Vous êtes sur la page 1sur 17

Introduo

Visto que a informtica uma das reas que mais importncia ganhou na sociedade moderna, no nosso dia-a-dia, relevante ser traado o seu percurso histrico, visto que relevante muitas vezes at mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso acadmico. As Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) so a base de qualquer empresa/negcio ou at mesmo do saber base social de cada um de ns, enquanto membros ativos da sociedade.
Computadores no so mgicos, mas frequentemente realizam em segundos, tarefas difceis de acreditar, e que levariam horas ou dias para serem executados por homens. Por esse motivo o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho quase que universal, sendo aplicado nos mais diversos ramos de actividades, realizando tarefas em menos tempo e com uma preciso muito maior. Hoje em dia, vamos ao banco com nosso carto magntico e efectuamos operaes to automaticamente que nem nos damos conta do quanto a informtica agilizou nosso dia-a-dia.

1. A histria da informtica
A informtica a cincia que estuda a informao, como intuito de organizar, obter maior rapidez no processamento e tornar mais segura as informaes geradas. A informtica, o computador ou microcomputador que conhecemos atualmente tem sua histria e seu embrio muito mais antigo do que muitos imaginam. 2000 A.C. O BACO H cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de clculo e numerao mais poderosos do que os at ento existentes, mas sem usar nenhum aparelho. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com preciso e rapidez. Composto de varetas e pequenas bolas nascia o primeiro modelo de baco conhecido. O baco mostrou-se to eficiente e simples de usar que nada melhor que ele surgiu at o sculo XVII. 1622 D.C. A RGUA DE CLCULO - Um dos mtodos mais eficazes descobertos no sculo XVII foi criado pelo escocs John Napier, que introduziu comunidade cientfica o clculo logartmico em 1614. Os clculos e tabelas criadas por Napier foram usados por William Oughtred por volta de 1620 para desenvolver a rgua de clculo. 1642 - A MQUINA DE PASCAL O modelo desenvolvido por Pascal consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os clculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os nmeros a serem somados ficassem expostos no mostrador. Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto , uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena e assim por diante. 1672 - A CALCULADORA DE LEIBNITZ A Mquina de Pascal era boa, mas as operaes ficavam de fora de seu crculo operacional. Ento, o alemo Gottfried Leibnitz aprimorou a mquina de Pascal tornando-a capaz de fazer facilmente clculos envolvendo as quatro operaes fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada. O modelo era muito parecido com o de Pascal, mas com componentes extras que agilizavam os clculos. 1822 - A MQUINA QUE "FICOU NO PAPEL" Charles Babbage era um matemtico ingls que tentou construir uma mquina que se empenhava em calcular funes sem o auxlio de um operador. Esse modelo ficou conhecido como Mquina de Diferenas. Aps vrios anos de trabalho, Babbage no conseguiu construir a mquina que ambicionava, ficando o prottipo muito abaixo do esperado pelo matemtico. 1801 - O TEAR PROGRAMVEL Em 1801, Joseph Marie Jacquard desenvolveu uma maneira rpida e eficiente de padronizar os desenhos nos tecidos de sua fbrica. Ele introduziu nos teares um sistema de cartes perfurados que representavam justamente os desenhos pretendidos. Jacquard ficou to satisfeito com os resultados obtidos que demitiu funcionrios de sua empresa. 1847 - A TEORIA DE BOOLE - Uma das maiores revolues para o mundo dos clculos foi uma teoria. O que Boole props era que qualquer coisa (sejam nmeros, letras ou mesmo objetos) poderia ser representada por smbolos e regras. Ele tambm introduziu o conceito dos cdigos binrios, ou seja, apenas dois tipos de entidades,
2

verdadeiro ou falso, um ou zero, etc. Boole achava que eliminando elementos subjetivos e mantendo restritas as opes, o sistema se manteria menos suscetvel a falhas. 1890 HOLLERITH - Hermann Hollerith desenvolveu um equipamento que usava os mesmos cartes perfurados idealizados por Jacquard, aperfeioando o tear programvel e se tornou responsvel pelo censo americano. Desta vez, cada carto perfurado era dividido em zonas correspondentes aos dados de cada pessoa. Depois de perfurados no lugar correspondente a determinada caracterstica da pessoa, o carto era levado at a mquina propriamente dita. Os cartes eram ento pressionados por dezenas de pinos que procuravam passar pelos buracos do carto, e quando passavam os buracos esses eram mergulhados em um recipiente de mercrio, fechando um circuito e indicando sua posio. O resultado do censo saiu em 1/3 do tempo gasto pelos sistemas antigos. O sucesso de Hollerith foi tanto que ele fundou, em 1896, a Tabulation Machine Company, empresa especializada em operar e fabricar as mquinas. A TMC veio a fundir-se com mais duas empresas formando a Computing Tabulation Recording Company. A mesma CTRC, anos depois da morte de Hollerith, mudava de nome e nascia a mundialmente famosa IBM - Internacional Business Machine.

1.1 Teoria da informao (1948)


Claude Shannon percebeu quo semelhante era o princpio booleano de nmeros binrios com um circuito eltrico e formulou uma tese que foi to bem recebida que em pouco tempo j estava sendo adaptada ao sistema telefnico americano. Shannon foi o responsvel pela expanso do conceito de numerao binrio, introduzindo nos meios acadmicos o bit como conhecido atualmente: binary digit.

