Vous êtes sur la page 1sur 8

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO E DESPORTO-SEMED

PROJETO ESCOLA DA FLORESTA

Santarm-Par-Amaznia-Brasil JANEIRO/2010

I - Apresentao A Educao ferramenta indispensvel capaz de modificar os seres humanos, transformando-os em pessoas conscientes do seu papel na sociedade enquanto agente transformador. Neste sentido, apresenta-se a proposta metodolgica realizada na Escola da Floresta, com orientaes bsicas a multiplicadores ambientais, sejam eles estudantes, universitrios, educadores e outros atores que participam na criao e difuso de conhecimentos sobre Educao Ambiental na zona urbana e na zona rural do municpio de Santarm situado no corao da Amaznia. A Escola da Floresta desenvolve uma metodologia especfica visando promover a formao de cidados mais conscientes e capazes de realizar aes que venham contribuir para um planeta mais saudvel e em condies favorveis melhor qualidade de vida dos seres vivos. Com esta iniciativa pioneira na Amaznia, a Prefeitura de Santarm, por meio da Secretaria Municipal de Educao e Desporto SEMED cumpre seu papel no sentido de valorizar a educao ambiental como fundamento bsico na formao de educandos e educadores. II- O que Escola da Floresta A Escola da Floresta uma experincia inovadora em Educao Ambiental na Amaznia, sendo uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Santarm, atravs da Secretaria Municipal de Educao e Desporto SEMED, com o objetivo de realizar atividades prticas orientando a mudanas de comportamento e valores quanto preservao e conservao do Meio Ambiente. Tambm compartilha experincias e aes em Educao Ambiental junto comunidade escolar e sociedade civil com a atuao de um grupo de educadores ambientais, formado por profissionais multidisciplinares. MISSO: Promover Educao Ambiental de qualidade no sentido de contribuir para mudana de comportamento e valores dos envolvidos no processo educacional do Municpio de Santarm.

III- Princpios da metodologia A Escola da Floresta pautada em princpios metodolgicos inspirados, principalmente, na proposta do educador Paulo Freire. As atividades buscam desenvolver a conscincia crtica do educando, atravs do dilogo, do respeito e considerando o conhecimento j construdo pelo aluno, oportunizando a relao entre teoria e prtica atravs do seu envolvimento com o meio natural.

V Caracterizao da Escola da Floresta A Escola da Floresta est localizada na Rodovia Everaldo Martins em Alter do Cho, com uma rea rural de 33 hectares de floresta secundria. Tem espaos diversos onde so desenvolvidas atividades com os alunos como: casa do Seringueiro, barraco de aula interativa, casa da farinha, viveiro de plantas com capacidade de produo de 80 mil mudas anuais, meliponrio, casa de vegetao, trilhas educativas, memorial Chico Mendes, casa do pescador, viveiro de peixes, cozinha, barraces (auditrio central e miniauditrio), banheiros e passarelas que levam ao Lago Verde. um local que abrange ecossistemas florestais e fluviais.

VI Metodologia A Escola da Floresta funciona como uma atividade de extenso formao dada pela escola formal aos alunos do Ensino Fundamental na Rede Municipal. De forma paralela, tambm atende a escolas estaduais, particulares, universidades e instituies governamentais e no-governamentais. O atendimento feito atravs de agendamentos das escolas e instituies que marcam o dia para seus alunos e professores participarem das atividades oferecidas diariamente na Escola. Educandos e Educadores vivenciam a experincia de ficar um dia inteiro no espao da escola tendo contato direto com a floresta e recebendo orientaes de convivncia harmnica com o meio natural.

Os alunos atendidos so motivados a desenvolver aes educativas ambientais nas suas escolas e comunidades de origem, num processo de mudana de comportamentos e valores diante do meio em que esto inseridos.

