Vous êtes sur la page 1sur 4

Gnio da estratgia militar

Paulo Gonalves

Grota de Angicos, interior de Sergipe, 28 de julho de 1938. Era poca de inverno. As fortes chuvas e a cerrao ajudavam a esconder o bando de Virgolino Ferreira da Silva Lampio , perseguido por foras policiais a mando do ditador Getlio Vargas. Era o comeo da manh quando, durante o caf, os cangaceiros testemunharam o chefe se contorcer ao impacto de um tiro que lhe atingiria a cabea, fazendo voar longe a sua caneca de caf. Em seguida, outro tiro no peito derrubou-o ao solo, seguido do barulho ensurdecedor de rajadas de metralhadoras e tiros de fuzis. Maria Bonita e outros dez cangaceiros tambm foram mortos. Encerrava ali uma trajetria iniciada em 1920, quando Lampio aderiu ao cangao, para vingar a morte dos seus pais.
Considerado um dos maiores estrategistas militares da nossa histria, o cangaceiro era um gnio intuitivo, segundo especialistas. Um dos grandes estudiosos do tema, o historiador Frederico Pernambucano de Melo afirma que Lampio foi um homem frente do seu tempo. "Em outro perodo histrico ele teria sido um grande guerreiro, dado a sua destreza no manuseio das armas e sua coragem sem par frente aos mais terrveis obstculos. Sem contar que, em seu tempo, no comando de grupos e subgrupos, comandou verdadeiras feras humanas, homens rebeldes e destemidos que diante do chefe pareciam simples cordeiros", afirma.

Lampio parecia mesmo invencvel. Os mais valentes e conceituados oficiais reconheciam sua fora, tanto que poucos conseguiram se aproximar do bandido , s vencendo-o atravs da traio, praticada por um antigo coiteiro do bando, chamado Pedro de Cndida que, perseguido pela polcia, torturado, humilhado, resolveu levar a tropa gruta onde os cangaceiros se escondiam.

"No fosse a traio, afirma Frederico, seria quase impossvel derrot-lo." O historiador diz que as principais estratgias usadas por Lampio baseavam-se em dois aspectos fundamentais: a manuteno do seu grupo em perfeita harmonia e o emprego da informao, da contra-informao, dos boatos, da disseminao de notcias e do uso do terror. "Ele era espirituoso com os seus companheiros e cruel com os inimigos. Sabia impor suas decises e atemorizar at os homens de sua convivncia. Por isso no media esforos para usar da violncia em ltimo grau, quando se fazia necessrio."

1/4

Gnio da estratgia militar


Paulo Gonalves

O cangao levou ao extremo uma prtica guerreira herdada dos indgenas

Sbio no comando do grupo, Lampio descobriu que ficava muito oneroso manter um agrupamento de muitos homens, por isso resolveu dividir o grupo em sub grupos. Assim sendo, escolheu os homens mais valentes e de sua confiana e distribuiu entre eles os homens do contingente total. Dessa forma, mantinha vrios grupos sob seu comando, distribudos em diversos locais, dando a impresso de que o mesmo grupo estava em vrios lugares ao mesmo tempo, uma vez que quando praticavam alguma ocupao ou saque, usavam sempre o mesmo artifcio, e os mesmos uniformes, saudando Lampio e cantando a msica Mulher Rendeira. Dessa maneira, a populao nunca sabia de fato quem era e onde estava o principal lder do cangao. O fraco contra o forte "O cangao levou ao extremo uma prtica guerreira herdada dos indgenas, tambm utilizada pelos chamados capites do mato, do perodo holands. a guerra do fraco contra o forte , utilizada ainda hoje pelas Foras Armadas Brasileiras, nas campanhas e treinamentos na selva. Seria a nica maneira das Foras brasileiras obterem sucesso numa eventual guerra contras as foras hegemnicas interessadas no nosso territrio e nossas riquezas", afirma Frederico. Este estilo de guerra mvel, ou volante, o mais tradicional tipo de guerra e de concepo inteiramente brasileira, conhecida pelos estudiosos como Guerra Braslica, baseada nas emboscadas e que j obteve grande sucesso ainda no sculo XVII, quando os brasileiros venceram o exrcito dos pases baixos, considerado o mais forte e bem equipado da poca.

