Vous êtes sur la page 1sur 29

X CONCURSO PBLICO DE PROVAS E TTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO TRT 12

2 PARTE ASSINALE COM UM X, NO ESPAO CORRESPONDENTE, A RESPOSTA QUE ENTENDA ESTAR ABSOLUTAMENTE CORRETA: 1. Na esfera trabalhista, a arbitragem: a) facultativa, sendo prevista na Constituio Federal, na hiptese de malogro da negociao coletiva. b) Apresenta-se como uma das formas de autocomposio de conflitos coletivos. c) obrigatria e s pode ser feita por rgos vinculados ao poder pblico. d) exercida exclusivamente pelos Delegados Regionais do Trabalho. e) facultativa e, por isso, a sentena arbitral fica sempre sujeita homologao do Judicirio. 2. Das afirmaes seguintes, quais so corretas a respeito da organizao sindical brasileira? I. Segundo a Constituio Federal, a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho obrigatria. II. A base territorial de uma organizao sindical, em qualquer grau, definida por lei federal, no podendo ser inferior rea de um Municpio. III. Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais apenas de seus

associados, inclusive em questes judiciais ou administrativas. IV. O aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais. V. Em nosso pas os sindicatos podem ser formados por categoria, profisso ou por empresa. a) III e IV. b) II e IV. c) II e V. d) I e IV. e) I, II e IV.

3. Conforme o Enunciado 331 do TST, a contratao de trabalhadores por empresa interposta: a) legal em qualquer hiptese, formando-se o vnculo empregatcio diretamente com a empresa que contrata os empregados. b) Implica responsabilidade subsidiria do tomador dos servios no mbito trabalhista, inclusive quanto a entes pblicos, desde que hajam participado da relao processual e constem do ttulo executivo judicial. c) ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, inclusive no caso do trabalho temporrio, regulado pela Lei 6.019/74. d) Gera vnculo com o tomador dos servios, mesmo no caso de contratao de servios de vigilncia nos moldes da Lei 7.102/83, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. e) Gera vnculo com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional, quando

estes forem tomadores dos servios, ainda que se trate de contratao irregular. 4. Em se tratando de resciso contratual, quais das afirmaes abaixo esto corretas? I. A embriaguez habitual foi retirada das hipteses legais de despedida por justa causa, tendo em vista ser catalogada como doena (Sndrome de Dependncia Alcolica), pela CID (Classificao Internacional de Doenas, Leses e Causas de bito). II. Constitui falta grave para dispensa de empregado estvel a prtica dos atos indicados no art. 482 da CLT, quando, por sua repetio ou natureza, representem sria violao dos deveres do empregado. III. Violao de segredo da empresa, como justa causa para dispensa de empregado, s se configura quando este devassar correspondncia da empresa, ante a tipificao da legislao penal. IV. No se considera arbitrria a dispensa de representante dos empregados na CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes), que se fundar em motivo tcnico, econmico ou financeiro. V. Para caracterizar-se a chamada dispensa indireta, em decorrncia de ordem do empregador para realizao de servios superiores s foras do empregado, necessrio que tais servios sejam efetivamente executados. a) I e V. b) I e IV. c) III e V. d) II, III e IV. e) II, e IV.

5. Operador de forno de carvo vegetal, que trabalha em ambiente rural deve ser considerado empregado: a) Rural, pois a natureza do trabalho rural decorre da localizao geogrfica do estabelecimento. b) Rural, por se tratar de atividade rudimentar, trao distintivo da atividade agroeconmica. c) Industrial, pois sua atividade implica transformao do produto agrrio, retirando-lhe a condio de matria-prima. d) De indstria rural, assim legalmente considerada aquela que, situada em ambiente rural, opera a transformao do produto agrrio, alterando-lhe sua natureza. e) De empresa rural, pelo fato de trabalhar em propriedade rural ou prdio rstico. 6. No que tange normas referentes remunerao do empregado, correto afirmar que: a) Somente as ajudas de custo que no excederem 50% do salrio no integram a remunerao. b) As prestaes in natura no podem exceder 30% do total da remunerao. c) Comprovante de depsito bancrio, em nenhuma hiptese, vale como recibo salarial. d) Dano material doloso dedutvel do salrio do empregado. e) Compreende-se no salrio o uniforme fornecido para o desempenho das funes do empregado. 7. Todas as afirmaes abaixo esto de acordo com a regulamentao legal do pagamento de comisses aos empregados vendedores, EXCETO: a) O pagamento de comisses s exigvel depois de ultimada a transao a que se referem.

