Vous êtes sur la page 1sur 227

Introduo ao SolidWorks

A lio Introduo ao SolidWorks o orienta na criao de uma pea e um desenho. Voc cria esta pea e desenho:

Esta lio inclui instrues para:


z

Criar os recursos de base, ressalto e corte a partir de esboos Adicionar filetes para arredondar as arestas Criar um padro circular Adicionar vistas de desenho Adicionar linhas de centro, marcas de centro e dimenses ao desenho

Avanar

Minha primeira pea


Para a sua primeira pea, voc vai criar a chapa de presso mostrada abaixo. Uma pea um modelo 3D composto de recursos.

Voc comea esta lio criando uma nova pea. 1. Clique em Novo na barra de ferramentas Padro.

A caixa de dilogo Novo documento do SolidWorks aberta. 2. Clique em Pea. 3. Clique em OK. Uma nova janela de pea aberta. Quando os botes da barra de ferramentas tem uma borda cor de laranja, por exemplo neles na janela do tutorial para que o boto correspondente pisque na janela do SolidWorks. Avanar , voc pode clicar

Esboar o crculo
O primeiro recurso na pea um cilindro extrudado a partir de um perfil circular esboado. 1. Clique em Ressalto/base extrudado na barra de ferramentas Recursos.

Os planos Frontal, Superior e Direito so exibidos na rea de grficos. 2. Mova o ponteiro sobre o plano Superior para real-lo, depois clique para selecion-lo. A Exibio muda de forma que o plano Superior fica de frente para voc. Um esboo aberto no plano Superior. 3. Clique em Crculo na barra de ferramentas Esboo.

O PropertyManager de Crculo aberto no painel esquerdo.

4. Mova o cursor sobre a origem

O ponteiro muda para

. Isso indica uma relao coincidente entre o centro do crculo e a origem.

5. Clique para posicionar o ponto central na origem. 6. Mova o mouse e observe a visualizao do crculo seguir dinamicamente o cursor. 7. Clique para finalizar o crculo e clique em O tamanho das suas entidades de esboo no precisa ser exato. Por exemplo, este crculo no precisa ser de 61.3 mm. Mais tarde, voc adicionar dimenses para especificar o tamanho das entidades do esboo.

Avanar

Adicionar dimenses
Adicione uma dimenso de dimetro ao crculo. 1. Clique em Dimenso inteligente 2. Selecione o crculo. Observe a visualizao da dimenso de dimetro. 3. Mova o ponteiro para onde voc quer inserir a dimenso e clique para adicion-la. na barra de ferramentas Esboo.

4. Na caixa Modificar, digite 128 e clique em

, depois clique na rea de grficos

Avanar

Extrudar o recurso base


Faa a extruso do esboo 2D para criar o cilindro 3D. 1. Clique em Sair do esboo na barra de ferramentas Esboo.

Saia do esboo quando terminar o perfil 2D e estiver pronto para criar o cilindro 3D. As definies para a extruso aparecem no PropertyManager, no painel esquerdo. 2. No PropertyManager, em Direo 1: a. Selecione Cego em Condio final. b. Defina Profundidade como 7.

Observe a visualizao sombreada da extruso.

3. Clique em

O primeiro recurso est completo. Ressalto-Extruso1 aparece na rvore de projeto do FeatureManager, no painel da esquerda. Avanar

Salvar a pea

1. Clique em Salvar

na barra de ferramentas Padro.

2. Na caixa de dilogo, digite Chapa de presso como o Nome do arquivo. 3. Clique em Salvar. A extenso .sldprt adicionada ao nome do arquivo e o arquivo salvo. Avanar

Esboar o ressalto
Crie um esboo para o ressalto do anel. 1. Clique em Ressalto/base extrudado 2. Selecione a face superior da pea. 3. Clique em Superior 4. Clique em Crculo na barra de ferramentas Vistas Padro. na barra de ferramentas Esboo. na barra de ferramentas Recursos.

5. Mova o cursor sobre a origem.

O ponteiro muda para

O ressalto do anel est concntrico com o cilindro base porque voc iniciou ambos na origem. No esboo concludo, o smbolo indica este relacionamento. 6. Clique para posicionar o centro do crculo. 7. Mova o ponteiro para criar o crculo. 8. Clique para finalizar o crculo e clique em

Avanar

Dimensionar o esboo do ressalto


1. Clique em Dimenso inteligente na barra de ferramentas Esboo.

2. Selecione o crculo. 3. Mova o ponteiro e clique para posicionar a dimenso. 4. Na caixa Modificar, digite 75 e clique em Avanar , depois clique na rea de grficos

Aplicar offset a entidades


O crculo esboado representa o lado externo do anel. Crie o lado interno do anel usando a ferramenta Offset de entidades. 1. Clique em Offset de entidades na barra de ferramentas Esboo.

2. No PropertyManager, em Parmetros: a. Defina Distncia de offset como 5.

b. Selecione Inverter para deslocar o crculo para o interior. 3. Selecione o crculo esboado.

4. Clique em Avanar

Extrudar o ressalto do anel


Agora que o esboo est completo, faa a extruso para criar o ressalto do anel. 1. Clique em Sair do esboo 2. Clique em Trimtrica na barra de ferramentas Esboo. na barra de ferramentas Vistas padro para uma melhor viso do modelo. como 12.

3. No PropertyManager, em Direo 1, defina Profundidade 4. Clique em .

Avanar

Esboar o furo
Crie um crculo para o furo central. 1. Clique em Corte extrudado 2. Selecione a face superior da pea. 3. Clique em Superior 3. Clique em Crculo na barra de ferramentas Vistas Padro. na barra de ferramentas Esboo. na barra de ferramentas Recursos.

4. Mova o cursor sobre a origem.

O ponteiro muda para

5. Clique para posicionar o centro do crculo. 6. Mova o ponteiro para criar o crculo. 7. Clique para finalizar o crculo e clique em

Avanar

Dimensionar o esboo do ressalto


1. Clique em Dimenso inteligente 2. Selecione o crculo. 3. Mova o ponteiro e clique para posicionar a dimenso. na barra de ferramentas Esboo.

4. Na caixa Modificar, digite 25 e clique em Avanar

, depois clique na rea de grficos

Criar um furo
Corte um furo atravs do centro da pea. 1. Clique em Sair do esboo 2. Clique em Trimtrica (barra de ferramentas Esboo). (barra de ferramentas Vistas padro).

3. No PropertyManager, em Direo 1, selecione Passante em Condio final. 4. Clique em .

Avanar

Criar furos usando o Assistente de Perfurao


Outra ferramenta para criar furos o Assistente de Perfurao. Com as etapas a seguir voc pratica a criao de furos com o Assistente de Perfurao. Entretanto, como estes furos no so parte do projeto do modelo, voc os remove depois de inseri-los. 1. Clique em Superior (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Recursos).

2. Clique em Assistente de Perfurao

3. No PropertyManager, na guia Tipo, em Tipo de furo, selecione: Furo escareado como o tipo de furo.

Selecione Mtrico Ansi em Padro. Parafuso de cabea chata - ANSI B18.6.7M em Tipo.

3. Em Especificaes do furo, selecione M6 para Tamanho. 4. Sob Opes: a. Selecione Folga da cabea. b. Defina Folga da cabea como 1.

c. Selecione Rebaixo adicionado em Modo de folga da cabea para aplicar uma folga adicional cabea como um rebaixo de 1 mm.

5. Selecione a guia Posies. 6. Na rea de grficos, clique no cilindro base dentro do ressalto do anel acima do furo central para colocar um furo. A posio do furo no precisa ser exata. Mais tarde voc o mover para a linha de centro. 7. Posicione o ponteiro abaixo do furo central, de forma que a linha de centro de inferncia exibida, ento clique para colocar outro furo.

8. Pressione Esc para interromper a insero de furos. 9. Arraste o primeiro furo para a linha de centro de inferncia.

10. Clique em Avanar

para fechar o PropertyManager de Ponto.

Modificar e dimensionar os furos do Assistente de Perfurao


Como os furos so muito largos, redimensione-os. 1. Na guia Tipo, selecione M4 em Tamanho. 2. Clique em Zoom na rea 3. Selecione a guia Posies. 4. Clique em Dimenso inteligente (barra de ferramentas Esboo). (barra de ferramentas Exibir) e aumente o zoom nos dois furos.

5. Selecione o centro do furo superior e a origem, e clique para inserir a dimenso.

6. Na caixa de dilogo Modificar, defina o valor como 22, depois clique em 7. Repita as etapas 5 e 6 para o furo inferior. 8. Clique em nos PropertyManagers de Dimenso e Posio do furo.

Detalhe do furo do Assistente de Perfurao

Todo o modelo

9. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito em Escareado para parafuso de mquina com cabea chata M4-1 e clique em Excluir por que ele no parte do projeto do modelo. Clique em Sim para confirmar a excluso. 10. Pressione a tecla F para diminuir o zoom. Avanar

Adicionar filetes
Adicione um recurso de filete para arredondar as arestas da pea. 1. Clique em Filete 2. Clique em Trimtrica na barra de ferramentas Recursos. na barra de ferramentas Vistas padro para uma melhor viso do modelo. como 2.

3. No PropertyManager, em Itens a aplicar filete, defina Raio

4. Selecione a face superior do ressalto de anel e a face externa da base.

4. Clique em Avanar

Esboar a extruso do cilindro alto

Esboce um crculo para a extruso do cilindro alto. 1. Clique em Ressalto/base extrudado 2. Selecione a face superior do cilindro base. na barra de ferramentas Recursos.

3. Clique em Superior

na barra de ferramentas Vistas Padro. .

4. Expanda o menu flyout Linha no CommandManager Esboo e clique em Linha de centro

A linha de centro atua como uma linha de construo para o prximo crculo. Ela mantm o centro do crculo vertical em relao origem.

5. Mova o cursor sobre a origem at que ele mude para 6. Mova o mouse sobre o incio da linha de centro.

e clique para iniciar a linha de centro.

O ponteiro muda para

para indicar que a linha de centro vertical.

7. Defina para a linha o comprimento de aproximadamente 45 mm. 8. Clique em Linha de centro novamente para finalizar a linha.

Avanar

Esboar a extruso do cilindro alto (continuao)


8. Clique em Crculo na barra de ferramentas Esboo.

9. Mova o cursor sobre o ponto final da linha (no o ponto final da origem).

O ponteiro muda para 10. Clique para iniciar o crculo.

11. Mova o cursor para definir o crculo e clique para finaliz-lo. 12. Clique em no PropertyManager.

Avanar

Dimensionar o esboo do cilindro alto


Adicione as dimenses ao esboo. 1. Clique em Dimenso inteligente 2. Selecione o crculo. 3. Mova o ponteiro e clique para posicionar a dimenso. 4. Na caixa Modificar, digite 27 para a dimenso do crculo, clique em 5. Selecione a linha de centro vertical. 6. Mova o ponteiro e clique para posicionar a dimenso. 7. Na caixa Modificar, digite 35 para a posio do crculo, clique em , depois clique na rea de grficos , e clique na rea de grficos na barra de ferramentas Esboo.

Avanar

Adicionar a extruso do cilindro alto


Agora que o esboo est feito, crie a extruso para o ressalto do cilindro alto. 1. Clique em Sair do esboo na barra de ferramentas Esboo. como 30.

2. No PropertyManager, em Direo 1, defina Profundidade 3. Selecione o crculo para definir Contornos selecionados.

4. Clique em

. na barra de ferramentas Vistas padro para uma melhor viso do modelo.

5. Clique em Trimtrica

Avanar

Esboar o furo do cilindro alto


Faa um esboo para um furo atravs da extruso do cilindro alto. 1. Clique em Corte extrudado na barra de ferramentas Recursos.

2. Selecione a face superior da extruso do cilindro alto. 3. Clique em Crculo na barra de ferramentas Esboo.

4. Mova o cursor para a aresta do cilindro alto e deixe-o ali at que o ponto central do cilindro alto aparea, como mostrado.

5. Mova o cursor sobre o novo ponto central. 6. Clique para posicionar o centro do crculo. 7. Mova o ponteiro e clique para finalizar o crculo. 8. Clique em Avanar .

Dimensionar o esboo do furo do cilindro alto

Adicione uma dimenso para controlar o dimetro do crculo. 1. Clique em Dimenso inteligente 2. Selecione o crculo. 3. Mova o ponteiro e clique para posicionar a dimenso. 4. Na caixa Modificar, digite 15 e clique em Avanar , depois clique na rea de grficos na barra de ferramentas Esboo.

Adicionar a extruso do cilindro alto


Crie um furo no cilindro alto que atravesse a pea toda. 1. Clique em Sair do esboo na barra de ferramentas Esboo.

2. No PropertyManager, em Direo 1, selecione Atravs de todos em Condio final.

3. Clique em Avanar

Adicionar filetes ao cilindro alto


1. Clique em Linhas ocultas visveis na barra de ferramentas Exibir. So exibidas as arestas necessrias para o filete. 2. Clique em Filete na barra de ferramentas Recursos.

O raio j est definido como 2 mm, correspondendo ao ltimo filete que voc adicionou ao modelo. 3. Selecione quatro itens para o filete, como mostrado:
z

A face superior da extruso do cilindro alto. Uma aresta de cada lado do cilindro alto, onde ele intercepta a extruso de anel. A aresta do furo que atravessa o cilindro alto na base da primeira extruso.

4. Clique em

. na barra de ferramentas Exibir.

5. Clique em Sombreado com arestas Avanar

Criar um padro circular


Crie seis extruses de cilindro alto com cortes e filetes distribudos uniformemente em torno do eixo central da pea, usando a ferramenta Padro circular. 1. Clique em Exibir, Eixos temporrios. Todos os eixos gerados pelo sistema na pea so exibidos. Selecione um deles como o eixo do padro. 2. Na barra de ferramentas Recursos, expanda a barra de ferramentas flyout Padro linear e clique em Padro circular .

3. No PropertyManager, em Parmetros: a. Selecione o eixo temporrio no centro da pea para Eixo do padro. b. Selecione o espaamento Igual para que o nmero de criar instncias forme um padro uniforme em torno do eixo em 360. c. Defina Nmero de instncias 4. Clique em Recursos para padro . como 6.

5. Na rvore de projeto flyout do FeatureManager na rea de grficos, selecione os ltimos trs recursos (Filete2, Corte-Extruso2 e Ressalto-Extruso3).

6. Clique em

Avanar

Adicionar o ltimo filete


O ltimo filete corre ao longo das arestas interior e exterior dos itens do padro. 1. Clique em Exibir, Eixos temporrios para desativar os eixos do sistema. 2. Clique em Filete na barra de ferramentas Recursos.

3. Selecione duas arestas como indicado. Voc precisa selecionar uma aresta dentro do anel e outra do lado de fora.

4. Clique em

para adicionar um filete de 2 mm. na barra de ferramentas Padro.

5. Clique em Salvar A pea est completa. Avanar

Meu primeiro desenho


Para o seu primeiro desenho, voc vai criar o desenho mostrado abaixo. O desenho contm muitas vistas, linhas de centro, marcas de centro e dimenses.

Se Pressure Plate.sldprt da lio Minha primeira pea no estiver aberta, clique aqui <diretrio_instalao>\samples\tutorial\IntroToSW\pressure_plate.sldprt). Avanar

para abri-la (ou navegue at

Criar um novo desenho


Crie um desenho para a chapa de presso 1. Clique em Opes na barra de ferramentas Padro.

2. Na guia Opes do sistema, selecione Desenhos, Estilo de exibio. 3. Sob Arestas tangentes em novas vistas, selecione Remover para ocultar as arestas de transio entre faces arredondadas ou filetadas, depois clique em OK. 4. Na barra de Menus, expanda a barra flyout Novo e clique em Criar desenho a partir da pea/montagem O SolidWorks criar um desenho e comea o processo de inserir uma nova vista. 5. Na guia Paleta de Vistas do painel de tarefas:
z

Desmarque Iniciar automaticamente a vista projetada. Arraste a vista Superior para dentro da rea de desenho.

8. No PropertyManager: Em Estilo de exibio, clique em Linhas ocultas removidas Clique em . .

Avanar

Criar uma vista de seo


Crie uma vista de seo atravs do centro da pea. 1. Clique em Vista de seo na barra de ferramentas Desenho.

2. Mova o cursor sobe a aresta externa da chapa de presso at que o ponto central aparea.

3. Mova o cursor sobre o ponto central da chapa.

4. Clique para iniciar a linha da seo. 5. Mova o cursor direto para abaixo da chapa. 6. Clique para finalizar a linha da seo. 7. Mova o cursor para a direita para colocar a vista e clique para finalizar. 8. Sob Linha de seo, clique em Inverter direo para inverter a direo da vista de seo. 9. Clique em .

Avanar

Criar uma vista de detalhe


Agora, crie uma vista de detalhe a partir da vista de seo. 1. Clique em Vista de detalhe na barra de ferramentas Desenho.

2. Mova o cursor sobre a vista de seo e clique para colocar o centro do crculo de detalhe. 3. Mova o cursor para definir o crculo de detalhe e clique para finaliz-lo.

4. Mova o cursor para colocar a vista de detalhe e clique para adicionar a nova vista.

5. Clique em Salvar

na barra de ferramentas Padro.

6. Aceite o nome de arquivo predeterminado e clique em Salvar. 7. Clique em Sim se solicitado a salvar os modelos referidos para salvar tambm a pea. Avanar

Criar uma vista isomtrica


Crie uma vista isomtrica sombreada. 1. Clique em Vista de modelo na barra de ferramentas Desenho.

2. No PropertyManager, emPea/montagem a inserir, clique em Placa de presso. 3. Clique em Avanar . . .

4. Sob Orientao, clique em *Isomtrica

5. Em Estilo de exibio, clique em Sombreado 6. Mova o cursor para posicionar a vista. 7. Clique em .

Se a vista no estiver no local correto na folha de desenho, voc pode arrast-la. Mova o cursor sobre a vista at que o cursor inclua , ento arraste a vista.

Avanar

Adicionar marcas de centro


Adicione as marcas de centro na vista superior do modelo. 1. Clique em Marcas de centro na barra de ferramentas Anotaes.

2. Na vista Superior, clique na aresta externa de um dos ressaltos altos no padro, como indicado.

3. Clique em 4. Clique em

na rea de grficos para propagar as marcas de centro para todos os outros furos no padro. .

Avanar

Adicionar linhas de centro


Adicione linhas de centro na vistas de seo e detalhe.

1. Clique em Linha de centro

na barra de ferramentas Anotao.

2. Na vista de seo, selecione as duas arestas do furo superior.

Uma linha de centro aparece entre as duas arestas. 3. Repita para os outros furos nas vistas de seo e detalhe para adicionar trs outras linhas de centro. 4. Clique em .

Avanar

Inserir dimenses
Insira algumas dimenses no seu desenho. 1. Clique em Opes na barra de ferramentas Padro.

2. Na guia Propriedades do documento, clique em Detalhamento, Dimenses. 3. Desmarque Adicionar parnteses por padro para exibir as dimenses de referncia nos desenhos sem parnteses, depois clique em OK. 4. Clique em Dimenso inteligente na barra de ferramentas Esboo.

5. Mova o ponteiro para a aresta externa da vista superior e clique. 6. Mova o ponteiro para posicionar a dimenso e clique. A dimenso do dimetro, 128, exibida. 7. Adicione as dimenses dos outros dimetros: a. Selecione a aresta do crculo. b. Mova o ponteiro para posicionar as dimenses e clique.

Avanar

Inserir dimenses de detalhe (continuao)


8. Mova a vista de detalhe e selecione a aresta esquerda da chapa.

9. Selecione a aresta direita da chapa.

10. Mova o ponteiro para posicionar a dimenso e clique. A dimenso de comprimento, 37, exibida. 11. Posicione as duas outras dimenses na vista de detalhe.

Avanar

Modificar o texto das dimenses


1. Selecione a dimenso do dimetro do ressalto do cilindro (27). 2. No PropertyManager, em Texto de dimenso, clique na frente de <MOD-DIAM>.

3. Digite 6x, e clique em

A dimenso agora indica que h seis cilindros do mesmo tamanho no desenho. 4. Repita as etapas 1 a 3 para a dimenso do dimetro do furo do ressalto do cilindro (15). 5. Selecione a dimenso do dimetro do furo central (25). 6. No PropertyManager, em Texto da dimenso, clique depois de <DIM>. 7. Digite THRU, e clique em .

A dimenso agora indica um furo "atravs de todos".

Isso conclui o desenho.

Avanar

Modificar o valor das dimenses


O desenho e a pea so vinculados. Se um arquivo for alterado, o outro tambm ser alterado. 1. Clique em Janela, Lado a lado na horizontal para exibir as janelas da pea e de desenho simultaneamente. 2. Na rvore de projeto do FeatureManager da janela da pea, clique no segundo recurso Corte-extruso, o furo do cilindro alto. 3. Mova o cursor sobre as dimenses de dimetro at que ele inclua o indicador Dimenso inteligente.

4. Clique para editar a dimenso.

5. Digite 10, depois clique na rea de grficos. O furo original e as instncias do padro so atualizados para refletir o novo tamanho. 5. Clique na janela de desenho. Observe que todas as quatro vistas do desenho e as dimenses so atualizadas para refletir o novo tamanho. 6. No desenho, clique em Salvar para salvar seu trabalho.

7. Clique em Sim quando solicitado a salvar os modelos referidos para salvar tambm a pea.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Lio 1 - Peas - Viso geral

Comece na primeira seo ou passe para as outras sees para pular as tarefas que voc j sabe fazer. Pr-requisitos:
z

Definir um novo documento de pea Criar o recurso base Adicionar um recurso de ressalto Criar um recurso de corte Adicionar filetes Adicionar um recurso de casca Editar recursos A pea concluda

Avanar

Definir um novo documento de pea


Tarefa
Abra um novo documento de pea e salve-o como Tutor1. Instrues

Prxima tarefa (Criar a base)

Criar e salvar um documento de pea

1. Clique em Novo

(barra de ferramentas Padro).

2. Na caixa de dilogo Novo documento SolidWorks, clique duas vezes em Pea. Para ver uma descrio da interface do usurio do SolidWorks, consulte o tpico Viso geral da interface do usurio na Ajuda do SolidWorks. 3. Clique em Salvar (barra de ferramentas Padro).

4. Na caixa de dilogo, digite Tutor1 em Nome do arquivo. 5. Clique em Salvar. Nos tutoriais, clique nos botes das barras de ferramentas que tm a borda cor de laranja (por exemplo o boto correspondente na janela do SolidWorks pisque. Avanar ) para que

Criar a base
Tarefa
Faa a extruso de um retngulo com um canto na origem e dimensionado como indicado.

Instrues

Prxima tarefa (Adicionar o ressalto)

Esboar a base
1. Clique em Ressalto/base extrudado (barra de ferramentas Recursos).

Os planos Frontal, Superior e Direito aparecem e o ponteiro muda para um plano, a borda do plano realada.

. Quando voc move o ponteiro sobre

2. Selecione o plano Frontal.


z

A exibio muda de forma que o plano Frontal fica de frente para voc. Os comandos da barra de ferramentas Esboo aparecem no CommandManager. Um esboo aberto no plano Frontal. (barra de ferramentas Esboo).

3. Clique em Retngulo

4. Posicione o ponteiro sobre a origem do esboo.

O ponteiro est na origem quando ele muda para O que fazer se o ponteiro no mudar?

5. Clique na origem e arraste o ponteiro para cima e para a direita. Observe que ele exibe as dimenses atuais do retngulo.

No necessrio usar dimenses exatas. 6. Solte a ferramenta Retngulo.

Avanar

Dimensionar a base
1. Clique em Selecionar na barra de ferramentas Padro.

O que so os quadrados coloridos com smbolos?

Os lados do retngulo que tocam a origem esto em preto. Como voc comeou o esboo na origem, o vrtice desses dois lados automaticamente coincidente com a origem, como indicado pelo smbolo . Esse relacionamento restringe o esboo. O que significa restringir? Por que o retngulo tem diferentes cores? 2. Arraste um dos lados azuis ou arraste o vrtice para redimensionar o retngulo. 3. Clique em Dimenso inteligente (CommandManager de Esboo).

4. Selecione a aresta superior do retngulo.

3. Clique acima da linha para colocar a dimenso. A caixa de dilogo Modificar exibida.

4. Defina o valor como 120. 5. Clique em .

O esboo muda de tamanho para refletir a dimenso de 120mm. 6. Clique em Zoom para ajustar rea de grficos. (barra de ferramentas Exibir) para exibir o retngulo inteiro e centraliz-lo na

7. Repita as etapas 2 a 6, com uma linha vertical, definindo a altura do retngulo como 120mm.

O esboo agora est totalmente definido, como indicado na barra de status na base da janela do SolidWorks. Avanar

Extrudar a Base
1. Clique em Sair do esboo (barra de ferramentas Esboo). O PropertyManager de Ressalto-Extruso aberto no painel esquerdo, a vista do esboo muda para Trimtrica, e uma visualizao da extruso aparece na rea de grficos.

2. No PropertyManager, em Direo 1:
z

Selecione Cego em Condio final. Defina Profundidade . 30.

3. Clique em

O novo recurso, Ressalto-Extruso1, aparece na rvore de projeto do FeatureManager e na rea de grficos. Pressione Z para diminuir o zoom ou Shift+Z para aumentar o zoom.

Avanar

Adicionar o ressalto
Agora voc pode examinar seu modelo. Se ele est incorreto ou se voc saltou alguma etapa anterior, abra a verso correta antes de prosseguir:
z

Verifique seu modelo . Abrir um modelo pronto para esta operao.

Tarefa
Faa a extruso de um ressalto centralizado no modelo e dimensionado como indicado. Instrues

Prxima tarefa (Cortar um furo)

Esboar e dimensionar o ressalto


1. Clique na face frontal do modelo para pr-selecionar o plano do esboo para o prximo recurso. 2. Clique em Ressalto/base extrudado 3. Clique em Normal a 4. Clique em Crculo (barra de ferramentas Recursos).

(barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Esboo).

5. Clique perto do centro da face e mova o ponteiro para esboar um crculo. 6. Solte a ferramenta de crculo.

7. Clique em Dimenso inteligente 8. Selecione o crculo.

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

9. Mova o ponteiro para fora do modelo para ver a dimenso atual.

10. Clique para inserir a dimenso. 11. Na caixa de dilogo Modificar: a. Defina o valor como 70. b. Clique em Avanar .

Restringir o ressalto
1. Ainda usando Dimenso inteligente colocar a dimenso. , selecione a aresta superior da face, selecione o crculo e clique para

2. Na caixa de dilogo Modificar: a. Defina o valor como 60. b. Clique em .

3. Repita as etapas 1 e 2, selecionando a aresta direita da face e o crculo.

O crculo fica preto e a barra de status indica que o esboo est totalmente definido. Avanar

Extrudar o ressalto
1. Clique em Sair do esboo (barra de ferramentas Esboo).

O PropertyManager de Ressalto-Extruso aberto no painel esquerdo, e uma visualizao da extruso aparece na rea de grficos.

2. Clique em Trimtrica

(barra de ferramentas Vistas padro).

3. No PropertyManager, em Direo 1: a. Selecione Cego em Condio final. b. Defina Profundidade 4. Clique em . 25.

Ressalto-Extruso2 exibido na rvore de projeto do FeatureManager.

Avanar

Cortar o furo
z

Verifique seu modelo .

Tarefa
Corte um furo atravs da pea inteira com um raio de 10mm a menos do que o ressalto. Instrues

Prxima tarefa (Criar os filetes)

Extrudar o furo
1. Clique em Corte extrudado (barra de ferramentas Recursos). 2. Selecione a face frontal do ressalto circular. 3. Clique em Normal a 4. Clique em Crculo (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Esboo).

5. Posicione o ponteiro sobre o centro o ressalto. O ponteiro muda para indicar que o centro do crculo coincidente com o centro do ressalto.

6. Arraste para criar o crculo e solte a ferramenta. 7. Clique em Dimenso inteligente (S) e defina o dimetro do furo como 50.

7. Clique em Sair do esboo

(barra de ferramentas Esboo).

O esboo fechado e o PropertyManager de Corte-Extruso aberto. 8. Clique em Trimtrica (barra de ferramentas Vistas padro).

