Vous êtes sur la page 1sur 3

ALIMENTAO PRA VIDA MAIS LONGA E SAUDVEL Um grupo internacional de especialistas, liderados por Dr.

Oscar Franco, calculou que, se homens acima de 50 anos adicionarem alho, amndoas e outros alimentos saudveis para o corao sua dieta diria, poderiam elevar sua expectativa de vida em mais de 6 anos. J as mulheres acima de 50 anos poderiam adicionar 5 anos sua expectativa de vida com este tipo de dieta. Segundo os especialistas, os alimentos que contribuiriam para uma vida mais longa e com menos problemas cardacos so: vinho tinto, peixe, chocolate escuro, frutas, vegetais, alho e amndoas. Todos esses alimentos devem ser consumidos diariamente na quantidade apropriada, exceto o peixe, que deveria ser comido quatro vezes por semana. Outras pesquisas tm mostrado que: . Comer 100 gramas de chocolate escuro por dia parece reduzir a presso arterial e diminuir as chances de problemas cardiovasculares em 20%; . Consumir 400 gramas de frutas e vegetais teria efeito similar ao chocolate escuro sobre a presso arterial; . Tomar 150 mililitros de vinho tinto diariamente poderia reduzir o risco doena cardiovascular em 32%; . Comer peixe quatro vezes por semana diminuiria as chances de doena cardiovascular em 14%; . O consumo de alho e amndoas diminui os nveis de colesterol, o que um importante fator na preveno de problemas cardiovasculares. Utilizando modelos matemticos, os especialistas calcularam que a ingesto apropriada desses alimentos poderia diminuir o risco de problemas cardiovasculares em 76%. S para voc ter uma idia, uma substncia importante, que existe em quase todos os alimentos, ajuda - e muito - na formao de membranas celulares e que atua como fonte de energia para o crebro: a colina. Essa substncia, que no uma vitamina, encontrada nas carnes e nos vegetais, de acordo com o nutricionista Arnaldo Pinheiro. Mas preciso comer verduras, s olhar no adianta. Os alimentos com antioxidantes tambm ajudam a previnir o envelhecimento das clulas, como laranja e brcolis.

E que tal comer peixe? No precisa ser todo dia. Uma vez por semana suficiente. O nutricionista diz que qualquer tipo recomendvel, menos o peixe cru, devido a casos de pessoas que foram contaminadas com o parasita Diphyllobothrium latum ao comerem o peixe cru ou mal cozido. A vantagem de comer peixe que ele possui um cido-graxo chamado mega 3 e o mineral fsforo. O mega 3 auxlia na oxigenao das clulas e o fsforo importante fonte de energia.

O organismo humano precisa de pouca quantidade, mas precisa, de micronutrientes como selnio (combate os radicais livres) e cromo (ajuda na utilizao da glicose). "No existe uma cota diettica para o consumo de micronutrientes, mas sempre bom t-los na alimentao", explica Pinheiro. O selnio pode ser encontrado em gros, sementes e frutos do mar. O cromo encontrado em cereais integrais. A nutrio infantil deve ser enfocada, porque nesta fase que o organismo est em desenvolvimento e necessita de uma boa formao. O consumo de alimentos ricos em gorduras e protenas pode torn-lo uma criana obesa (leia a matria). "O obeso carente de micronutrientes, porque sua nutrio pobre em variedades", diz. Exame Para saber quais vitaminas e minerais o organismo est carente, preciso fazer alguns exames. "Pode ser feito o teste do cabelo, para ver a carncia de minerais. S que esse um mtodo polmico, porque nem todos acreditam em seu resultado. O mais usado o teste de sangue", explica. Quando a falta de nutrientes comea a afetar a pele, isso um sinal de desnutrio grave. A ausncia de vitaminas do complexo B e A afetam diretamente a membrana. "Mas isso ns vemos, normalmente, em bolses de pobreza, quando a deficincia severa". Alimentao diria Veja como simples alimentar-se bem, com dicas simples de serem encontradas no mercado ( provvel que voc tenha em casa) e fceis de preparar. Caf da manh Uma fonte de leite ou seus derivados (iogurte, por exemplo) Uma fonte de cereal integral (granola...) Uma fruta (ma, pra...)

Lanche da manh (colao) Fruta ou iogurte ou uma pequena quantidade de biscoito (sem gordura)

Almoo Arroz e feijo (o arroz integral melhor) Carne magra (e peixe, pelo menos uma vez por semana) Salada de dois tipos (tomate e rcula) e legume (abobrinha) refogado

Lanche da tarde Pode ser semelhante ao caf da manh

Jantar

Pode ser um lanche: queijo magro, carne magra ou presunto magro, vegetais, frutas e suco (meio copo de suco de uma fruta em vitamina C - acerola, laranja, caju... Pode ser um jantar: arroz (sem feijo), carne branca, salada e legume.

Ceia Alguns alimentos ajudam a trazer o sono, como o leite, iogurte e a coalhada, por terem aminocidos.

Vous aimerez peut-être aussi