Vous êtes sur la page 1sur 21

N 1, 2012 (7-27)

As buscas de felicidade nos relacionamentos ertico-amorosos heterossexuais: uma investigao antropolgica em contexto urbano nocturno
Guadalupe Brak-Lamy (Investigadora Associada CRIA - Centro em Rede de Investigao em Antropologia, Faculdade de Cincias Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa)

Resumo Esta investigao reporta-se anlise qualitativa e exploratria das buscas de felicidade de homens e mulheres (entre os 18 e os 65 anos), atravs dos seus relacionamentos ertico-amorosos heterossexuais vividos a partir do conhecimento/encontro desses sujeitos nos espaos de congregao nocturna situados nas zonas da movida lisbo eta. Apresenta-se uma anlise de contedo (Bardin, 1977) baseada em entrevistas realizadas a 120 sujeitos (de diversos estados civis: casados, solteiros, divorciados e que vivem em unio de facto) sobre as suas experincias ertico-amorosas. Aqui a felicidade concebida como desejo de fuga/escape da estrutura conjugal, familiar e laboral. A base terica deste estudo encontra-se ancorada no modelo estrutura versus communitas` desenvolvido por Turner ([1969] 1974 e 1987). A principal concluso a de que nem todos os sujeitos conseguem satisfazer os seus desejos de fuga/escape da estrutura conjugal e/ou familiar e/ou laboral, mas a maior parte deles consegue satisfaz-los momentaneamente.
Palavras-Chave: felicidade; relacionamentos ertico-amorosos; bares; Lisboa; modelo estrutura versus communitas Abstract

This research refers to qualitative and exploratory analysis of men and women (between 18 and 65 years old) search for happiness through their heterosexual eroticloving relationships resulting from their flirtation in the night socializing spaces situated in the movida areas in Lisbon. A content analysis (Bardin , 1977) based in interviews of 120 individuals (of various civil status: married, single, divorced and living together) about their loving-erotic experiences is presented. Happiness is understand here as a desire of breakout/escape from the conjugal, family and job structures. The theoretic framework of this study is anchored in the structure versus communitas

N 1, 2012 (7-27)

model developed by Turner ([1969] 1974 and 1987). The main conclusion is that not all subjects can satisfy their desires of breakout/escape from the conjugal and/or family and/or job structures but almost all subjects can satisfy them momentarily.
Keywords: happiness; loving-erotic relationships; bars; Lisbon; structure versus communitas model

Introduo Esta investigao reporta-se s buscas de felicidade de sujeitos caucasianos (homens e mulheres entre os 18 e os 65 anos de idade) de diversos estados civis (casados, solteiros, divorciados e vivendo em unio de facto)1, atravs dos comportamentos/relacionamentos2ertico-amorosos heterossexuais3 experienciados a partir do conhecimento/encontro desses sujeitos nos espaos de congregao nocturna (bares) situados nas zonas da movida Lisboeta4 (zona da Rocha Conde D bidos, Belm, Docas de Alcntara e Bairro Alto. O conceito de felicidade que utilizamos aqui definido como: Um estado que no consiste na realizao instantnea de todos os nossos desejos, o que nos tornaria de seguida presas de uma temporalidade vazia que nos conduziria a um tdio mortfero, mas que a satisfao dos nossos desejos deva ser harmoniosamente distribuda ao longo de toda a nossa vida, de tal maneira que, logo que o prazer nascido da satisfao de um desejo se disperse e diminua, que esteja substitudo por uma nova satisfao, e isso sem interrupo de modo a que nos mantenhamos constantemente num estado de felicidade perfeita. (Van den Bosch, 1997, p. 20).
1

Estamos em presena de um conjunto de participantes maioritariamente jovem e solteiro (38 rapazes e 36 raparigas, entre os 18 e os 30 anos), seguindo-se os divorciados (17 homens e 11 mulheres, entre os 30 e os 60 anos), os casados (13 homens e 4 mulheres entre os 30 e os 65 anos) e, por ltimo os que vivem em unio de facto ( 4 homens e 3 mulheres, entre os 30 e os 45 anos). 2 Relacionamentos que os sujeitos tm a partir de conhecimentos com pessoas com quem interagiram nos espaos de congregao nocturna. As interaces realizaram-se a partir de diversas estratgias de seduo. Estas so formas de interaco ertica que envolvem os olhares os sorrisos, as palavras/conversas, os toques, os beijos e as carcias. 3 Tenho conscincia que eliminei voluntariamente duas alternativas ou reas complementares aquela que envolveria a seduo homossexual e/ou lsbica e uma outra que incluiria a seduo inter-racial e/ou inter-tnica. Posso, por isso ser suspeitada de homofobia ou de racismo. No entanto, parece claro que abordei um tema demasiado complexo. Deixo para novas investigaes essas dimenses de complexidade. 4 Optei por realizar trabalho de campo em alguns espaos de congregao nocturna na cidade onde resido, Lisboa - ou como diria Jackson (1987) escolhi fazer anthropology at home -, porque esta uma cidade que possui uma vida nocturna intensa que se tem vindo a desenvolver ao longo da dcada de oitenta e de noventa, expanso essa que tenho vindo a acompanhar desde o final da minha adolescncia at actualidade.

N 1, 2012 (7-27)

A felicidade, neste estudo, reporta-se ao desejo de fuga/escape da estrutura conjugal e familiar (pais)5 e ao desejo de fuga/escape estrutura referente ao domnio do trabalho. A base terica deste estudo encontra-se ancorada no modelo estrutura versus antiestrutura ou communitas` desenvolvido por Turner na obra Processo Ritual Estrutura e Antiestrutura ([1969] 1974), modelo esse tambm apresentado posteriormente na obra Dramas, Fields and Metaphores Simbolic Action in Human Society (1987). em Processo Ritual: Estrutura e Antiestrutura ([1969] 1974) que Turner preconiza a existncia de dois modelos principais de relacionamento humano, justapostos e alternantes ([1969] 1974, p. 118-119). O primeiro denomina-o de estrutura6 e reporta-se sociedade tomada como um sistema estruturado, diferenciado e hierrquico de posies poltico-jurdico-econmicas, a partir do qual os sujeitos tm valores desiguais. A ideia aqui expressa que as unidades da estrutura social so relaes existentes entre posies, funes e cargos. (idem, p. 160) O segundo modelo, denominado de communitas`7 e corresponde sociedade considerada como um comitatus no estruturado ou estruturado de forma rudimentar, e relativamente indiferenciado, portanto no hierarquizado. Vista nesta perspectiva, como uma modalidade do relacionamento social, a communitas` assume um peso terico de igual importncia ao da noo de estrutura social. A estrutura est ligada s hierarquias sociais, portanto ao poder, e a communitas` reporta-se vontade desdiferenciadora das hierarquias sociais. Assim sendo, a communitas` representa a possibilidade de individuao, de libertao da represso inerente insero posicional e estatutria dos indivduos nas estruturas. As caractersticas da communitas` que se referem concepo da sociedade como um todo indiferenciado e homogneo, em que os sujeitos se encontram desprovidos de status e funes segmentarizadas, opondo-se estrutura de posies, cargos, status e funes jurdicas, polticas e econmicas, podem raramente ser mantidas por muito tempo. A communitas` em pouco tempo transforma-se em estrutura, na qual as livres relaes entre os sujeitos se convertem em relaes governadas por normas.

