Vous êtes sur la page 1sur 66

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

1.

SUMRIO PROPOSTA PEDAGGICA ........................................................................................ 03 Aprender e ensinar nas festas populares


Jadir de Morais Pessoa

PGM 1 FESTAS DE SANTOS REIS ......................................................................... 16


Lcia Beatriz Torres e Raphael Cavalcante

PGM 2 FESTAS CARNAVALESCAS ........................................................................ 28


O avesso e o plural na folia Maria Alice Amorim

PGM 3 FESTAS JUNINAS ...................................................................................... 40


Jadir de Morais Pessoa

PGM 4 FESTAS DE TRABALHO .............................................................................. 48


Carlos Rodrigues Brando

PGM 5 FESTAS DA AFRODESCENDNCIA ............................................................ 59


Roberto Benjamin

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

2.

PROPOSTA PEDAGGICA

Aprender e ensinar nas festas populares


Jadir de Morais Pessoa1

O homem, em sua verdadeira essncia, um homo festivus, diz Havey Cox (1974, p. 20), colocando, nessa nossa caracterizao identitria essencial, o cultivo dos folguedos, das aspiraes visionrias e da capacidade de fantasiar. Sem isso seramos reduzidos a uma tribo de robs. Como atestam os mais diferentes tipos de registro, provavelmente todas as civilizaes conhecidas fizerem ou ainda fazem festa. Tendo sido formado por uma fabulosa mistura de povos milenares e festeiros, como o indgena, o europeu e o negro vindo fora da me frica, o Brasil no poderia fugir a essa universalidade da festa. Fazemos festa por todos os motivos e, quando no os temos, inventamos (Pessoa, 2005, p. 32).

Em outros momentos da marcante obra de Cox (1974), a festividade aparece como dizer sim vida (p. 27). Embora todos a tenham, a habilidade de celebrar descontraidamente mais encontradia entre as populaes a quem no estranho o sofrimento nem a opresso (p. 29).

Por isso, estamos falando da importncia da festa e, mais especificamente, da festa pensada como experincia educativa, no contexto das camadas mais pobres da sociedade brasileira dos trabalhadores rurais e urbanos, das populaes subalternas, etc. Ou seja, o programa Salto para o Futuro detm seu olhar desta vez sobre as festas populares, entendendo-as como momentos privilegiados nos quais as populaes rurais, as populaes das pequenas cidades e as populaes das periferias das grandes cidades brasileiras interrompem sua rotina de trabalho e de lida da casa para festar com os vizinhos, amigos, co-participantes da mesma crena e das mesmas tradies. No dizer da maioria dos antroplogos, dentre eles Carlos

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

3.

Rodrigues Brando (1981, p. 30), a festa um tipo de ritual. E para outra antroploga, Mnica Wilson (apud Turner, 1974, p. 19), os rituais revelam os valores no seu nvel mais profundo (...) os homens expressam no ritual aquilo que os toca mais intensamente.

Desse modo, quando uma criana est em uma roda de Congo olhando como se toca uma casaca, com a convico de que, assim que lhe for dada ocasio, saber fazer o mesmo som, ou quando outra criana, no mais do litoral capixaba, mas do interior de Gois, abstrai-se do conjunto da cantoria de uma Folia de Reis e se fixa nos movimentos do folio que bate a caixa, igualmente com a certeza de que um dia tambm repetir a mesma cena, o que ocorre, nos dois casos e em uma infinidade de outros semelhantes, uma situao de aprendizagem. O termo de Carlos Brando, mas j em outro texto, o seu to reeditado O que educao. Isso uma verdade que salta aos olhos. Toda vez que vemos uma Congada, uma Folia de Reis ou do Divino, um grupo de danadores de Jongo se apresentando, vemos sempre volta meninos e meninas absortos em cada gesto e palavra, procurando uma oportunidade de se fazerem aprendizes daquele ritual ou daquele auto popular. Para a nossa felicidade enquanto praticantes como sou folio de reis , quase sempre algumas crianas esto olhando e querendo aprender, enquanto que outras j esto inseridas no grupo, tornando muito concretas as possibilidades de continuidade de cada grupo e da crena e da tradio que ele expressa e que o fundamenta.

H tambm, nesses casos, outra aprendizagem que nem sempre to aparente assim, mas que se reveste de muito mais profundidade e importncia na compreenso das festas populares. Para tentar explicit-la, volto ao pensamento de Mnica Wilson acima assinalado. As pessoas e grupos populares no tm como primeira forma de expresso o domnio da escrita. Seus textos so escritos em forma de dana, de cnticos rimados para facilitar a memorizao, so troas, lendas, ditados, com muita, mas muita comidinha gostosa. dessa forma que o povo escreve suas memrias, seus valores, seus cdigos de regras, suas crenas, suas angstias pelo rduo trabalho, suas esperanas e fantasias. Os ingredientes que compem a festa popular so

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

4.

tambm textos por meio dos quais a gente simples manifesta tudo aquilo que lhe toca mais profunda e intensamente.

Por isso, uma criana ou adolescente aprendendo a tocar um instrumento ou ensaiando um passo numa dana, para tambm fazer parte da festa da sua famlia, vizinhana ou comunidade, uma pessoa que est aprendendo, assimilando uma compreenso de mundo e buscando uma forma de nele se inserir. dessa forma que bumbeiros, congadeiros, folies, jongueiros compreendem a sua condio de camadas subalternas, mas tm a convico de que podem tornar essa condio, no mnimo, suportvel e, se possvel, tambm ameniz-la e at transform-la. Participar de um ritual ou de uma festa supe fazer a sua parte, sempre intercalada com a parte do outro, ou dos outros. E isso tem muita importncia, em se tratando de educao. A vida tambm assim: supe dilogo, cooperao, esperar a vez do outro, acreditar no outro. Ningum to pobre e impotente diante da vida que no lhe possa acrescentar um pouco de encanto. Ningum to seguro e auto-suficiente para poder encantla unicamente com suas foras e seus conhecimentos.

Conseqentemente, podemos pensar a festa como uma grande escola, na qual se aprende, antes de outras tantas coisas, como a vida em sociedade acontece seus valores, seus conflitos e suas possibilidades de interao e sociabilidade. Enquanto ritual, a festa reproduz de forma simplificada a sociedade que a produziu; ela desenvolve uma espcie de pedagogia social, diz Ribeiro Jnior (1982, p. 42) citando Ecla Bosi. Uma criana que comea a freqentar uma festa comea, pois, a descobrir o que ter que fazer para melhor se inserir na vida em sociedade.

Ocorre que a festa no feita s de ptalas de rosas. J que ela uma representao da vida em sociedade, entre seus componentes imprescindveis est a conflitividade, diz ainda Ribeiro Jnior (p. 45-48). A luta pelo exerccio do poder perpassa todas as instituies da sociedade e no seria diferente com a festa. Tambm no podemos pensar uma festa de 30 anos atrs

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

5.

sendo repetida hoje da mesma maneira. A histria muda, as pessoas incorporam novas vises de mundo e, por isso, a cultura dinmica, lembra o antroplogo Roque Laraia (1986, p. 98-99): os homens, ao contrrio das formigas, tm a capacidade de questionar os seus prprios hbitos e modific-los.

Recentemente tentei explicitar essa dinmica da cultura, ao tratar especificamente das festas populares, da seguinte forma:
A dimenso educativa da festa expressa-se, especialmente, numa ambigidade que lhe intrnseca: a festa visa marcar em cada membro do grupo social os seus valores, as suas normas, as suas tradies; ao mesmo tempo em que se transforma sempre num grande balco, numa grande demonstrao das inovaes, das mudanas, das novas descobertas, das novas concepes e, porque no dizer, da fecundidade das transgresses. Festejar ou simplesmente festar, como dizemos num genuno "goians", , antes de tudo, aprender o quanto temos de riqueza e de sabedoria a preservar e, ao mesmo tempo, o quanto temos a aprender com as transformaes da histria, com a lenta mudana das mentalidades. Quem vai festa tem a possibilidade de aprender que o que se sabe ainda no tudo para se continuar a viver e a reproduzir as condies de sobrevivncia. H que se abrir para o novo que cedo ou tarde acaba chegando e preenchendo nossos espaos vitais, at mesmo os de nossa habitao. Mas na festa tambm se pode aprender que o novo, por mais irremedivel que seja, precisa ser integrado herana que recebemos, que foi e, em muitos casos, ainda permanece sendo reconstituda, reproduzida e ensinada por abnegados artistas e sbios conservadores da cultura popular. A festa popular o grande e fecundo momento a nos ensinar que a arte de viver e de compreender a vida que nos envolve est na perfeita integrao entre o velho e o novo. Sem o novo, paramos no tempo. Mas sem o velho nos apresentamos ao presente e ao futuro de mos vazias (Pessoa, 2005, p.39).

Da mesma forma como tentei expressar em relao aos ofcios, especialmente aqueles que so to caros sobrevivncia das comunidades populares (Pessoa, 2005, p. 55-74), as prticas educativas da escola tm muito a aprender com as festas populares. Para se conseguir prender a criana na escola e prender sua ateno no se quer ensinar, desenvolvem-se

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

6.

teorias e mais teorias pedaggicas, escrevem-se livros, o Ministrio Pblico apresenta ultimatos aos pais e, ainda assim, essa presena ainda tem que ser barganhada por compensaes financeiras s famlias (bolsa disso e daquilo outro). As festas populares no precisam de nada disso. As crianas e adolescentes as procuram, quase sempre, espontaneamente e, no raro, at s escondidas. Vo por um gosto pela msica, pela dana, pela convivialidade ou, quem sabe, numa hiptese ainda mais otimista, por um sentimento de pertena. Como poder a escola chegar a esse mesmo gosto e a esse mesmo sentimento? Longe deste pequeno texto as receitas! Os professores, que esto com a mo na massa e, ainda, que esto muito mais prximos de cada uma das diferentes realidades sociais e festivas, que tm condies de responder a esta e a outras mais perguntas. Mas, pensando na inevitvel indagao sobre o como fazer, seguem pelo menos trs indicaes substanciais.

A primeira que a comunidade escolar tenha ocasies concretas de conhecimento das festas, como elas realmente acontecem. Quem aprende, para depois passar a gostar, precisa aprender o certo, de preferncia indo aonde um terno de Congada costuma danar e celebrar, indo aonde uma Folia de Reis faz seu giro, ou indo aonde um grupo de vaqueiros (ou seus descendentes) faz uma Festa de Aboio. Assim acontecendo, os alunos e professores vo ter a oportunidade de compreender toda a fundamentao mtica, religiosa, artstica, esttica daquela festa. Esta primeira indicao pode acontecer, tambm, com um movimento inverso: a festa indo escola. Nesse caso, esses componentes da fundamentao da festa vo estar irremediavelmente diminudos, por se tratar no do acontecimento da festa, em data e local prprios, mas de uma apresentao excepcional da festa. Mas, pelo menos, alguns elementos da festa (histria, dana, msica, vestimenta) podero ser vistos pelos alunos e explicados pelos prprios sujeitos que a constituem.

A segunda indicao quanto possibilidade de serem desenvolvidas, nas escolas, releituras ou recriaes das festas populares, seja por grupos de teatro ou pelos prprios alunos. Aqui vale o alerta dos folcloristas, no sentido de que essas recriaes so consideradas para-

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

7.

folclore. Ou seja, elas no so o fato folclrico em si, como no caso de um grupo de Reisado fazendo seu ritual prprio, sempre ensaiado, corrigido e avalizado por seus mestres, os guardies daquela tradio. Mas, como o objetivo sempre pensar sobre o que a escola e seus sujeitos podem aprender com a festa, a reproduo desta, mesmo se feita por outros sujeitos, pode ser de grande oportunidade. Recomenda-se, obviamente, que esses esclarecimentos sejam sempre feitos e que seja estimulado que, em outras ocasies, as festas populares sejam conhecidas em seu ambiente e perodo prprios de realizao.

A terceira e ltima indicao que, por um ou por outro caminho, depois de conhecida, a festa seja tomada tambm como situao de potencializao (ampliao) do conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira (por meio de discusses, debates, reflexes, entrevistas, encenaes, atividades de leitura e escrita, etc.). Se as festas populares forem abordadas como momento de cio, de lazer, de folga, de brinquedo, etc., j ser um ganho, pois elas expressam a grande riqueza cultural de nosso pas. Mas elas podem dar muito mais: elas podem contar, de diversas formas, em diversas linguagens, em mltiplas cores, como nos tornamos uma nao e como o capital est querendo nos fazer crer que no somos mais uma nao. Se a escola tomar parte nesta dramtica tenso e, em especial, na forma como a cultura popular a vivencia, a o reconhecimento quanto ao seu papel de instituio produtora e reprodutora de conhecimentos, social e culturalmente referenciada, chegar sua formatao mais completa.

Concluindo por uma perspectiva um pouco mais didtica como classificar e falar das festas populares salta logo mente a clssica diviso das festas em ciclos, sendo os mais citados: ciclo das festas natalinas, ciclo carnavalesco, ciclo quaresmal e ciclo das festas juninas. inegvel o quanto esta classificao ajuda a organizar nossa idia sobre as festas existentes nesse imenso Brasil. Por isso, ela ser levada em conta aqui, na organizao dos cinco programas do Salto para o Futuro.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

8.

Entretanto, algumas razes me levam a pensar que a idia dos ciclos insuficiente para abarcar todas as nossas festas. Em alguma medida, podemos at dizer que ela engessa nosso raciocnio.

A primeira razo que os ciclos se consolidaram por fora da hegemonia religiosa e moral da Igreja Catlica, impregnando as festas populares com a estruturao do ano litrgico. Mesmo o ciclo carnavalesco, que o mais profano dos quatro, tambm parte desta impregnao. Quando que se d o carnaval? Ningum sabe. Ele no tem data fixa. Para se saber quando o carnaval, a cada ano, preciso saber primeiro quando a Quarta-Feira de Cinzas, ou o incio da Quaresma. Essa marca religiosa dos ciclos pe um problema at mesmo para as festas populares, que so profundamente identificadas com a devoo aos santos do catolicismo, especialmente no caso dos rituais afrodescendentes. Nas Congadas, Marujadas, Moambiques, Catups, etc., tradicional o momento em que se canta e se dana porta de uma igreja. que houve um tempo em que era taxativamente proibido cantar e danar do lado de dentro. Na Regio Sudeste (RJ, ES, SP), onde ainda se verifica o Jongo, a maioria das parquias probe os fiis de freqentarem as rodas dessa dana, com a justificativa de ser uma dana muito sensual.

Uma segunda razo que, pelo Brasil afora, h uma infinidade de momentos festivos em torno da realidade do trabalho e das colheitas, o que nem sempre captado pela idia dos ciclos. Trabalho o ano inteiro e o tempo da colheita depende de qual a cultura em questo.

