Vous êtes sur la page 1sur 53

O Significado Do Natal

O Natal surge como o aniversrio do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas catlicas mais importantes. Inicialmente, a Igreja Catlica no comemorava o Natal. Foi em meados do sculo IV d.C. que se comeou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Jlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, j que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicaes para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnlia dos romanos e com as festas germnicas e clticas do Solstcio de Inverno, sendo todas estas festividades pags, a Igreja viu aqui uma oportunidade de

cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotao pag. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada chegada dos Reis Magos e no ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal , assim, dedicado pelos cristos a Cristo, que o verdadeiro Sol de Justia (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo Pscoa. Apesar de ser uma festa crist, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradies pags, em parte germnicas e em parte romanas.

Sob influncia franciscana, espalhouse, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construrem prespios, j que estes reconstituam a cena do nascimento de Jesus. A rvore de Natal surge no sculo XVI, sendo enfeitada com luzes smbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradio de Natal a troca de presentes, que so dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradio de cada pas.

Apesar de todas estas tradies serem importantes (o Natal j nem pareceria Natal se no as cumprssemos), a verdade que no nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um nico propsito: o de justificar os nossos pecados atravs da sua prpria morte. Nesses tempos, sempre que algum pecava e desejava obter o perdo divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifcio. Ento, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade atravs da Sua morte, para que um dia possamos alcanar a vida eterna, por intermdio Dele, Cristo, Filho de Deus.

Assim, no se esqueam que o Natal no se resume a bonitas decoraes e a presentes, pois a sua essncia o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por ns, Jesus Cristo.

O Natal em Portugal (Costumes e Ritos)

O Natal , sem dvida, uma das celebraes mais complexas do calendrio portugus, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimnias da liturgia crist comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros. Actualmente, devido a uma crescente globalizao, o Natal portugus comea a ser influenciado por outras culturas, sobretudo atravs dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendncia a substituio do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os tradicionais prespios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notrios da estaturia popular portuguesa) tm agora de coexistir com a rvore de Natal, de origem certamente germnica. Contudo, isto no quer dizer que as tradies natalcias portuguesas desapareceram!

No dia 24 Dezembro, vspera de Natal, noite, em certas partes do pas (especialmente no norte) tem lugar a ceia de Natal (chamada de consoada), nesta serve-se bacalhau cozido e a doaria cerimonial (rabanadas, sonhos, mexidos, etc.). Ainda no dia 24, no final da ceia, h a missa do galo meia-noite, embora actualmente esta missa esteja a cair em desuso. No prprio dia 25, h um jantar melhorado com carnes diversas, em algumas zonas do pas no almoo do dia 25 servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior. Um costume j quase esquecido o de durante a ceia do dia 24 evocar-se os mortos, com o seu lugar mesa, fazendo-se uma duplicao da ceia para eles numa outra sala. Em certas zonas queima-se cepo do Natal, particular (nos lares), ou pblico (nos adros), volta do qual se cantam canes tradicionais portuguesas. O Natal uma ocasio de ofertas e presentes cerimoniais: as consoadas.

A Entrega das Consoadas e dos Presentes

Nota inicial: Em Portugal, a distino popular entre consoadas e presentes a seguinte: As ofertas feitas, no Natal, aos familiares e amigos designam-se de presentes; j as restantes, efectuadas muitas vezes como forma de agradecimento ou como demonstrao de respeito e considerao, recebem o nome de consoadas. Embora, na prtica, estas palavras sejam sinnimos, s que as consoadas referem-se apenas aos presentes oferecidos no Natal. O termo consoada serve no s para designar o banquete familiar da noite de Natal, mas tambm utilizado para descrever a entrega de presentes na poca de natalcia (at aos Reis) como forma de demonstrar a considerao ou o afecto que se tem por essas pessoas. H quem considere que a tradio da entrega de presentes no Natal surgiu graas lembrana da entrega de presentes ao

Menino Jesus por parte dos Reis Magos. Os presentes da Natal foram ideia do Papa Bonifcio no sculo VII. No dia de Reis, ele distribua po entre o povo e em troca recebia presentes. No entanto, este costume surgiu na Roma Antiga e tem uma origem pag. O costume das consoadas estabeleceu-se em Roma na mais alta antiguidade. Nesta poca, enviavam-se ramos cortados num bosque consagrado deusa Estrnia ou Estrnua, aos magistrados, como testemunho de deferncia. Posteriormente, comearam-se a oferecer figos, passas, mel, medalhas de prata ou ouro, entre outros. Houve uma generalizao to grande no Imprio da entrega de consoadas, que todo povo ia desejar um bom ano novo ao imperador, para isso levavam-lhe como presente dinheiro. Tambm em Roma, nas saturnlias, festas de homenagem ao deus Saturno, realizadas em meados de Dezembro, era comum as pessoas trocarem velas de cera e estatuetas ou bonecos de terracota. Tambm entre os Gauleses existia, provavelmente, o hbito da entrega das consoadas. Estes repartiam entre si ramos de plantas no primeiro dia do ano. J na Idade Mdia, as consoadas constituam verdadeiras trocas, ao contrrio por exemplo de Roma, onde que m recebia as consoadas (o

Imperador) no as retribua. Nesta poca, os presentes eram dados tantos por crianas como por adultos. O costume de colocar presentes debaixo da rvore de Natal surgiu no reinado de Elisabeth I (filha de Henrique VIII) na Inglaterra, no sculo XVI. Esta rainha organizava as festas natalcias, recebendo muitos presentes. A nmero de presentes era de tal forma elevado, que era impossvel recebe-los directa e pessoalmente. Assim, adoptou-se o costume de se deixarem esses mesmos presentes debaixo da rvore de Natal montada nos jardins do palcio, em vez de se entregarem pessoalmente. A entrega de presentes no dia de Natal sobretudo atribuda ao Pai Natal, mas tambm h quem a atribua ao Menino Jesus (com era o caso de Portugal h algumas dcada atrs), por fim nos pases em os os presentes so oferecidos no dia 6 de Janeiro, dia de Reis (como o caso de Espanha) considera-se que quem d os presentes so os Reis Magos. Em alguns pases europeus os presentes so dados no dia 6 de Dezembro, durante a comemorao da Festa de S. Nicolau, patrono das crianas.

