Vous êtes sur la page 1sur 3

Maquiavel (1469- 1527)

1) Contexto Histrico: A Unio Italiana

Sculo XV: Mudana no modo de vida social, econmica, cultural e poltica. Mudana Cultural Renascimento: Valorizao da Esttica. Laicizao do Pensamento. Formao da Cincia e a exigncia da experincia como parmetro para se obter a verdade.

Situao da Itlia: No conseguiu seguir um processo de unificao nacional. Destruda, cada em fraqueza fsica e decadncia social. Ameaada pelas potncias externas.

2) Nicolau Maquiavel (1469- 1527)

Aprendeu latim, estudou direito e foi Secretrio do Conselho dos Dez da Guerra. Foi preso e torturado durante a guerra de Florena com Pisa. Exlio em San Casciano, poca em escreveu sua principal obra: O Prncipe (1513). Historiador oficial na Universidade Florentina. Secretrio dos Cinco Provedores das Muralhas, que tinha

responsabilidade sobre a fortificao de Florena e do seu sistema defensivo.

3) Mtodo: A Formao da Cincia Poltica

Maquiavel.

Defesa do mtodo da investigao emprica: a experincia jamais engana e o erro resulta do pensamento especulativo. Objeto de suas reflexes: realidade poltica, em termos de prtica humana concreta. Fenmeno do poder formalizado na instituio do Estado. Poltica Moralidade. Mtodo racional: quando o autor tentava basear seu conhecimento cientfico em um certo nmero de postulados gerais. Teoria pessimista do eterno retorno ou crculo eterno (Polbio): as diversas formas de governo se sucedem e se repetem fatalmente.

4) Natureza Humana: A Maldade Humana Segundo Maquiavel: A natureza humana imutvel. Os homens so egostas e ambiciosos. As mentiras a tranquilidade e a estabilidade. melhor ser amado ou ser temido? (O Prncipe).

5) Poltica: Poltica sem Moral Separao racional entre a poltica e a moral. Criao da cincia poltica e de uma nova moral (a moral do homem que construa o Estado). Desejo pela unificao italiana.

6) Estado: A Nova Entidade Poltica O organismo estatal era o objeto do prprio interesse poltico, conquistlo e o manter eram as questes principais dos governantes. Estado: instituio poltica superior ou suprema.

7) Formas de Governo: Todos os Domnios eram Repblicas ou Principados

Formas de governo: Repblicas: aristocracia ou democracia. Principados: reino.

Aristocracia: governo no qual uma maioria encontra-se subordinada a uma minoria de governantes. Democracia: governo escolhido pelo povo. Principados: hereditrios ou novos. Hereditrios: o poder era transmitido com base em uma lei constitucional de sucesso. Novos: poder conquistado por quem ainda no era prncipe.

Principados novos: Pela virtude; Pela fortuna; Pela violncia; Pelo consentimento dos cidados.

8) Filosofia: a Fortuna e a Virt Fortuna: ocasio. Virt: coragem, capacidade e eficcia poltica. Necessrio unir a fortuna e a virt.

9) Poltica: o Convencimento e a Fora

Religio

para

Maquiavel:

meio

disciplinar,

de

manipulao

convencimento.

10) Concepo: o Maquiavelismo

Maquiavelismo: caso se quisesse o poder era preciso querer a onipotncia. O Prncipe: senhor da legislao, definia o bem e o mal pblico. Desejo: unificao da Itlia.

Vous aimerez peut-être aussi