Vous êtes sur la page 1sur 13

A Ditadura Militar no Brasil

Dormia a nossa Ptria me to distrada Sem perceber que era subtrada Em tenebrosas transaes.
CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

Construindo a ditadura
Crise poltica: a sada de Jnio Quadros (1961) somada aos posicionamentos do governo Jango. Setores conservadores, aliados dos militares, deram incio campanha de desestabilizao do governo. As Reformas de Base foram duramente combatidas pela elite. Em 31 de maro de 1964, o golpe militar derrubou Jango. A partir do golpe, os militares passaram a desmobilizar quaisquer focos de luta popular. As organizaes trabalhistas, como a CGT; as organizaes estudantis (UNE); as Ligas Camponesas e os movimentos de base da Igreja Catlica (JOC) passaram a ser duramente perseguidos e reprimidos.

Em 64 a nao recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da histria do Brasil como ns imaginvamos, esses personagens de repente sumiram. Ou fora do poder, ou presos ou mortos. E em seu lugar surgiram outros, que eu nunca tinha visto. Idiotas que nem mereciam ser notados. (...) A veio a percepo clara que o Brasil tinha mudado para sempre. (...) Havia sido cometido um assassinato poltico. Ali morreu um pas, morreu uma liderana popular, morreu um processo. (...) No se matam somente as pessoas, tambm se matam os pases, os processos histricos.(...) (Herbert de Souza Betinho) Esquerda
CGT (Central Geral dos Trabalhadores), de inspirao comunista. UNE (Unio Nacional dos Estudantes). CPCs (Centros Populares de Cultura) Ligas Camponesas.

Direita
IPES (Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Sociais) e IBAD (Instituto Brasileiro de Ao Democrtica) centros de combate ao comunismo, com o apoio da CIA. MAC (Movimento Anticomunista) e Frente da Juventude Democrtica.

Construindo a ditadura
Logo aps o golpe, ficou claro que os militares se estabeleceriam no poder. Embora o movimento tivesse contado com o apoio de civis UDN, os militares no pretendiam entregar o poder. Em abril de 1964 foi editado o ATO INSTITUCIONAL n 1. Ato institucional: Conjunto de leis promulgado sem a necessidade de aprovao popular ou pelo Congresso Nacional Mecanismo ditatorial de controle do poder de Estado. Os militares optaram pelo alinhamento ao bloco ocidental (EUA) Os norte americanos prontamente reconheceram o governo militar logo aps o golpe.

O AI-1
Nomeao do Gen. Humberto de Allencar Castello Branco para a Presidncia. As constituies estaduais e a federal seriam mantidas. A eleio do presidente e vice passaria a ser efetuada pelo Congresso Nacional. O presidente passava a ter amplos poderes para remeter ao Congresso sugestes para a reforma da Constituio de 1946. As investigaes contra crimes contra o Estado ou a Ordem Pblica, poltica e social, poderiam ser instauradas contra indivduos ou coletivamente. Os Comandantes-em-chefe das Foras Armadas, que assinavam o AI-1, poderiam caar direitos polticos pelo prazo de 10 anos e anular mandatos legislativos.

Castelo Branco (1964-1967)


O General Castelo Branco era lder do grupo da Sorbonne, ligado Escola Superior de Guerra (ESG). Ao assumir a presidncia, afirmava que seu objetivo era implantar uma democracia restringida para ele, isso significava atuar na reformulao poltica e econmica do Estado, com o propsito de combater o comunismo e promover a consolidao da democracia. Foi o idealizador de mecanismos da represso, como o SNI (Servio Nacional de Informaes). Castelo Branco promoveu prises arbitrrias e iniciou perseguies polticas e torturas aos opositores do regime, embora ainda estivesse em vigor o Habeas Corpus. Lideranas sindicais e camponesas foram mortas ou desapareceram; governadores eleitos perderam seus mandatos. Entre os primeiros cassados pelo governo constavam: Joo Goulart, Jnio Quadros, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Carlos Prestes, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, etc. Em 1966, a oposio saiu vitoriosa nas eleies estaduais em Minas e Rio de Janeiro.