A verdadeira Histria do Pai Natal


O Pai Natal tem vrios nomes dependo do pas e cultura, mas independentemente do nome que ele recebe, trata-se sempre de S. Nicolau, um senhor muito simptico e generoso, que nasceu no ano de 350 d.C., em Patara. Depois de viajar por muitos stios, S. Nicolau decidiu ir viver em Mira, onde anos mais tarde tornou-se bispo da Igreja Catlica. Muitos milagres lhe so atribudos e grande parte destes relacionam-se com a doao de presentes. Ele, hoje, ainda vivo j que a sua Fonte de Vida a crena das pessoas na sua existncia, quando ningum mais acreditar no Pai Natal quando ele morre! Actualmente ningum sabe ao certo onde que o Pai Natal vive, uns dizem que na Noruega, outros dizem que na Finlndia e ainda outros dizem que ele vive no Plo Norte. A verdade que o Pai Natal no quer que ningum saiba onde que ele mora, para conseguir trabalhar sem ser incomodado, pois o seu trabalho no se resume a distribuir os presentes na noite de Natal, tambm necessrio fazer os presentes, saber o que cada criana pediu e o que cada uma realmente merece.

O Pai Natal tem uma lista, que actualmente j computorizada, de todas as crianas do mundo. O Pai Natal e os seus ajudantes, os duendes, atravs dessa lista sabem onde que cada criana mora e assim podem observar o seu comportamento ao longo do ano.

Para conseguir entregar todos os presentes numa s noite, o Pai Natal tem de usar a sua magia, tanto o seu tren como as suas renas so mgicas. As renas do Pai Natal so nove: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder, Blitze e Rodolfo. A rena que lidera o tren o Rodolfo, j que este tem um nariz brilhante que ilumina todo o caminho. Para mandar a tua carta ao Pai Natal podes utilizar 3 mtodos diferentes: Enviar pelo correio: Enviar um e-mail pela Internet; Simplesmente deixar a tua carta no prespio de tua casa (o Pai Natal ou um dos seus ajudantes vai l busca-la). Independentemente do mtodo que escolheres deves sempre dizer aos teus pais quais so os presentes que queres, porque s vezes os ajudantes do Pai Natal so desorganizados e

perdem as cartas. Quando isso acontece, o Pai Natal manda um dos seus ajudantes ir perguntar aos teus pais o que que tu pediste. Por vezes os meninos recebem presentes que no corresponde ao que pediram, isso acontece por vrios motivos: No te portastes bem e o Pai Natal acha que tu no mereces o que pediste; A tua lista muito grande e o Pai Natal no te pode dar tudo o que pediste, pois ele tambm tem de dar presentes aos outros meninos; O Pai Natal no d presentes que os teus pais no te dariam (exemplo: brinquedos perigosos). Quando o Natal acaba, o Pai Natal vai de frias com a Me Natal, afinal ele trabalhou muito e tem de recuperar as suas foras para no prximo ano voltar a preparar tudo para que o Natal seja um sucesso.

Pai Natal e S. Nicolau


A histria do Pai Natal | Antecedentes | A lenda de S. Nicolau | Evoluo

A histria do Pai Natal O Pai Natal associado ideia de um homem j

com uma certa idade, gorducho, de faces rosadas, com uma grande barba branca, que veste um fato vermelho e que conduz um tren puxado por renas que conseguem voar mesmo no tendo asas. Segundo a lenda, na noite de Natal este simptico senhor visita todas as casas, desce pela chamin e deixa presentes a todas as crianas que se comportaram bem durante todo o ano.

A personagem do Pai Natal baseia-se em S. Nicolau e a ideia de um velhinho de barba branca num tren puxado por renas (o mesmo transporte que usado na Escandinvia) foi introduzida por Clement Clark More, um ministro episcopal, num poema intitulado de "An account of a visit from Saint Nicolas" (traduo: Um relato da visita de S. Nicolau) que comeava de seguinte modo 'The night before Christmas (que em portugus significa "Na noite antes do Natal"), em 1822. More escreveu este poema para as suas filhas e hesitou em public-lo porque achou que dava uma imagem frvola do Pai Natal. Contudo, uma senhora, Harriet Butler, teve acesso ao poema atravs do filho de More e decidiu lev-lo ao editor do jornal Troy Sentinel, em Nova Iorque, o qual publicou o poema no Natal do ano seguinte em 1823. A partir da, vrios jornais e revistas publicaram o poema, mas sempre sem se

mencionar o seu autor. S em 1844, que More reclamou a autoria do poema!

O primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanrio Harpers Weekly no ano de 1866. Assim, a criao da imagem actual do Pai Natal no da autoria da Coca-Cola, como muitos pensam.

Antecedentes

As razes da histria do Pai Natal remontam ao folclore europeu e influenciaram as celebraes do Natal por todo o mundo. A figura do Pai Natal baseia-se em S. Nicolau, padroeiro da Rssia, da Grcia, dos marinheiros e das crianas. A nica coisa que se sabe com certeza sobre a vida de S. Nicolau que este foi bispo de Mira na Lcia, que se situa no sudoeste da sia Menor, no sculo IV d.C. Antes de estar relacionado com as tradies e lendas de Natal, S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianas e por oferecer generosos presentes aos mais pobres. Pode-se duvidar da autenticidade de muitas das histrias relacionadas com S. Nicolau, mas mesmo assim a lenda

espalhou-se por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes. Os smbolos de S. Nicolau so trs bolas de ouro. Diz a lenda que numa ocasio ele salvou da prostituio trs filhas de um homem pobre ao oferecer-lhes, em trs ocasies diferentes, um saco de ouro; uma outra lenda que depois da sua morte salvou trs oficiais da morte aparecendo-lhes, para isso, em sonhos. O dia de S. Nicolau era originalmente celebrado no dia 6 de Dezembro, sendo este o dia em que se recebiam os presentes. Contudo, depois da reforma, os protestantes germnicos decidiram dar especial ateno a ChristKindl, ou seja, ao Menino Jesus, transformando-o no distribuidor de presentes e transferindo a entrega de presentes para a Sua festa a 25 de Dezembro. Quando a tradio de S. Nicolau prevaleceu, esta ficou colocada no prprio dia de Natal. Assim, o dia 25 de Dezembro passou a englobar o Natal e o dia de S. Nicolau. Contudo, em 1969, devido vida do santo estar escassamente documentada, o Papa Paulo VI ordenou que a festa de S. Nicolau fosse retirada do Calendrio Oficial Catlico Romano. Mesmo assim, todos os anos, na poca de Natal, em muitas partes do mundo, anncios, cartes de boas festas, decoraes sazonais e a presena de pessoas vestidas de Pai Natal documentam a moderna lenda do Santa Claus (contraco de Santus Nicholaus).