b) Nas transaes realizadas por prestaes sucessivas, o pagamento das comisses exigvel proporcionalmente respectiva liquidao. c) Verificada a insolvncia do comprador, dado ao empregador o direito de estornar a comisso que houver pago ao empregado. d) A cessao da relao de trabalho prejudica a percepo das comisses devidas pelo empregador e ainda no pagas ao empregado. e) A inexecuo voluntria do negcio por parte do empregador no prejudica a percepo das comisses devidas ao empregado.

8. O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: I. At 5 dias consecutivos, em virtude de casamento. II. Por 2 dias, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada. III. Pelo tempo que se fizer necessrio, quando tiver que comparecer a juzo. IV. At 2 dias consecutivos ou no, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva. V. Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. So corretas as alternativas: a) I, IV e V. b) II e IV. c) I e III. d) I, II e IV.

e) III, IV e V. 9. O contrato de trabalho de servidor pblico admitido aps a Constituio de 1988, sem prvia aprovao em concurso: a) anulvel, por expressa disposio da Constituio Federal, mas pode ser convalidado, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. b) D ao servidor somente o direito ao pagamento dos dias efetivamente trabalhados segundo a contraprestao pactuada, consoante Smula de Jurisprudncia do TST. c) nulo segundo a Constituio Federal, no gerando qualquer efeito, de acordo com o Enunciado 363 do TST. d) nulo, mas gera todos os efeitos de um contrato vlido, ante a irretroatividade dos efeitos da decretao da nulidade no mbito trabalhista, conforme entendimento pacfico do TST. e) D ao servidor direito ao pagamento de todas as verbas de natureza salarial, de acordo com o Enunciado 363 do TST. 10. De acordo com a legislao pertinente, os trabalhadores temporrios: a) Tambm tm direito ao repouso semanal remunerado. b) So os que prestam servios a diversas empresas, por intermdio de entidade de classe. c) Compreendem em sua categoria os estivadores, trabalhadores em alvarengas e vigias porturios. d) Podem celebrar contrato individual de trabalho tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito.

e) So os diaristas, que prestam servio esporadicamente, sem vnculo empregatcio. 11. Uma das caractersticas do salrio a sua estipulao a forfait. Isto quer dizer que o salrio: a) uma contraprestao correspondente ao trabalho executado. b) crdito que independe das vicissitudes financeiras da empresa. c) uma ps-retribuio, ou seja, s devido aps a prestao do servio. d) fixado de forma heteronmica, atravs da legislao trabalhista. e) regido pela clusula rebus sic stantibus. 12. NO da competncia da Justia do Trabalho: I. Processar e julgar os crimes contra a organizao do trabalho. II. Executar contribuies sociais do empregador incidentes sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, decorrentes das sentenas que proferir. III. Conciliar e julgar os dissdios que tenham origem no cumprimento de convenes coletivas de trabalho ou acordos coletivos de trabalho, mesmo quando ocorram entre sindicatos ou entre sindicato de trabalhadores e empregador. IV. Processar e julgar aes de empregados contra empregadores, relativas ao cadastramento no Plano de Integrao Social (PIS), de acordo com o Enunciado 300 do TST. V. Processar e julgar os dissdios decorrentes de acidente do trabalho. So corretas:

a) Apenas as alternativas I e V. b) Apenas as alternativas I, III e V. c) Apenas as alternativas II e IV. d) Apenas as alternativas IV e V. e) Todas as alternativas acima. 13. Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho o exerccio das seguintes atribuies junto aos rgos da Justia do Trabalho: I. Atuar como rbitro, se assim for solicitado pelas partes, nos dissdios da competncia da Justia do Trabalho. II. Propor as aes necessrias defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e ndios, decorrentes das relaes de trabalho. III. Instaurar instncia em caso de greve, quando a defesa da ordem jurdica ou o interesse pblico assim o exigir. IV. Pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. V. Promover a ao civil pblica no mbito da Justia do Trabalho, para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos. a) So corretas apenas as alternativas II, III e V. b) So corretas apenas as afirmaes III e V. c) A nica alternativa correta a V. d) Nenhuma das alternativas correta. e) Todas as alternativas so corretas. 14. NO requisito indispensvel petio inicial da ao trabalhista: a) A data e a assinatura do autor ou de seu representante.

