Vous êtes sur la page 1sur 29

1.

Paradigmas da Justia Contempornea e Acesso Justia


Paradigmas da Justia Contempornea
O direito processual o direito que rege o funcionamento da justia, a soluo de conflitos. Ser que o modo de resolv-los o mesmo em todos os lugares? At a 2 Guerra Mundial, os cultores do direito processual se preocupavam apenas com o direito nacional, porm com o trmino da guerra e com o surgimento dos direitos humanos eles passam a perceber que a soluo de conflitos era exercida de diversas maneiras e, portanto, h um interesse em conhec-las e estud-las. Foi a primeira constatao de que nenhum modelo perfeito e que esta variedade deve ser encarada de forma positiva, haja visto, que uma atuar auxiliando a outra.

Famlias Jurdicas
Civil law Sistema jurdico de base predominantemente escrita, que adotado pelos povos do continente europeu, assim como os da Amrica Latina. o A funo do judicirio e o papel da justia o de atuao do direito objetivo, a jurisdio apresenta uma norma jurdica abstrata que ser aplicada de maneira concreta. o A cultura do juiz boca da lei est arraigada na doutrina romanogermnica, Montesquieu o primeiro a falar sobre isso. O juiz um instrumento da vontade do legislador, ele tem que decidir em conformidade e respeito lei, j que seus poderes decorrem dela e a ela eles devem estar subordinados, so escolhidos por critrios tcnicos e que se tornam vitalcios para exercer a judicatura como atividade remunerada de carter permanente; h muita especializao. o O critrio de deciso das causas rigorosamente um critrio de legalidade (artigo 126, Cdigo de Processo Civil), porm, hoje, h uma abertura interpretao da lei (artigo 1109, Cdigo de Processo Civil), mas mesmo assim o juiz s decidir por equidade, ponderao ou oportunidade nos casos previstos em lei. H repetio de decises, cria-se jurisprudncia e, toda vez que h divergncia entre a opinio dos juzes, ela resolvida hierarquicamente, nos tribunais superiores e, assim, o assunto uniformizado, desse modo, os recursos so um julgamento discricionrio dos tribunais superiores. A deciso de primeiro grau sempre provisria e, por isso, a apelao tem efeito suspensivo (artigo 475-O, Cdigo de Processo Civil). o H uma prevalncia das provas e processos escritos, da documentao escrita e processo fragmentado; h uma resistncia cultural a expanso da oralidade. o O processo eminentemente pblico, uma relao de interesse pblico dos litigantes, em que h pouca possibilidade de disposio das partes, o juiz ativo agindo por impulso processual individual, enquanto os advogados colaboram muito pouco. O perigo o de o juiz tornar-se autoritrio.

o A justia na civil law hierrquica, um instrumento que garante a observncia e eficcia do primado da lei do soberano, ela predominantemente formal, composta de funcionrios pblicos subordinados a essa estrutura hierrquica. Common law Sistema jurdico em que a forma predominante no a lei escrita, mas as decises, direito costumeiro aplicado pela jurisprudncia, oriundo dos povos ingleses, implantado principalmente em pases das antigas colnias britnicas e tambm na ideia do direito oriental. o A justia paritria e busca pacificar os cidados (litigantes). Justia pouco hierrquica, sendo que mais importante que o juiz aplicar a lei este re-harmonizar o relacionamento entre os cidados, com base prioritariamente comunitria em que todos precisam uns dos outros, exercida predominantemente por juzes no profissionais (jri ou membros da comunidade juzes leigos). Os juzes tornam-se profissionais depois de uma investidura poltica e no h tantas especializaes, a magistratura uma s (corpo nico). o A deciso das causas por meio do juzo de equidade, um nico caso serve como precedente para os prximos (stare decisis), como tambm comum o pedido de reviso para o prprio juiz ou rgo que proferiu a deciso, j que esta definitiva. o As provas e processos de maior valor so os orais, no documentados ou singelamente documentados. A palavra vale muito, est vinculada a honra aquilo que se fala no aquilo que se escreve. o H grande possibilidade de disposio e autonomia das partes, existe uma relao de interesse privado dos litigantes, nesse sistema o juiz inerte. O perigo o juiz deixar as partes prpria sorte. o A funo principal da justia preservar a coeso e a solidariedade entre os seus membros. Capeletti exalta o valor humanista dessa justia comunitria nas instituies totais, ambientes de convivncia obrigatria entre pessoas que no escolhem umas as outras, no qual o que um fizer poder beneficiar ou prejudicar os outros, sendo assim, cada um deve respeitar o direito do outro e, por isso, so interdependentes. Ex: Condomnio, universidade, trabalho, metr... Obs: Para Damaska, os fins da justia decorrem da prpria concepo que cada povo tem dos fins do Estado. Obs: A civil law e a common law possuem modos de compreenso do juiz tambm diferentes. Obs: Para Capeletti, justia boa aquela que pacifica!. Obs4: Aps o trmino da 2 Guerra Mundial, perceberam-se os defeitos nesses modelos e iniciou-se ento um dilogo entre as duas famlias e, portanto, a assimilao de institutos de uma pela outra, porm essa importao nem sempre perfeita, muitas vezes, podendo acarretar em divergncias culturais. A importao pode dar-se de dois modos: ou se importam todas as caractersticas daquele paradigma ou se adapta aquele instituto ao seu prprio paradigma. Obs5: A Emenda Constitucional de 45/2004, artigo 8, trata da sumula vinculante.

Obs6: Cada povo desenvolve seus costumes, a busca pela qualidade da justia faz com que os sistemas evoluam; preciso corrigir os seus defeitos e vcios o que muito difcil por se tratar de uma atividade cotidiana.

O Acesso ao Direito e Justia


Apontado hodiernamente como uma das garantias fundamentais dos cidados no Estado Democrtico de Direito e at como direito fundamental absoluto. A Constituio Portuguesa em seu artigo 20 associa o acesso justia ao acesso ao direito. Pressupostos do acesso ao direito que so extrajurdicos: Educao bsica, que forma os cidados (ensino fundamental). o uma iluso pensar que o judicirio garante a todos a eficcia de seus direitos. Oferecimento a todos os cidados de condies mnimas de sobrevivncia e de existncia condignas, atravs do acesso ao trabalho produtivo, livremente escolhido, e da percepo da correspondente remunerao capaz de prover ao sustento do trabalhador e de sua famlia. o A pobreza engendra inmeras relaes de dominao entre pessoas e grupos sociais: o mais pobre forado a se submeter quele que pode lhe dar alguma coisa. Fortalecimento dos grupos intermedirios e do associativismo. o O indivduo isolado frgil, preciso que aqueles que tm interesses em comum se renam para se ombrearem aos seus adversrios, e lutarem por seus direitos e interesses em igualdade de condies. A responsabilidade do Estado, no cumprimento dos seus deveres para com os cidados, e a transparncia do Estado no trato de questes que possam afetar a esfera de interesse dos cidados. o O Estado continua fechado, sigiloso, somos submissos s decises de Estado, este irresponsvel, as violaes contra os cidados no so devidamente indenizadas. o Emenda Constitucional 32/2001: a Unio no pode mais legislar sobre matria processual com medida provisria. A viso deturpada do Estado e da sua responsabilidade distorceu tambm o papel da justia, que deveria ser a guardi das liberdades individuais e dos direitos dos cidados, e foi transformada em administradora da moratria do Estado e eficiente proteladora do pagamento das dvidas pblicas e do cumprimento de suas obrigaes para com os cidados. o Ser credor do Estado no vale nada, pois ele no paga, a no ser fora da justia, e muitas vezes com o emprego de expedientes escusos. O acesso ao direito tambm depende do oferecimento, pelo Estado, de aconselhamento jurdico aos pobres a respeito de seus direitos. Acesso justia, no sentido de acesso a um tribunal imparcial, previamente institudo pela lei como competente para a soluo de qualquer litgio a respeito de interesses que se afirmem juridicamente protegidos ou prtica de qualquer ato que a lei subordine aprovao, autorizao ou homologao judicial.

o O problema est no sistema de escolha dos Ministros do STF, a corrupo e hipertrofia do Estado culpa dos tribunais superiores, o judicirio mais preocupado em atender o magistrado do que os direitos dos cidados.