Crianas de todo o Mundo escrevem cartas ao Pai Natal, nas quais dizem quais so os seus desejos, e, na noite de Natal, algumas deixam-lhe comida e bebida para uma rpida merenda. A lenda de S. Nicolau

Como j foi dito anteriormente pode duvidar-se da autenticidade de algumas das histrias relacionadas com S. Nicolau. Ele viveu em Mira na Lcia, no sudoeste da sia Menor (onde hoje se situa a Turquia). Filho de Eipifnio e Joana, devotos cristos, que lhe deram o nome de Nicolau que significa pessoa virtuosa, este nasceu em 350 d.C., em Patara, uma cidade com um porto movimentado. Nicolau pertencia a uma famlia abastada e, segundo a lenda, cedo deu sinais da sua bondade. Uma das histrias mais conhecidas sobre a sua generosidade relata que, ao saber que na sua cidade um homem bastante pobre estava decidido a encaminhar as suas trs filhas para a prostituio, j que no tinha dinheiro para lhes dar um dote, Nicolau decidiu deixar s escondidas um saco cheio de ouro para a filha mais velha, j que esta estava em idade de casar e logo era a que necessitava mais do dote. Nicolau repetiu o acto por mais duas vezes, ou seja, sempre que uma das filhas atingia a idade para casar. Segundo a mesma lenda, Nicolau colocava o saco dentro da casa pela chamin, onde secavam algumas meias (da o hbito

das crianas, em alguns pases, deixarem meias na chamin espera dos presentes). Os pais de Nicolau morreram cedo. Ento, por recomendao de um tio, que o aconselhou a ir visitar a Terra Santa, Nicolau decidiu viajar at Palestina e depois ao Egipto. Durante a viagem, houve uma tempestade, que segundo a lenda, acalmou milagrosamente, quando Nicolau comeou a rezar com toda a sua F. Foi este episdio que o transformou no padroeiro dos marinheiros e pescadores. Quando voltou da sua viagem, decidiu que no queria viver mais em Patara e mudou-se para Mira, onde viveu na pobreza, j que tinha doado toda a sua herana aos mais pobres e desfavorecidos. Quando anos mais tarde o bispo de Mira morreu, os ancies da cidade no conseguiam decidir quem seria o seu sucessor, j no sabendo o que fazer os ancios decidiram pr o problema nas mos de Deus. Segundo a lenda, nessa mesma noite o ancio mais velho sonhou com Deus, e Este dizia-lhe que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte seria o novo bispo de Mira. Como Nicolau tinha j o hbito de se levantar cedo para ir rezar igreja, foi o primeiro homem a entrar nela e logo foi indicado bispo. S. Nicolau morreu a 6 de Dezembro de 342. Em meados do sculo VI, o santurio onde este foi sepultado transformou-se

numa nascente de gua. Em 1087, os seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itlia., que se tornou num centro de peregrinao em sua homenagem. Milhares de milagres foram creditados como cedo sua obra, actualmente S. Nicolau um dos Santos mais populares entre os cristos e milhares de igrejas por toda a Europa receberam o seu nome (s em Roma existem 60 igrejas com o seu nome, na Inglaterra so mais de 400). Evoluo:

Pai Natal S. Nicolau Pai Natal (Alemanha) (Amrica 1800) Pai Natal (Amrica)

A Imagem Pai Natal

Ao contrrio do que muitas pensam, a imagem do Pai Natal vestido de vermelho e com barba branca no da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola. certo que, durante muito tempo, o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho. Tambm correcto que, nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem. Sundblom escolheu o vermelho e branco da Coca-Cola para vestir o Pai Natal.

(Curiosidade: Os desenhos do Pai Natal criados por Sundblom para a Coca-cola so

auto-retratos, j que o simptico Pai Natal por ele desenhado possua a sua prpria cara!). Contudo, Sundblom no foi original na sua escolha, j que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanrio Harpers Weekly, no ano de 1866. Nast foi um grande cartonista americano. Este trabalhava para o jornal "Harper's Weekly", aproveitando o espao que lhe era reservado no jornal para fazer crtica poltica e para abordar os problemas sociais da poca. No final da dcada de 1880, Nast comeou a fazer uma edio especial de Natal para o seu jornal, contudo os desenhos deste era a preto e branco. Mesmo assim, a autoria do senhor vestido de vermelho e de barbas brancas pertence a Nast, j que ele em 1866 criou um livro ilustrado a 4 cores intitulado de "Santa Claus and his work" , onde aparece desenhado pela primeira vez o Pai Natal tal como o conhecemos hoje! Este livro foi includo na edio de Natal do "Harper's Weekly" desse mesmo ano. Assim, surgiu o simptico senhor gorducho, de barbas brancas, alegre, com um grande saco cheio de presentes e com uma roupa vermelha e branca. Neste livro est tambm presente a oficina no Plo Norte, os ajudantes do Pai Natal e a sua esposa, a Me Natal.

Nast, em 1870, fez um segundo livro ilustrado denominado de "The nigth before christmas". Mesmo assim, durante dcadas (inclundo no nicio no sculo XX), o Pai Natal, por vezes, era retratado de maneira diferente: magro, vestido com outras roupas e cores, etc. Contudo, um facto indiscutvel que a criao da actual imagem do Pai Natal no pertence Coca.-Cola. Alis, muitos utilizaram a imagem criada por Nast antes da Coca Cola.

Nota: 1. Para ver alguns exemplos da utlizao da imagem do Pai Natal vestido de vermelho e de barbas brancas desde Nast at ao primeiro anncio da Coca-Cola, onde ele aparece, v a: http://jipemania.com/coke/natal/sovb/index.html

2. Para ver algumas anncios de Natal da Coca-Cola com o Pai Natal (e tambm de outras marcas), v a: http://jipemania.com/coke/index.html.

rvore de Natal

Antecedentes | rvore de Natal como hoje a conhecemos | rvore de Natal em Portugal Antecedentes A rvore de Natal um pinheiro ou abeto, enfeitado e iluminado, especialmente nas casas particulares, na noite de Natal. A tradio da rvore de Natal tem razes muito mais longnquas do que o prprio Natal. Os romanos enfeitavam rvores em honra de Saturno, deus da agricultura, mais ou menos na mesma poca em que hoje preparamos a rvore de Natal. Os egpcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casa no dia mais curto do ano (que em Dezembro), como smbolo de triunfo da vida

sobre a morte. Nas culturas clticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maas douradas para festividades tambm celebradas na mesma poca do ano. Segundo a tradio, S. Bonifcio, no sculo VII, pregava na Turngia (uma regio da Alemanha) e usava o perfil triangular dos abetos com smbolo da Santssima Trindade (Pai, Filho e Esprito Santo). Assim, o carvalho, at ento considerado como smbolo divino, foi substitudo pelo triangular abeto. Na Europa Central, no sculo XII, penduravam-se rvores com o pice para baixo em resultado da mesma simbologia triangular da Santssima Trindade.

