Vous êtes sur la page 1sur 29

OFICINA: LEITURA, PRODUO E INTERPRETAO DE TEXTO

http://letrasnoensinomedio.blogspot.com.br/2011/04/interpretacao-de-textos.html
Atividade Escrita - Poesia Popular 1. Forme grupos de 5 componentes. 2. Continue os textos que comeam com os versos: a)Se esta rua, se esta rua fosse minha.... b) O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada ..... c) Batatinha quando nasce.... d) Cai cai balo.... 3. Em sua opinio, estes textos tornaram-se conhecidos por meio da fala ou da escrita?

4. Cite outros exemplos de textos populares.

5. Voc sabe o que so quadras ou quadrinhas? Exemplifique.

6. Leia a quadrinha: Menina dos olhos grandes, olhos grandes como o mar, No me olhes com seus olhos Para eu no me afogar. (quadra Popular do Rio Grande do Sul) a) Para voc as quadras podem ser consideradas poemas? Por qu? b)De quantos versos cada quadra formada? c) Qual nome se d ao recurso potico que os versos terminam com o mesmo som? 7. Qual o assunto da quadrinha que voc leu? 8. Que tal voc fazer uma quadrinha? Utilize um tema de sua preferncia.

Absurdo - Vanessa da Mata Havia tanto pra lhe contar


A natureza Mudava a forma o estado e o lugar Era absurdo Havia tanto pra lhe mostrar Era to belo Mas olhe agora o estrago em que est Tapetes fartos de folhas e flores O cho do mundo se varre aqui Essa idia do natural ser sujo Do inorgnico no se faz Destruio reflexo do humano Se a ambio desumana o Ser Essa imagem infrtil do deserto Nunca pensei que chegasse aqui Auto-destrutivos, Falsas vitimas nocivas? Havia tanto pra aproveitar Sem poderio Tantas histrias, tantos sabores Capins dourados Havia tanto pra respirar Era to fino Naqueles rios a gente banhava Desmatam tudo e reclamam do tempo Que ironia conflitante ser Desequilbrio que alimenta as pragas Alterado gro, alterado po Sujamos rios, dependemos das guas Tanto faz os meios violentos Luxria tica do perverso vivo Morto por dinheiro Cores, tantas cores Tais belezas Foram-se Versos e estrelas Tantas fadas que eu no vi Falsos bens, progresso? Com a me, ingratido Deram o galinheiro Pra raposa vigiar

1. Leia o texto e responda: a) Os fatos apresentado no texto podem ocorrer na nossa realidade atual? Justifique sua resposta. b) Enumere os fatos narrados. c) Por que desmatam tudo e depois reclamam do tempo? d) Qual o tempo verbal predominante na letra da msica? Obs: Passar o clipe da msica antes de trabalhar o texto.
Bullying: brincadeiras que ferem Bullying: brincadeiras que ferem Ameaas, agresses, humilhaes... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianas que sofrem nas mos de seus prprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Voc sabe o que isso? Onde e como ele ocorre? Voc j ouviu falar de bullying? O termo em ingls pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas to comum entre crianas e

jovens muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valento, brigo. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaadores, humilhar, rejeitar e at mesmo ameaar sexualmente um colega dentro de uma relao desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento fsico ou relaes com o grupo so classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social em casa, no clube, no local de trabalho etc , mas na escola que se manifesta com mais freqncia. (...) O Bullying um problema mundial, encontrado em qualquer escola, no se restringindo a um tipo especfico de instituio. Esse 'fenmeno' comeou a ser pesquisado h cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trs de muitas tentativas de suicdio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola no davam muita ateno para o fato, que acreditavam no passava de uma ofensa boba demais para ter maiores conseqncias. No entanto, por no encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situao no diferente.(...) Quem j no teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mo de um grupo de colegas que o transformava em 'bode expiatrio' de brincadeiras no colgio? Exemplos no faltam. Entre alguns deles est o da gacha Daniele Vuoto, que conta toda a sua histria em um blog onde tambm discute sobre o assunto e troca experincias com outras vtimas desse tipo de agresso, psicolgica, fsica e at de assdio sexual. (...) "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, tambm precisa de ajuda, pois est diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente no feliz com isso, por mais de demonstre o contrrio. A turma entra na onda por medo, no por concordar. Enxergar a situao dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele. Porm, a realidade de vtimas que 'sofrem em silncio', como Daniele explica em seu blog, est mudando. Alm de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experincias, o assunto vm ganhando corpo e se tornando pauta de veculos de comunicao de massa, a exemplo das matrias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discusses como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...) (Disponvel em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361. Acesso:22 agosto 2010) Trabalhando com o texto 1. Como o autor define bullying? 2. Por que o termo foi utilizado em ingls? 3. Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual sua opinio? 4. Voc acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianas so diferentes entre si? Explique. 5. Que solues voc apontaria para o problema? 6. Em algum momento, na nossa escola, voc se sente vtima de bullying? Justifique sua resposta. 7. Voc conhece ou j ouviu falar de algum na nossa escola, vtima de bullying?

Texto: papos - Me disseram... - Disseram-me. - Hein? - O correto e "disseram-me". No "me disseram". - Eu falo como quero. E te digo mais... Ou "digo-te"? - O qu? - Digo-te que voc... - O "te" e o "voc" no combinam. - Lhe digo? - Tambm no. O que voc ia me dizer? - Que voc est sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como que se diz? - Partir-te a cara. - Pois . Parti-la hei de, se voc no parar de me corrigir. Ou corrigir-me. - para o seu bem. - Dispenso as suas correes. V se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correo e eu... - O qu?

- O mato. - Que mato? - Mato-o. Mato-lhe. Mato voc. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? - Pois esquea-o e pra-te. Pronome no lugar certo e elitismo! - Se voc prefere falar errado... - Falo como todo mundo fala. O importante me entenderem. Ou entenderem-me? - No caso... no sei. - Ah, no sabe? No o sabes? Sabes-lo no? - Esquece. - No. Como "esquece"? Voc prefere falar errado? E o certo "esquece" ou "esquea"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. - Depende. - Depende. Perfeito. No o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas no sabes-o. - Est bem, est bem. Desculpe. Fale como quiser. - Agradeo-lhe a permisso para falar errado que mas ds. Mas no posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. - Por que? - Porque, com todo este papo, esqueci-lo. (Luis Fernando Verssimo) 1. O que d incio discusso entre as personagens?

2. Por que a forma lhe digo tambm no foi aprovada?

3. A forma matar-lhe-ei-te no existe em portugus. Pesquise por que e surgira uma nova forma. 4. Muitas vezes a posio do pronome determinada de acordo com o que soa mais agradvel. Esse critrio chama-se eufonia. De acordo com ele, reescreva a orao V se me esquece. 5. Qual o argumento que uma personagem usa para corrigir a outra?