5 6

Refiro-me aos pais dos sujeitos entre os 18 e os 45 anos. Turner refere-se estrutura como a estrutura social, no sentido da antropologia social britnica, ou seja como uma disposio mais ou menos caracterstica de institui es especializadas mutuamente dependentes e a organizao institucional de posies de actores que elas implicam. No me refiro estrutura no sentido tornado popular por Lvi -Strauss, ou seja concernente a categorias e lgicas e forma das relaes entre elas. ([1969]1974, p. 201-202) 7 Turner ([1969]1974) prefere o vocbulo latino communitas` comunidade pois pretende distinguir a modalidade de relaes existentes na communitas` de aquilo que ele denomina de uma rea da vida em comum.

N 1, 2012 (7-27)

Segundo Turner, o objectivo final consiste em agir em termos de valores da communitas` (idem, p. 214) pois, na nossa opinio, o grande desejo humano renunciar e pr fim aos sofrimentos uma vez que a vida na estrutura est repleta de dificuldades. O que os humanos pretendem ser felizes. Esse objectivo apresenta dois aspectos: por um lado, visa a ausncia de sofrimento e de desprazer; por outro pretende experienciar intensos sentimentos de prazer. No sentido mais restrito, o conceito de felicidade s se relaciona com este ltimo. Mas a felicidade um estado efemero. Ou como diria Turner ([1969] 1974), a felicidade s se encontra na communitas`. No entanto, as caractersticas desta que se referem concepo da sociedade como um todo indiferenciado e homogneo, em que os sujeitos se encontram desprovidos de status e funes segmentizadas, podem rar amente ser mantidas por muito tempo. A communitas` em pouco tempo transforma-se em estrutura, na qual as livres relaes entre os sujeitos se convertem em relaes governadas por normas. Metodologia Estudo realizado atravs de entrevistas semi-dirigidas aprofundadas (120 entrevistas com a durao mdia de 1 hora), entre 1999 e 2001. Sem tentar fazer uma reduo da importncia de outros mtodos na explicao dos dados, escolhi a anlise qualitativa com caractersticas etnogrficas, porque esta oferece uma significativa contribuio na anlise das verbalizaes acerca dos comportamentos ertico-amorosos heterossexuais vividos em contexto nocturno, pois o referencial qualitativo est fundamentado nos dados colectados com base nas interaces interpessoais e interpretado a partir da significao que os sujeitos atribuem s suas experincias ertico-amorosas. As entrevistas (gravadas) foram realizadas no nos espaos de congregao nocturna, porque no nos foi permitido faz-lo, sendo realizadas posteriormente em esplanadas, cafs e no domiclio dos sujeitos que frequentavam os espaos de congregao nocturna. O horrio das entrevistas foi ajustado disponibilidade dos sujeitos. Durante as entrevistas pretendeu-se estabelecer uma relao de confiana sem que se perdessem as dimenses necessrias e ticas da distncia entre o entrevistador e o entrevistado. Foi ainda garantida confidencialidade a todos os entrevistados, sendolhes tambm dito que os seus discursos transcritos na redaco do estudo, seriam identificados com uma inicial e no com o nome verdadeiro. O guio centrou-se nos aspectos relacionados com a problemtica da busca de felicidade nos relacionamentos ertico-amorosos. A entrevista est construda com fortes marcas de temporalidade e vnculos a vrios elementos de contexto, que fazem com que a eventualidade de criar situaes inverdicas, argumento tantas vezes aventado pelos crticos de entrevistas e

10

N 1, 2012 (7-27)

inquritos sobre sexualidade, seja obstaculizado. Para evitar a descontextualizao das respostas, estas foram transcritas na sua totalidade, evitando a transcrio s de partes ou de segmentos significativos. Quando terminei o trabalho de campo, em finais de Outubro de 2001, passei para a interpretao da informao resultante das entrevistas. Estas foram objecto de anlise de contedo temtica8 Bardin (1977) que se baseia em operaes de desmembramento do texto em unidades, ou seja, descobrir os diferentes ncleos de sentido que constituem a comunicao, e posteriormente, realizar o seu reagrupamento em classes ou categorias. Assim sendo, os contedos foram organizados a partir de temas, com base no modelo aberto, no qual as categorias de anlise foram construdas atravs do prprio processo de anlise de dados. Tal opo justifica-se por identificar o estudo que considero exploratrio, uma vez que a realidade temtica apresenta grandes lacunas de conhecimento, isto , existem poucos estudos sobre o assunto e os que se debruam sobre esta temtica so superficiais. As categorias e subcategorias encontradas foram: descompromisso (subcategorias: descompromissos masculinos e femininos), competio (subcategorias: 1. competies femininas; 2. competies masculinas: competies masculinas tridicas e as performances sexuais), fidelidade (subcategoria: 1. fidelidades masculinas), compromisso (subcategoria: 1. compromissos femininos) e desrepresso (subcategoria 1. desrepresses masculinas: a amante, as prostitutas e as relaes sexuais ocasionais; 2. desrepresses femininas: controlo dos pais, controlo do cnjuge e trabalho cansativo). Estas categorias e subcategorias sero apresentadas de seguida. Elementos de Anlise Discursos sobre as buscas de felicidade nos relacionamentos ertico-amorosos Este captulo refere-se ao que os sujeitos fazem depois de sarem dos espaos de congregao nocturna. Estamos no domnio das experincias sexuais privadas que sero interpretadas de acordo com a teoria estrutura versus communitas`, uma vez que os sujeitos iro referenciar os motivos porque: a) desejam permanecer no estado de

Fazer uma anlise temtica, consiste em descobrir os ncleos de sentido que compem a comunicao e cuja presena, ou frequncia de apario podem significar alguma coisa para o objectivo analtico escolhido (). O tema, enquanto unidade de registo, corresponde a uma regra de recorte (do sentido e no da forma) que no fornecida uma vez por todas, visto que o recorte depende do nvel de anlise e no de manifestaes formais reguladas. (...) (Bardin, 1977, p. 105-106)

11

N 1, 2012 (7-27)

communitas` (discurso do descompromisso); b) desejam entrar no domnio da estrutura atravs da conjugalizao (discurso do compromisso); c) desejam atenuar os constrangimentos provocados pela estrutura, sobretudo a conjugal (discurso da desrepresso), d) manifestam o desejo de serem leais estrutura conjugal (discurso da fidelidade); ou ainda e) referem o desejo de regressar ao estado de `communitas` (discurso da competio). Discurso do descompromisso
Dos descompromissos masculinos

