Vous êtes sur la page 1sur 1

ESQUECENDO E MUDANDO O PASSADO (Filipenses 3.

13) (Paulo dizia e fazia) Uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim. Prembulo: Quero atravs de este estudo mostrar o quanto prejudicial ficar lembrando o passado negativo. Precisamos esquecer as coisas negativas em todas as reas: Relacional, Laboral, Sentimental, Comercial e Vivencial. As instrues que verteremos aqui neste tema sero de grande proveito para cada um daqueles que esto vivendo um trauma do passado ou um complexo de culpa. O texto inicial exclusivo em toda Bblia e um excelente exemplo a ser seguido: esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim I - LEMBRANAS NEGATIVAS DO PASSADO BLOQUEIAM O PRESENTE 1. Impede o perdo: O perdo verdadeiro o esquecimento da ferida, da ofensa, como Deus mesmo diz: dos teus pecados no me lembro mais. (Is 43.25) Tem pessoas que precisam se perdoar a si mesmo, dos seus erros cometidos e depois perdoar aqueles que te ofenderam. (Pr 19.11) A discrio do homem o torna longnimo, e sua glria perdoar as injrias. 2. Impede a alegria: O passado ruim pode causar muitas tristezas, desgostos, pode fazer chorar.

3. Impede a paz: As pessoas geralmente perdem a paz, o apetite e o sono quando se lembram das coisas passadas negativas no tratadas. 4. Impede a harmonia: Tem pessoas que cada vez que se lembra de uma situao que causou ira, volta a sentir a mesma emoo como colocar vinagre na ferida. (Pr 25.20). 5. Eles mostram as feridas demais: (Zc 13.6) Se algum lhe disser: Que feridas so essas nas tuas mos? Responder ele: So as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos. Pessoas que vivem mostrando as suas cicatrizes para que as outras sintam pena dela. 6. Eles contam as feridas demais: J 7.5 A minha carne est vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. J ocupa quase todos os seus 42 captulos do seu livro, para descrever suas feridas, que eram na verdade grandes, mas no precisava ficar o tempo todo falando delas. Quando ele comeou a orar pelos seus inimigos, sua historia foi revertida, sua sorte foi mudada e ele passa a receber o dobro de Deus. II- TOMANDO ATITUDES CORRETAS COM OS ERROS 1. Viva o presente: No viva do passado, nem do futuro, faa do tempo presente, realmente como diz a prpria palavra: Presente desembrulhe seu presente cada dia. 2. Os erros so relativos: Compare a tu experincia negativa com outra experincia ruim de outra pessoa. Pode que voc tenha passado um dia ruim enquanto que outra pessoa passou um ms inteiro. Pode que a voc morreu o gato enquanto que a outra pessoa morreu a sua me. 3. Seja sensato, diga todos cometem erros: As pessoas no so perfeitas, todo mundo esta sujeito a cometer erros. Voc precisa dizer isso e colocar isso na sua mente. 4. Escreva todas as experincias ruins num dirio: O fato de escrever tudo o que esta te incomodando, melhora a tua situao.

5. Trate os erros com humor: muito mais fcil solucionar os problemas usando o humor, rindo deles, comentando sobre eles com graa. 6. Evite cometer o mesmo erro duas vezes. Voc no pode evitar que pessoas briguem com voc, mas pode controlar suas respostas a eles. III MUDE O PASSADO COM O PRESENTE 1. De que maneira podemos mudar o passado? Muitos crem que j no se pode mudar o passado, mas isso esta errado, ele pode ser mudado sim. Se voc viver o presente com bastante xito, o passado mudado, esquecido. 2. O passado s di s quando o presente no seja promissor: Pelo simples fato de viver o presente bem, o passado deixa de causar dor. Por exemplo: Pessoas que tiveram uma empresa no passado que faliu e isto lhe deixou srios traumas, dores e dividas ao abrir uma nova empresa bem sucedida, aquela empresa falida ser esquecida. (Ec 5.20) Porque no se lembrar muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o corao de alegria. 3. Deus faz voc esquecer as aflies: Deus fez Jos esquecer o seu passado, dando dois filhos homens para criar. Ele colocou o nome de Manasses, que significa: Esquecer (Gn 41.51,52) Jos ao primognito chamou de Manasss, pois disse: Deus me fez esquecer-se de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez prspero na terra da minha aflio. No s do trabalho ele precisa se esquecer, mas tambm da inveja dos seus irmos, de como foi vendido como escravo ao Egito, de como foi parar no crcere. 4. Deus quer fazer voc esquecer-se do desemprego: Um desemprego sempre gera dor, desgastes, estresse, por tanto Deus trabalha assim, dando lhe um novo emprego com muito mais dinheiro, para voc esquecer toda a experincia amarga que voc viveu os apertos econmicos, as zombarias de familiares e amigos. 5. Deus quer fazer voc esquecer-se do mau relacionamento antigo: Tem tantas pessoas que tiveram um pssimo relacionamento com os pais, com o cnjuge, com o professor, com o chefe. Ento Deus permite um novo relacionamento na sua vida, seja este entre patro e funcionrio; decanos ou docentes, marido ou mulher. 6. Deus quer fazer voc esquecer-se das amarguras no meio cristo: Deus tem muitas formas de trabalhar para estabelecer do teu corao a paz. s vezes ele te permite mudar de cidade, outras vezes ele muda da cidade aquele que te causava amarguras. 7. Deus quer fazer o teu sofrimento como guas que passaram: (J 11.13-19) Se dispuseres o corao e estenderes as mos para Deus; se lanares para longe a iniqidade da tua mo e no permitires habitar na tua tenda a injustia, ento, levantars o rosto sem mcula, estars seguro e no temers. Pois te esquecers dos teus sofrimentos e deles s ters lembrana como de guas que passaram. A tua vida ser mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, sero como a manh. Sentir-te-s seguro, porque haver esperana; olhars em derredor e dormirs tranqilo. Deitar-te-s, e ningum te espantar; e muitos procuraro obter o teu favor.

Vous aimerez peut-être aussi