Vous êtes sur la page 1sur 22

Introduo lngua portuguesa

PDF gerado usando o pacote de ferramentas em cdigo aberto mwlib. Veja http://code.pediapress.com/ para mais informaes. PDF generated at: Mon, 15 Apr 2013 16:38:54 UTC

Contedo
Pginas
Capa Introduo Formao das palavras Classificao das palavras Substantivos Artigos Adjetivos Numerais Pronomes Verbos Vozes Formas nominais Advrbios Preposies Frase Termos essenciais Sujeito Predicado Perodo composto Oraes principais e subordinadas Oraes subordinadas adverbiais Oraes subordinadas substantivas Oraes coordenadas Procure no livro Referncias 1 1 2 2 2 3 4 4 4 6 8 9 10 11 12 12 12 13 14 14 14 16 16 17 17

Referncias
Fontes e Editores da Pgina Fontes, Licenas e Editores da Imagem 18 19

Licenas das pginas


Licena 20

Capa

Capa
Introduo Gramtica e Literatura da Lngua Portuguesa

Clique aqui para ir ao ndice

Introduo
Neste wikilivro, iremos apresentar a gramtica portuguesa tradicional que ensinada no ensino fundamental/ensino bsico nas escolas. O objetivo da criao deste wikilivro adaptar os leitores, para que estes tenham um prvio ensino sobre o wikilivro de ensino mdio Portugus.

Formao das palavras

Formao das palavras


As palavras, em qualquer idioma, so formadas a partir de outras palavras. Alguns exemplos: ltimo ultimamente; certo certeza; sol solar. Observe que, as palavras da primeira coluna (ltimo, certo e sol) derivam (formam) as palavras da segunda coluna (ultimamente, certeza e solar), logo, as palavras da primeira coluna so primitivas (formadoras) das palavras da segunda coluna, as derivadas (formadas). Geralmente, a palavra menor primitiva da palavra maior.

Classificao das palavras


As palavras da lngua portuguesa so classificadas de acordo com suas funes na frase. Elas podem ser Substantivos, Artigos, Adjetivos, Numerais, Pronomes, Verbos, Advrbios, Preposies, Conjunes ou Interjeies.

Substantivos
Os substantivos formam a classe com o maior nmero de palavras da lngua portuguesa. Eles nomeiam seres e objetos que possuam uma mesma caracterstica em comum: Os eucaliptos foram plantados. Observe que no qualquer coisa que um eucalipto, para que algo receba este nome deve ter certas caractersticas.

Flexes
Os substantivos possuem as seguintes caractersticas: Podem se flexionar em gnero (masculino e feminino): Masculino ocorre quando o substantivo antecedido pelo artigo o/os (ex.: o gato, o menino, o homem, etc); Feminino ocorre quando o substantivo antecedido pelo artigo a/as (ex.: a gata, a menina, a mulher, ect'); Podem se flexionar em nmero (singular e plural): Singular ocorre quando o substantivo antecedido pelo artigo o/a (ex.: a mesa, o animal, o gramado, etc); Plural ocorre quando o substantivo antecedido pelo artigo os/as (ex.: as mesas, os animais, os gramados, etc); Podem se flexionar em grau (aumentativo e diminutivo): Aumentativo o substantivo possui o sufixo -o/-os/-ona/-onas (ex.: o garoto, etc); Diminutivo o substantivo possui o sufixo -inho/-inhos/-inha/-inhas (ex.: 'o garotinho, etc).

Substantivos

Classificao
Os substantivos so classificados em: Comum ou prrpio: Comum representa o nome de uma coisa qualquer (ex.: o riacho, as flores, a rua, etc); Prprio representa o nome de um lugar, obra, pessoa, marca, etc - sempre iniciado por letra maiscula (ex.: a Coca-Cola, o Brasil, Os Lusadas, etc); Concreto ou abstrato: Concreto representa algo que se pode pegar (ex.: o lpis, o livro, a pessoa, etc); Abstrato representa algo que no se pode pegar (ex.: a justia, o trabalho, a paz, etc); Quanto formao, classificam-se em simples ou compostos: Simples so formados por uma palavra (ex.: o prato, o retrato, a flor, etc); Compostos so formados por mais de uma palavra - juntas ou separadas (ex.: o girassol, a couve-flor, etc);

Artigos
Artigos so palavras que possuem a seguinte funo sinttica: Determinar o substantivo (acompanha os substantivos): Os seres humanos povoam quase todo mundo.