CONHECENDO NOSSAS ATIVIDADES 1-INDO AO ENCONTRO DO ALUNO O primeiro contato entre os educadores ambientais e os alunos acontece na escola de origem, onde recebem orientaes bsicas sobre os procedimentos de segurana e disciplina durante o percurso at Escola da Floresta a ser feito no nibus escolar. No porto de entrada da Escola da Floresta so dadas as boas vindas e as orientaes bsicas sobre os cuidados que devero ter durante a permanncia no local. Em seguida feito alongamento, momento de reflexo e diviso das equipes para o incio das atividades, sendo que cada grupo visita todos os espaos educativos. 2-CASA DO SERINGUEIRO A aula educativa comea na Casa do Seringueiro. Os estudantes conhecem um pouco da histria do seringueiro na Amaznia e sua contribuio para a regio, como: a formao do povo, gerao e crescimento econmico (ciclo da borracha), e a explorao dos recursos naturais de forma sustentvel. Desta forma, discute-se sobre a importncia do ser humano e sua relao harmoniosa com a natureza. 3-BARRACO DE AULA INTERATIVA RESDUOS SLIDOS E LIXO Durante essa aula os estudantes conhecem as categorias dos resduos slidos: coleta seletiva; meios para contribuir com a conservao de ambientes naturais e artificiais, como a sala de aula. Aprendem tambm que o descuido com os resduos pode prejudicar o meio ambiente e abalar a imagem dos seres humanos como pessoas educadas que devem cuidar do Planeta Terra a fim de minimizar problemas relacionados sade.

ANIMAIS PEONHENTOS Nessa aula so dados esclarecimentos sobre a importncia dos animais peonhentos para o equilbrio do meio ambiente e produo de medicamentos, entendendo que cada um tem sua funo dentro de um ecossistema e bem como orientaes bsicas quanto preveno, socorros no caso de acidentes com esses animais. 4-CASA DA FARINHA A casa da farinha tem uma estrutura rstica, equipada com recursos e instrumentos artesanais. um estmulo singular para a curiosidade e a observao das crianas. Nesse espao, aborda-se sobre a produo da farinha de mandioca como uma atividade agrcola desenvolvida na zona rural, onde se tem como principal atividade a agricultura familiar, destacando sua utilizao para o consumo da populao. Evidencia-se a forma de cultivo e produo que no agride o meio ambiente, como a policultura (cultivo de vrias espcies vegetais agrcolas em uma mesma rea) e os elementos oriundos da mandioca, dando nfase herana cultural dessa atividade, herdada dos ancestrais indgenas que conviveram de maneira harmoniosa com a natureza, tirando dela tudo para sua sobrevivncia sem precisar destru-la. 5-VIVEIRO DE PLANTAS No viveiro da Escola da Floresta apresentada a forma de preparo do substrato para diversos tipos de plantios, utilizando adubos orgnicos e no qumicos no cultivo de hortalias e plantas medicinais. O objetivo principal mostrar alternativas que minimizam impactos ambientais negativos causados por insumos qumicos utilizados na agricultura. E a partir da agricultura orgnica, fortalecer a prtica do cultivo de hortas nas escolas e comunidades. Neste espao os alunos fazem uma parada para o lanche. coerncias e primeiros

6-MELIPONRIO Ainda no viveiro, existe o Meliponrio, espao reservadas para a criao de abelhas do gnero melponas, popularmente, conhecidas como abelhas indgenas ou sem ferro. Alm de expor sobre as vrias espcies de melponas existentes no espao, ressalta-se aos educandos a importncia da funo das abelhas quanto polinizao das florestas. 7-TRILHAS EDUCATIVAS As Trilhas Educativas existentes no espao da Escola da Floresta so percursos localizados mais precisamente dentro da floresta fechada, possibilitando uma aproximao mais rica e prazerosa com os recursos naturais existentes. Nos percursos os bioindicadores (fungos encontrados nas rvores) revelam toda pureza do ar. A experincia resulta numa comunicao diferente entre a natureza e os estudantes, que a todo instante ficam admirados com os macacos, as preguias, as borboletas e outros animais encontrados nas trilhas. O ecossistema apreciado tambm tem o Lago Verde, nas margens do qual a escola est situada. Enfatiza-se aos alunos que a mata ciliar que circunda o Lago importantssima para a conservao dele, impedindo o assoreamento durante o inverno, alm de fornecer alimentos como frutos, folhas, razes e sementes para os peixes que vivem no lago. 8-MEMORIAL CHICO MENDES Nesse espao ressalta-se a importncia da trajetria de vida de Chico Mendes em prol da defesa dos povos tradicionais da Floresta Amaznica, bem como do legado deixado para as futuras geraes que prosseguiam no propsito de defender e valorizar o meio em que vivem. No memorial so expostos banners, quadros e fotografias que retratam a luta em defesa do meio ambiente e a vida pessoal de Chico Mendes. 9-AUDITRIO CENTRAL o local que rene os educandos, onde os educadores ambientais trabalham vrios temas, como: aquecimento global, importncia da gua, ciclo da gua,