9. Em Direo 1, defina Condio final como Passante. 10. Clique em .

Avanar

Adicionar filetes
z

Verifique seu modelo . Abrir um modelo pronto para esta operao.

Tarefa
Crie os filetes:
z

5mm de raio para:


{

A aresta entre a base e o ressalto Os cantos da base O permetro frontal da base

1,5mm de raio para as arestas superiores da base e do furo

Instrues

Prxima tarefa (Criar a casca da pea)

Criar os filetes da base


1. Clique em Filete (barra de ferramentas Recursos). 2. Em Tipo de filete, selecione Raio constante. 3. Selecione a face frontal da base. 4. Em Itens a aplicar filete: a. Defina Raio como 5.

b. Selecione Visualizao completa. A face realada e uma visualizao da face filetada exibida.

5. Selecione as quatro arestas nos cantos da base. -las.

Conforme voc seleciona as arestas, seus nomes so adicionados a Arestas, Faces, Recursos e Loops e a visualizao atualizada. 6. Clique em Avanar .

Criar os filetes do ressalto


1. Clique em Filete (barra de ferramentas Recursos). como 1,5. 2. Em Itens a aplicar filete, defina Raio

3. Clique com o boto direito na aresta interna ou externa da face do ressalto e clique em Selecionar outra. 4. Selecione a face do ressalto na lista instantnea.

5. Clique em Zoom na seleo

(barra de ferramentas Exibir).

6. Clique em Avanar

Criar a casca da pea


z

Verifique seu modelo . Abrir um modelo pronto para esta operao.

Tarefa
Para tornar a pea oca:
z

Remova a face posterior Deixe uma casca com espessura de 2 mm

Instrues

Prxima tarefa (Editar recursos)

Criar a casca
1. Clique em Girar vista, (barra de ferramentas Exibir). 2. Arraste o ponteiro para girar a pea at que possa ver a parte posterior. 3. Solte a ferramenta. (Como?) 4. Selecione a face posterior.

5. Clique em Casca

(barra de ferramentas Recursos). como 2.

6. Sob Parmetros, defina Espessura 7. Clique em .

A operao de criao de casca remove a face selecionada e mantm como uma superfcie fina o contorno do restante da pea.

Avanar

Criar uma vista de seo da casca


1. Clique em Trimtrica 2. Clique em Vista de seo (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Exibir). .

3. No PropertyManager, em Seo1, clique em Plano superior 4. Arraste a ala para cima para exibir a vista de seo.

5. Clique em

possvel girar e aplicar zoom s vistas de seo. Somente a exibio da pea cortada, no o modelo em si.

5. Clique em Vista de seo 6. Salve a pea. Avanar

(barra de ferramentas Exibir) para desfazer a vista de seo.

Editar recursos
Agora voc pode examinar seu modelo. Se ele est incorreto ou se voc saltou alguma etapa anterior, abra a verso correta antes de prosseguir:
z

Verifique seu modelo . Abrir um modelo pronto para esta operao.

Tarefa
Edite o recurso base para:
z

Aumentar a profundidade do modelo Modificar os filetes de aresta Recriar os filetes da face

Instrues

Prxima tarefa (Concluir)

Extrudar o recurso base


1. Clique em Trimtrica na barra de ferramentas Vistas padro. na rvore de projeto do FeatureManager. 2. Clique duas vezes em Ressalto-Extruso1

As dimenses do recurso aparecem na rea de grficos.

3. Clique duas vezes em 30. 4. Na caixa de dilogo Modificar, defina o valor como 50, depois clique em 5. Clique em Reconstruir .

(barra de ferramentas Padro) para regerar o modelo com a nova dimenso.

6. Clique em Salvar Avanar

para salvar a pea.

Modificar os filetes da base

Os filetes da base foram criados em um nico recurso, Filete1. Voc quer alterar o raio somente dos filetes da aresta. Para fazer isso, remova os filetes da face frontal da base e adicione-os novamente como um recurso de filete separado. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito em Filete1 e selecione Editar recurso

2. Em Itens a aplicar filete, role para baixo e clique com o boto direito em Face<1>. 3. Clique em Excluir. Os filetes da face so removidos.

4. Mude o raio para 10.

5. Clique em

Avanar

Recriar os filetes da face

Para recriar os filetes da face que voc removeu, adicione um recurso Filete antes do recurso Casca1. Se voc adicion-lo depois do recurso Casca, a rea filetada no ser includa na casca. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, posicione o ponteiro sobre a barra de reverso abaixo do recurso Casca1. O ponteiro muda para uma mo:

2. Arraste a barra de reverso para acima do recurso Casca1.

3. Clique em Filete

(barra de ferramentas Recursos).

4. Selecione a face frontal da base. O modelo mostra o ltimo raio usado, 10mm.

5. Em Itens a aplicar filete, mude o Raio

para 5.

6. Clique em

7. Arraste a barra de reverso para abaixo do recurso Casca1.

Avanar

Concluir

Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Agora voc pode:


z

Verificar seu modelo . . Testar seus conhecimentos repetindo este tutorial sem usar as sees de Instrues. Adicionar uma aparncia realstica ao seu modelo.

Lio 2 - Montagens
Uma montagem uma combinao de duas ou mais peas, tambm chamados de componentes, em um nico documento do SolidWorks. Voc posiciona e orienta os componentes usando posicionamentos que formam relaes entre eles.

Nesta lio, voc constri uma montagem simples com base na pea que criou na Lio 1. Esta lio discute as seguintes aes:
z

Adicionar peas a montagens Mover e girar componentes em uma montagem Criar estados de exibio em uma montagem

Avanar

Criar o recurso base


Voc pode usar os mesmos mtodos que aprendeu na Lio 1 para criar a base para uma nova pea. 1. Clique em Novo (barra de ferramentas Padro) e abra uma nova pea. (barra de ferramentas Recursos), e selecione o plano Frontal.

2. Clique em Ressalto/base extrudada Um esboo aberto no plano Frontal.

3. Esboce um retngulo comeando na origem. 4. Clique em Dimenso inteligente 120 mm x 120 mm. 5. Clique em Esboo (barra de ferramentas Dimenses/Relaes), e dimensione o retngulo como

(barra de ferramentas Esboo) para sair do esboo.

O PropertyManager Extrudar e uma visualizao da extruso so exibidos. 6. Em Direo1:


z

Defina Condio final como Cego. Defina Profundidade como 90.

7. Clique em

para criar a extruso. (barra de ferramentas Exibir)

8. Clique em Linhas ocultas visveis 9. Clique em Filete

(barra de ferramentas Recurso), e selecione as quatro arestas indicadas.

10. No PropertyManager, em Itens para aplicar filete, defina Raio 11. Clique em Avanar para aplicar filetes s arestas selecionadas.

como 5.

Criar o recurso base (continuao)


Em seguida, voc cria uma casca para a pea. 1. Clique em Linhas ocultas removidas 2. Clique em Casca na barra de ferramentas Exibir.

na barra de ferramentas Recurso.

O PropertyManager Casca aberto. 3. Selecione a face frontal do modelo. A face listada em Faces a remover 4. Em Parmetros, defina Espessura 5. Clique em OK . no PropertyManager. como 4.

6. Salve a pea com o nome Tutor2. Avanar

Criar uma salincia na pea

Nesta seo, voc usa as ferramentas Converter entidades e Offset de entidades para criar uma geometria de esboo. Em seguida, voc cria um corte para criar uma salincia que encaixe na pea da Lio 1. 1. Clique em Zoom na rea (barra de ferramentas Exibir) e arraste para selecionar um canto da pea, como novamente para desativar a ferramenta.

mostrado. Clique em Zoom na rea 2. Selecione a face frontal da parede fina. As arestas da face so realadas.

3. Clique em Corte extrudado

(barra de ferramentas Recursos).

Um esboo aberto na face selecionada. 4. Clique em Converter entidades (barra de ferramentas Esboo).

As arestas externas da face selecionada so projetadas (copiadas) no plano do esboo como linhas e arcos. aberto o PropertyManager de Converter entidades. Como voc no quer converter mais entidades, feche o PropertyManager. 5. No PropertyManager, clique em .

Avanar

Criar uma salincia na pea (continuao)


5. Clique na face frontal novamente. 6. Clique em Offset de entidades na barra de ferramentas Esboo.

O PropertyManager Offset de entidades aberto. 7. Em Parmetros, defina Distncia de offset como 2.

A visualizao mostra o offset se estendendo para fora. 8. Selecione Inverter para alterar a direo do offset.

9. Clique em OK

Um conjunto de linhas adicionado ao esboo, a uma distncia de 2 mm da aresta externa da face selecionada. Esta relao ser mantida se a aresta original for alterada. Avanar

Criar uma salincia na pea (continuao)


10. Clique em Esboo (barra de ferramentas Esboo) para sair do esboo.

O PropertyManager de Extruso exibido. 11. Em Direo 1, defina Profundidade como 20, depois clique em .

O material entre as duas linhas cortado, criando a salincia.

12. Clique em Zoom para ajustar Avanar

(barra de ferramentas Exibir).

Alterar a cor de uma pea


Voc pode mudar a cor e aparncia de uma pea ou seus recursos. 1. Clique em Sombreado com arestas na barra de ferramentas Exibir.

2. Clique com o boto direito no cone Tutor2 no topo da rvore de projeto do FeatureManager. 3. No menu de atalho, selecione Aparncia , depois selecione tutor2.

4. No PropertyManager, em Cor, selecione a cor adequada na paleta e clique em 5. Salve a pea.

Avanar

Criar a montagem
Agora, crie uma montagem usando as duas peas. 1. Se Tutor1.sldprt no estiver aberto, clique em Abrir (barra de ferramentas Padro) e abra a pea que voc criou, ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\lesson2\Tutor1.sldprt. 2. Clique em Novo na barra de ferramentas Padro, em Montagem e por fim e OK.

O PropertyManager de Iniciar montagem aberto. 3. Em Pea/montagem a inserir, selecione Tutor1. Uma visualizao de Tutor1 exibida na rea de grficos e o cursor muda para .

4. Clique em Manter visvel no PropertyManager, de maneira que voc possa inserir mais de um componente sem ter que reabrir o PropertyManager. 5. Clique em qualquer lugar na rea de grficos para inserir Tutor1. 6. No PropertyManager, em Pea/montagem a inserir, selecione Tutor2. 7. Clique na rea de grficos para inserir Tutor2 ao lado de Tutor1.

8. Clique em

. .

9. Clique em Zoom para ajustar

10. Salve a montagem com o nome Tutor. (A extenso .sldasm adicionada ao nome do arquivo.) Se voc vir uma mensagem sobre reconstruir a montagem e salvar os documentos referidos, clique em Sim. Avanar

Posicionar os componentes

Neste tpico, voc define as relaes de posicionamento entre os componentes da montagem, fazendo com que eles se alinhem e encaixem. 1. Clique em Posicionar (barra de ferramentas Montagem) . O PropertyManager Posicionamento aberto. 2. Na rea de grficos, selecione a aresta superior de Tutor1, depois selecione a aresta externa da salincia na parte superior de Tutor2.

A barra de ferramentas instantnea Posicionamento aberta e os componentes assume a posio correta, oferecendo uma visualizao do posicionamento. As arestas so listadas na caixa Entidades a posicionar posicionamento no PropertyManager. 3. Na barra de ferramentas instantnea Posicionar: a. Clique em Coincidente como o tipo de posicionamento. . em Selees de

b. Clique em Adicionar/Concluir posicionamento

Um posicionamento coincidente includo em Posicionamentos no PropertyManager. Avanar

Posicionar os componentes (continuao)

A posio de Tutor2 ainda no est totalmente definida. Esta pea ainda tem alguns graus de liberdade para se mover em direes que ainda no esto restringidas por posicionamentos. Teste os graus de liberdade movendo os componentes. 1. Na rea de grficos, selecione o componente Tutor2 e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse.

2. Arraste o componente de um lado para o outro e observe os graus de liberdade disponveis. Avanar

Adicionar mais posicionamentos


1. Selecione a face mais direita de um componente, depois selecione a face correspondente no outro componente.

2. Na barra de ferramentas instantnea Posicionamentos, clique em Coincidente posicionamento .

e depois em Adicionar/finalizar

Outro posicionamento coincidente includo em Posicionamentos no PropertyManager. 3. Repita as etapas 1 e 2, mas selecione as faces superiores de ambos os componentes, para adicionar outro posicionamento Coincidente.

4. Clique em OK 5. Salve a montagem.

Avanar

Usar estados de exibio


Voc pode alterar as configuraes da exibio dos componentes e salvar suas configuraes em um estado de exibio. 1. . O Painel de exibio mostra as diferentes configuraes de exibio (aparncias, transparncia, etc.) de cada componente. 2. Clique com o boto direito do mouse em qualquer lugar do Painel de exibio e selecione Adicionar estado de exibio. 3. Digite um nome e pressione Enter. 4. Mova o cursor sobre Tutor2 na rvore de projeto do FeatureManager, depois: a. Mova o ponteiro para a coluna Modo de exibio b. Quando o ponteiro mudar para . . Exibir painel de exibio

, clique e selecione Linhas ocultas visveis

5. Clique em Ocultar painel de exibio 6. Clique com o boto direito em

e selecione Predeterminada_Estado de exibio-1.

A montagem volta ao seu estado de exibio original.

Parabns! Voc concluiu esta lio!

Lio 3 - Desenhos
z

Nesta lio, voc cria um desenho com vrias folhas para as peas e a montagem das Lies 1 e 2 . Esta lio ensina como: Abrir um template de desenho e editar um formato de folha Inserir vistas padro de um modelo de pea Adicionar anotaes de modelo e de referncia Adicionar outra folha ao desenho Inserir uma vista nomeada Imprimir o desenho

Avanar

Abrir um template de desenho


Primeiro, voc abre o template de desenho. 1. Clique em Novo na barra de ferramentas Padro.

2. Selecione Desenho, depois clique em OK. Um novo desenho aberto na rea de grficos e o PropertyManager de Vista de modelo aberto. O PropertyManager de Vista de modelo s aberto se Iniciar comando ao criar novo desenho estiver selecionado no PropertyManager.

Avanar

Abrir um template de desenho (continuao)


Em seguida, voc edita o formato de folha alterando algumas das propriedades de texto. Como voc est trabalhando no formato de folha, e no ainda inserindo um modelo no desenho,cancele o PropertyManager. Por que editar o formato de folha? 1. Clique em Cancelar no PropertyManager.

O PropertyManager de Vista de modelo s aberto se Iniciar comando ao criar novo desenho estiver selecionado no PropertyManager. 2. Clique com o boto direito em qualquer lugar na folha de desenho e selecione Editar formato da folha. 3. No bloco de ttulo, clique duas vezes no texto varivel que exibido. Voc pode usar a ferramenta de zoom para tornar mais fcil a seleo. Clique em Zoom na rea na barra de ferramentas Exibir e arraste para selecionar o bloco de ttulo no canto inferior direito. Clique em Zoom na rea novamente para desativar a ferramenta. O texto aparece na caixa de edio. 4. Altere o texto para inserir o nome da sua companhia. 5. Mude fonte, tamanho e estilo do texto usando a barra de ferramentas Formatao 6. Clique fora da rea de texto para salvar suas alteraes. 7. Clique em Zoom para ajustar na barra de ferramentas Exibir.

8. Clique com o boto da direita em qualquer lugar na folha de desenho e selecione Editar folha para sair do modo de edio de formato de folha. Avanar

Salvar o formato da folha de desenho


Em seguida, salve o formato de folha atualizado. Isso diferente de salvar o desenho em si. 1. Para substituir com este formato o formato padro A-Paisagem, clique em Arquivo, Salvar formato de folha.

2. Em Salvar em, navegue para o local onde voc salva os templates. O local desses arquivos definido em Ferramentas > Opes > Opes do sistema > Locais de arquivos para Templates de documento. 3. Clique em a-landscape.slddrt, depois clique em Salvar. 4. Clique em Sim para confirmar que quer substituir o formato de folha existente. Quando voc escolher este formato de folha para seus prprios desenhos, no precisar executar estas edies novamente.

Para salvar o formato de folha com um novo nome e no substituir o formato padro, clique em Arquivo, Salvar formato de folha. Navegue at o diretrio onde deseja salvar o formato. Digite um nome e clique em Salvar. Avanar

Definir as opes de detalhamento


Em seguida, defina a fonte padro para dimenses e o estilo para dimenses, setas e outros detalhamentos. Para esta lio, use as definies descritas abaixo. Mais tarde, voc pode redefinir estas opes de acordo com os padres da sua companhia. Por que eu defino as opes? 1. Clique em Opes na barra de ferramentas Padro.

2. Na guia Propriedades do documento, em Padres de desenho, clique em Anotaes. 3. Em Texto, clique em Fonte. A caixa de dilogo Selecionar fonte aberta. 4. Em Altura, defina Pontos como 12, depois clique em OK. 5. Em Padres de desenho, clique em Dimenses. 6. Marque Remover em Zeros direita para remover das dimenses exibidas todos os zeros direita. 7. Clique em OK. Avanar

Criar um desenho de uma pea


1. Abra Tutor1.sldprt, se ela ainda no estiver aberta. Agora volte janela de desenho. 2. Clique em Vista de modelo na barra de ferramentas Desenho.

O ponteiro muda para

3. No PropertyManager, faa o seguinte: a. Em Pea/Montagem a inserir, selecione Tutor1. b. Clique em Avanar c. Em Orientao: .

Clique em *Frontal

sob Vistas padro.

Selecione Visualizao para exibir uma visualizao na rea de grficos.

d. Em Opes, selecione Iniciar automaticamente a vista projetada para exibir automaticamente o PropertyManager Vista projetada quando colocar uma vista de modelo ortogonal. e. Em Estilo de exibio, clique em Linhas ocultas removidas .

f. Em Escala, selecione Usar escala personalizada, Definida pelo usurio, e defina como 1:4. 4. Mova o ponteiro para dentro da rea de grficos. O ponteiro muda para com uma visualizao da vista frontal de Tutor1.sldprt.

5. Clique para posicionar a vista frontal como Vista de desenho1, como mostrado abaixo. Depois que o PropertyManager fechado, quando voc mover o ponteiro sobre esta vista, a dica de ferramenta a identificar como Vista de desenho1. 6. Mova o ponteiro para cima e clique para posicionar a Vista de desenho2, ento mova-o para o lado e clique para posicionar a Vista de desenho3.

7. Clique em OK

Este tutorial usa a projeo Terceiro ngulo, de maneira que Vista de desenho2 a vista Superior e a Vista de desenho 3 a vista Direita. Para usar a projeo Primeiro ngulo, clique com o boto da direita em qualquer lugar na folha de desenho e clique em Propriedades. Em seguida, selecione Primeiro ngulo na caixa de dilogo Propriedades da folha. Na projeo de primeiro ngulo, Vista de desenho2 a vista Inferior e Vista de desenho3 a vista Esquerda. Avanar

Mover vistas de desenho


Para mover uma vista, clique nela e arraste quando o ponteiro mudar para . Este ponteiro aparece quando voc est sobre a borda da vista, uma aresta do modelo, etc. Voc pode arrastar a vista nas direes permitidas para ela.

1. Clique em Vista de desenho2 (a vista no canto superior esquerdo da folha) e arraste-a para cima e para baixo. 2. Clique em Vista de desenho3 (no canto inferior direito) e arraste-a para a esquerda e para a direita. Vista de desenho2 e Vista de desenho3 so alinhadas com Vista de desenho1 e se movem em uma nica direo para preservar o alinhamento. 3. Clique em Vista de desenho1 e arraste-a em qualquer direo. As outras duas vistas se movem para manter o alinhamento com Vista de desenho1. 4. Mova as vistas na folha de desenho para as posies mostradas.

Avanar

Adicionar dimenses a um desenho


Os desenhos contm vistas 2D dos modelos. Voc pode optar por exibir as dimenses especificadas no modelo em todas as vistas de desenho. 1. Clique em Itens do modelo na barra de ferramentas Anotaes.

O PropertyManager Itens do modelo exibido. Voc pode selecionar que tipos de dimenses, anotaes e geometria de referncia importar do modelo. 2. Em Origem/destino:
z

Sob Origem, selecione Todo o modelo para importar todas as dimenses do modelo. Selecione Importar itens para todas as vistas.

3. Em Dimenses:
z

Clique em Marcado para desenho os desenhos.

para inserir somente as dimenses que esto marcadas nas peas para

Selecione Eliminar duplicatas para inserir somente itens nicos do modelo. .

4. Clique em OK

As dimenses so importadas para a vista onde o recurso que elas descrevem est mais visvel.

5. Arraste as dimenses para posicion-las como indicado. 6. Clique em Salvar na barra de ferramentas Padro e salve o documento de desenho como Tutor1. A extenso predeterminada .slddrw. Avanar

Modificar dimenses
Quando voc altera uma dimenso de modelo na vista de desenho, o modelo atualizado automaticamente para refletir as alteraes, e vice-versa. 1. Em Vista de desenho2, clique duas vezes na dimenso de profundidade (25) da extruso do ressalto. A caixa de dilogo Modificar exibida.

2. Altere o valor de 25 para 40 e clique em Reconstruir

A pea reconstruda usando a dimenso modificada. Tanto o desenho como a pea so atualizadas.

3. Clique em

4. Salve o desenho. O sistema avisa que o modelo referido no desenho foi modificado e pergunta se voc quer salv-lo.

5. Clique em Salvar todos para salvar o desenho e o modelo atualizado. Avanar

Modificar dimenses (continuao)


Agora, verifique a pea. 1. Clique em Janela e selecione a janela Tutor1.sldprt. 2. Clique duas vezes em Extruso2 na rvore de projeto do FeatureManager para exibir as dimenses do recurso. Observe que a dimenso de profundidade 40 mm. 3. Clique em qualquer lugar na rea de grficos para desativar as dimenses.

Agora, reconstrua a montagem que contm a pea modificada. 1. Abra Tutor.sldasm, se ela ainda no estiver aberta. Se surgir uma mensagem solicitando que voc reconstrua a montagem, clique em Sim. Se a mensagem no aparecer, clique em Reconstruir A montagem reconstruda com as novas dimenses. 2. Salve Tutor.sldasm e volte janela de desenho. Avanar na barra de ferramentas Padro.

Adicionar outra folha ao desenho


Agora, voc cria uma folha de desenho adicional para a montagem. 1. Se o PropertyManager ainda estiver aberto, clique em OK -lo.

2. Clique com o boto da direita em qualquer rea vazia da folha de desenho e selecione Adicionar folha. Outra folha do mesmo tamanho que Folha1 adicionada ao desenho. 3. Clique em 3 vistas padro na barra de ferramentas Desenho. depois clique em OK .

4. No PropertyManager, selecione Tutor.sldasm

5. Reposicione as vistas na folha como mostrado abaixo.

3 vistas padro usar Vista de modelo Avanar

para adicionar todas as trs vistas padro a um desenho de uma vez, ou pode

para adicionar um vista por vez. As vistas resultantes so idnticas.

Inserir outra vista


Voc pode adicionar mais vistas aos desenhos para mostrar o modelo em diferentes orientaes.

Neste tpico, voc adiciona uma vista isomtrica padro montagem. Mais detalhes sobre orientaes 1. Clique em Vista de modelo na barra de ferramentas Desenho.

2. No PropertyManager, faa o seguinte: a. Em Pea/montagem a inserir, selecione Tutor b. Clique em Avanar . sob Vistas padro. . .

c. Em Orientao, clique em Isomtrica

d. Em Estilo de exibio, clique em Sombreado com arestas e. Em Escala, selecione Usar escala da folha. O ponteiro muda para .

3. Clique na folha para posicionar a vista. 4. Clique em .

Avanar

Imprimir o desenho
1. Clique em Arquivo, Imprimir. A caixa de dilogo Imprimir aberta. 2. Em Intervalo de impresso, selecione Tudo para imprimir as duas folhas. 3. Clique em Configurao de pgina. A caixa de dilogo Configurao de pgina aberta e nela voc pode alterar as configuraes de impressora como resoluo, escala, tamanho de papel e assim por diante. 4. Em Resoluo e Escala, selecione Dimensionar para ajustar. 5. Clique em OK para fechar a caixa de dilogo Configurao de pgina. 6. Clique em OK novamente para fechar a caixa de dilogo Imprimir e imprimir o desenho. 7. Clique em Salvar na barra de ferramentas Padro.

8. Se o sistema avisar que o modelo referido no desenho foi modificado e pedir que voc o salve, clique em Sim. 9. Feche o desenho.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Viso geral do AutoCAD e o SolidWorks


Este tutorial se destina aos novos usurios do SolidWorks com experincia em projetos no AutoCAD. Embora estes dois aplicativos sejam semelhantes na aparncia, eles so de fato diferentes. Mais detalhes sobre as diferenas entre as abordagens aos projetos Mais detalhes sobre as diferenas entre as interfaces do usurio Mais detalhes sobre as diferenas entre as terminologias recomendado que voc complete os tutoriais Lio 1 - Peas, Lio 2 - Montagens e Lio 3 - Desenhos antes de comear as lies do AutoCAD. Recomendamos tambm que voc estude as lies do AutoCAD nesta ordem: Tempo Tutorial Importao de um arquivo do AutoCAD ensina como importar um desenho do AutoCAD e modific-lo. Converso de um desenho do AutoCAD para 3D mostra como criar um modelo 3D. Criao de um desenho a partir de um modelo 3D ensina como adicionar uma nova folha de desenho e as vistas de desenho. Avanar para iniciar o tutorial Importao de um arquivo do AutoCAD.

Importar um Desenho do AutoCAD

Nesta lio voc importa para o SolidWorks um projeto 2D criado no AutoCAD, modifica-o e salva-o como um desenho do SolidWorks. Voc altera o tamanho e o padro de furos de parafuso em um flange, uma tarefa que porvavelmente voc executaria ao implementar um pedido de alterao de engenharia (ECO, Engineering Change Order). Voc tambm edita desenhos do AutoCAD no DWGEditor e salvar os arquivos em seu formato nativo. Primeiro, importe o desenho 2D do AutoCAD. 1. Clique em Abrir na barra de ferramentas Padro. , voc pode clicar nelas na janela do

Quando as ferramentas tm uma borda cor de laranja, por exemplo tutorial para que o boto correspondente pisque na janela do SolidWorks. 2. Selecione DWG (*.dwg) em Arquivos do tipo. 3. Navegue at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\autocad. 4. Selecione 7550-021.dwg, ento clique em Abrir. Avanar

Edio do desenho
Para melhorar o contraste entre o texto da dimenso e o plano de fundo do desenho, altere a cor do texto da dimenso. 1. Clique em Propriedades de layer (barra de ferramentas Layer).

Se a barra de ferramentas Layer no estiver visvel, clique em Vista, Barras de ferramentas, Layer. 2. Na caixa de dilogo, na linha para a layer CENTER, clique no quadrado verde slido na coluna Cor. 3. Na caixa de dilogo Cor, selecione prpura escuro , depois clique em OK. 4. Altere as cores de SECTION, DIMS e REVISION para prpura escuro. 5. Clique em OK.

Avanar

Criar um padro circular


Crie um padro circular de quatro crculos para substituir o padro original de seis crculos. Um padro circular do SolidWorks equivalente a uma array polar do AutoCAD. 1. Clique em Padro de esboo circular (barra de ferramentas Esboo).

Se Padro de esboo circular no estiver visvel na barra de ferramentas Esboo, clique no boto na janela do tutorial. Esta ao coloca o boto na barra de ferramentas Esboo e destaca sua posio. 2. No PropertyManager, se o nome do crculo no aparecer em Entidades para padro, clique em Entidades para padro e selecione o crculo na rea de grficos. 3. Clique em Zoom para ajustar (barra de ferramentas Exibir).

O crculo azul indica que o padro circular ser criado em volta deste crculo.

4. Para alterar o padro circular, na caixa de dilogo, sob Parmetros, defina Raio como 1,625 e ngulo do Arco como 270. Por padro, trs novas instncias do crculo sero criadas com 90 entre elas. 5. Clique em .