Texto: A descoberta do mundo O que eu quero contar to delicado to delicado quanto a prpria vida. E eu queria poder usar delicadeza que tambm tenho em mim, ao lado da grossura de camponesa que o que me salva. Quando criana, e depois adolescente, fui precoce em muitas coisas. Em sentir um ambiente, por exemplo, em aprender a atmosfera ntima de uma pessoa. Por outro lado, longe de precoce , estava em incrvel atraso em relao a outras coisas importantes. Continuo alis atrasada em muitos terrenos. Nada posso fazer: parece que h em mim um lado infantil que no cresce jamais. At mais que treze anos, por exemplo, eu estava em atraso quanto ao que os americanos chamam de fatos da vida. Essa expresso se refere relao profunda de amor entre um homem e uma mulher, da qual nascem os filhos. Ou ser que eu adivinhava mas turvava minha possibilidade de lucidez para poder, sem me escandalizar comigo mesmo, continuar em inocncia a me enfeitar para os meninos? Enfeitar-me aos onze anos de idade consistia em lavar o rosto tantas vezes at que a pele esticada brilhasse. Eu me sentia pronta, ento. Seria minha ignorncia um modo sonso e inconsciente de me manter ingnua para poder continuar, sem culpa, a pensar nos meninos? Acredito que sim. Porque eu sempre soube coisas que nem eu mesma sei que sei. As minhas colegas de ginsio sabiam de tudo e inclusive contavam anedotas a respeito. Eu no entendia mas fingia compreender para que elas no me desprezassem e minha ignorncia. Enquanto isso, sem saber da realidade, continuava por puro instinto a flertar com os meninos que me agradavam, a pensar neles. Meu instinto precedera a minha inteligncia. At que um dia, j passados os treze anos, como se s ento eu me sentisse madura para receber alguma realidade que me chocasse, contei a uma amiga ntima o meu segredo: que eu era ignorante e fingira de sabida. Ela mal acreditou, to bem eu havia fingido. Mas terminou sentindo minha sinceridade e ela prpria encarregou-se ali mesmo na esquina de me esclarecer o mistrio da vida. S que tambm ela era um amenina e no soube falar de um modo que no ferisse a minha sensibilidade de ento. Fiquei paralisada olhando para ela, misturando perplexidade, terror, indignao, inocncia mortalmente ferida. Mentalmente eu gaguejava: mas por qu? Mas por qu? O choque foi to grande e por uns meses

traumatizante que ali mesmo na esquina jurei alto que nunca iria me casar. Embora meses depois esquecesse o juramento e continuasse com meus pequenos namoros. Depois, com o decorrer de mais tempo, em vez de me sentir escandalizada pelo modo como uma mulher e um homem se unem, passei a achar esse modo de uma grande perfeio. E tambm de grande delicadeza. J ento eu me transformara numa mocinha alta, pensativa, rebelde, tudo misturado a bastante selvageria e muita timidez. Antes de me reconciliar com o processo da vida, no entanto, sofri muito, o que poderia ter sido evitado se um adulto responsvel se tivesse encarregado de me contar como era o amo. Esse adulto saberia como lidar com uma alma infantil sem martiriz-la com a surpresa, sem obrig-la a ter toda sozinha que se refazer para de novo aceitar a vida e os seus mistrios. Porque o mais surpreendente que, mesmo depois de saber de tudo, o mistrio continua intacto. Embora eu saiba que de uma planta brotar um flor, continuo surpreendida com os caminhos secretos da natureza. E se continuo at hoje com pudor no porque ache vergonhoso, pudor apenas feminino. Pois juro que a vida bonita. ( Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro, Rocco. p. 113-115) I- Compreenso e Interpretao de Texto 1.Como a narradora faz sua prpria descrio? _____________________________________________________________________________________ ___________________ 2.Por que o ttulo do texto A descoberta do mundo? Explique? ________________________________________________________________ _______________________________________ 3. De acordo com o contexto em que est inserido, a que a narradora-personagem se refere quando menciona os fatos da vida? _____________________________________________________________________________________ __________________ 4. Leia as frases abaixo retiradas do texto A descoberta do mundo, observando as palavras em destaque, depois assinale a alternativa que contenha, respectivamente, os sinnimos. I Fui precoce em muitas coisas. II Meu instinto precedera a minha inteligncia. III O mais surpreendente que, mesmo depois de saber tudo, o mistrio continuou intacto. IV Seria minha Ignorncia em modo sonso de me manter ingnua? a) atrasada/adiantou/insuportvel/ dissimulado/compreensvel. b) adiantada/ surgiu depois/admirvel/ fantstico/inteiro/atrevido. c) prematura/surgiu antes/admirvel/inteiro/dissimulado d) nenhuma das alternativas

Texto: o baile Levei um monte de tempo me vestindo. No tinha roupa que servisse. No gosto de festas, bailes menos ainda. A Morecy faz 13 anos. Eu no sei que roupa a gente tem que pr quando a melhor amiga da gente faz 13 anos. Pra falar a verdade, preferia te pego uma gripe e curtido febre na cama. No pus o vestido verde porque fico com cara de defunto. O amarelo ficou danando, acho que emagreci. Como sempre, acabei indo com o xadrezinho, que meio manjado, mas me sinto bem. No consegui entrar em acordo com a minha cara no espelho. No gosto do meu cabelo liso e muito fino. Nem da minha cara sem p de arroz. Mas tambm de p de arroz no fico bem. Acho que levei umas duas horas me aprontando. Cheguei tarde, todo mundo j estava l. Tinha luz negra, um monto de gente danando e eu encabulei vendo o Luiz do outro lado do salo, conversando com os amigos. Fiquei de p tambm, falando com Maria Luza, aquela bem alta que todo mundo tia sempre pra danar porque linda, parece Dominique Sanda. Pegamos uns copos com guaran e ficamos bebendo, enquanto ela me contava a briga que tinha tido com a D. Rita. Depois ns fomos danar sozinhas mesmo. E na quarta msica o Luiz veio falar comigo.

1. 2. 3.

Foi da que a gente saiu pro terrao e ele perguntou se eu gostava mesmo dele. Disse que sim. E verdade, eu gosto um pouco dele. Ento ele disse que se eu gostava mesmo era pra eu dar um beijo nele. Eu dei, no rosto. Ele disse que ali no valia, tinha que ser na boca. Ele falava e sorria, mas eu percebi que ele estava um pouco sem jeito, porque toda hora olhava pros lados, pra ver se no vinha ningum. Da ele pegou na minha mo e depois me abraou e ficou falando que gostava muito de mim, que eu tinha um cabelo bem macio, e eu pensei que poderia ser macio, mas era fino e liso demais. Da ele disse que no gostava de menina que usava pintura, que ficava com cara de palhao e que eu era bem natural. Foi bem essa palavra que ele usou: natural. Achei engraado falar assim, mas tambm achei legal ele falar desse jeito. A ele foi chegando, me beijando o cabelo, a testa, descendo pelo nariz e eu deixando porque vinha subindo em mim um calor gostoso, uma espcie de moleza que eu nunca tinha sentido antes... (Mirna Pinsky. Iniciao. Belo Horizonte, Comunicao, 1980) I Compreenso e Interpretao do Texto Quem a principal personagem do texto? D duas caractersticas dela. ______________________________________________________________ Como essa personagem se sente em relao festa? _______________________________________________________________ Por que a narradora demora umas duas horas para se arrumar para a festa? _______________________________________________________________ 4. Marque a alternativa correta em relao ao(s) sentimento(s) que a narradora precisou vencer para ir ao baile. I Medo II Angstia III Pnico IV Insegurana V Euforia a) Apenas a I est correta. b) Apenas a II e III esto corretas. c) Apenas A I e IV esto corretas. d) Apenas a II e V esto corretas. e) Todas as alternativas esto corretas.

5.

Muitas vezes o texto nos d pista do tempo e do espao da narrao. Em sua opinio em que poca este tipo de paquera ocorreu? Justifique sua resposta com elementos do texto.