2. Histria do computador
O primeiro computador surgiu no mediterrneo era chamado de BACO um calculador decimal operado manualmente. Com base neste tipo de computador foram sendo desenvolvidas mquinas capazes de fazer clculos cada vez mais avanados. - Blaise Pascal (1623-1662) construiu a primeira calculadora usando engrenagens, a Pascaline capaz de fazer somas e subtraces. - Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) aprimorou o projecto de Pascal utilizando alavancas. A ideia de transmitir instrues a uma mquina s surgiu no sculo XIX com a revoluo industrial. - Joseph Marie Jacquard aperfeioou em 1805 um tear mecnico adaptando-lhe uma leitora automtica de cartes perfurados. - Charles Babbage (1792-1871) inspirado nas ideias de Jacquard projectou uma mquina a qual chamou de calculador analtico, capaz de fazer clculos com preciso de 50 casa decimais e que podia receber informaes atravs de cartes perfurados. Graas a esta inveno Babbage ficou conhecido como O Pai do computador. - Herman Hollerith (1860-1929) inventou uma mquina para acumular e classificar informaes, tambm baseada em cartes perfurados. A inveno de Hollerith foi usada pela primeira vez como tabuladora no censo de 1890 nos EUA.
3

Hollerith fundou uma companhia para produzir seu processador de dados operado por cartes, esta prspera empresa hoje produz computadores conhecida como IBM. O computador nasceu realmente na II Guerra Mundial (Agosto de 1943), nos EUA. Era chamado de MARK I, baseado em fitas perfuradas e rels, composto tambm por quilmetros de fios e ocupava aproximadamente 120 m. O exrcito Norte Americano, junto a Universidade da Pensilvnia, tambm apoiava o desenvolvimento de um computador que s ficou pronto aps o trmino da II Guerra Mundial, este conhecido como ENIAC< baseado no uso de vlvulas e capaz de armazenar uma dezena de nomes.

3. Geraes das tecnologias Informtica


A partir do momento que surgiram os primeiros computadores na acepo popular da palavra, divide-se a histria dos computadores em cinco geraes distintas. O pulo para a gerao seguinte se d com o advento de uma nova tecnologia que possibilita grandes avanos do poder de clculo ou descobertas que modificam a base de um computador.

3.1 1 Gerao: tecnologia de vlvulas (1940 - 1955)


1943 - Mark I - Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Americana, o Mark I era totalmente eletromecnico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. O Mark I continha nada menos que 750.000 partes unidas por aproximadamente 80 km de fios. Ele foi o primeiro computador totalmente automtico a ser usado para fins blicos. 1943 Colossus Em 1943, um projeto britnico, sob a liderana do matemtico Alan Turing, colocou em operao uma srie de mquinas mais ambiciosas: o Colossus, pois, ao invs de rels eletromecnicos, cada nova mquina usava 2.000 vlvulas eletrnicas, tambm usadas para fins blicos na tentativa de quebrar cdigos secretos alemes. O Colossus trabalhava com smbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na mquina de leitura fotoeltrica, comparando a mensagem cifrada com os cdigos conhecidos at encontrar uma coincidncia. Ele processava 25.000 caracteres por segundo. 1946 ENIAC A segunda Grande Guerra estava no seu auge e a demanda por computadores cada vez mais rpidos vinha crescendo. Enquanto os ingleses usavam o Colossus, os americanos apresentavam o ENIAC. O modelo utilizava vlvulas eletrnicas e os nmeros eram manipulados na forma decimal. Apesar da alta velocidade para a poca, era extremamente difcil mudar as instrues contidas dentro do computador, j que a programao era feita por meio de vlvulas e fios que eram trocados de posio de acordo com o que se desejava. 1949 - O sucessor do ENIAC O EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, no diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espao que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memria interna que o ENIAC. As instrues j no eram passadas ao computador por meios de fios ou vlvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrnico denominado linhas de retardo. Esse dispositivo
4

era um tubo contendo vrios cristais que refletiam pulsos eletrnicos para frente e para trs muito lentamente. Outro grande avano do EDVAC foi o abandono do modelo decimal e a utilizao dos cdigos binrios. 1951 - UNIVAC I - Baseado na revolucionria teoria de Von Neumann, o UNIVAC I era bem menor que seus predecessores. Tinha vinte metros quadrados e uma massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instrues de cartes magnticos e no mais de cartes perfurados. Foram construdas nos anos seguintes mquinas muito semelhantes, como o MANIAC-I, MANIAC-II e o UNICAC-II. Foram produzidas quinze unidades do UNIVAC I e ele foi o primeiro computador comercial da histria. 1954 - IBM 650 O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e cientficos. O IBM 650 era capaz de fazer em um segundo 1.300 somas e 100 multiplicaes de nmeros de dez dgitos.

3.2 2 Gerao: a utilizao do transistor (1955-1965)


Em 1952 surgiu um novo componente que apresentava inmeras vantagens em relao s antigas vlvulas: ele tinha caractersticas como menor aquecimento, maior poder de clculo e confiabilidade e um consumo de energia bem menor - com o adicional de que no necessitava de tempo para aquecer. A Bell Laboratories inventava o transistor. Os clculos passaram a ser medidos de segundos para microssegundos. As linguagens utilizadas para esses computadores eram normalmente a FORTRAN, COBOL ou ALGOL. A partir desse momento, devido maior facilidade e praticidade do transistor, muitos modelos de computador surgiram. O primeiro modelo de computador 100% transistorizado foi o TRADIC, da Bell Laboratories. Outro modelo dessa poca era o IBM 1401, com uma capacidade de memria base de 4.096 bytes operando em ciclos de memria de 12 microssegundos. A instalao de um IBM 1401 ocupava uma sala e o tamanho dos computadores ainda era bastante grande. Existiam tambm outros modelos, no entanto, os elevados custos destas mquinas restringiam sua utilizao a aplicaes estratgicas do governo, grandes empresas e universidades.