O governo reagiu, editando o AI-2. O AI-2 colocava fim em todos os partidos polticos existentes e autorizava a formao de apenas duas legendas: a ARENA (Aliana Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrtico Brasileiro). A reao popular contra a arbitrariedade foi imediata. Nas ruas, renasceu o movimento estudantil. Movimentos e passeatas tomaram conta dos centros urbanos. O governo respondeu com violncia e truculncia. O governo procurava, no setor econmico, uma forma de conter a inflao que chegava aos 100% ao ano. Assim, lana o PAEG Plano de Ao Econmica do Governo: a) Abertura para o capital exterior, consolidando uma frmula tipicamente exportadora altas na balana comercial. b) Controle nas linhas de crdito para o setor privado. c) Reduo dos gastos pblicos. d) Conteno dos salrios. Fim da estabilidade (10 anos) Criao do FGTS. e) FGTS faz girar os financiamentos no BNH. f) Revogao da Lei de remessa de Lucros, editada em 1962 pelo governo Joo Goulart.

O PAEG deu certo?


Para o que ele se propunha, sim, foi bem-sucedido. A inflao caiu. O preo social disso que representa problema. Para comear, os investidores estrangeiros ficaram mais tranqilos: no havia mais ameaa de nacionalismo, nem de greves e muito menos de socialismo. O novo governo tinha eliminado as restries ao capital estrangeiro. O FMI, feliz com o Brasil militar, tambm emprestou dinheiro, E ns vimos que ajuda do FMI era uma espcie de garantia para que outros banqueiros confiassem no pas. Fim da luta de classes pela via do aniquilamento da representatividade trabalhista. Quer dizer ento que uma ditadura consegue estabilidade? Essa pergunta necessita de outra: de que tipo de estabilidade estamos falando? Quando examinamos as estatsticas econmicas percebemos que a estabilidade teve um preo: o aumento de explorao da fora de trabalho.

AI-3 e AI-4
A Constituio de 1946 sofreu reformas por meio dos Atos Institucionais 3 e 4. O AI-3 estabeleceu eleies indiretas para governadores e prefeitos de cidades consideradas de segurana nacional. O AI-4 convocava o Congresso, em sesso extraordinria, para a aprovao de uma nova carta constitucional. A Constituio de 1967 aumentou o poder do executivo e limitou a autonomia dos Estados. Foram publicadas as severas Lei de Imprensa e Lei de Segurana Nacional, destinadas a facilitar a atuao dos rgos de segurana do Estado (aparelhos da represso) contra os inimigos internos.

O triunfo da Linha dura


Em 1966, teve incio o processo de sucesso presidencial. A sucesso dependia da luta interna travada nos bastidores militares: de um lado estava a linha dura do regime; de outro, os militares mais moderados, conhecidos como Sorbonne. Na disputa, prevaleceu a candidatura do Gen. Artur Costa e Silva, um dos lderes do golpe. A indicao de Costa e Silva no significava diretamente a vitria da linha dura, mas a mesma viria em funo dos acontecimentos. No mesmo ano, a oposio aos militares comeou a se manifestar com mais fora: ocorreram protestos estudantis em vrias partes do pas e foi anunciada a formao da Frente Ampla, movimento que reunia opositores das mais variadas correntes polticas. Sem conseguir apoio popular e unidade poltica, a Frente Ampla acabou desaparecendo.

Costa e Silva (1967-1969)


Costa e Silva iniciou o governo demitindo todos os civis que compunham o quadro de cargos pblicos de confiana, nomeando militares para os seus lugares. Somente dois civis permaneceram no quadro: Delfim Neto e Hlio Beltro (Ministrio da Fazenda e Ministrio do Planejamento). Os dois ministros iniciaram um projeto econmico que visava retomar o crescimento sem aumentar a inflao. As novas medidas incluam o aumento da linha de crdito bancrio para o setor privado e o controle de preos, por meio do CIP (Conselho Interministerial de Preos). O governo fixou oficialmente os valores dos salrios do setor pblico e do setor privado.