b) A qualificao do autor e do ru. c) O requerimento para citao do ru. d) Uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio. e) A designao do juiz a que for dirigida. 15. No processo trabalhista, o agravo de instrumento: a) No poder ser processado nos autos principais, em hiptese alguma. b) No requer preparo, de acordo com Instruo Normativa do TST. c) Suspende a execuo da sentena, se interposto contra despacho que no receber agravo de petio. d) S poder ser dirigido diretamente ao tribunal competente. e) No permite reconsiderao da deciso agravada. 16. Um empregador tenta impedir que empregado seu preste depoimento perante a Justia do Trabalho, fato que chega ao conhecimento do Juiz do Trabalho. Em tal hiptese e, de acordo com a legislao pertinente, o magistrado: a) Nada poder fazer para punir o empregador, ante inexistncia de regulamentao legal da matria na esfera trabalhista. b) S aplicar multa ao empregador mediante representao de qualquer interessado ou da Procuradoria da Justia do Trabalho. c) Mandar notificar a autoridade competente do Ministrio do Trabalho, a quem compete, nesse caso, a imposio da multa ao empregador. d) Mandar notificar o acusado para apresentar defesa escrita no prazo de 15 (quinze) dias,

facultando-se a este requerer a produo de testemunhas, at o mximo de 5 (cinco). e) Somente providenciar a punio do empregador na hiptese de caracterizao de delito criminal, mediante remessa de peas necessrias autoridade competente.

17. A execuo trabalhista: a) S poder ser promovida ex officio nos dissdios de alada exclusiva das Varas Trabalhistas e naqueles em que os empregados e empregadores reclamarem pessoalmente. b) Poder ser promovida por qualquer interessado e, quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, pela Procuradoria da Justia do Trabalho. c) Poder ser impulsionada mas no promovida de ofcio pelo Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio. d) Tem por base os ttulos executivos judiciais, que compreendem exclusivamente as decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo. e) Pode basear-se em ttulos executivos extrajudiciais, sendo exemplos destes os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao Prvia ou Varas Trabalhistas.

18. O Decreto-lei 779/69 confere privilgios Unio Federal, aos Estados, Distrito Federal, Municpios, alm de autarquias e fundaes de direito pblico que no explorem atividades econmicas, no que se

refere aplicao de normas processuais trabalhistas. Entre esses privilgios no se inclui: a) Prazo em dobro para recurso. b) Dispensa de depsito para interposio de recurso. c) Presuno relativa de validade dos recibos de quitao ou pedidos de demisso de seus empregados ainda que no homologados nem submetidos assistncia do respectivo sindicato ou das autoridades referidas na legislao trabalhista. d) Recurso ordinrio ex officio das decises que lhe sejam total ou parcialmente contrrias. e) Iseno do pagamento de custas pelos Estados, Municpios, Distrito Federal e respectivas autarquias e fundaes.

19. NO se encontra entre as disposies da CLT relativas prova judicial o seguinte preceito: a) Antes de depor, a testemunha ser qualificada, declarando o nome por inteiro, a profisso, a residncia e o estado civil, bem como se tem relaes de parentesco com a parte, ou interesse no objeto do processo. b) O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz, correndo as despesas por conta da parte a que interessar o depoimento. c) As testemunhas comparecero audincia independentemente de notificao ou intimao. Todavia, as que no comparecerem sero intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a conduo coercitiva, alm de

multa, caso, sem motivo justificado, no atendam intimao. d) A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. e) Cada uma das partes no poder indicar mais de 3 (trs) testemunhas, salvo quando se tratar de inqurito, caso em que esse nmero poder ser elevado a 6 (seis). 20. Leia as afirmaes abaixo a respeito do procedimento previsto na lei para a audincia no dissdio individual trabalhista e assinale a alternativa correta: I. Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente audincia, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso. II. Lida a reclamao, ou dispensada a leitura por ambas as partes, o reclamado ter 20 minutos para aduzir sua defesa. S ento, o juiz far a primeira tentativa de conciliao. III. Em audincia, ao aduzir razes finais, poder qualquer das partes impugnar o valor fixado para a determinao da alada e, se o Juiz o mantiver, pedir reviso da deciso, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, ao Presidente do Tribunal Regional. IV. Findo o interrogatrio, poder qualquer dos litigantes retirar-se, prosseguindo a instruo com o seu representante.