rvore de Natal como hoje a conhecemos

A primeira referncia a uma rvore de Natal surgiu no sculo XVI e foi nesta altura que ela se vulgarizou na Europa Central, h notcias de rvores de Natal na Litunia em 1510. Diz-se que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que aps um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de cu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem famlia sob a forma de rvore de Natal, com uma

estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o cu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus. O costume comeou a enraizar-se. Na Alemanha, as famlias, ricas e pobres, decoravam as suas rvores com frutos, doces e flores de papel (as flores vermelhas representavam o conhecimento e as brancas representavam a inocncia). Isto permitiu que surgisse uma indstria de decoraes de Natal, em que a Turngia se especializou. No incio do sculo XVII, a Gr-Bretanha comeou a importar da Alemanha a tradio da rvore de Natal pelas mos dos monarcas de Hannover. Contudo a tradio s se consolidou nas Ilhas Britnicas aps a publicao pela Illustrated London News, de uma imagem da Rainha Vitria e Alberto com os seus filhos, junto rvore de Natal no castelo de Windsor, no Natal de 1846. Esta tradio espalhou-se por toda a Europa e chegou aos EUA aquando da guerra da independncia pelas mos dos soldados alemes. A tradio no se consolidou uniformemente dada a divergncia de povos e culturas. Contudo,

em 1856, a Casa Branca foi enfeitada com uma rvore de Natal e a tradio mantm-se desde 1923.

rvore de Natal em Portugal Como o uso da rvore de Natal tem origem pag, este predomina nos pases nrdicos e no mundo anglo-saxnico. Nos pases catlicos, como Portugal, a tradio da rvore de Natal foi surgindo pouco a pouco ao lado dos j tradicionais prespios. Contudo, em Portugal, a aceitao da rvore de Natal recente quando comparada com os restantes pases. Assim, entre ns, o prespio foi durante muito tempo a nica decorao de Natal. At aos anos 50, a rvore de Natal era at algo mal visto nas cidades e nos campos era pura e simplesmente ignorada. Contudo, hoje em dia, a rvore de Natal j faz parte da tradio natalcia portuguesa e j todos se renderam aos Pinheirinhos de Natal!

Jesus (A Vida)

Jesus, em hebreu, Jehoshua, abreviado em Jeshua, que quer dizer Jav, a salvao, o filho de Deus, segundo o Evangelho, e o Messias anunciado pelos profetas. Nasceu em Belm da Virgem Maria, em 25 de Dezembro do ano de 749 de Roma, embora o clculo feito no sculo VI pelo frade Dionsio, e que serve de cronologia da era crist, colocou o nascimento, erradamente, no ano de 754. Jesus morreu crucificado, no ano 33 da era moderna. Segundo os Evangelhos, o prespio que serviu de bero ao Menino Jesus foi visitado pelos Reis Magos do Oriente (Baltasar, Belchior e Gaspar). O rei da Judeia, Herodes, sabendo que chegada do Messias era anunciada para essa poca pelos antigos profetas, ordenou que todos os recm-nascidos fossem assassinados. Perante isto, Jos (pai adoptivo de Jesus) e Maria decidiram fugir para o Egipto, para salvarem a vida de Jesus. S depois da morte de Herodes, esta famlia voltou para Nazar, na Galileia. Aqui Jesus cresceu, ajudando seu pai adoptivo no trabalho de carpinteiro. Aos 30 anos, Jesus comeou a sua misso, sendo baptizado por seu primo S. Joo Baptista, nas guas do Jordo. Em seguida, dirigiu-se para o deserto onde permaneceu durante 40 dias em jejum e onde resistiu s tentaes de Satans. Comeou por pregar o Evangelho ou a boa nova na Galileia, depois dirigiu-se para Jerusalm, lugar onde se deparou com

uma hostilidade crescente por parte dos fariseus. Na sua misso, Jesus foi acompanhado pelos seus discpulos, os doze apstolos, com estes percorreu as cidades da Judeia e da Galileia, pregando a caridade, o amor de Deus e do prximo e realizando inmeros milagres. As ideias defendidas por Jesus Cristo fizeram enfurecer os fariseus e os sacerdotes judeus, que acusaram-no perante o governador romano, Pncio Pilatos, de se dizer Rei dos Judeus e de querer derrubar o governo estabelecido. Judas, um dos apstolos, traiu Jesus por 30 dinheiros. Depois de ter celebrado a ltima ceia e institudo a Eucaristia, Cristo teve de comparecer perante o sumo-sacerdote dos Judeus, Caifs, e em seguida perante a justia romana, representada por Pncio Pilatos. Condenado pelo primeiro, abandonado pelo segundo, coberto de ultrajes pelo povo subiu ao Calvrio, onde morreu crucificado entre dois ladres. Ressuscitou ao 3 dia e apareceu a muitos dos seus discpulos, encarregando-os de espalhar a sua doutrina pelo mundo inteiro. Quarenta dias depois da sua ressurreio, subiu aos cus na presena dos seus discpulos. Esta a narrativa dos Evangelhos, contudo surgiram crticos, entre os quais Satruss e Renan, que deram diferentes interpretaes ao texto. Em A vida de Jesus por Ernest Renan (1863), o autor coloca-se num ponto de vista racionalista, rejeitando o sobrenatural. Para

Renan, os Evangelhos tm apenas um valor histrico duvidoso, embora reproduzissem de forma fiel os ensinamentos do Mestre, sublime pessoa a quem permitido chamar divina, isto porque Jesus foi o indivduo que fez dar espcie humana o maior passo para o divino. Independentemente da viso que se possui do Evangelho, a verdade que a existncia de Jesus inegvel, a investigao cientfica comprova isso. Existem vrios textos histricos que comprovam essa existncia.

Missa do Galo

O Natal, segundo das leis cannicas (leis ditadas pela Igreja), deve ser composto por 4 missas: a viglia nocturna, a da meianoite, a da aurora e por fim a da manh. Contudo, em termos prticos, no se conseguem celebrar as 4 viglias, sendo normalmente dispensada a da noite e a da

aurora. Assim, a primeira missa celebrada no Natal a da meianoite. A missa celebrada meia-noite, na passagem do dia 24 para o dia 25 de Dezembro, denomina-se de Missa do Galo. Esta apareceu no sculo V, pelas mos dos catlicos romanos. Em relao a esta missa surgem duas questes: Saber o porqu da missa ser celebrada meia-noite. Saber a razo pela qual esta missa chamada de missa do galo. No que se refere primeira questo, razo pela qual a missa celebrada meia-noite, parte-se da seguinte ideia: J que nesta missa se celebra o nascimento de Cristo, ela deve ser celebrada mesma hora do nascimento Deste. Ora, como se pensa que Jesus ter nascido meia-noite, a missa deve ser celebrada meia-noite em ponto. A segunda questo cria maior discrdia, existem vrias teorias que tentam explicar qual o motivo denominao de missa do galo. A explicao mais comum a da lenda que conta que o galo foi o primeiro animal a presenciar o nascimento de Jesus, por isso ficou com a misso de anunciar ao mundo o nascimento de Cristo, atravs do seu canto.