O Acesso Justia
O acesso justia a ampla possibilidade que a ordem jurdica deve conferir a todos os indivduos, por meio, de ampla tutela para resguardar seus direitos. um direito absoluto e sem limitaes (artigo 5, XXXV, Constituio da Repblica). No uma promessa vaga, todos esses direitos podem ser regulamentados pelas normas infraconstitucionais, garantindo-lhes a eficcia. Cappelletti o principal difusor da ideia de acesso justia, ele fala sobre trs ondas reformadoras. 1 onda justia dos pobres. o a facilitao de acesso dos pobres justia. 2 onda tutela coletiva. o Os sistemas jurdicos passaram a reconhecer que os instrumentos jurdicos de acesso justia no so suficientes para atender a maior parte da populao (dificuldade organizacional); os indivduos sozinhos no conseguem lutar por seus direitos. Lei 4717/65 ao popular Lei 7347/85 ao civil pblica (direitos ou interesses difusos). Lei 8070/70 cdigo de defesa do consumidor (regular as coisas julgadas nessas aes). 3 onda acesso justia em si o o amplo acesso de todos os sujeitos de direito a todos os instrumentos para atender seus interesses, sejam eles judiciais ou extrajudiciais; a amplitude que deve ter o sistema judicirio e o processo, com meios mais adequados para atender os interesses dos indivduos. O acesso justia um instrumento indispensvel para que o Estado resguarde os direitos de todos, por isso, preciso reconhecer que o acesso justia sofre hoje, para sua efetividade, trs tipos de obstculos: o econmico, o geogrfico e o burocrtico. Econmico o Resulta do custo da justia, esta gera gastos e despesas por seus usurios e, portanto, devem ser cobertas (custeadas) de alguma maneira. Custeio total pelo Estado a mais absoluta gratuidade, na qual o Estado arca com todos os gastos. Castiga quem no demanda. Custeio privado quem arcar com todas as despesas sero as partes. Transforma a justia em uma to clara desigualdade que desestimula. Geogrfico

o As barreiras geogrficas, no Brasil, so mais sensveis e visveis, j que so decorrentes da imensido do territrio e da impossibilidade de colocar pelo menos um juiz ao alcance de qualquer cidado, eles ficam, ento, dispersos em regies distantes. necessrio que a justia se organize para assegurar o acesso a ela por qualquer cidado, que esteja em qualquer lugar; h necessidade da presena permanente do juiz em todos os lugares, ou seja, residncia obrigatria do juiz na comarca, mas para que isso seja possvel, o lugar deve garantir condies de habitao e educao satisfatrias. Burocrtico o Decorrentes do desaparelhamento da mquina burocrtica, da m remunerao e da falta de formao tcnico-profissional dos serventurios, alm da inadequao da estrutura judiciria para enfrentar a massa de demandas que lhe submetida. Pela lei, o juiz deve proferir sentenas e decises em 10 dias, porm isso no ocorre, o que mostra que a prpria justia se desumaniza pela burocracia. Na nossa justia h muito mais casos do que nos outros pases (maior litigiosidade), isso ocorre em vista das grandes desigualdades que existem, alm do fato de que os que esto em vantagem abusam de sua posio. Obs: Para Cappelletti, ns j vivemos a terceira onda, que abandona a vinculao da justia emanada s do Estado. Obs: muito difcil cada povo encontrar um meio termo para diminuir o custo de acesso justia. Obs: Hoje, observa-se a experincia do juiz itinerante, isto , aquele juiz que vai ao encontro do jurisdicionado aonde quer que ele esteja. Obs4: A justia pelas prprias mos a negao do verdadeiro acesso justia.

Contedo do Acesso Justia


Requisitos essenciais: Patrocnio por um advogado (artigos 5, LV e 133, Constituio da Repblica). o Condio necessria para o exerccio da chamada defesa tcnica, componente do direito a mais ampla defesa, constitucionalmente assegurada. Pode haver casos em que essa defesa no obrigatria, entretanto todos tm direito a ela, haja visto, que um importante elemento para dar acesso aos pobres. Ex: Defensoria Pblica Contraditrio participativo (artigo 5, LV, Constituio da Repblica). o um megaprincpio do direito processual, fruto do princpio poltico da participao democrtica, que funciona de modo a influir eficazmente na deciso do juiz atravs de um dilogo jurdico, com ampla oportunidade de oferecimento de alegaes e de produo de provas, que sejam efetivamente consideradas pelo julgador. Celeridade

o a eficcia temporal, a justia tem que ser to rpida quanto for necessrio, para isso, todos os vazios e tempos mortos devem ser eliminados. O excesso de processos usado como justificativa para a delonga (morosidade). Obs: Deveria haver a escolha do advogado livremente escolhido; o advogado do pobre deveria receber o mesmo que um remunerado recebe. Obs: essencial que se abra entre o juiz e as partes uma esfera de dilogo humano, pois h um abismo de entendimento pelo juiz do que a parte diz, por isso, aquele deveria por um mtodo maiutico revelar o efeito que esta produz. Obs: A proibio da reteno da distribuio foi estabelecida pela Emenda Constitucional 45/2004. Obs4: Deveramos ter solues tomadas a mdio e longo prazo; no nosso pas, a litigiosidade est na sociedade. Obs5: A mentalidade do funcionrio pblico de que o cidado desonesto e est querendo tirar proveito da administrao; a crise e ineficincia da justia brasileira so o maior entrave ao nosso desenvolvimento. Obs6: Todo Estado de direito se constri sobre a gide de respeito dos direitos fundamentais e humanos e, por isso, preciso uma justia eficiente.

02. O Direito Processual e as suas Fontes


Histrico
A administrao da justia na sociedade humana uma atividade milenar que sofreu evoluo ao longo dos tempos. Na antiguidade os litgios eram resolvidos pela fora, ou seja, era a imposio do mais forte. Quando a sociedade se civiliza passa a usar-se a auto composio, isto , os indivduos procuram atravs do dilogo resolver os litgios, mas esta era ainda uma atividade primitiva. O passo seguinte foi a arbitragem privada, que era a busca de um mediador/interlocutor escolhido pelos litigantes por sua autoridade moral, aqueles podiam ou no obedecer as decises deste. o Muito presente no direito romano, j que o governo no tinha nenhum interesse na resoluo dos litgios e, portanto, permitia at que as decises fossem revistas vrias vezes. Mais tarde surge a arbitragem pblica, na qual os governantes (funcionrios pblicos ou aqueles denominados pelo Estado) passam a ser os rbitros, considerada o embrio da modalidade jurisdicional de resoluo de litgios, porm ainda no havia nenhuma preocupao com a imparcialidade do rbitro (s vezes este decidia em vista de seu prprio interesse ou do da classe dominante). A resoluo de conflitos, por meio, da arbitragem pblica vai at o incio da Idade Contempornea, quando com a Revoluo Francesa passam a ser exigidas resolues feitas por um juiz ou juizado imparcial. O direito processual como ramo autnomo do direito s aparece, em meados do sculo XIX, com o entrave na Alemanha entre Theodor Muther e Bernard Windsheid em torno da natureza da actio romana. O contedo da ao o direito a jurisdio de um direito. Com a unificao alem aparece a ideia de que do confronto entre autor e ru surge uma nova relao jurdica, a processual. A evoluo ainda no acabou.

