Vous êtes sur la page 1sur 4

A IMPORTNCIA DOS NMEROS - NDICES

http://www.eumed.net/ce/2009a/ssr.htm

Enciclopedia Virtual

Biblioteca

Revistas

Servicios

Todo en eumed.net:
Universidad de Mlaga > Eumed.net > Contribuciones a la Economa

Contribuciones a la Economa

"Contribuciones a la Economa" es una revista acadmica con el Nmero Internacional Normalizado de Publicaciones Seriadas ISSN 1696-8360

A IMPORTNCIA DOS NMEROS - NDICES


3 al 21 de

Ivana Caldeira Siqueira (1) Luiz Fernando Sima (2) Joo Alberto Guerra da Rocha (3)

diciembre
IX Congreso EUMEDNET sobre

Desarrollo Local en un Mundo Global


Temas a debate: - Desarrollo local sostenible - Agenda 21 - Ordenacin del territorio

Resumo

Os nmeros-ndices caracterizam-se por serem um importante instrumento de medidas estatsticas, freqentemente, usados para comparar variveis econmicas relacionadas entre si, para obter uma anlise simples e resumida das mudanas ocorridas ao longo do tempo ou em diferentes lugares. Visamos est a tiempo de inscribirse informar e esclarecer a importncia que esse representa no dia-a-dia das An en el congreso como pessoas e onde so implantados. Enfatizaremos os nmeros-ndices de ndice participante-espectador. de Laspeyres, Paasche e Fisher, os quais so os mais utilizados. Palavras-chave: Nmeros - ndices, ndice de Laspeyres, ndice Paasche e ndice Fisher. Prximos congresos
8 al 28 de

enero
VIII Congreso EUMEDNET sobre Para citar este artculo puede utilizar el siguiente formato: Caldeira Siqueira, Fernando Sima y Guerra da Rocha: "A importncia dos Las Micro, nmeros - ndices" en Contribuciones a la Economa, febrero 2009 en Pequeas y Medianas Empresas del S. XXI http://www.eumed.net/ce/2009a/ 5 al 21 de

Introduo:

febrero
IX Congreso EUMEDNET sobre

Os nmeros-ndices so muito utilizados para anlises do quadro econmico de Educacin, certo setor ou da economia como um todo. So instrumentos importantes para Cultura y Desarrollo administradores, economistas e engenheiros para comparar grupos de variveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanas 6 al 25 de significativas em reas relacionadas como preos de matrias primas, preos de marzo produtos acabados, volume fsico de produtos etc. , particularmente, til para o IX Congreso acompanhamento da Inflao, ndice Geral de Preos, ndice de Produo EUMEDNET sobre Pobreza, Industrial entre outros. Desigualdad y Convergencia Nmeros ndices De acordo com Willian J. Stevenson, os nmeros-ndices so usados para indicar 10 al 26 de variaes relativas em quantidades, preos ou valores de um artigo, durante abril VII Congreso dado perodo de tempo. (p. 396, 1995)

EUMEDNET sobre

So expressos em termos percentuais e, tambm, tm certas caractersticas em tica, comum, sendo uma delas, as razes de quantidade no perodo corrente para as Gobernanza y Desarrollo quantidades no perodo-base.
7 al 24 de

Os principais ndices financeiros brasileiros so: Balana Comercial, BTNF, mayo Congreso Caderneta de Poupana, Dlar, Euro, Risco Pas, FGTS, ICV, IGP-DI, IGP-M, VI EUMEDNET sobre INCC-DI, INPC, IPC-DI, IPCA, Salrio Mnimo, Taxa Selic, TJLP, TR, entre Historia y outros. Ciencias Sociales H trs classificaes de nmeros-ndices administrativos e econmicos: ndice 6 al 25 de de preo, quantidade e valor.

1 de 4

11/12/2012 22:25

A IMPORTNCIA DOS NMEROS - NDICES

http://www.eumed.net/ce/2009a/ssr.htm

junio
X Congreso EUMEDNET sobre

Desarrollo Sostenible y Poblacin


8 al 25 de

julio que eles se referem apenas a itens isolados, enquanto que, frequentemente, EUMEDNET sobre necessitamos sintetizar variaes para um grupo de itens. Turismo y Desarollo a) Preo:
VII Congreso

b) Quantidade:

c) Valor: J, os Nmeros-ndices compostos so usados para indicar uma variao relativa no preo, na quantidade ou no valor de um grupo de itens. Os nmerosndices compostos dividem-se em dois mtodos: O mtodo dos Agregados Ponderados e a Mdia dos Relativos de Preo. a) O mtodo dos agregados ponderados utilizado para determinar variaes de preo para um grupo de artigos, focalizando somente preos. As variaes nas quantidades devem ser eliminadas. b) O mtodo da mdia ponderada dos relativos uma alternativa do mtodo dos agregados ponderados, resultando exatamente s mesmas cifras. Para as grandezas complexas, a evoluo representada pelos ndices compostos, destacando-se os de Laspeyres, Paasche e Fischer. a) Nmero-ndice de Laspeyres: Constitui uma mdia ponderada de relativos, sendo os fatores de ponderao determinados a partir de preos e de quantidades da poca bsica, (p) de insumos, (i) em duas pocas, inicial (o) e atual (t), tomando como pesos quantidades (q) arbitradas para esses insumos na poca inicial.