At ao incio do sculo XX, a tradio ditava a meia-noite era anunciada, dentro da igreja, atravs do canto de um galo, real ou simulado. No seu incio, a missa do galo era uma celebrao jubilosa, longe do carcter solene que existe nos dias de hoje. At princpios do sculo XX, manteve-se o costume do privilgio de serem os primeiros a adorarem o Menino Jesus estar reservado aos pastores congregados ali. Durante a adorao ao Menino, as mulheres depositavam doces caseiros e em troca recebiam po bento ou po do Natal. Outro costume era o de se guardar um pedao desse po bento como amuleto, ao qual s se podia recorrer em caso de doena grave. Uma tradio que existia em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era o de se levar um galo para a Missa do Galo, se este cantasse era um prenncio de boas colheitas para esse ano. Com o advento do regime republicano e com a falta de procos em muitas freguesias, fizeram com que a Missa do Galo comease a cair em desuso. Em Frana, as Missas do Galo mais famosas, como a de Ntre Dame e a de Saint Germain ds Prs, so muito concorridas, nestas necessrio reservar lugar com bastante antecedncia, at porque durante a noite de Natal, tambm h apresentaes de belos programas de msica sacra.

Nota: Erradamente, alguns atribuem a S. Francisco de Assis a criao da Missa do Galo. Contudo, a existncia desta muito anterior poca na qual S. Francisco viveu (no sculo XIII):

A Criao De Rudolph

A rena Rudolph surgiu em 1939, quando a cadeia de lojas Montgomery Ward company, com sede em Chicago, pediu ao seu empregado Robert L. May para criar uma histria de Natal para ser oferecida aos seus clientes. As lojas pertencentes Montgomery Ward todos os anos compravam para oferecer aos seus clientes

livros de Natal para colorir, e o departamento de May considerou que a criao e distribuio de cadernetas suas seria uma forma eficaz de diminuir as despesas. May, que tinha uma paixo pela escrita de livros de criana, ficou incumbido da criao dessa caderneta. A histria que May criou inspirou-se na histria "O Patinho Feio", mas utilizando como pano de fundo o seu prprio passado (em criana May foi muitas vezes insultado por ser pequeno, tmido e com ar dbil). Assim a sua histria fala de uma rena que era rejeitada pela sua comunidade pelo simples facto de ter uma anomalia fsica, um nariz vermelho que reluzia. Antes de se chegar ao nome de Rudolph, pensou-se em Rollo e Reginald, mas estes dois foram rejeitados, por exemplo, Reginald foi considerado demasiado britnico. A histria de Rudolph foi escrita em verso e conforme May ia criando esses versos, testava-os na sua filha de 4 anos, Barbara. Apesar de Barabara adorar a histria, o patro de May ficou preocupado com o facto da rena ter um nariz vermelho, j que esta uma figura por vezes associada bebida e aos alcolicos, no lhe parecendo a melhor base para uma histria infantil. Para resolver esse problema, May levou Denver Gillen, um amigo do departamneto de arte da Montgomery Ward, ao jardim zoolgico "Lincoln Park Zoo", para este fazer um esboo de Rudolph. O

desenho de Gillen de uma rena com um nariz vermelho brilhante colocou um ponto final na hesitao dos patres de May e a histria foi finalmente aprovada. Montgomery Ward distribuiu 2,4 milhes de cpias do livro de Rudolph, em 1939 e, at ao final de 1946, foram distribudas um total de 6 milhes de cpias , isto apesar de por vezes haver uma escassez de papel por causa da Segunda Guerra Mundial (que durou at 1945).

N perodo ps-guerra, a procura da figura de Rudoph foi enorme, mas como May tinha criado a histria enquanto empregado de Montgomery Ward, era esta que detinha os direitos de autor e May no recebia royalties, assim este no participava nos lucros produzidos pela sua criao. Contudo, May estava bastante endividado devido doena terminal de sua mulher, tendo, finalmente, conseguido convencer Sewell Avery, presidente da Montgomery Ward, a transferir os direitos de autor para ele em Janeiro de 1947. Na posse dos direitos de autor, May ficou com uma estabilidade financeira assegurada. "Rudolph the Red-Nosed Reindeer" foi publicado para comercializao em 1947 e foi apresentada em teatros nos anos que se seguiram.

Rudolph deu o seu grande passo para a fama, quando o cunhado de May, o compositor Johnny Marks, criou a letra e a msica para uma cano sobre Rudolph. A verso musical de "Rudolph the Red-Nosed Reindeer" criada por Mark foi, finalmente, gravada por Gene Autry em 1949, tendo vendido s nesse ano 2 milhes de cpias e transformando-se numa das msicas de Natal mais vendidas de todos os tempos. May despediu-se do seu emprego em 1951 e passou 7 anos a administra a sua criao, passado esse tempo voltou ao Montgomery Ward, onde trabalhou at reformar-se em 1971. May morreu em 1976, tendo vivido uma vida confortvel graas aos lucros que obteve com a sua rena. Apesar da histria de Rudolph ser principalmente conhecida pelo grande pblico atravs da msica de Johnny Mark, entre a histria de May e a cano de Mark existem diferenas substanciais. Assim, na histria de May: Rudolph no era uma das renas do Pai Natal (nem era descendncia de uma delas), nem vivia no Plo Norte. Apesar das outras renas se rirem Rudolph por causa do seu nariz, os seus pais no o viam como um embarao, nem com vergonha.

Rudolph foi criado num ambiente de amor e carinho e transformou-se numa rena responsvel e segura. Outra diferena que Rudolph no ficou famoso quando o Pai Natal o escolheu da manada de renas por causa do seu nariz brilhante. O Pai Natal s descobriu por acidente que Rudolph tinha um nariz que brilhava, j que quando entrou na casa deste para deixar os presentes reparou no brilho que saia do seu quarto.Preocupado que o nevoeiro (que j lhe tinha causado imensos atrasos e acidentes) pudesse impedi-lo de distribuir todos os presentes, o Pai Natal pediu a Rudolph que liderasse as suas renas, tendo-lhe dito no seu regresso que sem ele, na noite passada, eles certamente se teriam perdido.