Quatro instncias do crculo formam um padro simtrico volta do flange. Avanar

Alterar o texto da nota


Em seguida, exclua a nota antiga e insira uma nova para o novo padro circular. 1. Clique em Zoom na rea fechar a ferramenta. (barra de ferramentas Vista), aumente o zoom no flange e pressione Enter para

2. Selecione em caixa a nota e as chamadas, como mostrado, depois pressione Excluir.

3. Clique em Nota

(barra de ferramentas Anotaes).

4. Mova o cursor para o crculo vazio. Conforme voc passa sobre os tens no desenho, o cursor muda. Quando o cursor est sobre o crculo, ele muda para , indicando que ele est sendo inferido .

5. Clique no crculo para colocar a linha de chamada da nota, depois clique em uma rea vazia na folha de desenho para colocar a nota.

Avanar

Atualizar os blocos de reviso e de ttulo


Agora, atualize as informaes no bloco de reviso para que reflitam as alteraes feitas no desenho. 1. Clique em Zoom para ajustar (barra de ferramentas Vista) para ver a folha do desenho.

2. Clique em qualquer lugar dentro da folha de desenho e aumente o zoom no bloco de reviso:
z

Pressione Shift+Z para aumentar o zoom. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e pressione as teclas de seta para ver uma panormica. Z para diminuir o zoom. Se o PropertyManager de Vista de desenho for aberto, clique em -lo.

3. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto dirito em Layout1 e selecione Travar foco da folha para que voc possa selecionar itens fora da vista de desenho. 4. Para criar outra linha no bloco de reviso, selecione a ltima linha do bloco e clique em Offset de entidades barra de ferramentas Esboo. na

5. No PropertyManager, defina Distncia de offset

como 0,28, desmarque Adicionar dimenses, depois clique em

. A linha de offset adicionada ao desenho. Avanar

Salvar o arquivo
1. Clique em Salvar 2. Na caixa de dilogo:
z

(barra de ferramentas Padro) para salvar suas alteraes.

Digite 7550-022 para Nome do arquivo. Certifique-se de que Desenho (*.drw,*.slddrw) aparece em Salvar como tipo.

3. Clique em Salvar. 4. Clique em Fechar (barra de ferramentas Padro) e clique em Sim, se solicitado, para salvar suas alteraes.

Parabns! Voc concluiu a lio Importao de um arquivo do AutoCAD.

Voltar

a Viso geral do AutoCAD e do SolidWorks.

Converso de um Desenho do AutoCAD em 3D


Primeiro, importe um arquivo DWG do AutoCAD como um documento de pea do SolidWorks. 1. Clique em Abrir (barra de ferramentas Padro), depois selecione DWG (*.dwg) em Arquivos do tipo.

Nesta lio voc usa um desenho do AutoCAD para criar uma pea 3D slida.

2. Navegue at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\AutoCAD, selecione 7550-021.dwg e clique em Abrir. 3. Na caixa de dilogo Importar DXF/DWG: a. Selecione Importar para uma nova &pea. b. Clique em Avanar. c. Selecione a guia Modelo para escolher a folha para a importao. d. Clique em Avanar. e. Selecione Adicionar restries para solucionar todas as relaes e restries no esboo. f. Desmarque Fundir pontos. g. Clique em Concluir. Mais detalhes sobre restries As entidades no arquivo DWG so importadas para um esboo 2D em um novo documento de pea. 4. Clique em Vista, Relaes de esboo para desmarcar a exibio de cones de relaes de esboo na rea de grficos.

Avanar

Criao da pea slida


1. Para ocultar a grade: a. Clique em Grade/snap b. Desmarque Exibir grade. c. Clique em OK. 2. Exclua todas as entidades do esboo, exceto o corte transversal superior e a linha abaixo dele, como mostrado. Certifique-se de excluir as entidades no corte transversal superior, mostradas direita. Use a seleo em caixa e a seleo cruzada para selecionar grupos de entidades. Use as ferramentas de zoom (barra de ferramentas Esboo).

para localizar outras entidades.

3. Clique em Aparar entidades

(barra de ferramentas Esboo). .

4. No PropertyManager, em Opes, selecione Aparar at o mais prximo 5. Selecione a linha mostrada e clique em .

Avanar

Criao do recurso de revoluo


Crie o recurso slido usando o recurso Ressalto/base extrudado. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Esboo1 e clique em Ressalto/base extrudado ferramentas Revolucionado). 2. Sob Parmetros de revoluo, clique em Eixo de revoluo 3. Desmarque a caixa de seleo Recurso fino. , depois selecione a linha de centro. (barra de

4. Clique em Contornos selecionados , depois selecione dentro do esboo fechado. Uma visualizao do recurso revolucionado aparece na rea de grficos.

5. Clique em

6. Na rvore de projeto do FeatureManager, expanda o recurso Revoluo1 para ver o recurso absorvido , Esboo1.
Avanar

Criao do primeiro furo de parafuso


Em seguida, adicione os furos dos parafusos ao flange. Para criar o primeiro furo, use a ferramenta Assistente de Perfurao. Voc define o tipo de furo que quer fazer, seleciona o local do furo e o Assistente de Perfurao insere o furo. 1. Clique em Esquerda (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Recursos).

2. Clique em Assistente de Perfurao

3. Na guia Tipo, sob Tipo de furo, selecione: a. Furo b. Polegada Ansi em Padro. c. Folgas de parafuso em Tipo. 4. Em Especificaes do furo,selecione #12 emTamanho. 5. Em Condio final selecione Passante. Em seguida, adicione um ponto de esboo na face para indicar o ponto central do furo. 6. Selecione a guia Posies e clique na face do flange aproximadamente na rea indicada.

Avanar

Criao de furos de parafuso adicionais

Use um padro circular para criar furos adicionais espaados uniformemente. Padres circulares requerem um eixo, que . Voc pode tambm usar eixos temporrios praa criar padres

voc cria neste exemplo usando a ferramenta Eixos circulares. 1. Clique em Isomtrica 2. Clique em Eixo

(barra de ferramentas Vistas padro).

(barra de ferramentas Geometria de referncia). . .

3. No PropertyManager, selecione Face cilndrica/cnica

4. Na rea de grficos, selecione a face cilndrica do flange, como mostrado, para Entidades de referncia

5. Clique em

para criar o eixo.

Avanar

Criao de um Desenho a Partir de um Modelo 3D

Nesta lio voc adiciona uma folha de desenho a um documento de desenho do SolidWorks e insere vistas do modelo. Uma folha de desenho do SolidWorks uma pgina em um documento de desenho, semelhante ao espao em papel do AutoCAD. Uma vista de modelo do SolidWorks semelhante a um viewport do AutoCAD. 7550-021.slddrw (ou navegue at 1. Clique aqui: <diretrio_instalao>\samples\tutorial\autocad\7550-021.slddrw). 2. Clique com o boto direito na rea da guia de folhas abaixo da re de grficos e selecione Adicionar folha. Uma nova folha chamada Sheet 1 adicionada ao documento de desenho. 3. Clique com o boto direito na folha de desenho e selecione Propriedades. 4. Na caixa de dilogo: a. Digite Flange para Nome. b. Defina Escala como 1:1. c. Sob Formato/tamanho da folha:
z

Selecione B-Paisagem em Tamanho de folha padro. Desmarque Exibir formato da folha. Mais detalhes sobre os formatos de folha

5. Clique em OK. A folha agora tem o tamanho de paisagem B e chamada de Flange. Avanar

Insero de um bloco
Adicione um ponto e insira um bloco inferido ao ponto. 1. Clique em Ponto (barra de ferramentas Esboo).

2. Clique no canto inferior esquerdo da folha de desenho para colocar o ponto. 3. No PropertyManager, sob Parmetros, defina Coordenada X 4. Clique em . e Coordenada Y como 0,5.

5. Clique em Inserir bloco

(barra de ferramentas Blocos).

6. No PropertyManager, em Blocos a inserir, selecione TITLE_BLOCK. 7. Selecione o ponto para inserir o bloco com seu ponto base no ponto do esboo.

8. Clique em

Avanar

Criao de uma tecla de atalho


Voc pode criar teclas de atalho para que a interface do SolidWorks fique mais parecida com a interface do AutoCAD. 1. Clique em Exibir, Barra de ferramentas, Personalizar. 2. Na guia Teclado, em Categoria, selecione Ferramentas. Todos os comandos do menu Ferramentas aparecem na coluna Comando. 3. Role at Blocos e selecione Criar. 4. Tipo b. No pressione a tecla Shift. O software SolidWorks cria automaticamente esta tecla de atalho como um B maisculo. A letra B aparece abaixo de Atalhos. 5. Selecione Exibir somente comandos com atalhos atribudos para ver as ferramentas com teclas de atalho. -la para a rea de transferncia e col-la em outros documentos. 6. Clique em OK. Avanar

Utilizao dos blocos


Edite o bloco inserido e altere seus atributos. 1. Expanda a pasta Blocos na rvore de projeto do FeatureManager, depois clique com o boto direito em TITLE_BLOCK e selecione Editar bloco. 2. Aumente o zoom na caixa de ttulo no canto inferior direito. 3. Clique em Nota (barra de ferramentas Anotaes), clique na caixa REV e digite A.

4. No PropertyManager, sob Atributo de bloco, digite REV para Nome do atributo. 5. Clique em .

cones de reconstruo 6. Clique em Reconstruir (barra de ferramentas Padro) para remover os cones.

7. Selecione o bloco TITLE_BLOCK na rea de grficos. 8. No PropertyManager, sob Exibio de texto/dimenso, clique em Atributos. 9. Role at REV e altere seu valor para C. 10. Clique em OK, depois clique em .

11. Clique em Zoom para ajustar Avanar

(barra de ferramentas Exibir).

Insero de uma vista do modelo


Insira uma vista de modelo da pea de flange. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

2. Selecione Desenhos, desmarque Aplicar escala nas novas vistas de desenho automaticamente, depois clique em OK. 3. Clique em Vista de modelo O ponteiro muda para . (barra de ferramentas Desenho).

4. Sob Pea/montagem a inserir, clique em Procurar. 5. Navegue at \<diretrio_instalao>\samples\tutorial\AutoCAD\flange.SLDPRT, e clique em Abrir.

O ponteiro muda para 6. Sob Orientao, selecione:


z

*Isomtrica Visualizao.

7. Clique na folha de desenho para colocar a vista de modelo como indicado.

Avanar

Insero de uma vista de seo


Agora, insira uma vista de seo da pea. 1. Clique em Vista de seo O cursor muda para (barra de ferramentas Desenho).

, indicando que a ferramenta Linha est ativa.

2. Esboce uma linha vertical atravs do centro da vista *Esquerda, como mostrado.

3. Clique na folha de desenho para colocar a vista de seo, como indicado. 4. Se a linha de seo e a vista de seo no seu desenho estiverem invertidas, selecione ou desmarque Inverter direo no PropertyManager.

5. Se surgir uma caixa de mensagem, clique em OK para aceitar Visvel como o estilo de Exibio de aresta tangente. 6. Clique em Avanar .

Alterao da pea

Primeiro, salve o documento de desenho. 1. Clique em Arquivo, Salvar como. Se surgir uma caixa de mensagem, selecione No pergunte novamente nesta sesso, depois clique em Sim para atualizar as vistas nas folhas inativas. 2. Salve o desenho como 7550-023.

Altere o padro de furos de parafuso no arquivo de pea e atualize o desenho. 1. Clique com o boto direito em uma rea vazia de qualquer vista de desenho (no clique com o boto direito no modelo na vista) e selecione Abrir pea . 2. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito em PadroCircular1 e selecione Editar recurso . 3. Sob Parmetros, defina Nmero de instncias 4. Clique em . como 6 para alterar o nmero de furos.

5. Para salvar a pea modificada como um novo documento de pea: a. Clique em Arquivo, Salvar como. b. Leia a mensagem e clique em OK. c. Digite flange6Furos para Nome do arquivo. d. Clique em Salvar. Avanar

Atualizao do desenho
A folha de desenho Flange atualizada automaticamente. 1. Clique em Janela, 7550-023 - Flange. As vistas de desenho mostram a pea modificada que contm 6 furos.

2. Clique em Salvar

(barra de ferramentas Padro).

Voc criou estas vistas de desenho a partir de um modelo de pea 3D. Como alternativa, voc pode criar vistas em documentos de desenho usando rascunhos .

Avanar

Formatao de notas
Insira e formate uma nota. 1. Amplie o zoom no canto inferior esquerdo da folha de desenho. 2. Clique em Nota (barra de ferramentas Anotao).

3. Clique na rea de grficos para inserir a nota. 4. Digite o seguinte: NOTAS: A PEA DEVE ESTAR LIMPA E SEM REBARBAS. TODAS AS INTERSEES DEVEM TER RAIO OU CHANFRO X. 5. No PropertyManager, em Layer, selecione FORMATO. 6. Selecione todo o texto da nota. Na barra de ferramentas Formatao, selecione 16 para o tamanho do ponto. 7. Selecione NOTAS e clique em Negrito 8. Selecione LIMPA, clique em Cor OK. 9. Selecione X, clique em Pilha Inferior, depois clique em OK. (barra de ferramentas Formatao).

(barra de ferramentas Formatao), selecione Vermelho, depois clique em

(barra de ferramentas Formatao), digite 0,005 para Superior e 0,015 para

Avanar

Salvar um estilo favorito


D um nome a um estilo favorito e adicione a nota Biblioteca de Projetos. Mais detalhes sobre favoritos 1. No PropertyManager de Nota, em Estilo, clique em Adicionar ou atualizar um estilo 2. Na caixa de dilogo, digite Nota1, em seguida clique em OK. 3. Clique em . . .

4. No Painel de tarefas, selecione a guia Biblioteca de projetos 5. Na rea de grficos, selecione a nota. 6. Na guia Biblioteca de projetos, clique em Adicionar biblioteca .

7. No PropertyManager, expanda a pasta Biblioteca de Projeto e selecione anotaes. 8. Clique em .

9. Na guia Biblioteca de projetos, selecione a pasta anotaes. Nota1 aparece no painel inferior. 10. Clique em Salvar 11. Clique em Fechar (barra de ferramentas Padro). (barra de ferramentas Padro).

Parabns! Voc concluiu a lio Criao de um desenho a partir de um modelo 3D.

Voltar

a Viso geral do AutoCAD e do SolidWorks.

Esboos 3D
Usando o SolidWorks, voc pode criar esboos 3D. Os esboos 3D so usados como caminhos de varredura, como curva guia para varredura ou loft, como linha de centro para loft ou como uma das entidades-chave em um sistema de rota. Uma aplicao til para os esboos 3D o projeto de sistemas de rota. Esta lio apresenta os esboos 3D e descreve os seguintes conceitos:
z

Gerao de esboos relativos a sistemas de coordenadas Dimensionamento no espao 3D Espelhamento de recursos

Avanar

Usar um esboo 3D para criar uma grade de forno


Primeiro, crie o esboo 3D da estrutura externa. 1. Clique em Novo 2. Clique em Esboo 3D 3. Clique em Linha plano XY XY. (barra de ferramentas Padro) e crie uma nova pea. (barra de ferramentas Esboo). (barra de ferramentas Esboo) e esboce uma linha com cerca de 135 mm de comprimento no

Nesta lio, voc constri a estrutura externa de uma grade de forno varrendo um crculo ao longo de um esboo 3D. Depois de concluir metade da grade, voc usa a funo Espelhar todos para finalizar o modelo.

Esboce a linha com um comprimento aproximado, depois dimensione com o comprimento exato. 4. Clique em Selecionar (barra de ferramentas Padro) e selecione a extremidade inicial.

5. No PropertyManager, certifique-se de que a extremidade esteja exatamente na origem (0, 0, 0, como mostrado em Parmetros), seja Coincidente Relaes existentes) e esteja Totalmente definida (como mostrado em Informaes ). 6. Se a extremidade no estiver na origem:
z

Em Parmetros, defina Coordenada X, Coordenada Y e Coordenada Z como 0. Clique em Fixar em Adicionar relaes. .

Agora o ponto est Totalmente definido, como indicado em Informaes

7. Reduza o tamanho do esboo para permitir uma rea de esboo aberta do lado direito da rea de grficos. Avanar

Usar um esboo 3D para criar uma grade de forno (continuao)


8. Clique em Linha (barra de ferramentas Esboo) e continue esboando as outras linhas a partir da extremidade da linha de 135 mm. A cada vez que voc inicia uma nova linha, a origem do sistema de coordenadas atual exibida no incio da nova linha para sua orientao. Esboce as linhas seguintes com um comprimento aproximado, depois dimensione com o comprimento exato. a. Esboce a linha descendo pelo eixo Y b. Esboce a linha ao longo do eixo X at 15. 15.

c. Pressione a tecla Tab para alterar o plano do esboo para o plano YZ d. Esboce a linha ao longo do eixo Z at 240.

e. Pressione a tecla Tab duas vezes para retornar o plano do esboo ao plano XY

f. Esboce a linha voltando pelo eixo X at 15. g. Esboce a linha subindo pelo eixo Y at 15. h. Esboce a linha voltando pelo eixo X at 135. Avanar

Usar um esboo 3D para criar uma grade de forno (continuao)


9. Dimensione cada uma das linha como mostrado.

10. Clique em Esboar filete

(barra de ferramentas Esboo) e aplique filetes de 5mm em cada interseo.

Para aplicar filetes s intersees, selecione o ponto onde duas linhas se encontram e clique com o boto direito. 11. Clique em Esboo 3D (barra de ferramentas Esboo).

12. Salve a pea com o nome rack.sldprt. Avanar

Usar uma varredura para concluir o recurso


Para concluir o recurso de base, varra um crculo ao longo do caminho do esboo 3D. 1. Selecione o plano Direito na rvore de projeto do FeatureManager, depois clique em Esboo ferramentas Esboo) para abrir um esboo 2D neste plano. 2. Esboce um crculo com 5mm de dimetro na origem. (barra de

3. Clique em Sair do esboo

(barra de ferramentas Esboo). (barra de ferramentas Recursos).

4. Clique em Ressalto/base varrido

5. No PropertyManager, emPerfil e caminho:


z

Selecione o crculo (Esboo1) para Perfil

. .

Selecione o esboo 3D (3DEsboo1) para Caminho .

6. Clique em

Avanar

Extrudar os suportes
Crie um suporte extrudando um esboo circular entre as estruturas. 1. Selecione o plano Frontal na rvore de projeto do FeatureManager. 2. Clique em Ressalto/base extrudado 3. Clique em Normal a (barra de ferramentas Recursos).

(barra de ferramentas Vistas padro).

4. Esboce um crculo no que parece ser a face da estrutura. (O plano Frontal est no centro da estrutura de arame.) Observe as linhas de inferncia que indicam que o ponto central do crculo horizontal origem.

5. Dimensione o centro do crculo a 11 mm da origem. 6. Dimensione o dimetro do crculo como 4

7. Saia do esboo. 8. Clique em Trimtrica (barra de ferramentas Vistas padro).

9. No PropertyManager, em Direo 1:
z

Se necessrio, clique em Inverter direo para encontrar o outro lado. Selecione At a superfcie em Condio final.

para que a seta na rea de grficos aponte na direo correta

Selecione o lado oposto da estrutura para Face/Plano

Se necessrio, selecione Mesclar resultado. Esta opo controla se so ou no criados corpos slidos separados. para concluir o suporte.

10. Clique em Avanar

Gerao do padro de extruso


Agora crie um padro de extruso. 1. Clique em Exibir, Eixos temporrios para ativar a exibio de todos os eixos temporrios. Os eixos precisam estar visveis porque voc precisa selecion-los para criar um padro. 2. Selecione Extruso1 na rvore de projeto do FeatureManager.

3. Clique em Padro linear

(barra de ferramentas Recursos).

Extruso1 aparece em Recursos para padro no PropertyManager. 4. Clique no eixo temporrio na face da estrutura onde voc esboou o crculo. O ponteiro muda para

Na rea de grficos, uma visualizao do padro exibida e uma seta indicando a direo do padro aparece na estrutura, na extremidade direita do eixo. No PropertyManager, Eixo <1> includo em Direo do padro. 5. Em Direo 1:
z

Verifique a visualizao das extruses para ter certeza de que elas esto em um padro em direo aresta externa, como mostrado abaixo. Se necessrio, clique em Inverter direo padro. para alterar a direo do

Defina Espaamento

como 22. como 6.

Defina Nmero de instncias

6. Clique em

O padro de extruso concludo. Avanar

Espelhar todos
Use a funo Espelho para concluir a grade de forno.

1. Clique em Exibir, Eixos temporrios para ocultar os eixos temporrios. 2. Clique em Espelhar (barra de ferramentas Recursos).

3. Gire a meia grade e clique na face final da estrutura. Face <1> includa em Espelhar face/plano 4. Clique em Corpos a espelhar 5. Clique em no PropertyManager.

, depois clique em qualquer parte da grade.

para espelhar o corpo da meia grade em relao face selecionada. (barra de ferramentas Vistas padro).

6. Clique em Isomtrica A grade completada.

7. Salve a pea.
Parabns! Voc concluiu este tutorial!

Esboos 3D com Planos


Crie um modelo de projeto industrial usando um nico esboo 3D planos de esboo 3D.

Nesta lio voc aprende como:


z

Abrir um esboo 3D em um plano selecionado Adicionar planos de esboo 3D usando referncias Usar arcos em um esboo 3D Adicionar relaes entre arcos, splines e linhas de construo Criar um loft de superfcie a partir de um nico esboo 3D usando a seleo de contorno

Esboo nico com planos de esboo

Modelo concludo Avanar

Abordagens para a criao de esboos 3D


Existem duas abordagem criao de esboos 3D.
z

Criao de esboo 2D com planos de esboo 3D. Ative uma face plana adicionando um plano de esboo 3D, crie o esboo em 2D ao longo do plano e adicione planos 3D cada vez que precisar mover as entidades do esboo para criar o esboo 3D. Esta a abordagem adotada neste tutorial. Criao de esboo 3D. Abra um esboo 3D e pressione Tab cada vez que precisar mover as entidades do esboo para outro eixo. A origem do esboo colocada onde quer que voc comece a criao do esboo.

Os esboos 2D com planos de esboo 3D permitem:


z

Definir planos Adicionar relaes:

a planos entre planos entre entidades de esboo em diferentes planos

Mover e redimensionar planos

Avanar

Criar esboos em planos de esboo 3D


1. Abra uma nova pea e, na rvore de projeto do FeatureManager, selecione o plano Superior. 2. Clique em Esboo 3D no plano (barra de ferramentas Esboo).

exibido um plano de esboo 3D criado no plano Superior. 3. Clique em Linha de centro da origem. 4. Clique em Adicionar relao (barra de ferramentas Esboo) e esboce uma linha de construo vertical atravs

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

5. Na rea de grficos, selecione a linha de construo e a origem para Entidades selecionadas. 6. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em:
z

Ponto mdio Coincidente

7. Clique em Avanar

Criar esboos em planos de esboo 3D (continuao)


8. Esboce uma linha de construo vertical, igual primeira e esquerda dela. -se, de maneira que as relaes sejam adicionadas por inferncia.

9. Clique em Linha (barra de ferramentas Esboo) e esboce duas linhas horizontais conectando as extremidades das linhas de construo. 10. Clique em Dimenso inteligente com o valor 75 e ento clique em . (barra de ferramentas Dimenses/Relaes), dimensione uma das linhas

Avanar

Adicionar arcos tangentes


1. Clique em Arco tangente finais. (barra de ferramentas Esboo) e adicione arcos tangentes entre cada par de pontos

2. Clique em Dimenso inteligente definir totalmente o esboo.

(barra de ferramentas Dimenso/Relao) e dimensione um dos arcos para

3. Clique em Avanar

, depois em Salvar

(barra de ferramentas Padro) e salve com o nome 3d_loft.sldprt.

Usar referncias
1. Clique em Isomtrica 2. Clique em Plano (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Esboo).

3. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Plano Superior para Primeira referncia. 4. No PropertyManager, sob Primeira referncia, defina Distncia 5. Clique em . como 40.

Um plano de esboo 3D, a 40 mm do primeiro plano de esboo 3D, adicionado a 3DSketch1. 6. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique duas vezes no plano Superior.

7. Salve o arquivo. Avanar

Exibir as propriedades do esboo 3D


1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione o plano Superior. 2. Clique em PropertyManager prximo rea de grficos). para exibir o PropertyManager de 3DSketch (no topo da coluna esquerda,

O Plano2 includo sob Planos (somente os planos que voc adiciona so listados).

2. Em Visibilidade, desmarque Planos e selecione Relaes.

O plano oculto e todas as relaes do esboo so exibidas. 3. Em Visibilidade, selecione Planos e desmarque Relaes. 4. Clique em rvore de projeto do FeatureManager Avanar .

Adicionar relaes entre planos de esboo 3D


1. Na rea de grficos, clique duas vezes em Plano2. 2. Clique em Crculo (barra de ferramentas Esboo).

3. Esboce um crculo em Plano2, com o centro aproximadamente ao longo do mesmo eixo vertical da origem do esboo.

4. Clique em Adicionar relao

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

5. Na rea de grficos, selecione os dois arcos.

6. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Concntrico

e ento clique em

7. Clique em Dimenso inteligente como 75.

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e dimensione o dimetro do arco

Avanar

Criar os primeiros splines


1. Clique em Plano (barra de ferramentas Esboo). 2. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Direito para Primeira referncia. 3. No PropertyManager, em Primeira referncia, clique em Coincidente e ento clique em .

Um plano de esboo 3D, coincidente com o plano Direito adicionado ao 3DSketch1.

4. Clique em Linha de centro (barra de ferramentas Esboo) e use a inferncia para esboar uma linha de construo horizontal atravs do centro do crculo.

5. Desmarque a ferramenta Linha de centro Avanar

(barra de ferramentas Esboo).

Criar os primeiros splines (continuao)


6. Clique em Spline (barra de ferramentas Esboo).

7. Esboce um spline de dois pontos coincidente com os pontos finais do arco tangente e o ponto na linha de construo horizontal no Plano2. Por que eu criei um spline de dois pontos?

8. Repita a etapa 7 com os pontos indicados.

Avanar

Redefinir os Splines
1. Clique em Linha de centro
z

(barra de ferramentas Esboo) e esboce:

duas linhas verticais coincidentes com os pontos finais dos splines uma linha vertical coincidente com a origem do esboo

2. Clique em Adicionar relao

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

3. Na rea de grficos, selecione a linha de centro coincidente com a origem do esboo e uma das outras linhas de centro.

4. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Paralelo 5. Repita as etapas 3 e 4 com a outra linha de centro, como mostrado.

Avanar

Adicionar curvaturas aos splines


1. Na rea de grficos, selecione um dos splines e a linha de construo adjacente.

2. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Tangente 3. Repita a etapa 2 com o outro spline e a linha de construo adjacente.

Avanar

Adicionar curvaturas aos splines (continuao)


4. Na rea de grficos, selecione um dos splines e alinha de construo que atravessa o dimetro do crculo.

5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Tangente 6. Repita as etapas 4 a 5 com o outro spline.

A curvatura foi adicionada aos splines de dois pontos, ao mesmo tempo mantendo a integridade do esboo. 7. Clique em e salve o modelo.

Avanar

Esboar linhas de construo


1. Clique em Isomtrica 2. Clique em Plano (barra de ferramentas Vistas padro). (barra de ferramentas Esboo) e no PropertyManager:

a. Selecione Frontal como Primeira referncia. b. Selecione Coincidente , depois clique em .

3. Clique em Linha de centro (barra de ferramentas Esboo) e use a inferncia para esboar uma linha de construo vertical coincidente com o ponto mdio do arco tangente.

4. Clique em

5. Esboce uma linha de construo perpendicular linha de construo existente que atravessa o crculo.

Avanar

Definir totalmente a geometria


1. Clique em Adicionar relao (barra de ferramentas Dimenses/Relaes). 2. Na rea de grficos, selecione a linha de construo de interseo. Entidades selecionadas. Se no estiver, selecione-a tambm.

3. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Perpendicular

4. Na rea de grficos, selecione o centro do crculo e a linha de construo de interseo que adicionou anteriormente.

5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Coincidente

e ento clique em

Avanar

Criar o terceiro Spline


1. Clique em Spline (barra de ferramentas Esboo). 2. Esboce um spline de dois pontos coincidente entre o ponto final da linha de construo vertical e a linha de construo horizontal adicionada recentemente.