Conceito e Espcies
O direito processual comumente definido como o ramo do direito pblico interno que disciplina os princpios e as regras relativos ao exerccio da funo jurisdicional do Estado. H uma finalidade pblica na administrao da justia que manter e assegurar a paz social; a jurisdio atende ao interesse do Estado indiretamente ao tutelar os interesses dos indivduos, porm, no Brasil, ainda entende-se o contrrio. No mais s nacional, visto que a sociedade se internacionalizou , portanto, preponderantemente interno, por no haver supremacia do direito internacional sobre o interno.

o Interno atua disciplinando o exerccio da jurisdio pelos rgos prprios de cada Estado soberano. o Internacional atua regendo a jurisdio dos tribunais supranacionais, a cooperao jurisdicional internacional e o cumprimento de decises da justia de um pas pela justia de outro. Hoje, no se regula apenas a soluo de litgios, mas tambm os interesses privados conferidos aos juzes; a velha arbitragem privada reaparece como um mtodo alternativo de soluo de conflitos. O processo deixa de ser um instrumento de soluo de conflitos s do Estado, para ser tambm resolvido por aqueles rbitros privados denominados pelo Estado. O direito processual , portanto, o ramo do direito pblico interno ou internacional que regula o exerccio da jurisdio na ao e atuao da aplicadura da lei, atravs de juzes imparciais estabelecidos por cada Estado soberano. Espcies Interno o Penal Rege o exerccio da jurisdio na apurao dos crimes, definio dos autores e na imposio das penas criminais. o Civil Define-se por excluso, assim, rege o exerccio da jurisdio na resoluo das causas no penais. Internacional o Pertencem as regras de competncia interna, ou seja, resoluo de conflitos diversos e cooperao internacional. Obs: A relao de justia do Brasil com outros pases ainda muito fragmentria, o que caracteriza uma cooperao incipiente; O Brasil nunca foi vencido em uma guerra e, por isso, encaramos o tratado como uma norma que se integra ao direito interno por ratificao. Obs: No Brasil, falta ao rbitro o poder de coero que o juiz tem. Obs: O processo uma atividade humana que contm a cultura arraigada de cada povo, j que cada pas costuma manter seu modo de usar tal atividade. Obs4: H pases em que o direito processual civil se divide em processo administrativo (causa do Estado) e processo contencioso administrativo (causa dos particulares), caracterizando uma dualidade de jurisdio civil. Obs5: Tanto o direito processual penal, quanto o civil sofrem influncia da estrutura judicial de cada pas. O Brasil apresenta cinco estruturas: justias comuns dos Estados e do Distrito Federal, justia federal (artigo 109, Constituio da Repblica), justia militar (direito processual penal especial), justia do trabalho (direito processual civil especial) e justia eleitoral (direito processual civil e penal especial), as trs ltimas so todas federais, mas parte, so servios judicirios regidos por legislao prpria.

Fontes
As fontes do direito so o meio de revelao do contedo dos princpios e das regras que compem determinado sistema de normas. Formais Constituio o Est emprenhada de dezenas de princpios e regras constitucionais. Artigos 1, III, 4, II, 5, 22, I, 24, 52, 102 e 105. Lei 9099/95 juizado de pequenas causas = juizados especiais. o Estabelece um rol dos mais importantes princpios processuais, alm de instituir tambm diversas aes constitucionais e disciplinar a organizao e o funcionamento de vrias instituies essenciais administrao da justia ou dela auxiliares. Tratados internacionais o So incorporados ao direito interno atravs da sua aprovao por decreto legislativo do Congresso Nacional e a sua promulgao por decreto do Poder Executivo (artigo 49, I, Constituio da Repblica). o Muitos tratados bilaterais ou multilaterais incorporados ao direito interno brasileiro dispem sobre princpios e regras de Direito Processual. o O problema dos tratados, no direito brasileiro, est na sua hierarquia. Lei complementar o Essa espcie legislativa autnoma corresponde a uma lei aprovada pelo Congresso Nacional com um qurum especial, qualificado, e, portanto, uma lei mais estvel do que a lei ordinria (artigo 59, II, Constituio da Repblica). o H pelo menos, trs previses expressas na Constituio que dizem respeito ao direito processual e que dependem de lei complementar. LC 35/75 implementa o artigo 93, da Constituio a respeito do Estatuto da Magistratura. Cdigo eleitoral lei ordinria que pelo artigo 121 da Constituio para ser alterado assume a hierarquia de lei complementar. Cdigo tributrio lei ordinria que pelo artigo 146 da Constituio para ser alterado assume a hierarquia de lei complementar. Lei ordinria o elaborada no exerccio da competncia legislativa privada da Unio, sendo que as principais leis processuais federais so o Cdigo de Processo Civil (artigo 22, I, Constituio da Repblica). o Alm dessas, existem muitas leis processuais extravagantes, uma vez que os Cdigos de Processo Civil e de Processo Penal no conseguem esgotar toda legislao processual, sendo assim, muitas leis processuais extravagantes tem alterado disposies do Cdigo de Processo Civil. Leis de organizao judiciria e regimentos internos dos tribunais. o As disposies dessas leis estaduais refletem na aplicao das leis processuais, porque as regras sobre a fixao da competncia esto estabelecidas no Cdigo de Processo Civil.

Grosso modo, a competncia o conjunto de regras que distribui os processos entre os vrios rgos jurisdicionais. o O regimento dos tribunais, por sua vez, regula o funcionamento, dentro da autonomia que cada um deles tem de se auto organizar. Lei 5621/79, artigo 6 organizao judiciria. o Alm disso, o cdigo de processo civil delega funes aos regimentos internos dos tribunais (artigos 154, 1, 533 e 548, Cdigo de Processo Civil). Fontes complementares (artigo 126, Cdigo de Processo Civil). Analogia o Consiste na aplicao a uma situao jurdica no expressamente disciplinada pela lei de uma regra geral relativa a uma outra situao jurdica que com a primeira guarda alguma correlao, afinidade ou semelhana. Costumes o Em geral, vem da tradio, ou seja, da prtica de determinada comunidade (comunidade jurdica para o direito processual). Ex: Redao forense (dos atos cartorrios). Princpios gerais do direito o Regras de eficcia imediata e de observncia obrigatria, ou seja, uma diretriz a que se subordinam todas as normas. Jurisprudncia o o entendimento que se forma a respeito de alguma questo jurdica atravs da reiterao de decises num mesmo sentido, proferidas por tribunais superiores. Para os pases da civil law como o Brasil, no dela que se cria o direito, mas mesmo assim esta influencia a deciso dos tribunais inferiores, o que marca um fortalecimento da justia. A ideia de jurisprudncia como fonte formal do direito parece ter sido consagrada com a criao da smula vinculante (emenda constitucional 45 artigo 103-A, Constituio da Repblica). Ex: Artigo 557 e 518, 1 do Cdigo de Processo Civil obstculos a admisso de recursos com base na jurisprudncia; artigo 102, 2 da Constituio da Repblica deciso j tem fora vinculante. Nos pases da common law, encontramos a eficcia vinculante da jurisprudncia (stare decisis). Hoje, existem vrios critrios de flexibilizao que permitem ao juiz ou tribunal inferior deixar de aplicar o precedente do tribunal superior, como o overrruling, a distinguishing e o precedente desgastado pelo tempo. o uma fonte que no cria o direito e que se limita apenas a reparar um direito preexistente. Na sua formao e aplicao h muitos defeitos. Equidade o o critrio de deciso do juiz fundado nas circunstncias do caso concreto (justia do caso concreto), que tem espao restrito. O juiz tem a possibilidade de se desprender da lei (o eco o igual), porm s quando esta o autoriza (artigo 127, Cdigo de Processual Civil).

Ex: Arbitramento de honorrios de advogados (artigo 20, 3, Cdigo de Processo Civil) e jurisdio voluntria fiscalizao do juiz sobre determinadas atividades particulares (artigo 1109, Cdigo de Processo Civil). Obs: impossvel que a lei regule todas as situaes fticas que o direito possa encontrar, a lei no pode prever tudo (artigos 778 e 791, Cdigo de Processo Civil). Obs: Nem toda jurisprudncia certa e nem o melhor entendimento para todos os casos; a fora vinculante das decises judiciais viola o princpio da separao de poderes.