Reconhecendo o artigo
Antes de cada substantivo haver um determinante, isto , uma palavra que acompanha. O artigo o determinante mais simples e mais encontrado. Ele concorda com o substantivo em gnero e nmero, e ainda, estabele um relao de importncia, esta ltima caracterstica, classifica-os: Artigos definidos: estabelecem unicidade, sabe-se qual o substantivo. Eles so a, as, o, os. Artigos indefindos: estabelecem uma indeterminao, no sabe-se a que se refere. Eles so um, uma, uns, umas. Observe as frases: Esta uma boa criana. - na frase temos o sentido de que existem vrias boas crianas, e esta uma delas; Esta a boa criana. - nesta frase, o sentido maximizado, s existe esta boa criana.

Adjetivos

Adjetivos
Adjetivos so palavras que modificam o substantivo, aderindo a eles uma qualidade ou estado, lugar ou origem. Concordam com o nome que modificam em gnero e nmero e so termos acessrios (adjunto adnominal).

Exemplos
Ela fiel. - o adjetivo fiel modifica o pronome ela Um pequeno menino. - o adjetivo pequeno modifica o substantivo menino Animais africanos. - o adjetivo africanos modifica o subtantivo animais Nada perfeito. - o adjetivo perfeito modifica o substantivo nada

Numerais
Numerais so palavras que servem como determinantes ou substantivos. Eles podem ser: Cardinais: So os que do uma quantidade (um, dois, trs, ...); Ordinais: So os que sequnciam (primeiro, segundo, terceiro, ...); Fracionrios: So os que dividem um todo (meio, metade, tero, ...); Multiplicativos: So os que multiplicam (dobro, triplo, ...).

Pronomes
Pronomes so palavras que tm como funo acompanhar (pronome adjetivo) ou substituir (pronome substantivo) um nome. Eles so classificados de acordo com suas funes sintticas na frase, em: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Pronome pessoal; Pronome possessivo; Pronome demonstrativo; Pronome relativo; Pronome interrogativo; Pronome indefinido.

Pronome pessoal
Ver mdulo: Pronomes pessoais

Pronome possessivo
aquele que exprime posse. Exemplo: Este o meu jeito. O pronome meu exerce posse sobre o substantivo jeito, visto que o jeito no de qualquer um, o jeito meu. Os pronomes possessivos podem ser: de primeira pessoa do singular: meu, meus, minha, minhas; de segunda pessoa do singular: teu, teus, tua, tuas; de terceira pessoa: seu, seus, sua, suas; de primeira pessoa do plural: nosso, nossos, nossa, nossas;

Pronomes de segunda pessoa do plural: vosso, vossos, vossa, vossas.

Pronome demonstrativo
aquele que retoma um nome j citado. Exemplo: Entre todas as frutas, as que mais possuem gua so as tropicais. Veja que o pronome as retoma o nome frutas: Entre todas as frutas, as frutas que mais possuem gua so as tropicais. Ou seja, o pronome as demonstrativo. Ilada e Odissia so epopias, sendo esta ltima, uma sequncia de Ilada. Novamente se observa o pronome demonstrativo, posto que o pronome esta retoma o nome Odissia: Ilada e Odissia so epopias, sendo Odissia, uma sequncia de Ilada. Os pronomes demonstrativos podem ser: de primeira pessoa: este, estes, esta, estas; de segunda pessoa: esse, esses, essa, essas; de terceira pessoa: aquele, aqueles, aquela, aquelas; invariveis: isto, isso, aquilo. Algumas palavras de outras classes assumem o papel demonstrativo, e em tais casos recebem a classificao de pronome: mesmo(s), mesma(s), o(s), a(s), prprio(s), prpria(s), semelhante(s), tal, tais.

Pronome relativo
Pronome relativo aquele que serve de conectivo em oraes subordinadas adjetivas. Podem ser: invariveis e postos depois de pronome demonstrativo: onde, que, quem. Entre todas as frutas, as que mais possuem gua so as tropicais. (pronome as) variveis e postos depois de pronome demonstrativo: qual, quais; Estas so as quais possuem gua. (pronome as) nunca postos depois de pronomes demonstartivos: cujo(s), cuja(s), quanto(s), quanta(s); Estas so as frutas cujas eu disse a ti.