3.3 3 Gerao: os circuitos integrados (1965-1980)


A terceira gerao inicia-se com a introduo dos circuitos integrados (transistores, resistores e outras variaes de componentes eletrnicos miniaturizados e montados sobre um nico chip) aos computadores. Aps o surgimento desses circuitos, no final da dcada de 50, eles foram aprimorando-se at chegarem ao estgio de adaptao aos computadores. O custo de produo de um computador comeava a cair. Uma nova linguagem foi desenvolvida pelo Grupo de Cambridge: a CPL. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa gerao. O PDP-5, produzido pela 8 DEC, foi o primeiro minicomputador comercial e o INTEL 4004 o primeiro microprocessador (circuito integrado que contm todos os elementos de um computador num nico local). Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits. Em 1974, Ed Roberts, do MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) em Albuquerque Novo Mxico constri um microcomputador chamado ALTAIR 8800 (o nome "Altair" deve-se a uma estrela, pois consideravam o lanamento da mquina um "evento estelar"), cuja mquina foi construda com base no processador da Intel, o 8080, que j
5

era um descendente do processador Intel 8008. O ALTAIR tornou-se o maior sucesso, marcando o incio de uma indstria multibilionria, pois Roberts esperava vender oitocentos ALTAIR por ano e acabou tendo dificuldades para satisfazer 4.000 pedidos. Logo aps, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptao do BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Cdigo de Instrues Simblicas para todos os Propsitos dos Principiantes") para o ALTAIR. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem-sucedidas companhias de software para microcomputadores. No ano de 1977 surgem no mercado de produo em srie trs microcomputadores: o Apple II, o TRS-80, da Radio Shack e o PET, da Commodore. Em 1979 lanado pela Software Arts o "VisiCalc", o primeiro programa comercial para microcomputadores.

3.4 4 Gerao: circuitos de larga escala (1980-1990)


Ainda mais avanados que os circuitos integrados, eram os circuitos de larga escala (LSI - mil transistores por "chip") e largussima escala (VLSI - cem mil transistores por "chip"). O uso desses circuitos na construo de processadores representou outro salto na histria dos computadores. As linguagens mais utilizadas eram a PROLOG, FP, UNIX e o incio da utilizao da linguagem C. Em 1980 a IBM entra no mercado de microcomputadores com o conceito IBM-PC e nasce o 286. Quatro anos mais tarde era a vez do 386, com maior velocidade de processamento 9 sendo possvel rodar o Windows 3.11. Em 1989 eram lanados os primeiros 486 DX. Esses ltimos computadores com suas evolues popularizaram tanto o uso dessas mquinas que foi cunhado o conceito de "PC".

3.5 5 Gerao: ultra large scale integration (1990 - Hoje)


Basicamente, so os computadores atuais. Ampliou-se drasticamente a capacidade de processamento de dados, armazenamento e taxas de transferncia. Tambm nessa poca que os processos de miniaturizao so iniciados, diminuindo o tamanho e aumentando a velocidade dos agora "populares" PCs. O conceito de processamento est partindo para os processadores paralelos, ou seja, a execuo de muitas operaes simultaneamente pelas mquinas. Surge o primeiro processador Pentium em 1993, depois vem o Pentium II, o Pentium III, Pentium 4 e mais recentemente (2002 em diante), os processadores com dois ou quatro ncleos de processamento (dual core, quad core e modelos similares da concorrente AMD, Athon, Turion, etc.). Nesse meio tempo todos os outros componentes do computador foram evoluindo no mesmo ritmo. Enfim, a informtica evolui cada vez mais rapidamente e as velocidades de processamento dobram em perodos cada vez mais curtos. Para se ter uma noo disso, basta observar que entre os modelos de computador mais antigos, os espaamentos entre uma novidade e outra eram de dezenas de anos, sendo que hoje no chega a durar nem um ms. Isso nos leva a concluir que o avano cientfico e o poder de clculo avana de maneira que no se encontra paralelo da histria humana, barateando os custos e tornando acessveis os computadores s pessoas de baixa renda. Alguns falam em processadores qunticos quando os limites da miniaturizao do silcio forem atingidos, enquanto outros falam em molculas de gua armazenando
6

informaes. Mas o fato que tecnologias novas vo surgir e novas geraes deixaro a atual to longe e ultrapassada como est a segunda para ns. Mesmo rompendo recentemente a barreira dos terabytes, a evoluo dos computadores ainda est longe de terminar, v-se pela evoluo da tev digital, em que h uma integrao entre informtica e televiso que est mudando e/ou revolucionando os conceitos passados.