Lei Processual
No espao A lei processual sempre uma lei nacional, entretanto, existe uma parte do direito processual no regulada inteiramente pela legislao interna, que o direito processual internacional, que regula a competncia internacional para julgamento de determinadas causas, a cooperao interjurisdicional e o cumprimento de decises de um pas no territrio do outro (artigo 22, I e pargrafo nico, Constituio da Repblica). No Brasil, o direito processual homogeneamente normatizado em todo o territrio nacional. o A regra adotada para a aplicao da lei processual entre pases a chamada lei do foro (lex fori), ou seja, a lei entra em vigor no pas ou na rea geogrfica onde o ato processual foi ou ser praticado (artigo 13, Lei de Introduo do Cdigo Civil). Para exercer uma funo pblica, no territrio de outro Estado Nacional, depender da autorizao desse, de acordo com sua prpria legislao nacional. Ex: Artigo 585, 2 do Cdigo de Processo Civil execuo de ttulo extrajudicial (nota promissria, cheque, letra de cmbio, etc.), o juiz tem que recorrer a letra do pas em que o ttulo foi celebrado. s vezes, o direito de um pas remete ao direito de outro, para verificar se deve ou no exercer essa cooperao. o A sentena estrangeira, para ser homologada no Brasil, tem de ter transitada em julgado no pas de origem. Cada justia aplica a sua lei processual e somente aplica a de um pas estrangeiro na medida em que aquela determina a sua aplicao. No tempo A lei processual nova se aplica de imediato aos processos pendentes, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada (artigo 1211, Cdigo de Processo Civil). o Pode-se haver uma adaptao. H situaes em que o prprio legislador precisar atuar, isto ocorre quando h grandes mudanas processuais ou quando ocorre a extino de procedimentos. A admissibilidade dos recursos se rege pela lei da publicao da deciso, isto , no momento em que ela foi proferida. o A jurisprudncia tem sido mais objetiva quanto a isso e, portanto, entende que o direito de recorrer nasce com a intimao (at esta continua a lei em vigor).

03. Jurisdio
Conceito
Funo estatal que atua a vontade concreta da lei na justa soluo das lides (litgios) ocorrentes entre dois ou mais sujeitos. O juiz a boca da lei, cumpre a misso de implementao da ordem jurdica estabelecida pelo legislador. Para Carnelutti, a lide o conflito intersubjetivo de interesses (posio favorvel a satisfao de uma necessidade empatia) caracterizados por uma pretenso (exigncia de subordinao do interesse de outrem ao prprio) restritiva ou insatisfeita do sujeito. Sendo que o conflito composto por duas situaes: o primeiro pretende apropriar-se do bem, enquanto o segundo resiste ou dificulta a apropriao deste, com uma atitude ativa ( resiste e sai da inrcia) ou passiva (insatisfeito permanece na inrcia). o Cada um dos sujeitos que disputa com o outro a satisfao das suas pretenses faz com fundamento no direito. O monoplio estatal da jurisdio trazido pelo absolutismo monrquico e por Napoleo Bonaparte. Para Leonardo Greco, a jurisdio tem funo preponderantemente estatal, exercida por um rgo independente e imparcial, que atua a vontade concreta da lei na justa composio da lide ou na proteo (tutela) de interesses dos particulares. Hoje, se reconhece que os prprios destinatrios podem procurar outros meios de resoluo de conflitos que no os estatais, j que a jurisdio inerente sociedade humana (contrrio ao artigo 5, XXXV, Constituio da Repblica). o Para a jurisdio se desprender desse vnculo com o Estado, preciso dar poderes a esses outros meios de soluo de conflitos. Ex: Lei 9307/96 regula a arbitragem. A jurisdio no tutela o interesse do Estado, a no ser remotamente, ela cumpre uma das funes do Estado que assegurar a paz social, porm este um objetivo remoto e ideal. o A funo da sociedade tem por finalidade reconhecer o direito de qualquer um (suum cuique tribuere) e tutel-lo com ou contra a vontade do Estado de acordo com o ordenamento jurdico. O juiz tem que se prejudicar em benefcio do que a lei diz que o certo, ele a aplica para tutelar o interesse de quem tem razo, mas isso no significa que a jurisdio deva ser exercida apenas por juzes. o A imparcialidade em sentido estrito a desvinculao em relao s partes de determinada causa e aos interesses em conflito, fala-se, nesse sentido, em neutralidade do juiz (artigos 134 a 138, Cdigo de Processo Civil). A litigiosidade no essencial jurisdio, no esgota sua funo porque a lei confiou aos juzes outras diversas atividades. O conceito de jurisdio um conceito em evoluo, na medida em que alguns sistemas jurdicos conseguiram desprend-lo do Estado, pelo menos em parte, e outros ainda o associam a uma funo essencialmente estatal. O conceito consequncia da prpria relao entre o Estado e o cidado caracterizado pelo prprio Estado de Direito.

Obs: Em alguns casos, a prpria Constituio atribui funo jurisdicional a quem no juiz (artigo 52, I, Constituio da Repblica).

Atos
Ato jurisdicional Prtica de atos concretos e especficos (atinge a relao jurdica entre dois cidados, alguns cidados ou um particular). Ato legislativo A lei elabora normas de comportamento gerais (aplicveis a todos os cidados) e abstratas (podem vir a aplicar-se a um caso concreto ou no). Ato administrativo Praticado no interesse do Estado (geral da coletividade). Preponderantemente, se exerce de ofcio (quanto sua prpria atividade). Perspectiva, a partir, da qual o juiz intervm para a observncia da lei e da tutela da jurisdio de quem tem razo. Exerce-se, haja ou no, litgio. primria ou originria. Nunca fazem coisa julgada. Relao do Estado com o cidado bilateral. Vigora o princpio da hierarquia. Subordinao (aos superiores). Ato jurisdicional Praticado no interesse dos destinatrios (de quem tem direito). Atua, na maioria dos casos, mediante provocao dos interessados. Perspectiva que o Estado tem do que bom para todos. No se esgota na soluo de litgios. secundria ou substutiva. Existncia de coisa julgada (artigo 467, Cdigo de Processo Civil). Relao do Estado com o cidado trilateral (o juiz pende para um ou para outro, mas nunca para si). Vigora o princpio da indelegabilidade. Independncia (juiz no pode receber ordens ou determinaes sobre o contedo de suas decises artigo 95, Constituio da Repblica). Obs: Dizer que a funo administrativa se exerce informalmente no mais correto.

Classificao
Hierarquia (quanto gradao dos rgos jurisdicionais) Inferior o aquela exercida pelos rgos jurisdicionais de primeiro grau, aqueles que compem a base do organograma do Poder Judicirio, os de primeira instncia.

Superior o aquela exercida pelos tribunais de segundo grau, ou seja, todos aqueles que se sobrepem aos de primeiro grau, a jurisdio que, em geral, se exerce aps a deciso do primeiro grau para rever, exigir, emendar e controlar. Modalidade de tutela jurisdicional De conhecimento ou de sentena (declarao) o Jurisdio se exerce atravs de uma atividade cognitiva (intelectual) cuja finalidade o pronunciamento de todas as consequncias da decorrentes. De execuo o A atividade jurisdicional coativa, satisfativa com finalidade prtica em que o juiz desencadeia uma srie de atos coativos contra o devedor ou sobre seu patrimnio, para satisfazer um crdito consubstanciado num ttulo executivo judicial ou extrajudicial, isto , ele torna certo o direito das partes (Livro II, artigos 461, 461-A, 475-A a R, Cdigo de Processo Civil e Leis 11.232/2005 e 11.382/2006). Cautelar o instrumental e se realiza por uma multiplicidade bastante varivel de atividades, sendo algumas cognitivas, algumas executrias e outras de mera documentao, portanto, aquela que visa proteger provisoriamente e em carter de urgncia um interesse que depender de apreciao final por uma das duas outras modalidades de jurisdio, assegurando a eficcia da respectiva prestao jurisdicional (Livro III, Cdigo de Processo Civil). Requisitos Fumos boni juris (fumaa do bom direito) Juzo de probabilidade o juiz s vezes tem que tomar a deciso liminarmente para evitar o dano, isto , uma cognio sumria em razo da urgncia. Periculum in mora (perigo na demora) Demonstrao da urgncia. Litigiosidade (quanto ao objeto) Contenciosa o aquela que se destina a resolver litgios, ou seja, que tem como pressuposto a existncia de uma lide e a possibilidade do contraditrio. Voluntria (graciosa ou administrativa) o Foi chamada assim por Marciano, porque uma jurisdio exercida entre volentes (pessoas que concordam entre si), mas que no alcanam o resultado sem o auxlio de um juiz, seria uma atividade no jurisdicional, mas administrativa do juiz (problema da no separao dos poderes), isto , no h lide, mas sim, a tutela do interesse privado pelo juiz e uma caracterstica marcante a inexistncia de coisa julgada. Conceito uma modalidade de atividade estatal ou judicial, em que o rgo que a exerce tutela assistencialmente interesses particulares, concorrendo com o seu conhecimento ou com a sua vontade para o nascimento, a validade ou eficcia de um ato da vida privada, para a formao, o desenvolvimento, a documentao ou a extino de uma relao jurdica ou para a eficcia de uma situao ftica ou jurdica.