Os homens solteiros (jovens entre os 18 e os 30 anos), tanto os mais experientes e aqueles que se deslocam aos espaos de congregao nocturna com o intuito de terem as primeiras experincias sexuais, muitas vezes saem acompanhados sobretudo das jovens solteiras (entre os 18 e os 30 anos) com quem trocaram uns olhares, beijos, toques, abraos e/ou carcias. Os relacionamentos ertico-amorosos destes jovens so geralmente de curta durao: umas horas ou, em certos casos, algumas semanas. Estas pessoas no pretendem consolidar os vnculos, aprofundar uma relao, contrair matrimnio (pelo menos a curto/mdio prazo), nem coabitar. E o desejo de formar uma nova famlia (domnio da estrutura) substitudo pelo fantasma do engate por uma noite (one night stand), criando uma clivagem acentuada entre sexualidade e afectividade: A mim interessa-me provocar uma reaco, no me interessam os sentimentos (...). Sinto a outra pessoa como um objecto, principalmente quando estamos debaixo dos lenis. (F., 30 anos, solteiro). Neste tipo de relaes anti-estruturais o prazer sexual que privilegiado: Procuro aliviar o stress com essa pessoa s no momento e no tenho obrigatoriamente que me encontrar com a pessoa nem ficar amigo dela. Tenho uma pele com muito pouca memria. (...). O que me interessa viver o momento de prazer sexual, atingir o orgasmo. (A., 26 anos, solteiro) O que estes jovens pretendem uma busca de intensidade e a realizao do fantasma de gratificao da busca de intensidade pelo outro. A durao do relacionamento ertico-amoroso e a estruturao desse relacionamento seriam a causa da perda da intensidade e da felicidade: No penso em casar-me nem viver com ningum. Apenas quero passar uma excelente noite de sexo. Nada mais (...). No quero compromissos nem conhecer nenhum familiar ou amigo dela. (S., 22 anos, solteiro)

12

N 1, 2012 (7-27)

Viver intensamente a vida (sem chatices, prises ou compromissos), viver intensamente o momento (provocando uma reaco no outro), aliviar o stress, sem se ntimentos, so expresses que representam o desejo que permita o escape submisso/represso estrutural. Neste contexto, o corpo feminino visto como uma ratoeira (tem famlia, pode engravidar ou buscar a conjugalizao, com as inerentes responsabilidades econmicas e sociais): Eu quando termino as relaes sexuais que tenho com as minhas parceiras, vou-me logo embora, porque j sei por experincia prpria e por aquilo que me foi contado que muitas mulheres vo para a cama com os homens com a inteno de casarem, ou de viverem connosco e depois querem ter filhos (). Eu nunca dei o meu nmero de tel efone, nem marquei um segundo encontro para que isto no acontecesse () tambm no quero conhecer os seus familiares, pois isso cria logo uma espcie de compromisso. (L. 28 anos, solteiro) devido a esse querer escapar submisso/represso estrutural que os sujeitos sentem uma vontade desesperada de fugir, mal o acto sexual termine, pois se um homem sente que o objectivo da rapariga o apoderamento da vida do jovem e a colocao do homem ao servio do projecto social dela atravs da gravidez ou da busca de conjugalizao, ento no estranho o duplo movimento pelo qual se exige a entrega ertica sem contrapartidas (a rendio incondicional do outro) e se furta aos relacionamentos sociais subsequentes. Este comportamento revela que o sujeito experiencia a iluso de relaes associais, estando o outro disponvel para sustentar a realizao do eu masculino, apresentando-se liberto das suas redes familiares e de amizade. O que o sujeito no quer conhecer nenhum familiar ou amigo dela, nem quer co mpromissos (casar ou viver com) ou chatices (entenda-se filhos ou confrontoscom os familiares da parceira momentnea). Isto significa que ele no quer prender se e, pelo contrrio, quer viver a vida intensamente, buscando novas experincias.
Dos descompromissos femininos

Os discursos proferidos por algumas mulheres (sobretudo jovens solteiras entre os 18 e os 30 anos e divorciadas entre os 25 e os 45 anos) que no querem conjugalizar, veiculam a ideia de um encontro de expectativas com os homens que tambm no pretendem contrair matrimnio, uma vez que para essas pessoas a felicidade enfatiza a ideia de viver o prazer do momento, sem ter em conta os riscos: Eu gosto de variar de parceiro sexual (...). Comecei a tomar a plula aos dezasseis an os porque tinha muita acne. Mas a plula acabou por servir como contraceptivo. Desde os meus dezasseis anos que tenho uma vida sexual muito activa (...). Eles nem sempre usam preservativo e eu sei que existem muitas doenas que se transmitem sexualmente. Tenho medo de apanhar sida mas quando estou com eles no penso nisso. O que

13

N 1, 2012 (7-27)

conta nessa altura o prazer que estvamos a viver, so esses momentos maravilhosos que interessam. Se pensasse nas doenas sexuais sempre que fosse para a cama com algum, acho que no chegava a ir. No podemos racionalizar tudo, porque seno no fazemos nada, ou quase nada e a vida passa a correr, no ? (L., 19 anos, solteira) O que se torna evidente para estas pessoas o esplendor do encontro sexual e o desenvolvimento de uma ars erotica.9 Estes encontros sexuais efmeros encerram esse encantamento anti-estrutural. Como nos referiu uma entrevistada: Tive algumas experincias com algumas pessoas em que passmos uma noite maravilhosa. Correu tudo muito bem e foi muito excitante porque envolvia o toque, as carcias, os odores (...). No nos voltmos a ver porque no estava previsto e porque no havia mais nada para partilhar (...). Nunca pensei em casar com ele (...). No quero ser mandada por ele nem por nenhum homem. (...). (M., 30 anos, solteira) A interpretao do comportamento feminino de descompromisso est relacionada com o comportamento de simetrizao em que a mulher se identifica com o homem ao pretender escapar submisso da represso estrutural. Os discursos de algumas das nossas entrevistadas expressam a ideia de que as mulheres no pretendem conjugalizar, pois isto implicaria a submisso s tarefas domsticas e ao marido. Discurso da Competio
Das competies femininas

A produo alargada de um perodo de amor livre na adolescncia feminina (experincias pontuais, perda de virgindade com um desconhecido, etc.) parece constituir, actualmente, uma tentativa de entrar no espao de seduo com um capital de experincia. Hoje em dia, muitas jovens, por simetrizao, dizem que comeam a seduzir mais cedo do que os rapazes, perdem a virgindade mais cedo do que eles e so mais atrevidas do que eles. Algumas destas jovens referem tambm que j dormiram com um nmero considervel de rapazes: J tive relaes sexuais para a com uns doze ou treze rapazes (...). Houve dois que me disseram que s perderam a virgindade aos dezasseis anos. Se calhar h rapazes com a minha idade que ainda so virgens (...). Quando estou com um rapaz fao questo de

Foucault aborda este tema de uma forma exemplar: Na arte ertica, a verdade extrada do prprio prazer, tomado como prtica e recolhido como experincia; no relativamente a uma lei absoluta do permitido e do proibido, no por referncia a um critrio de utilidade que o prazer considerado; mas, em primeiro lugar e sobretudo, relativamente a si prprio; nela, h que conhec-lo como prazer, portanto conforme a sua intensidade, a sua qualidade especfica, a sua durao, as suas reverbaes no corpo ( ...). (Foucault, [1984] 1994, p. 61).