4. Conceitos sobre a Informtica:


A informao - um sinal que pode ser transmitido de um lugar a outro e pode ser tratado pelo computador. Processar informaes pode ser armazenar, transmitir, combinar e comparar mensagens. Dados - a unidade bsica de informao a ser processada, por exemplo, em uma lista cada um dos itens constituem um dado. Podemos perceber que os dados no fazem nada por si s, o computador precisa receber instrues sobre o que fazer com eles. Os dados inicialmente podem estar em nmeros e palavras, mas tambm podem estar em sinal binrio ( 0 ou 1) que a forma que o computador manipula os dados em seus circuitos. Estes zeros ou uns so na verdade impulsos elctricos activados ou desactivados percorrendo filamentos dentro das placas de circuitos impressos e seus componentes, ou mesmo pontos magnticos gravados ou no em uma unidade de disco onde podemos armazenar informaes. Os cdigos binrios variam de zeros e uns, tambm conhecidos como Bits, caracterizando as unidades para medir a quantidade de informao denominada pelo seguinte esquema: 1 bit = 0-desligado 1-ligado 8 bits = 01101101 = 1 carcter = byte 1024 bytes = 1 Kilobyte (KB) 1204 Kbyte = 1 Megabyte (MB) 1024 Mbyte = 1 Gigabyte (GB) 1024 Gbyte = 1 Terabyte (TB) Computadores de grande porte ou Mainframes - Os computadores de grande porte costumam ser utilizados no processamento de grandes volumes de informaes, nas reas cientficas e administrativas. A implantao de Mainframes s recomendada se a complexidade e as caractersticas de aplicaes realmente justificarem estas condies especiais, pois alm do alto custo dos equipamentos, existe a necessidade de instalaes especiais com sistemas de ar condicionado, fornecimento de energia, espao, esquema de segurana, etc. Tambm a equipe humana dedicada sua operao deve ser numerosa e de alto nvel tcnico. A IBM, Unisys e a Fujitsu so as empresas fabricantes de computadores com maior participao neste segmento. Microcomputadores - Microcomputadores por sua vez, so mquinas pequenas e versteis, podem realizar tarefas dirias complexas, facilitando a rotina de trabalho da maioria das pessoas e aumentando a capacidade de produo humana. Devemos lembrar que ainda estamos na quarta gerao de computadores, ou seja, eles ainda no pensam, portanto, no fazem nada sozinhos. Para se realizar tarefas no microcomputador necessria a integrao de trs componentes bsicos: Hardware, Software e Peopleware.
7

Hardware - o primeiro componente de um sistema de computao, que corresponde a parte material, aos componentes fsicos do sistema. O hardware composto por vrios tipos de equipamentos, caracterizado por sua participao no sistema como um todo. Uma diviso primria separa o hardware em sistema central e perifricos. Tanto o sistema central como os perifricos so equipamentos electrnicos ou electromecnicos. C.P.U (Central Processing Unit) - Unidade Central de Processamento responsvel por gerir todas as funes do sistema. Em um microcomputador, a UCP, tambm chamada de microprocessador, um circuito integrado, um chip. O microprocessador o principal circuito do microcomputador, sendo responsvel pela velocidade e poder de processamento. A CPU conta com um dispositivo que armazena tudo, (ou praticamente tudo), que deve ser executado e alimenta o microprocessador na sua velocidade normal de trabalho. Esse dispositivo recebe o nome de memria cache, pois sua caracterstica funcional armazenar informaes que sero ou foram processadas no CPU. As informaes podem entrar ou sair da memria, sempre controladas pelo microprocessador. Dentre as empresas que fabricam microprocessadores, destaca-se a Intel Corporation , que criou os primeiros microprocessadores. Os processadores 286 trabalham em 16 bits, ou seja, processam 16 bits por vez. No 386SX, que trabalha em 32 bits, temos um BUS (barramento) de 16 bits que permite que a maioria dos outros componentes sejam de 16 bits que permite que a maioria dos outros componentes sejam de 16 bits. O 386DX, que tambm trabalha em 32 bits, tem um BUS de 32 bits, ou seja, 32 vias de comunicao, cada uma levando um bit. J no 486 temos o co-processador aritmtico embutido na unidade, trabalhando com BUS de 32 bits na verso DX. A verso SX, porm, no conta com o co-processador. Hoje em dia com a nova tecnologia Pentium, os processadores trabalham com uma velocidade de 32 bits, temos tambm os modelos desenvolvidos para acelerar o trabalho com multimdea, so os processadores Pentium MMX, Pentium II, III e o Celeron, que j possuem mais instrues em seus processadores do que os anteriores a eles. A.L.U. - um circuito electrnico que distingue somente dois estados fsicos, ligado ou desligado, representados pelos nmeros 1 e 0, respectivamente, - os dgitos binrios. Mediante a uma srie de truques electrnicos, tem capacidade de somar e comparar grandezas representadas por zeros e uns. A ALU trabalha em velocidades extremamente altas. Memrias - Existem dois tipos de memrias, a memria RAM e a memria ROM que juntas, compem o que chamamos de memria principal. RAM vm do ingls Randon Acess Memory, que significa grosseiramente memria de acesso aleatrio. nesta memria que fica residente o programa que se deseja manipular, e para onde so transferidos ou descartados dados trabalhados pela UCP. Enfim a rea de trabalho do usurio. ROM vm do ingls Read Only Memory (Memria somente para leitura). Nesta parte da memria est gravada parte do Sistema Operacional, alm de mensagens do fabricante. Como o nome diz, no temos acesso a essa parte da memria, reservada apenas a instrues de funcionamento destinadas mquina, alm de eventuais mensagens dirigidas ao usurio. Podemos acoplar a esse equipamento,
8