3. Clique em Adicionar relao

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

4. Na rea de grficos, selecione o spline e a linha de construo vertical.

5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Tangente

Avanar

Criar o terceiro spline (continuao)


6. Repita as etapas 4 a 5, mas primeiro selecione a linha de construo horizontal e depois o spline.

7. Clique em

, feche o esboo, depois salve o modelo. e, em

Tendo terminado o esboo, voc pode desativar a visibilidade do plano. Clique no PropertyManager Visibilidade, desmarque Planos.

Avanar

Criar o loft
1. Clique em Superfcie por loft (barra de ferramentas Superfcies). 2. Clique com o boto da direita na rea de grficos e selecione SelectionManager. 3. No SelectionManager, clique em Selecionar loop fechado 4. Selecione o esboo circular para Perfis e clique em . .

Voc pode tambm clicar com o boto da direita 5. Selecione e aceite o esboo elptico para Perfis .

6. No PropertyManager, clique em Curvas-guia. 7. Clique com o boto da direita na rea de grficos e selecione SelectionManager. Use a ferramenta Selecionar loop aberto para selecionar os trs splines para Curvas-guia .

8. Clique em

Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Tcnicas avanadas de projeto

Suponha que voc quer projetar uma montagem de dobradia que possa modificar facilmente para criar montagens semelhantes. Voc precisa de uma maneira eficiente de criar duas peas de dobradia correspondentes e um pino para montagens de dobradia de diversos tamanhos.

Alguma anlise e planejamento pode ajud-lo a desenvolver um projeto que seja flexvel, eficiente e bem definido. Depois disso, voc pode ajustar o tamanho como necessrio e a montagem de dobradia ainda atender a inteno do projeto.

Este tutorial discute como:


z

Usar um esboo de layout Suprimir recursos para criar configuraes de peas Criar uma nova pea no contexto da montagem Detectar colises em montagens

Este tutorial considera que voc j sabe como executar operaes de montagem bsicas, como mover e girar componentes e adicionar posicionamentos.

Avanar

Criar a pea de dobradia bsica


1. Abra um novo documento de pea. 2. Abra um esboo no plano Frontal. 3. Comeando na origem, esboce uma linha vertical para cima e dimensione-a com 60 mm de comprimento. 4. Clique em Ressalto/base extrudado 5. No PropertyManager: a. Em Direo 1:
z

na barra de ferramentas Recursos.

Selecione Plano mdio emCondio final. Defina Profundidade como 120.

b. Em Recurso fino:
z

Selecione Uma direo em Tipo. Defina Espessura . como 5.

6. Clique em OK Avanar

Criar a pea de dobradia bsica (continuao)


7. Abra um esboo na face vertical estreita. Esboce um crculo na aresta superior, com o centro no vrtice da frente.

8. Adicione uma relao coincidente entre a aresta do crculo e o vrtice de trs para definir totalmente o esboo.

9. Feche o esboo. 10. Clique em Ressalto/base extrudado 11. No PropertyManager:


z

na barra de ferramentas Recursos.

Selecione o crculo na rea de grficos para Perfil

. .

Selecione uma das arestas longas do modelo para Caminho .

12. Clique em OK

Avanar

Criar a pea de dobradia bsica (continuao)


Agora corte um furo atravs do tambor. 1. Abra um esboo na face estreita. 2. Esboce e dimensione um crculo como mostrado, e adicione uma relao concntrica aresta externa do tambor.

3. Clique em Corte extrudado

na barra de ferramentas Recursos.

4. No PropertyManager, em Direo 1, selecione Atravs de todos em Condio final. 5. Clique em OK .

6. Salve a pea como Dobradia.sldprt. Avanar

Adicionar os furos para os parafusos

Nesta seo voc adiciona os furos para os parafusos. Para posicionar cada furo, uma dimenso fixa e a outra orientada por uma equao. 1. Clique em Direita na barra de ferramentas Vistas Padro. na barra de ferramentas Recursos. :

2. Clique em Assistente de perfurao 3. No PropertyManager, na guia Tipo a. Em Tipo de furo: i. Clique em Furo escareado

ii. Selecione Mtrico Ansi em Padro. b. Em Especificaes do furo,selecione M8 emTamanho. c. Em Condio final selecione Passante. 4. Selecione a guia Posies .

5. Clique para colocar os furos aproximadamente como indicado.

6. Clique em Dimenso inteligente

na barra de ferramentas Dimenses/Relaes e dimensione os furos como indicado.

7. Clique em Avanar

duas vezes para fechar os dois PropertyManagers.

Adicionar os furos para os parafusos (continuao)


Adicione equaes para controlar os locais dos furos dos parafusos. Por que usar equaes? 1. Adicione uma equao para controlar o local de um dos pontos: a. Na rvore de projeto do FeatureManager: i. Expanda Escareado para parafuso de mquina com cabea chata M8-1. ii. Clique com o boto direito no esboo que posiciona os furos e selecione Editar esboo. b. Clique em Equaes na barra de ferramentas Ferramentas. Na caixa de dilogo, clique em Adicionar.

c. Se necessrio, desmarque o texto predeterminado na caixa de dilogo Adicionar equao. d. Selecione a dimenso 30 mm na rea de grficos, depois digite =. e. Clique duas vezes na face larga do modelo na rea de grficos para exibir suas dimenses, ento selecione a dimenso 60 mm. f. Digite /2 na caixa de dilogo para concluir a dimenso, depois clique emOK. Isso define a distncia entre o ponto e a aresta inferior como metade da altura da dobradia. 2. Adicione uma equao para controlar o local o outro ponto: a. Clique em Adicionar. b. Se necessrio, desmarque o texto predeterminado na caixa de dilogo Adicionar equao. c. Selecione a dimenso 40 mm e digite =. d. Selecione a dimenso 120 mm para a base. e. Digite /3 para concluir a dimenso, depois clique em OK. Isso define a distncia entre o ponto e a aresta lateral como um tero do comprimento da dobradia. 3. Clique em OK, em seguida feche o esboo. Avanar

Adicionar os furos para os parafusos (continuao)

Agora, espelhe os furos para rapidamente copiar os recursos de furo existente atravs do plano Frontal. 1. Clique em Espelhar 2. No PropertyManager:
z

na barra de ferramentas Recursos.

Sob Espelhar face/plano Sob Recursos a espelhar grficos. .

, selecione o plano Frontal na rvore de projeto do FeatureManager. , selecione o recurso de furo na rvore de projeto do FeatureManager ou na rea de

3. Clique em OK

Os furos so espelhados atravs da face larga da dobradia. 4. Salve a pea.

Avanar

Criar o esboo de layout


O esboo de layout sketch que voc cria neste tpico divide o comprimento da dobradia em cinco partes iguais. Usar os recursos de equao e espelhamento assegura que as cinco partes permanecem iguais quando voc altera o comprimento total da dobradia. Voc usa este layout como um guia para fazer os cortes nos tpicos seguintes. Pode ser mais fcil selecionar as arestas nestes exerccios com Ocultar linhas removidas Vista, selecionado. 1. Abra um esboo na face larga do modelo e d a ele o nome layout para cortes. 2. Selecione a aresta inferior do recurso extruso-fino e clique em Offset de entidades na barra de ferramentas Esboo. , na barra de ferramentas

3. No PropertyManager:

Defina Distncia de offset

como 1.

Selecione Inverter, se necessrio, para definir o offset abaixo da aresta selecionada. Desmarque Selecionar cadeia, se necessrio, para restringir a criao do offset de entidade somente aresta selecionada. .

4. Clique em OK Avanar

Criar o esboo de layout (continuao)


5. Pressione Ctrl, selecione as arestas indicadas e clique em Converter entidades converter as arestas selecionadas do modelo em entidades de esboo. na barra de ferramentas Esboo para

6. Clique em Estender entidades

na barra de ferramentas Esboo, depois clique nas arestas convertidas.

Cada linha vertical estendida para encontrar a linha horizontal do offset.

7. Esboce uma linha horizontal para conectar as duas arestas convertidas no topo. 8. Esboce duas linhas verticais, depois dimensione-as como indicado.

Clique em Vista, Relaes de esboo para ocultar a exibio das relaes de esboo na rea de grficos quando houver relaes demais cobrindo a geometria do esboo. Avanar

Criar o esboo de layout (continuao)


Adicione equaes para controlar o comprimento dos cortes. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Equaes e selecione Adicionar equaes.

2. Adicione equaes que definem cada dimenso como um quinto da dimenso do comprimento total:

"D2@layout para cortes" = "D1@Extruso-Fina1" / 5 "D3@layout para cortes" = "D1@Extruso-Fina1" / 5

A distncia para cada equao deve ter o valor 24 mm na caixa de dilogo. 3. Clique em OK. 4. Esboce uma linha de centro vertical atravs do ponto mdio da pea. 5. Selecione as duas linhas verticais e a linha de centro, depois clique em Espelhar entidades linhas verticais em torno da linha central. para espelhar as duas

O esboo est concludo e totalmente definido.

6. Feche o esboo e salve a pea. Avanar

Criar a dobradia - 2Cortes


Agora, use os mesmos mtodos para criar os cortes para a outra metade da dobradia. 1. Reverta o projeto para o recurso 3Cortes arrastando a barra de reverso para imediatamente abaixo do esboo layout para cortes.

2. Abra um esboo na face grande do modelo e clique em Converter entidades

na barra de ferramentas Esboo.

3. No PropertyManager, clique em Selecionar cadeia e selecione a linha inferior no esboo do layout.

4. Clique em Avanar

Criar a dobradia - 3Cortes


Agora voc pode se referir ao esboo layout para cortes para criar o primeiro conjunto de cortes. Como cada corte precisa ser ligeiramente maior do que a guia correspondente na outra metade da dobradia, voc usa offsets das entidades de esboo de layout. 1. Abra um esboo na face larga do modelo. 2. Clique em Converter entidades na barra de ferramentas Esboo.

3. No PropertyManager, clique em Selecionar cadeia e selecione a linha inferior no esboo do layout.

O software copia todo o contorno externo no esboo atual. Cadeia<1> aparece no PropertyManager.

4. Clique em

. na barra de

5. Selecione uma das linhas verticais perto da aresta da pea, depois clique em Offset de entidades ferramentas Esboo. 6. No PropertyManager:
z

Defina Distncia de offset

como 1.

Selecione Inverter, se necessrio, para fazer o offset da linha em direo ao meio da pea. Desmarque Selecionar cadeia.

7. Clique em

8. Repita as etapas 5 a 7 para a linha vertical perto da aresta oposta da pea. Avanar

Criar a dobradia - 3Cortes (continuao)


Agora, complete o recurso 3cortes. 1. Selecione uma das linhas verticais perto do centro da pea e aplique a ela um offset de 1 mm em direo ao exterior da pea (tornando mais largo o corte do centro). Repita para a linha vertical restante.

2. Clique em Aparar entidades

na barra de ferramentas Esboo. no PropertyManager.

a. Clique em Aparar at o mais prximo

b. Apare as linhas horizontais como indicado, deixando trs retngulos fechados. c. Clique em OK .

3. Clique em Corte extrudado

na barra de ferramentas Recursos.

4. No PropertyManager, selecione Atravs de todos em Condio final para Direo 1 e Direo 2. 5. Clique em OK para cortar o tambor em trs lugares.

6. Mude o nome do recurso de corte para 3Cortes, depois salve a pea. Avanar

Criar a dobradia - 2Cortes (continuao)


5. Selecione uma das linhas verticais perto da aresta da pea, depois clique em Offset de entidades 6. No PropertyManager:
z

Defina Distncia de offset

como 1.

Desloque a entidade em direo ao exterior da pea. Desmarque Selecionar cadeia. .

7. Clique em OK

8. Repita para a linha vertical perto da aresta oposta da pea. 9. Selecione uma das linhas verticais perto do centro da pea e aplique um offset de 1 mm em direo aomeio da pea. Repita para a linha vertical restante.

10. Use a ferramenta Aparar entidades deixando dois retngulos fechados.

para aparar os trs segmentos em cada extremidade e os dois segmentos no meio,

Avanar

Criar a dobradia - 2Cortes (continuao)


Agora, complete o recurso 2cortes. 1. Clique em Corte extrudado na barra de ferramentas Recursos.

2. No PropertyManager, selecione Passante em Condio final para Direo 1 e Direo 2. 3. Clique em OK .

4. Mude o nome do recurso de corte para 2Cortes. 5. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita no esboo layout para cortes, depois selecione Ocultar . Avanar

Criar as configuraes da pea


Primeiro, crie a configurao CortesExternos. 1. Adiante o modelo arrastando a barra de reverso para o final da rvore de projeto do FeatureManager. Todo o tambor removido pelos dois recursos de corte. Esta a configurao predeterminada que inclui todos os recursos. 2. Clique na guia ConfigurationManager no alto do painel esquerdo para ir para o ConfigurationManager.

Nesta lio voc cria mais duas configuraes da pea suprimindo os recursos selecionados.

3. Clique duas vezes no nome da pea, no alto da rvore do ConfigurationManager, e selecione Adicionar configurao. 4. Digite CortesExternos para Nome da configurao, depois clique em OK .

5. Clique na guia da rvore de projeto do FeatureManager, no alto do painel esquerdo, para voltar rvore de projeto do FeatureManager. Observe, no alto da rvore, o nome da configurao ao lado do nome da pea: Dobradia (CortesExternos). 6. Clique no recurso 2Cortes, depois clique em Suprimir na barra de ferramentas Recursos.

O recurso 2Cortes suprimido e exibido em cinza na rvore de projeto do FeatureManager. Ele est inativo na configurao atual.

Avanar

Criar as configuraes da pea (continuao)


Agora, crie a configurao CortesInternos. 1. Clique na guia do ConfigurationManager .

2. Clique duas vezes no nome da pea, no alto da rvore do ConfigurationManager, e selecione Adicionar configurao. 3. Digite CortesInternos para Nome da configurao, depois clique em OK .

4. Volte rvore de projeto do FeatureManager. Observe o nome da configurao: Dobradia (CortesInternos). 5. Clique no recurso 3Cortes, depois clique em Suprimir Agora ambos os cortes so suprimidos. 6. Clique no recurso 2Cortes, depois clique em Cancelar supresso na barra de ferramentas Recursos. na barra de ferramentas Recursos.

O recurso 3Cortes permanece suprimido e exibido em cinza na rvore de projeto do FeatureManager. O recurso 2Cortes est ativo na configurao atual. 7. Salve a pea.

Avanar

Inserir e posicionar as peas em uma montagem


Crie a montagem. 1. Abra um novo documento de montagem. O PropertyManager de Iniciar montagem aberto. Como a pea de dobradia j est aberta, Dobradia aparece em Documentos abertos sob Pea/montagem a inserir. 2. No PropertyManager, selecione Dobradia. 3. Coloque a dobradia na rea de grficos: a. Clique em Exibir, Origens para exibir as origens. b. Mova o cursor para dentro da rea de grficos para que a Dobradia infira a origem da montagem. Isso alinha os planos da montagem e da pea.

O cursor muda para

quando ele est sobre a origem da montagem.

c. Clique para colocar a Dobradia na origem quando ela inferida.

4. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Dobradia<1> e selecione Componente Propriedades . Sob Configurao referida, observe que CortesInternos est selecionado porque CortesInternos a configurao ativa na pea. 5. Clique em OK para criar a montagem. Avanar

Inserir e posicionar as peas em uma montagem (continuao)


6. Clique em Exibir, Origens para ocultar as origens. 7. Mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto arrasta a Dobradia da rea de grficos ou da rvore de projeto do FeatureManager. Solte-a direita da primeira Dobradia na rea de grficos para criar outra instncia, Dobradia<2>. 8. Use Mover componente e Girar componente forma que ela fique de frente para Dobradia<1>. na barra de ferramentas Montagem para girar Dobradia<2> de

Quando usar Girar componente , selecione Em torno da entidade em Girar adequada da dobradia para Item selecionado .

, ento selecione a aresta

Avanar

Inserir e posicionar as peas em uma montagem (continuao)


9. Para alterar a configurao nomeada, edite as Propriedades do componente CortesExternos na lista e, e clique em OK. de Dobradia<2>, selecione

10. Crie um posicionamento Coincidente entre as faces frontais estreitas dos componentes. Crie um posicionamento Concntrico entre as faces cilndricas dos tambores.

Posicionamento coincidente

Posicionamento concntrico

11. Abra e feche o componente de Dobradia<2> usando Mover componente Observe que Dobradia<1> est fixada.

na barra de ferramentas Montagem.

12. Salve a pea como Dobradia.sldasm. Avanar

Criar uma nova pea na montagem


Agora, voc adiciona o pino. O pino se refere ao dimetro interno do tambor e ao comprimento total das peas de articulao. Quando voc se refere a uma entidade de uma pea (o tambor) para criar uma entidade em outra pea (o pino), cria uma referncia no contexto da montagem. Se voc modificar a entidade referida, a nova entidade atualizada para refletir as alteraes. 1. Clique em Nova pea na barra de ferramentas Montagem.

2. Selecione a face estreita do modelo na frente da montagem . A nova pea posicionada nesta face, com sua localizao totalmente definida por um posicionamento No local. No local um posicionamento coincidente que adicionado quando voc cria um componente no contexto de uma montagem.

Um esboo aberto automaticamente na face selecionada. Observe que Editar componente na barra de ferramentas Montagem est selecionado porque voc est editando um componente no contexto da montagem. 3. Selecione a aresta circular interna do tambor, depois aplique a ela um offset de 0,25 mm de distncia dointerior.

4. Saia do esboo. Clique em Reconstruir

na barra de ferramentas Padro.

Os componentes que voc no est editando se tornam transparentes. 5. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito na pea e selecione Renomear pea, ento digite Pino e pressione Enter. 6. Clique com o boto direito em Pino e selecione Salvar pea (em arquivo externo).

7. Na caixa de dilogo: a. Selecione Pino em Nome do arquivo. b. Clique em Igual montagem para definir um Caminho igual ao da montagem. c. Clique em OK. Avanar

Criar uma nova pea na montagem (continuao)


8. Na rvore de projeto do FeatureManager, expanda o componente pino, selecione o plano Direito e abra um esboo. 9. Selecione as arestas longas do modelo, depois clique em Converter entidades criar o caminho de esboo para um recurso de varredura. na barra de ferramentas Esboo para

10. Saia do esboo. 11. Clique em Ressalto/base varrido (Esboo2) para Caminho na barra de ferramentas Recursos. Use o crculo (Esboo1) para Perfil para criar o recurso base do pino como uma varredura. e a linha

, depois clique em OK

A barra de status no canto inferior direito indica que voc ainda est editando a pea.

Avanar

Adicionar uma cabea ao pino

Faa uma referncia ao tambor da dobradia para criar a cabea do pino. 1. Abra um esboo na extremidade plana do pino, ento esboce um crculo. 2. Selecione o crculo e a aresta circular externa do tambor, em seguida adicione uma relao Co-radial.

3. Clique em Ressalto/base extrudado Profundidade

na barra de ferramentas Recursos. Selecione Cego em Condio final, defina .

como 3, ento clique em OK

4. Para adicionar um domo cabea do pino, clique em Domo 5. Selecione a face plana do pino para Faces para o domo Clique em . Isso conclui o pino.

na barra de ferramentas Recursos. e defina Distncia como 3. Verifique a visualizao do domo.

6. Clique em Editar componente 7. Salve a montagem.

na barra de ferramentas Montagem para sair do modo de edio.

8. Se uma caixa de dialogo surgir pedindo que voc salve o documento e os modelos referidos, clique em Sim. Avanar

Usar a deteco de coliso

Use a opo Deteco de coliso no PropertyManager Mover componentes para verificar se algum componente colide com a montagem. 1. Clique em Mover componente na barra de ferramentas Montagem.

2. No PropertyManager, sob Opes, selecione Deteco de coliso. 3. Selecione Todos os componentes e Parar na coliso. 4. Sob Opes avanadas, selecione Realar faces. 5. Mova Dobradia<2>. Observe que voc no pode faz-la passar atravs do lado vertical de Dobradia<1> e que as faces so realadas quando elas entram em contato. Examine as outras colises.

6. Clique em OK

Avanar

Editar os componentes da dobradia


Voc agora pode redimensionar a montagem de dobradia. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, expanda o componente da dobradia que usa a configurao CortesInternos. Clique duas vezes no recurso Extruso-Fina para exibir suas dimenses.

2. Clique duas vezes na dimenso 120 mm. 3. Na caixa de dilogo, altere o valor da dimenso e certifique-se de que Todas as configuraes esteja selecionada, de modo que todas as configuraes sejam atualizadas com o novo valor. 4. Clique em Reconstruir , depois em .

5. Todos os componentes na montagem so atualizados automaticamente. (Se uma caixa de dilogo surgir indicando que o ponto tem erros de reconstruo, clique em Reconstruir novamente.)

Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Viso geral de desenhos avanados


A lio 3 introduz os conceitos bsicos dos desenhos. Este tutorial contm trs lies, nas quais quatro folhas de desenho so criadas. Recomendamos que voc estude as lies nesta ordem: Tempo Tutorial Criar vistas de desenho ensina como criar e dimensionar diferentes vistas de desenho. Detalhamento ensina como usar as ferramentas para inserir anotaes nos desenhos. Vistas de desenho de montagem ensina como criar e explodir vistas de montagem e usar anotaes criadas especificamente para montagens.

Avanar

para iniciar o tutorial Criar vistas de desenho.

Criar vistas de desenho


z

Nesta lio, voc aprende a criar as seguintes vistas de desenho: Seo Projetada Seo de corte parcial Recortar

Voc aprende tambm como dimensionar diversas vistas de desenho.

Avanar

Criar uma vista de seo


Abra um desenho e crie uma vista de seo a partir da vista frontal existente. FoodProcessor.slddrw (ou navegue at 1. Clique aqui diretrio_instalao\samples\tutorial\advdrawings\FoodProcessor.slddrw). Esta folha contm duas vistas de desenho. 2. Clique em Vista de seo (barra de ferramentas Desenho).

3. Esboce uma linha horizontal passando pelo meio da vista frontal, como mostrado. O ponteiro muda para . As linhas de inferncia e os indicadores de posio tambm indicam se a sua linha est passando pelo meio da vista.

Clique em No se uma mensagem for apresentada perguntando se voc quer criar um corte de seo parcial.

4. Arraste a vista de seo para abaixo da vista frontal e clique para coloc-la. Conforme voc move o cursor, uma visualizao da vista de seo exibida. Avanar

Criar uma vista de seo (continuao)


A vista de seo alinhada na direo do corte, como indicado pelas setas da linha de seo. As setas da linha de seo devem apontar para baixo. Para inverter a direo das setas, clique duas vezes na linha de seo.

Se voc inverter a direo das setas da linha de seo, a vista de seo marcada com um padro de hachura, que indica que a vista est desatualizada. Clique em Atualizar vista atualizar somente a vista de seo, ou clique em Reconstruir todo o desenho. 5. Clique em . (barra de ferramentas Desenho) para

(barra de ferramentas Padro) para reconstruir

Avanar

Dimensionar a vista de seo


Insira as dimenses para a vista de seo. 1. Clique em Dimenso inteligente (barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

2. Na vista de seo, selecione duas linhas, como mostrado.

3. Clique para colocar a dimenso esquerda da vista.

4. No PropertyManager:
z

Em Texto da dimenso, depois de <DIM>, digite o seguinte: W.T. TYP

Clique em Justificar esquerda

5. Clique na rea de grficos a fim de concluir o texto.

Avanar

Dimensionar a vista de seo (continuao)


6. Selecione o arco do lado direito, como indicado.

7. Clique para colocar a dimenso direita da vista.

8. No PropertyManager, antes de R<DIM>, digite o seguinte: 2X 9. Dimensione o resto da vista de seo como mostrado.

Aumentar o zoom nesta imagem .

10. Clique em Avanar

Criar uma vista de seo de corte parcial


A vista de seo de corte parcial expe no desenho os detalhes internos do modelo. A vista de seo de corte parcial parte da vista de desenho existente. Primeiro, voc cria uma vista projetada, depois cria a vista de seo de corte parcial. 1. Clique em Vista projetada (barra de ferramentas Desenho).

2. Selecione Drawing View2 na rea de grficos. 3. Arraste o cursor para cima, depois clique para colocar a vista acima de Drawing View1, como mostrado, e clique em .

4. Selecione a vista projetada, depois clique em Zoom na seleo 5. Clique em Linhas ocultas visveis corte parcial. Avanar

(barra de ferramentas Vista).

(barra de ferramentas Vista) para que seja mais fcil criar a vista de seo de

Criar uma vista de seo de corte parcial (continuao)


Agora que voc tem uma vista projetada, pode criar uma vista de seo de corte parcial. 1. Clique em Seo de corte parcial (barra de ferramentas Desenho).

2. Esboce um spline aproximadamente como indicado. O spline que voc esboou determina os limites da vista de seo de corte parcial. Quando voc esboa um spline, os pontos do spline fazem snap na geometria. Para desativar o snap temporariamente, mantenha pressionada a tecla Ctrl ao esboar o spline. Solte Ctrl quando quiser conectar o incio e o fim do .

3. Na rea de grficos, selecione a aresta do furo como indicado em Drawing View1 para Referncia de profundidade . A vista de seo de corte parcial ter a profundidade do furo selecionado.

4. Clique em Avanar

Criar uma vista de seo de corte parcial (continuao)


Edite a hachura da vista de seo de corte parcial para tornar a visualizao mais clara. 1. Selecione a vista projetada e clique em Linhas ocultas removidas (barra de ferramentas Vista). , clique duas

2. Mova o cursor sobre a hachura na vista de seo de corte parcial. Quando o cursor mudar para vezes no PropertyManager.

3. No PropertyManager: a. Desmarque Hachura de material. b. Defina Escala do padro de hachura como 4. .

4. Repita as etapas 2 e 3 para a hachura oposta, depois clique em

Avanar

Criar uma vista recortada


Agora, crie uma vista recortada da vista frontal para obter uma viso mais prxima dos detalhes do desenho. Primeiro configure algumas opes de documento para definir as anotaes que sero inseridas quando voc criar a vista. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

2. Na guia Propriedades do documento, clique em Detalhamento. 3. Em Inserir automaticamente na criao da vista, selecione Marcas de centro - furos,Marcas de centro - filetes e Linhas de centro, depois clique em OK.

Em seguida, crie outra vista frontal para usar como vista recortada. 1. Clique em Vista de modelo (barra de ferramentas Desenho).

2. No PropertyManager, em Pea/montagem a inserir, certifique-se de que placa base esteja selecionada, ento clique em . .

3. No PropertyManager de Vista de modelo, em Orientao, clique em *Frontal 4. Clique na rea de grficos para colocar a vista ao lado da vista frontal existente. 5. Clique em .

6. Clique com o boto direito na vista e selecione Aresta tangente, Arestas tangentes removidas. Com as arestas tangentes removidas fica mais fcil dimensionar a vista.

Avanar

Criar uma vista recortada (continuao)


Esboce um perfil fechado para definir os limites da vista recortada.

1. Clique em Spline

(barra de ferramentas Esboo) e esboce o spline aproximadamente como na ilustrao.

2. Clique em Recortar vista

(barra de ferramentas Desenho).

Avanar

Criar uma vista recortada (continuao)


3. Clique em Dimenso inteligente indicado. (barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e dimensione a vista como

Aumentar o zoom nesta imagem .

Parabns! Voc concluiu esta lio.

Avanar

para iniciar a lio Detalhamento.

Detalhamento
z

Nesta lio voc aprende a usar as seguintes ferramentas de detalhamento para inserir anotaes em um desenho: Autodimensionamento Smbolo de recurso de referncia primria Smbolos de tolerncia geomtrica Nota Itens do modelo

Avanar

Autodimensionar o desenho

Na lio anterior voc inseriu manualmente as dimenses no desenho. Agora vai inserir as dimenses manualmente.