Natureza do interesse (quanto matria a que se refere) Penal o aquela que se destina a definir a existncia e autoria de infraes penais, como os crimes e as contravenes e a impor e determinar sanes que lhes so correspondentes. Civil o So todos os outros tipos que o juiz exerce, que se distribui de acordo com os ramos do poder judicirio e com as regras de competncia. Obs: Existe cognio na execuo, mas uma cognio acessria. Obs: A execuo termina pela satisfao do credor ou porque no foi possvel encontrar bens do devedor e cumprir a prestao. Obs: A jurisdio cautelar protege a de conhecimento e a de execuo, sendo sempre assecuratria e instrumental; De acordo com Calamandrei, o instrumento do instrumento. Obs4: Desde a Antiguidade a lei atribui ao juiz a funo de resoluo de interesses privados que independem da existncia de litgios, assim, eles passaram e ser tutores e administradores desses interesses. Ex: Menor que quer casar. Obs5: O que o juiz faz na jurisdio voluntria muito diferente do que na contenciosa, ele atua assistencialmente para o interesse de seus destinatrios e se vincula ao juzo de convenincia do prprio particular. Obs6: Hoje, h situaes em que se podem encontrar solues independentes da vontade do juiz, esta no mais necessria s procurada para se ter maior segurana jurdica (Lei 11.441 divrcio extrajudicial). Obs7: Uma grande polmica se a jurisdio voluntria continua sempre assim ou se ela se transforma em contenciosa quando surge a lide. No Brasil, tornar-se- contenciosa se os procedimentos, recursos e a competncia forem os mesmos.

Organograma do Judicirio
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

STJ

TST

TSE

STM

, em de Tribunais Justia

TRFs

TRTs

TREs

Juzes de Direito

Juzes Federais

Juzes do Trabalho

Juzes e Juntas Eleitorais

Auditores e CJMs

Juizados Especiais Federais

Juizados Especiais

Justia estadual a justia comum dos Estados e do Distrito Federal. Seu sistema jurdico tem estrutura hierrquica, as causas so propostas em juzos inferiores (maior quantidade), h nove juzes para cada cem mil habitantes. No Brasil, normalmente, os rgos jurisdicionais de 1 grau so monocrticos, isto , compostos de um juiz singular em que cada um criar as funes de um rgo. o At a implementao do federalismo tnhamos um magistrado nico, mas com a federao ocorreu a fragmentao. Julga todos os casos que no so das outras justias, so basicamente causas entre particulares, que no envolvem assuntos federais. o Cada Estado organiza a justia, subdividindo em pequenas reas geogrficas com suas determinaes. Ex: Comarca rea bsica de um ou mais municpios em que h pelo menos um juiz de direito; varas regionais reas correspondentes a vara de administrao do municpio. A instncia de primeiro grau monocrtica, podendo haver um juiz titular e um substituto, mas cada um toma a sua deciso individualmente. o O tribunal do jri julga os crimes dolosos contra a vida, ele presidido por um juiz profissional, mas quem delibera so os jurados leigos (artigo 5, XXXVIII, Constituio da Repblica). H alguns Estados que tem justia militar estadual (auditoria presidida por um juiz de direito), nos quais so julgados os crimes dos policiais e bombeiros militares estaduais. Encontramos tambm juizados especiais, ou seja, aqueles que julgam causas de valor menor do que quarenta salrios mnimos, estes apresentam procedimento mais simples (Lei 9099/45 e Lei 12153/2009). Os rgos de 2 grau so os Tribunais de Justia, com sede na capital de cada Estado e no Distrito Federal. o Os casos de competncia originria dos tribunais de justia encontram-se nas Constituies de cada Estado. Justia federal Nasceu com a Repblica (1891 a 1934 1965 at hoje), a justia para as causas de interesse da Unio, das autarquias e empresas pblicas federais (artigo 105, Constituio da Repblica). o Existem vrias varas federais espalhadas por muitas comarcas e municpios. H cinco TRFs (So Paulo, Braslia, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife), at 1988 este era o guardio das leis, mas foi ascendendo de forma assustadora e, ento, desdobrou-se em dois tribunais o STJ, para julgar a violao da lei federal e o STF, para julgar a violao da Constituio (artigo 105, III, Constituio da Repblica). o A competncia cabe ao regimento interno de cada tribunal (artigo 96, Constituio da Repblica). O STJ o tribunal de superposio para velar a lei federal nos TJs e TRFs, possui competncia originria e derivada (artigo 105, I e II, Constituio da Repblica).

Contra as decises finais de juizados especiais estaduais que no cabe recurso para tribunal de segundo grau, dirige-se o recurso ao STJ (com vias de rever esta deciso) (artigo 105, I, f, Constituio da Repblica), as turmas de uniformizao podem levar ao STF (Lei 10.259/2001). Justia do trabalho Nasceu de uma justia paritria composta de juzes togados e leigos, mas houve uma deturpao no processo de escolha desses juzes leigos no Brasil, j que eles recebiam remunerao e no faziam nada. o Hoje toda profissional, composta de magistrados, alm de ser dividida em vinte e quatro regies. Contra as decises do TRT que violam a lei ou a constituio cabe recurso ao TST e STF, respectivamente. Justia eleitoral Juzes e juntas eleitorais (1 instncia), o territrio dividido em zonas, no possui magistrado prprio, atua com juzes importados da justia estadual e federal, cada Estado tem a sua junta eleitoral. o Dentro das zonas h um juiz do estado que exerce a jurisdio, isto vantajoso porque ele recebe os honorrios e por contar duas vezes o caso. o O TRE o rgo que organiza e apura as eleies locais e estaduais, j o TSE responsvel pelo registro dos partidos polticos, apurar e proceder as eleies, alm de conceder os diplomas presidncia e vice-presidncia da Repblica, como tambm dita as orientaes para as eleies e para a consulta da interpretao da administrao eleitoral. Justia militar Antiga, vem do comeo do imprio, baseada em um modelo francs em que os crimes so punidos pelos prprios membros da corporao. o Se um militar comete um crime dentro do quartel ele s ser culpado por sua prpria corporao militar (desigualdade de tratamento). O rgo de primeiro grau da justia militar um colegiado, o juiz conduz o processo, mas quem julga so os militares. o No primeiro grau a jurisdio dos auditores (juzes togados, aos quais incube atividades acessrias), quem ir julgar sero os conselhos (compostos por membros). No tem rgo de segundo grau e nenhum com mbito superior. Vcios o Os comandantes indicam os juzes que iro julgar os seus comandados, o que compromete a imparcialidade. o O julgamento de crimes por oficiais das foras armadas dentro da prpria corporao caracteriza uma desigualdade. Na poca da ditadura, era responsvel por julgar tambm os crimes de segurana nacional, mas isso acabou com a democratizao.