A nova poltica econmica trouxe resultados positivos, uma vez que o PIB alcanou ndices de crescimento da ordem de 10 e 11,2% - iniciava-se o Milagre econmico brasileiro. Os primeiros tempos do governo Costa e Silva foram marcados por protestos estudantis. As tticas do comcio relmpago e das passeatas entusiasmavam os estudantes. Em 28 de maro de 1968, realizaram-se duas manifestaes no Rio: o protesto

contra a m qualidade e o preo elevado das refeies do Restaurante Calabouo!. A polcia Militar chegou atirando e matou o estudante Edson Luis, um jovem de 16 anos. O fato abalou a opinio pblica. O corpo foi velado na Assemblia Legislativa, e ao enterro compareceram 50 mil pessoas. No cemitrio, os estudantes proferiram um juramento: Neste luto, a luta comeou.

1968: o ano que no terminou


Aps a morte de Edson Luis, as passeatas multiplicaram-se pelas capitais Neste luto, a luta comeou.Greves em Contagem e Osasco. A seqncia de manifestaes reprimidas violentamente por todo o pas acabou por despertar a indignao das classes mdias no Rio de Janeiro. A sociedade indignada promove a Passeata dos Cem Mil, em 21 de junho de 1968.O governo decidiu ento ampliar os mecanismos de represso de modo a acabar com os subversivos. Nos dias 02 e 03 de setembro de 1968, o jovem deputado Mrcio Moreira Alves, do MDB da Guanabara, usou a Tribuna do Congresso para fazer um discurso inflamado contra a ditadura.

O Procurador Geral da Repblica encaminhou o discurso aos quartis. Os oficiais, indignados, afirmavam que Moreira Alves havia praticado um atentado contra a ordem democrtica. O governo encaminha para o Congresso um pedido para processar Moreira Alves. Entretanto, o Congresso rejeita o pedido por 216 votos a 14. Temendo a reao do governo, Mrcio Moreira Alves decidiu exilar-se. A resposta do governo veio numa sexta-feira 13 de dezembro de 1968, publicando o AI-5.

O AI-5
O AI-5 foi o principal instrumento arbtrio da ditadura militar. O general-presidente poderia, sem dar satisfaes a ningum, fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos de parlamentares, demitir juzes, suspender garantias do Poder Judicirio, legislar por decretos, decretar estado de stio, enfim, ter poderes to vastos como os dos tiranos. O governo passa a ter o direito de suspender o habeas corpus Tem gente que chega a falar do golpe dentro do golpe. Costa e Silva acabou no tendo tempo de saborear os resultados do AI-5 um derrame cerebral o tirou do poder.

A luta armada
A falta de crdito na ao parlamentar e o endurecimento do regime fez com que os setores de esquerda se lancem em aes armadas. O PCB resistncia no interior do MDB e dos sindicatos. O PC do B iniciou uma campanha de guerrilhas rurais, com escasso apoio campons. Entre 1968 e 1974, a ALN (Aliana Nacional Libertadora); a VAR (Vanguarda Armada Revolucionria), o MR-8 (Movimento Revolucionrio 8 de outubro) e a Ao Popular promovem a guerrilha urbana.

Em setembro de 1969, a ALN e o MR-8 seqestram o embaixador americano Charles Elbrick. Em troca da libertao do embaixador, os militantes divulgam um manifesto revolucionrio na imprensa e libertam 15 prisioneiros polticos, entre eles, Z Dirceu. Em represlia, a Junta Militar cria mais dois AIs: um dava direito expulso do pas de todos que fossem considerados subversivos; o outro introduzia a pena de morte.

Os mecanismos da Represso
Para o controle da ordem social, o governo Costa e Silva melhora a eficincia dos mecanismos de represso. OBAN (Operao Bandeirante) DOPS DEOPS (Departamento de Ordem Pblica e Social) DOI-CODI (Destacamento de Operaes de Informaes Centro de Operaes de Defesa Interna). Em fins de 1969, Costa e Silva, doente, se afasta. Em seu lugar seguiria uma junta militar e, em seguida, o governo Mdici e o endurecimento do regime.

Governo Mdici (1969-1974): a mquina da represso


Represso e silenciamento dos principais lderes da luta armada: Carlos Mariguella (1969) e Carlos Lamarca (1971). O nico movimento sobrevivente foi a Guerrilha do Araguaia, derrotada em 1975. Com a grande imprensa silenciada, as notcias sobre as torturas e o regime passam a ser veiculadas somente na clandestinidade. Muitos documentos sobre a prtica da tortura s existem em funo da ao da Teologia da Libertao, de orientao marxista-crist.

