Vous êtes sur la page 1sur 10

Guia Pedaggico

Projeto de Contedos Digitais

A Fsica e o Cotidiano Laboratrio Virtual: Espao-Tempo

Caro(a) Professor(a),

Construmos este guia para contribuir na sua prtica pedaggica, enriquecendo suas aulas, tornando-as mais dinmicas. Para isso, o contedo digital apresentado aqui de forma ldica e contextualizada, demonstrando a relao da Fsica com o cotidiano. Esperamos que nossas sugestes sejam teis no seu planejamento didtico.

1. Espao-Tempo
Professor(a), este software um Laboratrio Virtual, modalidade de mdia do projeto A Fsica e o Cotidiano, que visa contribuir para um ensino de Fsica contextualizado, capaz de aproximar o ensino da experimentao e da pesquisa. O Laboratrio Virtual se constitui num simulador de experimentos, no qual os estudantes podero configurar e alterar os parmetros existentes na simulao, visualizando os efeitos dessas interaes. As simulaes iro auxiliar no aprofundamento do assunto, buscando estabelecer uma relao dos conceitos tratados em sala de aula com a vida cotidiana. O software Espao-Tempo consiste basicamente na simulao de eventos que propiciem a compreenso da simultaneidade, contrao do espao e dilatao do tempo. A proposta que o estudante perceba a influncia do referencial nas medidas, envolvendo tempo e espao, a relatividade do tempo e do espao e compreenda as ideias bsicas que subsidiam a teoria da relatividade restrita de Einstein. O tema mexe com nossa compreenso de tempo e espao por discutir a relatividade dos mesmos e afirmar que em determinadas situaes o tempo dilata e o espao contrai, alterando suas medidas. Dessa forma, na abordagem do assunto, sugerimos que voc mostre a ocorrncia dos princpios aqui tratados em situaes cotidianas para melhor compreenso por parte dos alunos(as)1. A animao pretende garantir a contextualizao e a interdisciplinaridade, de forma a ser interativa e estimular o engajamento dos sujeitos. O tema se interrelaciona com diversas reas do conhecimento como: Matemtica, Literatura e Artes, podendo ser visualizado em diversos momentos do cotidiano. Em sala de aula, voc
1

Todas as vezes em que a palavra aluno aparecer no texto, leia-se tambm aluna. Esta soluo, adotada pela equipe do projeto, tem a finalidade de explicitar o nosso posicionamento poltico frente s questes vinculadas s relaes de gnero na nossa sociedade.

pode ficar atento insero destas reflexes nas atividades desenvolvidas antes e depois da interao com a animao.

2. Objetivos
A mdia pretende contribuir no alcance de tais objetivos: Compreender a simultaneidade de eventos e observar o seu carter parcial, relativo; Constatar a importncia do referencial na descrio dos fenmenos fsicos; Revelar que as medidas de tempo e espao so relativas e interdependentes; Facilitar a compreenso da dilatao do tempo e da contrao das distncias; Apresentar os postulados da Relatividade Restrita, destacando o carter absoluto e inatingvel da velocidade da luz; Mostrar que a Teoria da Relatividade surge como uma complementao e extenso da mecnica newtoniana; Estabelecer o campo de atuao da Teoria da Relatividade Restrita como sendo o mundo das velocidades comparveis da luz.

3. Orientaes de uso do contedo digital


Professor(a), este software possui um menu com as seguintes opes: - Iniciar - Compartilhe - Se ligue - Crditos O Espao-Tempo, por ser um software da categoria Laboratrio Virtual, pretende simular situaes prticas em torno do tema. Para isso, os alunos devero manipular as variveis apresentadas no decorrer da utilizao do software,

encontrando os resultados da manipulao feita. Tal manipulao de variveis contribui bastante na aprendizagem, por possibilitar a experimentao. No decorrer da exibio da animao sero apresentadas pausas. Essas pausas foram criadas para possibilitar que voc, professor(a), faa intervenes e esclarecimentos sobre o tema durante a utilizao desta mdia. Voc ir observar que, em cada pausa, aparecem as falas dos personagens em forma de texto. Essa estratgia foi criada para que todos tenham acesso aos dilogos anteriores, permitindo a releitura, a sistematizao e a reflexo da situao apresentada. Na opo Compartilhe, sugerimos que os alunos socializem suas reflexes com outras pessoas, permitindo acesso direto internet a partir do prprio contedo digital. A opo Se ligue traz sugestes de contedos para pesquisa e aprofundamento. Esses contedos podero ser trabalhados em sala de aula, ampliando a abordagem da temtica. Como proposta metodolgica para utilizao deste contedo digital, sugerimos que antes do acesso mdia seja feita uma explicao sobre a Relatividade Restrita, abordando os princpios da Simultaneidade, Dilatao do Tempo e Contrao do Espao, por aula expositiva, discusso de textos ou seminrios. Aps a abordagem acima, os alunos podero interagir com a mdia individualmente, caso haja computadores disponveis para todos, ou dividir a turma em duplas ou em trios. Em cada pausa existente no software, voc pode perguntar aos alunos se esto compreendendo o assunto, se h dvidas, e estimular cada aluno a identificar a ocorrncia do fenmeno em seu contexto especfico. importante o acompanhamento dos alunos para que a interao com a mdia seja a mais proveitosa possvel e favorea a aprendizagem. Depois da interao com a mdia, voc pode exibir os vdeos do Telecurso 2000 que exemplificam a ocorrncia da relatividade restrita e seus princpios em situaes cotidianas. Os vdeos esto disponveis em: http://www.youtube.com/watch?v=DOkLm_jt7_Q&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=fsIZWmkRuw0&NR=1. Antes de expor o software, solicitamos que explique aos seus alunos quais os objetivos deste recurso como, por exemplo, estimular ainda mais o interesse em pesquisar e conhecer os processos fsicos que esto a nossa volta. importante deixar