14

N 1, 2012 (7-27)

lhe dizer sempre que perdi a virgindade aos treze anos. H uns que no acreditam. (A., 18 anos, solteira) Um dado importante da cultura referente ao Capitalismo Tardio10 haver mulheres que defendem uma posio celebratria que, at finais dos anos setenta, no era muito conhecida. Esta posio caracterstica sobretudo das jovens solteiras (entre os dezoito e os vinte e cinco anos) e das divorciadas (entre os vinte e cinco e os quarenta e cinco anos). Nas palavras de uma entrevistada: Eu e algumas amigas minhas se arranjarmos uma curte num bar ou numa discoteca sempre mais um para o dirio para a coleco. Nada de casamentos. Estamos sozinhas nas nossas casas e podemos ter os cambalachos que quisermos. (S., 32 anos, divorciada) Estas jovens afirmam que, apesar de muitas amigas suas serem inibidas, elas no so e pretendem ir para a cama com homens por quem no esto enamoradas e no pretendem conjugalizar com eles. Isto que as torna felizes.
Das competies masculinas

As competies tridicas O discurso da competio, no nosso estudo, no que diz respeito ao sexo masculino, caracterstica sobretudo dos homens casados (entre os 45 e os 65 anos). Para alguns destes homens a excitao da conquista funciona como a pedra que, com a cont inuidade tende a tornar-se a dose que se evidencia atravs do engate,11 numa certa compulsividade sexual12.

10

Jameson (1991) refere que a emergncia do capitalismo tardio se deu no perodo que se seguiu Segunda Guerra Mundial, portanto, o perodo correspondente dcada de cinquenta. O capitalismo tardio , para este autor, sinnimo de ps-modernismo: The economic preparation of postmodernism or late capitalism began in the 1950`s after the wartime shortages of consumer goods and spare parts had been made up, and new products and new technologies (not least those of media) could be pioneered. (Jameson, 1991, p. 94) 11 Engatar est certamente ligado quilo a que chamarei sexualidade episdica, mas no so a mesma coisa. A conexo entre ambas a compulsividade. (Giddens, ([1992] 1999, p. 56). 12 E aqui partilhamos do conceito de Giddens: Uma compulsividade uma forma de comportamento que um indivduo acha muito difcil ou impossvel parar apenas pelo poder da vontade e cuja realizao produz um alvio de tenso. A compulsividade toma geralmente a forma de rituais pessoais estereotipados (...). O comportamento compulsivo est associado a um sentimento de perda de controlo sobre si prprio (...). O fracasso dessa realizao provoca um acometimento de ansiedade. (idem, p. 49).

15

N 1, 2012 (7-27)

A compulso uma experincia em que existe a fora da atraco para o acto e tende a incluir um sentimento de inadequao estrutura: as normas, a honra, a tica, a moral no so compatveis com o que o sujeito est a fazer: Preciso mesmo de estar sempre a seduzir. s vezes nem dou pela seduo, tudo to rpido. A seduo mesmo algo que eu no consigo parar de fazer (...). Como sou um homem casado, devia ter mais juzo, devia controlar-me, mas fao exactamente o contrrio. (M., 47 anos, casado) A figura que melhor personifica o comportamento de seduo compulsiva a de D on Juan. Para este s interessa o instante de prazer proporcionado pelo triunfo da conquista (Crpault, 1997, p.120), principalmente quando a mulher casada (domnio da estrutura) e muito particularmente se for a mulher do seu melhor amigo. A quantidade de mulheres que o sujeito diz ter conquistado ou caado ou que apr esenta aos seus pares, aumenta o seu poder e fama e ele tira partido do seu papel de sedutor de mulheres casadas (tira orgulho de exibir os seus comportamentos de infraco) e das emoes negativas que suscita nos outros (nos sujeitos no sedutores ou nos sedutores mal sucedidos), principalmente a inveja e o cime. Isto que a felicidade para estes sujeitos: J aconteceu tambm eu ter filmado as mulheres a terem relaes sexuais comigo e depois ter mostrado o filme aos meus amigos (...). Geralmente reunimo-nos todos, ou seja, eu e os meus amigos e depois eu conto-lhes os pormenores das sedues, de como elas me acham melhor do que os maridos delas (...). Eu digo sempre aos meus amigos que ser casado que bom, se fosse solteiro no tinha tanta piada estar a seduzir (...). Um homem casado arrisca muito mais do que um solteiro. Um homem casado pode ser descoberto pela mulher (...). Os meus amigos acreditam em mim porque vem as fotografias e os vdeos. s vezes dizem-me que eu s consigo ir para a cama com elas porque prometo casar com elas ou porque lhes pago mas isso no verdade, o que eles tm inveja. (M., 53 anos, casado) Este sedutor de mulheres casadas torna-se assim num heri masculino gabando-se do que faz e exprimindo indirectamente o que muitos homens comuns por razes de afirmao triunfante do self masculino na terminologia de Evans-Pritchard ([1956] 1970) -, gostariam de fazer: dormir com as mulheres dos outros. O que se torna deveras evidente o desejo de regresso ao estado de communitas`, materializado na vontade de voltar adolescncia e recomear tudo de novo, isto , voltar a seduzir.

16

N 1, 2012 (7-27)

As performances sexuais masculinas Para a maior parte dos homens entrevistados, sobretudo os solteiros e os divorciados (pertencentes faixa etria entre os 40 e os 50 anos) o que se torna relevante performance sexual. Como refere um entrevistado: Num homem muito importante a performance sexual; interiorizo isso bastante. (J., 63 anos, casado). O tamanho do pnis, a rapidez, a rigidez e o tempo de durao do processo erectivo, a frequncia de relaes sexuais, a quantidade ejaculada e o cansao que produziram na mulher, so uma constante cobrana do desempenho sexual masculino. A tudo isto acrescente-se ainda o desejo que muitos destes sujeitos tm de produzir prazer na mulher atravs do seu desempenho sexual. Mas o prazer feminino, para alguns deles desejado, tendo em vista o seu prprio prazer. Sendo assim, o prazer masculino pode ser concebido como o poder de dar gozo: goza-se com o prazer do outro. Isto que confere felicidade a estes sujeitos. So em grande nmero os homens que nos disseram que, uma vez o desejo provocado e o clmax orgstico atingido, eles experimentam o xtase e a volpia, permanecendo em muitos casos radicalmente afastado das emoes do outro, que s lhes dizem respeito pela satisfao egocntrica que lhes proporcionam. Discurso da Fidelidade
Das fidelidades masculinas