E, como foi dito antes da dinmica da cultura, h que se pensar que as festas tradicionais da cultura popular tambm esto sendo afetadas pelas transformaes da comunicao e pela reorganizao do mercado. Ns, os antroplogos e os folcloristas, dizemos isso com um misto de satisfao e de pesar. Mostrar um acontecimento da cultura popular na televiso pode ter uma conseqncia ambgua. Pode ajudar a animar os seus praticantes a permanecerem ativos, pode animar outras pessoas a nele se inserirem, mas pode tambm transform-lo em

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

9.

mercadoria. E a as conseqncias, s vezes, so trgicas, pois o mercado no pe uma mercadoria venda de qualquer jeito. Ele sempre vai querer apresent-la sua imagem e semelhana. Da considerarmos, quanto aos meios de comunicao e ao desenvolvimento do turismo os dois quase sempre conjugados , que o maior risco enfrentado hoje pela cultura popular a sua espetacularizao. preciso que todos os praticantes das festas e tradies populares tenham uma compreenso ampla e profunda desse processo. Seja l como for, isso tem modificado profundamente o calendrio das festas populares. Um grupo de Parafuso, ou um grupo de Jongo, ou um de Moambique podem se apresentar em qualquer poca do ano, inclusive fora do seu territrio de origem. A Folia de Reis, especialmente agora com a pulverizao dos Encontros de Folias por todo o Brasil, j saiu de vez da rigidez do perodo natalino.

Com estas reflexes, sem nenhuma convico de haver contemplado toda a nossa diversidade de festas, penso que os temas selecionados vo conseguir motivar e fundamentar cinco programas. So eles: Festas de Santos Reis, Festas Carnavalescas, Festas Juninas, Festas de Trabalho e Festas da Afrodescendncia.

Uma ltima e necessria explicao quanto ao componente indiscutvel das culturas indgenas na formao da diversidade cultural brasileira. Sem dvida, temos muitas influncias indgenas nas festas populares. Exemplo: a Catira deriva de cateret (dana aprendida pelos portugueses com os ndios), depois catiret e, finalmente, transformada em Catira. Nas explicaes sobre o Parafuso, aparece sempre que, embora tenha uma influncia indgena, uma dana que lembra os escravos se enrolando em panos brancos e andando em redor dentro dos canaviais, para que os capites-do-mato pensassem ser fantasmas se movimentando nas noites de lua cheia, e a fuga no fosse interceptada. No Bumba-meu-boi, entre os componentes essenciais das alas ou quadros, h personagens indgenas. S com esses exemplos, j se torna visvel e expressiva a presena indgena em trs dos temas selecionados.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

10 .

Dessa forma a influncia indgena, com absoluta segurana, estar presente nos cinco programas. Tomando como inspirao a linguagem dos PCN, as festas indgenas aparecero, com inegvel transversalidade, ao longo de toda a srie.

Temas que sero debatidos na srie Aprender e ensinar nas festas populares, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC de 9 a 13 de abril de 2007:
PGM 1 Festas de Santos Reis

No primeiro programa da srie, ser debatido o ciclo natalino, que tem duas partes distintas: os rituais da liturgia oficial catlica e ritos e festas promovidos quase sempre independentemente desta oficialidade. Nesta segunda parte, h uma inegvel centralidade dos Reis Magos. Pastorinhas, prespios, folias so a eles devotados, predominante do dia primeiro ao dia 6 de janeiro de cada ano. Mas a devoo aos Reis Magos no se esgota na Folia de Reis. Seus ingredientes so de origem portuguesa e, no Brasil, desenvolveram-se no antigo Corredor das Bandeiras (SP, MG e GO), e se espalharam para outros estados como Rio de Janeiro, Paran, Esprito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. No Nordeste de Minas Gerais, no Cear, Rio Grande do Norte, Piau e Sergipe so tradicionais os grupos de Reisado. Na Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul existem os Ternos de Reis. Estas so as manifestaes da devoo, que contam com uma ocorrncia maior de grupos e prticas nos estados citados. A devoo e as Festas de Reis j contam hoje com mais de 60 modalidades. Este ciclo de festas estar em debate no primeiro programa da srie.

PGM 2 Festas carnavalescas

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

11 .

No segundo programa da srie, os debates tero como foco as Festas carnavalescas. importante ressaltar que o carnaval est muito longe de ser a unanimidade brasileira, como se supe em outros pases. Em algumas partes das regies Norte e Centro-Oeste, o carnaval vai muito pouco alm de um feriado na folhinha de parede. Mas nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, os festejos dos quatro dias de vspera da quaresma so vividos intensa e generalizadamente. Em grau um pouco menor, h outros estados em que tambm se podem contar muitos adeptos de Momo. Pretende-se discutir as dimenses educativas desses festejos, procurando abstrair um pouco o grau, s vezes exacerbado, de produto meditico e econmico que tm as festas carnavalescas. Desfiles de escolas de samba, trios eltricos e at mesmo a experincia dos blocos j foram visivelmente transformados em rentvel mercadoria e isso tambm vale a pena ser discutido. Alm disso, pretende-se mostrar pequenos blocos no nvel das comunidades, numa festa em que os moradores fecham a rua e fazem o velho carnaval das marchinhas, sem virar notcia. Mesmo no Rio de Janeiro e em So Paulo, os blocos tradicionais ainda so verificados. Da mesma forma, no carnaval do Pernambuco, o Galo da Madrugada um majestoso acontecimento meditico. Mas os velhos apreciadores tambm ainda vivem intensamente os pequenos grupos de frevo, os maracatus rurais, sempre no mbito da comunidade, ensinando crianas e adolescentes. Estas festas carnavalescas so o foco do segundo programa da srie.

PGM 3 Festas juninas

O terceiro programa debate o ciclo das festas juninas. Em termos religiosos, ele marcado, sobretudo, pelas festas de Santo Antnio, So Joo e So Pedro. Mas a Festa de So Benedito que, oficialmente, ocorre no dia 5 de outubro, em muitos lugares incorporada tambm ao ms de junho. Aparentemente mais pags, situam-se tambm no ms de junho as festas do Bumba-meu-boi e suas inmeras derivaes (Boi-Bumb - AM, Boi-de-Mamo - SC, e Boizinho - RS). Como elementos formadores do conjunto das festas juninas, destacam-se as tradies milenares em torno do solstcio de inverno, aqui no Hemisfrio Sul (dia 24, o dia em

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

12 .

que o sol est mais a pino) e, no Hemisfrio Norte, o solstcio de vero. Em especial aparece a figura do culto ao fogo (fogueira) para se garantir a fertilidade e a sade. H uma influncia significativa tambm da Festa das Primcias judaica (primeiras colheitas), fazendo aparecer em nossas festas juninas a funo marcante das comidas tpicas da estao.

As festas juninas se vinculam s datas de santos do catolicismo oficial, mas esse ciclo foi apropriado pelo domnio popular, porque so festas que assumiram um carter domstico. Mesmo quando so festas da parquia, o mastro e a fogueira trouxeram a festa para o terreiro para o lado de fora da igreja. Na imensido de festas, nesse perodo, destacam-se as fogueiras com batizados, simpatias casamenteiras e gente passando por sobre as brasas, com as comidas e bebidas tpicas. Estas festas so o tema do terceiro programa da srie.

PGM 4 Festas de trabalho

Pelo trabalho o homem marca o meio fsico onde busca satisfazer as suas necessidades. Por isso, os principais acontecimentos ligados ao trabalho tambm so ritualizados nos meios populares, fazendo emergir importantes momentos festivos, tais como: festas de colheitas, pousos de tropeiros, mutires (puxiro, muxiro, adjutrio, demo), mutires de traio (ditos treio um mutiro para o qual o dono do servio no foi avisado), dana da enxada, canto das lavadeiras, canto das fiandeiras. Durante o trabalho, num dia de mutiro, sempre acontecem as cantigas de mutiro (Bro, na regio de So Luis do Paraitinga-SP). Alm disso, uma coisa puxa a outra, diz a sabedoria popular. Um dia de mutiro sempre uma boa oportunidade para uma noitada de jogo de truco, danas variadas conforme o lugar (forr, vanero, catira, cururu, siriri, etc.). Em muitos casos, o mutiro at inventado como pretexto para essa divertida complementao. As festas de trabalho sero debatidas no quarto programa da srie.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

13 .

PGM 5 Festas da afrodescendncia

Sem nos esquecermos da dramaticidade dessa forma de explorao do trabalho humano, o trabalho escravo propiciou formao cultural do Brasil importantes componentes da riqueza cultural africana. A casa-grande no conseguiu silenciar a senzala. A viso de mundo, a religiosidade, a msica, a dana, a vestimenta e a culinria dos negros resistiram aos sculos de opresso branco-europia de nossa Colnia e Imprio. E as nossas diversas formas de ser brasileiro foram todas impregnadas por esses componentes africanos. Vem da a existncia de um grande leque de festas e rituais em todas as regies brasileiras. Muitas dessas festas constituram-se na fuso da cultura negra com o catolicismo popular, como Congos, Congadas, Moambiques e outros tantos. Em outras, permaneceu a base da prpria religiosidade africana, como se verifica no Candombl, Umbanda, Tambor de Mina. Em outros casos ainda, a resistncia negra gerou manifestaes que, de certa forma, desenvolveram-se margem das prticas religiosas: Capoeira, Jongo, Parafuso (a dana da fuga), Lundu. Em todos esses casos h sempre uma diversidade de festas que garantem a reproduo da arte e das crenas africanas, formando geraes e geraes de adeptos que, s vezes, no compem uma efetiva afrodescendncia. Ou seja, mesmo que ao longo do seu desenvolvimento tenham ficado restritas aos de cor negra, muitas festas e rituais afrodescendentes vivem hoje uma alegre e criativa miscigenao. Esse ltimo programa da srie vai colocar em discusso as festas da afrodescendncia, em que muitas vezes se misturam brancos e negros.

Referncias bibliogrficas
BRANDO, Carlos R. Cavalhadas de Pirenpolis. Goinia: Editora Oriente, 1981. CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

14 .

COX, Harvey. A festa dos folies. Petrpolis: Vozes, 1974. FREIRE, Paulo. Sociedade fechada e inexperincia democrtica. In: Educao como prtica da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p. 65-83. IANNI, Octvio. Dialtica e capitalismo: Ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrpolis: Vozes, 1988. LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. PESSOA, Jadir de M. Saberes em festa: gestos de ensinar e aprender na cultura popular. Goinia: Editora da UCG/Kelps, 2005. RIBEIRO JNIOR, Jorge Cludio N. A festa do povo: pedagogia de resistncia. Petrpolis: Vozes, 1982. SILVA, Affonso M. Furtado da. Reis Magos: histria, arte, tradies: fontes e referncias. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2006. TURNER, Victor W. O processo ritual. Petrpolis: Vozes, 1974.

Nota: Professor na Universidade Federal de Gois. Membro da Comisso Goiana de Folclore. Consultor desta srie.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

15 .

PROGRAMA 1

Festas de Santos Reis


Lcia Beatriz Torres1 Raphael Cavalcante2

Aprender (re) viver


Partiram [os Magos] de suas terras [no Oriente] e, guiados pela luz de uma estrela resplandecente, chegaram gruta, em Belm, na Judia, para adorar o filho de Deus que havia nascido, ofertando-lhe rgios presentes: Ouro, Incenso e Mirra. Sntese da Viagem dos Reis Magos baseada no Evangelho de Mateus (2, 1-12) 3.

O texto bblico de Mateus alude vagamente a respeito dos Magos, no especificando seus nomes e respectivas categorias, nmero, locais de procedncia no Oriente, entre outros aspectos. O enigma que envolve essa narrativa bblica tem ensejado infindveis reinterpretaes ao longo dos tempos. Conhecida, em sua forma mais popular, como a Adorao dos Reis Magos, essa passagem da Escritura Sagrada fonte de inspirao para as mais variadas manifestaes nas letras e nas artes, contribuindo para o desenvolvimento de tradies populares as mais diversas (SILVA, 2006).

Este contexto levou Mle4, nos alvores do sculo XX, seguinte reflexo:
A imaginao popular cedo foi aos evangelhos, tentando complement-los, no que faltava. As lendas originaram-se nos mais antigos sculos da cristandade. Elas nasceram do amor, de um tocante desejo de conhecer mais Jesus e aqueles prximos [...]. O povo achava os evangelhos muito sucintos [...]. Nenhuma das cenas da infncia de Cristo forneceu mais

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

16 .

rico material para o povo que a Adorao dos Magos. Suas misteriosas figuras, mostradas veladamente nos evangelhos, despertavam vida curiosidade nas pessoas.

A propsito, o ttulo de Reis, atribudo aos Magos do Oriente, foi devido a Cesrio [So Cesrio], Bispo de Arles, Frana, no sculo VI. No sculo seguinte, o Papa Leo I assegurou, em seus Sermes sobre a celebrao da Epifania, que os Reis Magos eram em nmero de trs. Todavia, seus nomes somente mais tarde foram estabelecidos.

As tradies populares do ciclo natalino eram comuns em toda a Europa Crist, em pases como Frana, Itlia, Alemanha5, Portugal e Espanha. Os dramas litrgicos medievais eram utilizados como instrumento de ensino e divulgao da doutrina crist. O episdio dos Magos do Oriente, desde cedo, tornou-se um dos temas prediletos para efeito de dramatizao (Officium Stellae). Representaes de rituais litrgicos relativos aos Magos, que, a princpio, eram realizados no interior das igrejas, foram, pouco a pouco, popularizando-se, transportados para espaos abertos praas e ruas. Assim surgiram os cortejos, vinculados aos templos religiosos das cidades, que encenavam a temtica dos Magos, bem como grupos peditrios, no mbito dos povoados rurais que, de casa em casa, levavam a mensagem do nascimento de Jesus Cristo. Atualmente, alguns pases europeus ainda mantm essas tradies milenares como, por exemplo, o Cortejo dos Reis Magos na Baslica de Santo Eustrgio 6 em Milo, Itlia, e a Cabalgata de Reyes Magos, em Sevilha, Espanha, bem como o costume dos Grupos de Villancicos (Espanha) e de Janeiras e Reis (Portugal).

No perodo colonial, os colonizadores, em conjunto com os missionrios jesutas que aportaram ao Brasil, vindos com o primeiro Governador Geral Tom de Sousa, em 1559 e em anos seguintes, trouxeram essas tradies da Pennsula Ibrica. Estes utilizavam autos litrgicos com a temtica dos Reis Magos, sob a forma de canto, dana e encenao, no processo de catequese e ensino, tanto dos nativos indgenas como dos prprios colonos portugueses (reinis) e, posteriormente, dos escravos negros. O catequista Jos de Anchieta, considerado por muitos o precursor das letras brasileiras,

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

17 .

formado na escola de Gil Vicente, comps, ensaiou e representou sua pea teatral inicial, Pregao Universal, reintitulada Na Festa de Natal, na Igreja dos Jesutas, em So Paulo de Piratininga (atual cidade de So Paulo), no Natal de 1561, no Ano Novo e no dia de Reis de 1562. Este o primeiro registro de um Auto encenado no Brasil que, com adaptaes diversas, foi repetido por toda a costa brasileira, em aldeamentos jesuticos como So Loureno [Niteri] e So Vicente [So Paulo], Reis Magos [Esprito Santo], entre outros (SILVA, 2006).

