Vous êtes sur la page 1sur 14

CANDIDATURAS A UNIDADES DE SADE FAMILIAR

ORIENTAES PARA A ELABORAO DO REGULAMENTO INTERNO

Misso para os Cuidados de Sade Primrios 31 Outubro - 2007

ORIENTAES PARA A ELABORAO DO REGULAMENTO INTERNO DAS UNIDADES DE SADE FAMILIAR

A. Introduo
O Regulamento Interno (RI) deve contemplar as normas de organizao e funcionamento das Unidades de Sade Familiar (USF) resultantes do contrato interno estabelecido entre todos os profissionais da equipa. um documento dinmico, em que todos os elementos devem participar na sua discusso e elaborao. De acordo com o Decreto-Lei n 298/2007 das USF, so elementos obrigatrios1 do mesmo: a) b) c) A misso, valores e viso; A estrutura orgnica e respectivo funcionamento; As intervenes e reas de actuao dos diferentes grupos profissionais que integram a equipa; d) e) f) g) h) i) O horrio de funcionamento e de cobertura assistencial; O sistema de marcao de consultas e de renovao das prescries; O acolhimento, orientao e comunicao com os utentes; O sistema de intersubstituio dos profissionais da equipa; A formao contnua dos profissionais da equipa; As inibies decorrentes da necessidade de cumprir o compromisso assistencial da USF; j) A Carta da Qualidade.

De acordo com o n 2 do artigo 10 do Decreto-Lei n298/2007 de 22 de Agosto.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

B. Metodologia para a Construo e Homologao do RI


A forma como a equipa constri, reflecte e pratica o seu RI, constitui um indicador crtico sobre a sua maturidade grupal. A construo do RI , com toda a certeza, um dos primeiros exerccios de auto diagnstico da equipa da USF. Logo, recomendvel, antes de elaborar e passar para o papel a proposta de RI, colocar equipa, na sua totalidade e individualmente, as seguintes questes: Qual o nosso entendimento sobre um RI? Para que precisamos dele? Quais os princpios que nos unem? Porque que estamos aqui ns, e no outros? O que que a comunidade e os cidados inscritos na USF esperam de ns? E os outros colegas do CS? O que que somos capazes de oferecer? O que que estamos dispostos a oferecer? Quais os princpios ticos que nos unem? Onde estamos em desacordo? Que apoios e ajudas esperamos uns dos outros? Em momentos difceis ou situaes complicadas, com quem contamos de facto? Revejo-me na organizao interna da minha USF? Ajudei a constru-la? Como posso melhor-la? Tenho contributos? Participei na discusso da delegao de competncias do Coordenador consignadas no DL das USF? Sei exactamente o meu lugar? Qual o espao que ocupo na equipa? Sei o que os outros membros esperam de mim? Qual o valor do meu contributo e do meu trabalho para os resultados da equipa? Conheo bem as minhas responsabilidades e as dos outros membros da equipa? O que fiz, da ltima vez que tive dvidas sobre as minhas responsabilidades? Sei bem qual o meu espao de actuao e o que no devo fazer? O que fiz da ltima vez em que executei algo que achava que no me competia fazer?

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

H momentos e oportunidades para acertarmos prticas e rotinas que no me agradaram e quero melhorar? O que fiz da ltima vez em que me confrontei com uma rotina que considerei inadequada?

Conheo bem todos os servios e cuidados que temos que prestar aos utentes?

Sei exactamente o que esperado de mim e o que tenho de fazer em cada situao?

Quando tenho dvidas ou discordo de algo que foi feito sei com quem e onde devo falar? O que fiz da ltima vez que no tinha a certeza ou no concordei com a orientao?

Estou aberto a crticas e sugestes? O que fiz da ltima vez que me criticaram ou me fizeram uma sugesto?

Estas so algumas das questes que podem favorecer a construo de um RI legitimado por toda a equipa.

