Vous êtes sur la page 1sur 9

ESPIRITISMO - Como identificar a casa esprita idnea

O Movimento Esprita Brasileiro um organismo coletivo que apresenta inmeros desvios doutrinrios. E, dentre os centros espritas que o compe, no faltam aqueles que de "kardecista" s tem o nome. Falam em nome do codificador do Espiritismo, Allan Kardec, mas desconhecem os princpios fundamentais que norteiam sua obra. Por uma srie de motivos, os centros espritas no Brasil se formam ao sabor das idias de seus fundadores, que buscam interpretar o Espiritismo sob sua tica. E as interpretaes variam ao infinito. No existem diretrizes claras a respeito de como os dirigentes e trabalhadores espritas devem agir no dia-a-dia das casas. Cada um faz o que bem entende. E, numa situao dessas, evidente que se encontrar em cada lugar, um modelo diferenciado sobre a interpretao doutrinria, mtodos de tratamento, de orientaes, aes sociais etc. O resultado a desorganizao e a irracionalidade permeando as prticas. Os organismos federativos, sob a gide da Federao Esprita Brasileira - FEB, foram criados, em tese, para resolver esses problemas. Mas, nem sempre conseguiram cumprir esse papel. Em alguns Estados do pas as federaes espritas so atuantes, interagem com os centros. Em outros, tornou-se objeto de ocupao por grupos de indivduos de mentalidade retrgrada, cuja maior preocupao a de manterem-se em seus cargos diretivos de poder.

esprita

que

pretende

dedicar-se

verdadeiramente sua convico, vivenciando os ensinos de Jesus e Allan Kardec,


galhofeiros. precisa cuidar-se para no se envolver com pessoas ou grupos assistidos por Espritos pseudo-sbios e

O Espiritismo uma doutrina libertadora e

faz um bem enorme a quem se coloca sob sua orientao.


Porm, quando mal praticado, fonte de intensas perturbaes do organismo psquico, de fanatismos e idolatrias. Abaixo,

estaremos citando alguns cuidados que se deve ter para identificar uma casa esprita sria ou grupo que se possa freqentar com segurana. A palavra "Espiritismo" A palavra 'Espiritismo' foi criada por Allan Kardec para designar a Doutrina Esprita. No meio religioso convencional, os pastores e padres colocam como adeptos do 'espiritismo', as pessoas que 'mexem' com os Espritos. Para eles os seguidores do Candombl, da Umbanda, os ledores de sorte, de tar etc, so todos praticantes do Espiritismo. Isso, evidentemente, no verdade. Ns, espritas, temos o dever de procurar esclarecer esse ponto de vista, sempre que a confuso se estabelecer. Mas, como o termo j est introjetado na linguagem popular,

aconselhvel que se diga 'Doutrina Esprita' em lugar de 'Espiritismo', quando a ocasio exigir.
prestar esclarecimentos. So eles: necessrio ter em mente os princpios bsicos doutrinrios para que se tenha condies de

a crena em Deus como

princpio criativo, a existncia do Esprito e sua imortalidade, a reencarnao, a lei de causa e efeito, a influncia do mundo invisvel sobre o visvel, a comunicao entre esses dois mundos e a evoluo moral e intelectual progressivas.

Espiritismo e Umbanda muito comum se encontrar casas com denominao de "espritas" que dizem trabalhar com o Espiritismo e com a Umbanda ao mesmo tempo. importante definirmos o que uma coisa e outra.

Espiritismo a

doutrina que nos foi deixada por Allan Kardec, como a mensagem do Consolador Prometido.
A Umbanda um culto com identidade prpria e suas prticas, embora tenha alguns pontos em comum com o Espiritismo, de modo geral so antagnicas. Portanto, no se pode ser umbandista e esprita ao mesmo tempo.

A Umbanda tem pblico e finalidade apropriados. Suas prticas so voltadas a rituais e procedimentos que nada tem a ver com a Doutrina Esprita. Mais grave ainda so as casas que em alguns dias trabalham com o Espiritismo e em outros com a Umbanda. No se deve servir a dois Senhores. Portanto, o frequentador deve escolher seus caminhos.

No

aconselhvel inclusive que se trabalhe em duas casas espritas simultaneamente. Imagine a confuso espiritual que se forma quando se participa de dois cultos que no possuem afinidade entre si.
esse aspecto. Isso tem sido fonte de desequilbrio para a vida de pessoas pouco esclarecidas quanto a

Existe, ainda, as casas que se dizem espritas, mas que realizam prticas provenientes da Umbanda, como reunies medinicas com pblico presente, consultas com guias (que sempre tm nomes venerados como Bezerra de Menezes, por exemplo), mdiuns em lugar de destaque na casa, passes com passistas "incorporados" etc. Isso se d pelo total desconhecimento dos dirigentes do que seja a Doutrina Esprita.
Instruem-se, muitas vezes, vendo os outros fazerem ou em leituras superficiais de livros da literatura acessria.