_____________________________________________________________________________________ ___________________ 6. Leia as frases abaixo, depois classifique os pronomes grifados: Achei engraado falar assim, mas tambm achei legal ele fala desse jeito. _____________________________________________________________________________________ ___________________

Texto: Toada de ternura para Leonardo, um menino meu amigo Meu companheiro menino, perante o azul do teu dia, trago sagradas primcias de um reino que vai se erguer de clarido e alegria. um reino que estava perto, de repente ficou longe, no faz mal, vamos andando,

porque l nosso lugar. Vamos remando, Leonardo, porque preciso chegar. Teu remo ferindo a noite, vai construindo a manh. Na proa do teu navio, chegaremos pelo mar. Talvez cheguemos por terra, na poeira do caminho, um doce rastro varando as fomes da escurido. No faz mal se vais dormindo, porque teu sono cano. Vamos andando, Leonardo. Tu vais de estrela na mo, tu vais levando o pendo, tu vais plantando ternuras na madrugada do cho. Meu companheiro menino, neste reino sers homem, um homem como o teu pai. Mas leva contigo a infncia, como uma rosa de flama ardendo no corao: porque da infncia, Leonardo, que 0 mundo tem preciso. Santiago do Chile, novembro de 1964. ( Thiago de Melo. Faz escuro mas eu canto. Rio de Janeiro: Record,s.d p.27-28) 1. O que a expresso " companheiro menino" revela quanto ao sentimento do eu lrico em relao ao menino? 2. O que voc entende pela imagem "azul do teu dia", do segundo verso? 3. O pendo frequentemente usado para identificar uma tropa ou um exrcito. Na 5 estrofe do poema o pendo anuncia guerra? 4. O que o menino leva em sua jornada? 5. Por que, segundo os versos finais, o mundo precisa da infncia? 6. Justifique o titulo com ideias do poema. 7. Para voc o que ternura? 8. o que podemos fazer para tornar o mundo mais terno? 9. Segundo o poeta, o mundo precisa da infncia. Voc concorda com ele? caso no, de que o mundo precisa? 10. Para voc como seria um mundo ideal?

A onda (texto) a onda anda aonde anda a onda? a onda ainda

ainda a onda ainda anda aonde? aonde? a onda anda (Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa) O poema de Manuel Bandeira tematiza o movimento da onda, e todo ele, como forma, busca reforar o contedo pelo emprego de recursos visuais e musicais. 1. Que relao mantm o ritmo do poema com o movimento da onda? 2. Destaque do poema exemplo de aliterao, de assonncia e de paranomsia. 3. Crie trs ou mais poemas concretos a partir dos temas: palavras a chuva e o vento o futebol festa amigos

Texto: Indicador cultural Normalmente deixados de lado ou tratados como um captulo menor nas estatsticas nacionais, indicadores relativos cultura so importantes para tentar a insero futura do Pas. Se dados econmicos dizem algo a respeito do bem-estar e do poder de compra das pessoas, indicadores culturais apontam para a sua incluso na sociedade. E, quanto menores os ndices de excluso de um dado grupamento social, melhores tendem a ser seus nmeros relativos educao, segurana e prpria produo intelectual e material. Embora o vnculo entre a existncia de uma biblioteca pblica em um lugar qualquer e a sua prosperidade parea distante, ele existe, o que j justifica a busca constante da ampliao de equipamentos culturais nas cidades brasileiras. A recm-divulgada pesquisa Munic 2001, do IBGE, mostra que tem havido progressos nessa rea, ainda que desiguais e em ritmo mais lento que o desejvel. O equipamento cultural mais difundido do pas so as bibliotecas pblicas, presentes em 79% dos municpios brasileiros em 2001. Em segundo lugar, vm

1. a) b) c) d) e) 2. a) b) c) d) e) 3. a) b) c) d) e) 4.

a) b) c) d) e) 7.

8. a) b) c) d)

ginsios esportivos ou estdios (76%). Provedores de internet cresceram bastante e j atingem 53% das cidades. Tambm chamou a ateno dos pesquisadores a expanso, em relao a 1999, dos teatros (36%) e dos cinemas (14%) nos municpios brasileiros. Apesar desses nmeros positivos, apenas 53 cidades (0,9% do total) possuem todos os 17 equipamentos culturais listados pela pesquisa. Pior, 153 municpios (2,8%) no possuem nenhum itens. claro que, diante de problemas emergenciais como fome, violncia e descalabro na sade e na educao, a cultura acaba sendo lanada para um segundo plano. O risco que corremos o de que essa situao que deveria ser aguda se torne crnica e ns tratemos sempre a questo cultural como secundria. (INDICADOR cultural, Folha de S. Paulo, So Paulo, 17 nov. 2003) O texto evidencia que: o tratamento dada questo cultural no Pas atende a interesse de diferentes grupos sociais. o estmulo transformao da cultura nacional em sua multiplicidade de formas uma necessidade. os ndices estatsticos h pouco revelados pelo IBGE espelham uma realidade do Brasil, carente de um redimensionamento sociocultural. os modos diferentes e, as vezes, contraditrios de se tratar a questo cultural explicam a distoro existente entre realidade socioeconmica e cultural do Brasil. os dados estatsticos fornecidos pelo IBGE sobre a questo cultural brasileira tm sido utilizados para traar novas estratgias, a fim de mudar a realidade cultural do Pas. A partir da anlise do indicador cultural, para o editorialista, a questo da cultura, no Brasil, prioritria em determinadas regies que vivem isoladas dos grandes centros urbanos. Exige o respeito aos mltiplos aspectos regionais da realidade brasileira para que se preservem tais valores. Tem todo um tratamento bem estruturado e sistemtico que atende igualmente a regies diversas do territrio nacional. Tem tido problemas regionalizados que colocam em risco a possibilidade de expanso dos manifestos culturais para todas as regies do Pas. Passa por um momento em que aspectos da realidade social, como educao e sade, considerados mais importantes, provocam desinteresse no seu enfoque. H uma informao que pode ser confirmada pelo texto na alternativa Uma nova ordem cultural s pode ser possvel se houver uma ruptura poltica no Pas. A importncia da cultura, no Brasil, est vinculada a interesses econmicos e polticos. As culturas humanas so dinmicas, contudo, em algumas regies do Pas, a estagnao cultural visvel. A relao entre poder econmico e bem-estar social a mesma existente entre nvel cultural e incluso social. A cultura brasileira, tanto na forma material quanto na forma de conhecimentos, tem recebido contribuies de mltiplas origens. Em A recm-divulgada pesquisa Munic 2001, do IBGE, mostra que tem havido progressos nessa rea, ainda que desiguais e em ritmo mais lento que o desejvel , o termo destacado pode ser substitudo,sem alterar o sentido original do texto, por Mesmo que no entanto se bem que mas tambm E. medida que Com relao a o enunciado e ns tratemos sempre a questo cultural como secundria. Pode -se afirmar que, no contexto, expressa uma A. conformidade B. contradio C. explicao D. hiptese E. certeza Provedores de internet cresceram bastante e j atingem 53% das cidades. Sobre o perodo em evidencia correto afirmar: Marque as corretas: de internet agente da ao expressa por cresceram. cresceram e atingem expressam, respectivamente, aes passada e presente . bastante denota quantidade. e tem valor adversativo.

Texto: No aeroporto Viajou meu amigo Pedro. Fui lev-lo ao Galeo, onde esperamos trs horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, no faltou assunto para nos entretermos, embora no falssemos de v e numerosa matria atual. Sempre tivemos muito assunto, e no deixamos de explor-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, no se digne pronunciar nenhuma. Quando muito, emite

1.

slabas; o mais conversa de gestos e expresses, pelos quais se faz entender admiravelmente. o seu sistema. Passou dois meses e meio em nossa casa, e foi hspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo. Plausvel. Era a sua arma, no direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe d prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de suas boas intenes para com o mundo ocidental e o oriental, e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificao. Objeto que visse em nossa mo, requisitava- Gosta de culos alheios (e no os usa), relgio de pulso, copos, xcaras e vidros em geral, artigos de escritrio, botes simples ou de punho. No colecionador; gosta das coisas para peg-las, mir-las e ( seu costume ou sua mania, que se h de fazer) p-las na boca. Quem no o conhecer dir que pssimo costume, porm duvido que mantenha este juzo diante de Pedro, de seu sorriso sem malcia e de suas pupilas azuis porque me esquecia dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita apressada, sobre a razo ntima de seus atos. Poderia acus-lo de incontinncia, porque no sabia distinguir entre os cmodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lmpada do escritrio? No. Jamais me voltei para Pedro que no me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritao, e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me. Eu sabia que essas coisas eram indiferentes nossa amizade e, at, que a nossa amizade lhes conferia carter necessrio, de prova; ou gratuito, de poesia e jogo. Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo. De repente o aeroporto ficou vazio. O que se pode inferir a partir da afirmao: de repente o aeroporto ficou vazio (linhas 62 -63)?