Circuito do RI. Cada USF elabora colectivamente o seu RI e aprova-o em Conselho Geral. Nas Candidatura a Modelo B, submetido apreciao da ERA/ETO juntamente com o Plano de Aco (carteira bsica e adicional, se existir, e proposta de actividades especficas). Depois da emisso do Parecer Tcnico pela Misso o RI ser submetido ARS respectiva para apreciao e homologao2.

C. Proposta de ndice Desenvolvido


Nas pginas seguintes apresentada uma proposta de ndice desenvolvido de RI.

2 No futuro, quando existirem ACES (Agrupamentos de Centros de Sade), o RI ser submetido para apreciao e homologao ao seu director executivo.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

Introduo
Descrio sumria da metodologia da construo do RI. N de reunies e tipo de reunies (sectoriais, gerais, entre outros). Quem coordenou o processo de elaborao.

Captulo I USF, Equipa, rea Geogrfica e Utentes

1. Identificao da USF
Designao da USF e ARS e ACES (no futuro) a que pertence. Endereo postal, telefones, fax e e-mail. Logtipo (explicao sucinta das razes de escolha do logtipo).

2. Identificao dos Profissionais da Equipa


Nome, rea profissional, categoria profissional, cdula profissional (quando for o caso), tipo de vnculo, regime de trabalho e local de origem de mdicos, enfermeiras e administrativos.

3. rea Geogrfica de Influncia


Dever ser definida a rea geogrfica de actuao da USF (freguesia, bairro, etc.).

Nota: Na definio da rea geogrfica de actuao, devero ser tidos em conta os servios da carteira bsica (e eventual carteira adicional) a prestar por mdicos e enfermeiros no atendimento ao domiclio e a dimenso geogrfica de actuao.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

Captulo II Misso, Viso e Valores


A adopo de uma filosofia de qualidade numa organizao como as USF, ou em outra qualquer, comea com a definio da misso, da viso e dos valores da USF. neste tringulo que reside uma boa parte do futuro sucesso das prticas de qualidade.

1. Misso
Razo da existncia da USF:

Para que serve; A quem serve; Com que atributos.

A Misso nunca completamente atingida! Deve ser considerada como uma estrela polar, pela qual se guia a USF. Deve inspirar a mudana, apontar para o longo prazo, ser sucinta e facilmente perceptvel.

E x e mp lo s : H O SP IT A L D E S O SE B AST I O : Atender e tratar, em tempo til, com eficincia e qualidade, a custos socialmente comportveis, os doentes necessitados de cuidados hospitalares. W A LT D Y S NE Y: To make people happy. G AL P: Criar valor para o Accionista, satisfazer o cliente e contribuir para o bem-estar da Sociedade, com uma equipa que aposta na conquista da liderana no mercado ibrico de energia. M C SP : Conduzir o projecto global de lanamento, coordenao e acompanhamento da estratgia de reconfigurao dos centros de sade e implementao das unidades de sade familiar.

2. Viso
Como nos vemos a cumprir a Misso? O que queremos ser daqui a vinte anos? O que queremos alcanar daqui a vinte anos? Como queremos ser olhados pelos

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

outros? No aconselhvel que tenha mais de 3-4 linhas e deve existir simplicidade no texto, visto que qualquer pessoa deve poder facilmente compreender e reter o seu significado. Uma forma prtica de descrever a Viso ser elaborar um pequeno texto que defina a forma como gostaramos que os nossos cidados nos descrevessem no futuro. Para ser efectiva, a Viso deve ser concisa, consistente com a Misso/Valores e emotiva.

E x e mp lo s : H os p it a l de S o Se b as t i o : Queremos ser o hospital de referncia a nvel nacional em termos de satisfao dos clientes e dos trabalhadores, bem como em termos de eficincia e eficcia na aplicao dos recursos materiais e financeiros. G AL P : Liderar a criao de valor no mercado ibrico. M C SP : Uma rede prestadora de cuidados de sade primrios de excelncia, adequados s caractersticas das populaes, prxima das famlias e dos cidados, sustentvel e baseada no empreendedorismo profissional.