V.

A audincia trabalhista ser contnua; mas, se no for possvel, por motivo de fora maior, conclu-la no mesmo dia, o juiz marcar a sua continuao para a primeira desimpedida, expedindo nova notificao s partes.

a) So corretas apenas as alternativas I, III e V. b) So corretas apenas as alternativas II, III e IV. c) So corretas apenas as alternativas I, III e IV. d) So corretas apenas as alternativas III, IV e V. e) Todas as alternativas so corretas. 21. NO se aplica ao sistema de nulidades dos atos processuais trabalhistas o seguinte preceito: a) Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. b) As nulidades s sero declaradas mediante provocao das partes, que devero argi-las primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. c) Dever ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetncia em razo do lugar. Nesse caso, sero considerados nulos os atos decisrios. d) A nulidade no ser pronunciada quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato ou quando argida por quem lhe tiver dado causa. e) A nulidade do ato no prejudicar seno os posteriores que dele dependam ou sejam conseqncia.

22. NO est de acordo com a Jurisprudncia sumulada do TST acerca das provas no Processo do Trabalho o seguinte entendimento: a) A juntada de documentos na fase recursal s se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentao ou se referir a fato posterior sentena. b) Aplica-se a pena de confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. c) Presume-se recebida a notificao 48 horas depois de sua regular expedio. O seu no recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constituem nus de prova do destinatrio. d) Torna-se suspeita a testemunha que estiver litigando ou tiver litigado contra o mesmo empregador. e) Para elidir a revelia o atestado mdico deve declarar expressamente a impossibilidade de locomoo do empregador ou seu preposto, no dia da audincia.

23. O chamado procedimento sumarssimo institudo pela lei 9.957/2000: a) Aplica-se aos dissdios individuais e coletivos cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da ao. b) Permite ao juiz formular propostas conciliatrias em qualquer fase da audincia. c) Aplica-se s demandas em que parte a Administrao pblica direta, autrquica e fundacional.

d) Prev que a sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, que far parte de um breve e indispensvel relatrio. e) S permite recurso ordinrio no caso de contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do TST ou violao de dispositivo constitucional.

24. Um agente comercial desenvolve suas atividades em cidades que fazem parte da jurisdio de diversas Varas Trabalhistas. A empresa para a qual trabalha, sediada na capital, tem algumas filiais no interior. No intuito de cobrar diferenas salariais a que entende ter direito, o empregado resolve ajuizar ao trabalhista. De acordo com a legislao vigente, a competncia para apreciar o dissdio ser da Vara Trabalhista: a) Da localidade em que a empresa tenha filial a que o empregado estiver subordinado e, na falta, da Vara da localizao em que o empregado tiver domiclio ou a localidade mais prxima. b) Onde o empregador tiver seu domiclio, salvo se o empregado estiver subordinado a agncia, ou filial, caso em que ser competente a Vara em cuja jurisdio estiver situada a mesma agncia ou filial. c) Da localidade em que foi celebrado o contrato ou, a critrio do empregado, de qualquer uma das localidades em que preste servio, mesmo estando subordinado a uma determinada filial. d) Da localidade em que o trabalhador for domiciliado ou, a critrio do empregado, da

localidade que a empresa tenha filial a que ele estiver subordinado. e) Da localidade onde o empregador tiver seu domiclio, salvo se o empregado preferir ajuizar a ao na localidade em que este ltimo for domiciliado.

25. Das alternativas abaixo, quais so as corretas a respeito das normas referentes aos recursos trabalhistas? I. O depsito para interposio do recurso pode ser levantado, em favor da parte vencedora, aps o trnsito em julgado da deciso recorrida, por simples despacho do juiz. II. Os recursos trabalhistas so interpostos por simples petio e tm efeito meramente devolutivo, salvo as excees previstas em lei. III. O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas suspensivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, mediante deciso fundamentada. IV. Das decises do Juiz do Trabalho, nas execues, cabe agravo de petio, no prazo de cinco dias. V. O prazo para interpor e contra-arrazoar qualquer recurso foi uniformizado em oito dias, pela Lei 5.584/70. a) I, III e IV. b) II, IV e V. c) I, II e IV. d) III, e V. e) I, II e V.

