Vous êtes sur la page 1sur 2

TODOROV, Tzvetan. Ns e os outros: a reflexo francesa sobre a diversidade humana,v.1.Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1993,215 p.

Jos do Nascimento Junior Bacharel em Cincias Sociais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Este livro escrito por Todorov - blgaro, pesquisador do Centre National de Ia Recherche Scientifique (CNRS) - apresenta uma reflexo do processo de construo histrica de conceitos, tais como: etnocentrismo, cientificismo, relativismo, raa e racialismo, luz de autores franc,eses dos sculos XVII e XX que contriburam para este pensar. Como prope Todorov, autores como Montaigne, Renan, Lvi-Strauss etc, permitem-nos pensar a relao entre Ns - um grupo social determinado - e os Outros - todos aqueles que no tm a mesma identidade que Ns. Ao confrontare dialogar com esses autores e conceitos, Todorov est preocupado em demonstrar como, para cada conceito forjado historicamente, existe uma ideologia. Processo que, contextualizado dentro de determinado perodo da histria, permite ver como os termos se tomaram idias em determinado momento. Perpassa todo o livro a tenso entre as formulaes de carter universalista e relativista, evitando-se cair nos extremos "do monlogo ou da guerra". Estamos diante da discusso no apenas da diversidade de grupos e opinies, mas tambm da questo sobre a existncia,ou no de valoreslnoI1nas universais ou particulares que marcam nossas aes. A recuperao destes temas e autores realizada por Todorov no deve ser percebida como mais uma histria do pensamento. Precisamos contextualiz-Ia. Por que um intelectual blgaro, morador na Frana, faz um exerccio de recuperao destes autores e temas? O atual contexto francoeuropeu dos discursos nacionalistas - a exemplo do Le Pen na Frana pedindo restries aos estrangeiros -, coloca-nos diante da retomada dessas temticas. O livro de Todorov nos possibilita perceber que estes discursos so, de tempos em tempos, atualizados, em particular dentro da tradio do pensamento francs. Os europeus ocidentais e os franceses em particular sempre tiveram um olhar privilegiado para o restante do mundo, ou seja, um olhar hegemnico, um olhar etnocntrico. neste contexto que se pautam, para as cincias humanas, as temticas do etnocentrismo/relativismo, raa/racismo. A opo por dialogar dentro dessa diversidade de pensamento traz ao texto inmeras citaes sem tom-Io pesado, possibilitando tambm ao leitor se posicionar perante o tema ou o autor em questo. Para aqueles que no se satisfazem com a abordagem tradicional destes assuntos, o livro oferece um aprofundamento da discusso entre as ideologias universalistas, que problematizam o que ser da espcie humana, e relativistas que enfatizam as diferenas constitutivas dos individuos. A no excluso de nenhuma dessas abordagens que toma esse livro uma leitura instigante. Na continuao desta reflexo so recuperados outros temas da filosofia poltica e da histria como naes e nacionalismo, o extico, no dilogo com Tocqueville, Michelet, Chateaubriand, etc, o que cria uma expectativa para a leitura do segundo volume da Reflexo francesa sobre a diversidade humana, a ser publicado.

Todorov imprime um olhar antropolgico sobre todos esses temas e autores, consegue, como diz Lvi-Strauss sobre os antroplogos, tomar-se "o astrnomo das cincias sociais", ou seja, a partir da constelao de temas abordados consegue ter uma viso particular sobre a di versidade humana. Assim, possibilita a construo democrtica plural da convivncia do Ns, que neste contexto so os europeus, e os Outros que somos Ns.

Vous aimerez peut-être aussi