Vous êtes sur la page 1sur 13

II Seminrio Brasileiro Livro e Histria Editorial

A Recepo Do Livro Cristo. Algumas questes do Estatuto De Leitura na Antiguidade Tardia: Uma Estratgia no Deslocamento da Funo e do Uso do Livro. Pe. Pedro Paulo Alves dos Santos1 Universidade Estcio de S Curso de Letras. Resumo: Por quais razes se pode afirmar que exista uma concepo do livro cristo? Talvez a partir das profundas mudanas ocorridas a partir da criao do livro? Ou proviria do desempenho de leitura de novos circuitos de leitores, na medida em que, a leitura crist implicava numa indita forma de fruio? (CATALBIANO, 1996). Ou ainda proviria do ambiente scio-cultural, mas tambm do aspecto do prprio livro, que, em seu formato, aps o quarto sculo cristo, segundo alguns autores, teria sofrido uma radical transformao? Quase se poderia dizer, teria passado por uma mudana na sua natureza? (PETRUCCI, 2003). A escritura sem dvida o instrumento por excelncia da comunicao e da difuso do pensamento. Pode-se ainda pensar que o aspecto figurativo, a visibilidade do sinal grfico e das sries de sinais grficos, que podem assumir, e assim o foi, em perodos e ambiente culturais diversos, ora um significado mgico-evocativo, ora um significado esttico, ora uma sntese destes aspectos. Palavras-chave: Texto cristo - o conceito de imaginrio - Cristianismo antigo - estudos clssicos. Introduo
O que me estimula o conceito de uma histria literria que combina, e que poderia combinar uma histria pragmtica das formas com a histria funcional, esta combinao poderia ser coordenada com a histria das coletividades mentais, ou para usar outros termos, com a histria da distribuio e da transformao dos constituintes estruturais (...) talvez ele viesse a realizar o antigo sonho da histoire totale (GUMBRECHT, 1988, p. 93).

Mestre em Exegese - PIB - ROMA (1993). Doutor em Teologia Bblica - PUG - ROMA (1997). Doutor em Letras (Estudos Literrios) PUC - RIO (2006). Professor da Graduao e Ps na Faculdade de Letras UNESA (Estcio de S) Coordenador Assistente da Letras/Unesa. Email: pepedroalves@yahoo.com.br, http://pepedropaulo.blogspot.com.

Uma compreenso mais profunda da historiografia proto-medieval passa necessariamente pela renovao trazida pela histria Nova (LE GOFF, J. 1980; 1998; 1997, 2005; GILSON, 1999; DE LIBERA,1998; LIMA VAZ 1986). Sem este panorama no possvel avaliar o desenvolvimento das abordagens que vieram a construir a renovao do cenrio sobre os estudos medievais (LE GOFF, 2004). E o epteto de Gumbrecht nos recorda tambm, que, atravs dos compromissos empreendidos, em vista de uma nova historiografia medieval, resgataram-se novos espaos de interpretao de (con) textos da vida e da mentalidade. Pde-se, ento, manipular melhor os dados da religio e do pensamento (VERNANT, 2001:87-94). Uma histria do gnero, do homem e da mulher, e at das concepes cientficas e crendices, que re-alocaram nosso desprezo iluminista pela razo do perodo (proto) medieval (CAVALLO, 2004). Ao mesmo tempo, re-inscreve-se o problema da elaborao de portais temporais pelos quais se alude passagem do tempo e da representao literria em forma de escritas de histrias de literatura. O fazer - literrio cristo indica uma passagem entre a mentalidade antiga (LE GOFF, 2003), antes e depois do cristianismo, pensando-se na datao Constantiniana (sc. IV), pelo fato de assistir-se ecloso de uma leitura histrica do tempo, a partir das premissas da Providncia Divina. Enquanto o tempo romano, antes de Constantino marcado, segundo as premissas bblicas, por uma viso pessimista e purgativa, aps a concesso Constantiniana (sc.III), o tempo cristo visto como a expresso da vitria temporal do reino de Deus.
NellEsamerone cosmico la principale consequenza della riconduzione a tale modello della cronologia biblica luinersalizzazione di essa cio la sua funzione di quadro onnicomprensivo del tempo umano nel contesto di um piano divino di Salvezza orientato teleologicamente verso l A 5500 (ANDREI, 1995: 165-183)2.