Supremo Tribunal Federal Est acima dos quatro terminais superiores da Unio e corresponde a nossa corte suprema. Tem origem na casa de suplicao do Rio de Janeiro criada em 1808 por Dom Joo VI, a lei de 1828 o transformou em STJ do Imprio, na Repblica este vira STF. Possui autonomia quanto ao judicirio e sua competncia consta no artigo 102 da Constituio da Repblica. o Originria (inciso I) Aes propostas diretamente no STF. o Recursal ordinria (inciso II) Questo de fato e de direito. o Recursal extraordinria (inciso III) Quando o vencido argumentar sobre a deciso, afirmando ter ocorrido uma violao a Constituio. Obs: Os tribunais de justia e os tribunais regionais federais so compostos de magistrados de carreira, entretanto 1/5 de seus membros no ser da magistratura, mas sim da advocacia ou do Ministrio Pblico. Obs: A diviso dos TRFs foi um erro que multiplicou o nmero de recursos. Obs: A smula vinculante, prevista no artigo 103-A da Constituio da Repblica, corresponde ao enunciado extrado da jurisprudncia dos tribunais sobre a eficcia de determinadas norma e, portanto, possui obrigatoriedade.

04. Poderes Inerentes Jurisdio


Poderes
Deciso Poder de proferir provimentos ou pronunciamentos que solucionem questes submetidas a apreciao de rgos jurisdicionais. o O artigo 162 do Cdigo de Processo Civil subdivide os atos decisrios do juiz em duas espcies. Sentenas Topogrfico: todo ato decisrio que encerra um processo ou a fase cognitiva do processo. Histrico: pavimento que julga o pedido. Decises interlocutrias Formal: deciso intermediria entre o incio e o fim do processo, em geral, so provimentos sobre questes processuais, mas tambm podem ser sobre direito material. Coero Poder de impor o respeito aos seus atos e suas ordens s partes e a qualquer cidado e se necessrio pela fora. o O campo mais propcio a jurisdio de execuo, mas tambm se aplica aos atos no cotidiano. o S tem autoridade de direito, porm h alguns casos em que a jurisdio permite a justia pelas prprias mos. Documentao Poder de dar autenticidade pela sua assinatura ou rubrica ao contedo dos documentos, dos fatos e atos processuais dos quais o juiz participou, prevalecendo salvo se houver prova cabal em contrrio. o F Pblica Possui presuno de veracidade relativa e no absoluta. Artigo 364 documento pblico aquele que lavrado pelos funcionrios pblicos no exerccio de suas funes. Artigos 166 a 171 dispem sobre a formao dos autos do processo. o Documentao eletrnica Transao do processo fsico para o virtual, no qual a vulnerabilidade menor do que em um processo escrito. Lei 9800/99 permitiu a transmisso de atos processuais por fax ou outros aparelhos eletrnicos. Medida provisria 2.200-2/2001 cria a documentao eletrnica com o sistema de autenticao chamado Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileiras. Lei 11.419/2006 trata da formao e documentao de todos os autos processuais por via virtual.

Conciliao Tem sido uma tendncia conceder ao juiz o poder-dever de promover a conciliao, que a tentativa de soluo consensual do litgio para encerrar o processo, se possvel total ou parcialmente (artigo 125, IV, Cdigo de Processo Civil). o Se bem conduzida pode levar a resultados positivos tanto para a justia quanto para as partes, evitando, assim, o surgimento de novos litgios. o Tem que ser feita por um interlocutor que capte a confiana das partes, alm de ser buscada como uma forma de justia melhor, mais humanizadora e que realmente solucione o litgio entre as partes. Impulso O processo uma relao jurdica e dinmica que deve estar em constante movimento direcionada aos seus fins, sendo que o juiz tem o dever de impulsionar o processo com o auxlio dos outros rgos da justia (artigo 262, Cdigo de Processo Civil). o Artigos 189 a 190 prazos que visam assegurar e efetivar o andamento processual. s vezes, o impulsionamento do juiz depende da vontade das partes (colaborao), estas agem custeando as despesas geradas pela prtica dos atos processuais e prestando as informaes necessrias para esse fim. o Artigo 267, I e II as partes arcaro com as consequncias desfavorveis, caso se omitam na colaborao com o impulso oficial, em que devido a delonga o processo pode ser extinto. O excesso de processos confere a justa causa para que o juiz no cumpra o dever de impulsionamento. o Case manegement sistema de gerenciamento do caso pelo juiz, no qual ele administra o processo, planejando o caminho at o resultado. Obs: O juiz quando profere uma sentena pratica um ato de vontade do Estado. Obs: No Brasil, a arbitragem no possui poder de coero por ser um rgo contratualmente institudo pelos litigantes. Obs: Hoje, j convivemos com o Dirio da Justia eletrnico e a complementao dessa prtica distributiva foi passada aos tribunais, porm isto vem sendo uma tormenta devido a incompatibilidade de decises e, por isso, para no suscitar dvida ainda usam-se os dois mtodos. Obs4: A justia no pode mais ser s o juiz, devido a complexidade de situaes que envolvem os processos.

05. Princpios Informativos da Jurisdio


Princpios Bsicos
Investidura o princpio segundo o qual a jurisdio s pode ser exercida por juzes regularmente investidos no efetivo exerccio desses cargos. o Nenhum outro tipo de funcionrio pblico pode exercer essa funo jurisdicional. preciso que a lei crie os cargos de magistrados e que para assumir estes cargos o seu titular se submeta aos requisitos que a lei impe (artigo 93, I, Constituio da Repblica). o No Brasil, adota-se, preponderantemente, o sistema de juzes profissionais, cuja investidura, se d atravs de concurso pblico de provas e ttulos. H excees na prpria Constituio como o quinto constitucional, os ministros dos tribunais superiores, os jurados do tribunal do jri e os juzes leigos nos juizados especiais (artigo 52, III, Constituio da Repblica). Indelegabilidade o princpio segundo o qual cada rgo jurisdicional exerce a funo jurisdicional nos limites da competncia que a lei lhe confere. o Est ligado a garantia do juiz natural (artigo 5, XXXVII e LIII, Constituio da Repblica). A funo jurisdicional se distancia da administrativa que possui ampla delegabilidade de funes provenientes do princpio da hierarquia. o Cada rgo tem que exercer sua funo nos limites de competncia que a lei lhes atribui sem poder delegar a outrem, por causa de uma garantia constitucional que visa impedir juzos ou tribunais de exceo. Excees so os atos de intercooperao que visam obter a cooperao de outros juzes para manter uma boa atuao da justia (Lei 10352/2001 introduziu o 1 no artigo 555). o Carta rogatria um ato de comunicao ou cooperao processado, normalmente, por via diplomtica, entre justia/juzes de pases diferentes, que se destina prtica, perante a jurisdio do pas rogado, de atos de comunicao, atos probatrios ou atos de execuo, os quais deveriam produzir efeitos em processo em curso na justia do pas rogante. o Carta precatria um ato de cooperao entre juzes de mesma categoria, mas de competncia territoriais diferentes. o Carta de ordem So pedidos de cooperao interjurisdicional, expedidos por um juiz de um tribunal superior a um tribunal inferior ou a um juiz de primeiro grau. Aderncia Todo rgo jurisdicional possui uma base geogrfica definida na lei de organizao judiciria da qual exerce jurisdio. o Os tribunais de segundo grau possuem uma rea geogrfica maior.