Lampio preocupava-se sobremaneira com o abastecimento alimentar e blico do seu grupo. Era a chamada manuteno da boca e da arma. E ele adotava um sistema ttico que na terminologia militar chamado de emprego da reserva, mas ele chamava de retaguarda . Baseava-se no destacamento de 30% dos homens do seu grupo para ficar adejando como satlite em volta do grupo principal, objetivando captar o avano da fora atacante e contra-atacar pela retaguarda. Com essa ttica eles venciam foras com destacamento de at o dobro dos seus homens, numa bem sucedida adaptao de procedimentos militares guerrilha.

2/4

Gnio da estratgia militar


Paulo Gonalves

Quanto estratgia, Lampio sabia como ningum utilizar a informao e a contra-informao. Administrava admiravelmente bem a sua imagem e disseminava notcias sobre seus combates a ponto de fazer com que as foras que vinham combat-lo j chegassem trmulas, provocando inclusive vrias deseres entre as volantes na hora do combate. H casos registrados de deseres que atingiam a metade dos destacamentos, dias antes de combater o grupo de Lampio. A esse respeito, h uma frase dele que ficou famosa, dita no municpio de Capela, na Bahia, em 1929 "No sei pruqu nunca vi homem corado na minha frente ." Tticas de guerrilha Entre as principais tticas utilizadas pelos cangaceiros de Lampio h registros sobre o despistamento, o contra-ataque e o terror. O despistamento mais conhecido era a utilizao de alpercatas confeccionadas com o solado ao contrrio, para dar a impresso de, quando estava indo, estar voltando. O contra-ataque consistia no tiroteio sustentado pelo seu grupo principal na linha de frente de combate, enquanto a outra parte do grupo rodeava o palco da luta para cercar a volante por trs. Isso deixava os soldados aterrorizados e sem rumo. Outra parte do grupo cuidava dos flancos direitos e esquerdos e a volante era assim cercada por inteiro causando grande prejuzo e uma fatal debandada. Grande parte dos atos de terror que Lampio praticou foi por vingana. E quando os praticava, fazia da maneira mais cruel que podia imaginar. Era uma das principais caractersticas do seu modo de ao, o que aterrorizava os seus inimigos e levava-os a correr e esconder-se diante da simples meno do seu nome.

Por outro lado, depoimentos de centenas de pessoas ouvidas pelo historiador definem Lampio como um homem alto (tinha 1,80m), moreno, calmo e bem-educado, que bebia (usque White Horse) moderadamente, sem nunca se embriagar. Tratava bem as pessoas, era um tanto taciturno, mas agradvel para os que lhe eram agradveis.

Os acontecimentos que levaram morte de Lampio, segundo Frederico, podem ser entendidos no quadro geral do Estado Novo, implantado em 10 de novembro de 1932, e que desembocam tambm nos massacres de Caldeiro e Pau de Colher (leia AND n 2, p. 17). As elites resolveram acabar com a formao de sociedades rurais autnomas, livres do jugo dos latifundirios e do clero, contando para isso com o apoio do Governo Vargas, que enviou tropas especiais para o serto, dispostas a praticar quantas execues sumrias fossem necessrias para exterminar o cangao, assim como as comunidades camponesas que brotavam em vrios estados do Nordeste.

"O governo dizia que fanatismo e cangao eram considerados cones da vida primitiva

3/4

Gnio da estratgia militar


Paulo Gonalves

e no poderiam fazer parte do Estado Novo, precisavam ser exterminados." E o cangao se nutria de dois aliados importantes: as fronteiras interestaduais, e a inviolabilidade das fazendas. No por coincidncia, na sua primeira manifestao pblica o Estado Novo queimou simbolicamente as bandeiras dos estados. Getlio Vargas afirmava, ento, que a partir dali no haveria mais autonomia dos estados e sim um Brasil s.

Lampio, que vivia entrando e saindo pelas fronteiras, aproveitando-se do fato das polcias estaduais no poderem agir alm de suas reas, sofreu um grande golpe com esta nova realidade. "No por acaso, ele foi assassinado em Sergipe, por uma fora policial de Alagoas", lembra o historiador. O Estado Novo tratou tambm de reduzir a inviolabilidade do latifndio. Os coronis no mais poderiam proibir a entrada de foras policiais nas suas terras, que muitas vezes serviram de covis para os cangaceiros. Por este conjunto de fatores, o historiador diz que o tiro que matou Lampio foi disparado do Palcio do Catete, sede do Governo Federal, no Rio de Janeiro.

4/4

Vous aimerez peut-être aussi