Verbos

Verbos
Os verbos so palavras que possuem uma grande importncia sinttica na frase. Suas caractersticas so: Indicar estado e ao; Necessitar ou no de um complemento; Poder ser passivo, ativo ou reflexivo; Flexionar-se em nmero e pessoa, concordando; Atrubuir um certo significado frase nos diferentes modos verbais; Poder estar no passado, presente ou futuro; Certos verbos, formam tempos que no representam nem passado, presente ou futuro (veja no wikilivro Portugus: verbos auxiliares).

Reconhecendo o verbo
Observe a seguinte frase: Eu viajei de avio. Podemos observar que nesta frase existe um vocbulo que representa ao, ou seja, verbo: viajei. Ns vimos o incidente. Nesta frase, observamos o mesmo, o vocbulo que representa a ao o verbo vimos. Eles chegaram a tempo. Observamos novamente um verbo, chegaram.

Flexes verbais
O verbo pode se alterar para que haja uma informao de tempo em que a ao ocorreu: Eu viajarei de avio. Eu viajo de avio. Eu viajei de avio. Na primeira frase, o verbo viajarei est no futuro, na segunda, o verbo viajo no presente, e na terceira, o verbo viajei est no passado. Note que o restante da frase no se alterou, h excees, apenas quando existe na frase um advrbio de tempo: Eu viajarei de avio amanh. O verbo est no futuro porque o advrbio de tempo amanh indica este tempo. Alm de o verbo se flexionar em tempo, ele se flexiona em modo: Modo indicativo: indica uma ao ou um estado certo. Ns vimos o incidente. Modo subjuntivo: indica uma ao ou estado hiptetico. Se ns vssemos o incidente. Modo imperativo: indica uma ordem, conselho ou pedido. Vejamos ns o incidente. Alm de o verbo poder flexionar-se em tempo e modo, pode tambm flexionar-se em nmero e pessoa: Eu viajei de avio. Tu viajaste de avio. Ele viajou de avio.

Verbos Ns viajamos de avio. Vs viajastes de avio. Eles viajaram de avio. Observe que ao mudar o pronome reto (eu, tu, ele, ns, vs, eles), h alterao da forma verbal (viajei, viajaste, viajou, viajamos, viajastes, viajaram).

Concordncia verbal
Ver artigo principal: Concordncia O verbo sempre se comporta na frase quando h uma alterao nesta. Veja: Na semana passada eu comprei um livro. - a locuo adverbial de tempo na semana passada faz haver concordncia, j que mbos, verbo e advrbio esto no passado. Agora eu compro um livro. - o mesmo ocorre aqui, porm no presente, que indicado pelo advrbio agora. Na prxima semana eu comprarei um livro. - igualmente o mesmo acontece aqui, mas no futuro, que indicado pela locuo adverbial na prxima semana.

Regncia verbal
Ver artigo principal: Regncia verbal Alguns verbos necessitam de complemento para que seu sentido esteja completo. Este estudo do verbo sinttico e chama-se regncia ou transitividade. Veja: Eu viajei. - o verbo viajei no necessita de complemento, podemos entender a frase normalmente. Eu lembrei. - parece que o sentido do verbo lembrei no est completo, falta alguma coisa na frase. Eu lembrei de qu? Eu lembrei de voc. - neste caso, a frase possui um sentido completo, ela est perfeitamente compreensvel. O termo que deu sentido ao verbo chama-se complemento verbal, e o verbo lembrei, transitivo. J o verbo viajei, que no necessita de complemento verbal, chama-se intransitivo.

Vozes verbais
Ver artigo principal: Vozes Aqueles verbos que exigem complemento que no tenha preposio podem apresentar duas formas, a voz ativa e a voz passiva: Voz ativa: o sujeito da frase faz uma ao. Na semana passada eu comprei um livro. Voz passiva: o sujeito recebe a ao. Um livro foi comprado por mim na semana passada. Pode acontecer de um sujeito fazer e receber a ao, nestes casos a voz verbal a voz reflexiva.

Verbos

Predicativo
Ver artigos principais: Verbos de ligao e Predicativo Os verbos que representam estado chamam-se verbos de ligao. Eles formam o predicativo do sujeito, porque os adjetivos esto separados por tal verbo: Comprei um livro timo. frase sem predicativo Aquele livro timo. frase com predicativo (verbo de ligao = ) Veja que realmente o verbo da um sentido de estado, o estado de aquele livro o estado timo.