H homens casados (situados na faixa etria entre os 45 e os 55 anos) que so desfavorveis s relaes sexuais extra-matrimoniais. So pessoas que seduzem com um olhar, um sorriso e, quando conseguem prender a ateno de determinada mulher, terminam com a seduo. Estamos perante sujeitos que no tm relaes sexuais com as mulheres que seduzem: Costumo ir quase todos os Sbados noite a um determinado bar ( sempre o mesmo) com os meus amigos. Uma vez no bar conversamos, bebemos e observamos as midas que por l andam. s vezes eu no me limito a observar, tambm seduzo uma ou outra rapariga. Seduzo apenas com uns olhares. s vezes elas aproximam-se e metem conversa. Outras vezes sou eu que inicio a conversa. Depois, se elas se mostram muito interessadas e eu me apercebo que querem mais qualquer coisa, invento uma desculpa e vou-me embora. Nunca chego a vias de facto. Sou um homem casado e sou absolutamente contra ir para a cama com mulheres que no a minha. (J. 62 anos, casado) O que est evidente aqui a ideia de lealdade estrutura. Esta perspectiva preconiza o matrimnio como o enquadramento da sexualidade lcita. Estamos perante - e para-

17

N 1, 2012 (7-27)

fraseando Foucault ([1984] 1994, p. 190) - uma conjugalizao das relaes sexuais. As relaes sexuais conjugais so a consequncia e a manifestao de um direito e a sua importncia para muitos homens reside na cobrana do desempenho sexual masculino. Este expressa-se atravs do cansao que o homem produz na mulher e na capacidade que ele tem de orquestrar e controlar a relao sexual. Na relao sujeitoobjecto estes homens pretendem ser sempre o sujeito; querem sempre dominar, isto , estar aos comandos e forar o outro a reagir. Nas palavras de um entrevistado: Quando estou a ter relaes sexuais com a minha mulher sou eu que mando. At ag ora no houve nenhuma vez que ela me desobedecesse. Eu que digo quais so as posies que devem ser feitas (...). Nunca fico por baixo de uma mulher, isso seria uma humilhao. (J., 46 anos, casado) Mas a fidelidade difcil de ser delimitada13. Certos olhares podem provocar um efeito mais forte do que algumas relaes sexuais. Esta questo impele-nos a definir as fronteiras da traio sexual. O que est em causa o que se imagina mas no se faz. Discurso do Compromisso
Dos compromissos femininos

Algumas mulheres solteiras (entre os 25 e os 40 anos), deslocam-se aos espaos de congregao nocturna com o intuito de dominarem um determinado homem atravs da busca do matrimnio e da reproduo. Podemos denominar o jogo destas mulheres, como sendo o jogo da me. O que est em causa aqui a vontade da mulher conjugalizar (constituir famlia) para se reproduzir. Do ponto de vista masculino, este projecto feminino representa simbolicamente os sacrifcios que o homem tem que fazer como marido, como seja partilhar as tarefas domsticas, e como pai, que tem de ir levar e buscar os filhos escola e outros tantos deveres, que impedem o homem de ser o super-homem e, nesse sentido, h um sacrifcio s finalidades da natureza que o impossibilitam de prosseguir com as finalidades da cultura. Podemos afirmar que, grosso modo, este fantasma masculino materializado filosoficamente na linha que vai da imagem da mulher ertica como ratoeira biolgica, colocando o homem adulto ao servio da mulher-me e dos seus filhos, em Schopenhauer, produo da imago do super-homem, liberto da natureza, em Nietzche (Bastos, 2003, p. 47).

13

Georges Devereux ([1967] 1980) afirma que as mulheres Sedang s eram consideradas infiis ao marido se houvesse penetrao vaginal, pelo que praticavam de forma impune sodomia com os amantes.

18

N 1, 2012 (7-27)

Algumas destas mulheres que casam com o objectivo da reproduo muitas vezes nem se interessam pela sua satisfao sexual. Alis, algumas das mulheres que pertencem a este modelo disseram-nos que fingem gostar de fazer amor com os seus maridos. Para alm do jogo da me, existe tambm outra ratoeira feminina evidenciada atravs do jogo do estatuto. Neste modelo, as mulheres dizem que gostam dos homens, mas s casam com eles se estes tiverem um elevado estatuto socioeconmico. Algumas destas mulheres dizem que no gostam de fazer amor com os seus maridos, e s o fazem porque pretendem obter dinheiro e prestgio: Quando vou para a cama com o meu marido, fao-o por favor. Para mim, no muito importante ter relaes sexuais com ele. Interessa-me muito mais ir almoar ou jantar num bom restaurante, passear com ele no estrangeiro; escolher roupa de marca ou comprar um quadro da Vieira da Silva. (L., 48 anos, casada) O estatuto econmico e o prestgio so uma forma de pagamento, por parte do homem, da entrega sexual feminina. Algumas mulheres disseram-nos que, se encontrarem outro homem com um estatuto scio-economico superior ao do marido, divorciam-se do cnjuge e casam-se com o sujeito de elevado estatuto. No entanto, algumas mulheres pretendem envolver-se emocionalmente, dizem precisar de carinho e de sentir que o amor recproco e conferem importncia sexualidade entendida como um canal de afectos que perduram para alm das relaes sexuais. Estas no so um prazer que vale por si, mas devem ser inseridas numa relao amorosa slida e envolvente. Estamos perante mulheres que afirmam mesmo que s vo para a cama com algum por quem estejam enamoradas e, pretendem a curto ou mdio prazo coabitar ou contrair matrimnio (domnio da estrutura) com essa pessoa. E, algumas dessas mulheres acabam mesmo por casar com os sujeitos que conheceram nos espaos de congregao nocturna. Discurso da Desrepresso Das desrepresses masculinas A amante H sujeitos que, quando esto descontentes com a sua relao matrimonial optam por se separar ou divorciar; outros encetam um relacionamento ertico-amoroso com uma amante. sobre esta ltima situao que nos vamos reportar. Um dado relevante refere-se ao facto que foram apenas os indivduos do sexo masculino (com idades compreendidas entre os 45 e os 65 anos) que nos falaram das suas relaes extra-matrimoniais. Para