E depois, aquela passagem para o perodo medieval, gera-se um novo projeto historiogrfico, na medida em que o imprio romano ir lentamente tornar-se imprio cristo, atravs da tarefa da copiagem, da transmisso e da interpretao do texto sacro,
2

No Exameron Csmico a conseqncia principal da reconduo para tal modelo da cronologia bblica a sua universalizao, isto , a sua funo de quadro omnicomprensivo do tempo humano no contexto de um plano divino de Salvao orientado teleologicamente para o ano 5500 (ANDREI, 1995: 165-183).

criando um verdadeiro corpus, agora, no epicentro da nervura societria (proto) medieval (PINHEIRO apud DOCTORS, 1999: 65-80).
Questo furore di ricerca di opere, commitenze, richieste, scambi, doni, prestiti, trascrizioni, revisioni, letture e riletture che caratterizza l intelighenzia cristiana antica dipendeva meno da concrete disponibilit di libri o da distanzse e assai pi da relazioni tra individui, cerchie, Chiese e proprio per questo un altro significato. Si trattava di una communicazione letteraria in qualche modo istrumentale, che creava o cementava relazioni tra figure di spicco del sapere cristiano, tra centri che si organizzavano intorno ai vescovi e tra i fedeli docti fino a costituire una sorte di societas in cui assumeva consistenza e si definiva lidentit culturale cristina (CAVALLO, 2004. p. 15)3.

Os pressupostos para uma discusso acerca da doutrina sobre as relaes de produo cultural entre o Estado e a Religio, no chamado mundo tardo-antigo (SAENGER apud CAVALLO, 2004: p. 117-154), supem a conscincia da evoluo permanente dos estudos historiogrficos sobre a mentalidade greco-romana assimilada e transformada no decurso da formao do Cristianismo do sc. V (RUGGINI, 1965: 3-81; DUVAL, 2003, MARASCO, 2005). Deve-se considerar a operao historiogrfica (CERTEAU, 2000), a partir de seus diversos focos renovadores. Se considerarmos o ponto de vista da filologia, inevitvel pensar na valiosa utilizao das tecnologias da imagem e do texto, entre outros, para a elucidao dos segredos guardados nas entrelinhas de velhos documentos. Mas tem sido a Histria do Pensamento a perguntar-se se podemos conhecer o passado, de uma s vez, e o que significa conhecer o passado, para as questes urgentes do Presente, ubiquao do narrador e do hermeneuta do texto e do fato histrico? Trata-se da problemtica de fundo, que, desde o sc. XIX, com a emergncia dos mtodos histrico-crticos e com a anlise metdica dos elementos de produo e de interpretao de textos antigos (corte diacrnico), tornou-se um pressuposto sine qua non

Este furor de procura de obras, encomendas, pedidos, trocas, presentes, emprstimos, cpias, revises, leituras e releituras caracterizam que a "intelighenzia" crist antiga dependeu menos de disponibilidades concretas de livros ou de distncias e muito mais de relacionamentos entre indivduos, crculos, Igrejas e por isso mesmo tem um outro significado. Tratou-se de alguma maneira de uma comunicao literria, de certa maneira instrumental, que criava ou cimentava relaes entre figuras do mesmo porte do saber cristo, entre centros que se organizavam ao redor dos bispos e entre os fiis doutos, at constituir uma forma de societas, na qual residia a consistncia e se estava definindo a identidade cultural crist.

para a compreenso exegtica do sentido destes antigos textos para o Presente4. Uma discusso cada vez mais calorosa, cheia de iniciativas e conflitos, quando se trata de Hermenutica de textos sacros (R.A. HARRISSVILLE R.A. & SUNDBERG, 1995; MILBANK, 1990. H. CANCIK, 1996; THISELTON, 1992). Por isso o primeiro passo ser aquele de passar a limpo, algumas questes da histria das mentalidades, e em particular, o enfoque sobre o Imaginrio (CAVALLO, 1997; GURIVITCH, 2003) (Proto) Medieval na expressiva produo de J. Le Goff (2005, 2007, 2008). Das questes tericas apresentadas neste trabalho do famoso medievalista francs, passaremos questo da concepo do livro cristo, isto , o imaginrio do texto sacro, encarnado na dimenso simblica do livro e em seus processos de leitura.

