Vous êtes sur la page 1sur 3

2 Sato Marcelo

3 Cristian Paulo

4 Brando Marcelo DIREITO SOCIETRIO Renata Paccola Mesquita renata@medina.adv.br 1 BIMESTRE Maring, 02 e 03 de agosto de 2012.

5 Paulo Renata

6 Renata Brando

I- TEORIA GERAL DAS SOCIEDADES 1- Noes gerais 1.1- Origem do conceito de sociedade PESSOA JURDICA Sociedade considerada uma pessoa jurdica. A PJ considerada um ente abstrato e este ente uma inveno do direito para atribuir certos atributos, direitos e deveres para este ente, assim ela poder em nome prprio fazer alguns atos. O direito conhece uma personalidade para essa PJ para ela agir em nome prprio, para poder praticar atos vlidos. A PJ pode fazer contratos, ser parte numa ao, etc. Um grupo de pessoas fsicas com finalidade comum podem se juntar para criar uma PJ. A partir da quem praticar os atos do direito privado e pblico ser a PJ. A PJ, em regra, no se confunde com as pessoas dos scios (salvo em caso de despersonificao da PJ). a) Pessoa Jurdica de direito pblico a1. Tem dois regimes: -Sujeio (a PJ est sujeita a uma norma legal,ex: o municpio de Maring deve se submeter a leis superiores); -Prerrogativa (a PJ pode impor determinadas condies a terceiros. Apesar de estar submetido a leis superiores, pode em determinados casos, impor determinada conduta a terceiros, ex: Maring pode impor a populao pagar IPTU). a2. H dois tipos: direito interno (art. 41, CC)
Art. 41. So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas;
Caderno 1 bimestre de Obrigaes fls. 1/3

V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo.

direito externo (art. 42, CC)


Art. 42. So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

b) Pessoa Jurdica de direito privado b1. Tem duas caractersticas: -Princpio da Igualdade: pode contratar com igualdade com outra PJ ou PF. A PJ de direito privado vai atuar com igualdade em relao as demais pessoas. -Princpio da Autonomia da vontade: esse princpio diz que a PJ pode atuar de forma livre, ela pode buscar o que for mais conveniente para a empresa. b2. Tem 3 espcies: - fundao: no constituda por um grupo de pessoas, mas uma afetao de um patrimnio. Ao pensar numa fundao deve-se pensar em patrimnio. Esse patrimnio ser destinada a um fim especfico (ex: reservo o meu patrimnio para a preservao do parque do Ing). Essa finalidade pode ser filantrpica, cultural, cientfica..., mas nunca com fins lucrativos.
CC- Art. 62. Para criar uma fundao, o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. Pargrafo nico. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia.

- associao: so formadas por um grupo de pessoas para uma finalidade especfica. No tem fins econmicos. Excepcionalmente ela pode promover um evento para angariar fundos para aplicar na sua finalidade. A finalidade principal no pode ser obter lucro. - sociedade: so formadas por um grupo de pessoas para uma finalidade especfica. Tem fins econmicos (de lucro). A sociedade se divide em duas: Simples e Empresria: Simples: no exerce atividade de empresria. Empresria: exerce atividade de empresria.

1.2 Sociedade a) Conceito: A sociedade uma PJ, de direito privado, formada por um grupo de pessoas, com objetivo comum, o lucro. b) Elementos:

Caderno 1 bimestre de Obrigaes fls. 2/3

b1. existncia de dois ou mais scios (soc. Pluripessoal) Em regra as sociedades tem 2 ou mais scios.

*excees . Subsidiria integral (art. 251, lei 6.404/76) a PJ formada por um nico acionista, e obrigatoriamente ser uma sociedade brasileira. . unipessoalidade temporria (art. 206, I, d, lei 6404/76) e (art. 1033, IV do CC) Por um determinado perodo a sociedade ficar com um nico scio. Seja pelo fato do scio ter falecido, ou ter se mudado e perdido o interesse na sociedade e se desligado da sociedade. O scio remanescente tem o prazo de um ano para encontrar um outro scio e no perder as condies de sociedade no caso de SA e 180 dias para as demais empresas. . Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (art. 980-A, CC) Empresa formada por um nico scio que integrar sozinho o capital social. O scio responder at o limite do capital social. E esse capital social deve ser no mnimo 100 salrios mnimos. Cada pessoa pode ter uma nica empresa de responsabilidade limitada.

baixar novo CC com alterao ao art. 981

Caderno 1 bimestre de Obrigaes fls. 3/3

Vous aimerez peut-être aussi