19

N 1, 2012 (7-27)

estes sujeitos, o tempo passado com a amante pretende ser um tempo extraordinrio, separado, recortado das relaes posicionais e estatutrias existentes no domnio da estrutura. A amante funciona como o contrrio da estrutura: ela o contrrio da me da sua infncia (dotada de autoridade), da esposa, que assumiu a autoridade na vida familiar, isto , ela o refgio, a ilha paradisaca, e o que o homem que se sente incapaz de transformar a realidade pretende uma aco pos itiva de alheamento do quotidiano diurno, tal como se representam para ele os mundos do trabalho e da famlia. Nesta acepo, a amante resulta de uma ideia de felicidade ligada construo activa de uma iluso compensatria, tomada como exemplo de uma realidade inacessvel no contexto da vida quotidiana: Quando estou com a M. tudo to diferente, esqueo-me de todas as minhas preocupaes: as discusses com os meus colegas de trabalho, as ordens da minha mulher. Quando estou com a M. s penso em fazer amor (...). Com ela corre sempre tudo bem, porque ela no fala comigo sobre os problemas, nem sobre os dela, nem sobre os meus () A nossa relao repleta de riscos e sobressaltos . (E., 48 anos, casado) H sujeitos que evidenciam a importncia do imprevisto e dos riscos voluntariamente corridos nos seus relacionamentos extra-matrimoniais e usam-nos para criarem algo que falta s circunstncias rotineiras pautadas por deveres e obrigaes. As prostitutas Temos estado a reportar-nos desrepresso estrutural masculina atravs das amantes. Mas, homens h que nos disseram que no tm amantes, mas frequentam esporadicamente as prostitutas. No entanto, estes homens so em valor residual. Estamos perante sujeitos que so na sua maioria casados e pertencem faixa etria situada entre os cinquenta e os sessenta e cinco anos. Um dos significados da prostituio que entre os clientes, h sujeitos que experienciam o sexo impessoal sem envolvimento emocional, nem compromisso de conjugalidade numa relao composta por um jogo de simulacros sexuais que so classificados como mais satisfatrios do que a ausncia de contactos sexuais, ou do que os contactos sexuais com as namoradas ou com as esposas, que podem ser mais passivas ou impem certos limites devido educao que receberam, na qual est presente uma certa carga moral. Um estudo realizado por Jos Martins Barra da Costa e Lurdes Barata Alves (2001) deu conta que os clientes habituais das prostitutas, justificam a sua

20

N 1, 2012 (7-27)

ida s prostitutas por causa de dificuldades criadas no seio da sua relao matrimonial.14 A prostituta pode adequar-se s fantasias sexuais masculinas, aceitar os ritmos e os desejos erticos dos homens, mas f-lo por um perodo de tempo limitado e por detrs de um preo facturado (Person, [1995] 1996: 152), isto , ela aceita as fantasias sexuais dos seus clientes, mas apenas com a condio de ser paga. Ao fazer-se remunerar explicitamente, ao evidenciar que no h amor mas interesse e clculo, a prostituta permite ao cliente reduzir as ansiedades associadas ao fracasso do desejo de envolvimento em casal, bem como as angstias comparativas, associadas ideia de que a culpa da frigidez da esposa resulta de ser menos homem do que outros homens (passados ou futuros, na vida da mulher), devolvendo ao cliente o seu egocentrismo, prejudicado pela conjugalidade. Assim sendo, as relaes com prostitutas representam uma mediao tpica entre o lado estrutural da estrutura e o seu lado contra-estrutural (estruturalmente marginalizado) e nunca a communitas` que, por definio, gratuita como todo o amor livre. Muitos destes sujeitos pensam que as prostitutas (e as mulheres no geral) gostam de homens brutos e de ser mandadas. Eles praticam sexo oral, anal e concebem as prostitutas como objectos sexuais depreciados, a quem se vincule psicologicamente a po ssibilidade de completa satisfao sexual. (Freud, [1930] 1997,p. 85). Alguns destes homens dizem obscenidades a estes objectos sexuais depreciados: sua puta, grande cabra; outros dizem: mata-me, destri-me, brutaliza-me, ou vou matar-te, evidenciando cenrios sadomasoquistas. A partir da pode desenrolar-se uma srie de simulacros perversos como o atar as pernas e os braos da mulher. O homem pode querer fazer sexo segurando os punhos com muita fora como se estivesse a simular a violao. Isto que produz felicidade nestes sujeitos. As relaes sexuais ocasionais Existem homens que procuram um leque diversificado de conquistas sexuais, mas no com prostitutas. Esta procura da variedade sexual est ligada ideia de mistrio, que se relaciona com o consumo do novo objecto sexual e as suas promessas positivas, e ope-se ao hbito, como saturao da represso inerente s posies, status e funes compartimentadas referentes ao domnio da estrutura conjugal.

14

Enquanto testemunhos vivos encontrmos apenas um reduzido nmero de clientes que avanou com uma explicao (...) de cariz altrusta, justificando a sua relao com a prostituta no tanto em funo dos seus prprios problemas sexuais, mas no intuito de aprenderem tcnicas que lhes permitissem aumentar a satisfao das respectivas esposas e/ou companheiras. (Costa e Alves 2001, p. 197)

21

N 1, 2012 (7-27)

Em muitos casos, no casamento, depois de um determinado nmero de anos, o estmulo ertico perde a fora. No nosso estudo, isto acontece fundamentalmente com os homens. A fora para alguns sujeitos, s encontrada atravs de um abandono ainda que temporrio da estrutura matrimonial e de uma busca de um relacionamento, ou de vrios, que pode no levar separao e ao divrcio, mas que, para aquelas pessoas, serve para se alhearem da estrutura conjugal. Isto que a felicidade para estes sujeitos: Eu tenho relaes sexuais com a minha mulher, mas sinto que preciso de outras mulheres, outros relacionamentos novos, porque em casa o ambiente quase sempre de cortar faca. Estamos sempre a discutir. Eu quero mandar e ela no deixa ou ento nem obedece. Eu gosto de mulheres obedientes e que faam o que eu quero, principalmente na cama (...). A minha mulher na cama s faz aquilo que ela quer e em casa ela quer mandar em mim e est sempre a dizer-me aquilo que eu devo ou no fazer (...). At agora ainda no pensei em divorciar-me da minha mulher. Os meus encontros com outras mulheres, s mesmo para ter relaes sexuais. At agora ainda no houve nenhuma que batesse forte a nvel de sentimentos. (P., 39 anos, casado) Muitos homens casados disseram-nos que, quando esto a ter relaes sexuais com uma mulher desconhecida, encontram-se numa posio de abandono sexual desenfreado, em que o prazer muito intenso e isto j no sentem com a mulher deles: Quando tenho relaes sexuais com uma mulher desconhecida sempre bom, pois h sempre algo novo, uma posio, um toque, uma carcia que me proporciona um enorme prazer. Com a minha mulher isto no acontece. J conheo o corpo dela, j sei quais so as suas zonas ergenas. Sabe, as zonas ergenas femininas variam muito de mulher para mulher: numas so os mamilos, noutras a zona pbica, noutras, os lbios, noutras a lngua, noutras o ventre e nem todas se vm da mesma maneira. sempre bom descobrir o que que d prazer a uma determinada mulher. Com a minha mulher j esgotei toda a criatividade. Com ela j sei o que que lhe d prazer. Alis, ela no uma mulher que sinta grande prazer com o sexo. Nunca foi. Com ela nunca houve mistrio. Minto, houve um bocadinho, da primeira vez. Mas ela depois comeou a recusar determinadas prticas sexuais. (J., 46 anos, casado) A ideia de mistrio e de curiosidade repousa na concepo de que cada sujeito ignora como goza o outro (ou mesmo se realmente goza). A dinmica emocional do gozo no encontro sexual, o desconhecido que cada gozo pretende fazer descobrir, est intimamente relacionado com a reafirmao constante que o sujeito tenta conseguir do seu poder de seduo (Dolto, [1981] 1993, p. 310).