Vozes
O verbo ainda pode apresentar diferentes vozes. As vozes verbais no so flexes como os tempos verbais, elas so: Voz ativa: o sujeio da orao ativo, ou seja, pratica a ao; Voz passiva: o sujeito da orao passivo, ou seja, recebe a ao; Voz reflexiva: o sujeito da orao tanto pratica quanto recebe a ao.

Voz ativa
Observe as seguintes frases: Eles fizeram tudo. Ao menos, todos ns ficamos a rir no final. O verbo fizeram e a locuo verbal ficamos a rir esto na voz ativa, porque est claro que os sujeitos eles e todos ns praticam a ao.

Voz passiva
Para a formao da voz passiva essencial que o verbo seja transitivo direto. Nos casos de voz passiva analtica, o verbo apresentar-se- na forma de locuo verbal, formada pelo verbo ser + particpio. A morfossintaxe alterada: o sujeito que era ativo passa a ser o agente da passiva (introduzido sempre pela preposio por), o objeto direto passa a ser sujeito passivo: Eles fizeram tudo. voz ativa Tudo foi feito por eles. voz passiva analtica A mesma voz passiva analtica pode ser reescrita em voz passiva sinttica caso o sujeito seja indeterminado. Esta voz construda atravs da partcula apassivadora se: Fazia-se tudo.

Voz reflexiva
A voz reflexiva formada pelos pronomes pessoais oblquos tnicos reflexivos (me, te, se, nos, vos). O verbo est nesta voz quando a flexo do verbo de nmero e pessoa correspondente ao pronome reflexivo. Nestes casos o verbo transitivo e o sujeito faz e recebe a ao ao mesmo tempo: Ele se v no espelho. o verbo reflexivo pois o sujeito ele corresponde ao pronome se Ns nos amamos. o verbo reflexivo pois o sujeito ns corresponde ao pronome nos

Formas nominais

Formas nominais
As formas nominais do verbo so as flexes verbais que no se enquadram em nenhum modo verbal. Elas so o gerndio, o particpio e o infinitivo.

Particpio e gerndio
O particpio a nica forma nominal do verbo que se flexiona em gnero, e ainda em nmero. Veja: Ele foi molhado. Eles foram molhados. Ela foi molhada. Elas foram molhadas.

A principal funo do particpio a formao da voz passiva analtica. Em verbos regulares da primeira e terceira conjugao, as flexes do particpio sempre sero -ado(s), -ada(s), -ido(s) e -ida(s). Enquanto o particpio varia em gnero e nmero, o gerndio no varia nem em gnero e nem em nmero, possui apenas uma flexo. Para formar o gerndio, basta acrescentar um n no particpio masculino do singular: molhado molhando. construdo construindo.

Infinitivo
O infinitivo a forma verbal na qual sua flexo -ar, -er, -ir e -or. Em verbos regulares, considera-se -ar a primeira conjugao, -er a segunda conjugao e -ir a terceira conjugao (-or irregular). Exemplo:
1 conjugao 2 conjugao 3 conjugao amar cantar fechar gostar tirar chover entender escrever vender viver abrir partir

Advrbios

10

Advrbios
O Advrbio (ad = prximo, ou seja, prximo ao verbo) a classe de palavras que exercem algum tipo de relao com verbos, adjetivos, outros advrbios ou substantivos: Relao com verbo Mais precisamos de gua do que alimentos. Relao com adjetivo A gua est mais limpa. Relao com advrbio A gua cai mais rpidamente. Relao com substantivo Precisamos de mais gua. O advrbio pode modificar a palavra atravs de modo, negao, afirmao, tempo, lugar, interrogao, dvida ou intensidade. Exemplos: Modo: apressadamente, melhor, pior, rapidamente, etc; Negao: no, nunca, jamais, tampouco, etc; Afirmao: sim, certamente, realmente, etc; Tempo: ontem, amanh, hoje, depois, nunca, antes, etc; Lugar: aqui, l, perto, acima, dentro, etc; Interrogao: onde, quando, como, por que; Dvida: talvez, provavelmente, acaso, possivelmente, etc; Intensidade: mais, menos, demais, pouco, muito, etc.