Na segunda dcada do sculo XVIII, Nuno Marques Pereira, em seu Compndio Narrativo do Peregrino da Amrica7, registra a presena de Grupos de Reis peditrios na Bahia:

[...] uma noite dos Santos Reis saram estes [homens] com vrios instrumentos pelas portas dos moradores de uma vila cantando para lhes darem os Reis em prmio que uns lhes davam dinheiro e outros doces, frutas, etc.

Tudo indica que, no incio da Colonizao, junto aos ncleos de povoamento mais consolidados (Salvador/vilas prximas do Recncavo, Olinda e, pouco depois Recife, j sob o domnio holands, Rio de Janeiro/Niteri e So Vicente/So Paulo de Piratininga) moldaram-se as formas iniciais das tradies de Reis no Brasil. Prespios, Lapinhas e Pastoris, seguindo-se de outras representaes folclricas derivadas, Reisados, Rancho de Reis, Terno de Reis (verso baiana), Guerreiros, etc. O processo de transplantao dessas tradies intensificou-se durante o Ciclo do Ouro [em terras do atual estado de Minas Gerais, em cidades como Ouro Preto, Sabar, So Joo del Rei, entre outras], uma vez que aumentou, significativamente, o fluxo imigratrio de colonos oriundos do norte de Portugal (Porto, Minho e Trs-os-Montes), regies agrcola-pastoris, com expressivas tradies de Reis. Na medida em que o povoamento expandiu-se, essas manifestaes se ramificaram e se difundiram por todo o territrio colonizado. Naturalmente, essas tradies que chegaram ao Brasil sofreram, gradativamente, a influncia local pela incorporao dos elementos da cultura negra e

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

18 .

indgena, atravs de hibridismos religiosos e culturais, ou seja, como preconizam diversos folcloristas brasileiros, adquiram a cor local.

O processo de popularizao dos ritos litrgicos, atravs das novas formas de representao que surgiram, em particular sobre a influncia dos Reis Magos, resultou, em muitos casos, em excessos de profanizao. Tal fato levou a Igreja a reprovar essas manifestaes populares, passando a impedir a entrada desses Grupos no interior das Igrejas, afastando-se, desse modo, de seus fiis que, no entanto, a seu modo, continuaram a levar a palavra de Deus para lugares aonde o catolicismo no chegava ou no os aceitava.

Na dcada de 1980, com a vinda do Papa Joo Paulo II a Santo Domingo (Amrica Central), houve, contudo, uma mudana dessa postura eclesial. A partir da, a Igreja Catlica, atravs do processo de inculturao, abriu novamente suas portas a essas manifestaes populares, reaproximando-se, assim, de seus seguidores, dando novo impulso s Festas dessas tradies de Reis.

Colocando a inculturao na linha da encarnao promovida pelo Cristo, compreende-se que se trata de atingir os nveis mais profundos que constituem uma cultura, nas organizaes da sociedade, nos relacionamentos entre os homens e com Deus8.

No Brasil, as tradies populares do Ciclo Natalino, baseadas nos costumes religiosos ibricos, so designadas por REISADOS. Segundo o mestre folclorista brasileiro Cmara Cascudo9 [...] sem especificao maior refere-se sempre aos ranchos, ternos e grupos que festejam o Natal e Reis. O Reisado pode ser apenas a cantoria como tambm possuir enredo. necessrio lembrar que, dentro do ciclo natalino, existem manifestaes que, apesar de serem habitualmente chamadas de Reisados, no possuem a temtica dos Reis Magos e do Menino Jesus, o que no impossibilita a participao desses grupos nas Festas de Santos Reis. Como exemplo, temos a Chegana e a Marujada (temtica

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

19 .

nutica, envolvendo a luta dos Mouros contra os Cristos), a Taieira e o Ticumbi (temtica afrobrasileira).

Falta unanimidade na definio conceitual por parte de estudiosos dos Reisados, em funo da dificuldade classificatria dessas manifestaes, posto que se compreendem em um numeroso grupo: as Folias/Companhias/Embaixadas de Reis, o Terno de Reis (baiano e sulino), Pastor, Tirao de Reis, o Prespio, as Pastorinhas, os Pastoris, o Bumba-meu-boi do Nordeste brasileiro oriental, o Boi-de-Mamo, o Boi de Reis, o Reis de Bois, o Cavalo-Marinho, a Companhia de Pastores, as Reiadas, Reis de Careta e tantas outras manifestaes, cobrindo praticamente todo o territrio brasileiro. Encerra a questo o folclorista Ulisses Passarelli10:

A verdadeira riqueza do folclore brasileiro est na variedade inclassificvel, no sincretismo, nos fenmenos de transposio, interpenetrao e influncias folclricas, nas mltiplas variantes, em toda a criatividade, plasticidade, presena de esprito e dinmica com que o povo os cria, recria, adapta, extingue e ressuscita.

Em alguns Grupos de Reis, o perodo de jornada/giro adianta-se ou estende-se aqum ou alm do perodo de 24 de dezembro at 06 de janeiro. A partir do dia 08 de dezembro (Nossa Senhora da Conceio) at o dia de So Brs (03 de fevereiro entendendo que, por advogar contra problemas de garganta, o Santo possa garantir uma boa voz para a cantoria), os Grupos podem encerrar sua jornada/giro. O tradicional Dia de Reis (06 de janeiro) o mais marcante, seguido, em alguns lugares, pelo dia de So Sebastio (20 de janeiro Folias de So Sebastio) e ainda pelo dia de Nossa Senhora das Candeias (02 de fevereiro).

No caso das Folias/Companhias/Embaixadas de Reis, as formas de representao dos grupos e de seus componentes, como tambm os estilos de cantoria, entre outras caractersticas, variam de regio para regio, entretanto a essncia, o ncleo dramtico dessas tradies que contar,

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

20 .

rememorar a viagem dos Trs Reis Magos, o culto ao Menino Jesus 11 no muda. De uma maneira mais ampla, todos os reisados, sob influncia dos Reis Magos, constituem autos populares ou grupos de cantoria, formados:

[...] por grupos de msicos, cantadores e danadores, que vo de porta em porta, no perodo de 24 de dezembro a 6 de janeiro, anunciar a Chegada do Messias, homenagear os Trs Reis Magos e fazer louvaes aos donos das casas onde danam12.

Normalmente, saem por promessa e/ou devoo aos Santos Reis, e nas visitas, os Grupos de Reis entram nas casas, cantam sade e pedem a proteo de seus moradores, desejam o melhor para todos, atravs de bnos, recebendo, em contrapartida, donativos (dinheiro, mantimentos, entre outros). Esse [...] ritual de reciprocidade [...] que se processa entre pessoas do grupo e dos moradores das casas visitadas13 o que os identifica, pois nesse momento em que se percebem as trocas simblicas imbudas dessa outra caracterstica marcante dos grupos, o peditrio, que, de acordo com Tho Brando14, [...] o que lhe d o verdadeiro [sentido] e lhe cria individualidade. Os donativos arrecadados so utilizados para a realizao da Festa de Encerramento do Grupo, ou Festa do (Ar)Remate, evento que marca o fim da jornada/giro, com fartura de comida e bebida, ansiosamente aguardado pelos componentes, familiares e convidados. Em muitas regies, comum a presena da figura do Festeiro (indivduo que se prontifica a realizar essa festa), e em algumas regies o responsvel ou dono do Grupo (Mestre/ Embaixador/ Capito) assume esse papel.

As Festas de Santos Reis contam com grande envolvimento da comunidade. Os moradores/devotos incentivam os Grupos de Reis, ajudando como podem. Muitas famlias fazem questo de receb-los em suas casas, oferecendo lanches para os integrantes. Costureiras costumam destinar um pouco de seu tempo para a confeco das indumentrias e artistas plsticos doam um pouco de sua arte aos Santos Reis. Outros se destinam a acompanhar os Grupos em suas peregrinaes pelas ruas das cidades, ajudando no que for preciso.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

21 .

A participao de pessoas da mesma famlia e de amigos nos Grupos de Reis um fato de extrema importncia para entendermos a resistncia das tradies, na medida em que fica mais fcil se organizar e preservar suas razes culturais, transmitidas de gerao para gerao, de pai para filho. Cada pessoa possui um papel importante dentro do complexo universo ritual e dos Grupos de Reis, que inclusive podem ter regulamento (estatuto) interno, com normas que devem ser seguidas pelos componentes e que estabelecem uma hierarquia e conduta mais responsvel, disciplinada e fraterna podendo, inclusive, punir com a desfiliao o integrante que no seguir esses preceitos. O mesmo se passa com as associaes constitudas por um ou mais grupos de uma localidade, municpio ou regio.

Por se tratar de uma enorme famlia, bem representativo o nmero de crianas que participam desses grupos, o que estimula e desenvolve o seu lado ldico, fazendo-as interagir internamente (entre elas) e externamente (com outros grupos), acelerando o processo de ensino-aprendizagem, inerente ao meio acadmico (escolas) primeiro contato com educao patrimonial. Essa experincia e a aproximao dos mais jovens so fundamentais para a perpetuao dessas tradies, uma vez que os detentores do conhecimento dos antigos encontram-se, em sua maioria, com idade avanada e, em alguns casos, infelizmente, no podem mais difundir seu rico legado. Vivenciando o fato folclrico, as crianas conhecem/absorvem melhor esse conhecimento transmitido pelos Mestres, reforando seus laos culturais e conscientizando-se de sua identidade.

Cabe observar um expressivo surgimento de Associaes/Organizaes de Grupos de Reisados pelo Brasil, impulsionado pela busca de recursos e apoio por parte de seus participantes, resultando tambm na mobilizao de seus integrantes e na participao das comunidades de seu entorno. Geralmente essas instituies da sociedade civil atuam em parceria com rgos municipais encarregados da execuo das Festas/Encontros de Reis (palco/palanque, sonorizao, transporte, alimentao, etc.).

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

22 .

A construo de Igrejas e Capelas de Santos Reis constituiu um pondervel componente de preservao das tradies. Esses espaos sagrados agregaram cerimnias religiosas populares como: missas solenes, procisses, dramatizaes, apresentaes de corais, etc., facilitando as atividades das Festas. Nos sales e outras instalaes agregadas possibilitam tambm a realizao de eventos comunitrios. Essa iniciativa de erguer templos aos Reis ganhou mais fora com a constituio dos Grupos em entidades associativas.

Os Grupos, geralmente compostos por pessoas humildes, de localidades/ bairros perifricos, precisam adaptar-se aos novos tempos que impem, em funo da necessidade de se trabalhar, que seus integrantes saiam para as jornadas/giros ou de noite ou nos finais de semana, muitas vezes tambm deixando para usar suas frias durante esse perodo. Sacrifcios parte, o ritual sempre muito bonito e composto de etapas ou fases, que podem variar de acordo com a regio, mas com algumas poucas alteraes: chegada/abrio de portas; saudao aos donos da casa, louvao ao prespio, despedida e, dependendo da manifestao, apresentao cantada/recitada e/ou danada dos palhaos (e seus congneres regionais). Podem ainda apresentar cantos circunstanciais, com temas diversos. O teor dos versos cantados normalmente de natureza bblica.

Em resumo, individualmente, podemos identificar claramente que existem dois tipos de Festa de Reis: as festas de encerramento de cada grupo e de confraternizao coletiva, onde diversos grupos se apresentam publicamente fora de sua base ritualstica de ampla significao 15, assinalando uma nova perspectiva: maior intercmbio entre os grupos locais e regionais, apresentaes fora do perodo tradicional e, conseqentemente, maior participao dos moradores. Essas Festas de confraternizao coletiva recebem diferentes denominaes: Encontro de Folia de Reis, Festival de Folias de Reis, Festa de Santos Reis, Chegada das Bandeiras, entre outros, e costumam reunir um grande pblico. Os grupos participantes ganham trofus, certificados, visibilidade social e, algumas vezes, dinheiro. Alguns pesquisadores admitem que essas festas sejam um dos principais instrumentos de preservao da tradio e onde [...] essas relaes [comunitrias e associativas] atingem o auge16.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

23 .

Festas de Santos Reis pesquisadas no Brasil, por cidades e principais grupos de reisados participantes (SILVA, 2006):

Par: Belm, Ananindeua Tirao de Reis e Folia de Reis;

Maranho: So Lus e Caxias Pastor e Reis de Careta;

Piau: Teresina Reis de Careta;

Cear: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha - Reisado;

Rio Grande do Norte: Natal Boi de Reis (Boi Calemba);

Paraba: Joo Pessoa, Tacimas e Bananeiras Boi de Reis e Cavalo-Marinho;

Pernambuco: Carpina, Santa Maria da Boa Vista e Garanhuns Pastoril, Bumba-meu-boi, Reisado, Cavalo-Marinho;

Alagoas: So Jos das Lajes Reisado e Guerreiro;

Sergipe: Laranjeiras e Japaratuba - Reisado;

Bahia: Salvador e Santo Amaro da Purificao Terno de Reis;

Esprito Santo: Muqui, So Mateus e Conceio da Barra Folia de Reis e Reis de Boi;

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

24 .

Minas Gerais: Juiz de Fora, Poos de Caldas, Passos, Trs Coraes, Trs Pontas, Ita de Minas, Uberaba, Uberlndia, Arax, Romaria, Patos de Minas, Jequitib, Sete Lagoas, Montes Claros, Bocaiva e Pirapora Folia de Reis, Pastorinha e Companhia de Pastores;

Rio de Janeiro: Nova Friburgo, Cordeiro, Barra Mansa, Duas Barras, Valena, Rio das Flores, Vassouras, So Fidlis e Itaocara Folia de Reis;

So Paulo: Ribeiro Preto, Batatais, Altinpolis, Cajuru, Santo Antnio da Alegria, Cssia dos Coqueiros, So Jos do Rio Preto, Votuporanga, Nhandeara e Assis Companhia de Reis;

Gois: Gionia Folia de Reis;

Distrito Federal: Braslia Folia de Reis;

Mato Grosso do Sul: Cassilndia, Parnaba e Aparecida do Taboado Folia de Reis;

Paran: Londrina, Maring e Sarandi Folia de Reis;

Santa Catarina: Florianpolis e Itaja Boi-de-Mamo e Terno de Reis;

Rio Grande do Sul: Osrio, Gravata e Santo Antnio da Patrulha Terno de Reis;

Observa-se que os Grupos de reisados esto mais organizados, dispem de maior apoio do poder pblico e realizam as Festas, a cada ano, com maior repercusso social. Entretanto, continuam realizando a sua produo de forma independente, fazendo praticamente tudo com recursos

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

25 .

prprios: vestimentas (grupos saem com roupas doadas por outros grupos), conserto/compra de instrumentos, contratao de msicos quando necessrio (sanfoneiro, cavaquinho, etc.), compra de alimentos para as Festas de Arremate. Alguns Grupos j produzem, sob forma de gravao (cassete, CDs e at em DVD), o registro de suas apresentaes.