22

N 1, 2012 (7-27)

Um novo parceiro sexual um estmulo ertico e o prazer sexual tende a ser mais intenso pois o que est em causa o gozo do novo, que vivido como algo diferente, uma nova experincia que funciona como uma experincia anti-estrutural. O que est em causa tambm a busca de pessoas que queiram e escolham o sujeito e a rel ao sexual com ele e que tenham entusiasmo ou enlevo, tendo como contraste namorada (o)s, noiva(o)s ou esposas/maridos que fazem o frete ou que rotinizam mais uma tarefa: a tarefa sexual. A associao entre sexualidade e felicidade, enquanto plo oposto da depresso (estagnao, tristeza e desespero). por isso que estes sujeitos no momento em que vivem a experincia sexual no pensam nas consequncias, mas sim na felicidade de viver o prazer do momento, felicidade essa pr oporcionada pelo consumo do objecto sexual. Qual ento a felicidade para a maioria dos homens (independentemente da idade e do estado civil) que frequentam os espaos de congregao nocturna? ter uma mulher livre na cama. Tal desejo est intimamente associado com o fantasma ma sculino de que a mulher totalmente no selectiva e sexualmente incansvel. O grande sonho de muitos homens o da mulher como anti-estrutura, aquela que oferece gratuitamente aquilo que ele quer e depois se vai embora. O homem pode sonhar com uma mulher que mostra o peito e diz: Olha as minhas maminhas, podes olhar e podes tocar. No pagas nada, no quero nada em troca, no tens que casar comigo (T., 24 anos, solteira). Estamos perante a mulher gratuita, oferecida e disponvel que diz: ests a achar-me to bonita, os meus beijos so fantsticos e tenho um corpo que melhor do que o de todas as outras mulheres. Podes comer-me agora e depois podes irte embora. (T., 24 anos, solteira). E muitos homens (principalmente os casados situados na faixa etria entre os quarenta e os sessenta e cinco anos) afirmam que, se essa mulher se oferece sexualmente com tanta facilidade, muito provvel que consigam dormir com ela naquela noite. Se eles fossem para a cama com as prostitutas teriam que pagar, com ela tudo grtis. Este fenmeno est muito presente no mito do amor livre que, nos anos 60-70 (revoluo sexual), punha em rota de coliso muitos rapazes e raparigas, uma vez que o fantasma masculino era que todas mulheres queriam, como eles, fazer amor livre. Das desrepresses femininas
Do controlo dos pais

No nosso estudo, as mulheres que vo em busca do mistrio, do novo, e da felicidade provocada pelo prazer do momento como uma forma de fuga represso estrutural (causada pela famlia - pais, marido - e/ou pelo trabalho), so sobretudo as divorciadas situadas na faixa etria 35 e os 55 anos. Algumas destas mulheres referem que vo

23

N 1, 2012 (7-27)

para a cama com um homem numa semana, com outro noutra semana e isto tende a acontecer porque algumas delas foram controladas pelos pais at aos trinta anos: Os meus pais so muito autoritrios e repressivos e, enquanto vivi com eles, tive s um namorado, mas a relao durou pouco tempo, por que ns no aguentmos a presso dos meus pais. Esse namoro no passou de uns beijos, abraos e algumas carcias (...). Agora que j no vivo com eles h quatro anos e tenho a minha casa prpria, posso levar para l as pessoas que quiser. Neste perodo de quatro anos de liberdade a todos os nveis, incluindo o sexual, j dormi com 16 homens, 11 dos quais foram convidados para dormir em minha casa (...). Travei conhecimento com quase todos eles em bares de Lisboa. (S., 45 anos, solteira) Os relacionamentos amorosos de algumas mulheres entrevistadas (principalmente aquelas situadas na faixa etria entre os quarenta e cinco e os sessenta e cinco anos) eram fortemente vigiados15 (estavam sempre debaixo de olho) pelos seus pais ou outros familiares ou amigos (os chamados paus-de-cabeleira). As idas aos bailes eram uma dessas ocasies de apertado controlo familiar. As raparigas que gozavam de permisso de sair noite com as amigas tinham o horrio de chegada a casa fortemente controlado pelos pais, horrio que geralmente no excedia a meia-noite. Uma vez ultrapassada essa hora, havia uma repreenso: elas deixavam de poder sair durante um certo perodo de tempo. Presentemente, estas mulheres saem noite quando bem entendem e dormem com quem querem. Essa desrepresso da estrutura familiar (pais) que as torna felizes. Do controlo do cnjuge H mulheres que, cumprindo o ideal da poca, casaram muito cedo, por volta dos vinte anos, e s tiveram um relacionamento ertico-amoroso, relacionamento que foi com o marido, o qual no saa com elas noite, nem lhes dava permisso para o fazerem. Estas mulheres trabalhavam de dia e quando chegavam a casa tinham que se ocupar das tarefas domsticas e cuidar dos filhos. Presentemente elas esto divorciadas e depois dos quarenta anos querem experimentar novos relacionamentos erticoamorosos, mas a maior parte delas no pretende casar, o que revela uma rejeio da estrutura matrimonial. Isto que sinnimo de felicidade para estas mulheres: O meu marido foi sempre muito pouco socivel e muito autoritrio. Dizia que me qu eria proteger dos relacionamentos nefastos com certas amigas e no queria que me
15

Eis um relato de uma sociloga sobre o controlo familiar relativamente s sadas nocturnas femininas nos anos sessenta: A presena de um terceiro - me, tia, ou menos frequentemente o irmo da jovem ainda impensvel para as sadas nocturnas. Durante o dia permitia-se a sada do par para uma matine, para um passeio, mas noite esta atitude era impensvel . (Alo, 1990, p. 379)

