Vous êtes sur la page 1sur 3

FICHA DE LEITURA Referncia HONNETH, Axel. The Pathologies of Individual Freedom: Hegel's Social Theory.

Princeton: Princeton University Press, 2010. Cap. 1, p. 1-24. Resumo Preocupao do autor em fazer uma reflexo moderna sobre a ideia hegeliana de general free will determinar a extenso total do conceito de direito. Interpretao dessa formulao como o ncleo de uma teoria da justia de Hegel (e de sua Filosofia do Direito), que foca em assegurar as condies interssubjetivas de auto-realizao a todos. Qualquer definio de moralidade ou direito pode ser justificada somente no que expressa a autonomia individual ou auto-determinao do ser humano. Ideia de liberdade do outro como pr-requisito para minha prpria auto-realizao. Conceito de free will ligado diretamente ideia de autonomia do indivduo. Auto-determinao individual entendida como, por um lado, a habilidade do ser humano de se distanciar, por deciso da vontade, daquelas necessidades, desejos e impulsos que podem se apresentar como uma restrio a independncia do eu e, por outro lado, como a habilidade de fazer uma escolha esclarecida entre contedos dados (given contents). Ato de auto-determinao, portanto, como uma escolha entre inclinaes ou impulsos que esto alm do controle do sujeito. Concepo de que a free will deve considerar a si mesma como livre. Para tanto, a vontade precisa restringir a si mesma quelas necessidades, desejos e impulsos, ou suas volies de primeira ordem, a realizao da qual pode ser experimentada como uma expresso ou confirmao de sua prpria liberdade. Por um lado, interpretao de Hegel como tendo adotado a ideia Kantiana de auto-determinao, mas adicionando a premissa de que qualquer sujeito deve possuir as inclinaes apropriadas para que esteja apto a converter em motivos as decises feitas livremente. Por outro lado, interpretao de que Hegel desenvolveu a ideia de auto-determinao individual to profundamente na estrutura da motivao humana que qualquer sujeito e comunidade social, naturalmente e espontaneamente atribui a si mesmo a tarefa de desenvolver dentro de si as inclinaes e impulsos que fossem consistentes com a verdadeira liberdade humana Ideia de que os princpios da liberdade comunicativa na sociedade moderna no poderem estar ancorados em regras de comportamento exterior ou meras leis coercitivas, mas precisarem ser internalizadas.

Princpios de uma ordem social justa atravs da representao da existncia da vontade livre, entendendo existncia como a totalidade das condies externas, sociais ou institucionais que a vontade livre necessita para realizar a si mesma. Relaes comunicativas como o bem bsico, em que todo ser humano deve ter interesse, pelo bem da realizao de sua prpria liberdade. Hegel, entretanto, ao contrrio de Rawls, no concorda que esse bem bsico possa ser distribudo justamente baseando-se em alguns princpios. Moralidade, tica e o interesse do Estado, cada um desses uma distinta variedade do direito (right), pois cada um deles d determinada forma e existncia liberdade. Quaisquer formas de existncia social, enquanto possam ser provadas como condies necessrias para a realizao da vontade livre podem ser chamadas de direito (rights). Na concepo hegeliana, direitos universais inicialmente no so atribudos a indivduos, mas s formas de existncia social que se provem como bens bsicos sociais a servio da realizao da vontade livre. A Filosofia do Direito de Hegel tenta determinar quais esferas sociais uma sociedade precisa abranger para dar a todos os seus membros a chance de realizar sua auto-determinao. Citaes J que os indivduos estiveram conectados desde o incio por relaes interssubjetivas, uma justificao dos princpios gerais de justia no poderia vir de uma ideia atomstica de que a liberdade do indivduo consiste essencialmente no exerccio arbitrrio da prpria vontade do sujeito, no influenciado por outrem. A liberdade reside no na indeterminao nem na determnao, mas em ambas ao mesmo tempo (HEGEL) A free will pode ser descrita como estar consigo mesmo no outro Somente relaes comunicativas baseadas no padro da amizade permitem que o sujeito atinja sua liberdade. Real freedom consists in self-restraint for the sake of others (FRANKFURT).

Notas A disciplina que trata da moralidade e direito deve estar na parte da filosofia hegeliana que trata da explicao do esprito objetivo. Em condies modernas, o esprito objetivo toma a forma de uma vontade que geralmente livre. Harry Frankfurt: Volies de primeira e segunda ordem. Impulsos ou inclinaes entendidos como expresses da vontade (volies) de primeira ordem, as quais podemos avaliar da perspectiva de uma segunda ordem.

Vous aimerez peut-être aussi