Desenvolver Mediunidade muito comum a uma pessoa que chega na casa esprita com problemas pessoais, receber a orientao de um dirigente ou mdium, dizendo que ela precisa 'desenvolver' a mediunidade. Afirmam, que

faculdade e

medinica que se

no

fonte

das

suas

dificuldades

pratic-la

jamais

encontrar seu equilbrio. Essa idia popularesca, nada tem a ver com as orientaes de Allan Kardec .

Nasceu nos terreiros primitivos de mediunismo, e veio parar nos centros ou grupos espritas por falta de orientao doutrinria adequada.

Todos os seres vivos tm a mediunidade natural, sensibilidade necessria ao processo evolutivo dos Espritos, mas nem sempre necessitam desenvolver seus dons espirituais. S o devem fazer, aquelas pessoas que so dotadas de mediunidade ostensiva, ou seja, portadoras de mediunato. E mesmo assim, aps dedicao ao trabalho e ao estudo da Doutrina Esprita. Ningum tem o poder de saber se algum mdium ostensivo ou no. A nica forma de se reconhecer o dom da mediunidade fazendo experincias. E, de preferncia, numa casa esprita bem orientada. Primeiro, caso esteja perturbado, o interessado passar por um tratamento espiritual. Depois, receber instrues tericas bsicas, freqentando os cursos doutrinrios. Mais tarde, quando j estiver familiarizado com o Espiritismo e com o grupo no qual se integrou, visitar as sesses prticas para experimentar. Mas, far isso por vontade prpria. Ningum obrigado a desenvolver a mediunidade.
Quem o faz por 'obrigao' j estabelece um entrave para produzir no campo do Bem. A maioria das pessoas que chegam na casa esprita 'sentindo coisas', est sendo vtima de obsesses e desajustes pessoais. Primeiro, precisa de um tratamento srio, destinado a restabelecer seu equilbrio psquico e emocional. Depois, caso queira, poder ingressar nas fileiras de trabalho com Jesus, candidatando-se ao quadro de trabalhadores da sociedade

esprita. Portanto,

uma casa esprita que coloca pessoas

recm-chegadas casa para participar das reunies de intercmbio espiritual por ser classificada como mdium, est sem a segura orientao kardequiana.
O Salo de Palestras Para se conhecer uma casa esprita idnea importante que se preste ateno na sala de palestras. Se o centro esprita que voc est visitando tem o hbito de colocar quadros ou imagens no salo destinados s exposies, possivelmente o ambiente carente de orientao doutrinria correta. Certamente costume que vem do catolicismo e se est apenas substituindo as imagens por quadros de personalidades ou Espritos que so admirados pelo grupo. Um outro hbito no pouco comum, o costume de se fazer a abertura dos trabalhos pblicos de esclarecimento valendo-se de msicas e cantorias. Cnticos enaltecendo a Virgem Maria e at mesmo Allan Kardec so freqentes. A casa esprita um ambiente semelhante a uma escola e no tem sentido agir dentro das suas dependncias como numa igreja. Instituies que fecham suas portas nas sesses pblicas, que promovem manifestaes de Espritos com pblico presente, que desenvolvem trabalhos pblicos de 'desenvolvimento das potencialidades medinicas', que so dirigidas pelo 'guia da casa', que exigem que todos se levantem na hora da abertura so casas assistidas por Espritos pouco adiantados, que ainda se encontram, no mundo espiritual, presos s suas convices religiosas. E o que pior, passam-se por Espritos elevados e os dirigentes sequer desconfiam por no desconhecem o bsico das orientaes kardequianas, no que diz respeito identidades dos Espritos. Nesses ambientes, dificilmente se poder conseguir ajuda no tratamento de obsesses graves e mesmo orientaes suficientes para se corrigir posturas morais inadequadas. A Sala de Passes Para identificar uma boa casa esprita, tambm importante prestar ateno naquilo que se passa dentro da sala de passes. Primeiro, esteja atento nas atitudes dos passistas. Se o mdium que est transmitindo o passe estiver "incorporado" por um Esprito, certamente no possui orientao doutrinria adequada. O trabalhador esprita no precisa desse recurso para dar passes. Seu guia espiritual pode assisti-lo, sem que