H tribunais que tem base geogrfica que corresponde a todo o territrio nacional, isso no significa que o juiz no possa julgar causas oriundas de outras reas que por uma razo qualquer chegam as suas mos. o Essa delimitao visa distribuir os juzes por todo o territrio para que os cidados tenham meios acessveis jurisdio onde quer que estejam. Emenda Constitucional 45/2004 juzes itinerantes ou turmas/cmaras dos tribunais (flexibilizao derroga, mas no nega o princpio o que muda o local da prtica do ato processual artigo 176, CPC). Inrcia da jurisdio Os rgos jurisdicionais devem estar sempre disposio dos cidados, porm somente atuam quando forem provocados. o Garantia constitucional do processo, da liberdade humana e da exigncia da imparcialidade do juiz. No h jurisdio sem ao, no se exerce ex officio (artigo 262, CPC). As excees s ocorrem em casos extremos: o Titular no tem conscincia do seu direito ou no tem capacidade de atuar perante o juiz frente a tutela de seu direito. o Acima do dever de imparcialidade do juiz est seu dever de proteo. Indeclinabilidade da jurisdio No h jurisdio sem ao, porm ao ser provocado o juiz tem o dever de agir (artigo 35, Constituio da Repblica). o O poder judicirio sempre tem que chegar a uma concluso, ele no pode silenciar, omitir e nem concluir como permisso non liquet; em caso de dvida, o juiz dever adotar o entendimento que lhe parecer mais correto. o Artigo 185 do Cdigo de Processo Civil prazos do juiz. O juiz tem que decidir oportunamente e atento a ordem, j que responsvel civilmente por suas omisses (artigo 133, II, Cdigo de Processo Civil). Unidade da jurisdio Sentidos o Distinguir os pases de unidade dos de dualidade de jurisdio, ou seja, distinguir dos pases que possuem justias diferentes para resolver tipos diferentes de controvrsias. o A jurisdio exercida por uma multiplicidade de rgos jurisdicionais, porm todos estes decidem em nome do Estado soberano. Obs: No temos jurisdies estanques, mas sim competncias estanques. Obs: As excees relativas ao princpio da indelegabilidade esto nos artigos 202 a 212 do Cdigo de Processo Civil e correspondem a cartas rogatria, precatria e de ordem.

06. Competncia
Competncia
Conceito a medida da jurisdio, isto , a poro/parcela de jurisdio que a lei atribui a cada rgo jurisdicional, na medida em que pode e deve ser exercida pelo juiz. (artigo 93, Cdigo de Processo Civil). Finalidades Racionalizar a administrao da justia para obter melhores decises como, por exemplo, criando juzes diferentes para reas diferentes e matrias diferentes. o Porque o direito muito complexo, o arsenal legislativo muito grande e a interpretao dessas leis muito difcil para ser feita por um nico juiz. Facilitar e viabilizar o acesso a justia, colocando-a mais perto do cidado, o que exige a instituio de rgos jurisdicionais prximos a eles. Preservao da estrutura hierrquica e piramidal do Poder Judicirio, em cuja base esto os rgos mais numerosos, compostos por juzes mais novos e que realizam o primeiro exame de praticamente todas as causas. Internacional (geral ou externa) Define a competncia da justia do pas em face da de outros, podendo estar regulada em tratados (artigo 88, 89, 90, Cdigo de Processo Civil). o O Brasil signatrio de dois importantes tratados internacionais que estabelecem regras de competncia internacional. Cdigo de Bustamante Protocolo de Buenos Aires O direito interno tem pouco a dizer sobre as matrias internacionais, porm como as matrias so poucas o direito interno chama a si para regular a competncia internacional, mas s pode regular as que envolvam o seu prprio Estado. Regras o Concorrente Admite-se a possibilidade de julgamento da causa pela justia de outro pas, no se exigindo exclusividade da justia brasileira. Nada impede que uma ao sobre o ru que reside no Brasil, seja feita por outro pas se o ato ocorreu ou resultou l. o Exclusiva Estabelecem a competncia de justia brasileira com excluso da competncia de qualquer outra justia estrangeira. Sentena relativa a uma parte fsica da soberania, por isso, no aceita a deciso de pases estrangeiros. Artigo 90 o direito brasileiro no aceita litispendncia internacional. O Cdigo de Bustamante uma controvrsia, pois foi criado, em 1928, antes do Cdigo de Processo Civil de 1973.

Interna (especial) Delimitam o poder jurisdicional de cada rgo do poder judicirio em face dos outros rgos jurdicos brasileiros. o Objetivo So regras que definem a competncia de cada rgo jurisdicional em funo da circunstncia e dos objetivos da causa (elementos externos da lide). Em razo da matria (ratione materiae) Tipo de direito material, espcie de pedido ou tipo de procedimento. Em razo da pessoa (ratione personae) Qualidade das partes, ou seja, qualidade da autoridade que praticou o ato que est sendo aplicado na justia. Em razo do valor da causa (ratione pecuniae) Hoje, h poucas regras que fixam a organizao jurisdicional a uma causa por causa de seu valor, est praticamente em desuso. o Funcional Estabelece a atuao sucessiva de um ou mais rgos jurisdicionais no mesmo processo. Horizontal Em razo das fases do processo, aquela que rege a atuao sucessiva de dois ou mais rgos jurisdicionais no mesmo processo e grau de jurisdio. Vertical (hierrquica ou recursal) Por graus de jurisdio, aquela que estabelece a atuao sucessiva de vrios rgos jurisdicionais em razo da interposio de recursos contra as decises de um para o outro. No processo civil o juiz organiza o processo e concede a petio inicial. Excees Competncia do tribunal do jri Distribuio de competncia funcional pelas partes do processo, no qual o rgo jurisdicional o corpo de jurados. Inquirio de uma testemunha por carta precatria S pode fazer aquilo que lhe foi delegado pelo juiz da causa. Execuo por carta (artigo 658, Cdigo de Processo Civil) Nem sempre a lei fiel ao sentido geral de competncia funcional, s vezes utiliza-se para estabelecer regras de competncia territorial absoluta (irrevogvel/imperativa artigo 95, Cdigo de Processo Civil e lei 7347/85, artigo 2), isso, porque a competncia territorial, normalmente, relativa (modificvel/dispositiva). o Territorial A competncia distributiva levando-se em considerao as diversas reas geogrficas (circunscries territoriais - foros) em que se divide o territrio nacional para fins de administrao da justia.

As regras visam, precipuamente, facilitar o acesso a justia de uma das partes que a lei entende como em desvantagem e, assim, estabelecer o equilbrio entre as partes e a paridade de armas. Regra geral (artigos 94 e 100, IV, a, Cdigo de Processo Civil) Estabelece um foro geral ou competncia de foro. Subsidirias (artigo 94, pargrafos) Regras especiais (artigo 95 a 100, Cdigo De Processo Civil) Determina-se pela situao da coisa ou em razo dos fatos. Tipos o Absoluta So regras imperativas e inderrogveis pela vontade das partes. o No implica inexistncia da deciso, mas sim a sua nulidade e, por corresponder a uma sentena transitada em julgada no pode ser mudada. Para o reconhecimento da incompetncia absoluta basta uma petio avulsa, portanto, ela determinada de ofcio. Artigo 301, Cdigo de Processo Civil matrias de contestao. Recursos ordinrios so para os tribunais de 2 grau. Recursos extraordinrios para o STF. No o processo todo que anulado, mas somente os atos decisrios sobre as questes de mrito em que a competncia foi violada. 1 ato: deciso de saneamento do processo. O direito processual tem a tendncia de se aproveitar ao mximo daquilo que no foi prejudicado. 2 ato: ao rescisria da sentena que tinha sido proferida por juiz de incompetncia absoluta (artigo 485, II, Cdigo de Processo Civil). o Relativa So regras dispositivas. A incompetncia relativa s pode ser decretada pelo juiz se o ru arguir por uma petio prpria, que se chama exceo de incompetncia (artigo 307 a 311, Cdigo de Processo Civil). Para o jurisdicionado a relao mais grave. H suspenso do processo com excees nos artigos 304 a 306 do Cdigo de Processo Civil. Conflito de competncia (artigos 115 a 124, Cdigo de Processo Civil) o Ocorre quando dois ou mais juzes consideram-se simultaneamente competentes ou incompetentes para o julgamento de uma mesma causa. Positivo A mesma causa proposta em juzos diversos e, ento, preciso decidir qual dos dois competente. Normalmente suscitado por uma das partes. Os dois processos esto em andamento.