1. Se ele ainda no estiver aberto, clique aqui para abrir o arquivo FoodProcessor.slddrw (ou navegue at diretrio_instalao\samples\tutorial\advdrawings\FoodProcessor.slddrw). 2. Selecione a guia Sheet2 no canto inferior esquerdo do desenho. Esta folha contm quatro vistas de desenho. 3. Clique em Dimenso inteligente (barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

4. No PropertyManager, clique na guia Autodimensionamento. 5. Selecione Entidades selecionadas para Entidades a dimensionar ento selecione a vista de desenho frontal no canto inferior esquerdo da folha. 6. Certifique-se de que as arestas mostradas abaixo estejam selecionadas para os pontos horizontal e vertical origem. Para alterar as arestas, clique no ponto horizontal ou vertical da caixa de origem no PropertyManager e selecione a aresta adequada na vista de desenho. da

7. No PropertyManager, em:
z

Dimenses horizontais, defina Posicionamento da dimenso como Abaixo da vista. Dimenses verticais, defina Posicionamento da dimenso como Esquerda da vista.

8. Clique em Aplicar. Quando voc clica em Aplicar, pode aplicar dimenses a mltiplas vistas em sucesso. Avanar

Autodimensionar o desenho (continuao)


9. Selecione a vista de desenho no canto superior esquerdo da folha. 10. No PropertyManager, em Dimenses verticais, defina Posicionamento da dimenso como Direita da vista. 11. Na rea de grficos, selecione as linhas mostradas para os pontos horizontal e vertical de origem para a vista.

12. Clique em Aplicar.

13. Selecione a vista de desenho no canto inferior direito da folha. 14. Na rea de grficos, selecione as linhas mostradas para os pontos horizontal e vertical de origem para a vista.

15. Clique em Avanar

Autodimensionar o desenho (continuao)


12. Arraste as dimenses para que fiquem alinhadas, como indicado.
z

Vista frontal:

Vista superior:

Vista direita:

Avanar

Inserir um smbolo de recurso de referncia primria


As ferramentas de detalhamento permitem inserir anotaes de especificaes nos seus desenhos. 1. Clique em Recurso de referncia primria (barra de ferramentas Anotao).

2. Na rea de grficos, clique para colocar a linha de chamada na vista de desenho, como mostrado.

3. Arraste o cursor para a esquerda da vista de desenho e clique para colocar o smbolo de recurso de referncia primria, como indicado.

4. Clique em

Avanar

Inserir um smbolo de tolerncia geomtrica


Agora insira um smbolo de tolerncia geomtrica que faz referncia ao smbolo de recurso de referncia primria. 1. Clique na aresta superior, como mostrado. Quando voc seleciona a aresta previamente, o smbolo de tolerncia geomtrica colocado automaticamente.

2. Clique em Tolerncia geomtrica 3. Na caixa de dilogo: a. Selecione em Smbolo.

(barra de ferramentas Anotao).

b. Digite 0,5 para Tolerncia 1. c. Digite A para Primria. d. Clique em OK. 4. Move a o smbolo como indicado.

Avanar

Inserir uma nota


Voc pode criar uma nota e salv-la na Biblioteca de projetos para reutilizao em outros desenhos. 1. Clique em Nota (barra de ferramentas Anotao).

2. Clique no canto inferior esquerdo da folha de desenho para colocar a nota. 3. Digite NOTA. 4. Pressione Enter. 5. Digite TODOS OS CANTOS E FILETES DEVEM TER 0,05R, A MENOS QUE INDICADO DE OUTRA FORMA. 6. Clique em no PropertyManager de Nota.

Avanar

Salvar uma nota na Biblioteca de projetos


A Biblioteca de projetos fornece um local central para elementos reutilizveis, como as notas. 1. Selecione a guia Biblioteca de Projetos do Painel de Tarefas, se ela ainda no estiver visvel. O Painel de tarefas fica do lado direito da janela do SolidWorks. 2. Clique em no canto superior direito para desativar a exibio automtica. e clique na pasta annotations.

3. Expanda a Biblioteca de Projetos

4. Na rea de grficos, clique com o boto direito na anotao e selecione Adicionar biblioteca. 5. No PropertyManager, em Salvar como, digite um valor em Nome do arquivo, depois clique em .

A nota salva na Biblioteca de projetos, dentro da pasta annotations. Se voc mover o cursor sobre a nota na Biblioteca de projetos, uma visualizao exibida. 7. Selecione a guia Sheet3 no canto inferior esquerdo do desenho.

A folha de desenho contm vrias vistas de desenho. 8. Arraste a nota que voc salvou, da Biblioteca de Projetos para o canto inferior esquerdo da folha de desenho. a. Clique para colocar a anotao. b. Clique com o boto direito para aceitar a nota quando o cursor mudar para Avanar .

Inserir itens de modelo


Se voc inserir dimenses e anotaes quando cria uma pea, pode inserir automaticamente estes "itens de modelo" em todas as vistas de desenho. 1. Clique em Itens de modelo 2. No PropertyManager, em: a. Origem/destino, selecione Todo o modelo e Importar itens para todas as vistas. b. Dimenses, clique em:
z

(barra de ferramentas Anotao).

Marcado para desenho No marcado para desenho Eliminar duplicatas .

3. Clique em

4. Arraste as dimenses para que fiquem alinhadas, como indicado.

.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Avanar

para iniciar a lio Vistas de desenho de montagem.

Vistas de desenho de montagem


z

Nesta lio voc usa as seguintes ferramentas para criar um desenho de montagem: Vista explodida

Vista de detalhes Lista de materiais Bales automticos

Avanar

Criar uma vista explodida


Voc pode criar uma vista explodida em um desenho usando uma configurao explodida de uma montagem. 1. Se ele ainda no estiver aberto, clique aqui para abrir o arquivo FoodProcessor.slddrw (ou navegue at diretrio_instalao\samples\tutorial\advdrawings\FoodProcessor.slddrw). 2. Selecione a guia Sheet4 no canto inferior esquerdo do desenho. A folha de desenho est em branco. 3. Clique em Vista de modelo (barra de ferramentas Desenho).

4. No PropertyManager, clique em Procurar e abra diretrio_instalao\samples\tutorial\advdrawings\motor casing.sldasm. 5. No PropertyManager, em: a. Orientao, clique em *Isomtrica .

b. Escala, selecione Usar escala comum, depois selecione Definido pelo usurio e defina a escala como 1:4. 6. Arraste a vista para coloc-la no desenho e clique em .

Avanar

Criar uma vista de detalhe


Crie uma vista de detalhe para mostrar uma parte da vista explodida com uma escala maior. 1. Clique em Vista de detalhe (barra de ferramentas Desenho).

2. Esboce um crculo sobre a placa base e os componentes de fixao aproximadamente como mostrado.

3. No PropertyManager, em Escala, selecione Usar escala da folha. 4. Clique para colocar a vista de detalhe como indicado.

5. Clique em

A vista de detalhe torna mais fcil ver os componentes de fixao. Avanar

Inserir uma Lista de materiais


Agora, insira uma lista de materiais (BOM) para identificar com etiquetas cada pea da montagem. 1. Selecione a vista de desenho explodida. 2. Clique em Lista de materiais 3. No PropertyManager: a. Em Template de tabela, clique em Abrir template de tabela para Lista de materiais b. Abra diretrio_instalao\samples\tutorial\advdrawings\BomTemplate.sldbomtbt. Este template foi criado com colunas baseadas no modelo. c. Em Tipo de BOM, selecione Somente peas. d. Clique em . . (barra de ferramentas Tabelas).

4. Clique para colocar a BOM no canto inferior esquerdo da folha de desenho. 5. em . Lista de materiais, em Posio da tabela, clique em Inferior esquerdo , depois clique

6. Aumente o zoom como necessrio para que a BOM se encaixe no canto com o recurso de snap.

Avanar

Personalizar uma Lista de materiais


A lista de materiais tem duas colunas vazias, PRICE e COST. Use propriedades e equaes personalizadas para preencher essas colunas. 1. Selecione a coluna PRICE, movendo o cursor para acima da coluna e clicando duas vezes quando ele mudar para .

2. Na caixa de dilogo: a. Selecione Propriedade personalizada em Tipo de coluna. b. Selecione Price em Nome da propriedade. O preo de cada componente foi salvo nas peas. A coluna preenchida com os preos dos componentes. c. Clique fora da caixa de dilogo para fech-la. 3. Selecione a coluna COST. 4. Na caixa de dilogo: a. Selecione Equao em Tipo de coluna. b. Clique em Editor de equao 5. Na caixa de dilogo: a. Em Preciso, selecione 0,12. {2} exibido. Coloque o cursor aps o {2}. b. Em Colunas, selecione QTD. c. Digite * (para multiplicao). d. Em Propriedades personalizadas, selecione Price. e. Clique em . .

A equao exibida como {2}'QTD.'*`Price`. Esta equao calcula a quantidade de cada componente e o multiplica pelo preo unitrio, dando o custo total para cada componente.

Avanar

Inserir bales
Depois de inserir uma BOM, use bales para ajudar a identificar os itens individuais. Os bales podem ser inseridos manual ou automaticamente. Neste tutorial, voc os inserir automaticamente. 1. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione, primeiro a vista de detalhe, depois a vista explodida.

2. Clique em Balo automtico

(barra de ferramentas Anotao).

3. No PropertyManager, em Layout do balo, desmarque Ignorar mltiplas instncias. Desta maneira, os bales aparecero em amas as vistas de desenho. 4. Clique em .

O nmero de itens nos bales corresponde ao da BOM. Mova as vistas e bales para organiz-los como preferir.

Avanar

Exibio da estrutura e dos bales da montagem


Selecione a BOM e clique na guia de expanso , esquerda da BOM para exibir a estrutura e os bales da montagem.

Um balo indicado para cada componente da BOM que tem pelo menos um balo. Os nmeros dentro dos bales indicam o nmero de bales por componente..

Parabns! Voc concluiu esta lio.

Voltar Viso geral de desenhos avanados.

Viso geral de Animao


Voc pode usar animaes dos estudos de movimento para simular os movimentos das montagens.

Neste tutorial voc ir:


z

Configurar um estudo de movimento com animao que usa um motor para mover o modelo. Executar o estudo de movimento enquanto suprime um posicionamento. Salvar os parmetros do motor na Biblioteca de Projetos.

Avanar

Adicionar um motor ao estudo de movimento


Voc pode usar motores para mover as peas de uma montagem. Abra uma montagem e configure um estudo de movimento que inclui um motor para mover a montagem. 1. Clique aqui diretrio_instalao>\samples\handson\addmotor\4bar1.sldasm.

2. Clique na guia Estudo de movimento 1 (na parte inferior da rea de grficos). 3. Se a guia no estiver visvel, clique em Exibir, MotionManager.

4. Clique em Motor 5. No PropertyManager:


z

Clique em Motor rotativo Para Direo do motor

. , selecione a face Face<1>@Pea2-1 na rea de grficos. Clique em Direo do

motor 6. Em Movimento:
z

para definir a direo do motor de acordo com esta imagem.

Para Tipo de motor, selecione Velocidade constante. Para Motor de velocidade constante, digite 30. .

7. Clique em Avanar

Executar a animao
Defina a durao e execute a animao. 1. No MotionManager, arraste a chave de 4bar1 para 6 segundos.

2. Clique em Reproduzir do incio

(barra de ferramentas do MotionManager). Exibir configuraes

(barra transparente Exibir), desmarque Sombras no modo sombreado Avanar

ou Grficos RealView

Suprimir posicionamentos

Voc pode usar a linha de tempo do estudo de movimento e a rvore de projeto do MotionManager para suprimir posicionamentos em um estudo de movimento. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, expanda Posicionamentos . .

2. Para Concentric2, clique com o boto direito em 2 segundos e selecione Colocar chave 3. Coloque outra chave em 4 segundos para Concentric2. 4. Arraste a barra de tempo para 2 segundos.

5. Clique com o boto direito em Concentric2 na rvore de projeto do MotionManager e selecione Suprimir.

O posicionamento suprimido entre as marcas de 2 e de 4 segundos. 6. Clique em Calcular . Reproduzir do incio. Se

Depois de calcular um estudo de movimento, voc pode v-lo novamente clicando em voc modificar o estudo, clique em Avanar Calcular para ver as alteraes.

Salvar o motor na Biblioteca de Projetos.


Voc pode criar uma pasta de Biblioteca de Projetos para os elementos de estudos de movimento e salvar as configuraes do motor em outros estudos de movimento. 1. Abra a Biblioteca de Projetos e clique em Adicionar local de arquivo .

2. Crie uma pasta chamada Elementos de Estudos de Movimento, onde voc salvar os elementos de estudos de movimento, depois clique em OK. 3. Na rvore de projeto do MotionManager, clique com o boto direito em RotaryMotor1 e selecione Adicionar biblioteca. 4. Em Nome do arquivo, digite um nome fcil de lembrar, como Motor Rotatrio 30 RPM. 5. Em Pasta da Biblioteca de Projetos, selecione a pasta Elementos de Estudos de Movimento e clique em .

Quando criar outros estudos de movimento que requerem as mesmas configuraes, voc poder arrastar para eles os elementos salvos na Biblioteca de Projetos.
Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Posicionamentos de Montagem
Este tutorial demonstra como:
z

Neste tutorial voc cria uma montagem de mquina de laminao. Voc usa os posicionamentos para criar relaes geomtricas entre os componentes da montagem.

Trazer peas para uma montagem Usar estes posicionamentos de montagem:


{

Coincidente Concntrico Paralelo Distncia

Usar posicionamentos inteligentes Testar posicionamentos Editar posicionamentos

Avanar

Introduo
Esta montagem usa as seguintes peas, localizadas na pasta <diretrio_instalao>\samples\tutorial\assemblymates.

knee.sldprt

saddle.sldprt

table.sldprt

bracket.sldprt

head.sldprt

scale.sldprt

pillar.sldprt

clamp.sldprt

pin.sldprt

Avanar

Inserir a primeira pea na montagem


1. Clique aqui: knee.sldprt (ou navegue at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\assemblymates\knee.sldprt). 2. Clique em Arquivo, Criar montagem a partir da pea . Um novo documento de montagem aberto.

3. Se a origem

no estiver visvel na rea de grficos, clique em Exibir, Origens para exib-la.

4. No PropertyManager, sob Opes, selecione Visualizao de grficos. 5. Mova o cursor sobre a origem.

Ocursor muda para

, indicando a inferncia para a origem da montagem.

6. Clique para colocar o cotovelo.

montagem e os planos da pea e da montagem so alinhados. Este procedimento, embora no seja necessrio, ajuda a estabelecer uma orientao inicial para a montagem. Voc pode criar este tipo de inferncia com qualquer componente conforme voc o insere na montagem.

Avanar

Inserir a primeira pea na montagem (continuao)

A rvore de projeto do FeatureManager contm o recurso (f) knee<1>. Como o primeiro componente inserido na montagem, knee fixado (f). Ele no pode ser movido ou girado, a menos que voc o torne flutuante (no fixado). O nmero <1> indica que esta a primeira instncia de knee na montagem. A montagem tambm contm uma pasta Posicionamentos que voc incluir mais tarde. 1. Clique em Isomtrica . Esta pasta um espao reservado para os posicionamentos

(barra de ferramentas Vistas padro).

2. Clique em Exibir, Origens para remover a origem da rea de grficos. Se os planos estiverem visveis, clique em Exibir, Planos para remov-los da imagem na rea de grficos. 3. Clique em Janela, knee.sldprt e feche o documento da pea. A montagem permanece aberta.

Avanar

Incluir mais componentes na montagem


Use a ferramenta Inserir componentes para adicionar mais componentes montagem. 1. Clique em Inserir componentes (barra de ferramentas Montagem).

2. No PropertyManager, clique em para fixar o PropertyManager. Mantendo o PropertyManager visvel, voc pode inserir mais de um componente sem ter que reabri-lo. 3. Em Pea/montagem a inserir, clique em Procurar e navegue at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\assemblymates. 4. Selecione saddle.sldprt e clique em Abrir. 5. Clique na rea de grficos para colocar o componente aproximadamente como mostrado abaixo. O componente saddle.sldprt includo na montagem. Z (menos zoom) ou Shift+Z (mais zoom). 6. Repita as etapas 3 a 5 para table.sldprt. 7. Clique em .

Avanar

Incluir mais componentes na montagem (continuao)


A rvore de projeto do FeatureManager mostra informaes sobre os componentes da montagem. 1. Examine a rvore de projeto do FeatureManager. O prefixo (-) antes do nome de um componente indica que sua posio est subdefinida. Voc pode mover e girar estes componentes. 2. Clique em para expandir cada item e exibir os recursos do componente.

3. Para recolher toda a rvore de projeto do FeatureManager em uma s etapa, clique com o boto direito em Assem1 no alto da rvore e selecione Recolher itens. 4. Experimente mover e girar os componentes individuais:
z

Para mover um componente, clique em e arraste uma de suas faces. Para girar um componente, clique com o boto direito e arraste uma de suas faces. (barra de ferramenta

Mover componente ou em Girar componente Montagem) e arrastar para mover ou girar os componentes.

5. Salve a montagem como mill.sldasm. Se uma mensagem solicitar que voc reconstrua a montagem antes de sair, clique em Sim. Avanar

Posicionar o suporte e o cotovelo


Adicione posicionamentos para definir as relaes entre os componentes da montagem. 1. Clique em Posicionar (barra de ferramentas Montagem). -a com o boto do meio do mouse. Em seguida, depois de fazer a seleo, clique em Vista anterior (barra de ferramentas Vista). Outras ferramentas da barra de ferramentas Vista sero teis para as tarefas descritas neste tutorial. 2. Selecione a face superior do joelho e a face inferior do suporte para Entidades a posicionar .

A barra de ferramentas pop-up Posicionar aberta na rea de grficos. Coincidente est selecionado tanto no PropertyManager como na barra de ferramentas pop-up. exibida uma visualizao do posicionamento coincidente. 3. Para ver como voc pode inverter o alinhamento do suporte, em Posicionamentos padro, para Alinhamento do posicionamento: a. Clique em Alinhado b. Clique em Antialinhado . .

Mais detalhes sobre o alinhamento de posicionamentos Avanar

Posicionar o suporte e o cotovelo (continuao)


4. No PropertyManager, clique em para aceitar o posicionamento.

A face do joelho e a face do suporte agora esto alinhados no mesmo plano infinito. O posicionamento aparece no PropertyManager sob Posicionamentos. 5. Clique em novamente para fechar o PropertyManager.

6. Para testar o posicionamento: a. Clique em Mover componente (barra de ferramentas Montagem) e arraste o suporte.

Voc s pode arrastar de um lado para outro e para frente ou para trs, mas no para cima ou para baixo. Em algumas vistas, pode parecer que o suporte est se movendo para fora do plano coincidente, mas se voc verificar nas vistas Frontal ou Direita, poder ver que no isso no verdade.

b. Clique em Girar componente (barra de ferramentas Montagem) e arraste o suporte. Voc s pode girar o suporte dentro do plano coincidente com o joelho. 7. Clique em Avanar .

Posicionar o suporte e o cotovelo (continuao)


Adicione outro posicionamento entre o suporte e o cotovelo.

1. Clique em Posicionar

(barra de ferramentas Montagem).

2. Selecione as faces angulares correspondentes no suporte e no joelho, como mostrado.

A barra de ferramentas instantnea Posicionar aberta na rea de grficos. Coincidente est selecionado tanto no PropertyManager como na barra de ferramentas instantnea. exibida uma visualizao do posicionamento coincidente. 3. Clique em Adicionar/Concluir posicionamento (barra de ferramentas instantnea Posicionar).

As faces angulares selecionadas agora esto posicionadas.

Avanar

Posicionar a mesa e o suporte


Adicione entre a mesa e o suporte posicionamentos semelhantes aos entre o suporte e o joelho. 1. Selecione a face superior do suporte e a face inferior da mesa.

2. Aceite o posicionamento Coincidente

Voc pode aceitar um posicionamento com uma das seguintes aes:

Clique em

(PropertyManager). (barra de ferramentas

Clique em Adicionar/Concluir posicionamento instantnea Posicionar).

Clique com o boto direito quando o cursor mudar para

Avanar

Posicionar a mesa e o suporte (continuao)


3. Selecione as faces angulares correspondentes na mesa e no suporte.

pressionada a tecla Ctrl enquanto seleciona os itens.

4. Aceite o posicionamento Coincidente 5. Feche o PropertyManager. 6. Clique em Isomtrica 7. Arraste a mesa.

(barra de ferramentas Vistas padro).

A mesa e o suporte ainda no esto totalmente restringidos. Avanar

Posicionar a mesa e o suporte (continuao)


Voc poderia adicionar posicionamentos de limite, o que permitira que o suporte e a mesa se movessem, mas somente dentro de um intervalo determinado. Contudo, os posicionamentos de limite podem tornar o desempenho significativamente mais lento, portanto devem ser usados somente quando necessrio (por exemplo, para a deteco de colises). Em vez disso, adicione posicionamentos para travar o suporte e a mesa em suas posies, para impedir movimentos inesperados destes componentes enquanto voc adiciona mais componentes. Primeiro, posicione o plano direito do suporte com o plano direito da mesa. 1. Clique em Posicionar (barra de ferramentas Montagem).

Selees de posicionamento. Clique com o boto da direita na caixa de seleo e clique em Limpar selees.

2. Na rvore de projeto do FeatureManager flyout:


z

Expanda saddle e table (suporte e mesa). Selecione o seguinte para Entidades a posicionar
{

Plano direito de saddle (suporte) Plano direito de table (mesa)

3. Aceite o posicionamento Coincidente Avanar

Posicionar a mesa e o suporte (continuao)


Posicione o plano frontal do suporte com o plano frontal da montagem. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager flyout, selecione o seguinte para Entidades a posicionar a. Plano frontal da montagem mill b. Plano frontal do componente saddle (suporte) No aceite o posicionamento coincidente. Em vez disso, adicione um posicionamento de distncia. 2. No PropertyManager, em Posicionamentos padro: a. Clique em Distncia . :

b. Digite 250 para Distncia e pressione Enter. c. Para ver como voc pode inverter a direo da dimenso, selecione e depois desmarque Inverter dimenso vrias vezes. d. Posicione o suporte perto do centro do joelho.

3. Clique em

duas vezes, para aceitar o posicionamento e fechar o PropertyManager.

As posies do suporte e da mesa esto totalmente definidas. Na rvore de projeto do FeatureManager, o prefixo () no aparece mais para saddle e table. Avanar

Posicionar a mesa e o suporte (continuao)


Mude o nome dos posicionamentos para ficar mais fcil encontr-los. 1. Na rvore de projetos do FeatureManager, expanda Posicionamentos .

2. Selecione e depois clique no ltimo posicionamento Coincidente na pasta. 3. Digite para o posicionamento o novo nome Trava da mesa, depois pressione Enter. 4. Mude o nome do posicionamento de Distncia Trava do suporte. 5. Clique com o boto da direita em mill, no alto da rvore de projeto do FeatureManager e selecione Recolher itens. 6. Salve a montagem. Avanar

Usar o Windows Explorer para adicionar componentes


Outra maneira de adicionar componentes montagem arrast-los do Windows Explorer. 1. Inicie o Windows Explorer. 2. Navegue at a pasta <diretrio_instalao>\samples\tutorial\assemblymates. 3. Clique em cada item listado abaixo e arraste-o para a rea de grficos. Coloque os itens aproximadamente como mostrado.

head.sldprt bracket.sldprt

scale.sldprt

Avanar

Posicionar o brao e o suporte


Oculte a mesa para tornar mais fcil posicionar o brao e o suporte. 1. componentes . table<1> e selecione Ocultar

A mesa oculta, mas no removida da montagem. O cone na rvore de projeto do FeatureManager muda de para .

2. Clique em Posicionar

(barra de ferramentas Montagem). entre a face posterior do brao e a face frontal do suporte .

3. Adicione um posicionamento Coincidente

Avanar

Posicionar o brao e o suporte (continuao)


Defina a distncia entre o brao e o suporte. 1. Selecione a face superior do brao e a face superior do suporte.

No aceite o posicionamento coincidente. Em vez disso, adicione um posicionamento de distncia. 2. Clique em Direito (barra de ferramentas Vistas padro), depois aumente o zoom no brao.

3. Na barra de ferramentas instantnea Posicionar: a. Clique em Distncia .

b. Digite 3 para Distncia e pressione Enter. c. Clique em Inverter dimenso , se necessrio, para posicionar o brao abaixo da face do suporte.

d. Aceite o posicionamento. Avanar

Posicionar o brao e o suporte (continuao)


Adicione um terceiro posicionamento entre o brao e o suporte para definir totalmente o local do brao. 1. Clique em Isomtrica . entre o Plano direito do brao e o Plano direito do suporte.

2. Adicione um posicionamento Coincidente 3. Feche o PropertyManager.

Avanar

Posicionar a cabea do codificador

Adicione posicionamentos para posicionar a cabea do codificador no brao. 1. Clique em Posicionar . entre uma das pequenas faces inferiores da cabea e a face superior

2. Adicione um posicionamento Coincidente do brao.

Avanar

Posicionar a cabea do codificador (continuao)


Adicione um posicionamento concntrico entre um furo na parte inferior da cabea e o furo correspondente no brao. 1. Use Selecionar outra para selecionar um dos furos na parte inferior da cabea: a. Clique com o boto direito na face lateral da cabea, aproximadamente sobre o furo oculto.

b. Escolha Selecionar outra. TA face lateral est oculta de forma que voc pode ver as faces subjacentes. O ponteiro muda para . Uma caixa aberta com uma lista dos itens que estavam sob o cursor quando voc clicou com o boto direito. Pouse o cursos sobre os itens, seja na lista ou na rea de grficos, para real-los na rea de grficos. Se o cursor no estava diretamente sobre o furo oculto quando voc clicou com a direita, o furo no aparecer na lista. Entretanto, voc ainda pode realar o furo na rea de grficos. c. Clique com o boto esquerdo do mouse quando a face adequada realada.

Avanar

Posicionar a cabea do codificador (continuao)


2. Selecione o furo correspondente no brao.

3. Aceite o posicionamento Concntrico Avanar

Posicionar a cabea do codificador (continuao)


Para definir totalmente a posio da cabea, adicione um posicionamento entre a cabea e o suporte. 1. Arraste a cabea para ver se ela ainda tem um grau de liberdade. 2. Adicione um posicionamento Paralelo entre a cabea e o suporte:

a. Selecione as faces frontais da cabea e do suporte.

b. Clique em Paralelo

c. Aceite o posicionamento. 3. Clique em Avanar para fechar o PropertyManager.

Posicionar a rgua e a cabea


Posicione a rgua com a cabea do codificador. 1. Clique em Posicionar . entre a rgua e a face cilndrica do furo que atravessa a cabea no

2. Adicione um posicionamento Concntrico sentido do comprimento.

Deixe a rgua livre para se mover para a frente e para trs.

3. Clique em

para fechar o PropertyManager.

4. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito em table<1> e selecione Exibir componentes . 5. Salve a montagem.

Avanar

Usar posicionamentos inteligentes


Com os Posicionamentos inteligentes voc pode criar relaes de posicionamento automaticamente pela inferncia da geometria dos componentes existentes conforme voc arrasta novos componentes para inserir na montagem. Voc agora vai criar automaticamente um posicionamento concntrico e outro coincidente. 1. Clique em Arquivo, Abrir e abra o arquivo pillar.sldprt. 2. Organize as janelas lado a lado para poder ver as janelas da pea e da montagem. 3. Na janela da montagem, altere a vista para Isomtrica .

4. Aumente o zoom no furo perto da extremidade direita da mesa.

Avanar

Usar posicionamentos inteligentes (continuao)


Agora, arraste a coluna para a montagem. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager do documento da coluna, selecione Extruso2, o recurso com a face cilndrica que voc quer posicionar. 2. Arraste o nome do recurso para dentro do documento da montagem e sobre o furo. O ponteiro muda para . Este cursor indica que se a coluna for solta neste local, o resultado ser um posicionamento concntrico e outro coincidente. Uma visualizao faz snap no local adequado.

3. Pressione Tab vrias vezes para ver como voc pode alternar o alinhamento (alinhado/antialinhado).

4. Solte a coluna. 5. Repita as etapas 1 a 4 para adicionar uma coluna no furo e outra no final ta mesa.

6. Feche pillar.sldprt e maximize a janela da montagem. Avanar

Usar o File Explorer para adicionar componentes


Outra maneira de adicionar componentes montagem arrast-los do File Explorer no Painel de tarefas. 1. Clique em Isomtrica . no Painel de tarefas.

