante dos senhores, depois de o ter feito, durante muito tempo, acredite, diante dele, para convenc-lo, para exort-lo,

16

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

aparecendo-lhe ora eu, ora ela (apontando para a Enteada), ora aquela pobre me... Destinatrio: o que faz com este sujeito colectivo se mova dando origem a uma aco o facto do autor que as criou no ter terminado a sua histria deixandoas, assim, personagens incompletas, personagens vivas no entanto, sem vida. Desta forma, afiro que a aco destas personagens realiza-se em benefcio da conquista/realizao de uma vida que ficou a meio na imaginao de um autor. As falas que apresento abaixo comprovam o que agora referi. P. 352 - Pai: (...) Imagine, para um personagem, a desgraa que lhe contei, de ter nascido vivo na fantasia de um autor que depois quis lhe negar a vida, e diga-me se esse personagem, assim abandonado, vivo e sem vida, no tem razo de fazer o que estamos fazendo ns, agora aqui, diante dos senhores, depois de o ter feito, durante muito tempo, acredite, diante dele, para convenc-lo, para exort-lo, aparecendo-lhe ora eu, ora ela (apontando para a Enteada), ora aquela pobre me... Pp.360-361 - O Filho: ...nenhuma cena. Sa, sa para no fazer uma cena. Porque nunca fiz cenas, compreendeu?... - O Director: Mas preciso faz-la agora, essa cena entre ela e ele. - A Me: Por mim, senhor, aqui estou! Oxal me desse o senhor o modo de poder falar-lhe um momento, de poder dizer-lhe tudo o que tenho no corao. - O Pai: (aproximando-se do Filho) Voc vai faz-la, por sua me, por sua me! - O Filho: No fao nada!.... (...) - Filho: (lutando com ele e, por fim, jogando-o ao cho, perto da escadinha, com horror de todos) Mas que frenesi esse que lhe deu? No tem pudor de trazer, diante de todos, a sua vergonha e a nossa? Eu no me presto! No me presto! E interpreto, assim, a vontade daquele que no quis trazer-nos para a cena!.

17

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Seis Personagens Procura de um Autor Anlise Dramatrgica

Bibliografia

Webgrafia
http://translate.google.com/translate?hl=ptPT&sl=es&u=http://www.scielo.org.bo/pdf/rpc/v13n16/v13n16a11.pdf&ei=95DTuy3JcHL8QOl0rWdAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=4&ved=0CDgQ7gEwAw&prev= /search%3Fq%3DUBERSFELD%2BMODELO%2BACTANCIAL%2BESTUDO%26hl%3DptPT%26biw%3D1280%26bih%3D709%26prmd%3Dimvnsb http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_07/ale07_dm.pdf

18

Alexandra Anastcio Coquim 4100149 Orientadora da Cadeira: Cludia Marisa

Dezembro 2011

Vous aimerez peut-être aussi