I. Histria do Imaginrio?
Um dos leit-motivs de sua obra o imaginrio humano, de categoria da criao artstica, o lImaginaire em Le Goff (como em Duby) se transforma numa poderosa fora socioistrica, em fator inalienvel de vida e sociedade. (GURIVITCH, 2003. p. 208).

A literatura alcana neste ambiente uma atmosfera densa de perspectiva da construo do leitor e da obra infinita e misteriosa, mas ao mesmo tempo, no processo de leitura, seu formato capaz criar uma dialtica de transformao do horizonte de expectativa do leitor. A partir da experincia das mentalidades possvel avaliar a proposta de construo de uma histria do imaginrio. O domnio do imaginrio constitudo por um conjunto de representaes que transbordam os limites postos pela constatao de experincias e encadeamentos dedutivos que da se autorize. O imaginrio dos homens, incluindo esferas irracionais como os sonhos e devaneios, alimentado pela realidade, mas o principal consiste em que a realidade do pensamento dos homens imprime sua marca

Pontifcia Comisso Bblica. A Interpretao da Bblia na Igreja. 4a Edio So Paulo: Paulinas, 1994. Alguns artigos de referncia para uma reflexo sobre a questo da exegese, como uma difcil e indispensvel tarefa na Igreja: Um pequeno artigo, reflexivo e provocador BEAUDE, P. -M. Exgese Contemporaine et sens de la Bible. In:______. Naissance de la Mthode critique. Colloque du Centenaire de lcole biblique et Archeologique franaise de Jrusalem. Paris: Cerf, 1992, p. 245-253. Um texto mais doutrinal e histrico aquele de I. DE LA POTTERIE, I. Il Concilio Vaticano II e la Bibbia. In: COLOMBO, A.. LEsegesi Cristiana Oggi. 2a Edio. C. Monferratto: Pieme, 1992, p. 19-42.

poderosa e indelvel em todas as suas obras (SCHMITT, 2002; DUBY, 1998), na atividade e no comportamento social. A histria ganha uma nova sensibilidade para a necessidade do estudo de duas realidades: da realidade em si e das representaes que dela se formam nos homens que vivem na poca. Como separ-las ou dividi-las? Por ventura, a produo, os costumes, o cotidiano, no esto inteiramente penetrados de representaes humanas, por um sistema de valores e crenas, e, por acaso, no unicamente, nesse aspecto humanizado, que eles ganham sentido para aqueles que estavam ocupados com a produo e viviam nesse cotidiano? O historiador, por conseqncia, deve se dar conta dos mitos e fantasias dos homens, das suas construes mentais, que a conscincia racionalista dos homens da Idade Moderna tende a qualificar como preconceitos e incluir na lista de falsa conscincia. Mas, tudo isso determinou grandemente o contedo medieval, que fonte para o historiador e que a primeira coisa que o pesquisador encontra a estrutura da conscincia humana produzida em monumentos. Decorre, por isso, que antes de emitir um juzo sobre a falsidade ou a veracidade da informao neles contida, necessrio compreender a natureza das fontes histricas, seu condicionamento sociocultural e sua funo no contexto da poca que os gerou:
(...) o historiador, ciente do papel do imaginrio na formao de qualquer texto, de sua natureza semitica, no pode enfoc-lo como fonte de dados do qual seria capaz de haurir a informao sem nenhum obstculo () as informaes sobre eles passaram pelos complexos filtros da conscincia dos autores ou compositores de textos e trazem a marca da conscincia, indelvel, mas nunca identificvel sempre facilmente (GURIVITCH, 2003. p. 208).

Le Goff distingue o imaginrio de outras instncias consentneas e que, muitas vezes, aparecem citadas como conceitos sinnimos: a representao, o simblico, o ideolgicoi. O imaginrio humano, sobre o qual ele escreve, determina no s a estrutura e o contedo do monumento histrico. Ele um componente essencial e inalienvel da prpria realidade histrica. O historiador levado a operar no com o modelo universal e unificador da base/superestrutura, no qual, como se costume pensar, a superestrutura determina a base e serve a ela, mas com suas construes mentais concretas historicamente condicionadas e mutveis, que sempre modelam o seu modo, o mundo. E, esses produtos do imaginrio social, ao experimentarem o influxo das relaes materiais e

dos interesses reais que geram, contm, ao mesmo tempo, fenmenos diversos da separao do pensamento em face realidade. Este esforo, em incluir o aspecto da imaginao, no significa somente uma ampliao quantitativa do campo de trabalho e da metodologia dos historiadores, mas, no dizer de Gurivitch, trata-se de tomar posse das fontes medievais de uma maneira mais rica:
Os medievalistas procuram atingir camadas mais profundas da realidade histrica, no atingidas pela Cincia Histrica tradicional, e essas camadas mais profundas so um dos campos da conscincia, das mentalidades, nestas se revelam as molas internas do comportamento humano (GURIVITCH, 2003. p. 212).