Como forma de encobrir o clima de terror, o governo propaga a propaganda ufanista.

O Brasil passa a ser conhecido pelas grandes obras pblicas (faranicas). Entre 1967 e 1972, a dvida externa atingiu a casa dos US$ 10 bi. O governo criou o INCRA (inst. Nac. Colonizao e Ref. Agrria); o PIS (Plano de Integrao Nacional) e o MOBRAL (Mov. Brasileiro de Alfabetizao). O milagre econmico sustentou-se em trs pilares: o arrocho salarial, os emprstimos externos e a represso poltica. Houve a incrementao de mercado da classe mdia e no setor agrcola.

Ernesto Geisel (1974-1979)


Chefe do Gabinete Militar de Castello Branco, Presidente da Petrobrs em Costa e Silva, e presidente do Superior Tribunal Militar em Mdici, Geisel foi eleito indiretamente pelo Colgio Eleitoral. Para disputar simbolicamente o pleito, o MDB lanou Ulisses Guimares e Barbosa Lima Sobrinho. Incio do processo de abertura poltica: Lento, gradual e seguro. A necessidade de mudanas ficou evidenciada nas eleies parlamentares de 1974, quando o MDB praticamente dobrou a sua representao: de 87 DF pulou para 165, enquanto a ARENA reduziu de 223 para 199. No Senado, o MDB pulou de 7 para 20 Sen., enquanto a ARENA diminua de 59 para 46. A morte do jornalista Vladimir Herzog, nos pores do DOI-CODI, provocou indignao e fez com que Geisel apressasse a mudana na imagem da ditadura. O presidente fecha o Congresso e passa a governar por decretos. Eleio indireta para os governadores de estado.Lei falco (1976). Aumento do mandato presidencial (de 5 para 6 anos). As decises no Congresso passaram a depender apenas de maioria simples. Um tero das cadeiras do Senado passou a ser concedidas aos Senadores Binicos.Acordo militar Brasil-Alemanha: usinas nucleares de Angra dos Reis. Projeto Pr-lcool: a substituio da gasolina pelo lcool combustvel.Dentro dos ideais da DSN, os militares lanam os PNDs: PNDI: Governo Mdici Delfim Netto PNDII: Governo Geisel Mrio Henrique Simonsen: alimentar crditos empresas privadas e fortalecer setores estatais. Diversas entidades promovem debates de cunho social: OAB, CNBB, ASBPC, CEBs, UNE, ABIM, etc. Na classe operria, surgem manifestaes sob a liderana de trabalhadores como LULA.

Governo Figueiredo (1979-1985)


Continuidade ao processo de abertura poltica. A ANISTIA veio em 1979, mas no beneficiou os condenados por seqestros e atentados polticos. A reforma poltica implementada pelo Estado permitiu a volta do pluripartidarismo. ARENA se transformou em PDS (Part. Dem. Social); MDB se tornou PMDB (Part. Do Mov. Democrtico Brasileiro). Surgiram o PDT, o PT, o PP e o PTB. A direita, ligada ao aparelho da represso, no aceitava a abertura terrorismo: atentado do Riocentro, em 1981. A oposio lana o movimento DIRETAS J

A redemocratizao
Ementa Dante de Oliveira derrotada no Congresso. Transio democrtica: Paulo Maluf (PDS) X Tancredo Neves (PMDB) 15 de janeiro de 1985: Tancredo e Sarney so eleitos depois de 21 anos de governos militares. Na data da posse, 15 de maro, Tancredo internado Sarney assume. 21 de abril: morre Tancredo. Comeava a conturbada NOVA REPBLICA.

BIBLIOGRAFIA
www.suapesquisa.com/ditadura/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_militar_no_Brasil_(1964%E2%80%931985) http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm http://www.tg3.com.br/ditadura/ditadura_militar.htm http://www.brasilescola.com/historiab/golpe-militar.htm http://www.duplipensar.net/principal/2004-03-ditadura40-presidentes.html ECT.

Vous aimerez peut-être aussi