I. L. = b) Nmero-ndice de Paasche: um ndice agregado, o qual na sua formulao original, uma mdia harmnica ponderada de relativos, sendo os pesos calculados com base nos preos e nas quantidades dos bens na poca atual, (p) de insumos, (i) em duas pocas, inicial (o) e atual (t), tomando como pesos quantidades (q) arbitradas para estes insumos na poca inicial.

I. = c) Nmero-ndice de Fischer: O ndice de Fischer, tambm conhecido corno forma ideal, a mdia geomtrica dos nmeros-ndices de Laspeyres e de Paasche. Sob o aspecto da ponderao, esse ndice envolve os dois sistemas anteriormente adotados. A proposta de Fischer fundamenta-se no fato de que os ndices os quais compem no atendem ao critrio de decomposio das causas, alm de um deles tender a superestimar enquanto outro a subestima o verdadeiro valor do ndice. Esse verdadeiro valor tender a ser um nmero superior ao fornecido pela frmula de Paasche e inferior ao apresentado pela frmula de Laspeyres, o que acontece com a mdia geomtrica entre esses dois ndices. Entretanto, o ndice de Fischer, apesar de ser chamado de ideal, nisso pode ser considerado "perfeito". A necessidade de modificar pesos, em dada poca comparada, em decorrncia

2 de 4

11/12/2012 22:25

A IMPORTNCIA DOS NMEROS - NDICES

http://www.eumed.net/ce/2009a/ssr.htm

H perigos inerentes nos nmeros-ndices, em sua utilizao e interpretao de tais indicadores, pois a qualidade e a introduo freqente de novos produtos distorcem comparaes durante longos perodos de tempo. Modificaes de definies, tais como, o que constitui um lar, ou um dependente, ou um eleitor, tambm distorcem comparaes. H tambm, em muitas situaes, tantos itens que apenas um pequeno nmero de itens representativos includo, tanto que a escolha dos itens a incluir abre as portas a possveis tendenciosidade. Alm disso, os hbitos e preferncias dos compradores se modificam com o decorrer do tempo. Muitas vezes necessita-se efetuar a mudana de base de um ndice de um perodo para outro, tendo como objetivo tornar o perodo-base mais recente, proporcionando uma medida mais corrente da variao. Outro objetivo pode ser o de tornar comparveis duas sries com bases diferentes. Para realizar a mudana de base, exige-se apenas que cada nmero de srie seja dividido pelo nmero-ndice do novo perodo-base. Concluso Resumindo, a utilizao e a interpretao de nmeros-ndices exige-se que se compreenda os problemas inerentes sua construo. Entre eles cita-se: 1. Os dados submetidos comparao no so comparveis; 2. Os itens includos nos ndices no so representativos para o problema em estudo; 3. As cifras do perodo-base podem ser atpicas, distorcendo, assim, a comparao e; 4. Diferentes esquemas de ponderao resultam em diferentes nmeros-ndices. Bibliografia - STEVENSON, Willian J.. Estatstica Aplicada Administrao. So Paulo: Harph & Row do Brasil, 1981. - MARTINS, Gilberto de Andrade. Princpios da Estatstica. So Paulo: Atlas, 1192. - FONSECA, Jairo Simon, MARTINS, Gilberto de Andrade, TOLEDO, Geraldo Luciano. Estatstica Aplicada. So Paulo: Editora Atlas, 1995. - http://www.ibge.gov.br/ - http://www.coladaweb.com/matematica/estatistica1.htm - http://www.portalbrasil.net/indices.htm - http://www.fipe.org.br/home/index.asp - http://www.portaldefinancas.com - http://html.rincondelvago.com NOTAS 1. Acadmica 7 Semestre Curso de Administrao de Empresas da Faculdade Atlntico Sul de Pelotas RS/Brasil 2. Acadmico de Administrao de Empresas, Faculdade Atlntico Sul de Pelotas. 3. Professor-Orientador, Faculdade Atlntico Sul de Pelotas.

Nota Importante a Leer:


Los comentarios al artculo son responsabilidad exclusiva del remitente. Si necesita algn tipo de informacin referente al articulo pngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al

3 de 4

11/12/2012 22:25

A IMPORTNCIA DOS NMEROS - NDICES

http://www.eumed.net/ce/2009a/ssr.htm

principio del mismo. Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores. El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo. Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibir notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo. Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo. Si usted considera que algn comentario de esta pgina es inadecuado o agresivo, por favor,pulse aqui.

Comentarios sobre este artculo:


Pgina: [1]
Por: Biza Fecha: 29 del 06 de 2010 - 01:20

Gostei muito do seu trabalho, eu gostaria de saber um indice ou numero indice que melhor relacione o milho($) e a ureia.
Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artculo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.

(*) Su email: (*) Nombre y apellidos: Universidad / Centro de trabajo: (*) Su comentario:

(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen

(*) Datos obligatorios

Este sitio web est mantenido por el grupo de investigacin eumednet (SEJ-309) de la Universidad de Mlaga, con el apoyo de la Fundacin Universitaria Andaluza Inca Garcilaso Volver a la pgina principal de eumednet

4 de 4

11/12/2012 22:25

Vous aimerez peut-être aussi