perifricos destinados comunicao entre as pessoas e a mquina. So eles: as unidades de entrada e as unidades de sada dispositivos que complementam como perifricos, o hardware da unidade central. Unidades de Entrada - So dispositivos que convertem dados e informaes fornecidos ao computador em sinais electrnicos que podem ser utilizados por ele. Podem ser manuais: teclado, telas ou superfcies sensveis ao toque, mouse, canetas pticas; alavanca e/ou boto de controle (joystick, paddle), mesa digitalizadora, digitalizador de imagens e sistemas de reconhecimento de voz.> Teclado - o meio mais comum de entrada de dados, servindo basicamente para a digitao de textos e comandos de programa. Mesas digitalizadoras, ou mesas grficas, ou ainda tablets - So dispositivos criados para auxiliar a insero de dados grficos num computador. Digitalizadores de imagens, ou scanners - So muitos semelhantes s mesas grficas, porm, ao invs de utilizar uma caneta especial, eles usam uma espcie de lente para executar a leitura das imagens, como uma fotocopiadora. Telas ou superfcies sensveis ao toque - Muito utilizadas por mquinas de atendimento bancrio, utilizam os dedos como instrumento para apontar o comando. As canetas luminosas so uma espcie de mistura entre digitalizador e telas sensveis ao toque. Rato ou Mouse - So velhos conhecidos dos usurios que trabalham com o ambiente de Windows. O mouse possui uma pequena esfera em sua base que rola na superfcie onde apoiado; os movimentos da esfera so transformados em sinais elctricos e enviados ao computador, de forma que a posio do cursor na tela acompanhe os movimentos do mouse. Alavancas ou joysticks - So bastante utilizados em jogos de videogames. Basicamente, seu funcionamento baseia-se em sinais analgicos que indicam ao computador coordenadas X-Y desejadas. E outros: Leitora de Cartes Perfurados, Leitora de Caracteres, Leitora de Cdigo de Barras, Sensores, etc. Unidade de Entrada e Sada - So todos aqueles dispositivos que permitem simultaneamente ao computador receber e enviar informaes. Os mais comuns so os drives de disco flexveis e discos rgidos. Modem (modulador/demodulador) - um perifrico que est sendo bastante utilizado nesta funo. Trata-se de um aparelho que transforma os sinais digitais de um computador em sinais analgicos e os transmite via linha telefnica comum e viceversa. Unidades de Sadas - So dispositivos que convertem sinais elctricos internamente armazenados no computador e os transformam em informaes externas: textos, dados, imagens, sons, etc. Estes sinais tambm podem ser emitidos de forma digital para compartilhamento com outro computador.

Monitores de vdeo - So tambm conhecidos como monitores CRT (Tubos de Raios Catdicos), telas, vdeo, display, etc. So divididos em dois grandes grupos: os que usam tubos de imagens semelhantes aos aparelhos de TV e os que utilizam tela plana (LCD Liquid Cristal Display; Eletroluminescncia e Gs). A resoluo do vdeo (Quantidade de pontos luminosos por rea) define a qualidade do que mostrado na tela. O menor ponto que se pode obter um dado vdeo chamado pixel (picture element) e depende da qualidade do monitor e da placa de vdeo que o controla. Impressora - Foi o primeiro dispositivo utilizado para sada de dados (Calculador Analtico de Babbage). As impressoras podem hoje ser divididas em impressoras de impacto (matricial, margarida e linear) e de no impacto (jato de tinta, trmica, electrosttica e laser). As impressoras de impacto utilizam um sistema similar aos das mquinas de escrever convencionais, porm, o mecanismo de impresso varia de um modelo para outro. A matricial, por exemplo, utiliza um agrupamento de pequenas agulhas que podem ser accionadas isoladamente umas das outras, de tal forma , que a figura impressa represente a letra desejada. Nas impressoras de no-impacto, os processos utilizados so completamente diferentes dos apresentados acima. Na jato de tinta, um mecanismo que expele pequenas gotas de tinta colocado prximo ao papel e pinta-o de forma a obter os caracteres desejados. Nas trmicas, o processo consiste em um pequeno dispositivo, denominado cabea trmica de gravao, funcionando como um aquecedor que esquenta pequenos pontos num papel especial, sensvel ao calor. As impressoras laser apresentam qualidade de impresso muito superior aos outros tipos e comparvel qualidade tipogrfica. Plotters - So uma espcie de mecanismo com uma mo-mecnica, que segura uma caneta, que percorre o papel desenhando as imagens desejadas. So utilizados para impresso de desenhos de altssima preciso, por exemplo; circuitos electrnicos, plantas hidrulicas, mecanismos de preciso, etc. Na interface serial utiliza-se apenas um par de fios para enviar as informaes, onde os bits de informaes so transmitidos em srie, um aps outro. A interface serial foi desenvolvida para simplificar o processo de interligao entre perifricos e o computador. A interface paralela o meio mais direito e rpido de se transmitir informaes, pois os bits de dados so enviados em paralelo, ou seja, enviado geralmente um grupo de 8 bits de uma nica vez. Na interface serial - Utiliza-se apenas um par de fios para enviar as informaes, onde os bits de informaes so transmitidos em srie, um aps outro. A interface serial foi desenvolvida para simplificar o processo de interligao entre perifricos e o computador. A interface paralela - o meio mais direito e rpido de se transmitir informaes, pois os bits de dados so enviados em paralelo, ou seja, enviado geralmente um grupo de 8 bits de uma nica vez. Estabilizador de voltagem um perifrico importante, que no pode ser esquecido para que voc opere com sucesso o microcomputador. A corrente fornecida ao computador deve ser de 120 volts em corrente alternada com uma corrente de 60 Hertz (ciclos/segundo). O estabilizador de voltagem garante este padro, evitando problemas de alta frequncia e picos de voltagem, que ocorrem quando um aparelho que puxa muita energia ligado.