claro tambm que o software no substitui a aula, sendo um recurso que busca auxiliar a compreenso do contedo durante o processo de ensino-aprendizagem. Professor(a), voc pode ampliar essa proposta metodolgica com as sugestes de atividades a seguir.

4. Sugestes de atividades
As animaes podem acompanhar e contribuir com diversas metodologias, no havendo apenas uma possibilidade de trabalho. Professor(a), voc livre para optar pelas sugestes e/ou criar outras, sendo importante que as atividades estimulem a reflexo e a criticidade dos alunos com relao ao tema. Esse contedo didtico pode ser utilizado em sala de aula em conjunto com outras mdias que tratam do mesmo tema ou tema relacionado. No que se refere interdisciplinaridade, apresentamos as reas do conhecimento que podem estar associadas ao contedo aqui abordado: Relao com a Matemtica: geometria plana (retas e ngulos); trigonometria; converso de unidades; clculos matemticos; Relao com a Literatura e Artes em geral: livros, filmes de fico cientfica, viagens no tempo, animaes.

Seguem algumas sugestes de atividades que foram reunidas no intuito de oferecer opes que possibilitem definir e escolher a(s) que melhor se adapte(m) sua metodologia: 1. Exemplificar a teoria da relatividade em sala de aula com a participao dos alunos; 2. Relacionar o assunto com geometria, propondo exerccios que envolvam clculos matemticos; 3. Propor resoluo de questes que envolvam clculos matemticos com elementos da teoria da relatividade restrita; 4. Exibio de filmes, vdeos, documentrios sobre viagens no tempo que abordem a teoria da relatividade restrita e seus princpios;

5. Propor um debate para que os alunos discutam suas concluses e aprofundem na compreenso do tema; 6. Identificar exemplos dos princpios estudados em situaes cotidianas; 7. Os alunos podem interagir com outros softwares e mdias disponveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, a fim de utiliz-los para introduzir ou complementar o assunto. Uma das mdias : Audiovisual: Noes de Fsica Moderna

5. Questes para reflexo e discusso


As questes aqui sugeridas buscam problematizar o contedo e compor as estratgias pedaggicas sugeridas anteriormente. Voc poder provocar os alunos a fim de que percebam, de forma autnoma e crtica, a presena do assunto em seu cotidiano. A seguir, propomos algumas questes para reflexo e discusso:

O que espao e tempo? Por que o espao e o tempo so relativos? Uma pessoa pode viajar da Terra at um centro galtico num intervalo igual ao de uma vida normal? Explique usando argumentos da dilatao do tempo ou da contrao dos comprimentos.

Qual a relao deste tema com a geometria? O que Simultaneidade? Cite exemplos que voc consegue perceber neste exato momento.

possvel perceber a dilatao do tempo ou a contrao do espao enquanto voc se desloca para sua escola?

Voc sabia que o conhecimento da Relatividade muito importante em nossas vidas? Por exemplo, sem ela os navegadores dos satlites seriam muito imprecisos, fora dos padres de segurana.

Como funciona o GPS? Sabia que o funcionamento do GPS depende do conhecimento da Relatividade?

6. Avaliao
Professor(a), a avaliao consiste em uma atividade processual, analisando cada etapa das atividades sugeridas. interessante que, antes de qualquer avaliao sobre o aluno, seja feita por voc uma avaliao da mdia juntamente com o aluno. Voc pode avaliar individualmente a participao e interesse na interao com o software e nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Os alunos podem fazer uma autoavaliao e definir junto com voc como se dar o processo de avaliao. Podem ser avaliados alguns aspectos, como:

Compreenso dos principais conceitos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein: simultaneidade de eventos, contrao das distncias e dilatao do tempo;

Percepo da influncia do referencial sobre o movimento dos objetos presentes em seu cotidiano; Identificao dos exemplos dos princpios estudados em situaes cotidianas; Posicionamento crtico e reflexivo diante do tema; Percepo da articulao do tema com outras reas do conhecimento; Demonstrao de interesse pelo estudo do tema, pesquisa, experimentao prtica e outras atividades a serem desenvolvidas em sala de aula; Criatividade; Participao.