Hoje em dia, as Igrejas Pentecostais, que se instalaram nas periferias das localidades, tm contribudo para o arrefecimento das tradies de Reis, retirando muitos componentes dos Grupos de Reisados, normalmente por intolerncia ou preconceito. O respeito diversidade cultural independe de crenas e deveria ser tratado como um valor de cidadania.

Aps a leitura desse texto, devemos refletir sobre a importncia de se levar o contedo das Festas Populares para debate com profissionais da rea da educao e, posteriormente, para os jovens nas escolas. Essas celebraes acontecem no mbito da pedagogia da aprendizagem (escola da vida) e complementam a pedagogia da instituio de ensino, derrubando diferenas sociais e desenvolvendo seus mecanismos prprios de transmisso do conhecimento17.

Existem assuntos relativos s Festas que, se tratados de maneira transversal dentro das escolas, preencheriam lacunas historicamente excludentes dos menos favorecidos, como tambm aproveitar para pensar em um Natal mais brasileiro, refletindo, tanto quanto possvel, os valores de nosso patrimnio artstico-cultural.
um momento que os pobres se levantam, dizem sua voz, apresentam sua resistncia, e para aqueles que sabem ver, est aqui o grito de libertao, o grito de justia, o grito de vida nova18.
Notas: Jornalista e Radialista. Graduada em Comunicao Social pela UFRJ.
2

Produtor Cultural.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

26 .

Este e outros textos deste artigo so baseados no livro Reis Magos: histria, arte,

tradies fontes e referncias (SILVA, Affonso Furtado da. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 2006).
4

mile Mle, L'Art Religieux de XII sicle, inserido no Gazette de Beaux Arts

(1904).
5

interessante assinalar, como exemplo, a existncia, at hoje, dos Grupos de

Sternsingers (Cantadores da Estrela), atualmente apoiados por uma organizao missionria alem, Kindermissionwerk, que desenvolve projetos de educao crist, em nvel mundial, com crianas carentes.
6

Essa celebrao acontece desde 6 de janeiro de 1336, conforme registrado por

Muratori (Rerum Italic Scriptors, Milan, 1728, t. XII, p. 1018).


7 8

Apud Dicionrio do Folclore Brasileiro, Cmara Cascudo. Revista MUNDO e MISSO

http://www.pime.org.br/mundoemissao/evanincultigreja.htm.
9

Dicionrio do Folclore Brasileiro, de Cmara Cascudo. Reisados Brasileiros: tipologia (2003). Domingos Diniz em As Folias de Santos Reis , publicado pela Comisso

10 11

Mineira de Folclore.
12

Jos Maria Tenrio Rocha em Folguedos e Danas de Alagoas :

sistematizao e classificao (1984).


13 14 15 16

BRANDO, apud SILVA, 2006, pg. 174. Em um de seus muitos trabalhos sobre os folguedos natalinos. Idem, p. 8. Edimlson de Almeida Pereira, em seu texto A Educao pela Festa para

Carranca rgo informativo da Comisso Mineira de Folclore (Ano 2, n. 23, agosto de 1997).
17 18

Idem, p. 14. Padre Medoro de Souza, da Igreja Matriz de Valena/RJ, em depoimento

para o documentrio Dias de Reis, de Lcia Beatriz Torres e Raphael Cavalcante (2006).

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

27 .

PROGRAMA 2

FESTAS CARNAVALESCAS
Maria Alice Amorim1

O avesso e o plural na folia

Evo, Evo! Baco! Sobre as colinas, sobre a caatinga, sobre o mar e o mato, nada de silncio! O rufar dos tambores de maracatu chama. A flauta mgica do deus P e dos caboclinhos insiste. O toque dos clarins grita: hora de obedecer ao frevo e danar o passo. Dioniso, ou Baco, o deus do vinho, quem ordena. Passam as bacantes festejando. Dionisaca a temporada. O deus de Nisa quer ver desfilar clubes pedestres, clubes de alegoria e crtica, ursos, bois, burrinhas, bonecos gigantes, papangus e caretas, cambindas, maracatus... Enfim, o estpido folguedo africano, segundo o Dirio de Pernambuco, na dcada de 80 do sculo 19. a festa da dana, da bebedeira e da liberdade de colocar a vida pelo avesso. o reinado dos deuses da alegria, o reinado de Baco e Momo.

Filho do sono e da noite, Momo o deus grego da zombaria e dos gracejos. Usa mscara e carrega um basto. Entre ns, a divindade da Grcia foi adotada como o rei do carnaval, e nada mais lgico, j que esse um tempo propcio a momices e diverses. Mergulhados no vinho e nas delcias da vida, os portugueses excessivamente catlicos assim se preparavam para jejuar e fazer penitncia durante os quarenta dias que antecediam a Pscoa ou festa da ressurreio do Cristo. Era isto o entrudo: uma forma de brincar, festejar com gua, lima-de-cheiro, goma enquanto no chegava a quarta-feira de cinzas e o recolhimento do ciclo religioso da quaresma. A palavra entrudo, que significa intrito, introduo, exatamente a entrada do perodo quaresmal.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

28 .

Foi assim, com essa brincadeira de mela-mela do entrudo que comeamos, em Pernambuco, a registrar as comemoraes do carnaval. Nas primeiras festas de rua, os autos hierticos ou catequticos, organizados pelos jesutas, com o fim de cristianizar os ndios, misturaram-se s festas pblicas do perodo colonial e do Imprio, aos costumes de negros, europeus e indgenas. A partir da manifestao carnavalesca do entrudo, das mascaradas e de tantos outros folguedos populares dos ciclos festivos, a nossa festa momesca se multiplicou e diversificou tanto que hoje o carnaval pernambucano oferece um dos mais ricos conjuntos de manifestaes folclricas durante os dias dedicados a Momo. Personagens, vesturio, cenrios das procisses e cortejos oficiais dos tempos coloniais e do Imprio transferiram-se para as festividades de carnaval, como comprovam importantes pesquisadores que se debruaram sobre temas carnavalescos de Pernambuco e trataram justamente dos primrdios do nosso ciclo carnavalesco e da relao entre a folia e as festas populares. O papangu, por exemplo, hoje bastante conhecido como smbolo da cidade de Bezerros, era figura grotesca nas procisses de cinzas, era o mascarado que seguia frente do cortejo religioso, abrindo alas com um relho ou chicote, sob vaias e pitombas da gurizada.

Festas: mscaras do tempo, de Rita de Cssia Barbosa de Arajo, trata do entrudo, mascarada e frevo no carnaval do Recife, num contexto histrico e social de grande represso sobre as manifestaes espontneas e de estreita relao entre Igreja e Estado. No livro Carnaval: cortejos e improvisos, o presidente da Comisso Pernambucana de Folclore, pesquisador Roberto Benjamin, aborda justamente a ligao dos cortejos religiosos com os cortejos carnavalescos, a caricatura das festas oficiais durante o carnaval e a vontade de experimentar o mundo pelo avesso durante os dias de Momo. Leonardo Dantas Silva, em Carnaval do Recife, aponta dados importantssimos para a compreenso da formao dos grupos populares de carnaval. O folclore no carnaval do Recife , da antroploga norte-americana Katarina Real, uma obra pioneira e indispensvel, escrita na dcada 1960, aps cerca de cinco anos de pesquisa de campo nos subrbios e tambm durante o perodo da folia. O livro registra

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

29 .

diversas manifestaes folclricas, como os caboclinhos, maracatus, bois, la ursa, dentre tantas outras que compem a riqueza do carnaval pernambucano.

Caboclinhos, tribo de ndio e la ursa

A brincadeira dos caboclinhos descende diretamente dos autos catequticos que os jesutas organizavam para cristianizar os indgenas. H no muito tempo, era um auto dramtico, em que mestre e ndios recitavam versos decorados, no estilo dialogado, com a participao individualizada de caboclos e respostas do coro. A coreografia exuberante e mostra passos de dana guerreira a cada toque dos instrumentos flauta, bombo, mineiro e caixa. H, ainda, as tribos de ndio, denominao utilizada pela pesquisadora norte-americana Katarina Real para destacar as diferenas entre essa manifestao folclrica e os conhecidos caboclinhos. Na tribo, h diferenas na vestimenta, composta por cala, camisa e avental; no escudo, que os ndios portam numa das mos, a outra reservando a machadinha; nos passos da coreografia, que tambm de guerra. Segundo Katarina, da Paraba vieram as nossas carnavalescas tribos de ndio, e as primeiras que comearam a desfilar no Recife mantinham forte ligao com aquele estado. Entretanto, disseminaram-se de tal maneira que os caboclinhos da Mata Norte apresentam uma fuso de caractersticas, aliadas a elementos do maracatu rural: tm vesturio parecido com o dos caboclos de lana e h a figura do mestre (poeta) improvisador. O som melfluo da flauta presena viva em todos os grupos, embora cada um mantenha o prprio sotaque musical. Alm do Recife, Goiana, no litoral norte, uma localidade especial para ver caboclinhos. H, dentre outros, o centenrio Cahets, Canind, Unio Sete Flexas. Em Tracunham e Buenos Aires so tradicionais o ndio Tupi-Guarani e o ndio Brasileiro.

La ursa vem do Hemisfrio Norte - Herana europia no carnaval pernambucano, a representao do animal se d com a fantasia composta de mscara do urso e de simulada pelugem do corpo em macaco feito de tecido e outros materiais. H o domador ou amestrador, que o conduz preso a uma corda ou corrente. H o caador que, munido de

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

30 .

espingarda, vai perseguindo o bicho sempre que ele tenta escapar. A msica a marcha-frevo da la ursa executada por uma orquestra composta de sanfona, zabumba, reco-reco e tringulo. O pesquisador Roberto Benjamin publicou, em fevereiro de 2001, no Suplemento Cultural, encarte do Dirio Oficial do Estado de Pernambuco, ensaio em que analisa a presena do urso no imaginrio popular de europeus aqui chegados desde os primrdios da colonizao. Analisa, ainda, a presena de ursos em grupos de comediantes e artistas de circo italianos, muitos dos quais ciganos amestradores de urso, vindos numa leva de imigrao no sculo 19. Da a existncia do personagem domador italiano. Por fim, relaciona a obscenidade e o aspecto religioso invocados pela brincadeira como um retorno a simbologias ancestrais vinculadas ao animal. Katarina, na pesquisa sobre o folclore no carnaval recifense, trata dos ursos e menciona, sobre o mesmo tema, os estudos de pesquisadores como LouisFranois de Tollenare e Francisco Pereira da Costa.

Olha o frevo e o passo!

Em meio ao frenesi da percusso dos bois de carnaval, da marcha-frevo dos ursos, sobressaem os acordes lricos dos blocos de pau e corda, o frevo-cano e o som metlico das orquestras de frevo-de-rua que acompanham os clubes e os blocos carnavalescos mistos. O encontro de blocos lricos nas ruas do Bairro do Recife, nas ladeiras de Olinda momento inesquecvel para quem se emociona com o modo menor, o tom melanclico do frevo-debloco. Essa msica suave chama os folies s evolues coreogrficas, que fazem da exibio um espetculo delicado, cheio de movimentos de braos e mos para o alto, enquanto a vibrao do sopro rasgado do frevo-de-rua puxa os carnavalescos para a excitao da coreografia do passo.

O frevo um ritmo caracterstico da folia pernambucana que comeou a delinear-se em fins do sculo 19, a partir de uma combinao de ritmos modinha, polca, maxixe, dobrado , e o passo surgiu das acrobacias dos capoeiras que abriam os caminhos para as bandas militares

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

31 .

desfilarem. O ritmo binrio do dobrado estridente tocado durante as procisses est na base do frevo-de-rua, enquanto no frevo-de-bloco a sonoridade cadenciada de cordas, flautas e palhetas aponta a vinculao com o choro. Conforme pesquisa de Evandro Rabello, at o momento o registro mais antigo da palavra frevo o que aparece em 9 de fevereiro 1907, no Jornal Pequeno, do Recife, como ttulo de uma das canes executadas num baile de carnaval, e significando uma variante do verbo ferver, ou seja, frever, frevana, frevura, frevo. Mestre Zuzinha, Antnio Sapateiro, Nelson Ferreira, Edgard Moraes, Capiba, Duda, Jos Menezes, maestro Nunes so alguns dos notveis compositores do ritmo.

Vrios tipos de agremiaes carnavalescas tocam o frevo e danam o passo: troas, blocos, clubes de rua. Estes, que eram chamados de clube pedestre, ganharam a denominao com Katarina Real, na pesquisa realizada nos anos 1960. A inteno era melhor delimitar os grupos relacionados ao frevo. Tais clubes, conforme as pesquisas de Katarina, Valdemar de Oliveira e diversos autores, foram criados a partir das corporaes de artesos e das associaes de profissionais, que fizeram surgir, por exemplo, o Vassourinhas (1889) e o Clube das Ps (1890), dois cones do carnaval pernambucano. Inclusive, a Marcha n 1 do Vassourinhas uma espcie de hino do carnaval do Recife. Espanadores, Remadores, Chaleiras de So Jos, Lenhadores, Abanadores eram alguns dos clubes fundados em fins do sculo 19 e incio do sculo 20. Havia, ainda, blocos que congregavam comercirios portugueses, como o Caninha Verde, tradicional brincadeira lusitana disseminada em algumas partes do Brasil.

Clube de fado - Em Vitria de Santo Anto, h o Clube de Fados Taboquinhas, provavelmente derivado do Caninha Verde. Na cidade em que os clubes de alegoria e crtica Girafa, Leo, Cebola Quente, Galo do Caj, Cisne, Zebra e a briga de Leo com Camelo, de Cisne com Girafa empolgavam os folies, o que acelerava os nimos, por volta de 1924, era ver as taboquinhas pintadas de verde marcando no cho o ritmo daqueles brincantes vestidos moda portuguesa. A existncia de um jornal, O Ilheo, do sculo 19, dava conta, no Recife, de

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

32 .

brincadeira do gnero, pois era editado pelo Clube da Canna Verde, composto por imigrantes portugueses que cantavam fado e danavam o vira no carnaval. Havia, em Vitria, outros grupos do mesmo tipo, o Senhora Helena e o Cana Roxa, que tambm executavam msicas semelhantes. As Taboquinhas ainda brincam no carnaval, dois cordes de moas e rapazes desfilam vestidos com as cores de Portugal, flabelo frente, Senhora Helena e Sinh Pequena no centro. Todos vo levando ao ombro uma taboca, de cerca de metro e meio, planta da famlia do bambu. Quando cantam, marcam o ritmo batendo-a no cho, e a msica tem evidente vinculao com o frevo-de-bloco, inclusive pela presena de instrumentos de pau e corda: violino, rabeca, cavaquinho, violo, atabaque, pandeiro. As coreografias consistem em evolues no cordo.