2. Clique na guia File Explorer 3. Clique em

na barra de ttulo para fixar o File Explorer (mant-lo visvel).

4. Navegue at a pasta <diretrio_instalao>\samples\tutorial\assemblymates. 5. Clique em cada item listado abaixo e arraste-o para a rea de grficos. Coloque os itens aproximadamente como

mostrado.
z

clamp.sldprt pin.sldprt

6. Clique em Avanar

para desprender o File Explorer, depois feche-o clicando em qualquer local na rea de grficos.

Posicionar o grampo, o pino e a coluna


Antes de adicionar os posicionamentos, arraste os componentes para aproximadamente seus locais e orientaes adequados. Isso d ao aplicativo solucionador de posicionamentos uma chance maior de fazer o snap dos componentes nos locais esperados. 1. Verifique as vistas Frontal, Superior e Direita e arraste o grampo e o pino aproximadamente para a posio mostrada.

Frontal

Superior

Direito

2. Clique em Isomtrica

, ento aumente o zoom no canto frontal direito da mesa.

Avanar

Posicionar o grampo, o pino e a coluna (continuao)


Gire o pino para que ele fique vertical. 1. Clique com o boto direito no pino e selecione Mover com trade.

2. Clique com o boto da direita na esfera central da trade e selecione Exibir caixa de rotao delta XYZ. 3. Na caixa: a. Digite 90 para DeltaX. b. Clique em OK trs vezes, para que o pino fique na vertical.

4. Clique em qualquer lugar na rea de grficos para fechar a caixa. Avanar

Posicionar o grampo, o pino e a coluna (continuao)


Adicione os posicionamentos. 1. Adicione um posicionamento Concntrico entre o grampo e a coluna.

2. Adicione um posicionamento Concntrico

entre o pino e o grampo.

Avanar

Posicionar a rgua e o pino


1. Adicione um posicionamento Concntrico entre a rgua e o pino. Inverta o alinhamento (alinhado/antialinhado) se necessrio para orientar o pino corretamente.

Como a rgua j est restrita para ser concntrica com a cabea, o pino e o grampo podem se mover dentro de seus graus de liberdade para a posio mostrada. 2. Adicione um posicionamento Coincidente entre :
z

A face plana na extremidade da escala A face plana no pino

3. Feche o PropertyManager.

Avanar

Copiar componentes
esquerda da mesa, crie cpias do grampo e do pino. 1. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e arraste clamp<1> na rvore de projeto do FeatureManager para a rea de grficos. Outro grampo aparece na rea de grficos, e clamp<2> aparece na rvore de projetos do FeatureManager. A notao <2> indica a segunda instncia desta pea na montagem.

2. Repita a etapa 1 para criar uma cpia de pin<1>.

Avanar

Copiar componentes (continuao)


Gire o grampo para reposicionar as hastes. 1. Clique com o boto direito no grampo e selecione Mover com trade.

2. Na caixa: a. Digite 90 para DeltaX. b. Clique em OK trs vezes para que as hastes do grampo fiquem posicionadas como mostrado.

3. Clique em qualquer lugar na rea de grficos para fechar a caixa. Avanar

Copiar componentes (continuao)


1. Adicione um posicionamento Concntrico entre o grampo e a coluna.

2. Adicione um posicionamento Concntrico

entre o pino e o grampo.

Avanar

Copiar componentes (continuao)


3. Adicione um posicionamento Concntrico entre a rgua e o pino.

tornaria o local dos componentes sobredefinido. 4. Clique em Isomtrica 5. Salve a montagem. .

Avanar

Revisar os posicionamentos
Voc pode usar a rvore de projetos do FeatureManager para revisar os posicionamentos que adicionou. 1. Na base na rvore de projetos do FeatureManager, expanda Posicionamentos .

Cada posicionamento identificado pelo tipo, nmero da instncia e os nomes dos componentes.

em uma ordem diferente, os nomes dos posicionamentos na sua montagem podem ser diferentes dos mostrados aqui. 2. Clique em qualquer posicionamento na rvore de projetos do FeatureManager para ver os componentes relevantes realados na rea de grficos.

Avanar

Revisar os posicionamentos (continuao)


Voc pode tambm revisar os posicionamentos de um nico componente.

1. Expanda pillar<1> na rvore de projeto do FeatureManager.

pillar<1> so listados na pasta Posicionamentos em mill

2. Clique com o boto da direita no cone da montagem, no alto da rvore de projetos do FeatureManager e selecione Exibio em rvore, Exibir posicionamentos e dependncias. Os posicionamentos que envolvem pillar<1> so exibidos. Os recursos usados para criar a coluna so listados na pasta Recursos .

Exibir posicionamentos e dependncias til se voc quiser se concentrar na hierarquia ou estrutura da montagem em vez de nos esboos e recursos. Avanar

Editar um posicionamento
Altere o posicionamento Coincidente entre scale<1> e pin<1> para um posicionamento Distncia. Primeiro, use Exibir posicionamentos para encontrar o posicionamento. 1. Clique com o boto direito em scale<1> na rvore de projeto do FeatureManager e selecione Exibir posicionamentos . A caixa de dilogo Exibir posicionamentos aberta contendo uma lista de todos os posicionamentos que envolvem scale<1>. Esto na lista dois posicionamentos entre scale<1> e pin<1>, um Concntrico e um Coincidente.

O cone

indica os posicionamentos que esto no caminho para o cho. Esses posicionamentos mantm a

pea em posio em relao origem da montagem. Eles ficam no incio da lista, com uma barra horizontal separando-os dos outros posicionamentos. 3. Selecione o posicionamento Coincidente. O posicionamento realado na rea de grficos. 4. Clique em Zoom na seleo (barra de ferramentas Exibir).

Avanar

Editar um posicionamento (continuao)


5. Na caixa de dilogo Exibir posicionamentos, clique com o boto direito no posicionamento Coincidente e selecione Editar recurso . 6. No PropertyManager, em Posicionamentos padro: a. Clique em Distncia .

b. Digite 5 para Distncia e pressione Enter. c. Marque ou desmarque Inverter dimenso, como necessrio para posicionar a rgua como mostrado.

7. Clique duas vezes em

8. Feche a caixa de dilogo Exibir posicionamentos. Avanar

Verificar a montagem
Verifique a montagem para certificar-se de que adicionou todos os posicionamentos necessrios. 1. Clique em Isomtrica .

2. Clique com o boto da direita em mill, no alto da rvore de projeto do FeatureManager e selecione Recolher itens. 3. Clique em Reconstruir (barra de ferramentas Padro).

4. Examine os componentes na rvore de projeto do FeatureManager. Os prefixos indicam o estado dos locais dos componentes: Prefixo Componente Estado (f) knee<1> fixo (-) scale<1> subdefinido pillar<1> pillar<2> nenhum todos os totalmente outros definido componentes Os componentes subdefinidos ainda tm um grau de liberdade de rotao. Suas posies de rotao no so relevantes para a inteno do projeto desta montagem, portanto no necessrio restringi-los totalmente. Avanar

Verificar a montagem (continuao)


Suprima os posicionamentos Trava da mesa e Trava do suporte para poder ver como os componentes da montagem se movem em relao uns aos outros. 1. Expanda Posicionamentos , mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione Trava da mesa e Trava do suporte. .

2. Clique com o boto direito e selecione Suprimir

A tabela e o suporte agora esto livres para mover-se. 3. Selecione e arraste uma face da mesa. A mesa e o suporte se movem. Todos os relacionamentos de posicionamento (exceto os dois que voc suprimiu) so mantidos. 4. Mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione novamente Trava da mesa e Trava do suporte. 5. Clique com o boto direito e selecione Cancelar supresso A mesa e o suporte voltam a suas posies travadas. 6. Salve a montagem. .

Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Blocos
possvel criar blocos de uma ou vrias entidades de esboo. Com os blocos, voc pode rapidamente desenvolver modelos conceituais de mecanismos ou articulaes. Estes modelos incluem diversas peas que rodam, deslizam ou giram. A vantagem de modelar mecanismos com esboos de layout a velocidade e a flexibilidade com que os projetistas podem experimentar variaes do projeto. Os blocos permitem:
z

Criar esboos de layout usando um mnimo de dimenses e relaes. Congelar um subconjunto de entidades em um esboo para manipular como uma nica entidade. Gerenciar esboos complexos. Editar todas as instncias de blocos simultaneamente. Criar componentes de montagem a partir de esboos de layout.

Os blocos so estudados em duas lies: Tempo Tutorial Articulao de quatro barras. Lio bsica sobre blocos com movimento de rotao. Guindaste. Lio avanada com movimentos de rotao e deslizamento. Esta lio aborda muitas das funes disponveis com blocos e mostra como converter blocos selecionados em componentes de montagem.

Avanar

para iniciar a lio com a articulao de quadro barras

Criar o esboo da articulao


1. Abra uma nova pea e selecione o plano Frontal. 2. Clique em Linha (barra de ferramentas Esboo) e esboce uma linha horizontal coincidente com a origem. (barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e dimensione a linha com o

3. Clique em Dimenso inteligente valor 76.

Embora as dimenses no sejam necessrias neste esboo de layout, voc inclui uma dimenso como referncia de proporo para o resto do esboo. Assim, voc pode inserir no esboo outro bloco de um tamanho compatvel. Mais tarde, quando voc criar o guindaste, aprender como determinar a escala dos blocos. 4. Clique em Linha (barra de ferramentas Esboo) e, usando as inferncias enquanto esboa, adicione trs

entidades de esboo no paralelas e no perpendiculares.

Conforme voc arrasta o cursor, o comprimento da linha atualizado dinamicamente.

5. Pressione Esc para desativar a ferramenta e clique na rea de grficos para desfazer a seleo. Avanar

Criar blocos
1. Clique em Criar bloco (barra de ferramentas Blocos). .

2. Selecione a linha horizontal para Entidades de bloco e, no PropertyManager, clique em 3. Clique na rea de grficos para desfazer a seleo. Voc criou um bloco. Observe que:
z

Bloco1-1 exibido na rvore de projeto do FeatureManager, abaixo de Esboo1. A geometria do bloco na rea de grficos exibida em cinza.

4. Repita as etapas 1 a 3 com cada entidade de linha.

5. Clique em Reconstruir
z

(barra de ferramentas Padro). Bloco4-1, so includos na rvore de projeto do

Quatro blocos, identificados como Bloco1-1 at FeatureManager abaixo de Esboo1.

A geometria de todos os blocos na rea de grficos exibida em cinza.

Por que eu criei cada entidade como um bloco separado? Avanar

Adicionar relaes
1. Clique com o boto direito em Esboo1 e selecione Editar esboo 2. Clique em Adicionar relao . (barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

3. Na rea de grficos, selecione o ponto inferior esquerdo.

4. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Fixa 5. Na rea de grficos, selecione a linha horizontal.

6. No PropertyManager, em Adicionar relaes, clique em Horizontal

, depois clique em

Por que eu adicionei estas relaes? Avanar

Testar a articulao
1. Clique na rea de grficos para desfazer a seleo. 2. Selecione o ponto final direita e arraste a articulao de quatro barras.

Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Avanar

para comear o tutorial do guindaste

Criar blocos - base


Desenhe a base do guindaste e crie um bloco. 1. Abra uma nova pea e crie um esboo no Plano frontal. 2. Clique em Linha (barra de ferramentas Esboo) e, usando a inferncia e coincidente com a origem, esboce a figura abaixo para criar as relaes.

3. Clique em Dimenso inteligente definir totalmente o esboo e ento clique em .

4. Clique em Criar bloco

(barra de ferramentas Blocos).

5. Selecione as entidades do esboo para Entidades de bloco. 6. Clique em A base do guindaste listada como Avanar Bloco1-1 na rvore de projeto do FeatureManager.

Editar blocos
Edite o bloco para incluir nele novas entidades de esboo. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em bloco. Bloco1-1 e selecione Editar

2. Clique em Ponto

(barra de ferramentas Esboo), esboce e dimensione dois pontos, depois clique em

3. Clique no canto de confirmao do bloco Isso adiciona os pontos no 4. Clique em Adicionar relaes Bloco1-1.

para fechar o bloco.

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

5. Na rea de grficos, escolha o ponto inferior esquerdo para Entidades selecionadas.

6. No PropertyManager, em Adicionar relaes, selecione Fixa

. ,

7. Na rea de grficos, escolha a linha base horizontal para Entidades selecionadas, selecione Horizontal depois clique em Avanar .

Inserir o brao superior


Insira o bloco do brao superior. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Esboo1. 2. Clique em Inserir bloco (barra de ferramentas Blocos).

3. No PropertyManager, em Blocos a inserir: a. Clique em Procurar, v at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\blocks. b. Selecione upper_arm.sldblk e clique em Abrir. 4. Clique para colocar o bloco na rea de grficos, depois clique em .

para inserir uma nica instncia do bloco. Voc pode deixar o brao superior em qualquer lugar na rea de grficos e posicion-lo mais tarde. Avanar

Mover e renomear blocos


Mova e mude o nome dos blocos. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Bloco1-1, selecione Propriedades,

digite Base do guindaste em Nome, depois clique em OK. 2. Repita para o Bloco2-1, mas digite Brao superior em Nome. -1 adicionado aos dois blocos para indicar que eles so a primeira instncia de cada um em Esboo1. 3. Com Brao superior selecionado, arraste o bloco at uma distncia de Base do guindaste aproximadamente como indicado abaixo.

restrito. Se o momento do bloco estiver restrito, isso significa que existe uma relao por inferncia entre Base do guindaste e Brao superior. Exclua todas as relaes exceto Fixo e Horizontal, aplicadas anteriormente.

Avanar

Salvar blocos e vincular arquivos


Salve Base do guindaste-1 e Brao superior-1 como blocos. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Base do guindaste-1 e selecione Salvar bloco. 2. Na caixa de dilogo Salvar como, digite base_guindaste (a extenso .sldblk adicionada). 3. Na rea de grficos, selecione qualquer entidade de esboo em Brao superior-1. 4. No PropertyManager, em Definio, selecione Vincular ao arquivo e clique em Vincular ao arquivo, as alteraes feitas no arquivo original so propagadas para todas as instncias do bloco ou bloco aninhado. Quando o bloco vinculado a um arquivo, voc no pode edit-lo no documento atual. 5. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Brao superior-1. 6. Clique em Salvar bloco 7. Clique em Salvar Avanar (barra de ferramentas Blocos) e salve como brao_superior.sldblk.

(barra de ferramentas Padro) e salve como meuguindaste.sldprt.

Inserir o brao central


Insira e aplique uma escala ao brao central.

1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Esboo1. 2. Clique em Inserir bloco (barra de ferramentas Blocos).

3. No PropertyManager, em Blocos a inserir: a. Clique em Procurar, v at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\blocks, selecione central_arm.sldblk e clique em Abrir. b. Sob Parmetros, digite 6 em Escala.

4. Clique para colocar o bloco na rea de grficos, depois clique em

5. Salve o modelo. Avanar

Conectar o brao e a base


Conecte a base ao brao central usando relaes. Isso permite que o brao rode. 1. e ento clique em . Brao central-1, arraste o bloco adjacente para o ponto esquerdo na base

2. Clique em Zoom na rea inferior do brao central.

(barra de ferramentas Vista) e aplique o zoom na parte superior da base e na parte

3. Clique em Adicionar relaes

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

4. Selecione o ponto na base e o ponto central do arco para Entidades selecionadas.

Zoom na rea 5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, selecione Coincidente e clique em

para ampliar a imagem. .

Avanar

Conectar os braos
Conecte o brao central ao brao superior. 1. No modo Editar esboo, selecione qualquer entidade de esboo em Brao superior-1, arraste o bloco para perto de Brao central-1 e clique em .

2. Clique em Zoom na rea (barra de ferramentas Vista), aplique o zoom na parte superior do Brao central-1 e no ponto em Brao superior-1. 3. Pressione Esc para desativar a ferramenta de vista, selecione o ponto em Brao superior-1 e arraste-o at que ele fique coincidente com o centro do arco do Brao central-1.

4. Salve o modelo.

Avanar

Testar os braos
Teste o movimento dos blocos movendo os braos. O guindaste deve se parecer com o seguinte:

1. Com o modelo no modo Editar esboo e nenhum dos blocos abaixo selecionados, escolha uma entidade no brao superior e gire os braos do guindaste arrastando-a.

2. Salve o modelo. Avanar

Inserir o cilindro e o pisto


Adicione um cilindro e um pisto entre os braos central e superior. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Esboo1. 2. Clique em Inserir bloco (barra de ferramentas Blocos).

3. No PropertyManager, emBlocos a inserir, clique em Procurar. a. V para <diretrio_instalao>\samples\tutorial\blocks b. Selecione cylinder.sldblk e clique em Abrir. c. Sob Parmetros, digite 6 em Escala. 4. Clique para colocar o bloco na rea de grficos, depois clique em .

5. Repita as etapas 2 a 4 para adicionar piston.sldblk. Parmetros, altere o ngulo para Rotao do bloco e clique em .

Avanar

Conectar o cilindro e o pisto


Conecte o cilindro e o pisto para criar um mecanismo de pisto. 1. Edite o esboo arrastando o pisto de forma que ele se ajuste ao cilindro, clique em grficos para desfazer a seleo. e ento clique na rea de

2. Clique em Adicionar relaes

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes).

3. Clique em Zoom na rea

(barra de ferramentas Vista).

4. Na rea de grficos, aplique zoom na parte superior do pisto:


z

Pressione Esc para desativar a ferramenta de zoom e selecione a linha de construo no alto do pisto para Entidades selecionadas.

Diminua e aumente o zoom na base do cilindro. Pressione Esc, depois selecione a linha de construo para Entidades selecionadas.

Zoom na rea e algumas das outras ferramentas da barra de ferramentas Vista. Para desativar uma ferramenta, pressione Esc ou Enter, ou selecione outra ferramenta. 5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, selecione Colinear 6. Clique em Zoom para ajustar desfazer a seleo. Avanar e clique em .

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e clique na rea de grficos para

Criar um bloco aninhado


Voc pode criar blocos aninhados criando e salvando um bloco que inclui mltiplos blocos. Use blocos aninhados para:
z

Inserir um nico bloco em vez de vrios. Editar vrios blocos simultaneamente. Diminuir a lista de blocos exibidos na rvore de projetos do FeatureManager. Gerenciar o fator de escala.

1. Na rvore de projeto do FeatureManager, pressione Ctrl e selecione cylinder-1 e piston-1. 2. Clique com o boto da direita e selecione Criar bloco. No PropertyManager, cylinder-1 e piston-1 esto listados como Entidades de bloco. 3. Clique e, na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Block2-1 e selecione Salvar bloco. 4. Na caixa de dilogo Salvar como, digite mecanismo_pisto (a extenso .sldblk adicionada).

5. Clique em Reconstruir

(barra de ferramentas Padro).

6. Clique com o boto da direita em Bloco2-1, selecione Propriedades e digite Mecanismo de pisto em Nome. Mecanismo de pisto-1 adicionado rvore de projeto do FeatureManager. 7. Salve o modelo. Avanar

Definir a escala e vincular a um arquivo


Defina a escala do mecanismo de pisto e vincule-o ao arquivo .sldblk. 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, selecione Mecanismo de pisto-1. 2. Na rea de grficos, arraste o mecanismo de pisto para que fique adjacente ao brao central. Mecanismo de pisto-1 muito pequeno em relao ao resto do modelo e precisa ser escalado.

3. No PropertyManager: a. Em Definio, selecione Vincular a arquivo. b. Clique em Procurar, selecione mecanismo_pisto.sldblk e clique em Abrir. como 1.4.

c. Sob Parmetros, defina Escala d. Clique em Avanar .

Inserir um segundo mecanismo de pisto


Insira outra instncia do bloco aninhado. Como Mecanismo de pisto foi vinculado a um arquivo durante a edio da escala, o bloco que voc inserir ser dimensionado corretamente. 1. Clique em Inserir bloco (barra de ferramentas Blocos).

2. No PropertyManager, em Blocos abertos, selecione Mecanismo de pisto. 3. Na rea de grficos, clique para colocar o bloco direita do brao central, depois clique em .

Uma segunda instncia do bloco aninhado, FeatureManager.

Mecanismo de pisto-1, adicionado rvore de projeto do

4. Salve o modelo. Avanar

Explodir blocos
Blocos aninhados impedem o movimento entre os conjuntos de blocos abaixo do nvel superior. Explodir desfaz os blocos de qualquer entidade de esboo. Para permitir o movimento entre o cilindro e o pisto, exploda o bloco aninhado.
z

Os blocos que compunham o bloco aninhado continuam sendo blocos. As relaes que voc criou entre as entidades do esboo permanecem intactas.

Por que eu aninhei o bloco e depois o explod? 1. Expanda Mecanismo de pisto-1, selecione Piston-1 e arraste o bloco. O bloco aninhado se move, mas o pisto no desliza no cilindro. 2. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto da direita em Mecanismo de pisto-1 e selecione Explodir bloco. Mecanismo de pisto-1 > removido e Piston-1 3. Repita com Mecanismo de pisto-2 >. e Cylinder-1 so exibidos.

4. Selecione um pisto e arraste-o para verificar se ele desliza no cilindro e se a relao colinear est intacta. 5. Clique em Reconstruir (barra de ferramentas Padro).

aninhado. Avanar

Vincular os mecanismos de pisto


Vincule o primeiro pisto e cilindro entre os braos. Os mecanismos de pisto no so mais blocos aninhados. Cada par de pisto e cilindro um bloco separado com uma

relao. 1. Arraste Piston-1para que fique adjacente ao Brao superior-1 e clique na rea de grficos para desfazer a seleo.

2. Clique em Adicionar relaes 3. Clique em Zoom na rea

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes). (barra de ferramentas Vista) e aumente o zoom nem Piston-1.

4. Desative a ferramenta de vista e selecione os centros dos arcos para Entidades selecionadas.

Avanar

Vincular os mecanismos de pisto (continuao)


5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, selecione Coincidente 6. Clique em Zoom para ajustar Cylinder-1. , depois clique em .

(barra de ferramentas Vista), desative a ferramenta de vista e arraste

Posicione o cilindro adjacente a Brao_Central-1 e clique na rea de grficos para desfazer a seleo.

7. Clique em Zoom na rea (barra de ferramentas Vista) e aumente o zoom na seo inferior de Cylinder-1 e no lado esquerdo de Brao_Central-1.

8. Clique em Adicionar relaes

(barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e repita as etapas 3 e 4.

Avanar

Vincular os mecanismos de pisto (continuao)


Vincule o segundo pisto ao brao central e o cilindro base. 1. Clique em Zoom para ajustar (barra de ferramentas Vista).

2. Arraste Piston-2 para que fique adjacente a Brao_Central-1 e clique na rea de grficos para desfazer a seleo.

3. Clique em Zoom na rea 4. Clique em Adicionar relaes para Entidades selecionadas.

(barra de ferramentas Vista) e aumente o zoom nem Piston-2. (barra de ferramentas Dimenses/Relaes) e selecione os centros dos arcos

Avanar

Vincular os mecanismos de pisto-4

5. No PropertyManager, em Adicionar relaes, selecione Coincidente

6. Role para a parte inferior do cilindro, arraste o cursor por cima dele e, quando uma entidade de esboo for realada, clique com o boto da direita e escolha Selecionar outra. 7. Arraste o cursor para baixo na lista at que o centro do arco no cilindro seja realado na rea de grficos, ento clique para selecion-lo. 8. Selecione o ponto na base, adicione uma relao Coincidente e clique em .

9. Clique em Zoom para ajustar (barra de ferramentas Vista), selecione qualquer entidade de esboo no brao superior, depois mova o brao para cima e para baixo e pra frente e para trs.

10. Feche o esboo e salve a pea. Avanar

Editar blocos salvos e vinculados


Edite Brao superior para atualizar o bloco no documento de pea. 1. Clique em Abrir (barra de ferramentas Padro), navegue at <diretrio_instalao>\samples\tutorial\blocks.

2. Em Arquivos do tipo, selecione Todos os arquivos (*.*): a. Selecione brao_superior.sldblk b. Clique em Abrir. Um novo documento aberto.

documento. 3. Na rvore de projeto do FeatureManager: a. Expanda Esboo1. b. Clique com o boto da direita em Brao superior e selecione Editar bloco. 4. Clique em Zoom para ajustar 5. Clique em Zoom na rea (barra de ferramentas Vista). (barra de ferramentas Vista) e aumente o zoom no canto filetado.

6. Pressione Esc e selecione o arco. 7. No PropertyManager, em Parmetros, digite 40 para Raio Avanar e depois clique em .

Editar blocos salvos e vinculados (continuao)


1. Aumente o zoom na rea e clique duas vezes no arco abaixo do definido com um raio de 40.

2. No PropertyManager, em Parmetros, digite 40 para Raio

e depois clique em

. .

3. Clique duas vezes em um dos arcos de 20 mm, altere o raio para 40 mm e depois clique em

4. Repita a etapa 3 com o segundo arco.

5. Clique no canto de confirmao do bloco 6. Clique em Zoom para ajustar

para fechar o bloco.

(barra de ferramentas Exibir).

7. Na rvore de projeto do FeatureManager: a. Clique com o boto da direita em brao_superior-1 e selecione Salvar bloco. b. Clique em Salvar e em Sim quando perguntado se quer substituir o bloco existente. 8. Salve a pea e abra meuguindaste.sldprt. Brao superior inclui as alteraes que voc fez em brao_superior.sldblk.

Voc pode tambm editar um documento de bloco, voltar ao esboo de layout e incluir o bloco que foi vinculado ao arquivo, ento selecionar Vincular a arquivo depois de editar o documento de bloco.
Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Tutorial do SolidWorks FloXpress


O modelo de vlvula de esfera deste tutorial usado para apresentar os seguintes tpicos:
z

Iniciar o SolidWorks FloXpress Preparar a geometria para os clculos Definir as condies de limite Exibir os resultados Documentar seus projetos

Para poder repetir este tutorial com os arquivos originais, crie uma cpia backup dos arquivos originais em outro local. Clique aqui: ball_valve.sldasm, (ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosfloxpress\ ball valve\ball_valve.sldasm).

Avanar

Alterar aparncias
1. Na rvore de projeto do FeatureManager, pressione Ctrl e selecione Lid1 e Lid2. 2. Clique na guia Aparncias/Cenas . e navegue at Plstico, Plstico

3. No Gerenciador de tarefas Aparncias/Cenas, expanda Aparncias transparente, Plstico translcido .

4. Clique duas vezes em Plstico translcido

para aplicar a aparncia s entidades selecionadas previamente.

5. Na rvore de projeto do FeatureManager, pressione Ctrl e selecione Side<1>, Side<2> e Ball<1>. 6. Repita as etapas 2 e 3, e navegue at Plstico, Brilho mdio, Plstico de brilho mdio vermelho 7. Pressione Alt e clique duas vezes em Plstico de brilho mdio vermelho . . .

8. No PropertyManager de Aparncias, em Aparncia, defina Transparncia como 0,80 e clique em

9. Na rvore de projeto do FeatureManager expanda Lid1, clique com o boto direito em Origem e selecione Ocultar. 10. Repita para Lid2. 11. Alterne para uma vista isomtrica.

Avanar

Bem-vindo ao SolidWorks FloXpress


1. Clique em Ferramentas, FloXpress. 2. Leia o texto de boas-vindas e clique em Avanar .

Verificar a geometria
z

No PropertyManager de Verificar geometria: Uma mensagem confirma que voc criou as tampas corretamente. Se houver problemas de geometria, voc precisa refazer as tampas. .

1. Em Volume de fluido, clique em Exibir volume de fluido

Use Exibir volume de fluido para assegurar-se de que o volume do fluido est especificado corretamente. Se as aberturas foram fechadas adequadamente pelas tampas, mas houver alguns pequenos espaos internos no modelo, o SolidWorks FloXpress ainda validar a geometria. Contudo, se existirem espaos internos, voc s poder analisar o fluxo no pequeno volume interno.