26. De acordo com a Lei 6.830/80, aplicvel subsidiariamente execuo trabalhista, o juiz suspender o curso da execuo, enquanto no for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora. Nesse caso: a) Aplicar-se- a prescrio intercorrente, de acordo com o Enunciado 327 do STF. b) Decorrido o prazo de um ano da suspenso, o juiz ordenar a extino da execuo. c) A execuo s poder ser reiniciada mediante provocao do devedor. d) No correr o prazo de prescrio, por expressa disposio legal. e) Aplicar-se- a prescrio bienal, por fora do Enunciado 150 do STF.

27. No processo trabalhista, as decises sobre excees de suspeio e incompetncia: a) So absolutamente irrecorrveis, ante o princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias. b) So recorrveis de imediato, mesmo quando no forem terminativas do feito. c) So recorrveis de imediato, se terminativas do feito e relativas s excees de incompetncia. d) No podem ser impugnadas quando da interposio de recurso contra deciso definitiva. e) Ensejam agravo de instrumento, como as demais decises interlocutrias.

28. Todas as afirmaes abaixo esto de acordo com a regulamentao legal da deciso trabalhista e sua eficcia, EXCETO:

a) O termo de conciliao homologado pela Justia vale como deciso irrecorrvel, inclusive para a Previdncia Social quanto s contribuies que lhe forem devidas. b) O juiz deve determinar o prazo e as condies para o cumprimento das obrigaes, quando a deciso concluir pela procedncia do pedido. c) O INSS dever ser intimado das decises homologatrias de acordos que tenham parcela indenizatria. d) A deciso mencionar sempre as custas que devam ser pagas pela parte vencida. e) A publicao das decises e sua notificao aos litigantes consideram-se realizadas nas prprias audincias em que forem prolatadas, salvo excees previstas na lei.

29. Um trabalhador ingressa com ao na Justia do Trabalho. Designada audincia, ele no comparece a juzo, sendo determinado o arquivamento da reclamao, de acordo com o disposto no art. 844 da CLT. Passados dois meses, ele ingressa com ao idntica e, mais uma vez, deixa de comparecer a juzo, sendo novamente arquivada a reclamao. Nesse caso, o reclamante: a) Poder renovar a ao mais uma vez e, se houver arquivamento pelo mesmo motivo, ocorrer a perempo da ao, ressalvando-se a possibilidade de alegar o seu direito como matria de defesa. b) Perder, por seis meses, o direito de reclamar perante a Justia do Trabalho, consoante disposio constante da CLT.

c) Incorrer na pena de perda do direito de intentar ao idntica perante a Justia do Trabalho, alm de multa pecuniria a ser fixada pelo Juiz do Trabalho. d) No sofrer qualquer sano, vez que a Consolidao das Leis do Trabalho nada dispe a esse respeito. e) S poder renovar a ao se pagar as custas processuais relativas as reclamaes anteriormente arquivadas, com juros e correo monetria. 30. Para propor uma ao, necessrio: a) Ter interesse, legitimidade e ser brasileiro nato. b) Ter interesse e ser brasileiro nato. c) Ter legitimidade e ser brasileiro nato. d) Basta, apenas, ser brasileiro nato. e) Todas as respostas esto erradas. 31. No so ttulos executivos extrajudiciais: a) Os contratos de hipoteca. b) Os contratos de anticrese. c) Os contratos de seguro de automvel. d) O crdito decorrente do laudmio. e) Todas as respostas esto corretas. 32. So ttulos executivos judiciais: a) A sentena estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justia. b) O formal e a certido de partilha. c) A sentena penal condenatria. d) Todas as respostas esto erradas. e) Todas as respostas esto corretas. 33. Marque a alternativa correta:

a) Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido, no amparado por habeas corpus. b) Cabe mandado de segurana contra lei em tese. c) O direito de requerer mandado de segurana extingue-se, se decorridos cento e cinqenta dias contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. d) Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo e desde que no seja contra ato judicial. e) Todas as respostas esto erradas.