24

N 1, 2012 (7-27)

chamassem de doidivanas por conviver com elas, sair com elas noite e conviver com outros homens. Divorciei-me h dois anos e agora saio com quem quiser, amigas, amigos e amantes. Nestes dois anos j tive trs amantes (...). Estes relacionamentos - que no duraram mais de dois ou trs meses - basearam-se sobretudo na simpatia que tinha por eles e numa forte atraco. Sexualmente conjugvamo-nos s mil maravilhas, mas nunca quis casar ou viver com nenhum deles. No quero ficar s ordens de nenhum homem. Agora sou livre, fao o que quiser e ningum manda em mim. (C., 44 anos, divorciada) Do trabalho cansativo H mulheres divorciadas (sobretudo aquelas entre os vinte e cinco e os trinta e cinco anos) que no se queixam do comportamento de dominao do ex-marido mas referem que, enquanto estavam casadas, no saiam noite porque trabalhavam at muito tarde e, quando chegavam a casa, tinham que cuidar dos filhos e quando eles j estavam deitados, descansavam a ver televiso com o marido. Agora, estas mulheres j esto divorciadas e queixam-se das relaes no emprego, em que se sentem subordinadas aos seus superiores. Os comportamentos de seduo nos espaos de congregao nocturna funcionam como escape a esses constrangimentos vividos nos locais de trabalho: Quando estava casada trabalhava at tarde e depois s queria ficar a descansar em casa ao p do meu marido. Mas s podia fazer isto depois de tratar das crianas e de as deitar. Agora que me divorciei h sete meses, tenho sado todos os fins-de-semana com as minhas amigas (...). Vamos para os bares para ver se vemos algum borracho e se isso acontecer partimos logo para a seduo. bom seduzir algum depois de uma semana de trabalho em que no tenho quase liberdade nenhuma, pois estou sob as ordens do meu superior que vigia constantemente o meu trabalho. Quando vou aos bares, ningum me controla e posso seduzir quem eu quiser. Depois, quando vou trabalhar na semana seguinte j tenho mais fora para enfrentar o meu chefe e todo aquele ambiente de stress. (S., 29 anos, divorciada)

25

N 1, 2012 (7-27)

Concluses Nos diversos discursos sobre as buscas de felicidade nos relacionamentos erticoamorosos verificmos que nem todos os sujeitos conseguem satisfazer os seus desejos de fuga/escape da estrutura conjugal e/ou familiar e/ou laboral, mas a maior parte deles consegue satisfaz-los momentaneamente. Em alguns casos, os sujeitos podem passar por variadas fases de satisfao dos desejos (felicidade) ao longo da vida, ou seja os sujeitos podem experienciar primeiro o desejo do descompromisso, depois o desejo do compromisso e da fidelidade e, por ltimo, o desejo da desrepresso. No entanto, esta ordem pode variar e nem todos os sujeitos passam por todas estas fases. Geralmente a satisfao do desejo de escape/fuga da estrutura (felicidade) no harmoniosamente distribuda ao longo da vida do sujeito. Este pode conseguir satisfazer desejos de descompromisso, de competio e de desrepresso e no conseguir satisfazer (ou ter mais dificuldade em satisfazer) desejos de fidelidade ou de compromisso. Os sujeitos podem vivenciar vrios tipos de satisfao de desejos (felicidade) em simultneo: so vrias as mulheres (principalmente as jovens solteiras entre os 18 e os 30 anos e as divorciadas entre os 25 e os 45 anos) que experienciam o descompromisso e a competio em simultneo. Algumas mulheres (sobretudo as jovens solteiras entre os 18 e os 30 anos e as divorciadas entre os 35 e os 55 anos) tendem ainda a vivenciar o descompromisso e a desrepresso em simultneo. As diferenas entre os discursos masculinos e femininos, evidenciam-se sobretudo no discurso da fidelidade em que o desejo de lealdade estrutura conjugal da mesma caracterstico dos homens casados (45-65 anos), no tendo as mulheres casadas feito aluso a este desejo. As mulheres entrevistadas podem no ter mencionado este desejo por vergonha. Tal facto prende-se com a ideia de que o papel social das mulheres (atributo de gnero) o de serem boas esposas (fiis) e boas mes e no como sujeitos que se deslocam aos espaos de congregao nocturna para seduzir. O discurso do compromisso exclusivamente feminino e uma das explicaes para que tal acontea que, o papel social das mulheres est associado ao casamento e procriao, enquanto o papel masculino se encontra relacionado com a conquista e a performance sexual. Estamos conscientes de que este trabalho, como alis todo o trabalho cientfico, no satisfaz o autor plenamente, isto porque toda a investigao um working in progress: o que est dito, dito est, e a sua correco (de lacunas e imprecises) ou o seu desenvolvimento, verificao ou apuramento devero ser realizados em estudos posteriores.

26

N 1, 2012 (7-27)

Pensamos que s assim que a cincia avana. Esperamos, no entanto, fornecer pistas para a realizao de futuros trabalhos sobre a felicidade no mbito dos comportamentos erticos-amorosos heterossexuais em contexto urbano nocturno e contribuir, de algum modo, para colmatar a lacuna de informao sobre esta temtica em Portugal. Referncias bibliogrficas
Alo, A. 1990. Amor e sexualidade: mudana de comportamentos. In Antnio Reis (Coord.), Portugal Contemporneo, Vol. 5, (pp. 367-380). Lisboa: Publicaes Alfa Balint, M. (1959). Thrills and Regressions. Londres: Hogarth. Bardin, L. (1977). Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70. Bastos J. (2003). In Search of Hidden Meanings: Identity Processes and Strategies from a triple point-ofview. Berckeley University, comunicao pessoal (texto policopiado). Costa, J. e Alves, L. (2001). A Prostituio 2001: o masculino e o feminino de rua. Lisboa : Colibri. Crpault, C.(1997). La sexoanalyse. Paris: Payot. Dvereux, G. (1980) [1967]. De l`angoisse la mthode dans les sciences du comportement. Paris: Flammarion. Dolto, F. (1993) [1981]. No Jogo do Desejo Ensaios clnicos. Lisboa: Relgio Dgua. Evans- Pritchard, E. (1970) [1956]. Nuer Religion. Oxford: Clarendon Press. Foucault, M. (1994) [1984]. Histria da Sexualidade. O uso dos prazeres. Vol.II, Lisboa: Relgio Dgua. Freud, S. (1997) [1930]. Cinco Lies de Psicanlise. Contribuies Psicologia do Amor. Rio de Janeiro: Imago Editora. Giddens, A. (1995) [1992]. Transformaes da Intimidade Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. Oeiras: Celta Editora. Jackson, A. (1987). Anthropology at Home. Londres e Nova Iorque: Tavistock Publications. Jameson, F. (1991). Postmodernism, or The Cultural Logic of Late Capitalism, Post Contemporary Interventions. Durham-NC: Duke University Press. Person, E. 1996 [1995]. Pela Fora da Fantasia - Como construmos as nossas vidas. Rio de Janeiro: Nova Editoral Rocco. Turner V. (1974) [1969]. O Processo Ritual: Estrutura e Antiestrutura. Petrpolis: Vozes. Turner, V. (1987). Dramas, Fields, and Metaphors: Simbolic Action in Human Society . Nova Iorque: Cornell University Press. Van Den Bosch, P. (2001) [1997]. A Filosofia e a Felicidade. Lisboa: Instituto Piaget.

27

Vous aimerez peut-être aussi