2. Se necessrio, clique em Zoom para ajustar Exibir).

e em Sombreado com arestas

(barra de ferramentas

est pronto para a anlise de fluxo. 3. Clique em Menor passagem de fluido e digite 9,3.

Se o fluido passar por uma folga menor do que o valor predeterminado de Menor passagem de fluido, defina Menor passagem de fluidocom o valor da largura da folga. Menor passagem de fluido definidas como predeterminadas no SolidWorks. Se o seu aplicativo SolidWorks est definido para unidades que no mm, especifique mm quando digitar 9,3. 4. Clique em Avanar

Definir o fluido do projeto


1. Selecione gua em Fluidos. variedade de gases, lquidos, lquidos compressveis, lquidos no Newtonianos, gases reais e vapor, assim como a capacidade de criar fluidos personalizados. 2. Clique em Avanar .

Condio de limitao de entrada


Condies de limite s podem ser definidas para uma face que permite ao fluido entrar no modelo (entrada) e outra face que permite ao fluido sair do modelo (sada). Voc no pode aplicar cada condio de limite (entrada e sada) a mltiplas faces. 1. Em Entrada, clique em Taxa de fluxo de massa .

2. Clique com o boto direito na entrada e selecione Selecionar outra.

3. Nas caixa de dilogo Selecionar outra, selecione Face@[Lid1<1>] para Face onde aplicar Entrada

4. Defina a Taxa de fluxo de massa

como 0,5 kg/s.

unidades dos sistemas SI ou IPS para todos os outros parmetros. 5. Clique em Avanar Avanar .

Condio de limitao de sada


1. Clique com o boto direito na sada e selecione Selecionar outra.

2. Na caixa de dilogo Selecionar outra, selecione Face@[Lid2<1>] para Face onde aplicar Sada

Taxa de volume de fluxo como condio de limite de sada quando se seleciona Taxa de fluxo de massa como condio de limite de entrada. 3. Aceite o valor predeterminado para Presso ambiente 4. Clique em Avanar . .

Clculo
1. Clique em Resolver . 2. Se a caixa de dilogo Salvar como for aberta, clique em OK para salvar os componentes virtuais internamente. Quando os clculos terminarem, o SolidWorks FloXpress muda para Exibir os resultados. O tempo necessrio para os clculos e a qualidade das solues depende das configuraes da resoluo geral e da malha local. Avanar

Exibir os resultados: Trajetrias

O SolidWorks FloXpress usa Trajetrias para exibir os resultados mostrando o fluxo. As cores representam alteraes d velocidade ao longo das trajetrias. Com base nos dados que voc inserir, as cores mostram qualquer alterao de parmetro ao longo das trajetrias.

O SolidWorks Flow Simulation inclui diversas ferramentas para visualizao dos resultados. Por exemplo, voc pode exportar dados numricos para o Microsoft Excel, visualizar a malha e exibir plotagens de isosurfaces, cortes e superfcies para qualquer parmetro. 1. Em Relatrio, clique em Salvar imagem 2. Clique em Esferas Animar .

Trajetrias de fluxo 3. Pressione Parar .

4. Navegue at o diretrio do seu projeto e expanda a pasta fxp1 para ver:


z

Os arquivos com os resultados dos clculos. Voc pode carregar o projeto SolidWorks FloXpress e os resultados dos clculos usando o SolidWorks Flow Simulation.

Uma imagem capturada da anlise, FloXpress_snap1.jpg, que foi criada quando voc clicou em Salvar imagem.

Avanar

Exibir o relatrio final


Se voc tem o Microsoft Word 2000, 2002 (XP), 2003 ou 2007 instalado no seu computador, quando voc clica em Gerar relatrio
z

, o SolidWorks FloXpress inicia este aplicativo e cria um relatrio que contm:

Informaes sobre o arquivo do projeto O valor da menor passagem de fluxo (se especificado manualmente) Todas as informaes sobre as condies de limite de entrada e sada O valor da velocidade mxima As imagens salvas (se houver)

O SolidWorks Flow Simulation pode fornecer dados numricos para qualquer parmetro, no apenas para velocidade.
Se voc no tem nenhuma das verses do Microsoft Word com suporte instalada, um arquivo de relatrio *.txt gerado, contendo as informaes em texto sobre o projeto. Clique em

Parabns!Voc concluiu este tutorial.

Tutorial do SolidWorks Motion


O SolidWorks Motion usa a modelagem cinemtica completa para calcular o movimento de componentes. Voc pode usar o SolidWorks Motion para analisar as foras no modelo, incluindo molas, amortecedores, motores e atritos.

Neste tutorial voc aprende como:


z

Executar um estudo do SolidWorks Motion de um modelo que contm uma mola e um motor. Plotar os resultados. Duplicar o estudo de movimento com parmetros diferentes para a simulao. Usar os resultados pare refazer o projeto do modelo.

Voc precisa ter o SolidWorks Motion (disponvel no SolidWorks Premium) para executar este tutorial. Avanar

Abertura do modelo e do estudo de movimento


1. Clique em Ferramentas, Suplementos. 2. Selecione SolidWorks Motion e clique em OK. 3. Clique aqui diretrio_instalao>\samples\tutorial\MotionStudies\Valve_Cam.sldasm.

Duas guias aparecem na regio inferior esquerda da rea de grficos. A guia intitulada 1200 contm o estudo de movimento para este tutorial. A partir da guia do estudo de movimento voc pode executar o estudo, duplic-lo ou criar um novo estudo. Se a guia 1200 no estiver visvel, clique em Exibir, MotionManager. 4. Selecione a guia 1200. O MotionManager aberto abaixo da rea de grficos. 5. Selecione Anlise de movimento na lista Tipo de estudo.

Avanar

Clculo do movimento
Voc pode calcular o movimento em uma montagem de acordo com o tipo de estudo que selecionou. Clique em Calcular Avanar

Exibir as faces em contato


Depois de calcular o movimento, voc pode plotar os resultados. Antes de fazer isso, voc pode girar o modelo para exibir os pontos de contato. Isso facilita a seleo das faces de contato para plotar as foras entre elas. 1. Clique em Girar vista contato. e gire o modelo para exibir as faces do eixo de transmisso e do oscilador que esto em

2. Clique em Girar vista

novamente para interromper a rotao do modelo.

Avanar

Plotagem do estudo de movimento de foras de contato

Voc pode selecionar pontos de contato no modelo e plotar vrios resultados do movimento simulado. Neste tutorial voc plota as foras de contato entre o eixo de came e o eixo oscilante|. 1. Clique em Resultados e plotagens O PropertyManager de Resultados exibido. 2. No PropertyManager de Resultados, selecione: a. Foras em Categoria. b. Fora de contato em Subcategoria. c. Magnitude em Componente de resultado. 3. Selecione os componentes em contato: a. Clique no campo Seleo de componentes Resultados):

b. Selecione a face do eixo oscilante e a face do eixo de came onde eles esto em contato (na rea de grficos).

4. Clique em

Uma plotagem exibida na rea de grficos e a pasta Resultados adicionada rvore do MotionManager.

Magnitude da Fora de Contato entre o eixo oscilante e o eixo de transmisso (Newtons) X Tempo (s)

O que fazer se seus resultados da simulao forem diferentes? Avanar

Duplicao do estudo de movimento

Voc pode analisar os efeitos do aumento da velocidade do motor criando um estudo de movimento semelhante ao que acaba de criar, mas com parmetros diferentes. 1. Clique com o boto da direita na guia 1200 na parte inferior esquerda da janela de grficos e selecione Duplicar. 2. Clique com o boto da direita na nova guia de Estudo de movimento e selecione Renomear. 3. Mude o nome da guia 2000. Avanar

Modificao das configuraes do motor


1. Se a barra de tempo no estiver em 0,0 segundos, arraste-a para esta posio. 2. Clique com o boto direito em RotaryMotor2 na rvore de projeto do MotionManager, e selecione Editar recurso. 3. No PropertyManager de Motor, em Movimento, mude a velocidade do motor 4. Clique em Avanar . 2000 RPM.

Recalcular o movimento e os resultados


1. Clique em Aumentar zoom linha de tempo. 2. Clique em Calcular A simulao calculada para um motor com velocidade de 2000 RPM. 3. A plotagem do resultado que voc criou para o estudo de movimento 1200 atualizada com os resultados do estudo duplicado.

Magnitude da Fora de Contato entre o eixo oscilante e o eixo de transmisso (Newtons) X Tempo (s)

Como a fora de contato zero por um perodo, a plotagem mostra que a mola no resistente o suficiente para manter o movimento na RPM mais alta.

No estudo de movimento, o eixo oscilante perde contato com o came. O motor rpido demais. Podemos ajustar a mola para control-lo. Deixe a plotagem aberta enquanto executa as prximas etapas. Avanar

Ajuste da mola
1. Clique com o boto direito em LinearSpring2 (rvore de projeto do MotionManager) e selecione Editar recurso. 2. Mude a Constante de mola 3. Clique em . . para10,00 N/mm.

4. Clique em Calcular

5. A plotagem da fora de contato atualizada automaticamente. Resultados (rvore de projeto do MotionManager), clique com o boto direito na plotagem e selecione Exibir plotagem.

Magnitude da Fora de Contato entre o eixo oscilante e o eixo de transmisso (Newtons) X Tempo (s)

Voc pode ver, pelo movimento e pela plotagem de fora de contato, que o eixo oscilante mantm contato com o came.
Parabns! Voc concluiu este tutorial.

Viso geral do SolidWorks SimulationXpress

O SolidWorks SimulationXpress oferece uma ferramenta de anlise de tenso inicial fcil de usar para os usurios do SolidWorks. O SimulationXpress pode ajud-lo a reduzir os custos e o tempo at a introduo no mercado testando seus projetos no computador em vez de no campo.

Se o SolidWorks Simulation estiver instalado no seu computador, voc precisa desmarc-lo na lista Suplementos de produtos de software compatveis para poder acessar o SimulationXpress.

Os resultados usados nestas lies, como o Fator de segurana, so apenas para propsito de ilustrao. Seus resultados podem variar.
z z z

Funcionalidades bsicas do SimulationXpress Usar a Anlise para poupar material Exemplos de anlise

Funcionalidades bsicas do SimulationXpress


Esta lio usa um modelo de gancho simples para introduzir os seguintes tpicos:
z z z z z

Iniciar o SolidWorks SimulationXpress Seguir as etapas bsicas da anlise de projetos Avaliar a segurana do projeto Avaliar a preciso dos resultados Documentar o projeto

O gancho do exemplo feito de liga de ao, est fixado no furo e carregado com uma fora de 1500 libras, como mostra a figura.

<< Viso geral do SolidWorks SimulationXpress Abrir a pea do gancho >>

Abrir a pea do gancho


1. Clique aqui: ou abra o arquivo <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_hook.sldprt . 2. Clique em Arquivo > Salvar como e salve o arquivo como aw_hook-test.SLDPRT. Desta forma, voc pode reutilizar o arquivo original. << Funcionalidades bsicas do SimulationXpress Iniciar o SimulationXpress e definir as opes >>

Iniciar o SimulationXpress e definir as opes

Clique em Assistente de Anlise do SimulationXpress SimulationXpress iniciado.

ou em Ferramentas > SimulationXpress. O Assistente do

Na tela Bem-vindo voc seleciona o sistema de unidades predeterminado para o SimulationXpress, especifica uma pasta para salvar os resultados das anlises e define as opes de plotagem dos resultados. Embora voc selecione um sistema de unidades de medida especfico como o predeterminado, sempre poder definir outras unidades para cada etapa da anlise. Para definir as opes de anlise: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Clique em Opes. Defina Sistema de unidades como Ingls (IPS). Clique em para navegar at a pasta adequada e clique em OK. Marque Exibir anotao para mximo e mnimo nas plotagens de resultado. Clique em OK. Clique em Avanar.

Mais detalhes sobre os sistemas de unidades disponveis no SimulationXpress << Abrir a pea do gancho Aplicar acessrios de fixao >>

Aplicar acessrios de fixao


A etapa Acessrios de fixao permite especificar como a pea suportada. Para fixar a face do furo: 1. Clique em Adicionar um acessrio de fixao. 2. Na rea de grficos, clique na face do furo. Face<1> aparece na caixa de seleo no PropertyManager de Acessrio de fixaoe o smbolo de acessrio de fixao aparece na face selecionada.

3. Clique em

Fixed-1 aparece na rvore de estudos do SimulationXpress, e uma marca de verificao aparece ao lado de Acessrios de fixao no painel superior do Assistente do SimulationXpress, mostrando que essa etapa foi concluda. 4. Clique em Avanar. A etapa Cargas aberta. << Iniciar o SimulationXpress e definir as opes Aplicar cargas >>

Aplicar cargas
Aplique uma fora de 3000 libras dirigida para baixo. Para aplicar a fora:

1. Clique em Adicionar uma fora. 2. Na rea de grficos, selecione as duas faces mostradas na figura.

Face<1> e Face<2> aparecem na caixa de seleo do PropertyManager de Fora. 3. Clique em Direo selecionada. 4. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique em Plane2. Plane2 aparece na caixa Plano para direo. Observe que a fora est dirigida para cima. 5. Selecione Inverter direo. A direo da fora invertida.

6. Digite 1500 para a fora. O SimulationXpress aplica 1500 libras a cada face selecionada resultando em um total de 3000 libras. 7. Clique em .

Fora-1 aparece na rvore de estudos do SimulationXpress, e uma marca de verificao aparece ao lado de Cargas no painel superior do Assistente do SimulationXpress, mostrando que essa etapa foi concluda. 8. Clique em Avanar. A etapa Material aberta. << Aplicar acessrios de fixao Atribuir material >>

Atribuir material

Nesta etapa, voc atribui um material pea a partir da biblioteca de materiais do SolidWorks. O gancho feito de liga de ao.

Para atribuir o material Liga de ao pea: 1. Clique em Escolher material. 2. Na caixa de dilogo Material: a. Expanda Materiais do SolidWorks. b. Expanda a categoria Ao. c. Selecione Liga de ao. 3. Clique em Aplicar e em Fechar. O SimulationXpress atribui o material Liga de ao pea, Liga de ao aparece no Assistente do SimulationXpress e uma marca de verificao aparece prximo a Material no painel superior do assistente, indicando que esta etapa foi concluda. 4. Clique em Avanar. A etapa Executar aberta. << Aplicar cargas Analisar o modelo >>

Analisar o modelo
Para analisar a pea: 1. Clique em Executar simulao para aceitar as definies de malha predeterminadas. A anlise comea e um indicador de andamento aparece. Mais detalhes sobre o processo de gerao de malha Quando a anlise terminar, uma animao da pea deformada aparece na rea de grficos e uma marca de verificao aparece ao lado de Executar e Resultados no Assistente do SimulationXpress. 2. Depois de ver a animao, clique em Parar animao 3. Clique em Sim, continuar para ver os resultados. << Atribuir material Exibir resultados >> .

Exibir resultados
A etapa Resultados indica que o fator de segurana mnimo do modelo aproximadamente 7,6, o que significa que no esperado que o modelo falhe sob as cargas e os acessrios de fixao especificados.

Calcular a fora mxima


Com base na pressuposio de esttica linear da anlise de tenso, podemos calcular a fora mxima com se segue:
z z z

Fora aplicada a cada face = 1500 libras Fator de segurana mnimo estimado = 7,6 Em geral, as regies crticas da pea comearo a ceder quando for aplicada uma nova carga igual carga atual multiplicada pelo fator de segurana mnimo calculado Neste caso, as regies crticas da pea comearo a ceder se aplicarmos uma fora de aproximadamente 1500 X 7,6 = 11.400 libras a cada uma das duas faces

Mais detalhes sobre o fator de segurana << Analisar o modelo

Alterar o tamanho dos elementos >>

Alterar o tamanho dos elementos


Para estudar os resultados de uma alterao no tamanho dos elementos, modifique o tamanho de elemento predeterminado e analise novamente a pea. Para alterar o tamanho do elemento e analisar a pea novamente: 1. Clique em Executar no topo do Assistente do SimulationXpress. 2. Clique em Alterar configuraes. 3. Clique em Alterar a densidade da malha. Um aviso informa que regerar a malha excluir os resultados. 4. Clique em OK para fechar o aviso. 5. Malha, em Densidade de malha, arraste o controle deslizante para a posio mais direita. 6. Clique em para gerar novamente a malha do modelo. 7. Clique em Avanar. 8. Clique em Executar simulao para executar novamente a anlise. O novo fator de segurana 7,7, uma diferena de cerca de 2% do valor original, 7,6. Esta pequena diferena indica que os resultados anteriores eram exatos. << Exibir resultados Exibir a plotagem da tenso equivalente >>

Exibir a plotagem da tenso equivalente


Para ver as tenses: 1. No Assistente do SimulationXpress, clique em Exibir a tenso de von Mises. O programa exibe a plotagem da tenso equivalente.

A plotagem de tenso da forma deformada gerada. Para ilustrar a forma deformada, o SimulationXpress escala a deformao mxima em 10% da diagonal da caixa delimitadora.

As anotaes de tenso de Mises mxima e mnima aparecem na plotagem porque elas foram selecionadas em Opes e um marcador de limite de resistncia aparece na base da legenda da plotagem. 2. Clique em um dos seguintes:
{ {

para animar a plotagem de tenso. Parar animao para parar a animao.

Mais detalhes sobre a tenso equivalente << Alterar o tamanho dos elementos Exibir a plotagem do deslocamento resultante >>

Exibir a plotagem do deslocamento resultante


Para ver o deslocamento resultante: 1. No Assistente do SimulationXpress, clique em Exibir deslocamento. A plotagem de deslocamento resultante exibida.

Voc pode animar a plotagem de deslocamento resultante como fez com a plotagem de tenso equivalente. 2. Clique em Terminado o exame dos resultados << Exibir a plotagem da tenso equivalente Gerao de um relatrio de anlise >>

Gerao de um relatrio de anlise


Para gerar um relatrio HTML: 1. Clique em Gerar relatrio em HTML. O relatrio exibido no seu navegador da internet predeterminado, e salvo no local mostrado em Local dos resultados na seo Informaes de arquivo no incio do relatrio. 2. Clique em para fechar a janela do relatrio.

<< Exibir a plotagem do deslocamento resultante Sair do SimulationXpress e salvar a sesso de anlise >>

Sair do SimulationXpress e salvar a sesso de anlise


1. Clique em para sair do SimulationXpress. Uma caixa de mensagem aparece perguntando se voc quer salvar os dados do SimulationXpress. 2. Clique em Sim para salvar os dados. Quando voc abrir a pea e executar o SimulationXpress, esses dados ainda estaro disponveis. Parabns! Voc concluiu esta lio. Clique na lio Usar a anlise para poupar material para inici-la. << Gerao de um relatrio de anlise Usar a Anlise para poupar material >>

Usar a Anlise para poupar material


Esta lio aborda os seguintes tpicos:
z z

Definio de propriedades de materiais personalizadas no SolidWorks Alterao da geometria do seu projeto para economizar material

O brao de comando fixo no furo grande e sujeito a uma fora no furo pequeno.

<< Sair do SimulationXpress e salvar a sesso de anlise Abrir a pea de brao de comando >>

Abrir a pea de brao de comando


1. Clique aqui: ou abra o arquivo <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_control_arm.sldprt . 2. Clique em Arquivo > Salvar como e salve o arquivo como aw_contrl_arm-test.SLDPRT. Desta forma, voc pode reutilizar o arquivo original. << Usar a Anlise para poupar material Atribuir material fora do SimulationXpress >>

Atribuir material fora do SimulationXpress

Voc pode adicionar um material com as seguintes propriedades fsicas Biblioteca de Materiais e atribu-lo pea. Propriedade Valor (unidades de medida) Mdulo elstico 1,2e11 N/m

Coeficiente de Poisson 0.3 Limite de escoamento 5e8 N/m Massa especfica 7500 Kg/m

Como todas as propriedades do material so do sistema de unidades MKS, selecione este sistema de unidades como o predeterminado. << Abrir a pea de brao de comando Configurar o sistema de unidades do documento >>

Iniciar o SimulationXpress e definir as opes


Clique em Assistente de Anlise do SimulationXpress SimulationXpress iniciado. Para definir as opes de anlise: 1. Clique em Opes. 2. Defina Sistema de unidades como SI. 3. 4. 5. 6. Clique em para navegar at a pasta adequada e clique em OK. Marque Exibir anotao para mximo e mnimo nas plotagens de resultado. Clique em OK. Clique em Avanar. ou em Ferramentas > SimulationXpress. O Assistente do

<< Adicionar um novo material e atribu-lo Aplicar acessrios de fixao >>

Aplicar acessrios de fixao


Para tornar fixo o furo grande: 1. Clique em Adicionar um acessrio de fixao. 2. Na rea de grficos, clique na face do furo grande. Face<1> aparece na caixa de seleo.

3. Clique em

. aparece ao lado de

Fixed-1 aparece na rvore de estudos do SimulationXpress, e uma marca de verificao Acessrios de fixao no painel superior do Assistente do SimulationXpress.

4. Clique em Avanar. A etapa Cargas aberta. << Iniciar o SimulationXpress e definir as opes Aplicar cargas >>

Aplicar cargas
Para aplicar a fora: 1. Clique em Adicionar uma fora. 2. Na rea de grficos, clique na face mostrada na figura. Use Girar vista para localizar a face.

Nesta etapa voc aplica uma fora de 4000 Newton face cilndrica superior do furo pequeno. A face do furo pequeno foi dividida com um comando Linha de diviso.

Face<1> aparece na caixa de seleo.

3. Clique em Direo selecionada. 4. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique em Superior. Superior aparece na caixa Plano para direo. 5. Digite 4000 como a magnitude da fora. 6. Clique em . aparece ao lado de

Fora-1 aparece na rvore de estudos do SimulationXpress, e uma marca de verificao Cargas no painel superior do Assistente do SimulationXpress. 7. Clique em Avanar. A etapa Material aberta. << Aplicar acessrios de fixao Atribuir material >>

Atribuir material
O material atual da pea Ao 1.
z

Clique em Avanar. A etapa Executar aberta.

<< Aplicar cargas Analisar o modelo >>

Analisar o modelo

1. Clique em Executar simulao para aceitar as definies de malha predeterminadas. Quando a anlise for concluda, uma animao da pea deformada aparece na rea de grficos e uma marca de verificao aparece ao lado de Executar e Resultados no Assistente do SimulationXpress. 2. Depois de ver a animao, clique em Parar animao 3. Clique em Sim, continuar para ver os resultados. << Atribuir material Exibir resultados >> .

Exibir resultados

A etapa Resultados indica que o fator de segurana mnimo do modelo sob a carga e com as restries especificadas 6,49, o que significa que no esperado que o modelo falhe sob essa condies.

Para avaliar a segurana em diferentes regies do modelo com base em um valor especfico para o fator de segurana, por exemplo 8, digite 8 na caixa e clique em Exibir onde o fator de segurana (FOS) inferior a.

As regies em azul tm fatores de segurana maiores que 8 (regies muito seguras). As regies em vermelho tm fatores de segurana menores que 8.

O exame da distribuio do fator de segurana mostra que voc pode remover material das regies com valores altos sem afetar a segurana da pea. << Analisar o modelo Remover material da pea >>

Remover material da pea


Para remover material da pea: 1. Na rvore de projeto do FeatureManager, clique com o boto direito em Cut-Extrude2 e selecione Editar recurso. O PropertyManager de Cut-Extrude2 exibido. 2. Em 3. Clique em , selecione Passante. .

Nesta seo voc remove material do brao de comando editando a definio do recurso Cut-Extrude2 (Corte-Extruso2).

A pea modificada mostrada abaixo.

<< Exibir resultados Analisar a pea modificada >>

Analisar a pea modificada


Como a geometria do modelo foi alterada, voc precisa analisar a pea modificada para avaliar os resultados. aparece prximo a Resultados na rvore de estudos do SimulationXpress, indicando que voc precisa recanalizar a pea e que os resultados existentes no foram gerados pela geometria atual. Para analisar o modelo modificado: 1. Clique em Executar o estudo novamente. 2. Quando terminar de examinar a animao, clique em Sim, continuar. O novo fator de segurana mnimo indicado como aproximadamente 1,40. << Remover material da pea Gerar um arquivo do eDrawings com os resultados da anlise >>

Gerar um arquivo do eDrawings com os resultados da anlise


Voc pode exibir e animar os resultados usando o visualizador do SolidWorks eDrawings. Voc pode tambm criar um documento conveniente para enviar a outras pessoas. Para gerar um arquivo do eDrawings com os resultados da anlise: 1. Clique em Terminado o exame dos resultados 2. Clique em Gerar arquivo do eDrawings. A caixa de dilogo Salvar como exibida. 3. Clique em Salvar para aceitar o nome bsico predeterminado para arquivos do eDrawings. O visualizador do eDrawings aberto exibindo a plotagem da tenso equivalente. Voc pode tambm ver as plotagens do deslocamento, deformao e fator de segurana. << Analisar a pea modificada SimulationXpress existente >>

SimulationXpress existente
1. Clique em para sair do SimulationXpress.

Uma caixa de mensagem aparece perguntando se voc quer salvar os dados do SimulationXpress. 2. Clique em Sim para salvar os dados. Parabns! Voc concluiu esta lio. Clique em Exemplos de anlise para iniciar a prxima lio. << Gerar um arquivo do eDrawings com os resultados da anlise Exemplos de anlise >>

Exemplos de anlise
Esta seo considera que voc concluiu a lio 1 e a lio 2. Os objetivos desta seo so:
z z z

Mostrar exemplos de anlises do SimulationXpress. Descrever a inteno da anlise. Apresentar as etapas de anlise de cada exemplo.

Esta seo no fornece uma discusso passo a passo do procedimento que mostra detalhadamente como executar cada etapa da anlise.
z z z z

Placa de ancoragem Cruzeta Articulao Torneira

<< SimulationXpress existente Placa de ancoragem >>

Placa de ancoragem
A pea de placa de ancoragem da montagem DE-STA-CO Clamp.375.r feita de plstico Nilon 6/10. A placa fixada em seus quatro furos. Uma fora transmitida placa de ancoragem pelo componente de barra. Determine a fora mxima que a placa de ancoragem pode suportar mantendo um fator de segurana de 3,0. Clique aqui: para abrir a pea aw_anchor_plate.sldprt (ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_anchor_plate.sldprt).

Use as seguintes diretrizes para encontrar a fora mxima: 1. Atribua Nilon 6/10 do banco de dados Materiais SolidWorks, em Plsticos. 2. Restrinja os quatro furos da placa. Use uma definio de acessrio de fixao que contenha as quatro faces. 3. Aplique uma fora de 350 libras face que contm o componente de barra. Em vez de 350 lb, voc pode aplicar outra magnitude razovel. Vamos chamar a fora que voc aplicou de F.

Como a anlise do projeto usa mtodos aproximados que incluem clculos numricos extensos, usar cargas com magnitudes extremamente pequenas ou grandes pode resultar em menor exatido devido preciso do computador. 4. Analise a pea usando as configuraes predeterminadas. Aps concluir a anlise, o programa apresenta o fator de segurana mnimo. Vamos supor que este fator m. Isso significa que a placa de ancoragem comea a escoar quando a magnitude da fora muda de F para mxF. Com base em um fator de segurana de 3,0, a fora mxima que a placa de ancoragem pode suportar com segurana mxF/3,0. A figura abaixo mostra a distribuio da tenso na placa de ancoragem com base numa carga de 350 lb.

Em condies normais de operao, a fora que atua na placa de ncora induzida por uma fora aplicada ala. mais realstico procurar saber qual a fora mxima que pode ser aplicada com segurana ala. O SimulationXpress no pode responder esta questo corretamente porque ele no tem suporte para a anlise de montagens. Quando se isola uma pea de uma montagem para anlise, difcil representar as condies de suporte e carga corretas. O SolidWorks Simulation tem suporte para a anlise de montagens, permitindo que voc pode analise a montagem inteira aplicando uma fora ala. << Exemplos de anlise Cruzeta >>

Cruzeta
A pea de cruzeta feita de liga de ao. Uma fora aplicada face do furo central. Em geral, uma pea pode ter diferentes cenrios de restrio. Com base no fator de segurana de 2,0, determine a fora mxima que a cruzeta pode suportar quando:
z z z

Todos os furos externos so fixados Dois furos externos so fixados Somente um furo externo fixado

Clique aqui: para abrir a pea aw_spider.sldprt (ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_spider.sldprt).