Brincadeiras relembram reis de Congo

Desdobramento das antigas festas de coroao de reis negros, promovidas em devoo aos padroeiros dos pretos africanos Nossa Senhora do Rosrio e So Benedito , as cambindas, as pretinhas de Congo, o samba de matuto, os maracatus de baque solto e virado so hoje variantes autnomas transpostas para o ciclo do carnaval. Nas cambindas, os antigos participantes eram negros integrantes dos segmentos mais baixos da sociedade local, trabalhadores rurais, operrios de fbricas, feirantes etc., conforme o pesquisador Roberto Benjamin, em artigo publicado em maio de 1985, nos Cadernos da Universidade de So Paulo. O samba de matuto foi registrado pelo poeta Ascenso Ferreira, na Mata Sul, e os maracatus tm sido documentados por importantes estudiosos, entre eles, o compositor, instrumentista e musiclogo Csar Guerra Peixe. Sobre as pretinhas, Benjamin cr na ligao com a aruenda, extinta brincadeira que existia na cidade de Goiana.

Pretinhas do Congo - Dois cordes de pretinhas saem, marac na mo, respondendo s jornadas puxadas pela mestra e acompanhadas de percusso. No miolo, estandarte, rei, rainha e dois vassalos ou secretrios. O cearense Oswald Barroso menciona, no livro Reis de Congo,

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

33 .

um texto de Paulo Elpdio de Menezes, em que este conta como se passa a brincadeira dos congos na regio do Crato, citando a presena de personagens, tais como rei, prncipe e secretrio. Barroso ainda cita Menezes, ao referir-se ao canto dos congos do Cariri, na segunda metade do sculo 19: "Oh, pretinhas do Congo/ para onde vo?/ Ns vamo pro Rosaro/ festej Maria". Cruzam-se personagens, cantos e o nome da brincadeira goianense, retirada de uma estrofe daquela cantiga.

Na praia de Carne de Vaca, a veterana Carminha Ribeiro deu continuidade ao que o pai comeou. Fundado em 1930, o grupo das pretinhas era da cidade, mas, com a transferncia da famlia para o litoral, h mais de 30 anos, l que brincam. Adultos, jovens, adolescentes e crianas percorrem diversas ruas da localidade, parando em algumas delas para se apresentar na casa de conhecidos ou apreciadores annimos. Durante dcadas era o apito de dona Carminha quem indicava as pausas e recomeo, com voz firme, postura altiva e boa memria, indispensveis na hora de tirar as jornadas. De 1936 so as pretinhas do baldo do rio, tradio da famlia do falecido babalorix Heleno. A mestra Rosa Santos, sobrinha de Heleno, lembra que nos tempos de fartura tinha at carruagem, senhores de engenho, feitor e escravos. Hoje, alm de rei, rainha, vassalos, bandeirista e cordes das pretinhas, h somente alguns escravos com enxada na mo. O irmo de Heleno, Edvaldo Ramos da Silva, o coordenador da agremiao.

Cambindas - Um bando alegre de baianas tisnadas percorre as ruas de Ribeiro, na Mata Sul. No meio dos cordes de mulheres e homens fantasiados de baiana, um plio abriga rei e rainha, posicionados entre estandarte e msicos (tarol e bombo). No miolo, circula a baiana, fazendo as vezes de poeta improvisador, tecendo loas em memria de tradicionais folgazes, a exemplo do mestre Goit, que fez versos pras Cambindas. frente, a dama da boneca preta alardeia que o grupo est chegando, e pede dinheiro para os tocadores, cheia de "liberdade" com os passantes ou espectadores espalhados pelas caladas, bares e residncias. Segundo os mais antigos, as Cambindas de Ribeiro existem desde 1928. Em Pesqueira, a Cambinda

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

34 .

Velha de 1909, conforme registro no estandarte e foi fundada por Aprgio Amaral, av do atual presidente e mestre do grupo, Rosano Amaral. Nela desfilam cerca de 36 homens vestidos de baiana, ao som da percusso.

Baque virado dos tambores da nao - A batida do maracatu nao convida dana e tudo dana, ritmo, personagens, vestimentas, adereos , tudo nos remete aos registros mais antigos desta brincadeira: a antiga cerimnia de coroao dos reis de Congo, realizada durante o perodo colonial, em igrejas dedicadas Nossa Senhora do Rosrio dos Homens Pretos e So Benedito. Entretanto, isto no nos deixa esquecer a estreita relao do baque virado com os terreiros de candombl. No incio do sculo 17, reis e rainhas Angola eram nomeados na cidade do Recife, conforme registro de diversas coroaes em arquivos da Irmandade de N. S. do Rosrio dos Homens Pretos de Santo Antnio. Das diversas naes de negros, a dos Congos era a que mais se destacava dentre as associaes daquelas irmandades. A cerimnia de coroao acontecia na entrada dos templos catlicos, com o aval dos senhores brancos e da Igreja. Isto at o final do sculo 19, no Recife.

Transformados em maracatu, os grupos mantiveram a nomenclatura de nao e, representando o cortejo rgio da festividade, figuram o rei e a rainha, conduzidos sob uma umbela ou guarda-sol, os lampies, as damas do pao ou da boneca (importante objeto ritual), prncipe, princesa, embaixador, porta-estandarte, o smbolo da nao, dois cordes de baianas e os batuqueiros. Os instrumentos so gongu, tarol, caixa de guerra, bombo. No vesturio e adereos, a referncia ao culto dos orixs explcita. Os grupos so sempre vinculados a determinado terreiro de candombl, o que serviu para aprofundar o sincretismo religioso.

O registro mais remoto de maracatu, conforme aponta Guerra Peixe, de 1867. Segundo ele, a denominao africana e designa uma dana praticada pela tribo dos Bondos, que vivia, durante a ocupao portuguesa, a 50 km de Luanda, Angola. Ainda conforme o pesquisador, inicialmente os maracatus eram designados de naes e afoxs. O termo nao implicava

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

35 .

vnculo administrativo com a instituio de reis de Congo, mas era como o afox que se apresentavam nas festas de coroao. Pereira da Costa, no Folk-lore Pernambucano, de 1908, cita como exemplo de toada de maracatu a estrofe que diz: Aruenda qui tenda, tenda/ Aruenda qui tenda, tenda/ Aruenda de totoror. Estes versos remetem para a brincadeira da Aruenda de Iai Pequena, que existiu em Goiana, e tem ligao direta com os maracatus, cambindas e pretinhas do Congo.

Dos grupos tradicionais, podemos destacar o Nao Elefante (1800), Leo Coroado (1863), Estrela Brilhante do Recife (1906), Porto Rico do Oriente (1915). O maracatu Estrela Brilhante de Igarassu um dos mais antigos em atividade, e, segundo tradio oral, existe desde 1824 naquela cidade onde h remanescentes de negros escravos. O Leo Coroado abrigou durante dcadas reverenciado carnavalesco, o mestre Lus de Frana. Uma das mais destacveis rainhas de maracatu foi Dona Santa, do maracatu Nao Elefante. A Noite dos Tambores Silenciosos importante cerimnia que rene os grupos de baque virado no Ptio do Tero, Recife. Criada nos anos 1960 pelo jornalista Paulo Viana, e que vem acontecendo desde essa poca, com certa regularidade, rene maracatus pernambucanos que prestam homenagem aos eguns, ou esprito dos mortos, no dia a eles dedicado, a segunda-feira, em ritual conforme manda os costumes jeje-nag.

Baque solto ressoa na palha da cana - com o esplendor da cabocaria, ou caboclos de lana, que o maracatu de baque solto se faz notado, muito mais do que com a pancadaria da maquinada ou surro aqueles chocalhos que levam s costas, presos numa moldura de madeira coberta com pele de carneiro sinttica. com a ajuda da bengala ou batuta e do apito que o mestre improvisa os versos e comanda a brincadeira. Diferente do maracatu nao ou de baque virado, o maracatu rural, tambm chamado de baque solto ou de orquestra, no descende exclusivamente da instituio dos reis de congo. Conforme o pesquisador Roberto Benjamin, muito mais o resultado da fuso de manifestaes populares cambinda, aruenda, cavalo-marinho , alm da evidncia de elementos comuns festividade de coroao

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

36 .

dos reis negros. H o cortejo real, personagens "sujos" (Mateus, Catirina, burrinha, babau, caador), um grupo de baianas ou baianal, dama do buqu, dama do pao, calungas, portaestandarte, os vistosos caboclos de pena e de lana.

Tem forte tradio na palha da cana, sobretudo na Zona da Mata Norte, em Pernambuco. Os dois maracatus mais antigos, conforme tradio oral, so originrios de Nazar, cidade da zona canavieira considerada a Meca dos maracatus de baque solto. So eles o Cambindinha de Araoiaba (1914) e o Cambinda Brasileira (1918). Este ltimo do engenho Cumbe, a 6 km do centro de Nazar da Mata. O Cambindinha, embora atualmente esteja sediado em Araoiaba, foi fundado em terras de Nazar. Na dcada de 30, com a migrao dos rurcolas para reas urbanas, esse tipo de maracatu comeou a aparecer no Recife. Exemplo disso o maracatu Cruzeiro do Forte, criado em 1929, e o dissidente Almirante do Forte, de 1931, que era maracatu rural e depois virou o baque. Hoje, podemos encontrar o baque solto na Mata Norte, Mata Sul, Regio Metropolitana e at na Paraba.

A msica feita com instrumentos de sopro e percusso, e o mestre entoa versos improvisados e decorados, mas no acompanhado do instrumental. Quando a orquestra pra, o mestre entra, a cada vez, com uma das muitas estrofes que desfia ao longo da apresentao. Os mestres desenvolvem pelo menos quatro modalidades de verso: a marcha, o galope, o samba curto e o samba de dez. O visual muito bonito, sobretudo o dos caboclos de lana, que se vestem com mantos (chamados de gola) bordados de lantejoulas, miangas, vidrilhos, canutilhos. Na cabea, um chapu coberto com tiras coloridas de papel celofane ou brilhoso. Na mo, uma lana pontiaguda forrada com fitas coloridas que pendem ao longo dela. O apelo visual da cabocaria complementado pelo dos caboclos de pena ou arream, adornados com farto cocar de plumagem de pavo, ema e avestruz.

No de hoje o vigor do maracatu rural. O pesquisador Berlando Raposo, em carta ao Dirio de Pernambuco, de 1 de maro de 1977, relembra o tempo em que os senhores de engenho

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

37 .

bancavam maracatu com duzentos figurantes, oitenta deles vestidos de caboclo. Hoje, bastante difundidos na mdia, os grupos fazem valer esse prestgio, apresentando-se em diversas cidades da Mata Norte e da Regio Metropolitana. Organizados desde 1990 em associao, na sede, em Aliana, e tambm no centro daquela cidade, alm de Nazar, que praticamente todos os maracatus rurais cerca de oitenta comparecem durante o perodo carnavalesco. Smbolos de pernambucanidade, os famosos caboclos de lana percorrem Igarassu, Nazar, Buenos Aires, Tracunham, Carpina, Ch de Alegria, Lagoa de Itaenga, Feira Nova, Araoiaba, Paudalho, dentre outras cidades em que tradicional a presena dos maracatus rurais.

Em Pernambuco, onde a ginga do frevo nos faz cair no passo, no falta negritude no sangue para que o baque do maracatu tome o nosso corpo.

Evo! Ax!

Referncias bibliogrficas
AMORIM, Maria Alice & BENJAMIN, Roberto. Carnaval: cortejos e improvisos. Recife: Fundao de Cultura Cidade do Recife, 2002, 125 p. ______. Improviso: tradio potica da oralidade. In: RIBEIRO, Solange et al. Literatura e msica. So Paulo: Editora Senac So Paulo, Instituto Ita Cultural, 2003, p. 97-134. BARBOSA DE ARAJO, Rita de Cssia. Festas: mscaras do tempo. Recife: Fundao de Cultura Cidade do Recife, 1996, 423p.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

38 .

BENJAMIN, Roberto merson Cmara. Maracatus rurais de Pernambuco. In: PELLEGRINI FILHO, Amrico (org.). Antologia de folclore brasileiro. So Paulo/Belm/Joo Pessoa: Edart/UFPA/UFPB, 1982, 390 p. ________. Folguedos e danas de Pernambuco. 2.ed. Recife: FCCR, 1989, 134 p. CMARA CASCUDO, Lus da (s.d.). Dicionrio do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ouro. DANTAS SILVA, Leonardo. Carnaval do Recife. Recife: Fundao de Cultura Cidade do Recife, 2000, 408 p. DUARTE, Ruy. Histria social do frevo. Rio de Janeiro: Leitura, 1968, 131 p. GUERRA PEIXE, Csar. Maracatus do Recife. So Paulo/Recife: Irmos Vitale/FCCR, 1980. (Col. Recife, v. XIV) OLIVEIRA, Valdemar de. Frevo, capoeira e passo. Recife: CEPE, 1985, 152 p. PEREIRA DA COSTA, Francisco. Folk-lore pernambucano: subsdios para a histria da poesia popular em Pernambuco. Prefcio de Mauro Mota. 1.ed. Autnoma. Recife: Arquivo Pblico Estadual, 1974, 636 p. REAL, Katarina. O folclore no carnaval do Recife. 2.ed. Recife: Massangana, 1990, 266 p. SOUTO MAIOR, Mrio & DANTAS SILVA, Leonardo (org.). Antologia do carnaval do Recife. Recife: Massangana, 1991.

Nota: Jornalista. Membro da Comisso Pernambucana de Folclore.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

39 .

PROGRAMA 3

FESTAS JUNINAS 1
Jadir de Morais Pessoa2

Devido centralidade da figura de Jesus Cristo na cultura ocidental, o ciclo natalino quase sempre aparece como o mais importante. Mas, considerando-se a diversidade de elementos e a antiguidade da origem de muitos deles, o ciclo das festas juninas igualmente bastante significativo. Em termos religiosos, ele marcado sobretudo pelas festas de Santo Antnio, So Joo e So Pedro. Mas a Festa de So Benedito que, oficialmente, ocorre no dia 5 de outubro, em muitos lugares incorporada tambm ao ms de junho. Alis, no calendrio das festas de parquias e prefeituras pelo Brasil afora, o dia de So Benedito 3 de abril, 4 de abril, 14 de abril, algum dia de agosto, sem contar que no ms de dezembro h trs dias de So Benedito: 20, 27 e 28.