Prespio

A palavra prespio significa um lugar onde se recolhe o gado, curral, estbulo. Contudo, esta tambm a designao dada representao artstica do nascimento do Menino Jesus num estbulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. Jos e uma vaca e

um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os prespios so expostos no s em Igrejas mas tambm em casas particulares e at mesmo em muitos locais pblicos. Os primeiros prespios surgiram em Itlia, no sculo XVI, o seu surgimento foi motivado por 2 tipos de representaes da Natividade (do nascimento de Cristo): a plstica e a teatral. A primeira, a representao plstica, situa-se no final do sculo IV, esta surgiu com Santa Helena, me do Imperador Constantino; da segunda, a teatral, os registos mais antigos que se tem conhecimento so sculo XIII, com Francisco de Assis, este ltimo, na mesma representao, tambm contribui para a representao plstica, j que fez uma mistura de personagens reais e de imagens. Embora seja indubitvel a importncia destas representaes da Natividade para o aparecimento dos prespios, elas no constituem verdadeiros prespios. O nascimento de Jesus comeou a ser celebrado desde o sculo III, data das primeiras peregrinaes a Belm, para se visistar o local onde Jesus nasceu. Desde o sculo IV, comearam a surgir representaes do nascimento de Jesus em pinturas, relevos ou frescos. Passados 9 sculos, no sculo XIII, mais precisamente no ano de 1223, S. Francisco de Assis decidiu celebrar a missa da vspera de Natal com os cidados de Assis de forma diferente. Assim,

esta missa, em vez de ser celebrada no interior de uma igreja, foi celebrada numa gruta, que se situava na floresta de Greccio (ou Grcio), que se situava perto da cidade. S. Francisco transportou para essa gruta um boi e um burro reais e feno, para alm disto tambm colocou na gruta as imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de S. Jos. Com isto, o Santo pretendeu tornar mais acessvel e clara, para s cidados de Assis, a celebrao do Natal, s assim as pessoas puderam visualizar o que verdadeiramente se passou em Belm durante o nascimento de Jesus. Este acontecimento faz com que muitas vezes S. Francisco seja visto como o criador dos prespios, contudo, a verdade que os prespios tal como os conhecemos hoje s surgiram mais tarde, trs sculos depois. Embora no considerado o criador dos prespios (depende do ponto de vista), indiscutvel que se o seu contributo foi importantssimo para o crescimento do gosto pelas recriaes da Natividade e, consequentemente, para o aparecimento dos prespios. No sculo XV, surgem algumas representaes do nascimento de Cristo, contudo, estas representaes no eram modificveis

e estticas, ao contrrio dos prespios, onde as peas so independentes entre si e, desta forma, modificveis. , nos finais do sculo XV, graas a um desejo crescente de fazer reconstrues plsticas da Natividade, que as figuras de Natal se libertam das paredes das igrejas, surgindo em pequenas figuras. Estas figuras, devido sua plasticidade, podem ser observadas de todos os ngulos; outra caracterstica destas a de serem soltas, o que permite criar cenas diferentes com os mesmas figuras. Surgem, assim, os prespios.

A caracterstica mais importante de um prespio e a que mais facilmente permite distingui-lo das restantes representaes da Natividade, a sua mobilidade, o prespio modificvel, neste com as mesmas peas pode recriar-se os diferentes episdios que marcam a poca natalcia. A criao do cenrio que hoje conhecido como prespio, provavelmente, deu-se j no sculo XVI. Segundo o inventrio do Castelo de Piccolomini em Celano, o primeiro prespio criado num lar particular surgiu em 1567, na casa da Duquesa de Amalfi, Constanza Piccolomini. No sculo XVIII, a recriao da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradies de Npoles e da Pennsula Ibrica (incluindo Portugal).

De entre os prespios mais conhecidos, de salientar os prespios napolitanos, estes surgiram no sculo XVIII, nestes podiam observar-se vrias cenas do quotidiano, mas o mais importante era a qualidade extraordinria das suas figuras, s a ttulo de exemplo, os Reis Magos eram vestidos com sedas ricamente bordadas e usavam jias muito trabalhadas. No que se refere a Portugal, no nenhum exagero dizer que em aqui foram feitos alguns dos mais belos prespios de todo o mundo, sendo de destacar os realizados pelos escultores e barristas Machada de Castro e Antnio Ferreira, no sculo XVIII. Para mais informaes sobre os prespios em Portugal

Actualmente, o costume de armar o prespio, tanto em locais pblicos como particulares, ainda se mantm em muitos pases europeus. Contudo, com o surgimento da rvore da Natal, os prespios, cada vez mais, ocupam um lugar secundrio nas tradies natalcias.

Os Prespios em Portugal

Os prespios portugueses constituem importantes obras de arte, grandes barristas portugueses ocuparam-se com esta arte. Nestes prespios existe uma conciliao perfeita do folclore portugus com as correntes estticas. O Livro da Fundao do Mosteiro do Salvador da Cidade de Lisboa, de 1618, de autoria de Maria Baptista, refere-se existncia de um prespio ali, antes dos meados de Quinhentos, prespio esse muito venerado. H notcia de, pelo menos, outro prespio em Lisboa no sculo XVI, este foi encomendado a Bastio dArtiaga em 1558 pela irmandade dos Livreiros de Lisboa, para a Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai. No sculo XVII, os prespios comeam a espalhar-se pelo pas. O prespio barroco, no sculo XVIII, desenvolveu-se em Portugal no reinado de D. Joo V, recebendo talvez sugesto dos seus congneres do Sul de Itlia. neste sculo que se notabiliza, em Portugal, a produo de prespios pelas mos de grandes barristas, em especial, Machado de Castro e Antnio Ferreira. Machado de Castro, em defesa perante as opinies de um crtico, refere-se a Antnio Ferreira, esclarecendo que [se] no operou seno em barro, ou cera, no deixa por isso de ser Escultor. Ora, tanto Machado Ferreira como Antnio Ferreira, e de um modo geral todos os escultores da poca, praticaram uma escultura de pequeno formato, em barro, onde a modelao impera. Dos mais conhecidos prespios de Machado de Castro, destacam-se o da Igreja da S Patriarcal de Lisboa e o da Baslica da Estrela, tambm em Lisboa.