Este comportamento humano no grupo, no socium, penetrado pela simblica e por meio de sua decodificao, e da compreenso de sua funo, na atividade vital dos grupos, consegue-se elucidar melhor a natureza do processo histrico. Este conceito introduz o historiador nas profundezas da histria social.

II. A Concepo do Livro Cristo.


Fra il libro prprio della tarda antichit romana e il libro altomedievale, fra Virgilio Mediceo e lEvangeliario de Kells, le diversit sono tante e tanto profonde da saltare agli occhi anche del profano, ed esse non rigardano soltanto la scrittura (...) ma laspetto stesso del libro, il suo formato, quase direbbe la sua pi profonda natura (PETRUCCI, 2003. p. 5)5.

Por quais razes se pode afirmar que exista uma concepo do livro cristo? Talvez a partir das profundas mudanas ocorridas a partir da criao do livro? Ou proviria do desempenho de leitura de novos circuitos de leitores, na medida em que, a leitura crist implicava numa indita forma de fruio? Ou ainda proviria do ambiente scio-cultural, mas tambm do aspecto do prprio livro, que, em seu formato, aps o quarto sculo cristo, segundo alguns autores, teria sofrido uma radical transformao? Quase se poderia dizer, teria passado por uma mudana na sua natureza? (PETRUCCI, 2003).

Entre o prprio de livro da tarda-antiguidade romana e o livro altomedievale, entre Virgilio Mediceo e o Evangeliario de Kells, as diferenas so tantos e tanto profundas de saltar tambm aos olhos at de um profano e elas se referem escritura (...) mas o aspecto mesmo do livro, seu formato, quase diria na sua mais profunda natureza.

A escritura sem dvida o instrumento por excelncia da comunicao e da difuso do pensamento. Pode-se ainda pensar que o aspecto figurativo, a visibilidade do sinal grfico e das sries de sinais grficos, que podem assumir, e assim o foi, em perodos e ambiente culturais diversos, ora um significado mgico-evocativo, ora um significado esttico, ora uma sntese destes aspectos. Trata-se na verdade, segundo Petrucci, da construo de uma semntica do sinal grfico (CRISTIN, 2004: 279-292), uma histria do conhecimento, ainda incipiente. O livro na concepo crist est includo na perspectivstica da iconografia, enquanto estratgia da linguagem de convencimento e de comunicao do evento de f (BESANON, 1997: 135-178). Em outras palavras, a emergncia do Cristianismo (proto) Medieval est vinculada, desde o nicio, ao desenvolvimento do livro como instrumento intrnseco sua natureza religiosa, e, ao mesmo tempo, crucial sua estratgia cultural que exerceram sobre a sociedade culta antiga um deslocamento da funo e do uso do livro. Para CAVALLO se pode afirmar uma aliana entre a cultura escrita e o Cristianismo. Mais ainda, com a forma crist de escrever, o rolo ser em toda a Idade Mdia o suporte sem contrastes, at a chegada da forma que conhecemos, depois de Gutenberg no sculo XVI:
solo dal secolo IV, a partire dal momento in cui il cristianesimo assurge a religione istituzionale, che il libro delle Scritture conosce uma diffusione larga e inarrestabile e nel contempo uma grande variet di modelli a seconda di usi e funzioni: da esemplari a uso devozionale privato a libri per le letture comunitarie e l esigenze del culto, fino a codici di qualit assai alta riservati all ostensio conciliare o alle pompae liturgiche, o semplicimente posseduti come oggetti di prestigio e manifestazione di oppulenza ( CAVALLO, 2004. p. 10)6.