cadeia alimentar, resgate cultural e higiene bucal. Em cada um dos temas feita a relao com o meio ambiente e dadas orientaes de como a educao pode contribuir para a conservao e preservao dos recursos naturais, bem como as atitudes que podem interferir, tanto positivamente quanto negativamente no meio ambiente. 10-CASA DO PESCADOR Na casa do pescador os educandos recebem informaes sobre a pesca artesanal que utiliza de arreios simples e tradicionais como o arco e flecha, o arpo, a malhadeira, a tarrafa, o canio e o espinhel, instrumentos esses que evitam a captura de peixes menores. Atuando dessa forma pode-se ter a garantia de sempre contarmos com este alimento. 11-VIVEIRO DE PEIXES No viveiro de peixes enfatiza-se que a pesca uma importante fonte de renda familiar para os ribeirinhos e que os mesmos so os mais afetados com a escassez e a extino de algumas espcies de peixes. Outro tema de orientao o perodo do DEFESO, no qual vrias espcies de peixes como o pirarucu e o tambaqui, no podem ser capturados.

12-RELAXAMENTO Aps o almoo e a higiene bucal os estudantes so orientados a retornarem para o auditrio central onde ficam com os educadores ambientais e iniciam um dilogo a partir dos seguintes temas: Famlia, valores espirituais e morais, pedofilia e drogas. Entende-se que importante debater essas temticas com o pblico em questo para que tenham um desenvolvimento biopsicossocial saudvel e com isso tenham respeito com sua prpria vida, considerando que esses temas tambm representam educao ambiental, pois os seres humanos fazem parte do meio ambiente.

13-ELABORAO DOS TRABALHOS EM GRUPOS A elaborao dos trabalhos em grupos feita pelos prprios estudantes, mediados pelos educadores ambientais. Nessa atividade so produzidas apresentaes sobre os temas da aula ambiental desenvolvida no perodo da manh na escola. Tais produes so socializadas no auditrio central, durante a gincana cultural, atravs de pardias, desenhos, teatros, acrsticos, poesias, programas de rdio, o grito de guerra dos grupos, e outras. Durante a gincana cultural a verificao da aprendizagem tambm ocorre por meio de jogos ambientais, que so aplicados pelos educadores da Escola da Floresta, como: Pescaria Ambiental (arco e flecha, pesca de canio), argola e boliche ambiental. 14-DEPOIMENTO DOS EDUCANDOS E SEUS ACOMPANHANTES Ao trmino de todas as atividades, estudantes e acompanhantes das escolas tem um espao para falar sobre as experincias vivenciadas ao longo do dia, manifestando suas impresses, descobertas e perspectivas. neste momento que muitos firmam o compromisso de se tornarem verdadeiros multiplicadores ambientais nas suas escolas e comunidades. 15-AVALIAO ESCRITA A avaliao escrita um instrumento fundamental aplicado para a verificao da aprendizagem da prtica metodolgica desenvolvida ao longo do dia. Configura-se tambm como um meio de oportunizar aos estudantes e seus responsveis, espao para apresentao de sugestes para a dinmica das atividades na Escola da Floresta. Aps esse momento, h o lanche vespertino seguido das consideraes finais e do retorno para as escolas de origem.

Vous aimerez peut-être aussi