Antnio Ferreira criou, tambm, importantes prespios, entre outros foi ele o escultor do enorme prespio da Igreja Madre de Deus, situada em Lisboa. Nesta poca, os prespios tm uma presena constante em igrejas, conventos e lares particulares. Infelizmente, muitos desses prespios foram desmantelados, como o caso do famoso exemplar da Cartuxa de Laveiras, mesmo assim subsistem montados bons exemplares como o caso do da S (1776), o da Baslica da Estrela (1782), o da Igreja de S. Jos, o da Capela da Senhora do Monte e o da Igreja dos Mrtires; desmontados ou apenas com figuras avulsas esto em vrios museus, como o Museu da Arte Antiga e do Azulejo. Os prespios so largas narrativas que contam com a participao de pequenas figuras. Contudo, tambm existem em pequeno formato, com menor nmero de figuras e com uma narrativa mais sinttica, como o do Palcio de Mafra, este um pequeno prespio em madeira atribudo a Jos de Almeida. De entres os prespios de maiores dimenses, temos como exemplos: o da Estela com cerca de 500 figuras e o da Madre de Deus com cerca de 200. Um outro prespio de grande dimenso encontra-se no coro alto do Mosteiro de Santo Andr de Ponta Delgada, nos Aores, e integrado no Museu Carlos Machado. No sculo XIX, o prespio comeou a ser objecto da arte popular, caindo em desuso a criao de prespios de monumentais. Com introduo, em Portugal, do costume da rvore de Natal no sculo XX, o prespio, infelizmente, passou para segundo plano.

Reis Magos

Os Reis Magos so personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belm (Mateus 2, 1-12). Ignora-se a providncia dos Reis Magos, este episdio foi apenas relatado no Evangelho de S. Mateus e, mesmo assim, de forma muito resumida e vaga. S com o passar do tempo, se foram acrescentando detalhes, para se sanarem as lacunas deixadas no Evangelho em relao a esta histria. A designao Mago era dada, entre os Orientais, classe dos sbios ou eruditos, contudo esta palavra tambm era usada para designar os astrlogo. Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sbios astrlogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais, como os caldeus, os persas e os medos. Posteriormente, a Igreja atribuiu-lhes o apelido de Reis, em virtude da aplicao liberal que se lhes fez do Salmo 71,10. Quanto ao nmero e nomes dos Reis Magos so tudo suposies sem base histrica, alis algumas pinturas dos primeiros sculos

mostram 2, 4 e at mesmo 12 Reis Magos adorando Jesus. Foi uma tradio posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se tambm atribudo a cada um caractersticas prprias. Belchior (ou Melchior) seria o representante da raa branca (europeia) e descenderia de Jaf; Gaspar representaria a raa amarela (asitica) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos os de raa negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raas bblicas (e as nicas conhecidas na altura: os semitas, os jafetitas e camitas. Pode ento dizer-se que a adorao dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes do tronos, senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza. Esta ideia s surgiu no sculo XVI, assim s a partir deste sculo que se comeou a considerar que Baltasar era negro, de forma a que se pudesse abranger todas as raas.

Nota: Jaf, Sem e Cam so os 3 filhos de No, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raas que o povoavam naquele tempo. Para alm desta simbologia, pela cultura a crist, os Reis Magos simbolizam que os que os poderosos e abastados devem curvar-

se perante os humildes, despojando-se dos seus bens e colocando-os aos ps dos demais seres humanos, ou seja, devem partilhar a sua fortuna com os mais pobres. Tambm em relao s idades dos Reis Magos tudo so suposies sem nenhuma base histrica. S no sculo XV, se fixou que Belchior teria 60 anos, Gaspar estaria com 40 anos e Baltasar 20 anos. Tem de se ter em ateno que as caractersticas fsicas e as idades dos Reis Magos variam consoante o autor. O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princpio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus. Em alguns pases no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes. Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:

Ouro (oferecido por Belchior): este representa a Sua nobreza;

Incenso (oferecido por Gaspar): representa a divindade de Jesus;

Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra uma erva amarga e simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, tambm simbolizava Jesus enquanto homem.

Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra). Coloca-se a questo de saber como que os Reis Magos associaram o aparecimento da Estrela com o nascimento de Jesus. A verdade que existem vrias teorias, mas no h como saber qual delas a correcta. Uma dessas teorias considera que os Reis Magos descobriram a relao entre o novo astro e o nascimento de Cristo. Mais explicaes sobre esta questo e outras relacionadas com os Reis Magos so dadas atravs de textos apcrifos, isto , textos no reconhecidos pela Igreja. Contudo estes textos foram, de um modo geral, escritos nos sculos II e III da era crist, para preencherem lacunas sobre a vida de Jesus e de outras personagens do Novo Testamento, assim objectivo destes era saciar a curiosidade religiosa, transformando o vago em concreto, independentemente da veracidade dos factos, da no estarem includos nos chamados Livros Cannicos. Simbologia dos Presentes (Ouro, Incenso e Mirra)

Como j foi dito, o incenso simboliza o sacerdcio, o ouro a realeza e a mirra o sofrimento de Jesus na Terra. Contudo, tambm se tem entendido que estes produtos simbolizavam as vrias idades do Homem: a juventude e fecundidade do trabalhador; a maturidade do guerreiro; e, por fim, a velhice do sacerdote. O imaginrio medieval (poca muito propicia criao de lendas) considera que o incenso, o ouro e a mirra, levados pelos Reis Magos a Jesus, eram provenientes das terras lendrio Preste Joo, que ficavam ao lado do Paraso Terreno. Esta lenda do Preste Joo relaciona-se com a ideia de uma Sociedade Ideal, a criao de um Mundo Utpico, um mundo justo, sem carncias e sem violncias. Estes trs presentes tambm faziam lembrar o entendimento que n Idade Mdia se tinha da Santssima Trindade: o Pai era visto como o sacerdote, o Filho como o rei, e, finalmente, o Esprito Santo como produtor.

Estrela de Belm

Segundo a tradio, a Estrela de Belm guiou os Reis Magos, durante vrios dias, desde o Oriente at ao local onde Jesus nasceu, para que este pudessem presente-Lo com ouro, incenso e mirra. No que se refere veracidade ou no do aparecimento da Estrela de Belm aquando do nascimento de Cristo, s se pode especular, nenhuma teoria consegue fundamentar-se em provas 100% fiveis. Johannes Kepler, na noite de 17 de Dezembro de 1603 d. C.,observou, em Praga, a conjuno do planeta Jpiter com Saturno na constelao de Peixes, formando uma s estrela. Pelo estudo de textos antigos, Kepler concluiu que essa mesma conjuno teria ocorrido no ano de 747 da era romana, com isto Kepler divulgou uma nova data para o nascimento de Cristo, 7 anos antes da calculada, no sculo VI pelo frade Dionsio, e que serve de cronologia da era crist, e pela se colocou o nascimento, erradamente, no ano de 754. Esta estrela, para alm de ser a guia dos Reis Magos, simboliza Cristo, Luz do Mundo: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue, no andar nas trevas" (J 8,12).