seja necessrio manifestar-se ostensivamente. Em casa esprita com boa instruo kardequiana, no se v esse tipo de procedimento. Outro costume estranho ao trabalho esprita, o mdium dar conselhos s pessoas que esto recebendo passes, quando supostamente vem ou sentem esta ou aquela coisa. Isso cria uma aura de importncia pessoal em torno do passista, inadequada ao equilbrio do trabalho com Jesus. A sala de passes no o ambiente apropriado para se ministrar orientaes individuais. Os ensinamentos so dados principalmente na sala de palestras e as conversas particulares devem acontecer nas salas de entrevistas. A sala de passes um lugar com um papel fundamental: oferecer energias que vo restabelecer o equilbrio fludico dos enfermos e necessitados. Para ministrar o passe, o mdium no necessita tocar nas pessoas que vo receber as energias. Tambm no necessrio que o mdium estale os dedos, que fungue como se estivesse tendo uma sncope respiratria ou que faa movimentos exagerados com o corpo para a magnetizao. O passe deve ser administrado de forma simples, com preces e imposio de mos, deixando de lado as tcnicas mirabolantes que no possuam fundamentao doutrinria. Os chamados "passes anmicos" tambm so uma incoerncia, uma vez que na casa esprita, mormente neste trabalho de fluidoterapia, estamos sempre secundados pelos Espritos amigos. Os passes com cores (cromoterapia), encontrados em muitas casas espritas, tambm devem ser vistos com cautela, afinal a cromoterapia nada tem a ver com a Doutrina Esprita. bom observar se os passistas tm roupas especiais, como vestir-se de branco por exemplo, ou se ficam descalos para trabalhar. Isso desnecessrio. Veja se mantida uma certa disciplina na sala ou se existem os tais "passistas especiais" cujos passes duram uma eternidade, atraindo filas quilomtricas para eles. Ambientes onde se estudam as obras do Codificador, no se coadunam com tais coisas. A Reunio Pblica Um ponto muito importante a ser observado no reconhecimento de uma boa casa esprita a forma como estruturado o

trabalho de esclarecimento ao pblico. Certamente que todos so livres para desenvolver essa tarefa da forma que acharem mais conveniente, mas deixaremos aqui nossa opinio, baseada no objetivo maior do centro esprita que fazer despertar o homem novo. A reunio de esclarecimento destinada ao pblico em geral que freqenta a casa esprita, deve ter uma caracterstica diferente das que so realizadas para estudos com os trabalhadores. Isto nos parece claro, uma vez que a populao destes dois grupos completamente diferente. Enquanto estes ltimos j esto em busca do entendimento da Doutrina Esprita propriamente dita, atravs do estudo, os primeiros necessitam de conforto e esclarecimento bsico das coisas espirituais, com raras excees. A maioria das pessoas que procuram o centro esprita, o faz porque portadora de problemas os mais diversos. Busca encontrar ali o conforto, o amparo e respostas para suas perguntas. Carece de orientao evanglica, luz do Espiritismo, e esse deve ser o papel da instruo dada nas reunies pblicas. Primeiro somos evangelizados para depois entrarmos no entendimento do pensamento kardequiano. Jamais entenderemos Allan Kardec, sem conhecermos os fundamentos dos ensinamentos de Jesus.

O trabalho de explanao da palavra divina ao povo a mais grave tarefa da casa esprita e deve ser realizada por aqueles que tm um mnimo amadurecimento espiritual, conhecimento evanglico e doutrinrio, alm de conduta moral sadia como fora de exemplificao. A mensagem deixada deve despertar na criatura que a ouve o gosto pelas coisas espirituais, caso contrrio ser trabalho vo. Deve ser simples e objetiva, sem preocupaes maiores com a forma, passando de maneira adequada os ensinamentos de Jesus luz da Doutrina Esprita. Precisa encaminhar sempre o indivduo reflexo, ao conhecimento de si mesmo, nica forma de motivar mudanas de posturas. Palestras com temas doutrinrios complexos, ou aquelas onde predominam as historinhas dos livros psicografados, ou ainda as que so permeadas pelos exemplos pessoais de quem fala deveriam ser deixadas de lado, pois so carentes do essencial que mobiliza a criatura para a busca do

conhecimento. A palavra precisa ser clara, simples e objetiva para atingir os simples de corao, conforme ensina Jesus.

Corpo de trabalhadores A casa esprita necessita ter um copo de trabalhadores definido para desempenhar as tarefas de uma atividade to grave como essa. Pessoas que sejam preparadas dentro de um esprito de servir e no o de ser servido. Casas que no se preocupam com essa importante orientao de Allan Kardec, que, a pretexto da caridade, colocam as pessoas para trabalhar sem o menor preparo, apenas baseado na boa vontade do indivduo que chega na casa "querendo trabalhar", so vtimas freqentes da desorganizao, dos melindres e inmeros problemas advindos do orgulho e vaidade dos membros.

Assistncia Social Toda casa esprita adequadamente orientada deve ter atividades de amparo aos mais necessitados. Sopa, creches, orfanatos, asilos, farmcias, visitas aos hospitais, presdios etc. Entretanto, esta no deve e nem pode ser a coisa mais importante, o carro chefe da casa. O que deve preponderar o ensino, pois s atravs do ensino a criatura sentir a necessidade verdadeira de servir ao seu irmo. A atividade de caridade deve ser uma conseqncia do esclarecimento e no ser realizado com a idia de que as obras boas fazem o homem bom. Na verdade o homem bom que faz as boas obras, ou seja, o homem reformado faz obras sem preocupao de

estar angariando um lugar no cu (no caso dos espritas, fora do umbral). Essa postura um equvoco e mais uma vez fruto do esprito catlico que contaminou o movimento com suas idias seculares de promessas e mercadejamento das coisas de Deus.

Vous aimerez peut-être aussi