A prpria escritura bblica insiste nesta relao numa forma de auto-representao ou metalinguagem em diversas passagens significativas do Novo Testamento: traga os livros e, sobretudo os pergaminhos, dizia So Paulo a So Timteo no Primeiro Sculo Cristo (REDALI, 1994):

Somente a partir do sculo IV, comeando do momento no qual Cristianismo sobe a religio institucional, em que o livro das Escritas sabe uma difuso larga e incontrolvel e ao mesmo tempo uma grande variedade de modelos de acordo com usos e funes: de exemplares de uso devocional privado a livros para a leitura comunitria e as exigncias do culto, at cdigos de alta qualidade reservados ostensioconciliar ou para as pompas litrgicas. Ou mesmo, simplesmente possudos como objetos de prestgio e manifestao de opulncia.

La frase in s assai semplice, h implicazioni altrimenti significative, giacch segna linizio del rapporto sterttissimo che verr ad instaurarsi tra Cristianesimo e cultura scritta (CAVALLO, 2004. p. 9)7.

Esta escolha que se verifica j nos primrdios no s registra esta estreita relao entre cristianismo e escritura, mas como se sabe foi especificamente em favor do livro, em forma de cdigo, que triunfa sobre a forma livresca do rtulo. E mesmo reconhecendo que a sociedade (proto) medieval analfabeta, a Igreja, com suas mediaes (homilias, afrescos, catequese e lectio) superam esta barreira e isto porque, estes fiis sabem que o ensinado, pregado ou pintado provinha da autoridade do escrito, da comunicao do livro:
Perci il biografo cristiano, mettendo da parte ogni vano desiderio di gloria mondana, sia che ponesse il prprio nome sul frontespizio della sua opera, sia che lo omettesse, doveva aspirare unicamente allaeternum praemium che Dio gli avrebbe dispensato al termine della sua vita terrena, prprio in vista del suo conseguimento avrebbe dovuto scegliere soltanto argomenti utili alla salvezza dei lettori, contribuendo cos direttamente anche alla propria (CATALBIANO, 1996. p. 94)8.

Giuglia Piccaluga apontava a questo da funo das tradies de textos mgicosacrais. Enquanto fontes mticas ou poticas das origens ancestrais. Como forma de prova da histria, que, quase de modo ex-evento, l o mundo transversal sua materialidade, em busca de penetrar mais profundamente no destino, em particular a cidade de Roma. Isto , as relaes entre Escritura e Milagre (PICCALUGA, 1998: 37-62). O mesmo ocorre na obra monumental de Ernest Curtius, que atravs do tempo, desenha uma trajetria da concepo mgica e sacra do Livro, que atinge seu auge na Idade Mdia, quando a Bblia ocupa o centro da leitura, da interpretao, da conservao e escriturao de monges e clrigos (CURTIUS, 2002: 335-385). No caso da kabala hebraica, na qual o sistema de alegorismo grfico um dos mais aperfeioados e complexos que se conhece, aos elementos alfabticos so atribudos significados mgicos
7

A frase em si mesma, muito simples, possui implicaes significantes, j que ela assinala desde o princpio uma estreitssima relao que vir a estabelece-ser entre Cristianismo e a cultura escrita. Por isso o bigrafo cristo, apartando todo desejo vo de glria mundana, mesmo que tenha fixado o prprio nome na fachada de seu trabalho, ou que omitiu, ele tinha que aspirar completamente ao praemium de aeternum que Deus dever distribuir ao trmino de sua vida terrestre, prprio em vista de sua consecuo ele teria tido que escolher s assuntos teis salvao dos leitores, contribuindo assim, to diretamente tambm ao prpria.
8

de maneira direta, pelo qual, cada elemento alfabtico exprime por si mesmo (na sua iconografia e estrutura) um determinado valor. Pode-se verificar tambm, por outro lado, uma forma mediada, pois no se atribui rigorosamente aos sinais grficos um sistema de smbolos mgicos, mas escritura na sua complexidade, pgina escrita, aos elementos ornamentais, ou ao prprio livro:
LAntichit pagana nella sua fase religiosa conclusiva attribu al libro um senso di salvazione e di sacralit. I poemi omerici erano allora divenuti i libri sacri del paganesimo (...) i libri santissimi (...) (CURTIUS, 2000. p. 341)9.