A movimentao de pessoas no aeroporto foi concluda. a. A alegria que impregnava o ambiente acabou. b. A inquietao das pessoas, em virtude da partida, cessou. c. A intensidade do movimento de pessoas diminuiu. d. A ausncia de expectativa das pessoas que circulavam. 2. a. b. c. d. e. 3. a. b. c. d. e. 4. Que opo sintetiza a idia central do texto? Saudade do amigo no momento de sua chegada. Carinho e encantamento do adulto pela criana. Relacionamento formal entre a criana e o adulto. Prazer de levar o amigo ao aeroporto e v-lo partir. Amizade, proporcionando uma mudana de vida. Qual a inteno do narrador ao usar a expresso grifada no trecho abaixo? Era a sua arma, no direi secreta, porque ostensiva. (linhas 18 -19) Destacar o poder do sorriso de Pedro na vida das pessoas. Apreciar a ousadia de Pedro quando sorri para as pessoas. Mostrar o sorriso como elemento de fantasia na vida de Pedro. Expressar a influncia que o sorriso dissimulado exerce. Demonstrar a inquietao de Pedro ao sorrir para as pessoas. Que significa a palavra sublinhada sugere no contexto? Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro j vivido e pudo (linhas 59-62) Pela descrio do autor a respeito de Pedro no incio do texto, como Pedro nos parece?

5.

__________________________________________________________________ _______________________________________ 6. E afinal quem Pedro? __________________________________________________________________ _______________________________________

Gari do Rio acha fortuna e devolve

2,0pt

Numa poca em que escndalos de corrupo do o tom dos noticirios brasileiros, trs funcionrios da limpeza urbana carioca deram exemplo de honestidade. Durante a Eco-92, quando trabalharam no Riocentro, eles acharam e devolveram duas carteiras com cerca de R$ 115 milhes de dlares e cheques de viagem e uma pulseira de ouro. Os trs funcionrios da Companhia Municipal de Limpeza Urbana integraram a equipe escalada para manter limpo o complexo do Riocentro, em Jacarepagu (zona oeste do Rio), durante a conferncia mundial que reuniu cerca de 110 chefes de Estado e de governo em 15 dias de debates sobre o futuro do planeta. A dois dias do encerramento da Eco, em 12 de junho, Joilson Fernandes Lrio, 33, encontrou uma carteira com R$ 105.000,00 mil, quando recolhia papis no plenrio principal do centro de convenes. Na hora, vi que tinha dinheiro dentro, mas devolvi recepcionista sem nem contar quanto era, afirma. A carteira foi devolvida para um membro da delegao dos EUA minutos depois. Na mesma tarde, outro gari, Ivanilson Jos dos Santos, 25, encontrou sobre uma das mesas do plenrio outra carteira cheia de cheques de viagem em um valor aproximado de R$ 10.000,00 mil, quantia que ele levaria um ano e meio mais ou menos para juntar. Assim como seu colega, ele entregou a carteira ao primeiro agente de segurana das Naes Unidas que encontrou. Meia hora depois, um esquecido ecologista japons j havia recuperado seus cheques. No dia seguinte, foi a vez do encarregado de servios da empresa, Lus Leito, 49, recolher no cho do shopping do Rio-centro uma pulseira de ouro cravejada de brilhantes. No seu caso, a devoluo dona foi imediata, porque a pulseira acabara de soltar-se do brao de uma integrante da delegao norte-americana. Fiquei feliz por ter praticado uma boa ao, diz Leito, lembrando-se dos agradecimentos da turista em um complicado portunhol. Com o fim da conferncia, os trs voltaram rotina normal de trabalho no Setor de Emergncia da Zona Oeste em Bangu, onde a reao dos colegas se divide entre gozaes e elogios. No estamos pensando em recompensa, mas se vier uma promoo ser uma boa, disse Ivanildo. (Folha de So Paulo) 1. Por que os trs garis aparecem no jornal? ..................................................................................................................................... ....................................................... .. 2. Como voc entende a frase: Numa poca em que escndalos de corrupo do o tom dos noticirios brasileiros, trs funcionrios da limpeza urbana carioca deram exemplo de honestidade. ............................................................................................................................. ............................................................... .. 3. Os trs garis esto na contramo da onda da corrupo. Qual o significado aqui de contramo? ......................................................................................................... ................................................................................... .. 4. Alguns dados sobre a vida dos garis aumentam ainda mais o mrito da atitude que tiveram. Quais? ............................................................................................................................................................................................ .. 5. Como os colegas dos garis receberam a atitude dos trs? ............................................................................................................................................................................................ .. 6. Por que alguns colegas dos trs funcionrios fizeram gozaes com eles? ............................................................................................................................................................................................ .. 7. Depois da conferncia, para onde voltaram os trs? ............................................................................................................................................................................................ .. 8. Que recompensa os funcionrios esto aguardando? O que isso vem confirmar sobre eles? .......................................................................................................................................................................... .................. .. 9. O gesto dos garis deveria ser a atitude natural de qualquer pessoa que encontra um objeto que no lhe pertence: devolv-lo ao verdadeiro dono. Por que nos tempos atuais tal atitude est se tornando cada vez mais rara? ............................................................................................................................. ............................................................... ..

Leitura e interpretao Recordaes de uma vida Nasci no Brs, Rua Carlos Garcia, 26, no dia 30 de novembro de 1906. Quando eu tinha oito anos a guerra, que comeou no 14 e terminou 18. Com a guerra veio muita misria, ns passamos muito mal aqui em so Paulo. Lembro, na Rua Amrico Brasiliense, da Companhia Mecnica importadora que ajudou muitos desses que no tinham possibilidade de aquisio: um porque o pai foi pra guerra, outros porque tinham dificuldade de encontrar trabalho. Na hora do almoo e na hora da janta ela dava uma sopa para famlias do Brs, da Mooca, do pari, da classe menos favorecida pela sorte. Comecei a trabalhar com nove anos numa oficina de gravura que ainda existe: Masucci, Petracco e Nicoli. Meu irmo Alfredo, que j trabalhava l, me encaminhou: era estamparia, gravuras, fundio de placa de bronze... Nessa fbrica foi a minha infncia, mocidade e uma boa parte da velhice. Sa de l com cinqenta e cinco anos de trabalho, aposentado. O ano em que me casei, 1937, foi um dos anos de maior misria em so Paulo. No sei se foi porque era o comeo da guerra, foi um ano muito sacrificado, no tinha servio, era uma misria. Hoje moro com a Isabel, minha filha solteira, e minha filha viva e os dois netos... Sou aposentado mas ainda fao alguma coisa daquilo que eu sabia fazer, afinal sou responsvel pela casa. A aposentadoria no nada e preciso pegar servios de gravao. Pago o aluguel desta casa porque tem um quintal gostoso para os netos, rvores. Quando encontro os amigos da oficina que trabalharam trinta, quarenta anos comigo uma satisfao enorme, lembrando o que fazamos; as amizades l eram boas. Porm, o mais importante em minha vida foi o meu casamento, o nascimento das filhas, o casamento da primeira filha, o nascimento dos filhos da minha filha. Aquilo que eu fiz na vida no foi l grande coisa. Se estivesse na minha competncia eu daria um conselho aos jovens para levar uma vida honesta, uma vida com amor. E se portar direitinho... A coisa mais linda que existe quando um homem tem a responsabilidade da famlia, uma boa esposa. Os velhos de hoje foram os moos de ontem. Devem procurar ainda fazer alguma coisa na vida. Se um velho fosse doente, abandonado, deve-se recolher num lar onde pudesse passar os ltimos anos com fartura, boa companhia quando sozinho. Se tem famlia, embora tenha feito algum deslize na mocidade, acho que devia ser perdoado e tratado muito bem. H os que partiram para o jogo e a bebida e ficaram por a abandonados. Mas eu acho que deveramos olhar at por esses velhos. Eles tambm trabalharam. (Memria e sociedade: lembranas de velhos - Ecla Bosi) 1. Quais so os fatos histricos citados no texto? ............................................................................................................. .........................................___________________ 2. Quantos anos o narrador trabalhou na mesma oficina de gravura? O que isso revela sobre ele? ................................................................................................... ......................................................................................... .. 3. Qual a situao econmica do narrador? ............................................................................................................................. .........................___________________ _ 4. Quais so os aspectos que o narrador considera positivos na vida dele? ....................................................................................................................................... ...............___________________ _ 5. Segundo o narrador, como devem ser tratados os velhos? ................................................................................................................................................................ ............................ .. 6. A situao do aposentado no Brasil. Lembra do caso do narrador: Depois de 55 anos de trabalho ele ainda precisa trabalhar para sobreviver. Ser correto, justo? Justifique sua resposta. ............................................................................................................................. ............................................................... .. 7. Faa um balano da vida do Sr. Amadeu (narrador do texto). Valeu a pena tanto sacrifcio? Justifique sua resposta. ............................................................................................................. ............................................................................... ..