7. Tempo previsto para a atividade


Aproximadamente uma hora, incluindo o tempo para explicaes, interao do estudante com a simulao e discusso das concluses. Porm sugerimos que os alunos possam interagir livremente com o software pelo tempo que desejarem, podendo reutiliz-lo sempre que necessrio.

8. Requerimentos tcnicos
Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9 Plugins do navegador: Adobe Flash Player, Java Virtual Machine

Desejamos que voc tenha sucesso com o uso desse contedo digital em suas aulas. A seguir, sugerimos outras fontes para enriquecer ainda mais as atividades propostas. Bom trabalho!

9. Fontes complementares
<http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore225.htm.> <http://ciencia.hsw.uol.com.br/relatividade-especial.htm.> <http://www.on.br/site_edu_dist_2006/pdf/modulo3/teoria_da_relatividade_especial. pdf.> <http://www.walter-fendt.de/ph14br/timedilation_br.htm.> <http://plato.if.usp.br/~fma0374d/aula2/node2.html.> <http://plato.if.usp.br/~fma0374d/aula2/node4.html.> <http://plato.if.usp.br/~fma0374d/aula2/node3.html.> Acessados em: 17 jan. 2010. <http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/asdi0125/.> <http://efisica.if.usp.br/moderna/relatividade/intro/.> <http://www.spacetimetravel.org/.> <http://www.fourmilab.ch/cship/cship.html.> <http://www.adamauton.com/warp/.> Acessados em: 18 jan. 2010. Alguns vdeos podem ser utilizados em sala de aula para que os estudantes visualizem a articulao do tema com o cotidiano e aprofundem na compreenso do tema: <http://www.youtube.com/watch?v=fsIZWmkRuw0&NR=1.> <http://www.youtube.com/watch?v=DOkLm_jt7_Q&NR=1.>

<http://www.youtube.com/watch?v=njToAZrphko.> <http://www.youtube.com/watch?v=YY9eFSJgR8U. > <http://www.youtube.com/watch?v=2W5roaVgnHw&feature=related.> Acessados em: 17 jan. 2010.

10. Referncias
CRATO, N. Passeio aleatrio pela cincia do dia a dia. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2009. DINWIDDIE, Robert Universe, The definitive visual guide. DK Ed., 2005. EHRLICH, R. Virar o mundo do avesso. Lisboa: Gradiva Publicaes, 1992. ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Student & Home edition, 2009. v. 2009.00.00.000000000. CD-ROM. FEYNMAN, R.; LEIGHTON, R.; E SANDS, M. The Feynman Lectures on Physics: Addison-Wesley, 1977. v. 1. FREIRE, P. Ao cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. FREIRE, Paulo. Conscientizao: teoria e prtica da libertao uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. So Paulo: Centauro, 1980. FREIRE, P. Educao como prtica de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educao e mudana social. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo e GUIMARES, Sergio. Sobre educao: dilogos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. v. II. GAMOW, G. O incrvel mundo da Fsica Moderna. 3. ed. So Paulo: IBRASA, 2006. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crtica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. GONICK, L.; HUFFMAN, A. Introduo ilustrada Fsica. So Paulo: Harbra LTDA, 1994.

GREF - Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica. Fsica, 5. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2005. v. 1, 2. HEINEY, P. As vacas descem escadas? So Paulo: Arx, 2007. HEWITT, P. G. Fsica Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Artmed/ Bookman, 2002. PERELMAN, Y. Aprenda Fsica Brincando. So Paulo: Hemus Livraria Editora, 1970. PERELMAN, Y. Fsica Recreativa. Moscou: Mir, 1975. v. 1, 2. ROJO, A. La fsica em la vida cotidiana. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2009. SCAFF, L. A. M. Radiaes: Mitos e verdades, perguntas e respostas. So Paulo: Barcarola Editora, 2002. SEGR, G. Uma questo de graus: o que a temperatura revela sobre o passado e o futuro de nossa espcie, nosso planeta e nosso universo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. VAUCLAIR, S. Sinfonia das Estrelas: a humanidade diante do cosmos. So Paulo: Globo, 2002. VIGOTSKI, L.S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 2007. VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2008. WALKER, J. O circo voador da Fsica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

11. Autores
Pedagogas: - Ana Verena Carvalho - Patrcia Nascimento Pinto - Sueli da Silva Xavier Cabalero

Fsicos: - Leandro do Rozrio Teixeira - Rodrigo Pereira de Carvalho

Reviso de texto: - Arlete da Silva Castro

Vous aimerez peut-être aussi