Vous êtes sur la page 1sur 5

LISTA DE VERIFICAO PARA AUDITORIA INTERNA DO SGA

Data da Auditoria:___/___/___
ITENS A SEREM AUDITADOS
4.2 POLTICA AMBIENTAL a) A Poltica leva em considerao itens ambientais especficos da unidade, isto , ela apropriada natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos e servios da unidade? b) A Poltica inclui comprometimento para melhorar continuamente a performance ambiental da unidade? c) A Poltica inclui comprometimento com a preveno de poluio? d) A Poltica inclui comprometimento com o atendimento legislao e normas ambientais aplicveis, e demais requisitos subscritos pela organizao? e) A Poltica fornece estrutura para o estabelecimento e reviso dos objetivos e metas ambientais? f) A Poltica Ambiental mantida? Foi documentada, implementada e comunicada a todos os funcionrios e est disponvel para o pblico? 4.3.1 ASPECTOS AMBIENTAIS a) A unidade estabeleceu e mantm procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou servios? b) Os aspectos relacionados a impactos significativos foram considerados na definio dos objetivos ambientais? c) A unidade tem procedimentos para manter a lista de aspectos ambientais atualizada? d) O risco para potenciais situaes de emergncia foi considerado na determinao dos aspectos ambientais? e) Condies de partida e parada foram consideradas na determinao dos aspectos ambientais? f) A unidade considerou as opinies de partes interessadas quando da identificao dos aspectos ambientais? g) A unidade realizou uma Avaliao Ambiental Inicial para identificar os aspectos ambientais? h) A unidade considerou as opinies de partes interessadas quando da identificao dos aspectos ambientais? i) Foram avaliadas possveis contaminaes causadas por processos de fabricao passados? j) Na identificao/ avaliao dos aspectos ambientais foi verificada a conformidade com legislao e outros requisitos? k) A utilizao de matrias-primas e recursos no renovveis foi considerada na identificao dos aspectos ambientais? 4.3.2 REQUISITOS LEGAIS E OUTROS REQUISITOS a) A organizao estabeleceu e mantm procedimento para identificar e ter acesso legislao e outros requisitos por ela subscritos e que sejam aplicveis a seus aspectos ambientais? b) A unidade analisou como os requisitos legais e outros se aplicam a seus processos e produtos?

Auditor Lder:__________________________
CONSTATAES

ITENS A SEREM AUDITADOS

CONSTATAES

Pgina 1/5

LISTA DE VERIFICAO PARA AUDITORIA INTERNA DO SGA

4.3.3 OBJETIVOS E METAS a) A unidade estabeleceu e mantm documentados os objetivos e metas ambientais? b) Os objetivos e metas so consistentes com a Poltica Ambiental e com a lista de aspectos ambientais significativos? c) A unidade considerou as exigncias legais e outras exigncias formais quando da determinao dos objetivos ambientais? d) A unidade considera reclamaes externas relativas sua performance ambiental quando da determinao de novos objetivos ambientais? e) As metas ambientais podem ser quantificadas e medidas? f) Os objetivos e metas ambientais foram comunicados organizao? 4.3.4 PROGRAMA(S) DE GESTO AMBIENTAL a) A organizao possui programa(s) para atingir seus objetivos e metas e alocar claramente responsabilidades, recursos e prazos para os mesmos? b) O Programa revisado quando pertinente devido novos ou modificados empreendimentos, atividades, produtos ou servios? c) O Programa foi assinado pela gerncia responsvel? d) Os responsveis pelo Programa analisado periodicamente? e) O progresso do programa analisado periodicamente? 4.4.1 ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE a) As funes, responsabilidade e autoridades no sistema de gesto ambiental foram definidas, documentadas e comunicadas? b) evidente que os funcionrios tm conhecimento de suas responsabilidades na performance ambiental da unidade? c) Os funcionrios receberam recursos (tcnicos e financeiros) suficientes para atender s suas responsabilidades? d) Os funcionrios responsveis receberam autoridade documentada para realizar suas tarefas em linhas com as intenes da Poltica Ambiental? e) A alta administrao apontou um representante para estabelecer e manter os requisitos do sistema bem como reportar o desempenho do mesmo? 4.4.2 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAO E COMPETNCIA a) A unidade, referenciando a lista de aspectos ambientais significativos, identificou os funcionrios ou subcontratados com necessidade de treinamento e conscientizao especiais para minimizar os impactos ambientais? b) A organizao estabeleceu e mantm um procedimento para assegurar que seus funcionrios ou subcontratados recebam treinamento especial quando necessrio? c) Os funcionrios ou subcontratados, cujo trabalho tenha ou possa ter um impacto ambiental significativo, tm conscincia das potenciais conseqncias ambientais decorrentes na inobservncia de procedimentos operacionais especificados? d) Os funcionrios ou subcontratados conhecem os impactos ambientais significativos, reais e potenciais, de suas atividades? Conhecem suas funes e responsabilidades no sistema, incluindo preparao e atendimento emergncias?