No caso da Fundao de Roma interveno da Escritura atribudo um valor mtico na apario de uma inscrio sob o monte Capitlio:
Come gi a suo tempo la grcia aveva favoleggiato dellavvento della grfica dal cielo, da improbabile paesi orientali, dallinconscio domnio della natura, cosi Roma racconter di come le litterae le fossero giunte dallArcadia primordiale e prelunare, e continuassero ad apparire, nel tempo delle origini, dalla profondit di quella zona appena aperta dallaratro da cui spunt Tages gi belle pronto a dettare i libri profetici (PICCALUGA, 1998. p. 40)10.

Mas o Cristianismo permanece incontestavelmente a civilizao do Livro (STELLADORO apud CAVALLO, 2004: 27-41). E mesmo, no se esquecer, que a concepo crist do livro, significava na Idade Mdia, um meio para a Salvao da alma: leggere per salvare lanima (PARKES apud CAVALLO, 2000: 71-90).
Il libro ebbe suo riconoscimento pi alto dal Cristianesimo. Il Cristianesimo fu una religione del libro sacro. Lnico Dio che larte antica abbia raffigurato com un rotolo scritto fra le mani Cristo. Fin dallinizio, e poi per tutta lepoca iniziale, il Cristianesimo produsse sempre nuovi libri sacri, documenti della fede come vangeli, lettere degli apostoli, apocalissi, atti dei martiri, vite dei santi e libri liturgici (CURTIUS, 2000. p. 345.)11.

A antiguidade pag em sua fase religiosa conclusiva atribuiu ao livro um senso de salvao e santidade. Os poemas homricos tornaram-se ento os livros sagrados do paganismo' (...) os livros santos (...).
10

Como j em seu tempo a Grcia tinha contado contos sobre advento da grfica do cu, de pases orientais improvveis, do domnio inconsciente da natureza. Assim Roma contar de que maneira as litteraes tenham vindo ela da Arcdia primordial e prelunar e continuassem se aparecendo, no tempo das origens, da profundidade daquela zona h pouco aberta pelo arado de qual brotou o Tibre, j pronto para ditar os livros profticos. O livro teve seu reconhecimento mais alto do Cristianismo. O Cristianismo era uma religio do livro sagrado. O nico Deus que a arte antiga representou com uma escritura de rolo entre as mos isto o Cristo. Desde o
11

Retomando as distines de Le Goff entre imaginrio, representao, simblico e ideolgico, como ponto de partida, ele afirma que as relaes internas entre a imaginao e o imaginrio tem um papel esencial na produo do imaginrio (LE GOFF, 1997. p. 40). Concluso Para a leitura do texto cristo, por excelncia, a Bblia foi fundamental privilegiada primavera da histria da literatura, ocorrida sob os estudos da historiografia francesa e europia, em particular, nestes ltimos quarentas anos. Neste perodo, evoca-se o indispensvel carter de seus resultados em busca da realidade para toda a discusso historiogrfica: a releitura dos sentimentos religiosos encarnados no Imaginrio da cultura e na mentalidade crist, europia e medieval (GUINZBURG, 2002; 2003). Assim, o conceito de imaginrio joga um papel decisivo na recepo de textos medievais, dadas s prprias circunstncias da cultura religiosa. Sobretudo, ao pensar que a leitura medieval eminentemente bblica, assim como a arte, esta depende do texto sagrado, como fonte. Os centros de cultura estavam baseados sobre a cpia e a conservao de manuscritos. As questes da interpretao permanecem nos muros dos mosteiros e ambientes eclesisticos (BISCHOFF, 2003; BAGLIANI, 1997).
A fico assim existe apenas na lngua, muito embora esta existncia impossvel conquanto indispensvel seja constituda de um modo tal a tomar de emprstimo da lngua ser carter de realidade, para que no crie um anlogo para a representabilidade daquilo que no cabe na lngua (Cf. KUEHN, 1997. p. 332).

Em outras palavras, a emergncia do Cristianismo (proto) Medieval est vinculada, desde o incio, ao desenvolvimento do livro como instrumento intrnseco sua natureza religiosa, e, ao mesmo tempo, crucial sua estratgia cultural, que exercer sobre a sociedade culta antiga um deslocamento da funo e do uso do livro (PETRUCCI, 2003).
As leituras interrompem as vidas prticas dos leitores apenas para as chamar para mais ao; porque, se a leitura constitui um passatempo que interrompe uma vida prtica, constitui igualmente o primeiro momento num possvel redireccionamento da vida de algum. Na leitura afirma Ricoeur, o leitor perde a conscincia de forma a poder, no fim, tomar
comeo, e ento para a poca inicial inteira, o Cristianismo sempre produziu livros sagrados novos, documentos da f como Evangelho, as cartas dos apstolos, apocalipses, as aes dos mrtires, vida dos santos e livros litrgicos.