ONDA Guilherme de Almeida

Morno Trapo, Contorno farrapo, Da onda leno Redonda... suspenso Pluma pelas De espuma, estrelas... Lenda Resto De renda, de um gesto Frase de gaze, louco Riso que o pouco De guizo... que h de Ninho bondade De arminho no alto Onde mar... Salto Se esconde da gua Areo na mgoa Mistrio... doida De toda vida partida... 1. Leia o poema e responda: a) Qual assunto abordado no poema Onda? b) Identifique os principais elementos presentes no poema. c) Explique que relao o texto estabelece com o ttulo Onda e os elementos que voc identificou. d) Que versos serviram de ponto de partida para que o autor pudesse construir a impresso de movimento? f) O poema apresenta muita assonncia. Indique algumas delas.

Fragmento: Os sertes - Euclides da Cunha Texto I Ento, a travessia das veredas sertanejas mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaa-o na trama espinescente e no o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanas; e desdobra-se-lhe na frente lguas e lguas, imutvel no aspecto desolado: rvores sem folhas,

de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espao ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . . Texto II O sertanejo , antes de tudo, um forte. No tem o raquitismo exaustivo dos mestios neurastnicos do litoral.A sua aparncia, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrrio. Falta-lhe a plstica impecvel, o desempeno, a estrutura corretssima das organizaes atlticas. [...] Este contraste impe-se ao mais leve exame. Revela-se a todo o momento, em todos os pormenores da vida sertaneja -- caracterizado sempre pela intercadncia impressionadora entre extremos impulsos e apatias longas. Texto III Decididamente era indispensvel que a campanha de canudos tivesse objetivo superior funo estpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertes. Havia um inimigo mais srio a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime intil e brbaro, se no se aproveitassem os caminhos abertos artilharia para uma propaganda tenaz, continua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar nossa existncia aqueles rudes compatriotas retardatrios. [...] Canudos no se rendeu. Fechemos este livro. Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda a histria, resistiu at ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na preciso integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criana, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados. ( Fragmentos da obra Os Sertes de Euclides da Cunha, So paulo: Crculo do Livro, 1975) Na Internet: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/sertoes.html
1. 2. 3. 4.

De acordo o texto I, como a natureza no lugar onde vive o sertanejo? Ela se mostra acolhedora ao homem? O texto II, ao descrever o sertanejo, apresenta como contraditria certos aspectos de sua constituio fsica e seu comportamento. Comente essa contradio. No 1 pargrafo do texto III, o autor crtica a guerra em si e afirma que outra guerra mais demorada e digna deveria ser travada. Qual essa guerra? Identifique no texto II um trecho que comprove a influncia de teorias raciais existente no comeo do sculo XX.

Leia: A Velha Contrabandista Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrs da lambreta. O pessoal da Alfndega tudo malandro velho - comeou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrs, o fiscal da Alfndega mandou ela parar. A velhinha parou e ento o fiscal perguntou assim pra ela: - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco a atrs. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontlogo, e respondeu: - areia! A quem sorriu foi o fiscal. Achou que no era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro s tinha areia. Muito encabulado, ordenou velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrs. Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrs, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um ms seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi a que o fiscal se chateou: - Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfndega com 40 anos de servio. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ningum me tira da cabea que a senhora contrabandista. - Mas no saco s tem areia! - insistiu a velhinha. E j ia tocar a lambreta, quando o fiscal props: - Eu prometo senhora que deixo a senhora passar. No dou parte, no apreendo, no conto nada a ningum, mas a senhora vai me dizer: qual o contrabando que a senhora est passando por aqui todos os dias? - O senhor promete que no "espia"? - quis saber a velhinha. - Juro - respondeu o fiscal. - lambreta. ( Stanislaw Ponte Preta. Dois amigos e um chato. 8ed. So Paulo, Moderna, 1986) 1. Aponte expresses do texto que caracterizam a linguagem coloquial. 2. A construo: o fiscal da Alfndega mandou ela parar tpica da linguagem coloquial. Reescreva-a utilizando o padro culto de linguagem. 3. Quando a velhinha disse: areia, o fiscal acreditou? Justifique sua resposta com elementos do texto. 4. Voc concorda com a esperteza da velhinha? Justifique sua resposta. 5. O que o autor quis dizer com a expresso: Tudo malandro velho? 6. Quando a velhinha decidiu contar a verdade? 7. Quando o narrador citou os dentes que ela adquirira no odontlogo, a que tipo de dentes ele se referia?

1.

Leia o fragmento de um conto.

Em dezembro Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela mas antes disso j tnhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...] - Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, j. Nenhum confessava: os dois de castigo.

Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: comeava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu. - Dou um pedao. - Quero a manga inteira. - A manga inteira no. Um pedao. [...] - A manga inteira ou nada. - Ento nada. Quando entrei na cozinha, Vov estava me esperando: - Pode ir direto para o quarto, j sei de tudo. Fiquei fechado de castigo at a hora da janta. Se tornar a comer manga verde, da prxima vez vai apanhar de vara, ouviu? Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara: - Voc enredou, agora vai apanhar.[...] Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: Eu te amo. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava de Marcelo. Ento ela disse que era mentira mesmo, que tinha nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro[...] - Pede perdo, seno eu bato de novo! Ameacei com a vara, mas ela s chorava. Ento bati de novo, e dessa vez ela nem bem se mexeu, como se no tivesse sentindo dor. Foi andando em direo casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastarse.[...] Ao voltar para casa, deixei trs moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido. No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os trs moranguinhos e um bilhete: Eu gostava de voc mesmo, mas agora nunca mais. Luiz Vilela. Contos da infncia e da adolescncia. So Paulo: tica, 2001.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Quem comeu manga verde? Por que a Vov no queria quer eles comessem manga verde com sal? O texto narrado em 1 pessoa. Que marcas gramaticais permitem dizer isto? Quais frases ou expresses revelam impresses do narrador? Em que momento o narrador descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relao a ele? Em sua opinio, por que ele no acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele? Que tempo verbal o narrador utiliza na maior parte de suas falas? Por que o narrador bateu em Neusa?

