Vous êtes sur la page 1sur 8

Ficha de Avaliao

CINCIAS NATURAIS
Nome: Data:

8 ANO

1. Identifique a relao bitica traduzida em cada uma das seguintes frases. A. A dioneia uma planta que captura pequenos insetos, que, aps serem digeridos, lhe fornecem os nutrientes de que necessita. Designa-se, por isso, planta carnvora. ________________ B. O visco uma planta que no possui clorofila e, por isso, para se alimentar faz penetrar as suas razes nos ramos das rvores, sugando, desta maneira, a seiva elaborada que as rvores fabricam. ___________________ C. O melro alimenta-se dos frutos do visco e, para se livrar das sementes pegajosas, esfrega o bico contra a casca das rvores, onde as sementes ficam presas. Estas germinam, assim, em cima das rvores. ___________________ D. Na poca da reproduo, os veados machos lutam entre si, pela posse da mesma fmea. ___________________ E. Os corais so formados por milhares de pequenos indivduos os plipos que vivem ligados entre si. Constroem, deste modo, um esqueleto externo de grandes dimenses. _________________ F. O investigador Keever descreveu uma situao em uma espcie de erva alta, que ocupava uma determinada zona, foi gradualmente substituda por uma outra espcie, desconhecida na regio, mas com grandes semelhanas com a primeira. __________________

2. Identifique com uma cruz, a resposta correta. Os pardais so aves que podes observar no nosso pas, durante todo o ano. Os pardais no fazem migraes porque: A. Nunca se deslocam em bandos, situao que dificulta a migrao. B. No conseguem reproduzir-se em habitats diferentes. C. Encontram alimento disponvel durante todo o ano. D. Nenhuma das anteriores.

8CN_78/12

3. No laboratrio, foi realizada uma experincia, durante sete dias, na qual foram colocados, em placas de Petri, organismos dos gneros Paramecium e Didinium num caldo nutritivo. Estes ltimos foram colocados depois dos primeiros. O grfico mostra os resultados desta experincia traduzidos na variao da densidade das duas espcies. 3.1. Indique em que momento foi introduzida a populao de Didinium nesta experiencia?

3.2. Indique em que dia da experincia o nmero de indivduos de Paramecium foi mais elevado?

3.3. Como se explica o grande nmero da populao de Paramecium nos primeiros dias da experincia?

3.4. Existe uma relao entre as duas espcies. Identifique o predador e a presa.

3.5. A partir de que dia ocorreu o declneo da populao de Didinium? Apresente uma explicao para esse declnio.

4. Analisa, atentamente, o quadro seguinte que traduz as preferncias de algumas espcies vegetais relativamente a alguns factores do ambiente. Dados adicionais: - o solo neutro pode resultar da mistura de um solo silicioso. - a urze e o alecrim so plantas de pequeno porte (arbustos) Com base no quadro e nos dados adicionais, responda s seguintes questes.

8CN_78/12

4.1. Enumere as espcies vegetais que tm preferncia pelos solos calcrios.

4.2. Indique, justificando, se a luz um factor determinante na distribuio de Quercus rbur (Carvalho-alvarinho)

4.3. O pinheiro-silvestre poder ser utilizado no povoamento vegetal das areias siliciosas do litoral? Justifique a sua resposta.

4.4. Mencione a espcie vegetal que mostra tolerncia a terrenos hmidos e mal ilumindados.

4.5. O carrasqueiro e o carvalho podero fazer parte da mesma comunidade (associao) vegetal? justifique a sua resposta.

8CN_78/12

4.6. A urze e o alecrim podero desenvolver numa regio desamente povoada pelo carrasqueiro? Porqu?

4.7. Diga em que medida estes conhecimentos ajudam ao planeamento florestal, to importante, como sabe, na atualidade.

4.8. Planeie uma experiencia que lhe permita verificar o fundamento da seguinte afirmao: O alvarinho desenvolve-se bem nos terrenos siliciosos.

5. Estabelea a correspondncia entre a coluna I, a coluna II e a coluna III.

8CN_78/12

6. No possvel afirmar que o solo A. Se forma muito rapidamente, embora a sua destruio seja muito lenta. B. Quando est formado, constitudo por horizontes. C. Se fixa mais facilmente devido ao crescimento das razes das plantas. D. Se forma a partir da alterao e eroso das rochas. E. uma mistura complexa de materiais, minerais, orgnicos, gua e ar.

7. A figura 4 mostra uma amostra de solo ideal. 7.1. Indique o que representam as letras A, B, C e D.

7.2. Indique qual o componente que se encontra em menor quantidade quando um solo necessita de ser lavrado.

8. Leia com ateno as descries de dois ecossistemas.

8.1. Identifique os ecossistemas descritos no texto.

8.2. Retira do texto correspondente ao ecossistema A um exemplo de: 8.2.1. Um organismo

8.2.2. Uma populao

8CN_78/12

8.3. Refira a constituio da comunidade em B.

9. Ao longo de um dia de primavera registaram-se temperaturas de dois locais prximos um do outro, mas caracterizados por uma vegetao diferente, prado e sub-bosque. O grfico da figura 3 resume os resultados obtidos.

9.1. Indique quais as temperaturas registadas s 12h no 9.1.1. Prado

9.1.2. Sub-bosque

9.2. Duas espcies de sapos tm preferncias trmicas diferentes: a espcie A prefere temperaturas mais baixas (cerca de 10oC), enquanto a espcie B prefere temperaturas mais elevadas. Uma destas espcies vive no prado e outra no sub-bosque. Preveja em que habitat poder encontrar cada uma das espcies.

9.3. Classifica as espcies de sapo como poiquilotrmicos ou homeotrmicos.

8CN_78/12

10. Selecione a(s) letra(s) que indicam a opo(es) correta(s) em cada uma das alneas seguintes: 10.1. No comensalismo: a) O hospedeiro prejudicado b) O hospedeiro beneficiado c) O comensal prejudicado d) O comensal beneficiado e) O hospedeiro e o comensal so prejudicados 10.2. Em sociedade: a) Os seres vivos apenas competem b) Os seres vivos apenas cooperam c) As interaes so todas de prejuzo d) As interaes so todas de benefcio e) Podem ocorrer interaes de benefcio e de prejuzo. 10.3. Numa relao de parasitismo a) O hospedeiro beneficiado b) O parasita prejudicado c) O ectoparasita pode ser, por exemplo, uma pulga. d) O endoparasita pode ser, por exemplo, uma pulga e) O hospedeiro pode ser, por exemplo, uma pulga.

11. As interaes entre seres vivos podem representar-se atravs de sinais (+, -, 0) conforme o ser vivo seja beneficiado, prejudicado ou indiferente.

Complete a tabela, substituindo cada letra pela respetiva designao. A. C. E. G. _____________________________ _____________________________ _____________________________ ______________________________ B. D. F. H. ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________

8CN_78/12

12. Classifique com um verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmaes que se seguem: a) Uma relao bitica s pode ocorrer entre seres vivos da mesma espcie. b) As relaes intra-especficas so geralmente, relaes de cooperao social ou competio. c) As abelhas so exemplos de animais capazes de constituir sociedades. d) Durante a hibernao, a atividade do animal reduzida ao mnimo. e) A predao pode considerar-se um tipo de relao simbitica.

8CN_78/12

Vous aimerez peut-être aussi