ITENS A SEREM AUDITADOS


4.4.3 COMUNICAO

CONSTATAES

Pgina 2/5

LISTA DE VERIFICAO PARA AUDITORIA INTERNA DO SGA

a) A unidade estabeleceu e mantm documentados os objetivos e metas ambientais? b) Os objetivos e metas so consistentes com a Poltica Ambiental e com a lista de aspectos ambientais significativos? c) A unidade considerou as exigncias legais e outras exigncias formais quando da determinao dos objetivos ambientais? d) A unidade considera reclamaes externas relativas sua performance ambiental quando da determinao de novos objetivos ambientais? 4.4.4 DOCUMENTAO DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL a) A Organizao possui documentos que descrevem os principais elementos do sistema de gesto e a interao entre eles? b) A organizao possui documentos que forneam orientao para demais documentos relacionados? c) A unidade documentou procedimentos e instrues para cada um dos elementos centrais da ISSO 14001, incluindo desenvolvimento de produtos? 4.4.5 CONTROLE DE DOCUMENTOS a) A organizao possui procedimento(s) para o controle de documentos? b) A unidade pode demonstrar que documentos obsoletos so prontamente removidos de todos os pontos de emisso ou uso ou garantidos contra o uso no-intencional? c) Os procedimentos e instrues esto disponveis onde so necessrios para o efetivo e seguro funcionamento do sistema de gesto ambiental? d) Os documentos podem ser localizados, so periodicamente analisados, revisados quando necessrio e aprovados por pessoal autorizado? e) A documentao legvel, datada, mantida de forma organizada e retida por perodo de tempo especificado? f) Foram estabelecidos e so mantidos procedimentos e responsabilidades referentes criao e alterao dos vrios tipos de documentos? 4.4.6 CONTROLE OPERACIONAL a) A organizao estabeleceu e mantm procedimentos para planejar atividades associadas aos aspectos ambientais significativos? b) stes procedimentos contm critrios operacionais? c) A unidade desenvolveu instrues para a gesto ambiental de fornecedores e prestadores de servios? d) A unidade desenvolveu instrues para manuteno peridica dos equipamentos de controle de poluio?

ITENS A SEREM AUDITADOS


4.4.7 PREPARAO E ATENDIMENTO A EMERGNCIAS

CONSTATAES

Pgina 3/5

LISTA DE VERIFICAO PARA AUDITORIA INTERNA DO SGA

a) A organizao estabeleceu e mantm procedimentos para identificar o potencial e atender a acidentes e situaes de emergncia? b) A unidade desenvolveu procedimentos para prevenir e mitigar impactos ambientais associados a acidentes e situaes de emergncia? c) A unidade avalia e revisa, quando necessrio, seus procedimentos de preparao e atendimento a emergncias, principalmente aps a ocorrncia dos mesmos? d) A unidade testa tais procedimentos quando possvel? 4.5.1 MONITORAMENTO E MEDIO a) A organizao estabeleceu e mantm procedimentos para monitorar e medir caractersticas principais de suas operaes que possam ter um impacto ambiental significativo sobre o meio ambiente? b) As caractersticas que so monitoradas incluem a conformidade com os objetivos e metas? c) Existem procedimentos para calibrar os instrumentos de medio periodicamente? d) Existe um procedimento para avaliao peridica do atendimento legislao e regulamentos ambientais pertinentes? e) A lista de aspectos monitorados consistente com a lista de aspectos ambientais significantes? 4.5.2 NO-CONFORMIDADE E AES CORRETIVA E PREVENTIVA a) A organizao possui procedimentos para definir responsabilidades e autoridade para tratar e investigar as no-conformidades bem como para iniciar e concluir aes corretivas e preventivas? b) As aes corretivas ou preventivas adotadas so adequadas magnitude dos problemas? c) Mudanas nos procedimentos decorrentes de aes corretivas e preventivas so registradas? 4.5.3 REGISTROS a) A organizao estabeleceu e mantm procedimentos para identificao, manuteno e descarte de registros ambientais? b) Os registros incluem registros de treinamento e resultados de auditorias e anlises crticas? c) Os registros so legveis, identificveis, arquivados, mantidos por perodo estabelecido?

ITENS A SEREM AUDITADOS


4.5.4 AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL

CONSTATAES

Pgina 4/5

LISTA DE VERIFICAO PARA AUDITORIA INTERNA DO SGA

a) A organizao estabeleceu e mantm programa(s) e procedimentos para auditorias do sistema de gesto ambiental? b) O programa de auditoria leva em considerao a importncia ambiental das atividades e resultados de auditorias anteriores? c) So fornecidas administrao informaes sobre os resultados das auditorias? d) O programa de auditoria contm informaes sobre o escopo, freqncia, metodologia, responsabilidades e requisitos relativos conduo da mesma e apresentao dos resultados? e) A unidade possui pessoal treinado para conduzir auditorias do sistema de gesto ambiental? 4.6 ANLISE CRTICA PELA ADMINISTRAO a) O sistema de gesto ambiental analisado periodicamente pela alta administrao da organizao para assegurar sua convenincia, adequao e eficcia?

b) A anlise crtica documentada? c) A anlise crtica pela administrao inclui reviso da Poltica Ambiental, objetivos ambientais, opinies de partes interessadas e relatrios de auditoria do SGA? d) Existem evidncias que a anlise crtica pela administrao promove a melhoria contnua da performance ambiental? e) Os resultados da anlise crtica pela administrao so comunicados organizao?

Pgina 5/5

Vous aimerez peut-être aussi