10

conscincia de si de um modo diferente (KAELIN apud HAHN, 1999. p. 179-180).

Referncias bibliogrficas ANDREI, O. LEsamerone Cosmico e le Chronographiae di Giuglio Africano. In: La Narrativa Cristiana. In: Studia Ephemeridis Augustionianum 50 (1995), Roma, p. 165183. ASSUNTO, R. Scrittura come figura, figura come segno. In: Rassegna della Istruzione Artstica, II, 1967. BESANON, Alain. A Imagem Proibida. Uma Histria Intelectual da Iconoclastia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. CANCIK, H.et alii (ed.) Geschichte-Tradition-Reflexion. I-III Bnde. Tbingen: J.C.B. Mohr, 1996. CATALBIANO, Matilde. Litterum Lumen. Ambienti Culturali e Libri tra il IV e il V secolo. Studia Ephemeridis Augustinianum 55 (1996), Roma. CAVALLO, Guglielmo. (org.). Storia della Lettura. Guida e Storia. 4a Edio: BariRoma: Laterza, 2000. ________________. Diffusione e Ricezione dello Scritto nellAntichit cristiana: Strumenti manieri mediazioni. In: Comunicazione e Ricezione del Documento cristiano in poca tardoantica. Roma: Patristicum, 2004, p. 9-25. CHRISTIN, Anne-Marie. Da Imagem Escrita. In: SSSEKIND, Flora (org.). A Historiografia Literria e as tcnicas da Escrita. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 2004, p. 279-292. CURTIUS, Ernest Robert. Il Libro come Smbolo. In: _______________. Letteratura europea e Mdio Evo latino. 2a edio: Firenze: La Nuova Itlia, 2000, p. 335-385. DELORT, R. La Vita Quotidiana nel Medioevo, 5a Edio. Roma-Bari: Laterza, 2005. DUVAL, Yves-Marie (ed.). LAffaire Jovinien. DUne Crise de la Socit Romaine une Crise de la Pense Chrtienne la Fin du IV et au Debut du V Sicle. Roma, 2003. GILSON, E. A Filosofia da Idade Mdia. So Paulo: M. Fontes, 1999; DE LIBERA, A. A Filosofia Medieval. So Paulo: Loyola, 1998. GINZBURG, C. Os queijos e os Vermes. O Cotidiano e as Idias de um Moleiro Perseguido pela Inquisio. 3a Edio. So Paulo: Companhia das Letras, 2002, espec. p. 15-31. __________. Os Andarilhos do Bem. Feitiarias e Cultos Agrrios nos sculos XVI e XVII. 2a Edio. So Paulo: Companhia das Letras, 2001, espec. Ps-Escrito de 1972. GUMBRECHT, H.U. Modernizao dos Sentidos. So Paulo: Ed.34, 1998. _________________. Em 1926. Vivendo no limite do tempo. Rio de Janeiro: Record, 1999. 11