Absurdo - Vanessa da Mata Havia tanto pra lhe contar A natureza Mudava a forma o estado e o lugar Era absurdo Havia tanto pra lhe mostrar Era to belo Mas olhe agora o estrago em que est Tapetes fartos de folhas e flores O cho do mundo se varre aqui Essa idia do natural ser sujo Do inorgnico no se faz Destruio reflexo do humano Se a ambio desumana o Ser Essa imagem infrtil do deserto Nunca pensei que chegasse aqui Auto-destrutivos, Falsas vitimas nocivas? Havia tanto pra aproveitar Sem poderio Tantas histrias, tantos sabores Capins dourados Havia tanto pra respirar Era to fino Naqueles rios a gente banhava Desmatam tudo e reclamam do tempo Que ironia conflitante ser Desequilbrio que alimenta as pragas Alterado gro, alterado po Sujamos rios, dependemos das guas Tanto faz os meios violentos Luxria tica do perverso vivo Morto por dinheiro Cores, tantas cores Tais belezas Foram-se Versos e estrelas Tantas fadas que eu no vi Falsos bens, progresso? Com a me, ingratido Deram o galinheiro Pra raposa vigiar 1. Leia o texto e responda: a) Os fatos apresentados no texto podem ocorrer na nossa realidade atual? Justifique sua resposta. b) Enumere os fatos narrados. c) Por que desmatam tudo e depois reclamam do tempo? d) Qual o tempo verbal predominante na letra da msica? Obs: Passar o clipe da msica antes de trabalhar o texto.

Texto: papos - Me disseram... - Disseram-me. - Hein? - O correto e "disseram-me". No "me disseram". - Eu falo como quero. E te digo mais... Ou "digo-te"? - O qu? - Digo-te que voc... - O "te" e o "voc" no combinam. - Lhe digo? - Tambm no. O que voc ia me dizer? - Que voc est sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como que se diz? - Partir-te a cara. - Pois . Parti-la hei de, se voc no parar de me corrigir. Ou corrigir-me. - para o seu bem. - Dispenso as suas correes. V se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correo e eu... - O qu? - O mato. - Que mato? - Mato-o. Mato-lhe. Mato voc. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? - Pois esquea-o e pra-te. Pronome no lugar certo e elitismo! - Se voc prefere falar errado... - Falo como todo mundo fala. O importante me entenderem. Ou entenderem-me? - No caso... no sei. - Ah, no sabe? No o sabes? Sabes-lo no? - Esquece. - No. Como "esquece"? Voc prefere falar errado? E o certo "esquece" ou "esquea"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. - Depende. - Depende. Perfeito. No o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas no sabes-o. - Est bem, est bem. Desculpe. Fale como quiser. - Agradeo-lhe a permisso para falar errado que mas ds. Mas no posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. - Por que? - Porque, com todo este papo, esquec-lo. Luis Fernando Verssimo

1. O que d incio discusso entre as personagens?

2. Por que a forma lhe digo tambm no foi aprovada?

3. A forma matar-lhe-ei-te no existe em portugus. Pesquise por que e surgira uma nova forma.

4. Muitas vezes a posio do pronome determinada de acordo com o que soa mais agradvel. Esse critrio chama-se eufonia. De acordo com ele, reescreva a orao V se esquece -me.

5. Qual o argumento que uma personagem usa para corrigir a outra?

Tema para redao Nos trs textos abaixo, manifestam-se diferentes concepes do tempo; o autor de cada um deles expe uma determinada relao com a passagem do tempo. Leia-os com ateno: Texto I Mais do que nunca a histria atualmente revista ou inventada por gente que no deseja o passado real, mas somente um passado que sirva a seus objetivos (...) Os negcios da humanidade so hoje conduzidos especialmente por tecnocratas, resolvedores de problemas, para quem a histria quase irrelevante; por isso, ela passou a ser mais importante para nosso entendimento do mundo do que anteriormente. (Eric Hobsbawm, Tempos interessantes: uma vida no sculo XX) Texto II O que existe o dia-a-dia. Ningum vai me dizer que o que aconteceu no passado tem alguma coisa a ver com o presente, muito menos com o futuro. Tudo hoje, tudo j. Quem no se liga na velocidade moderna, quem no acompanha as mudanas, as descobertas, as conquistas de cada dia, fica parado no tempo, no entende nada do que est acontecendo. (Herberto Linhares, depoimento) Texto III No se afobe, no, Que nada pra j, O amor no tem pressa, Ele pode esperar em silncio Num fundo de armrio, Na posta-restante, Milnios, milnios No ar... E quem sabe, ento, O Rio ser Alguma cidade submersa. Os escafandristas viro Explorar sua casa, Seu quarto, suas coisas, Sua alma, desvos... Sbios em vo Tentaro decifrar O eco de antigas, palavras, Fragmentos de cartas, poemas, Mentiras, retratos, Vestgios de estranha civilizao. No se afobe, no, Que nada pra j, Amores sero sempre amveis. Futuros amantes qui Se amaro, sem saber, Com o amor que eu um dia Deixei pra voc. (Chico Buarque, "Futuros amantes") Redija uma DISSERTAO EM PROSA, na qual voc apontar, sucintamente, as diferentes concepes do tempo, presentes nos trs textos, e argumentar em favor da concepo do tempo com a qual voc mais se identifica.

Cordel Cordel a arte do sertanejo. Pertence tradio oral e pode ser recitado ou cantado. Chama-se assim porque os livretos e versos produzidos pelos cordelistas ficam pendurados em cordis nas feiras livres.

Manoel dos Reis Machado nossa rvore do bem Nosso grande mestre Bimba Nome que at hoje vem Famoso na capoeira Por no perder pra ningum. Engenho velho de Brotas Local do seu nascimento Salvador sua cidade Onde alegria e tormento Lhe deram vivacidade Fora , coragem e talento. (...) Nasceu com ele esse nome Bimba nasceu pra vencer Cresceu lutou ganhou fama Os pais gostavam de ver O futuro batuqueiro L na rede a se mexer. (...) Bimba tinha o tipo fsico De uma rocha escarpada Muito alto,andar danante Seguro em cada passada Olhos grandes,ombros largos E sempre dando risada. Apertava sempre os olhos Estudando o inimigo Gostou muito de charuto Se zangasse era um perigo Ningum levava a melhor Desafiando consigo. (...) Nunca levou desaforo Mas era camaradeiro Preservador de amizade Desconfiado e ligeiro No dobrava em uma esquina Nem para ganhar dinheiro. (...) Ganhou a vida,com tudo Fez carvo,cortou madeira Foi trapicheiro e carpina Estivador de primeira Mas o que fez com mais classe

S foi jogar capoeira. (...) Bimba enfrentou com seus golpes Duas guerras mundiais Resto da escravido Represses policiais Mas botou a capoeira Nos mais altos pedestais. Praticou bem a angola Aprendeu com quem sabia Depois criou outra luta Com mais garra e valentia Ps o nome regional Representando a Bahia. (...) No ano de 74 A 5 de fevereiro Bimba fechou seu arquivo Deu adeus ao mundo inteiro Entrou de frias na terra Foi ver Deus, Pai verdadeiro. Os berimbaus soluaram Alunos botaram luto O dia e relembrado Como uma data de culto Hoje os livros e os filmes Representam o seu produto. (...) Luiz Gonzaga foi rei Cantando Mulher Rendeira Pel foi o rei da bola Com meio e com chuteira E Mestre Bimba sem dvida Foi o rei da capoeira. Bule-Bule (Antonio Ribeiro da Conceio). Coleo Cordel coisa da gente. Umburana BA, 1992.

Escarpada difcil de subir Trapicheiro trabalhador de trapiche armazm-geral ou pequeno engenho de acar. 1. Que parte da histria do mestre Bimba voc achou mais interessante? 2. Mestre Bimba tornou-se capoeirista famoso e hoje respeitado em todo o mundo. Que versos indicam as aes que o tornaram conhecido e famoso? 3. Alguns versos revelam a importncia de mestre Bimba para a nossa cultura. Comente a importncia cultural do mestre Bimba, utilizando elementos do texto. 4. Releia a ltima estrofe e responda: a) No texto estabelecida uma relao entre mestre Bimba, Lus Gonzaga e Pel. Que semelhana h entre eles? b) Qual dos trs voc menos conhece? Que explicao voc daria para isso? 5. Em uma das estrofes acima trata da morte de mestre Bimba. Que expresses so empregadas pelo narrador para se referir a este momento?