3. Valores
So os princpios que guiam a USF. Representam as mais profundas crenas dentro da USF e so demonstrados atravs dos comportamentos dos seus membros. Aspectos relacionados com cultura, forma de gesto e atitude das pessoas. (Ex.: Trabalho em equipa, satisfao dos profissionais e dos cidados, servio pblico, qualidade, excelncia de servios, inovao,). Ver Carta de tica da Administrao Pblica em Portugal em www.dgap.pt.

E x e mp lo s : H os p it a l d e S. S e b as t i o : Qualidade, tica, Respeito pelo Individuo, Performance, Inovao e Dedicao. GE NE R AL M E D IC A L CO U N C IL : Ter como primeira preocupao o cuidar do doente; Tratar cada doente de forma educada e com considerao; Ouvir os doentes e respeitar as suas opinies. Manter actualizadas as suas aptides profissionais; Ser honesto e merecedor de confiana; Respeitar e proteger a informao confidencial. M C SP : Disponibilidade, Equidade, Excelncia, Independncia. Inovao, Lealdade, Partilha e Transparncia.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

Captulo III Estrutura Orgnica e seu Funcionamento

1. Estrutura Interna Geral


Conselho Geral3. Composio, competncias e periodicidade das reunies. Coordenador da USF4. Indicao do Nome do Coordenador da USF, suas competncias e delegaes de acordo com o n. 7 do artigo 12 do DL das USF. Definio do profissional que o substitui nas suas ausncias. Conselho Tcnico5. Composio, competncias para alm das definidas no n. 2 e 3 do artigo 14 do DL das USF, e periodicidade das reunies. Outros rgos de Apoio. A USF pode criar e definir internamente outros elementos de apoio gesto da USF, como sejam: o interlocutor do sector de enfermagem, o interlocutor do sector administrativo, o responsvel pela gesto das equipas de programas de sade ou outros que se justifiquem. Definir as respectivas atribuies.

2. Organizao Interna e Cooperao Interdisciplinar


O trabalho em equipa multidisciplinar exige cooperao e comunicao entre todos os seus membros para que seja eficiente. As reunies e a existncia de um sistema de informao comum desempenham um papel fundamental na consolidao do mesmo. As principais estratgias de desenvolvimento so:

Definio do modelo de equipa multidisciplinar flexvel e descentralizado. Exemplos: equipa nuclear, em espelho, geminada, alargada, etc.;

Gesto interna da USF por objectivos expressamente discutidos e assumidos por todos as partes (mdicos, enfermeiros e administrativos);

Definio clara de tarefas e responsabilidades numa perspectiva de complementaridade (as diferenas de perspectiva dos seus membros, as

3 4 5

Ver artigo 13 do Decreto-Lei das USF. Ver artigo 12 do Decreto-Lei das USF. Ver n. 2 e 3 do artigo 14 do Decreto-Lei das USF.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

tarefas e os limites de actuao de cada grupo profissional devem ser exploradas e no ocultadas); Explicitao das estratgias e mtodos de informao e de comunicao dentro da equipa; Definio das regras de articulao interna e de comunicao entre os diversos grupos profissionais; Aposta no treino adequado dos diferentes elementos da equipa e apoio e encorajamento de actividades que promovam e desenvolvam a autonomia e a auto-responsabilizao.

3. reas de Actuao dos Diferentes Grupos Profissionais


Definir as intervenes e as reas de actuao e de cooperao dos diferentes grupos profissionais que integram a equipa multiprofissional da USF ou que prestam apoio USF (no fazendo parte da sua equipa nuclear).

Grupo mdico; Grupo de enfermagem; Grupo administrativo; Outros profissionais (por exemplo: assistente social, nutricionista, psiclogo, fisioterapeuta, entre outros), se existirem.