10

No-Brakes - um perifrico cuja funo de proteger equipamentos de informtica contra raios, quedas de energia, tambm possui uma bateria interna onde na falta de energia elctrica, os equipamentos continuam funcionando evitando assim perda de informaes se estivermos utilizando o microcomputador ou outro tipo de equipamento. Sistema de Armazenamento de Dados - Para guardar informaes que podem ser perdidas quando o computador desligado, contamos com alguns dispositivos conhecidos como memria secundria ou auxiliar (ou externa). Normalmente estes dispositivos podem armazenar informaes da ordem de milhares de megabytes (gigabytes). Seus mecanismos de leitura e gravao podem ser de acesso sequencial ou acesso aleatrio (randmico). Nos dispositivos de acesso sequencial as informaes so gravadas e lidas de forma sequencial (semelhante a uma fita cassete). A fita de papel perfurado usado em telex e em alguns equipamentos industriais, a fita magntica e o carto perfurado so alguns exemplos de acesso sequencial. Nos dispositivos de acesso aleatrio tambm conhecidos como acesso direito, so os mais utilizados pela informtica, acessa-se a informao directamente sem ter que passar pelas informaes que antecedem a informao desejada. Discos e fitas - A tecnologia de gravao utilizada nos discos e fitas para computadores a mesma usada em fitas cassete musicais e fitas de videocassete, ou seja, a base magntica. A gravao das informaes geralmente feita em xido de ferro (material magneticamente sensvel). Este material forma uma fina camada depositada sobre a superfcie de um outro material de suporte, um plstico fino. J no caso Sistema Operacional discos rgidos (winchester) usa-se alumnio para o suporte da camada magnetizvel. Unidades de Discos Flexveis (Disco flexvel de 3 polegadas) - Este disco protegido por um envelope externo que quando est em uso permite que o disco gire. Este tipo de disco dotado de uma tampa que fecha automaticamente quando o disco removido da unidade. Sua capacidade quando utilizado em IBM-PC de 1.44 Mb. Unidades removveis (Zip Drive, Jaz, Sparq) - Estas unidades surgiram a pouco tempo, e facilitaram mais ainda a vida dos usurios. So unidades que ficam conectadas na porta da impressora do computador e fazem a leitura e gravao de disco flexveis especiais, h diversos tipos e tamanhos disponveis no mercado, variando de 100Mb (megabytes) at 2Gb (gigabytes) de informaes que podem ser armazenadas neles. Discos rgidos - Tambm conhecido por winchester (winchester a tecnologia utilizada na fabricao de discos rgidos), este tem a capacidade de armazenar quantidades muito maiores de dados e informaes com relao aos discos flexveis. Normalmente os discos rgidos possuem vrias circulares (discos) placas sobrepostas concentricamente. comum encontrarmos discos rgidos que renem de 2 a 8 discos, ou seja, de 4 a 16 faces de leitura e gravao. A velocidade de leitura e gravao em discos rgidos de aproximadamente 5 milhes de bits por segundo enquanto os discos flexveis tem uma velocidade aproximada de 250 a 500 mil bits por segundo. Fitas Magnticas - Usadas em computadores so bastante semelhantes as fitas cassetes usadas em msica, tanto no aspecto fsico como na forma de gravao. As fitas
11

magnticas podem ser de dois tipos: as de carretel e as de cartucho. A primeira costumava ser usada em computadores de grande porte (Mainframes), enquanto a outra usada em micro e minicomputadores. Discos pticos - Tambm conhecidos como CD-ROM (Compacto Disto Read Only Memory) muito parecidos com o CD de msica. Este no pode ser gravado, pois um disco de leitura. Seu princpio o da reflexo por feixe de raio laser e no por meios magnticos. J existem sistemas pticos em discos que permitem a gravao e leitura de dados. Rede de computadores - a possibilidade de conectarmos computadores entre si, afim de facilitar a troca de informaes e a comunicao entre sistemas. Hoje em dia existe uma grande necessidade de facilitar o transporte de informaes, arquivos, entre computadores, aumentando a velocidade e a integridade das informaes, neste caso interessante se adoptar o uso de uma rede. Uma rede composta por uma placa (hardware) que envia e recebe sinais e traduz as informaes de um lugar para outro, ela necessita de um programa para gerir e completar a tarefa (podemos usar o prprio Windows Me). Existem dois tipos de redes mais utilizadas: Rede Ponto a Ponto - Onde os sinais percorrem um mesmo cabo do comeo ao fim, e se esse cabo for interrompido, as mquinas ligadas a este cabo perdem o contanto na rede. Rede Tipo Estrela - Cada mquina tem um meio de comunicao independente, sem correr o risco de se desconectar das demais mquinas, se o cabo de uma delas for rompido. Em ambos os tipos, pode-se adoptar o uso de um servidor (computador principal acoplado a rede). Softwares - Representa toda a parte lgica do computador, ou seja, a inteligncia da mquina, sem a qual o computador intil. Mas, por mais evoludo que seja o software, no supre a necessidade de haver algum coordenado a operao. Numa analogia, o conjunto hardware e software seria como uma mquina com combustvel, porm sem o operador. Como vimos anteriormente, o hardware, ou seja, a mquina, s consegue entender instrues (ou informaes) em uma linguagem muito particular, chamada Linguagem de Mquina, que utiliza zeros e uns (0-1). Est linguagem considerada de baixo nvel, ou seja, est mais prxima daquilo que a mquina realmente entende. Isto no quer dizer que ela seja mal elaborada, e sim que ela uma linguagem muito prxima do processador. Para ser possvel o entendimento entre usurio e mquina foram desenvolvidas as linguagens de alto nvel que se aproximam o mximo das linguagens naturais (Portugus, Ingls, etc.). Actualmente existem grandes quantidades de softwares voltados para o usurio final (softwares de quarta gerao) que dominam o mercado de softwares. Processadores de textos (Word, WordPerfect, etc.), Folhas de Clculo (Excell, Ltus, etc.), Banco de dados (Access, Dbase, etc.), Geradores de apresentao (PowerPoint), Linguagens de Programao (Visual Basic, Delphi, etc.), Edio electrnica (Corel Draw, Photoshop, Pagemaker, etc.), Gerenciadores de projetos (AutoCad, Project, etc.), Sistemas operativos (MS-DOS, Windows Me, Unix, etc.).Vejamos a seguir os mais importantes tipos de softwares:

12

Folhas de Clculo - Um avano indiscutvel no universo da informtica, substituem o lpis e a borracha pelo teclado e mouse e o papel pelo monitor do computador. Clculos financeiros, estatsticos, projeces e simulaes so rapidamente elaborados por esta modalidade de software. Ex. Ltus 1-2-3, Quattro Pro, MS-Excell, etc. Banco de Dados - Idealizado para armazenar e arquivar dados de uma forma optimizada, facilita muito os trabalhos que envolvam grande quantidade de informaes em qualquer ramo de actividade. Ex. Dbase, Dataflex, MS-Access, Oracle, Aproach, etc. Processadores de Texto - Outro inovador no uso de microcomputadores, facilita a composio de textos, edio, transposio de partes, correco ortogrfica, economia de tempo e meios de impresso. Ex. WordStar, WordPerfect, MS-Word, WordPro, etc. Integrados - Com a maior capacidade de processamento das mquinas, foi possvel juntar em um s pacote uma folha de clculo, um banco de dados, um processador de texto e outros utilitrios. Este tipo permite a completa inteirao entre os dados do Sistema Operacional de diferentes mdulos. Ex. Works, Framework, Claris, etc.

4.1 Sistemas Operativos


So softwares que fazem a ligao entre o hardware e os demais softwares. Quando estamos trabalhando, o sistema operacional que controla como ser a execuo de algumas tarefas como gravar, imprimir, discar, etc. Ex. MS-DOS, Windows, Linux, OS/2, UNIX e System 7. Peopleware - Assim somos designados ns, usurios. O peopleware necessrio para que o conjunto hardware/software funcione e execute algo til. Como exemplo de peopleware temos os operadores, os programadores, os digitadores, os analistas de sistemas, os analistas de software e outros. Bem, agora que j vimos os componentes bsicos do computador, vamos analisar com mais detalhes os sistemas de armazenamento de dados que, pela sua importncia, devem ser bem conhecidos. Sistemas Operativos - A categoria de software denominadas Sistemas Operativos so indispensveis para o funcionamento do equipamento. Como vimos anteriormente, existem trs segmentos bsicos que formam a estrutura do computador, so eles: Hardwares Toda parte fsica do sistema Softwares Toda parte lgica, ou seja, os programas PeopleWares Somos ns, os usurios Estas trs partes precisam estar sempre ligadas entre si e se comunicar para que exista um entendimento comum entre esses elementos. Para tal entendimento, foi criado um padro de comunicao entre esses elementos, esse padro so programas (software) conhecidos como Sistemas Operacionais. O Sistema Operacional mais conhecido o MS-DOS, que so comandos digitados via teclado que executam tarefas e
13

tornam possvel a comunicao Hardware People Software. Mas alm do MSDOS, que at ento dominava o segmento Sistema Operacional, temos hoje no mercado Sistemas Operacionais Windows. As primeiras verses do Windows no so consideradas sistemas operacionais, pois necessitam do MS-DOS para funcionar. As verses mais tatuais do Windows , no necessitam do MS-DOS, portanto podemos considera-los um Sistema Operacional.

4.2 Hardwares que a maioria dos equipamentos possuem:


Monitor - Todos j conhecem denominada uma unidade de sada, pois atravs dele podemos visualizar o resultado das tarefas solicitadas por ns para o equipamento desempenhar. Caixa ou Torre - nesta parte que fica localizado a maioria dos Hardware, como: fonte de alimentao, motherboard, as unidades de disco, as placas de vdeo, som, os botes de liga e desliga, etc. Rato ou Mouse - Com a implantao do Windows esse, at ento, desconhecido hardware indispensvel para facilitar as operaes. O mouse possui dois ou trs botes, que tm como funes: Boto esquerdo: o boto mais utilizado, pois atravs dele executamos a maioria das tarefas. Boto do Meio (se existir): no Windows no tm funo pr-definida, alguns jogos utilizam este boto. Boto direito: este boto bem menos utilizado, servindo apenas para abertura dos menus suspensos no Windows. Teclado - Este hardware tambm importante, pois, como o mouse, tambm uma unidade de entrada, sendo indispensvel para utilizao do equipamento, atravs dele passamos comandos para o computador executar, e digitamos os textos e documentos.