34. Marque a alternativa correta: a) No cabe mandado de segurana quando a autoridade coatora for o Presidente de um Tribunal. b) No cabe mandado de segurana quando se tratar de ato de que caiba recurso administrativo. c) Cabe mandado de segurana contra deciso judicial passvel de recurso ou correio, desde que ainda no transitada em julgado. d) Todas as respostas esto erradas. e) Todas as respostas esto corretas.

35. Quanto ao recurso de apelao, assinale a alternativa correta: a) Pode ser recebido no duplo efeito. b) S pode ser recebido no duplo efeito. c) No cabe quando se tratar de sentena em mandado de segurana.

d) Pode ser substitudo pelo agravo de instrumento, quando se tratar de matria possessria. e) Nunca pode ser recebido no duplo efeito.

36. No dependem de prova os fatos: a) Alegados pelo autor, em sua pea vestibular, e os notrios. b) Alegados pelo ru, em sua contestao, e os notrios, c) Os afirmados por uma parte e confessados pela contrria, e os notrios. d) Todas as respostas esto erradas. e) Todas as respostas esto corretas.

37. Com relao ao recurso extraordinrio, assinale a alternativa correta: a) Ser recebido no duplo efeito e s haver contra-razes se for efetivamente admitido, no havendo necessidade do recorrente fazer prova da divergncia jurisprudencial. b) Ser recebido no efeito devolutivo, com o oferecimento, primeiro, das contra-razes para, depois, o exame de sua admisso, havendo necessidade do recorrente fazer prova da divergncia jurisprudencial. c) Poder ser recebido no duplo efeito, desde que a matria, objeto do mesmo, no tenha sido ainda sumulada pelo STJ, com o recorrente tendo que fazer a prova da divergncia jurisprudencial. d) Ser recebido no efeito devolutivo e s haver contra-razes se for efetivamente admitido, no

tendo o recorrente de fazer prova da divergncia jurisprudencial. e) Todas as respostas esto erradas. 38. Com relao s sentenas, assinale a alternativa correta: a) No pode o juiz proferir sentena ilquida, quando o pedido houver sido certo. b) No pode o juiz condenar o ru em quantidade superior ao que foi pedido. c) Se, depois da propositura da ao, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento da lide, cabe ao juiz, de ofcio, consider-lo, no momento de proferir a sentena. d) As respostas a , b e c esto corretas. e) As respostas a, b e c esto erradas. 39. A sentena condenatria produz a hipoteca judiciria: a) Ainda quando o credor possa promover a execuo provisria. b) Embora a condenao seja genrica. c) Pendente o arresto de bens do devedor. d) As respostas a , b e c esto corretas. e) As respostas a , b e c esto erradas. 40. Assinale a alternativa correta: a) A sentena, que julga totalmente a lide, tem fora de lei. b) A sentena, que julga total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide e das questes decididas.

c) Fazem coisa julgada, os motivos , ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena. d) Fazem coisa julgada, a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena. e) A sentena, que julga total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide e das questes decididas, se isto constar, expressamente, no corpo da mesma. 41. Com relao competncia internacional, assinale a alternativa correta: a) competente a autoridade judiciria brasileira quando o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil. b) As respostas a, c e d esto corretas. c) competente a autoridade judiciria brasileira quando a obrigao tiver de ser cumprida no Brasil. d) competente a autoridade judiciria brasileira quando a ao se originar de fato ocorrido no Brasil. e) S as respostas a e d esto corretas. 42. Com relao extino do processo, COM julgamento do mrito, assinale a alternativa correta: a) Quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao E quando houver o indeferimento da exordial. b) Quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao E quando o processo ficar parado durante mais de hum ano por negligncia das partes. c) Quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao E quando as partes transigirem.

d) Quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao E quando houver o acolhimento da alegao de litispendncia. e) Todas as respostas esto erradas. 43. Sobre AGRAVO, assinale a alternativa correta: a) Das decises interlocutrias cabem agravo, no prazo de dez dias, desde que antes a parte tenha ingressado com embargos de declarao. b) Agravo retido e de instrumento dependem de preparo. c) Ser sempre retido o agravo das decises posteriores sentena, salvo caso de inadmisso da apelao. d) Todas as respostas esto erradas. e) Todas as respostas esto corretas. 44. Quanto aos embargos declaratrios, assinale a alternativa errada: a) Cabem, quando houver, na sentena ou no acrdo, dvida. b) Os embargos interrompem o prazo para interposio de outros recursos. c) Quando manifestamente protelatrios, poder ensejar a aplicao de multa. d) Os embargos sero opostos no prazo de cinco dias, tendo o Juiz idntico prazo para julg-lo. e) So admitidos, com efeitos modificativos.