Captulo IV Compromisso Assistencial

1. Horrio de Funcionamento da USF e Cobertura Assistencial


Definio do horrio de abertura e fecho da USF (horrio de funcionamento) e horrio assistencial ou de atendimento (onde se expressa a garantia de obteno de contacto mdico ou de enfermagem por qualquer utente, no prprio dia). Incluir o alargamento ou reduo do horrio de funcionamento, se existir.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

2. Definio da Oferta de Servios


Definio da organizao dos servios oferecidos na USF por mdicos, enfermeiros e administrativos e sua caracterizao:

Carteira Bsica de Servios. Consulta aberta do prprio profissional ou de intersubstituio (para utentes de profissionais ausentes), consulta agendada6 geral, consulta agendada dos programas de sade (Exemplo: Consulta de Diabetes, Consulta de Sade Materna, entre outros). Critrios de acesso nas situaes de doena aguda. Consultas na USF ou no domiclio. Consulta presencial ou no presencial (contactos indirectos). Atendimento telefnico. Actos administrativos e gesto da lista de inscritos.

E x e mp lo s : CO NS U LT A A BE RT A : Iniciativa: Utente ou profissional (quando este identifica, aps triagem cuidadosa da situao, que o problema tem critrios para ser encaminhado para a Consulta Aberta). Populao: Inscrito. Urgncia: Sim. (O problema necessita de ser avaliado no prprio dia, ou no pode esperar por uma consulta programada). Objectivo: Tratamento e outros (nunca actos burocrticos). Local: Consultrio. Deciso de marcao: Utente e profissional. Modo de Marcao: Directo e presencial. Execuo: Mdico ou, se necessrio enfermeiro e mdico. Tempo: 10 minutos. CO NS U LT A D E P L A NE A M E NT O F AM I LI A R : Iniciativa: Profissional (ou utente). Populao: Mulheres em idade frtil inscritas na USF. Urgncia: No. Objectivo: Consulta de Planeamento Familiar e rastreio cancro colo tero e da mama. Local: Consultrio de cada mdico/enfermeiro. Deciso de marcao: Utente e profissional. Marcao pro-activa. Modo de Marcao: Todos (presencial, telefone, e-mail, ). Execuo: Mdico e enfermeira. Tempo: 20-25 minutos.

Carteira Adicional de Servios. Definio da oferta de servios da carteira adicional, se existir;

Alternativas assistenciais fora do horrio de funcionamento da USF. Identificao e publicitao das regras de acesso aos servios assistenciais fora do horrio de atendimento da USF.

Preferiu-se a designao de consulta agendada em vez de consulta programada para no confundir esta com a consulta dos programas de sade (por exemplo: consulta do programa de sade materna).

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

10

3. Marcao de Consultas, Acolhimento e Orientao dos Utentes


Marcao de consultas. Definio das regras de agendamento de consultas na USF e no domiclio, em horrio ps-laboral e nos perodos de alargamento do horrio (se existir). Definio do tempo mximo de espera pelo agendamento e regras de ajuste com vista optimizao do sistema. Acolhimento e orientao dos utentes na USF. Definio dos vrios passos do circuito do utente de acordo com a situao apresentada. Fluxograma do circuito do utente.

4. Continuidade e integrao dos cuidados na USF e no domiclio


Normas de aplicao prtica dos princpios da cooperao7 e do compromisso solidrio8:

Definio das regras de intersubstituio para as ausncias dos profissionais (mdicos, enfermeiros e administrativos) programadas ou no programadas, de curta durao (at 2 semanas) ou de longa durao (superiores a 2 semanas);

Definio dos servios mnimos nas ausncias de curta e de longa durao dos profissionais mdicos, de enfermagem e da rea administrativa.

5. Sistema de renovao de prescries


Definio das normas pelas quais se rege o sistema de renovao de prescries em situaes de doena crnica, onde se incluiu qual o tempo mximo para a renovao e como efectuar a renovao (presencial, telefnica, e-mail, correio e em que horrio e local).

6. Comunicao com os Utentes


Definio das formas de comunicao entre os utentes e a USF e das normas de funcionamento e acesso aos servios:

7 Princpio da Cooperao. Todos os elementos da equipa comprometem-se a orientar a sua actividade para a concretizao dos objectivos da acessibilidade, da globalidade e da continuidade dos cuidados de sade. (Alnea b) do artigo 5 do Decreto-Lei das USF). 8 Princpio da Solidariedade. Cada membro da equipa assume garantir o cumprimento das obrigaes dos demais elementos de cada grupo profissional a que pertence. (Alnea c) do artigo 5 do Decreto-Lei das USF).