Os advrbios podem estar na forma de locuo, a maioria de lugar e tempo: Lugar: na rua... (tal), na cidade... (tal), esquerda, ao lado, etc; Tempo: no dia...(tal), na semana passada, em breve, etc; Outros: sem dvida alguma (afirmao), a p, em geral (modo), de modo algum (negao), quem sabe (dvida), etc.

Preposies

11

Preposies
As preposies so vocbulos que possuem como funo, subordinar. A seguir, as funes sintticas das preposies: Subordinar o complemento ao verbo/nome: Ele precisa de ns. Introduzir o agente da passiva: O mel feito por abelhas. Colocar certos adjuntos adverbiais: Em algum lugar do mundo, se vive melhor. Formar certas locues: J sei o texto de cor.

Reconhecendo as preposies
A maneira mais fcil de reconhecer as preposies, ditas essenciais, as decorando. Elas so:
a ante aps at com de em entre para por perante segundo sem sob sobre trs

contra desde

Semntica
Quanto semntica, elas podem representar diversas circunstncias, sendo as principais, lugar, tempo, posse, instrumento e finalidade: O acordo ortogrfico de 1990 j entrou em vigor em territrio brasileiro. (lugar) Em 2010, foram registrados ndices de raio ultravioleta extraordinrios. (tempo) Esta loj de ns. (posse) As pginas foram juntadas com grampos. (instrumento) No sa de casa para economizar dinheiro. (finalidade)

Contraes
As preposies podem aparecer na forma contrada, geralmente com artigos: de + a = da em + o = no a + o = ao

Frase

12

Frase
Frase toda sentena com sentido. Nas frases existem perodos. Nos perodos existem oraes. Nas oraes existem sintagmas. Nos sintagmas existem palavras e locues. Por sua vez, as locues, possuem tambm palavras.

As oraes
As oraes so sentenas que possuem relao sinttica completa ou quase completa, ora com outra orao, ora no. Elas possuem termos, classificados em essenciais, integrantes e acessrios.

Termos essenciais
Os termos essenciais da orao possuem este nome por serem os formadores da prpria orao, sem eles ela no existiria. As sentenas essenciais so divididas em Sujeito e Predicado.

Sujeito
O sujeito um dos termos essenciais da orao. quem ou o que recebe ou pratica a ao. Ele classificado em: Sujeito ativo: quando a orao se encontra na voz ativa, o sujeito pratica a ao. Sujeito passivo: quando a orao se encontra na voz passiva, o sujeito recebe a ao.

Reconhecendo o sujeito
O primeiro passo para reconhecer o sujeito encontrar o verbo da orao: Eu precisei de voc. Neste caso, o verbo precisei. O segundo passo se perguntar, quem precisou? - Eu precisei, logo, o sujeito eu. Veja mais exemplos: A cerca foi construda com o dinheiro da comunidade. Quem foi construda? - A cerca foi construda, logo, o sujeito A cerca. A bela Maria est grvida de gmeos. Quem est grvida? - A bela Maria est grvida, logo, o sujeito A bela Maria. Ele e ela se merecem. Quem se merece? - Ele e ela se merecem, logo, o sujeito Ele e ela.

Ncleo
A palavra principal do sujeito chama-se ncleo do sujeito: Eu precisei de voc. Sujeito: Eu; Ncleo: Eu. A cerca foi construda com o dinheiro da comunidade. Sujeito: A cerca; Ncleo: cerca. A bela Maria est grvida de gmeos.

Sujeito Sujeito: A bela Maria; Ncleo: Maria. Ele e ela se meressem. Sujeito: Ele e ela; Ncleo: Ele/ela. Na ltima orao, nota-se que h dois ncleos do sujeito. Os sujeitos que possuem mais de um ncleo chamam-se compostos, e os que possuem apenas um, simples.

13

Quanto determinao
Nas frases a cima, temos os sujeitos Eu, A cerca, A bela Maria e Ele e ela. Observe agora esta frase: Tenho muita sorte. Qual o verbo? - Tenho. Qual o sujeito? - Eu, porque o verbo tenho s pode ser colocado junto ao pronome reto eu. Nas oraes em que h sujeito, mas opcionalmente ele no aparece, o sujeito chama-se oculto ou elptico. Nas oraes em que o sujeito aparece, este chama-se determinado ou expresso. Quando o sujeito de uma orao for eles, ele ter um nome especial: sujeito indeterminado, porque no h como saber quem so eles.