43. incorreto afirmar: a) Empresa, para fins previdencirios, a firma individual ou a sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e as

entidades de administrao pblica direta e indireta. b) O conceito de empresa, para a Previdncia Social abrange os contribuintes individuais em relao aos segurados que lhes prestam servios, a cooperativa, associao, entidade de qualquer natureza, misso diplomtica, repartio consular, operador porturio e o rgo gestor de mo-de-obra. c) Contribuinte individual a classe de trabalhador que rene as antigas espcies de segurados empresrio, autnomo e equiparado a autnomo. d) O contribuinte individual caracteriza-se como segurado obrigatrio responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias e nisso difere do trabalhador avulso, cujas contribuies so retidas e recolhidas pela empresa. e) considerado contribuinte individual o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, mesmo que l domiciliado e contratado, e ainda que coberto por regime prprio de Previdncia Social. 46. correto afirmar: a) a filiao a relao jurdica estabelecida entre o segurado e a Previdncia Social e somente se verifica com a inscrio junto ao INSS. b) A inscrio no Regime Geral de Previdncia Social exige, em qualquer hiptese, idade mnima de 18 anos. c) Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada, sujeita ao

Regime Geral de Previdncia Social, ser obrigatoriamente inscrito e filiado em relao a cada uma delas, mas o INSS no estabelecer duplicidade de inscrio se as atividades concomitantes forem desempenhadas por contribuintes individuais. d) A inscrio do segurado facultativo permitida mesmo quando houver vinculao como segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social. e) O aposentado pelo regime comum de Previdncia Social quando volta a exercer atividade abrangida por este regime segurado obrigatrio em relao a esta atividade, fazendo jus a todos os benefcios do sistema, exceto a aposentadoria.

47. Quanto s prestaes previdencirias relativas a acidente de trabalho correto afirmar: a) So devidas ao empregado domstico. b) No so devidas ao mdico-residente. c) O segurado que sofre acidente de trabalho tem garantido, pelo prazo mximo de 12 meses, a manuteno do seu contrato de trabalho, aps a cessao do respectivo auxlio-doena e independentemente de percepo de auxlio-acidente. d) So devidas ao segurado especial. e) Nenhuma das alternativas anteriores correta. 48. No permitido o recebimento conjunto de: a) Abono de permanncia em servio salrio-maternidade.

b) Mais de uma penso deixada por cnjuge e companheiro ou companheira, facultada a opo pela que for mais vantajosa ao dependente. c) Seguro-desemprego e penso por morte. d) Aposentadoria e salrio-famlia. e) Auxlio-doena e penso por morte. 49. So parcelas integrantes do salrio-de-contribuio: a) O salrio-maternidade e a remunerao adicional de frias de 1/3 do salrio b) 13 salrio, inclusive para clculo do benefcio. c) As importncias recebidas a ttulo de incentivo demisso. d) As importncias recebidas a ttulo de frias indenizadas. e) O aviso prvio indenizado e o abono do PIS. 50. exigido o cumprimento de perodo de carncia para: a) A concesso de auxlio-recluso. b) A concesso de aposentadoria por invalidez. c) A utilizao dos servios de Previdncia Social. d) A concesso de salrio-maternidade para a empregada domstica. e) A concesso de penso por morte.

X CONCURSO PBLICO DE PROVAS E TTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO TRT 12 1 PROVA

2 PARTE 01 - A 02 - D 03 - B 04 - E 05 - C 06 - D 07 - D 08 - E 09 - B 10 - A 11 - B 12 - A 13 - E 14 - C 15 - B 16 - D 17 - B 18 - E 19 - A 20 - C 21 - C 22 - D 23 - B 24 - A 25 - E 26 - D 27 - C 28 - A 29 - B 30 - E 31 - C 32 - B 33 - E 34 - D 35 - A 36 - C 37 - B 38 - D 39 - D 40 - B 41 - B 42 - C 43 - C 44 - A 45 - E 46 - C 47 - D 48 - B 49 - A 50 - B

Vous aimerez peut-être aussi