Text o 1 - A regreo da redasso Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso. Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever. - Mas, minha senhora - desculpei-me -, eu no sou professor.

- Eu sei. Por isso mesmo. Os professores no tm conseguido muito. - A culpa no deles. A falha do ensino. - Pode ser, mas gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem. - Obrigado - agradeci -, mas no acredite muito nisso. No coloco vrgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora precisa ver o trabalho que dou ao revisor. - No faz mal - insistiu -, o senhor vem e traz um revisor. - No d, minha senhora - tornei a me desculpar -, eu no tenho o menor jeito com crianas. - E quem falou em crianas? Meu filho tem 17 anos. Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: "Voc no deve se assustar, o estudante brasileiro no sabe escrever". No dia seguinte, ouvi de outro educador: "O estudante brasileiro no sabe escrever". Depois li no jornal as declaraes de um diretor da faculdade: "O estudante brasileiro escreve muito mal". Impressionado, sa a procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro no sabe escrever. Passei a observar e notei que j no se escreve mais como antigamente. Ningum mais faz dirio, ningum escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes. No tenho visto nem aquelas inscries, geralmente acompanhadas de um corao, feitas em casca dervore. Bem, verdade que no tenho visto nem rvore. - Quer dizer - disse a um amigo enquanto amos pela rua - que o estudante brasileiro no sabe escrever? Isto timo para mim. Pelo menos diminui a concorrncia e me garante emprego por mais dez anos. - Engano seu - disse ele. - A continuar assim, dentro de cinco anos voc ter que mudar de profisso. - Por qu? - espantei-me. - Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver. - E voc sabe por que essa gerao no sabe escrever? - Sei l - dei com os ombros -, vai ver que porque no pega direito no lpis. - No senhor. No sabe escrever porque est perdendo o hbito daleitura. E quando o perder completamente, voc vai escrever para quem?Ta um dado novo que eu no havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne? Ento vou trabalhar num aougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira nas arquibancadas do Maracan, para forrar sapato furado ou para quebrar um galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mo, correndo pelas ruas para oferecer s pessoas, assim como quem oferece hoje bilhete de loteria: - Por favor amigo, leia - disse, puxando um cidado pelo palet. - No, obrigado. No estou interessado. Nos ltimos cinco anos a nica coisa que leio a bula de remdio. - E a senhorita no quer ler? - perguntei, acompanhando os passos de uma universitria. A senhorita vai gostar. um texto muito curioso. - O senhor s tem escrito? Ento no quero. Por que o senhor no grava o texto? Fica mais fcil ouvi-lo no meu gravador. - E o senhor, no est interessado nuns textos? - sobre o qu? Ensina como ganhar dinheiro? - E o senhor, vai? Leva trs e paga um. - Deixa eu ver o tamanho - pediu ele. Assustou-se com o tamanho do texto: - O qu? Tudo isso? O senhor est pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? No d para resumir tudo em cinco linhas? (Carlos Eduardo Novaes) TEXTO 2 -Estudantes lem, mas no entendem Braslia (Agncia Estado) O aluno brasileiro no compreende o que l, revela o programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa), divulgado ontem. Entre 32 pases submetidos ao teste, o Brasil ficou em ltimo lugar. A prova mediu a capacidade de leitura de estudantes de 15 anos, independentemente da srie em que esto matriculados. "Esperava um desastre pior", disse o ministro da Educao, Paulo Renato Souza, ao anunciar o resultado. Em primeiro lugar ficou a Finlndia. Em penltimo, frente do Brasil, o Mxico. Dos 32 pases avaliados, 29 fazem parteda Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) - entidade que rene naes desenvolvidas, como os Estados Unidos ou o Reino Unido, e outras nem tanto, como a Polnia e a Repblica Checa. Tambm participaram Brasil, Letnia e Rssia. A prova foi aplicada no ano passado, envolvendo ao todo 265 mil estudantes de escolas pblicas e privadas. No Brasil, participaram 4,8 mil alunos de 7 e 8 sries do ensino fundamental e do 1 e 2 anos do ensino mdio. O objetivo foi verificar o preparo escolar de adolescentes de 15 anos, tendo em vista os desafios que tero pela frente na vida adulta.

(www. Oliberal.com.br/arquivo/noticias/atualidade/n05122001index4.htm) TEXTO 3 As escolas poderiam ensinar a escrever, mas no o fazem. No que as aulas de redao sejam em menor nmero do que o desejado. O problema que essa matria ensinada de forma errada, por meio de assuntos distantes da vida real. Em vez de escrever redaes sobre temas vagos, como Minhas frias ou Meu cachorro, o aluno deveria ser adestrado nos diferentes gneros da escrita: a carta, o memorando, a fico, a conferncia e at o e-mail, opina o professor Luiz Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco. (Falar e escrever, eis a questo. In. VEJA, pp. 104-112, 7/11/2001) TEXTO 4 Escrever e falar bem, atualmente, tem sido uma das maiores preocupaes do brasileiro. Segundo a edio 1.725 de Veja, essa preocupao tem se dado, em grande medida, pela necessidade da fluncia no portugus padro nas interaes sociais, sobretudo nos estudos, na profisso e nos negcios. Considerando os textos 1, 2, 3 e 4, responda s questes de 1 a 4. 2. a) b) c) Com base no texto 1, faa o que se pede: Que concluso voc pode tirar, a partir do efeito de sentido provocado pelo seu ttulo, a respeito do ato de escrever? Retire dois argumentos que comprovem a sua concluso. Modificando os elementos verbais, em destaque, de forma que no haja alterao de sentido, reestruture o perodo Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver. Transcreva o pargrafo, do texto 2, em que se pode comprovar a tese de que os estudantes brasileiros lem, mas no entendem o que lem. Leia os textos 1 e 3 e faa o que se pede: O que existe em comum, nos textos 1 e 3, com relao postura comumente associada ao professor brasileiro? De acordo com o texto 3, d um sinnimo expresso adestrar, utilizada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco. 4. Escrever de forma difcil h muito vem permeando o imaginrio do brasileiro de que escrever dessa forma sinnimo de escrever bem. O texto 4 desconstri, em parte, esse imaginrio. Para isso, o autor da tira lanou mo de dois recursos estilsticos: o de uma figura e o de uma funo da linguagem. a) b) Que figura de linguagem foi utilizada pelo autor para desconstruir o ideal da boa escritura? Que funo de linguagem d suporte construo do texto.

3. 4. a) b)

O Lobo e o Cordeiro (Recontada por Monteiro Lobato)

Estava o cordeiro a beber gua num crrego, quando apareceu um lobo esfaimado, de horrendo aspecto. Que desaforo esse de turvar a gua que venho beber? disse o monstro, arreganhando os dentes. Espere que vou castigar tamanha m-criao!... O cordeirinho, trmulo de medo, respondeu com inocncia: Como posso turvar a gua que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim? Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta, mas no deu o rabo a torcer. Alm disso inventou ele sei que voc andou falando mal de mim no ano passado. Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano? Novamente confundido pela voz da inocncia, o lobo insistiu: Se no foi voc foi seu irmo mais velho, o que d no mesmo. Como poderia ser seu irmo mais velho, se sou filho nico? O lobo, furioso, vendo que com razes claras no venceria o pobrezinho, veio com razo de lobo faminto: Pois se no foi seu irmo, foi seu pai ou seu av! E nhoque sangrou-o no pescoo. Contra a fora no h argumentos. Monteiro Lobato 1. Qual a real inteno do lobo? 2. Como reage o cordeirinho diante das calnias do lobo? 3. Quais as armas do lobo para se sair vitorioso? 4. Interprete o provrbio da fbula e escreva pelo menos duas outras frases que poderiam substitu-lo. 5. Se, de acordo com o ponto de vista do lobo, o forte sempre vence pois o mundo dos espertos, como seria a histria contada do ponto de vista do cordeiro??