Aparentemente mais pags, situam-se tambm no ms de junho as festas do Bumba-meu-boi e suas inmeras derivaes (Boi-Bumb AM e PA, Boi-de-Mamo SC, Boi Pintadinho e Boi Turuna RJ, e Boizinho RS). Disse aparentemente, porque essas festas guardam um vnculo religioso bastante expressivo: em So Luis-MA os bois fazem um dia de batizado em frente Igreja de So Pedro; o boi do antigo bairro de Madredeus, tambm em So Luis, apresenta-se em frente a um altar com tero, velas e vrias imagens e quadros de santos. Tambm faz parte do enredo desse belssimo auto popular, nos dias da morte do boi, a interveno de padres e/ou pajs na tentativa de se ressuscitar o boi, e, por extenso, livrar a pele de Pai Francisco e Catirina.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

40 .

Mas, quais so as explicaes histricas para esse perodo de festas, e quais so os principais elementos que as compem?

A fertilidade das mulheres, das plantas e dos animais

bom lembrar, de incio, que a ponte pela qual chegaram at ns as crenas e tradies que compem as festas juninas o colonizador portugus. No s no ato do descobrimento, como tambm, ao longo dos trs sculos de nossa condio de Colnia, nossa vida cultural foi sendo gradativamente formada pelos costumes europeus, via Portugal. No perodo imperial, esta europeizao prosseguiu, mas com outros componentes populacionais. Com o fim da importao de escravos negros, a partir de 1850, a cafeicultura recorreu aos trabalhadores europeus, especialmente os suos, alemes, italianos e espanhis, que tambm foram bastante explorados, enfrentando difceis condies de sobrevivncia.

Entre os germanos, celtas, gregos, suecos, italianos, enfim, em toda a Europa, aconteceram, em tempos remotos, de diversas formas, os cultos das rvores ou cultos aos espritos das rvores. Acreditava-se que os espritos das rvores que eram responsveis pelo crescimento e reproduo das plantaes. O mesmo poder lhes era atribudo em relao fertilidade das mulheres e dos animais domsticos (Frazer, 1982, p. 61). Em outras culturas, havia at uma vinculao entre a fertilidade das mulheres e a das plantas. James Frazer mostra que entre os ndios do Orenoco e os ndios Tupinambs no Brasil, respectivamente, a semeadura do milho e da castanha era sempre feita pelas mulheres. Para eles, s as mulheres sabem fazer com que as plantas se reproduzam, pois s elas sabem reproduzir (p. 40).

O modo mais antigo e mais comum de se prestar homenagens aos espritos das rvores cortar uma delas no bosque e lev-la para o centro da aldeia, onde ser erguida em meio alegria geral. O objetivo atrair o esprito frutificante da vegetao, tanto para a populao,

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

41 .

como para o rebanho, ainda segundo Frazer (p. 62). H dois costumes nas festas populares no Brasil que lembram muito bem essas prticas mgico-religiosas. So o erguimento do mastro nas festas juninas e o pau-de-fitas, com danas e cnticos ao seu redor.

Um outro elemento formador do que so hoje as festas juninas o costume de relacionar as atividades destinadas sobrevivncia (pesca, coleta de frutos, colheita) com prticas mgicas e religiosas (p. 38). Isso remonta a civilizaes ainda mais antigas. No Israel antigo, por exemplo, existia a festa das primcias (ver na Bblia, Lv. 23, 9-14), que era o reconhecimento de que Deus o senhor da natureza e fonte de toda a fecundidade. Com o fim do cativeiro no Egito, a festa das primcias foi incorporada Pscoa dos judeus e, posteriormente, Pscoa crist. O que h de correspondente nas festas juninas a existncia de comidas e bebidas base de produtos agrcolas de poca: amendoim, gengibre, jerimum, milho, milho-de-pipoca e outros.

As bnos do fogo

De dezembro a junho, o sol vai gradativamente se distanciando do Equador e vai se colocando mais a pino. Essa trajetria tem seu pice no dia 24 de junho, que ento o dia do solstcio de vero no Hemisfrio Norte e de inverno no Hemisfrio Sul no Brasil, portanto, solstcio de inverno. No prprio dia 24 de junho, o sol inicia sua trajetria de volta, refazendo sua inclinao em relao ao Equador. Esse movimento culmina no dia 23 de dezembro, que o dia do solstcio de inverno, quando no Brasil se inicia o vero. O solstcio de vero, no dia 24 de junho, o centro das festividades juninas. o grande momento da carreira do sol, o dia em que ele chega mais alto no cu. Assim como outros fenmenos da natureza (eclipses, chuva, trovo, relmpago), o solstcio de vero s podia ser visto com preocupao pelo homem primitivo. Da a razo de ele ser secularmente celebrado.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

42 .

O ponto alto da comemorao do solstcio o costume de acender grandes fogueiras, geralmente em lugares altos, na noite de vsperas. O sentido da fogueira vem da crena de que o sol que garante a fertilidade. Como no solstcio ele atinge o mximo da sua luz e calor, acredita-se que a fogueira traga para a terra esses benefcios (luz e calor) com mais intensidade. Portanto, o fogo da fogueira capaz de promover o crescimento das plantaes e o bem-estar dos homens e dos animais. Alm disso, o fogo afugenta os perigos e calamidades (raios, pestes, esterilidade), afugentando as bruxas que os promovem.

Trazendo um pouco do sol para perto dos seres vivos, a fogueira torna-se sagrada. Tudo nela tem poderes sagrados, capazes de garantir a fertilidade e a sade. Por isso, da fogueira derivam tambm outras prticas mgico-religiosas: transportar ties, tochas ou cinzas da fogueira para o meio das pastagens e do rebanho; andar em volta da fogueira, passar pela fumaa ou passar por sobre as brasas, para prevenir enfermidades e esfregar cinzas da fogueira pelo corpo, com o mesmo sentido de cura.

O imaginrio popular garante tambm que, tal como a fogueira, a noite de vsperas do solstcio de vero tem poderes especiais. Assim, se as plantas medicinais forem colhidas naquela noite, tero poderes acima do normal para curar enfermidades. Tambm se acredita que o banho de gua corrente, antes de o sol sair, pode ser portador de muita sade e sorte at a mesma data do prximo ano (Cascudo, 1988 verbete So Joo).

A re-significao religiosa

At aqui, falou-se mais sobre as origens pags dos ritos e crenas que compem as festas juninas. Mas h nelas tambm fortes identidades catlicas, manifestas principalmente nas rezas de tero e devoo aos santos. At se pode dizer que as festas juninas so tradicionalmente festas religiosas. que, ao longo dos sculos, a Igreja Catlica foi

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

43 .

assumindo a maioria dos smbolos das festas juninas, inserindo neles a sua lgica organizativa e os seus valores religiosos e rituais. Aqui necessrio falar de um duplo movimento em relao s festas de junho: catolicismo oficial e catolicismo popular. A hierarquia catlica conseguiu permear essas mesmas festas com alguns elementos do seu culto oficial. Alguns exemplos: oraes reconhecidas pela Igreja; as trs principais festas so festas de santos (Santo Antnio, So Joo e So Pedro); e, no mastro que homenageava os espritos da vegetao, erguem-se hoje estampas dos trs referidos santos.

Mas at meados do sculo XIX, antes do perodo chamado de romanizao do catolicismo brasileiro, a capacidade de atendimento religioso da Igreja Catlica estava instalada praticamente nas cidades. A grande maioria da populao estava no campo, onde o atendimento religioso era garantido por associaes, confrarias, rezadores e beatos, irremediavelmente margem do controle oficial catlico. Essa situao definiu, no quadro religioso brasileiro, o que chamado de catolicismo popular. Sua principal caracterstica compreender um grande nmero de smbolos e prticas, cuja organizao e realizao independe da hierarquia catlica. So prticas religiosas que se situam tambm fora do calendrio oficial e dos seus locais de culto. Mas isso no significa um cisma ou uma negao da Igreja. Os sujeitos sociais definidos por essas prticas guardam uma grande fidelidade hierarquia e, em geral, at mantm uma relativa freqncia aos atos oficiais, especialmente aos sacramentos.

O que h de catlico nas festas juninas refere-se principalmente a esta forma de afiliao religiosa. Portanto, mesmo que celebrem santos oficiais catlicos, as trs principais festas de junho so predominantemente domsticas ou, no mximo, ao nvel da vizinhana, e no necessitam da iniciativa dos principais agentes da Igreja. Mais ainda: sem a presena sacerdotal para o devido atendimento religioso aos imensos contingentes de camponeses, as festas de fogueira assumiam at algumas funes sacramentais. Uma delas a celebrao do batismo em volta da fogueira, enormemente difundida nos sertes de vrios estados

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

44 .

brasileiros. O batizado de fogueira era levado muito a srio, ajudando, inclusive, a sustentar a instituio do compadrio, de fundamental importncia para as relaes sociais camponesas. At o casamento em volta da fogueira, encenado hoje como uma comdia grotesca, j foi muito praticado, com validade, em algumas regies de maior isolamento. Cmara Cascudo cita registros, dando notcias de que nos Gerais, regio entre Piau e Gois, o casamento na fogueira de So Joo ainda era assumido como sacramento at 1912. Tal unio era posteriormente legitimada com a passagem de algum missionrio em desobriga (Cascudo, 1988).

A migrao do fogo

Pode-se argumentar, no entanto, que tudo isso faz parte de um passado de lendas e crenas mgicas; de um passado campons que j no existe mais. Os problemas que essas prticas rituais procuravam resolver j tm novas e mais eficazes solues na sociedade urbanizada e industrializada.

De fato, a relao entre populao urbana e populao rural no Brasil se alterou muito nos ltimos 50 anos. E verdade tambm que estamos envolvidos pela lgica do planejamento racional, do resultado e do lucro. Mas isso ainda no foi suficiente para soterrar a festividade camponesa. Em boa medida, o que ocorreu foi a sua transferncia para os ptios dos colgios e das igrejas, na cidade, tomando a forma de quermesse ou simplesmente festa junina. bem verdade, tambm, que ela perdeu a sua gratuidade, tornando-se marcadamente uma festa de arrecadao de fundos.

Essa transformao ainda objeto de repdio e polmica. A representao do caipira, sobretudo nas quadrilhas e casamentos, tida por muitos como explorao da condio de pobreza e da simplicidade da gente do serto. A folclorista Regina Lacerda (1977, p. 64) at

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

45 .

formaliza um protesto contra essa condio de objeto de chacota a que o campons humilde ficou submetido nas festas juninas urbanizadas. Somo-me veementemente a esse protesto de Regina Lacerda e de tantos amigos folcloristas. Mas, por outro lado, por minha formao antropolgica, no posso deixar de dizer que a questo fundamental, antes de qualquer juzo analtico, tentar entender as razes da recorrente e grotesca encenao do caipira no contexto urbano.

O escritor ingls Raymond Williams, nascido em uma aldeia ao p das Montanhas Negras, mesmo depois de se tornar o importante crtico literrio que foi, e de ter morado em grandes cidades da Inglaterra, exclamou: Nasci numa aldeia e at hoje moro numa aldeia. Voltando ao Brasil, a encenao do caipira nas festas juninas da cidade muito mais a construo coletiva de um auto-retrato, ainda que caricatural. uma representao do caipira que, em graus diversificados, ainda est dentro de cada um de ns. Bem que gostaramos de que ele pudesse se manifestar naturalmente. Mas os cdigos preestabelecidos da vida urbana nos constrangem, impedem-nos de deixar que sejamos, em mais dias durante o ano, um tpico caipira no falar, no vestir, etc. Tal como acontece nos quatro dias do carnaval, temos, no dia da apresentao da quadrilha, uma permisso social para invertermos nossa rotina urbana e assim, envoltos em gracejos e at em elogios pela performance, sermos o caipira que gostaramos de poder ser. Ento, em vez de explorado nas nossas brincadeiras, o homem do campo, sbio no seu conhecimento profundo de todas as formas de vida e religiosamente integrado fecundidade das plantas e dos animais, est gritando, suplicando para no morrer dentro de ns.

Referncias bibliogrficas
CASCUDO, Luiz da Cmara. Dicionrio do Folclore Brasileiro. 6.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

46 .

COX, Harvey. A festa dos folies. Petrpolis: Vozes, 1974. FRAZER, James G. O ramo de ouro. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982. LACERDA, Regina. Folclore brasileiro Gois. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. PESSOA, Jadir de M. Saberes em festa: gestos de ensinar e aprender na cultura popular. Goinia: Editora da UCG/Kelps, 2005.

Notas:

Com algumas adaptaes, extrado do livro Saberes em festa (ver referncias).


2

Professor na Universidade Federal de Gois. Membro da Comisso Goiana de

Folclore. Consultor desta srie.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

47 .

PROGRAMA 4

FESTAS DE TRABALHO
Carlos Rodrigues Brando1

Todos ns que, como educadores, investigadores profissionais, amadores ou artistas, estudamos a cultura camponesa uma entre outras tantas culturas populares passamos um dia pela leitura de Antonio Candido, de quem aprendemos que toda a relao dos grupos humanos com o seu meio fsico e ambiental explica-se pela busca de garantir os meios de vida. Da correlao entre as necessidades e a sua satisfao que depende, em boa medida, o equilbrio social (Candido, 1979, p. 23). E o trabalho o meio pelo qual homens e mulheres buscam assegurar esses meios de vida. Mas o que Antonio Candido chama de equilbrio social no se esgota apenas na satisfao da necessidade biolgica da alimentao e da sobrevivncia de indivduos, famlias, comunidades e nacionalidades. Por meio do trabalho, o homem deixa a sua marca no meio fsico. Deixa os seus sinais na natureza, onde procura satisfazer as suas necessidades materiais. Pois, como diz Octvio Ianni (1988, p. 53), um outro socilogo brasileiro:

precisamente pelo trabalho que [o homem] se exterioriza, expressa. Todo produto da atividade humana configura-se tambm como realidade espiritual. O homem se manifesta em coisas, fatos, acontecimentos que se apresentam como realizaes com significado. Ao criar, cria-se a coisa e o sentido.

Assim, podemos dividir as aes humanas, quaisquer que elas sejam, em atos prticos, de que o trabalho produtivo aquele que visa a alguma transformao da natureza e produo de

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

48 .

bens teis aos homens o melhor exemplo, e em gestos simblicos. Eles envolvem aes individuais, realizadas em famlia, em outros pequenos grupos, como uma equipe de amigos ou vizinhos, ou em uma comunidade maior, tal como acontece com os atos prticos do trabalho. Mas a diferena est em que atravs de gestos simblicos no se visa a um resultado produtivo, material, mas a uma troca, a uma intercomunicao entre pessoas, ou entre pessoas e seres naturais ou sobrenaturais em que elas crem, atravs de palavras, de condutas regidas por saberes e preceitos. Gestos vividos entre preces, cantos, danas, pequenas dramatizaes, jogos, brincadeiras, festejos, ritos, rituais, celebraes, enfim.