Oraes sem sujeito


Em oraes especiais, no h sujeito, nem oculto, nem determinado: Choveu ontem noite. Ningum faz a ao chover, algo natural, espontneo.

Predicado
O predicado um dos termos essenciais da orao. Neste, ocorrem as declaraes a cerca do sujeito, sendo seu ncleo, o verbo ou a locuo verbal. O predicado pode ser considerado toda orao, retirados o sujeito, e o vocativo nos casos de sua existncia. No predicado encontram-se os termos integrantes, os adjuntos adverbias, e em certos casos, alguns adjuntos adnominais. Veja: Nossa casa precisa de reformas. O sujeito da orao nossa casa, logo, o predicado ser precisa de reformas.

Predicativo
O predicativo a parte da orao em que certos adjuntos adnominais (nestes casos, certos pronomes e adjetivos) se encontram, estando separados do sujeito, dando um sentido completo a orao. O predicativo separado do sujeito por um verbo de ligao: As passagens de avio so caras. - aqui o sentido da frase est completo, posto o uso do predicativo; As caras passagens de avio... - nota-se que falta o predicado da frase, j que os adjuntos adnominais esto juntos ao sujeito. Veja que o predicativo utilizado quando as informaes a cerca do sujeito uma caracterstica, no dando importncia s aes, e isto difere o predicado nominal (o que possui o predicativo) do predicado verbal (o que declara uma ao).

Perodo composto

14

Perodo composto
O perodo composto o perodo formado por mais de uma orao. classificado em: Composto por subordinao: so os que possuem oraes subordinadas e oraes principais; Composto por coordenao: so os que possuem oraes coordenadas. H perodos compostos que possuem tanto oraes subordinadas como coordenadas.

Oraes principais e subordinadas


No perodo composto, quando uma orao completa o sentido da outra ela chama-se subordinada, e a orao que completada chamada de principal ou subordinante. As oraes subordinadas so dividias de acordo com suas funes sintticas. Podem ter o papel de: Adjetivo: Aquelas pessoas so compromissadas = Aquelas so as pessoas das quais tm compromisso. Advrbio: No por-do-sol os pssaros cantaro. = Quando o sol se por os pssaros cantaro. Substantivo: Pessoas compromissadas so responsveis = Pessoas que so compromissadas so responsveis.

Oraes subordinadas adverbiais


As oraes subordinadas adverbiais desempenham papel de advrbio em relao s oraes principais. Elas possuem nove subclassificaes, a maioria indicadas por circunstncia adverbial, sendo:

Causais
Indicam causa (porque e sinnimos): A menina chorava porque havia caido da bicicleta. Ele foi visitar a prima j que ela estava com hipertenso.

Comparativas
Indicam comparao (... que, ... quanto, ... como, ... quanto). Os advrbios to, tanto, mais, menos, pior, melhor e sinnimos introduzem o adjetivo relacionado orao subordinada: Os olhos dela eram to lindos quanto era o cu. Ele fazia as coisas mais lentamente que o andar de uma tartaruga.

Concessivas
Indicam concesso, insistncia, teimosia (mesmo que/se/quando, ainda que/se/quando, por mais/menos que/se/quando): Ele no se mexia por mais que eu tentasse mex-lo. Ainda que voc tente de tudo, nada vai me fazer mudar de ideia.

Oraes subordinadas adverbiais

15

Condicinais
Indicam condio (caso, se, contanto que e sinnimos): No faro nada, exceto se me prometerem uma coisa. No sero expulsos caso cumpram as nossas regras.

Conformativas
Indicam conformidade, opinio, pensamento a respeito (conforme o que, segundo o que e sinnimos): Conforme o que o mdico dizia, o cncer uma modificao celular. Segundo o que estava escrito na revista, o cantor casou-se com a atriz.

Consecutivas
Indicam consequncia (que, de modo/forma que e sinnimos): Estava tudo to perfeito que era impossvel ningum reparar. Falavam to baixo de forma que todos precisavam se aproximar para ouvir.

Finais
Indicam finalidade (para que e sinnimos): Saimos para que pudssemos nos divertir. Olhei para o lado a fim de que eu atravessasse a rua tranquilo.