Negativo Quando os dois se declaram incompetentes e, portanto, a causa est sem juiz. Normalmente suscitado pelo segundo juiz que declara incompetncia. Suspende o processo. o Resolve-se o conflito pelo tribunal que est imediatamente acima dos dois juzes incompetentes. Quando o conflito de juzes do 1 grau a competncia do STJ. Quando um dos rgos em conflito no de 1 grau a competncia do STF. o Se os dois processos seguirem o primeiro der coisa julgada e o segundo continuar e depois der coisa julgada, prevalecer este, salvo se no houver clusula de impedimento de nulidade de litispendncia do outro. Obs: O valor da causa um valor em dinheiro correspondente ao contedo econmico do pedido, requisito obrigatrio de qualquer petio inicial. Obs: Nos tribunais mais comum a distribuio de competncia funcional, sendo que em alguns recursos atuam dois ou mais colegiados (artigos 97, 480, 882, 476 a 478, Cdigo de Processo Civil). Obs: A no observncia da competncia absoluta acarreta na nulidade absoluta dos atos decisrios proferidos no processo (artigo 113, Cdigo de Processo Civil). Obs4: Se voc no alegar a incompetncia territorial, no prazo, prorroga-se a competncia territorial do caso em juzo (artigo 114, Cdigo de Processo Civil). Obs5: A primeira modalidade de derrogao o foro de eleio ou do contrato, o qual sinnimo de competncia territorial (rea geogrfica) e pode derrogar qualquer regra do Cdigo (artigo 111, 1, Cdigo de Processo Civil); a exceo ao respeito (declarao de ofcio) deste foro est no pargrafo nico do artigo 112 e no caput do artigo 114 do Cdigo de Processo Civil. Obs6: A competncia das varas regionais funcional e a lei processual que dir se relativa ou absoluta. Obs7: O foro inconveniente usado para evitar o abuso de direito (artigo 94, 4, Cdigo de Processo Civil). Obs8: A jurisdio meio e no fim em si mesmo. Obs9: As competncias funcional e objetiva so sempre absolutas (com exceo da competncia em razo do valor para o menos que relativa), enquanto a territorial relativa (com exceo no contrato de adeso artigos 112 e 114, Cdigo de Processo Civil). Obs10: Litispendncia quando no podem existir dois processos sobre a mesma causa. Obs11: H algumas pessoas que, por motivos de interesse pblico, gozam de foro especial.

07. Institutos Correlacionados Competncia


Institutos
Perpetuao da competncia no momento da propositura da ao que devem ser verificadas todas as circunstncias que determinam a fixao da competncia (artigo 87, Cdigo de Processo Civil). A finalidade evitar que, depois da propositura da ao, as partes ou at mesmo terceiros alterem as circunstncias que influem na determinao da competncia apenas com o intuito de retirar a causa do juiz para o qual foi distribuda, transferindo-a para outro. o Imposio do princpio constitucional do juiz natural, isto , proibio de juzes ou tribunais de exceo e da escolha de juzes depois que a causa j foi julgada. No Brasil, essa situao constantemente desrespeitada. Excees o Supresso do rgo judicirio Nas hipteses de extino de determinado rgo jurisdicional que ocorre em funo da necessidade de racionalizao do servio judicirio e, portanto, aplica-se de imediato, ou seja, o rgo extinto imediatamente e as causas nele pendentes vo ser transferidas para a competncia de outro juzo. o Alterao da competncia em razo da matria ou da hierarquia Mudana nas regras que disciplinam a competncia absoluta. comum que as leis, ao criarem novos rgos ou modificarem a competncia absoluta dos j existentes, estabeleam em disposies transitrias a continuidade da competncia dos rgos antigos para os feitos que neles j se encontram em andamento ou que neles j atingiram uma determinada fase. Prevalecem as reguladas pela nova lei. o Nos casos de litisconsrcio facultativo A limitao do nmero de litigantes e o desmembramento do processo, quando a cumulao subjetiva tornar difcil a sua conduo, comprometendo a celeridade ou a amplitude de defesa (artigo 46, pargrafo nico, Cdigo de Processo Civil). Preveno A preveno do juzo ocorre quando dois ou mais rgos forem competentes para aquela causa (artigo 219, Cdigo de Processo Civil). o H casos em que o autor pode escolher aonde ir propor, porm nos casos em que no puder propor dar-se- a distribuio equitativa, que ocorre por meio de sorteio aleatrio, pblico e alternado (dentro de determinadas classes que a lei estabelece), atualmente, feito por meios eletrnicos. No momento que o juzo se tornou prevento s aquela vara escolhida poder resolv-lo. a citao vlida que torna o juzo prevento. o Pode ocorrer que a citao seja retardada e a ao, assim, seja distribuda a outro juzo, neste caso, se cumprida no perodo de dez dias de quando se ordenou a citao e sem culpa ou inrcia do autor, ela retroagir.

importante para definir o juzo competente quando houver litispendncia e tambm para a conexo e continncia (artigo 106, Cdigo de Processo Civil). Conexo a analogia entre duas ou mais aes quem tem em comum algum elemento objetivo (ou o pedido, no todo ou em parte, ou a causa de pedir, no todo ou em parte), sem serem idnticas (artigo 103, Cdigo de Processo Civil). o Artigo 301, 2 do Cdigo de Processo Civil trplice identidade. As aes tambm podem ser conexas em funo da relao jurdica de direito material que constitui o fundamento do pedido. o Quando duas ou mais aes conexas correm perante juzos diferentes pode ser conveniente reuni-las para julgamento em um nico processo. Fundamentos Economia processual Desejo de evitar decises contraditrias. A reunio facultativa, dependendo de um juzo positivo de convenincia e oportunidade (artigos 103 e 105, Cdigo de Processo Civil). Na falta de reunio, cada ao ser julgada por um juzo competente o que pode gerar decises contraditrias. o No pode haver reunio se as duas no forem da competncia absoluta do mesmo tipo de rgo jurisdicional ou quando os procedimentos no so compatveis (artigo 292, Cdigo de Processo Civil). Nos casos em que a competncia territorial dos juzes responsveis pelas aes conexas diferente, a lei processual omissa, sendo assim, a doutrina dominante defende a aplicao da regra geral de preveno. o Este um caso de modificao da competncia. Continncia uma relao entre duas ou mais aes em que uma contm a outra, isto , uma tem pedido mais amplo do que a outra (artigo 105, Cdigo de Processo Civil). o Quando a segunda ao for de pedido menos amplo, ela deve ser extinta por litispendncia e no se aplica o artigo 105. Na continncia pode haver modificao de competncia. Prorrogao da competncia s vezes, a lei denomina de prorrogao um fenmeno que deveria ser denominado modificao. Ex: Foro de eleio, incompetncia territorial. a extenso da competncia de determinado rgo jurisdicional para julgar certa causa ao julgamento de outra, que com a primeira mantm algum vnculo. o Principal Acessria (artigo 108, Cdigo de Processo Civil) uma ao proposta para produzir efeitos em outra, da qual dependente. Artigo 800 medida cautelar. Incidentes (artigo 102, Cdigo de Processo Civil) So aes autnomas, mas que incidem sobre as j em andamento.

o Antecedente Consequente Ao derivada de outra j finda. No h regra geral, mas existem regras pontuais. Exceo (artigo 475-P, Cdigo de Processo Civil) Pargrafo nico vinculao da execuo de sentena ao juiz que proferiu. Lei do divrcio (Lei 6515, artigo 35, pargrafo nico). Natureza O entendimento dominante da doutrina o de que so regras imperativas, entretanto, a jurisprudncia tem aplicado essa doutrina com menos rigor em alguns casos. Obs: Citao vlida o ato de propositura da ao que d cincia ao ru. Obs: Pedido o provimento jurisdicional para se alcanar um bem jurdico. Obs: Procedimento o conjunto de requisitos de cada ato processual e a sequncia dos prazos em que eles devem ser praticados, em outras palavras, o rito.

Vous aimerez peut-être aussi