Sendo realizadas atravs do trabalho de algumas pessoas (s vezes um duro e penoso trabalho, mas sempre se diz que o melhor da festa esperar por ela), as nossas festas populares do campo e da cidade so imagens do que mulheres e homens fazem juntos quando se renem, numa quebra do cotidiano, para compartir algo, para conviver, rememorar, celebrar, festejar, honrar um deus, um santo ou alguma pessoa, enfim, comemorar algo: festar.

muito comum que os atos prticos sejam considerados como um quase oposto dos gestos simblicos, da mesma maneira como se costuma opor o trabalho festa. Pois toda a celebrao, toda a festa seria, afinal, um tempo-e-espao de ruptura da rotina da vida cotidiana dominada pelo exerccio dos atos prticos do trabalho. Mas tanto nas mais pequeninas situaes quanto nas maiores festividades, como os quatro dias de folia do nosso Carnaval, no raro que ato-e-gesto estejam juntos e sejam vividos um aps o outro, ou mesmo a uma s vez: um-com-o-outro.

Por exemplo, quando um lavrador, acompanhado de seu filho, inicia em sua roa uma ao matinal de preparar uma quarta de terra para semear o milho, eles esto realizando juntos, sem dvida alguma, um ato prtico, um tipo de trabalho. Mas o que aconteceria se antes de comearem o trabalho eles parassem por um momento para dizerem uma orao, pedindo a Deus uma boa colheita? Temos a um gesto simblico que antecede o momento longo do

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

49 .

trabalho. E ele poder retornar, se os dois encerrarem um dia de labuta, com uma outra orao. E como seria se a partir de um momento de trabalho no eito, os dois comeassem a cantar juntos alguns cantos antigos que o pai aprendeu de seu pai e ensinou aos seus filhos? Seria ento um trabalho acompanhado do canto. Seria como se um pequeno rito de convivncia e de arte, um exerccio gratuito da voz e da alma, invadisse o ritmo do duro trabalho com a terra.

Assim, os principais acontecimentos ligados ao trabalho tambm so ritualizados nos meios populares, fazendo emergir importantes momentos festivos, tais como: festas de colheitas, festa do aboio (ou do aboiador, na Paraba), pousos de tropeiros (como mostrado no programa Globo Rural), mutires (puxiro, muxiro, adjutrio, demo), mutires de traio, ditos tambm treio, dana da enxada (mostrada tambm no programa Globo Rural), canto das lavadeiras, canto das fiandeiras. Durante o trabalho num dia de mutiro sempre acontecem as cantigas de mutiro, o Bro, na regio de So Luis do Paraitinga, em So Paulo, que nos espera um pouco adiante.

Alm disso, uma coisa puxa a outra, diz a sabedoria popular. Um dia de mutiro sempre uma boa oportunidade para uma noitada de jogo de truco, para momentos de danas variadas conforme o lugar (forr, vanero, catira, cururu, siriri, etc.). Em muitos casos o mutiro at inventado como pretexto para essa divertida complementao gratuita e festiva.

Estamos acostumados com a seqncia de momentos de festas, de celebraes com preces, cantos, procisses, danas, narrativas cerimoniais de mitos, em que se celebra o tempo depois-do-trabalho. Os antigos e os ainda vivos festejos da colheita do milho ou da uva; a pequena e tradicional festa da cumeeira, quando os operrios completam o telhado da construo de uma casa; ou at mesmo a festa pomposa e aristocrtica do lanamento de um novo navio ao mar. Conhecemos tambm, tanto nas sociedades tribais mais simples, quanto nas mais complexas e atuais, os rituais propiciatrios, quando, entre preces, ritos religiosos,

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

50 .

no raros com a presena de sacerdotes e at mesmo de sacrifcios cruentos, antes do comeo de um novo trabalho com a terra, a comunidade rene-se para pedir a seres e foras da natureza, ou a um deus poderoso: a chuva na hora certa, o trabalho bem feito e uma farta colheita, uma construo imobiliria feliz, uma cidade afortunada, cuja pedra fundamental est sendo lanada.

Trabalhar convivendo, festejando

Sabemos que por todo o mundo muitos povos plantam, colhem, remam, pescam, constroem algo cantando. possvel entrever, em tais cantos, um fator instrumental do trabalho. Pois o canto coletivo e ritmado serve a estabelecer o ritmo devido das remadas, dos gestos de plantio coletivo em linha, ou os da colheita. Podemos imaginar que, entre a cultura e a razo prtica, existe algo mais a.

Podemos lembrar um antigo documentrio brasileiro que retrata momentos da puxada da rede na pesca do xaru, em praias da Bahia. Presos os homens a duas cordas paralelas, puxando-as com vagarosos e esforados passos para trs, as duas linhas de pescadores puxavam do mar as redes, cantando uma bela e alegre cano que lhes marcava os lentos e esforados passos.

Aires da Mata Machado realizou, na regio de Diamantina, em Minas Gerais, uma longa pesquisa de coleta de cantos de escravos, alguns deles re-cantados por Clementina de Jesus. Alguns sero, por certo, cantos do trabalho.

Em um dos primeiros livros mais completos sobre formas tradicionais de ajuda mtua entre homens e mulheres do mundo rural, Hlio Galvo (1959, p. 16) lembra uma definio de teor jurdico atribuda a Freitas Marcondes:

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

51 .

Mutiro uma instituio universal, cultivada geralmente nos grupos primrios, onde o organizador, necessitando de uma rpida, larga e eficiente cooperao para um servio, a solicita dos seus vizinhos, comprometendo-se tacitamente a retribu-la nas mesmas circunstncias, to logo lhe seja pedida essa retribuio.

H muitos anos fotografamos e gravamos pequenos mutires de mulheres fiandeiras no interior de Gois. Reunidas em um mesmo terreiro de uma casa rural, e repartidas entre as diversas atividades do ofcio desencaroar, cardar, fiar, tingir e tecer elas cantavam. Cantavam ora em solo, uma s, em geral, uma das mais velhas. Cantavam tambm em duplas, outras vezes. E cantavam mesmo em grupos maiores, em outras vezes. O canto solo, desacompanhado de instrumentos, como acontece em tais casos, no marcava propriamente o ritmo do trabalho, j que entre a desencaroadeira, a cardadeira, a roca (que elas chamam roda) e o tear, os ritmos e os gestos eram bem diferentes.

E no vale ali apenas o canto, mas o clima de trocas de afetos, saberes, sentidos, servios e sociabilidades em que o trabalho-com-ritual se d. Pois ele traz a uma situao vivida no cotidiano, como um trabalho feminino solidrio ou realizado em pequenas equipes, quase sempre familiares (uma me fiandeira e suas filhas), a dimenso de um trabalho-festa. Uma ao produtiva, mas entretecida de um clima socioafetivo que faz interagirem as duas dimenses do duro labor cotidiano. Uma relao entre coisas atravs de pessoas, regida em outros momentos por princpios produtivos de eficcia, e dirigida ao estrito cumprimento de tarefas, torna-se uma relao entre pessoas atravs de coisas. Torna-se um cenrio de atos prticos entretecidos com gestos simblicos, em que as regras do trabalho produtivo mesclam-se com as de uma convivncia gratuita e generosa. Situaes nas quais atos utilitrios de produo de bens misturam-se com gestos afetivos de criao de afetos e sentidos, atravs no tanto do que se produz colchas de algodo rstico mas atravs do como se cria o que se produz: uma relao de trocas de que resulta tambm uma colcha de algodo.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

52 .

Traio, treio - a surpresa da ajuda

Uma forma curiosa e hoje bastante rara de ajuda mtua e de trabalho vivido como festejo ocorria com freqncia em Gois e em algumas reas rurais de Minas Gerais. Nunca ouvimos falar de sua existncia em outros estados, mas acreditamos que ela seja ou fosse vigente tambm no Tocantins, regies da Bahia na fronteira com Gois e tambm no Mato Grosso.

Quando parentes e vizinhos tomavam conhecimento de que um sitiante das redondezas necessitava da ajuda de outros braos alm dos de sua famlia para realizar um trabalho, em geral, atrasado (a limpa de um pasto, o preparo de um terreno para o plantio), era costume que, em segredo, sassem convidando outros parceiros de trabalho da comunidade para um mutiro. A diferena entre esta modalidade de ajuda mtua e as outras experincias de mutiro, bastante mais freqentes, que o prprio dono do servio no toma a iniciativa de convocar parceiros, parentes e/ou vizinhos. Ele recebe em sua casa, em um clima de surpresa e festa, os trabalhadores do mutiro. E mesmo que porventura ele saiba o que vai acontecer, ele deve representar o papel de quem de nada sabe.

E o mutiro comea com uma traio, com uma treio. E este momento da chegada um alegre e festivo rito de surpresa e de acolhida. Em tempos antigos, de modo geral os treioeiros se reuniam em algum lugar antes combinado e no muito longe da casa do treioado. Chegavam l em silncio, pela madrugada. Levavam com eles, alm dos instrumentos do trabalho enxadas e foices, quase sempre alguns instrumentos de msica: violas, violes, de vez em quando acompanhados de um pandeiro, de uma caixa, de uma sanfona.

Diante da porta da casa comeavam a cantar, anunciando a chegada e conclamando as pessoas que dormem a que acordem e venham abrir a porta. Depois de aberta a porta e depois que

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

53 .

todos entravam e se saudavam os que chegavam e os donos da casa um caf era ento servido e, quando possvel, algumas quitandas tpicas. Alguns poucos poderiam aproveitar as horas at o amanhecer para descansar ou para dormir em algum canto da casa. Outros, a maioria, quase sempre, formavam rodas de algum cantorio de viola ou uma, duas mesas de truco.

Amanhece o dia e, ainda em clima de pequena festa, a famlia do dono e a equipe do mutiro saem para o dia de trabalho. Ele pode ser uma limpa de pasto, uma capina de lavoura ou, mais raro, uma colheita atrasada. Quando poucos, formam uma linha de trabalho e, sob as ordens do dono do servio, o treioado ou do chefe dos treioeiros, em geral aquele que planejou em segredo o dia de servio voluntrio, todos trabalham armados de enxadas ou de foices, de acordo com o tipo de servio. Quando muitos, algumas dezenas, o costume a formao de algumas ou vrias linhas e, ento, no raro que entre elas sejam estabelecidas algumas brincadeiras, ou at mesmo uma competio em volta de uma das linhas que termina uma seqncia do servio mais depressa.

Assim, o que seria um duro dia de trabalho rural, caso ele fosse contratado e pago pelo patro, torna-se uma jornada que faz do trabalho uma demorada cerimnia de convivncia e entremeia o servio e a brincadeira, o esforo do corpo e o canto, a dana e a comida festiva. A diferena entre o mutiro (com ou sem treio) que, mesmo quando haja bastante trabalho de homens e mulheres em uma festa de santo, ou em uma chegada de folia, tudo o que se faz ento considerado como um no-trabalho. Tudo uma oferta de um servio voluntrio, mas na verdade quase obrigatrio pelo cdigo local de trocas de bens, servios e sentidos, a pessoas da casa, ao grupo ritual ou mesmo aos seres sagrados festejados. Vale ento a convivncia e o congraamento, e os momentos vividos com devoo e diverso so considerados como um oposto cerimonial rotina do trabalho rural. Enquanto o mutiro, ao contrrio, traz momentos de festa para este prprio trabalho rotineiro.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

54 .

O bro trabalhar cantando

Em algumas hoje raras regies do Brasil, o trabalho solidrio realizado sob a forma de adjutrios ou de mutires acompanhado de cantos. Em algumas modalidades mais freqentes, cantos e ritos de deferncia e de amizade so vividos antes e depois dos momentos do trabalho coletivo. Em outras, como a que descrevemos a seguir, alm de se saudarem, cantarem e festejarem, antes e aps o trabalho coletivo, os participantes do mutiro alternam o prprio trabalho com momentos de canto, de cantorio.

Alguns mutires entremeados de cantos de bro ainda ocorrem pelo menos na regio do Alto Paraba, na Serra do Mar, em So Paulo. No h neles uma chegada de surpresa, como nos mutires de treio. Ao contrrio, a iniciativa de convite parte do dono do servio, quase sempre um pequeno fazendeiro ou um sitiante, o que mais comum ainda.

Grupos de homens que vo chegando sobem morros em direo aos pastos onde o servio dever ser realizado, aps as saudaes alegremente exageradas aos donos da casa e a outros parceiros do trabalho. costume que linhas de trabalho sejam formadas e, assim, os parceiros avanam juntos, pasto afora e morro acima.

Trabalhando em linhas, alguns parceiros do mutiro ficam juntos, lado a lado. E, ento, comea o cantorio do bro. De repente uma dupla pra por um momento o seu trabalho com as foices, os empenados. Apoiados nelas e quase sempre um frente ao outro, ou lado a lado, eles entoam um canto gritado e sem instrumentos, um canto a capela. Cantam alto para que os escutem os de perto e tambm os de longe. Aps alguns instantes de silncio, uma outra dupla suspende o trabalho e entoa o seu cantorio. E assim o canto do trabalho viaja entre uma dupla e as outras.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

55 .

Os cantores do bro procuram tomar cuidado para que cada dupla cante sozinha e seja escutada por todos. Assim, se acaso duas duplas prximas ou distantes iniciam quase juntas o seu cantar, costume que uma delas suspenda o seu at o final da outra.

Chama a ateno o fato de que o que se canta quase sempre contm versos de perguntas ou de respostas a perguntas feitas por uma dupla que entoou antes o seu canto. E por que assim? Assim porque o bro , na verdade, um dilogo cantado. As duplas cantam umas para as outras, muitas vezes dizendo os nomes das pessoas presentes a quem o canto se dirige. O bro um dilogo entre duplas e entre todos os presentes, atravs das duplas de cantadores, porque tambm um enigma. Quando uma dupla canta, o seu cantar longo e gritado divide-se em duas partes. A parte inicial um improviso e comum que os dois que cantam combinem antes os versos da primeira parte. A segunda parte fixa, repete-se sempre como um refro, logo aps o final do cantorio da primeira parte, e vale como uma assinatura de cada dupla. O que cada dupla canta pode iniciar uma linha do bro. O que as outras cantam pode ser tambm uma linha, ou pode ser uma pergunta musicada, para que a dupla que props a linha, cantando o comeo de um enigma, fornea mais detalhes.

Os homens mais velhos costumam lamentar a perda de costumes dos antigos, como as trocas solidrias de bens (prendas), de servios (mutires) e de sentidos de vida, vividas em dias de festas feitas atravs do trabalho coletivo, ou dias de trabalho coletivo vivido como festa. Tempos j ento regidos por trocas de produtos por dinheiro, e mesmo de trabalho por dinheiro. Eles lembram tempos em que eram ainda freqentes as trocas solidrias de produtos por produtos as diferentes modalidades de escambo e as reciprocidades de trabalho por trabalho.

