Vous êtes sur la page 1sur 5

SOFTWARES UTILITRIOS

Para que o hardware tenha utilidade prtica, deve existir um conjunto de programas, utilizado como interface entre as necessidades do usurio e as capacidades do hardware. A utilizao de softwares adequados s diversas tarefas e aplicaes torna o trabalho dos usurios muito mais simples e eficiente. Utilitrios so softwares relacionados mais diretamente com servios complementares do sistema operacional. Os softwares desenvolvidos pelos usurios so denominados aplicativos.

1.Tradutor Nos primeiros sistemas computacionais, os programas eram desenvolvidos em linguagem de mquina e carregados diretamente na memria principal para execuo. Com o surgimento das primeiras linguagens de montagem ou assembly e das linguagens de alto nvel, o programador deixou de se preocupar com muitos aspectos pertinentes ao hardware. A utilizao dessas linguagens facilitou a construo de programas, a documentao e a manuteno. Apesar das inmeras vantagens proporcionadas pelas linguagens de montagem e de alto nvel, os programas escritos nessas linguagens no esto prontos para ser diretamente executados pelo processador. Para isso, eles tm de passar por uma etapa de converso, onde toda a representao simblica das instrues traduzida para cdigo de mquina. Esta converso realizada por um utilitrio denominado tradutor. O mdulo gerado pelo tradutor denominado mdulo-objeto, que, apesar de estar em cdigo de mquina, na maioria das vezes no pode ser ainda executado. Isso ocorre em funo de um programa poder chamar subrotinas externas e, neste caso, o tradutor no tem como associar o programa principal s sub-rotinas chamadas. Dependendo do tipo de programa-fonte, existem dois tipos distintos de tradutores que geram mdulo-objeto: montador e compilador.

Figura : Tradutor O montador (assembler) o utilitrio responsvel por traduzir um programa-fonte em linguagem de montagem em um programa-objeto no executvel. A linguagem de montagem particular para cada processador, assim como a linguagem de mquina, o que no permite que programas assembly possam ser portados entre mquinas diferentes. O compilador o utilitrio responsvel por gerar, a partir de um programa escrito em linguagem de alto nvel, um programa em linguagem de mquina no executvel. Os programas-fonte podem ser portados entre computadores de diversos fabricantes, desde que existam padres para a sintaxe da linguagem. Isso permite o desenvolvimento de aplicaes independentes do equipamento.

2.Interpretador O interpretador considerado um tradutor que no gera mdulo-objeto. A partir de um programa-fonte escrito em linguagem de alto nvel, o interpretador, durante a execuo do programa, traduz cada instruo e a executa imediatamente. Algumas linguagens tipicamente interpretadas so o Basic e o Perl. A maior desvantagem na utilizao de interpretadores o tempo gasto na traduo das instrues de um programa toda vez que este for executado, j que no existe a gerao de um cdigo executvel. A vantagem permitir a implementao de tipos de dados dinmicos, ou seja, que podem mudar de tipo durante a execuo do programa. 3.Linker (Ligador)

O linker ou editor de ligao o utilitrio responsvel por gerar, a partir de um ou mais mdulos-objeto, um nico programa executvel. Suas funes bsicas so resolver todas as referncias simblicas existentes entre os mdulos e reservar memria para a execuo do programa.

Figura : Linker

Para resolver todas as referncias a smbolos, o linker tambm pode pesquisar em bibliotecas do sistema. Bibliotecas so arquivos que contm diversos mdulos-objeto e/ou definies de smbolos. Outra funo do linker a relocao, que determina a regio de memria na qual o programa ser carregado para execuo.

4.Loader O loader ou carregador o utilitrio responsvel por carregar na memria principal um programa para ser executado. O procedimento de carga varia com o cdigo gerado pelo linker; em funo deste, o loader classificado como do tipo absoluto ou relocvel. Se o cdigo executvel for do tipo absoluto, o loader s necessita conhecer o endereo de memria inicial e o tamanho do mdulo para realizar o carregamento. No caso de cdigo relocvel, o programa pode ser carregado em qualquer posio de memria, e o loader responsvel pela relocao no momento do carregamento. 5.Depurador

O desenvolvimento de programas est sujeito a erros de lgica, independentemente da metodologia utilizada pelo programador. A depurao um dos estgios desse desenvolvimento e a utilizao de ferramentas adequadas essencial para acelerar o processo de correo de programas. O depurador o utilitrio que permite ao usurio acompanhar toda a execuo de um programa a fim de detectar erros na sua lgica. Este utilitrio oferece recursos como: - acompanhar a execuo de um programa instruo por instruo; - possibilitar a alterao e visualizao do contedo das variveis; - implementar pontos de parada dentro do programa (breakpoint), de forma que, durante a execuo, o programa pare nesses pontos; - especificar que, toda vez que o contedo de uma varivel for modificado, o programa envie uma mensagem (watchpoint).

6.Interpretador de Comandos O interpretador de comandos ou shell permite que o usurio se comunique com o sistema operacional. Quando digitados pelo usurio, os comandos so interpretados pelo shell, que, ao reconhecer a linha de comando, verifica sua sintaxe, envia mensagem de aviso ou erro e faz chamadas a rotinas do sistema. Em geral, o interpretador de comandos no faz parte do sistema operacional. O conjunto de comandos disponveis pelo interpretador conhecido como linguagem de controle ou linguagem de comandos. As linguagens de controle evoluem no sentido de permitir a interao mais amigvel com os usurios, utilizando interfaces grficas como janelas e cones.

7.Ativao / Desativao do Sistema Inicialmente, todo o cdigo do sistema operacional reside na memria secundria. Toda vez que o computador ligado, o sistema operacional tem que ser carregado da memria secundria para a memria principal. Esse procedimento, denominado ativao do sistema (boot), realizado por um programa localizado em um bloco especfico do disco (boot block).

Figura : Ativao do sistema

Alm da carga do sistema operacional, a ativao do sistema tambm consiste na execuo de arquivos de inicializao. Nestes arquivos so especificados procedimentos de customizao e configurao de hardware e software especficos para cada ambiente. Na maioria dos sistemas, tambm existe o processo de desativao (shutdown). Este procedimento permite que as aplicaes e componentes do sistema operacional sejam desativados de forma ordenada, garantindo sua integridade.

Vous aimerez peut-être aussi