NO DESPERTEMOS O LEITOR Os leitores so, por natureza, dorminhocos. Gostam de ler dormindo. Autor que os queira conservar no deve ministrar-lhes o mnimo susto. Apenas as eternas frases feitas. "A vida um fardo" - isto, por exemplo, pode-se repetir sempre. E acrescentar impunemente: "disse Bias". Bias no faz mal a ningum, como alis os outros seis sbios da Grcia, pois todos os sete, como h vinte sculos j se queixava Plutarco, eram uns verdadeiros chatos. Isto para ele, Plutarco. Mas, para o grego comum da poca, deviam ser a delcia e a tbua de salvao das conversas. Pois no mesmo to bom falar e pensar sem esforo? O lugar-comum a base da sociedade, a sua poltica, a sua filosofia, a segurana das instituies. Ningum levado a srio com idias originais. J no a primeira vez, por exemplo, que um figuro qualquer declara em entrevista: "O Brasil no fugir ao seu destino histrico!" O xito da tirada, a julgar pelo destaque que lhe d a imprensa, sempre infalvel, embora o leitor semidesperto possa desconfiar que isso no quer dizer coisa alguma, pois nada foge mesmo ao seu destino histrico, seja um Imprio que desaba ou uma barata esmagada. (QUINTANA, Mrio. Prosa & Verso. 6. ed. So Paulo: Globo, 1989, p. 87) Explorando o Texto: 1. Defina, com suas palavras, um leitor dorminhoco. 2. Como voc se classificaria: um leitor dorminhoco, um leitor semi desperto ou um leitor atento? Justifique. 3. Plutarco poderia se considerar um grego comum? Por qu? 4. Por que os sete sbios da Grcia deviam ser a tbua de salvao das conversas? 5. Uma das tcnicas da dissertao consiste na citao de um "argumento de autoridade", ou seja, o testemunho ou a citao de uma pessoa de competncia reconhecida sobre determinado assunto. Como Mrio Quintana ironiza essa tcnica? 6. Caetano Veloso, na letra Sampa, afirma o seguinte: " mente apavora o que ainda no mesmo velho". Que trecho do texto apresenta opinio semelhante? 7. Qual a diferena de postura entre o leitor dorminhoco, o leitor semidesperto e o leitor atento em relao frase: " O Brasil no fugir ao seu destino histrico"? 8. Marque a alternativa correta. (a) Os leitores no Brasil so em regra acomodados e afeitos a lugares-comuns, o que justifica uma literatura convencional e bacharelesca. (b) Os escritores no Brasil tm o dever de se conformar aos padres ideolgicos e expressivos dominantes no nosso bacharelismo, ajudando a assegurar a continuidade do nosso status quo. (c) O poder no Brasil exercido de forma anacrnica e conservadora, traduzindo-se culturalmente em preguioso bacharelismo literrio. (d) O Brasil tem uma sociedade estvel e, no fundamental, bem estruturada, propiciando uma literatura e uma cultura em que o lugar-comum no se torna vicioso, pois expresso de um consenso ideolgico mais geral.

Produo usando imagens

a)

I - Sequncia Narrativa. Observe a imagem: "O Grito" - E. Mnch" e elabore uma histria.

b) No esquea: situao inicial, complicao, clmax e desfecho II - Sequncia Descritiva. a) Usar trechos descritivos ao longo da narrativa. b) Cuidado com a coeso.( a coeso estabelece relao entre os trechos) c) Cuidado com a coerncia. Observar a juno das partes.

Leia : Quem vive em So Paulo e no Rio de Janeiro, as duas maiores metrpoles do pas, conhece bem seus problemas: desemprego, custo de vida elevado, favelizao, poluio, caos no trnsito, precariedade no atendimento de sade e aumento da violncia urbana. Boa parte deles foi causada pelo crescimento desordenado das cidades e pela falta de planejamento urbano. S em So Paulo, estima-se que haja cerca de 1,6 mil favelas, a maioria localizada em bairros da periferia. No Rio de Janeiro, enormes favelas convivem lado a lado com os bairros nobres da Zona Sul. [...] Atualidade: Vestibular. 2003. O pargrafo acima foi elaborado a partir de uma idia principal. Qual essa idia? O que ocasionou o fato a qu se refere esse pargrafo? Elabore um pargrafo a partir do que voc leu acima. Releia seu pargrafo e sublinhe a ideia principal.

A ilha - Jos j. Veiga

Camilinho vivia desconfiado que a gente devia ter um lugar escondido,s nosso, e andava sempre atrs adulando, oferecendo brinquedos, me deu uma lente de culo, to forte que at acendia papel no sol. s vezes me dava remorso de ver o bestinha brincando sozinho uns brinquedos sem graa de botar besouro para carrear caixa de fsforo, fazer zorra que nunca zoava, ajuntar folha de folhinha; mas quando falei para Teniso que a gente devia levar Camilinho ao menos uma vez pra ver os brinquedos da ilha, Teniso deu na mala, disse que nem por um culo, que ele era muito choro, parecia moenda. Acho que um dia Camilinho pombeou ns trs e viu quando tiramos a jangada da moita e atravessamos para a ilha. Quando foi de noite, na porta da igreja, ele me perguntou onde a gente tinha ido na jangada, e outro dia na escola um tal de Estogildo, menino muito entojado que vivia passando rasteira nos outros, disse que ele tambm ia fazer uma jangada pra passear longe no rio. Depois eu vi Camilinho muito entretido com garrucha de taquara, dessas que jogam bucha de papel, uma mesma que eu tinha visto na mo de Estogildo. Eu no contei pra Teniso pra ele no bater no Camilinho, porque de ns trs ele era o que mais no gostava de Estogildo; mas a eu principiei a desconfiar que o brinquedo na ilha ia acabar acabando? E nem demorou muito, parece at que eles estavam s esperando uma vaza. Passamos uns dias sem ir l porque Teniso andou com dedo inchado com panariz,doa muito, foi preciso lancetar, e brinquedo sem ele desanimava. Nesses dias a gente ia pra beira do rio e ficava olhando a ilha. De longe ela parecia mais bonita, mais importante. Quando vimos o fumaceiro corremos l eu e Cedil, Teniso ainda no podia. Estava tudo espandogado, a casa, a usina, os postes arrancados, o monjolinho revirado. Cedil chorava de soluo, corria pra cima e pra baixo mostrando os estragos, chamando a ruindade. Eu quase chorei tambm s de ver a tristeza dele. Para ns a ilha era brinquedo, para ele era consolo. (Jos J. Veiga, A ilha dos gatos pingados. 6 ed., Rio de Janeiro. Civilizaes Brasileiras,1974) 1. Responda as questes seguintes, com base no texto " A ilha" a)Quem o autor do texto? b)Quem o narrador? c) Qual a diferena entre autor e narrador? d) Para conhecer bem este texto, voc precisa saber mais sobre o autor, a infncia dele. Por qu? 2. No texto, qual a posio que o narrador assume? a) Narrador-observador b) Narrador-personagem 3. Quais os personagens que brincavam na ilha? 3. para compor o texto, o narrador selecionou um conjunto de aes, opines, fatos e falas das personagens relacionadas a um assunto central. Qual ele? a)A destruio dos brinquedos da ilha. b)A destruio da ilha. c)O sofrimento de Cedil. d) Um incndio ocorrido na ilha. 5. O texto pode ser dividido em 4 partes. D um ttulo para cada parte.

6. Com que objetivo Camilinho dava presente para o narrador? 7. Por que Teniso no aceitou que Camilinho fosse ver os brinquedos da ilha? 8. Na sua opinio, porque a ilha para Cedil era um consolo?

Vous aimerez peut-être aussi