Use as seguintes diretrizes para determinar as foras mximas que a cruzeta pode suportar: 1. Atribua Liga de ao do banco de dados Materiais SolidWorks, em Ao. 2. Restrinja os trs furos externos. Voc pode incluir as trs faces em um conjunto de acessrios de fixao ou pode definir um conjunto para cada face. 3. Aplique uma fora axial de 500 libras. Vamos chamar essa fora de F. A direo axial especificada selecionando-se Plane1 como o plano de referncia. Em geral, se no h um plano de referncia existente normal direo da fora desejada, voc precisa criar um novo plano de referncia. 4. Analise a pea usando as configuraes predeterminadas. Aps concluir a anlise, o programa apresenta o fator de segurana mnimo. Vamos supor que este fator m. Com base em um fator de segurana de 2,0, a fora mxima que a pea pode suportar com segurana mxF/2,0. Volte etapa Acessrio de fixao e exclua um dos acessrios. aparece prximo a Resultados na rvore de estudos do SimulationXpress, indicando que voc precisa reanalisar a pea. Execute novamente o estudo e calcule a fora mxima para este caso. Siga o mesmo procedimento para calcular a fora mxima que a cruzeta pode suportar quando somente um furo externo fixado. A distribuio da tenso nos trs casos :
z z z

Todos os furos externos fixados Dois furos externos fixados Um furo externo fixado

A tenso maior quanto menor o suporte. Com base em um limite de resistncia de 90.000 psi (limite de escoamento da liga de ao), o programa prev que a pea ceder fora aplicada quando somente um furo fixado. << Placa de ancoragem Articulao >>

Articulao
A pea de articulao um componente pequeno em uma montagem de cartucho de tinta. Voc precisa afastar os braos da articulao para montar os componentes. Para simular este processo, voc aplica foras normais s faces dos braos. Determine o efeito de remover a nervura de suporte dos braos sobre a fora mxima que pode ser aplicada a cada brao com segurana. A articulao feita de um material plstico com as seguintes propriedades: Propriedade Mdulo elstico Valor 8,8e5 N/cm

coeficiente de Poisson 0.3 Massa especfica 0,0014 Kg/cm

Limite de escoamento 2,5e4 N/cm

Clique aqui: para abrir a pea aw_link.sldprt (ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_link.sldprt).

Use as seguintes diretrizes para responder a essa pergunta: 1. Insira as propriedades do material da pea, de acordo com a tabela acima. As nicas propriedades que o programa usa para concluir a anlise so o mdulo elstico e o coeficiente de Poisson. O limite de escoamento no necessrio para calcular tenses, mas necessrio para calcular o fator de segurana durante a visualizao dos resultados. A massa especfica usada para calcular as propriedades da massa no relatrio final. 2. Restrinja a face cilndrica mostrada nesta figura 3. Aplicar foras para fora s faces internas dos braos. Voc pode definir um conjunto para as duas faces ou um para cada uma. Lembre-se que o programa aplica a fora que voc especificar a cada face do conjunto. Se voc especificar uma fora de 2 libras a duas faces em um conjunto de fora, estar de fato aplicando uma fora de 4 libras. Sempre visualize as foras para ter certeza de que elas so aplicadas nas direes corretas. 4. Analise a pea usando as configuraes predeterminadas.

Aps concluir a anlise, o programa apresenta o fator de segurana mnimo. Vamos supor que este fator m. Com base em um fator de segurana de 2,0, a fora mxima que a pea pode suportar com segurana mxF/2,0.

Para estudar o efeito da remoo da nervura, suprima Boss-Extrude1 na rvore de projeto do FeatureManager. aparece prximo a Resultados na rvore de estudos do SimulationXpress, indicando que voc precisa executar a simulao novamente.

Execute novamente a simulao e use o novo fator de segurana mnimo para calcular a fora mxima que a pea pode suportar sem a nervura. << Cruzeta Torneira >>

Torneira
A pea de torneira um componente em umamontagem de torneira. Calcule as magnitudes das foras horizontais frontal e lateral que faro a torneira ceder. Clique aqui: para abrir a pea aw_faucet.sldprt (ou navegue at <diretrio_de_instalao>\samples\tutorial\cosmosxpress\aw_faucet.sldprt).

Use as seguintes diretrizes: 1. 2. 3. 4. Atribua Cobre do banco de dados Materiais SolidWorks, em Ligas de cobre. Restrinja as faces dos tubos verticais de entrada. Aplique uma fora para dentro de 100 libras no final do tubo. Execute a anlise usando as configuraes predeterminadas.

Aps concluir a anlise, o SimulationXpress apresenta o fator de segurana mnimo. Vamos supor que este fator m.

O programa prev que a torneira comear a ceder se uma fora de mxF for aplicada. Com base em um fator de segurana de 3,0, a fora mxima que a torneira pode suportar com segurana mxF/3,0. A figura abaixo mostra as regies mais crticas da torneira, com base no fator de segurana de 3,0.

Regies crticas (em vermelho) da pea de torneira com base em um fator de segurana de 3,0 Para estudar os efeitos de inverter a direo da fora, volte para a guia Cargas e inverta a direo da fora. aparece prximo a Resultados na rvore de estudos do SimulationXpress, indicando que voc precisa reanalisar a pea. Execute o estudo novamente para reanalisar a pea com a nova carga. Usando o novo fator de segurana mnimo, calcule a fora mxima que a torneira pode suportar. Modifique a direo da fora para pressionar a torneira para o lado. Repita a anlise e calcule os resultados novamente. << Articulao

Viso geral da personalizao


Este tutorial o ajuda a personalizar o ambiente do SolidWorks. Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes originais.

Lies:
Criao de templates personalizados. Personalize templates para assegurar que todos usam os mesmos padres, opes, etc. Personalizao da interface do usurio. Personalize o Painel de tarefas, as barras de ferramentas, os atalhos de teclado, etc. Salvar configuraes personalizadas. Criar backups das suas configuraes e compartilh-las com outros usurios.

Salvar e restaurar as configuraes


Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes originais. Voc s pode restaurar as configuraes se as tiver salvado antes de concluir uma lio. Neste procedimento, voc solicitado a fechar o SolidWorks. Este tutorial tambm ser fechado. Depois de fechar o SolidWorks, voc pode reiniciar e ento abrir o tutorial nesta pgina para continuar a seguir as instrues. Para salvar ou restaurar as configuraes antes de modific-las para o tutorial: 1. Feche o software SolidWorks. 2. . 3. Siga as instrues do assistente. Iniciar, Programas, SolidWorks <verso>, SolidWorks Tools, Assistente de Cpia de Configuraes

Criao de templates personalizados

Nesta lio voc cria templates que permitem que as mesmas configuraes (padres, opess, etc.) sejam usadas por

todos. Escolha entre:


z

Template de pea Template de desenho

Viso geral da criao de templates de pea personalizados

Nesta lio voc cria uma template de pea que permitem que as mesmas configuraes (padres, opes, etc.) sejam usadas por todos. Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes originais.

Avanar

Abrir um documento de pea


Para criar um template de pea, primeiro abra a pea. 1. Clique em Novo (barra de ferramentas Padro).

2. Na caixa de dilogo, clique em Pea. 3. Clique em OK. Avanar

Configurar propriedades de documento


A caixa de dilogo Opes contm Opes do sistema e Propriedades do documento. As propriedades do documento se aplicam ao documento ativo e aos templates de documento, no ao ambiente do software. H vrias propriedades de documento que voc pode definir para personalizar um template. Este tpico apresenta um subconjunto destas propriedades. Voc pode definir propriedades de documento adicionais durante esta lio se encontrar algumas que atendam as suas necessidades. Para as opes do sistema, que so mantidas (ou "lembradas") atravs de mltiplas sesses e verses, consulte a lio Interface do usurio. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

2. Selecione a guia Propriedades do documento. 3. No painel esquerdo, selecione Dimenses. 4. No painel direito, selecione Exibio de dimenso dupla.

Simples

Dupla

5. No painel direito, para Preciso primria, selecione 0,123 (trs casas decimais) em Preciso de unidade.

Preciso de um dgito Avanar

Preciso de trs dgitos

Configurar propriedades de documento (continuao)


9. No painel esquerdo, selecione Anotaes, Bales. 10. No painel direito, sob Balo nico, selecione Tringulo em Estilo. 11. Clique em OK.

Circular Avanar

Tringulo

Aplicar propriedades de material


Em seguida, aplique as propriedades de material ao template para que ele crie peas de ao. 1. Na rvore de projetos do FeatureManager, clique com o boto direito em um Material selecione Editar material. 2. No PropertyManager, em Materiais: a. Expanda Ao. b. Selecione Ao inoxidvel fundido. 3. Clique em . . <no especificado> e

O material na rvore de projeto do FeatureManager atualizado como Ao inoxidvel fundido

Exemplo: Pea em ao inoxidvel fundido Avanar

Configurar propriedades personalizadas (continuao)


g. Na linha 3, selecione Material em Nome da propriedade. h. Digite Material em Valor/expresso em texto. O Valor/expresso em texto muda para "SW-Material@Pea1.SLDPRT" e Valor calculado indica Ao inoxidvel fundido, que est vinculado ao material que voc aplicou anteriormente. i. Na linha 4, digite Ciclodevida em Nome da propriedade. j. Digite Desenvolvimento em Valor/expresso em texto. k. Clique em OK. Os metadados que voc definiu podem ser usados como:
z

Critrio de pesquisa no Microsoft Windows Explorer ou em aplicativos suplementares como o SolidWorks Workgroup PDM. Informaes em um formato de folha de desenho

Exemplo: Metadados em um formato de folha de desenho Avanar

Salvar o template
Finalmente, salve o documento de pea como um template. 1. Clique em Arquivo, Salvar como. 2. Na caixa de dilogo: a. Selecione Templates de pea (*.prtdot) em Salvar como tipo. Se voc quiser que vrios usurios tenham acesso a este template, navegue at um local compartilhado na rede. Todos os computadores precisam ter locais de arquivos configurados para acessar o template. b. Digite pea de ao em Nome do arquivo. c. Clique em Salvar. 3. Clique em Novo (barra de ferramentas Padro).

4. Na caixa de dilogo, clique em Avanado se estiver no modo de iniciante. A guia Templates mostra o template, pea de ao. Voc pode usar este template para construir peas no futuro.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Se voc salvou suas configuraes originais antes de concluir esta lio, pode restaurar as configuraes com o Assistente de Cpia de Configuraes. Voltar Viso geral da personalizao.

Viso geral da criao de templates de desenho personalizados

Nesta lio voc cria um template de desenho que permite que as mesmas configuraes (padres, opes, etc.) sejam usadas por todos. Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes originais.

Avanar

Abrir um documento de desenho


Para criar um template de desenho, abra um novo desenho.

Para concluir este tutorial voc precisa usar a template de tutorial de desenho . 1. Clique em Novo (barra de ferramentas Padro).

2. Na verso Avanado, caixa de dilogo, na guia Tutorial, clique em desenho. Avanada da caixa de dilogo se o boto no canto inferior direito da caixa de dilogo mostrar Iniciante. 3. Clique em OK. 4. No PropertyManager, clique em Avanar porque voc no quer inserir uma vista no desenho.

Editar o formato de folha


Os formatos de folha asseguram que os desenhos tenham um formato uniforme. Neste procedimento, insira o nome e endereo de uma empresa no formato de folha. 1. Clique com o boto direito em qualquer lugar na folha de desenho e selecione Editar formato da folha. 2. Use Zoom na rea (barra de ferramentas Exibir) para aplicar zoom ao bloco de ttulo.

3. Posicione o cursor sobre o texto, <COMPANY NAME>. Quando o cursor mudar para nota. 4. Digite SolidWorks Corp. (ou o nome da sua companhia), depois clique em 5. Clique em Nota (barra de ferramentas Anotao). .

, clique duas vezes na

6. Clique abaixo do nome da companhia para colocar uma caixa de texto. 7. Digite o endereo abaixo (ou o endereo da sua companhia): 300 Baker Ave. Concord, MA 01742 8. Usando as ferramentas da barra de ferramentas instantnea Formatao, personalize o texto (fonte, tamanho etc.). CTRL+A para selecionar o texto inteiro.

9. Clique em

Avanar

Editar o formato de folha (continuao)


Agora, adicione o texto que est vinculado s propriedades personalizadas. 1. Clique em Nota (barra de ferramentas Anotao).

2. Abaixo do endereo, clique para colocar a caixa de texto. 3. Digite Autor: 4. No PropertyManager, em Formato do texto, clique em Vincular propriedade 5. Na caixa de dilogo, selecione SW-Autor na lista, depois clique em OK. Depois que voc define autor como uma propriedade personalizada no documento de desenho, o nome passa a aparecer no bloco de ttulo quando voc usa este template. Se quiser usar o autor especificado no documento da pea ou montagem, selecione Modelo na vista especificada nas propriedades da folha. 6. Pressione Enter. 7. Digite Data: 8. Clique em Vincular propriedade . .

9. Na caixa de dilogo, selecione SW-Data longa na lista, depois clique em OK. 10. Usando as ferramentas da barra de ferramentas instantnea Formatao, personalize o texto (fonte, tamanho etc.). CTRL+A para selecionar o texto inteiro. 11. Clique em .

A data atual aparece no bloco de ttulo. 12. Clique com o boto direito e selecione Editar folha para finalizar a edio da folha.

Avanar

Inserir vistas de desenho predefinidas


Se voc tiver vistas de desenho predefinidas em um template de desenho, elas sero preenchidas antecipadamente quando voc clicar em Criar desenho a partir da pea/montagem 1. Clique em Vista predefinida em um modelo.

(barra de ferramentas desenho).

2. Clique para colocar as vistas de desenho como indicado.

No PropertyManager, em Orientao,* Frontal uma vista frontal ser exibida. 3. Clique em .

est selecionada. Quando voc inserir um modelo nesta vista

4. Repita a etapa 1 e clique para colocar a vista de desenho como mostrado.

5. No PropertyManager, em Orientao, clique em *Superior

Quando voc inserir um modelo nesta vista uma vista superior ser exibida. 6. Clique em .

Avanar

Inserir vistas de desenho predefinidas (continuao)


7. Insira outra vista predefinida e clique para coloc-la como indicado.

8. No PropertyManager, em Orientao, clique em *Direita

Quando voc inserir um modelo nesta vista uma vista direita ser exibida. 9. Clique em Avanar .

Configurar propriedades de documento


A caixa de dilogo Opes contm Opes do sistema e Propriedades do documento. As propriedades do documento se aplicam ao documento ativo e aos templates de documento, no ao ambiente do software. H vrias propriedades de documento que voc pode definir para personalizar um template. Este tpico apresenta um subconjunto destas propriedades. Voc pode definir propriedades de documento adicionais durante esta lio se encontrar algumas que atendam as suas necessidades. Para as opes do sistema, que so mantidas (ou "lembradas") atravs de mltiplas sesses e verses, consulte a lio Interface do usurio. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

2. Selecione a guia Propriedades do documento. 3. No painel esquerdo, selecione Padres de desenho. 4. No painel direito, selecione ISO em Padro geral de desenho. 5. No painel esquerdo, selecione Unidades. 6. No painel direito, em Sistema de unidades, selecione MMGS (milmetro, grama, segundo). 7. Clique em OK. Avanar

Salvar o template
Finalmente, salve o documento de desenho como um template.

1. Clique em Arquivo, Salvar como. 2. Na caixa de dilogo: a. Selecione Templates de desenho (*.drwdot) em Salvar como tipo. b. Navegue at Documents and Settings\All Users\Application Data\SolidWorks\SolidWorks <verso>\templates. Se voc quiser que vrios usurios tenham acesso a este template, navegue at um local compartilhado na rede. Todos os computadores precisam ter locais de arquivos configurados para acessar o template. c. Digite Desenho ISO em Nome do arquivo. d. Clique em Salvar. 3. Clique em Novo (barra de ferramentas Padro).

4. Na caixa de dilogo, clique em Avanado se estiver no modo de iniciante. A guia Templates mostra o template, desenho ISO. Voc pode usar este template para futuros desenhos.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Se voc salvou suas configuraes originais antes de concluir esta lio, pode restaurar as configuraes com o Assistente de Cpia de Configuraes. Voltar Viso geral da personalizao.

Viso geral da interface do usurio

Voc pode personalizar a interface do usurio do SolidWorks. O software lembrar as suas opes atravs de vrias sesses e verses. Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes originais.

Nesta lio, voc aprende como personalizar o Painel de tarefas, as barras de ferramentas, menus, atalhos de teclado e outros elementos da interface do usurio. Avanar

Painel de tarefas
O Painel de tarefas fica direita da janela quando voc abre o software pela primeira vez. Voc pode recolher ou ocultar o Painel de tarefas, ou ainda torn-lo fixo ou flutuante. Mais detalhes sobre o Painel de tarefas

Voc pode ajustar o Painel de tarefas de vrias maneiras:


z

Para ajustar o tamanho do Painel de tarefas, arraste-o da esquerda. Para impedir que o Painel de Tarefas seja recolhido, clique em para fix-lo.

O pino no canto superior direito muda para . Voc ainda pode tornar o painel flutuante ou ocult-lo quando ele est fixado.
z

Para tornar o painel flutuante, clique duas vezes ou arraste a sua barra de ttulo. As guias e controles agora ficam no topo.

Para tornar novamente fixo o Painel de tarefas, arraste-o de volta para a borda da janela ou clique duas vezes no cabealho. Para alternar a visibilidade do Painel de Tarefas, clique esquerda das guias.

Avanar

CommandManager
Voc pode adicionar barras de ferramentas ao CommandManager, torn-la flutuante e ocultar as descries.

1. Clique em Novo

(barra de ferramentas Padro), selecione Pea, ento clique em OK.

O CommandManager fica acima da rea de grficos, com Esboo selecionado na rea de controle. 2. Para adicionar uma barra de ferramentas, clique com o boto direito no CommandManager e selecione Personalizar. 3. Na caixa de dilogo, na guia Comandos, em Categorias, selecione Barra de ferramentas flyout. 4. Em Botes, arraste Curvas Esboo no CommandManager, depois clique em OK.

A barra de ferramentas Curvas aberta perto da barra de ferramentas Esboo na rea de controle. 5. Para alternar a visibilidade das descries das barras de ferramentas e ferramentas, clique com o boto direito no CommandManager e selecione Usar botes grandes com texto. Voc pode tambm alternar a visibilidade do CommandManager. Clique com o boto direito na borda da janela e selecione CommandManager. Avanar

Barras de ferramentas

Voc pode personalizar as barras de ferramentas e suas ferramentas. A visibilidade das barras de ferramentas baseada no tipo de documento (pea, montagem, desenho, ou nenhum). Voc pode adicionar barras de ferramentas e ferramentas flyout, e mover e remover ferramentas para facilitar o uso das que voc usa com maior freqncia. As barras de ferramentas Padro e Exibir e o CommandManager esto visveis nos novos documentos de pea que voc abriu. Outra barra de ferramenta til Vistas padro. 1. Clique com o boto direito na borda da janela e selecione Vistas padro .

2. Clique com o boto direito na borda da janela e selecione Personalizar. 3. Na guia Comandos, selecione Barras de ferramentas flyout em Categorias, depois arraste Ferramentas o extremo direito da barra de ferramentas Vistas padro. 4. Selecione Explodir esboo em Categorias, depois arraste Linha com desvio ferramentas, esquerda de Ferramentas . 5. Com a caixa de dilogo Personalizar ainda aberta, na barra de ferramentas, arraste Isomtrica posio a partir da esquerda. 6. Arraste Trimtrica -la da barra de ferramentas.

O cursor muda para 7. Clique em OK.

conforme voc arrasta a ferramenta para fora da barra.

8. Arraste a barra de ferramentas para a rea de grficos para torn-la flutuante.

9. Clique duas vezes na barra de ferramentas flutuante para fix-la. Avanar

Menus
Voc pode ocultar ou exibir itens nos menus principais e de atalho. Oculte e exiba os itens do menu Editar. 1. Clique em Editar, Personalizar Menu. 2. Desmarque Tabela de dobras e selecione Objeto .

3. Clique fora do menu ou pressione Enter para salvar as alteraes. 4. Clique em Editar para visualizar as alteraes.

Os menus de atalho exibem uma verso curta e, quando voc clica em , uma verso longa. Personalizar um menu de atalho determina que itens aparecem na verso curta.

Exiba um item oculto em um menu de atalho. 1. Clique com o boto direito na rea de grficos, clique em e selecione Personalizar menu.

2. Selecione Abrir desenho

e clique fora do menu.

3. Clique com o boto direito para ver Abrir desenho no menu de atalho. Avanar

Atalhos de teclado
Voc pode adicionar, excluir e editar os atalhos de teclado. Mais detalhes sobre os atalhos de teclado Adicionar um atalho de teclado 1. Clique com o boto direito na borda da janela e selecione Personalizar. 2. Na guia Teclado: a. Selecione Ferramentas em Categorias b. Selecione Retngulo em Comando 3. Clique no campo Atalhos e pressione a tecla t; que ser automaticamente convertida em maiscula. Shift+Z. Uma mensagem informa se a tecla j estiver atribuda a outro comando. 4. Clique em OK. Use o novo atalho de teclado. 1. Clique em Esboo 2. Pressione t. O PropertyManager de Retngulo aberto e o ponteiro muda para 3. Feche o esboo. Avanar . (barra de ferramentas Esboo) e selecione o plano Frontal.

Opes do sistema
A caixa de dilogo Opes contm Opes do sistema e Propriedades do documento. As opes do sistema se aplicam ao ambiente do software e no a documentos especficos. Para Propriedades do documento, que se aplica somente ao documento ativo e que freqentemente so salvas nos templates de documento, consulte a lio Criar um template de pea personalizado. Defina os locais de arquivos. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

2. Na guia Opes do sistema, selecione Locais de arquivos.

3. Selecione Formatos de Folha em Exibir pastas para. 4. Clique em Adicionar. 5. Navegue at Meus documentos, clique em Criar nova pasta, digite Formatos de folha, depois clique em OK. 6. Em Pastas, selecione a nova entrada e clique em Mover para cima.

Se voc clicar em Redefinir todos, todas as opes so redefinidas com os valores predeterminados do sistema. Os locais de arquivo adicionados so excludos da lista; contudo, as pastas no so excludas do computador.

Defina a pasta de backup. 1. Na guia Opes do sistema, selecione Backup/recuperao. 2. Em Backup, selecione Nmero de cpias de backup por documento. 3. Selecione Pasta de backup. 4. Clique em OK. , navegue at Meus documentos, clique em Criar nova pasta, digite Backups, depois clique em

Mais detalhes sobre recuperao automtica e backups 5. Clique em OK. Avanar

Opes de cor
As opes de cores so outra categoria de opes do sistema. Neste tpico voc especifica a cor do plano de fundo da rea de grficos e uma cor para a grade de esboo. 1. Com uma pea aberta, clique em Opes 2. Na guia Opes do sistema, selecione Cores. 3. Selecione Plano de fundo de viewport em Configuraes de esquema de cores, ento clique em Editar. 4. Na caixa de dilogo Cor, em Cores bsicas, selecione branco e clique em OK. (barra de ferramentas Padro).

5. Em Aparncia do plano de fundo, selecione Simples (cor do plano de fundo do Viewport acima). A cor do Plano de fundo de Viewport aplicada quando Simples selecionada. Cor de gradiente superior e Cor de gradiente inferior so aplicadas quando Gradiente (cores superior/inferior de gradiente acima) selecionado. 6. Selecione Linhas da grade, Menor, clique em Editar e selecione vermelho .

7. Clique em Salvar como esquema, digite Plano de fundo branco para Nome do novo esquema, e clique em OK. 8. Na guia Propriedades do documento, selecione Grade/snap. 9. Selecione Exibir grade, em seguida clique em OK.

O plano de fundo fica branco. 10. Clique em Esboo feche o esboo. Avanar (barra de ferramentas Esboo), selecione o plano Frontal para ver as linhas da grade, depois

Fluxo de trabalho do usurio

possvel personalizar a visibilidade das barras de ferramentas e menus de acordo com a sua rea de especializao. Voc pode selecionar Projeto de produtos de consumo, Projeto de mquinas, Projeto de molde ou qualquer combinao deles. Para cada seleo:
z

Vnculos so adicionados ao Painel de tarefas Recursos do SolidWorks Barras de ferramentas so adicionadas ao CommandManager Itens de menu so ocultos nos menus Inserir e Ferramentas

Voc pode personalizar o CommandManager e os menus manualmente para obter resultados iguais ou semelhantes. 1. Clique com o boto direito na borda da janela e selecione Personalizar. 2. Na guia Opes selecione Projeto de produtos de consumo, depois clique em OK. 3. No Painel de tarefas, selecione a guia Recursos do SolidWorks disponvel. . O grupo Projeto de produtos de consumo fica

No menu Inserir, Soldagens oculto porque as soldagens no se aplicam ao Projeto de produtos de consumo. A barra de ferramentas Superfcies foi adicionada ao CommandManager. 4. Clique em Inserir, Personalizar menu. 5. Para exibir os itens de menu ocultos, selecione Soldagens, depois clique fora do menu. 6. Clique em Inserir para ver os itens do menu.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Se voc salvou suas configuraes originais antes de iniciar esta lio, pode restaurar as configuraes com o Assistente de Cpia de Configuraes. Voltar Viso geral da personalizao.

Viso geral da gravao de configuraes personalizadas

Nesta lio voc usa o Assistente de Cpia de Configuraes para salvar as configuraes da interface do usurio e das opes do sistema para fazer backups ou para compartilhar com outros usurios. Salve suas configuraes atuais antes de iniciar esta lio, para que mais tarde voc possa restaurar as configuraes

originais.

Avanar

Opes de configurao do sistema


H vrias opes do sistema que voc pode configurar para personalizar o ambiente do SolidWorks. Este tpico apresenta um subconjunto destas opes. Voc pode definir propriedades do sistema adicionais durante esta lio se encontrar algumas que atendam as suas necessidades. 1. Clique em Opes (barra de ferramentas Padro).

Na guia Opes do sistema, selecione as seguintes opes nos painis direito e esquerdo: Painel esquerdo Esboo Painel direito Criar esboo em pea nova Abre um esboo quando voc cria uma nova pea. Navegao com uso de teclas de seta Permite usar as teclas de seta para percorrer a revore de projeto do FeatureManager. Arestas/esboos anti-alias Cria arestas de modelo e linhas de esboo suaves. 2. Clique em OK.

FeatureManager

Exibir/Seleo

Sem arestas antialias Avanar

Arestas antialias

Salvar configuraes de opes do sistema


Use o Assistente de Cpia de Configuraes para salvar as configuraes em dois arquivos separados.

Neste procedimento, voc solicitado a fechar o SolidWorks. Este tutorial tambm ser fechado. Depois de fechar o SolidWorks, voc pode reiniciar e ento abrir o tutorial nesta pgina para continuar a seguir as instrues. 1. Feche o software para salvar as opes que voc alterou. 2. No Windows, clique em Iniciar, Todos os Programas, SolidWorks <verso>, SolidWorks Tools, Assistente de Cpia de Configuraes . 3. Siga as instrues do assistente. 4. Na caixa de dilogo Salvar configuraes em arquivo: a. Digite swConfiguraes_Opes.sldreg para o nome do arquivo. b. Selecione Opes do sistema. c. Desmarque todas as outras opes. d. Clique em Concluir. 5. Abra o Assistente de Cpia de Configuraes novamente. 6. Na caixa de dilogo Salvar configuraes em arquivo: a. Digite swConfiguraes_UI.sldreg para o nome do arquivo. b. Selecione Atalhos de teclado, Personalizao do menu e Layout da barra de ferramentas. c. Desmarque Opes do sistema. d. Clique em Concluir.
Parabns! Voc concluiu esta lio.

Se voc salvou suas configuraes originais antes de concluir esta lio, pode restaurar as configuraes com o Assistente de Cpia de Configuraes. Voltar Viso geral da personalizao.

Vous aimerez peut-être aussi