Tambm h quem considere que a representao de estrelas no Natal simbolize os santos e os justos, que so como estrelas no cu. Hoje em dia, a estrela colocada no topo da rvore de Natal e no prprio prespio.

Bolo Rei

A tradio | A Histria do Bolo-Rei | Bolo Rei em Portgal

A tradio No possvel falar-se na doaria tpica da poca natalcia, sem se falar do famoso Bolo Rei, com a sua forma de coroa, as suas frutas cristalizadas e frutos secos (amndoas, nozes e pinhes), a fava e o brinde. Para ver a receita Este bolo est carregado de simbologia, muito sinteticamente pode dizer-se que este doce representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus. A cdea (a parte exterior) simboliza o ouro; j as frutas secas e as cristalizadas

representam a mirra; por fim, o incenso est representado no aroma do bolo.

A explicao para a existncia da fava no interior no bolo rei est ligada a uma lenda, segunda a qual quando os Reis Magos viram a Estrela de Belm que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre si o direito de entregar ao Menino os presentes que levavam. Como estes no conseguiam chegar a um acordo, um padeiro, para pr termo discusso, props fazer um bolo com uma fava no interior da massa, em seguida, cada um dos trs magos do Oriente pegaria numa fatia, o que tivesse a sorte de retirar a fatia que possusse a fava, ganharia o direito de entregar os presentes a Jesus. No se sabe qual foi contemplado com a fatia premiada, pode ter sido qualquer um dos trs, Baltasar, Belchior ou Gaspar. claro que isto s uma lenda, o Bolo Rei tem, na verdade origens francesas (como veremos mais de seguida). A receita do Bolo Rei coreu mundo, muito contribuiu para isso a fama que o bolo ganhou de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia que possusse a fava. Contudo, dita a tradio

que quem receber a fatia com a fava, tem de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte.

Histria do Bolo Rei Os romanos costumavam votar com favas, prtica introduzida nos banquetes das Saturnais, durante as quais se procedia eleio do Rei da Festa, tambm chamado Rei da fava. Diz-se que este costume teve origem num inocente jogo de crianas, muito frequente durante aquelas festas e que consistia em escolher o rei, tirando-o sorte com favas. O jogo acabou por ser adaptado pelos adultos, que passaram a utilizar as favas para votar nas assembleias. Como aquele jogo infantil era caracterstico do ms de Dezembro, a Igreja Catlica passou a relacion-lo com a Natividade e, depois, com a Epifania, ou seja, com os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro. A influncia da Igreja na Idade Mdia determinou a criao do Dia de Reis, simbolizado por uma fava introduzida num bolo, cuja receita se desconhece. De qualquer modo, a festa de Reis comeou muito cedo a ser celebrada na corte dos reis de Frana. O bolo-rei teria surgido no tempo de Lus XIV para as festas do Ano Novo e do dia de

Reis. Vrios escritores escrevem sobre ele, e Greuze celebrou-o num quadro, exactamente com o nome de Gteau des Rois. Com a Revoluo Francesa , em 1789, este bolo foi proibido. S que os confeiteiros tinham ali um bom negcio, e em vez de o eliminarem, passaram a chamar-lhe Gteau des sans-cullottes.

Em Portugal, depois da proclamao da Repblica, no chegou a ser proibido, mas andou l perto. Com excepo desse mau perodo, a histria do bolo-rei uma histria de sucesso, e hoje como ontem as confeitarias e pastelarias no se poupam a esforos na sua promoo

Bolo Rei em Portugal Tanto quanto se sabe, a primeira casa onde se vendeu em Lisboa o bolo-rei foi a Confeitaria Nacional, certamente depois de 1869. A pouco e pouco, a receita do bolo-rei generalizou-se. Outras confeitarias de Lisboa passaram a fabric-lo, o que deu origem a verses diversas, que de comum tinham apenas a fava. No Porto, foi posto venda pela primeira vez em 1890, por iniciativa da Confeitaria de Cascais. Diz-se que este bolo-rei foi feito segundo receita que o proprietrio daquela confeitaria, Francisco Jlio Cascais, trouxera de Paris. Inicialmente, s era fabricado na vspera do Dia de Reis, mas a

partir de 1920, a Confeitaria de Cascais passou a ter bolo-rei quase todos os dias. Na altura, j muitas confeitarias de Lisboa o vendiam. Assim, actualmente em Portugal, o consumo de Bolo Rei mais significativo entre finais de Novembro e o dia 6 de Janeiro. Embora, o gosto por este bolo no nosso pas faa com que ele seja vendido durante todo o ano, a verdade que as vendas deste disparam durante a poca acima assinala, at porque durante a poca natalcia, o Bolo Rei no se limita a ser um bolo com um gosto agradvel, ele na verdade um verdadeiro smbolo desta poca! No h dvidas, que o bolo-rei veio de Paris. O nosso bolo-rei segue a receita utilizada a sul do Loire, um bolo em forma de coroa, feito de massa levedada (massa de po). Acrescenta-se, de qualquer modo, que as vrias receitas os bolos continham uma fava simblica, que nem sempre era uma verdadeira fava, podendo ser um pequeno objecto de porcelana. Hoje em dia, o bolo-rei inclui um brinde e uma fava. O brinde um pequeno objecto metlico sem outro valor que no seja o de smbolo, e mesmo assim pouco evidente para a maioria das pessoas. A fava representa uma espcie de azar: quem ficar com ela tem que comprar outro bolo-rei.

Sabia Que...

A quadra natalcia no se resume a um ou dois dias, mas sim aos 12 dias que se situam entre o Natal e o dia de Reis, j na poca Medieval assim o era;

Os postais de Natal surgiram em 1843, o seu criador foi John Callcott Horsley, este criou o primeiro postal de Natal a pedido de um amigo;

Os pratos de Natal tm origem Medieval. Cada pas tem as suas comidas tradicionais para o Natal, sendo grande parte destas so feitas com frutos secos, j que estes eram uma especialidade de Idade Mdia;

O azevim era uma planta sagrada para os druidas, na cultura celta.

Em alguns pases so atribudos nomes s renas que puxam o tren do Pai Natal. Na tradio anglosaxnica existem oito renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitze. Posteriormente, acrescentou-se uma outra rena de nome Rodolfo, esta tem a particularidade de ter um nariz vermelho que brilha, logo ela a rena que lidera no tren, j que consegue iluminar

o caminho. A criao de Rodolfo deu-se em 1939, para um anncio de Montgomery Ward Company.

Vous aimerez peut-être aussi