_________________. Breve Romance Epistemolgico. In: OLINTO Krieger et alii. Novas Epistemologias, Desafios para a Universidade do Futuro. Rio de Janeiro: PUC/Nau, 1999, p. 61-76. ________________. Produo de Presena Perpassada de Ausncia sobre Msica, Libreto e encenao. In: Palavra 7 (2001), p. 10-18. GURIVITCH, A. A Sntese histrica e a Escola dos Anais. So Paulo: Perspectiva, 2003. HARRISSVILLE R.A. & SUNDBERG, W. The Bible in Modern Culture. Theology Historical-Critical from Spinoza to Ksemann. Michigan: Grands Rapids, 1995. KAELIN, Eugene F. A Esttica de Paul Ricoeur: Sobre como Entender uma Metfora. In: HAHN, Lewis Edwin. A Filosofia de Paul Ricoeur. 16 Ensaios e Respostas de Paul Ricoeur aos seus crticos. Lisboa: Instituto Piaget. 1999, p. 171-190. LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito da Idade Mdia. Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1980. _______________. LImmaginario Medievale. In: CAVALLO, Guglielmo. Lo Spazio Letterario del Medioevo. 1. Il Medieoevo Latino. Vol. IV. LAttualizzazione del testo. Roma-Bari: Laterza, 1997, p. 2-42. ________________. Histria e Memria. 3a edio. So Paulo: Unicamp, 2003. ________________. Du Ciel sur la Terre. La Mutation du valeurs du XIIe au XIIIe sicle dans LOccident chrtien. In: ___________. Hros du Moyen ge, le Saint et le Roi. Paris: Quarto/Gallimard, 2004, p. 1263-1282. _______________. A Civilizao do ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2005. _______________. As Razes Medievais da Europa. Petrpolis: Vozes, 2007. LE GOFF e SCHMIDT, Jean-Claude. Dicionrio Temtico do Ocidente Medieval. I-II Vols. Bauru/So Paulo: Edusc/Imprensa Oficial-SP, 2002. LIMA VAZ, H. C. A Fisionomia do sc. XIII. In: __________. Escritos de Filosofia. So Paulo: Loyola, 1986, p. 11-33. MARASCO, G.(ed.) Filostroghio. Cultura, Fede e Politica in uno storico Ecclesiastico del V secolo. Roma, 2005. MENOCAL, M. R. O Ornamento do Mundo. Como muulmanos judeus e cristos criaram uma cultura de tolerncia na Espanha Medieval. Rio de Janeiro: Record, 2004. MILBANK, J. Theology & Social Theory. Beyond Secular Reason. Orford/Cambridge: Blackwell, 1990. PETRUCCI, Antonio. La Concezione cristiana del Libro fra il VI e VII secolo. In: CAVALLO, G. (ed.). Libri e Lettori nel Medioevo. Guida Storica e critica. 5a Edio. Roma-Bari: Laterza, 2003, p. 3-26. PARKES, M., Leggere, scrivere, interpretare il Test: pratiche Monastiche nellalto Medioevo. In: CAVALLO, G. (org.) Storia della Lettura. 4a Edio. Roma-Bari: Laterza, 2000, p. 71-90.

12

PICCALUGA, Guiglia. Strutture arcaiche per uma sacralit nuova: in vista di umanalisi storico-religiosa dei Vangeli Apocrifi. In: La Narrativa Cristiana Antica. Codici narrativi, strutture formali, Schemi retorici. Roma: Patristicum, 1995, p. 157-168. __________________. I Testi Mgico-sacrale, in CAVALLO, G. (org.), Lo spazio letterario di Roma Antica. 2a Edio: Vol. I. Roma: Salerno, 1998, p. 37-62. PINHEIRO, A. V. Da Sacralidade do Pergaminho Essncia Inteligvel do Papel. In: DOCTORS, M. A Cultura do papel. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999, p. 65-80. REDALI, Y. Paul aprs Paul, Le temps, le salut, la morale selon les ptres Timothe et Tite. Gnve: Labor et Fides, 1994. RUGGINI, C. L., Sulla Cristianizzazione della Cultura Pagana. In: Athenaeum, Pavia, vol. 43, n. I-II, p. 3-81, 1965. SAENGER, Paul. Leggere nel Tardo-Medievo. In: CAVALLO, Guglielmo (ed.). La Storia della Lettura nellOccidente. 3a Edio. Roma-Bari: Laterza, 2004, p. 117-154. SCHMITT, J.-C. Imagens. In: LE GOFF et SCHMITT J.-C. (org.). Dicionrio Temtico do Ocidente. Vol. I. Bauru: Edusc, 2002, p. 591-605. DUBY, G. Histria Artstica da Europa. Idade Mdia. Tomos I-II, So Paulo: Paz e Terra, 1998. STELLADORO, Maria. Il Documento cristiano fra IV e VI secolo: forme e ideologia, committenza, Testo e Immagine. Alcuni esempi. In: Comunicazione e Ricezione del Documento cristiano in poca tardoantica, Roma: Patristicum, 2004, 27-41. VERNANT, J.-P. Religio, Objeto de Cincia? In: _________. Entre Mito & Poltica, Edusp, 2001, p. 87-94. THISELTON, A.C. New Horizons in Hermeneutics. The Theory and Practice of Transforming Biblical Readind. Michigan: Zondervan, 1992.

Seguimos de perto o texto de LE GOFF. LImmaginario Medievale. p. 11-42.

13

Vous aimerez peut-être aussi