Vous êtes sur la page 1sur 7

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

84 Curtir 671

Apesar de incrveis, os computadores ainda esto longe de se equiparar mquina de 16.8 dentro de nossas cabeas.
26 50.894 visualizaes

Por Felipe Arruda em 21 de Dezembro de 2011

comum compararmos o computador com o crebro humano e vice-versa. E parece que essas analogias ficaram mais srias depois de 1997, quando o computador IBM Deep Blue venceu o campeo mundial de xadrez Garry Kasparov em uma partida de seis jogos, sendo que trs delas resultaram em empate. Apesar de o computador ser uma inveno do crebro, indiscutvel que, em certos contextos, a inveno superou o inventor. Hoje, PCs so capazes de fazer clculos e de trabalhar para ns a uma velocidade assombrosa, sem queda de produtividade ou ameaa de tdio. Porm, ao mesmo tempo, esses crebros no so to potentes ou inteligentes como aqueles que carregamos em nossas caixas cranianas. Por isso, preparamos uma comparao entre o computador e o crebro humano, com dados que podero dar uma noo melhor de como eles se parecem ou diferem um do outro e de quo longe estamos de construir mquinas to complexas. Confira!

Parabns! Voc j tem uma CPU de 16,8 mil GHz


A velocidade de processamento do crebro humano no pode ser medida da mesma forma como fazemos com as CPUs usadas em nossos computadores. Porm, possvel estimar

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

esse valor com base no funcionamento da retina, o tecido nervoso do olho responsvel, literalmente, pela viso que temos do mundo. De acordo com o conhecimento atual da estrutura e funcionamento da retina humana, cientistas estabeleceram que ela capaz de processar o equivalente a 10 imagens de 1 milho de pontos por segundo. E ao comparar o volume dessa parte do olho com o do crebro humano, pesquisadores chegaram concluso de que o crebro possui 100 milhes de MIPS (Milhes de Instrues Computacionais por Segundo).

Mas o que isso significa na prtica? Bem, para ter uma ideia do tamanho da capacidade de processamento do crebro, basta lembrar que o Deep Blue, computador da IBM citado anteriormente, possua apenas 3 milhes de MIPS. E, de acordo com o artigo de Hans Moravec, uma CPU Pentium de 700 MHz era capaz de executar 4,2 mil MIPS. Sendo assim, seriam necessrias 24 mil unidades dessa CPU para chegar aos 100 milhes de MIPS do crebro humano, o que equivaleria a um clock conjunto de 16,8 milhes MHz ou 16,8 mil GHz. E que tal uma comparao mais atual? O processador Intel Core i7 Extreme Edition 3960X, por exemplo, possui 177.730 MIPS e opera com clock de 3,33 GHz. Dessa forma, precisaramos de 564 CPUs dessas para alcanar a velocidade do crebro. claro que, apesar de essas serem informaes curiosas, no se pode, simplesmente, comparar o crebro humano com um processador. fcil perceber que a arquitetura do

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

nosso rgo muito mais complexa do que a de uma CPU e que ele trata as tarefas de forma diferente, como se tivesse milhares de ncleos sua disposio.

Armazenamento: 100 milhes de megabytes

HDs de 3 TB no so nada comparados aos 2,5 petabytes do crebro humano (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Nos PCs de hoje comum encontrarmos discos rgidos com capacidade de armazenar 300 ou 500 GB de dados. Porm, aqueles que costumam baixar muito contedo da internet acabam apelando para unidades externas com 1 TB de espao em disco, sendo que modelos de at 3 TB j foram lanados. Mas qual seria o espao disponvel para o armazenamento de informaes em nosso crebro? Afinal, se passamos anos de nossas vidas aprendendo coisas novas na escola e no dia a dia, ser que a nossa memria interna nunca se esgota? De acordo com Robert Birge, da Universidade de Siracusa, o crebro humano capaz de guardar de 1 a 10 TB de informaes, sendo que 3 TB seria a mdia mais comum. Essa estimativa foi realizada em 1996 e usou como base a contagem de neurnios, assumindo que cada um deles fosse capaz de armazenar 1 bit.

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

Desde ento, mais de uma dcada de estudos se passou e a resposta mudou. De acordo com a resposta do professor de psicologia Paul Reber para a revista Scientific American, apesar de o nosso crebro possuir, provavelmente, um limite de armazenamento, ele grande o suficiente para no termos que nos preocupar com ele.

O crebro humano possui cerca de 1 bilho de neurnios. Cada um desses neurnios forma, pelo menos, mil conexes com outros neurnios, totalizando mais de 1 trilho de conexes. Se cada um desses neurnios pudesse armazenar apenas uma memria ou informao, teramos problema de espao em disco. Mas como os neurnios se combinam, cada um pode armazenar muitos dados ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de armazenamento do crebro humano para cerca de 2,5 petabytes (1 milho de gigabytes). Isso significa que, se o seu crebro fosse capaz de gravar programas de TV, por exemplo, ele poderia armazenar 3 milhes de horas de vdeos, e a televiso teria que ficar ligada, ininterruptamente, por 300 anos para encher todo o espao livre. Parece o suficiente, no?

O computador burro, mas trabalha bem

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

O computador no nada inteligente. Por mais veloz que seja, ele est limitado a executar apenas a tarefa para a qual foi programado. Essa, porm, uma daquelas desvantagens que tambm tm o seu lado bom. Ao mesmo tempo em que est limitada ao algoritmo que deve ser executado, a mquina pode realizar a mesma tarefas por horas a fio e a uma velocidade constante, sem que se chateie ou entre em questionamentos filosficos sobre a vida, o universo e tudo o mais.

Cooler do tamanho de uma cidade


A entrada e a sada de um microprocessador precisam ser multiplexadas. Isso significa que a CPU deve ser capaz de receber dados de diversos canais e process-los simultaneamente. Dessa forma, o computador capaz de dividir o seu tempo com os inmeros dispositivos anexados a ele, como cmera, carto de memria, alto-falantes e impressora.

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

Fonte da imagem: Reproduo/NVIDIA Power of Future

Se o crebro humano funcionasse dessa forma, voc poderia fazer apenas uma tarefa por vez: teria que olhar para uma paisagem e s depois pensar sobre ela, por exemplo. Mas felizmente o crebro funciona de maneira semelhante computao paralela, sendo que os neurnios fazem o papel de microprocessadores que trabalham em conjunto. E diferentemente de um sistema computacional comum, o crebro possui um baixo consumo de energia e dispensa sistemas de refrigerao. De acordo com o livro The Human Mind, se fosse possvel construir um computador to complexo como o crebro humano, seria necessrio construir uma usina eltrica exclusiva e capaz de fornecer megawatts de energia. Alm disso, a mquina exigiria que o dissipador de calor fosse do tamanho de uma cidade.

...
Com base nas comparaes acima possvel perceber que estamos longe de desenvolver computadores que cheguem perto do poder do crebro humano. Entretanto, isso ainda no motivo para desanimar. Afinal, pode ser que com os avanos da nanotecnologia, inteligncia artificial e dos computadores com DNA os pesquisadores possam quebrar barreiras do

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

modelo computacional atual. E pode ter certeza que, quando isso acontecer, o Tecmundo estar pronto para noticiar!

Crebro humano x PC: como eles se comparam?

Vous aimerez peut-être aussi