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

11

Atendimento telefnico. Definio das regras de atendimento telefnico para os diversos grupos profissionais para obteno de informao telefnica ao longo do perodo de funcionamento.

Correio electrnico. Portal da USF na Internet (por exemplo Microsites). Outros tipos de atendimento e/ou comunicao (ex. folhetos informativos).

7. Prestao de contas
O RI deve explicitar o compromisso da USF para com os seus inscritos no que respeita divulgao da sua actividade, explicitando a forma e a periodicidade dessa divulgao:

Produo no(s) ano(s) transacto(s) tendncias; Custos de explorao; Programas de Qualidade, com afixao dos resultados alcanados.

Captulo V Formao e Compromisso para a Qualidade


Neste captulo sero descritos os compromissos da equipa em assegurar que os profissionais se mantm habilitados a exercer a sua profisso com qualidade.

1. Desenvolvimento Profissional Contnuo


Dever ser explicitado a forma como posto em prtica o Programa de Formao da USF9, nomeadamente:

Qual a metodologia utilizada para efectuar o levantamento das necessidades formativas;

Regras de participao em aces de formao fora da USF;

O Programa de Formao da USF descreve os compromissos da equipa com a formao profissional contnua, define as prioridades formativas individuais e colectivas, tendo em conta as necessidades e afinidades dos profissionais e os interesses do servio. um dos programas obrigatrios do Plano de Aco da USF.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

12

Quais os mecanismos de partilha interna de conhecimentos adquiridos em formao fora da USF;

Reunio semanal para actividades de formao contnua: aces de formao em exerccio e discusso clnica inter-pares (ex. discusso de casos clnicos, discusso dos casos problemas a referenciar).

2. Formao pr e ps-graduada
Descrio do compromisso com a formao pr e ps-graduada de mdicos e enfermeiros e da forma de organizao interna da USF.

3. Investigao em CSP
Descrio das propostas do grupo em promover e participar em actividades de investigao nos Cuidados de Sade Primrios.

4. Compromisso para a Qualidade


4.1 Definio dos compromissos da equipa e das regras de Monitorizao da Qualidade:

Anlise peridica (ex. 3 em 3 meses) dos desvios da USF face s metas estabelecidas, e respectivas aces correctivas (auto-regulao interna);

Uso regular de Normas de Orientao Clnica; Monitorizao e avaliao do uso das Normas de Orientao Clnica dentro da USF;

Monitorizao da Qualidade. Aplicao do MoniQuOr Adaptado. Aplicao de inquritos de um dia para avaliao da satisfao dos utentes. Auditorias clnicas e organizacionais, internas e externas. Mecanismo de tratamento das reclamaes e sugestes. Explicitar como se pretende fazer, quem o executa e a periodicidade do mesmo.

Sade, Higiene e Segurana.

4.2 A Carta da Qualidade (em Anexo): compromisso explicito com os Utentes.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

13

Captulo VI Disposies Finais e Transitrias

1. Inibies10 Decorrentes do Cumprimento do Compromisso Assistencial da USF


Definio, pela equipa, das incompatibilidades ou constrangimentos decorrentes do cumprimento do compromisso assistencial da USF.

2. Dvidas e Omisses
As dvidas e omisses do presente regulamento sero resolvidas por maioria de 2/3 dos elementos da USF, incluindo o coordenador.

3. Subscrio do Regulamento Interno por todos os Profissionais


(Nomes e assinaturas respectivas).

4. Produo de Efeitos e Actualizao


O Regulamento Interno produz efeito a partir do 1 dia de funcionamento da USF e s pode ser objecto de actualizao em Conselho Geral, expressamente convocada para o efeito e aprovado por maioria de 2/3 dos seus elementos.

10

Ou incompatibilidades.

Regulamento Interno das USF, 2007-10-31

14

Vous aimerez peut-être aussi