O que eles os homens da terra lamentam o mesmo que ns devemos tambm lembrar e lamentar: a perda do princpio de solidariedade, de gratuidade e de generosidade nas relaes entre pessoas, entre grupos humanos e mesmo entre povos e entre naes.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

56 .

Uma perda tida por alguns como um ganho, quando defendem as regras e os valores de um mundo regido pelos interesses utilitrios do mercado de dinheiro, de bens e de trabalhos. Relaes em que produtos valem mais do que produtores de produtos. Relaes em que, sob uma mesma lei de que as regras do mundo do agronegcio so o melhor exemplo, quem trabalha para gerar bens no se sente apenas um criador de mercadorias, mas se sente, cada vez mais, ele prprio uma outra mercadoria.

Saber dar, doar bens, trabalho, afeto, saber, sentido, saber receber, e saber retribuir. Fazer desta alternncia de recprocas intertrocas que resistem ao mundo dos negcios em nome do mundo da vida, a prpria essncia solidria da razo de ser e de viver. E mais do que esta razo, a de saber dar-se ao outro, aprender a sair-de-si e abrir-se aos outros. Re-aprender a reciprocidade na convivncia de uma vida menos competitiva e mais compartilhada. Uma vida que, afinal, valha a pena ser vivida.

Referncias bibliogrficas e sugestes de leitura


BRANDO, Carlos Rodrigues. A partilha da Vida, Taubat: Editora Cabral, 1997. CALDEIRA, Clovis. Mutiro formas de ajuda mtua no mundo rural . So Paulo: Biblioteca Pedaggica Brasileira, 1956. CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979. GALVO, Hlio, O mutiro no nordeste. Rio de Janeiro: Servio de Informao Agrcola / Ministrio da Agricultura, 1959. IANNI, Octvio. Dialtica e capitalismo: Ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrpolis: Vozes, 1988. MAYNARD de Arajo, Alceu. Muquiro. So Paulo, Fundamentos, n. 9/10, maro/abril.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

57 .

Nota: Psiclogo, Mestre em Antropologia Social (UnB) e Doutor em Cincias Sociais (USP). Professor livre-docente e aposentado da UNICAMP e Professor Visitante da UNIMONTES Mg.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

58 .

PROGRAMA 5

FESTAS DA AFRODESCENDNCIA

Roberto Benjamin1

A colonizao do Brasil somente foi possvel com a migrao forada dos africanos. Portugal tinha uma reduzida populao, que no poderia vir a povoar os grandes espaos do Brasil. A escravido do ndio demonstrou-se insuficiente para realizar o trabalho produtivo da nova colnia. Foram ento trazidos da frica milhares de homens e mulheres, num perodo de quatro sculos.

Apesar da injusta situao da escravido, do despojamento dos indivduos escravizados, da poltica de separao das famlias e dos grupos tnicos, os africanos e os afrodescendentes deram uma contribuio fundamental para a cultura brasileira. A viso de mundo, a religiosidade, a msica, a dana, a vestimenta, a culinria dos escravos resistiram aos sculos de opresso durante o perodo da Colnia e do Imprio. A forma de ser brasileiro foi totalmente impregnada pelas contribuies africanas. E em relao s festas no poderia ser diferente.

A poltica de catequese da Igreja Catlica nica religio permitida no perodo colonial determinou um ciclo de festas que proliferou por todo o Pas. Nas festas da igreja, ento associada ao governo colonial, era permitido relaxar as atividades de trabalho e era incentivada a participao dos escravos na criao das modalidades festivas. Estas ocasies tornaram-se oportunidade para que aos aspectos puramente catlicos fossem incorporadas manifestaes das religies africanas das etnias de onde os escravos procediam.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

59 .

Naturalmente, os traos culturais dos grupos mais populosos e mais bem organizados obtiveram maiores espaos e conseguiram se impor s populaes de outras origens, embora tambm os traos culturais de outras etnias possam estar presentes.

A convivncia com outros setores da populao brasileira determinou a incorporao cultura afro-brasileira de traos culturais de outros segmentos. Por outro lado, observa-se a presena de aspectos das culturas africanas em regies e manifestaes que, em sua aparncia, so predominantemente indgenas e europias. Tais fatos constituram a miscigenao da cultura brasileira.

A associao das culturas africanas s festas catlicas determinou o sincretismo entre aspectos religiosos das duas procedncias. Embora a imposio da antiga religio oficial tenha desaparecido, permanecem muitas manifestaes do catolicismo popular com diferentes graus de presenas africanas de forma que essas populaes realizem prticas catlicas com o apoio da Hierarquia da Igreja e, nas mesmas datas, e em alguns casos nos mesmos lugares, reverenciam as entidades das religies africanas.

No calendrio catlico, Maria, me de Jesus, reverenciada segundo uma diversidade de atributos e de denominaes. Em quase todas h uma associao com as entidades femininas das religies afro-brasileiras, especialmente com Iemanj e Oxum.

Segundo Reginaldo Gil Braga, a Festa dos Navegantes a maior festa popular do Rio Grande do Sul. No dia 2 de fevereiro, praticantes das religies afro-brasileiras comparecem em massa para homenagear a rainha dos mares e o orix mais popular no batuque. A festa tambm compartilhada com os catlicos que, apesar de serem em menor nmero, procuram apagar os sinais da participao dos batuqueiros junto ao largo da igreja. O aspecto sincrtico da santa Iemanj para os participantes das religies afro-brasileiras Nossa Senhora dos Navegantes

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

60 .

para os catlicos permite comportamentos e interpretaes paralelas sobre uma mesma festa, basta observar os vrios espaos demarcados pelas duas concepes religiosas, a afrobrasileira e a catlica. Consomem-se grandes quantidades de melancia, churrasco e cerveja so vendidos em barracas armadas em volta da igreja. Para os praticantes do Batuque e demais religies afro-brasileiras quase uma norma ir festa no largo da Igreja dos Navegantes. noite, principalmente os filhos de Iemanj vo s praias do rio Guaba ou ao litoral martimo levar as suas oferendas secas, frascos de perfume, pentes, bolos, melancias e tirar as suas cantigas divindade das guas.

Em outras regies do Brasil, as situaes se repetem. Na Bahia, tambm no dia 2 de fevereiro, so feitas oferendas no mar Iemanj do Rio Vermelho. No Recife, a festa do dia 8 de dezembro tem a sua parte catlica junto ao monumento de Nossa Senhora da Conceio, em uma das colinas da cidade, e noite as praias se enchem de devotos que fazem oferendas a Iemanj, muitos dos quais vindos diretamente do Morro da Conceio. No Rio de Janeiro, a grande homenagem Iemanj se d na noite de 31 de dezembro. No Estado de So Paulo, Praia Grande recebe mais de seiscentos mil afro-brasileiros para homenagens a Iemanj.

O momento afro-brasileiro da festa precedido por rituais realizados no interior das casas de culto, com a preparao das oferendas. Ordinariamente se enche uma grande panela de barro, que levada de barco at um ponto profundo do mar. Mais recentemente, as oferendas tm sido levadas por pessoas que entram na gua at mais ou menos a altura dos ombros. O trajeto entre a casa de culto e a praia acompanhado de palmas e cantos, ao som de atabaques, que se alongam at a entrega da oferenda.

Nossa Senhora do Carmo festejada na cidade do Recife, da qual padroeira, no dia 16 de julho, com missas e procisso na baslica que lhe dedicada. Na freqncia aos atos litrgicos visvel uma multido vestida na cor amarelo-ouro, caracterstica do culto ao orix Oxum. noite, em lugares ermos, s margens de rios e lagos e em cachoeiras, integrantes dos cultos

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

61 .

afro-brasileiros levam oferendas na chamada cesta-de-Oxum, cuja entrega ocorre com cantos, toques de atabaques e danas.

Outra festa em honra de Maria a da sua boa morte e assuno, realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto na cidade de Cachoeira, no Recncavo Baiano. Conserva-se, naquela cidade, uma irmandade feminina responsvel pela realizao da festa. Embora as velhas senhoras da irmandade utilizem a vestimenta tpica das sacerdotisas dos cultos dos orixs, a parte pblica dos rituais estritamente catlica.

Numerosas outras festas afro-brasileiras so realizadas no interior das casas de culto, sendo reservadas apenas para os seus freqentadores. Este foi o caso das celebraes em honra aos santos gmeos Cosme e Damio, cultuados como Ibejis, que ocorrem em 27 de setembro e que acabaram por ser praticadas nas grandes cidades por simpatizantes dos cultos afrobrasileiros em situao profana. Em sua origem e ainda hoje nas casas tradicionais, a cerimnia constituda por um banquete em que predomina o caruru, que servido a seis crianas em uma grande panela. J os devotos simpatizantes dos santos gmeos costumam oferecer balas e doces nas portas das suas casas, para a alegria das crianas da redondeza.

H, porm, um conjunto de outras festas do catolicismo popular no qual possvel sentir a contribuio dos afrodescendentes, sem que em sua realizao ocorram aspectos das liturgias africanas: o caso das Folias de Reis ocorrentes nas regies Sudeste e Centro-Oeste do Brasil; do Imprio-do-Divino, realizado na cidade de So Lus; das festas em honra de Nossa Senhora do Rosrio, conhecidas como festas-de-reis-negros ou festas-de-reis-de-congo; e de algumas outras festas de santos padroeiros de pequenas comunidades.

No Sudeste e no Centro-Oeste realizam-se as Folias de Reis como parte do ciclo do Natal, sendo manifestaes tipicamente do catolicismo popular onde, aparentemente, esto ausentes

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

62 .

os traos da religiosidade afro-brasileira. Todavia, nas manifestaes de natureza mais urbana, do Rio de Janeiro e do Esprito Santo, possvel observar que os palhaos e outros brincantes integram as comunidades afrodescendentes de natureza religiosa.

Em So Lus do Maranho, as festas em honra ao Divino Esprito Santo conservam as cerimnias de coroao dos imperadores do Divino, com a realizao de banquetes e outros aspectos comuns s Festas do Divino realizadas pelo Brasil afora, cuja origem atribuda a migrantes aorianos. Na capital maranhense, porm, a organizao cabe s casas de culto afro-brasileiras e a msica conta especialmente com a participao de percusso, a cargo de mulheres, conhecidas como caixeiras-do-Divino, elas tambm integrantes das comunidades afro-brasileiras.

A Igreja Catlica atribuiu a Nossa Senhora do Rosrio a proteo dos escravos e de seus descendentes. Tambm foram dados os santos So Benedito, Santa Ifignia, Santo Antnio de Catarger, Santo Elesbo e So Baltazar (um dos reis magos) como patronos das associaes e irmandades dos africanos e afrodescendentes no Brasil.

Ficou estabelecido que as solenidades deveriam se constituir da coroao de reis-negros, tambm chamados reis-de-congo, com msicas e danas prprias das culturas afro-brasileiras, e com a presena de guardas representantes das diversas etnias, como a clebre festa da comunidade dos Arturos, no municpio de Contagem, da regio metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Numerosas festas de reis-negros continuam a se realizar no Brasil, dentro do modelo em que permanece o sentido de catequese adotado pela hierarquia da Igreja Catlica. No caso das Taieiras de Laranjeiras, em Sergipe, que so manifestao do ciclo de reis-negros, ainda que a coroao se processe na Igreja de So Benedito Filadelfo, durante a missa, a organizao

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

63 .

social do grupo de afrodescendentes praticantes dos cultos dos orixs. J os maracatusnao, de Pernambuco, se deslocaram da festa de Nossa Senhora do Rosrio para o carnaval e tambm so, basicamente, estruturados pelas comunidades afro-brasileiras dos orixs.

A presena de manifestaes das culturas afro-brasileiras tambm ocorre em festas noreligiosas, ditas profanas. Entre outras manifestaes festivas registram-se algumas das danas de natureza sensual como o lundu, o carimb e o cacuri.

A capoeira que rene esporte, dana e luta e uma caracterstica da identidade dos afrobrasileiros praticada, em geral, em eventos festivos, sendo acompanhada por msicas que lhe so prprias executadas com acompanhamento de percusso (berimbau, pandeiro, atabaques) e cujo canto denominado ladainha. Nos ltimos anos, a capoeira alcanou uma grande difuso, estando presente em academias dos Estados Unidos e da Europa. A sua prtica no Brasil se estende a outros segmentos da populao alm dos afrodescendentes.

Sem que hajam perdido a sua qualidade de afro-brasileiras, muitas festas e rituais de afrodescendentes vivem hoje uma alegre e criativa miscigenao.

Referncias bibliogrficas
Areias, Almir das. O que capoeira. 3.ed. So Paulo: Brasiliense. 1987. 113 p. (Coleo Primeiros Passos 96). Benjamin, Roberto. A frica est em ns. vol. 3. Joo Pessoa: Editora Grafset, 2004, 167p. il. Benjamin, Roberto. A frica est em ns. vol. 4. Joo Pessoa: Editora Grafset, 2005, 176p.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

64 .

Braga, Reginaldo Gil. Batuque jeje-ijex em Porto Alegre A msica no culto aos Orixs. Porto Alegre: Fumproarte, Secretaria Municipal de Cultura, 1998. 240p. il [partituras] Carneiro, Edison. Candombls da Bahia. Bahia: Secretaria de Educao e Sade, 1948. 140p. il. 2.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Andes, 1954. 239p. il. (com 14 desenhos de Caryb). 3.ed. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, s. d., 191p. il. Carneiro, Edison. Capoeira. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1975 (Cadernos de Folclore, 1). Ferretti, Srgio. Festa do Divino em So Lus. Boletim da Comisso Maranhense de Folclore, So Lus, v. 07, p. 02-02, 1997. Frade, Cscia. Cantos do Folclore fluminense. Rio de Janeiro: Presena Editora, 1989. Martins, Saul. Congado: famlia de sete irmos. Belo Horizonte: SESC, 1988. 48p. il

Nota: Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Presidente da Comisso Pernambucana de Folclore.

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

65 .

Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Ronaldo Mota TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretora do Departamento de Produo e Capacitao em Educao a Distncia Leila Lopes de Medeiros Coordenadora Geral de Produo e Programao Viviane de Paula Viana Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Acompanhamento Pedaggico Sandra Maciel Coordenadora de Utilizao e Avaliao Mnica Mufarrej Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa TVE Brasil Gerncia de Criao e Produo de Arte Consultor especialmente convidado Jadir de Morais Pessoa Email: salto@mec.gov.br Home page: www.tvebrasil.com.br/salto Rua da Relao, 18, 4o andar - Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Abril 2007

................................................................................................................................................................. APRENDER E ENSINAR NAS FESTAS POPULARES.

66 .

Vous aimerez peut-être aussi