Proporcionais
Indicam proporo (a... que, ... que, quando/tanto...): medida que seu corpo se formava sua mente o acompanhava. Quanto mais dias passavam, mais dinheiro ns acumulvamos.

Temporais
Indicam tempo (quando, ... quando, que, ... que): E tudo permaneceu do mesmo jeito at que eu mudei. Assim que o filme acabar eu dormirei.

Oraes subordinadas substantivas

16

Oraes subordinadas substantivas


As oraes subordinadas substantivas desempenham papel substantvio em relao orao principal.

Oraes coordenadas
Orao coordenada aquela orao que tem como funo adicionar um fato s demais oraes. Podem ser: Sindticas: so as que vm precedidas de conjuo; Assindticas: so as que vm precedidas de vrgula ou que esto no incio da frase.

Sindticas
As oraes sindticas so classificadas de acordo com a conjuo que as introduz: Aditiva/Copulativa - e, nem Fiz e refiz conforme mencionado. Adversativa - entretanto, mas, no entanto, porm, todavia Era necessrio, mas impossvel. Alternativa/Disjuntiva - ou, ora Ou est quente ou est frio. Conclusiva - ento, logo, pois, por isso, portanto Estava nevando, ento o trem no partiu. Explicativa - que, porque, porquanto, pois (depois do verbo) D o melhor de si, que voc vencer seus desafios.

Assindticas
As oraes assindticas no possuem uma subclassificao. Muitas vezes vm seguidas de oraes coordenadas sindticas: Fiz e refiz conforme mencionado. Era necessrio, mas impossvel. Estava nevando, ento o trem no partiu. D o melhor de si, que voc vencer seus desafios.

Procure no livro

17

Procure no livro
Est procurando algo no livro mas no encontra? Procure: Voc pode tambm procurar no livro Portugus:

Referncias
Todas as pginas deste wikilivro foram feitas a partir das pginas do wikilivro Portugus, logo, tendo as mesmas referncias.

Fontes e Editores da Pgina

18

Fontes e Editores da Pgina


Capa Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=209486 Contribuidores: MGFE Jnior Introduo Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=209702 Contribuidores: MGFE Jnior Formao das palavras Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=243806 Contribuidores: Abacaxi, MGFE Jnior Classificao das palavras Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210798 Contribuidores: MGFE Jnior Substantivos Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=221579 Contribuidores: MGFE Jnior Artigos Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210364 Contribuidores: MGFE Jnior Adjetivos Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210866 Contribuidores: MGFE Jnior Numerais Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211246 Contribuidores: MGFE Jnior Pronomes Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210543 Contribuidores: MGFE Jnior Verbos Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=239997 Contribuidores: MGFE Jnior, PiRSquared17, 2 edies annimas Vozes Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=214075 Contribuidores: MGFE Jnior, 3 edies annimas Formas nominais Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210714 Contribuidores: MGFE Jnior Advrbios Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211379 Contribuidores: MGFE Jnior Preposies Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210360 Contribuidores: MGFE Jnior Frase Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=222007 Contribuidores: MGFE Jnior Termos essenciais Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210533 Contribuidores: MGFE Jnior Sujeito Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=236344 Contribuidores: MGFE Jnior, 1 edies annimas Predicado Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=222009 Contribuidores: MGFE Jnior Perodo composto Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211144 Contribuidores: MGFE Jnior Oraes principais e subordinadas Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211146 Contribuidores: MGFE Jnior Oraes subordinadas adverbiais Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211368 Contribuidores: MGFE Jnior Oraes subordinadas substantivas Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=211140 Contribuidores: MGFE Jnior Oraes coordenadas Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=239485 Contribuidores: MGFE Jnior, 1 edies annimas Procure no livro Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=209726 Contribuidores: MGFE Jnior Referncias Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?oldid=210365 Contribuidores: MGFE Jnior

Fontes, Licenas e Editores da Imagem

19

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:Os Lusadas.jpg Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Ficheiro:Os_Lusadas.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: 555, Achird, Aristeas, Dornicke, Eugenio Hansen, OFS, Inductiveload, JotaCartas, 1 edies annimas Ficheiro:Crystal Clear app xmag.png Fonte: http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Ficheiro:Crystal_Clear_app_xmag.png Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Castelobranco, Cpro, CyberSkull, MisterSanderson, Opraco, Urutseg, 2 edies annimas

Licena

20

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Vous aimerez peut-être aussi