5. Computador digital, sinais digitais eletrnicos, BIT.


Inicialmente, na informtica moderna, praticamente todos os computadores so equipamentos digitais que trabalham utilizando sinais digitais. Um sistema digital capaz de armazenar facilmente uma grande quantidade de informao por perodos de tempo curtos ou longos, sendo esta a sua principal vantagem sobre os sistemas analgicos, pois tal caracterstica torna os sistemas digitais bastante versteis e adaptveis a um sem-nmero de situaes. Para chegar a esse nvel, houve um grande passo nos meados dos anos 50, que foi a criao do transistor, a partir da, houve uma grande revoluo na eletrnica, e a informtica foi dramaticamente afetada tambm. Os circuitos e placas comearam a diminuir de tamanho e a velocidade de processamento aumentar vertiginosamente a partir da utilizao dos sinais digitais pela eletrnica digital.

5.1 Diferena entre computadores analgicos e digitais


Analgicos: computadores que executam trabalhos usando elementos representados por grandezas fsicas, como por exemplo, a intensidade de uma corrente eltrica ou o ngulo de giro de uma engrenagem. So computadores criados para uma
14

finalidade especfica, isto , s se aplicam a um determinado trabalho. Os resultados obtidos com o uso de computadores analgicos so aproximados e servem ao prprio sistema onde utilizado, como por exemplo: controle de temperatura de uma caldeira utilizando sensores, medidor de gua ou de energia eltrica. Digitais: computadores que realizam suas operaes utilizando elementos representados por grandezas matemticas (nmeros), ou seja, operam dgito a dgito. So computadores destinados a aplicaes mltiplas, podendo ser utilizados em diversas tarefas. Por utilizar valores numricos, os resultados obtidos com esse tipo de computador so exatos, como por exemplo: os clculos de engenharia. (O computador analgico "mede" e o computador digital "conta") Diferencia-se claramente aqui a diferena entre um computador analgico de um digital. Os primeiros computadores desenvolvidos ENIAC, UNIVAC tinham fins blicos (traduo de cdigos, clculos de coordenadas, contagens), ou seja, trabalhavam com um nico fim especfico; j os digitais, bem, esses ao mesmo tempo em que realizamos nosso trabalho, estamos acessando uma pgina da internet, fazendo download de um programa e outras inmeras tarefas ao mesmo tempo. O computador digital, portanto, trabalha somente com sinais digitais (0 e 1). Os sinais digitais so totalmente diferentes dos sinais analgicos, pois ao invs dos sinais serem transmitidos atravs de ondas, eles so transmitidos em forma de bits. Sim, os sinais digitais so transmitidos binariamente. Ou seja, composto por duas partes. Isso quer dizer que os sinais so transmitidos via bits ligados ou desligados. Ou seja, 0s (zeros) e 1s (uns). Por isso que o sinal digital melhor, pois bem mais fcil enviar sinais que dispem de duas situaes (ligado ou desligado) do que por ondas complexas, como no sinal analgico. E dessa maneira que os computadores trabalham atualmente, utilizando dois estados (1 e 0, ligado e desligado, passa corrente, no passa corrente, etc.), que representam dois nveis de voltagem que combinados de diversas maneiras representam toda a informao que vemos e interagimos, nos computadores digitais, os estados dos componentes mudam continuamente, enquanto so realizadas tarefas. Nota-se um grande avano com uma grande semelhana entre o computador digital e a eletrnica digital, que nasceram praticamente juntos, e ambos tiveram grande progresso e praticamente caminham lado a lado desde ento, cada qual fazendo parte do progresso do outro.

15

Concluses

Com base a histria da informtica conclumos que, a informtica certamente um dos segmentos da tecnologia que mais cresceu no sculo passado e continua a evoluir de uma maneira impressionante, inclusive atuando e auxiliando o desenvolvimento de outras reas, como telefonia, cincias, entretenimento, automobilstica, etc. Dizem que se a indstria automobilstica crescesse como a informtica j teramos carros voadores com recursos avanadssimos. nesse mundo actual que assiste evoluo da informtica que estamos vivendo. Mas, acima de tudo, por exigir um conhecimento renovado a cada perodo, em virtude do surgimento de novas tecnologias, que se faz imprescindvel um bom conhecimento da informtica desde o princpio de sua existncia, ou ao menos o princpio bsico de seu funcionamento, para poder ter parmetros e embasamentos suficientes na hora de decidir sobre qual equipamento utilizar ou at mesmo compreender as evolues dos componentes em relao s verses antigas.

16

Bibliografia

JORGE, Bruno. A Histria Da Informtica. Disponvel em: < http://www.ruadireita.com/informatica/info/a-historia-da-informatica>. Acesso em: 01 jun. 2011. MARTINS, Robson. A Evoluo da Informtica. Disponvel em: < http://www.robsonmartins.com/poesias/info.php> Acesso em: 27 mai. 2011. MORIMOTO, Carlos Eduardo. Guia: A Histria da Informtica: Os Primrdios. Disponvel em: < http://www.hardware.com.br/livros/hardware/primordios.html>. Acesso em: 01 jun. 2011. MORIMOTO, Carlos Eduardo. Guia: A Histria da Informtica: O ENIAC. Disponvel em: < http://www.hardware.com.br/livros/hardware/eniac.html>. Acesso em: 01 jun. 2011. MORIMOTO, Carlos Eduardo. Guia: A Histria da Informtica: Os Primrdios. Disponvel em: < http://www.hardware.com.br/livros/hardware/transistor.html>. Acesso em: 01 jun. 2011. OKA, Cristina, ROPERTO, Afonso. Origens do Processamento de Dados. Disponvel em: < http://www.cotianet.com.br/bit/hist/default.htm>. Acesso em: 27 mai. 2011. De acordo com o site http://www.widesoft.com.br (2008):

17

Vous aimerez peut-être aussi