Vous êtes sur la page 1sur 31

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF.

RMULO PASSOS

Ol, amigo(a) concurseira(o)! J estamos na nossa quarta aula. O que esto achando do curso? As questes utilizadas em cada aula sero colocadas ao final do arquivo, de modo que voc possa tentar resolv-las antes de ler o comentrio a elas referente. A aula de hoje ser sobre a Sade na Constituio Federal de 1988. Nessa aula resolveremos muitas questes do CETRO. Podem ter certeza que uma questo da prova da Anvisa ser sobre o tema dessa aula. Dica de Estudo! Revise esse material vrias vezes, especialmente por meio dos esquemas grficos e das questes que porventura voc errar e/ou daquelas que tiver dvida.

S existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanh, portanto hoje o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Dalai Lama

1 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Aula 4 Sade na Constituio Federal de 1988.

1.

(Secretaria

Estadual

de

Administrao

do

Amap-

AP/2012/UNIVERSA) Assinale a alternativa que apresenta afirmao correta a respeito da Constituio Federal do Brasil. a) Os artigos 194 a 200 dizem respeito ao ordenamento constitucional da sade, que tratada isoladamente no ttulo VIII, da ordem social. b) O captulo II, da seguridade social, mantm a sade vinculada previdncia social. c) O estabelecimento da sade como direito de todos e dever do Estado deu-se antes da Constituio de 1988, e reafirmou-se no artigo 196. d) O artigo 199 veda a participao da iniciativa privada nas aes de sade. e) As diretrizes constitucionais da sade estabelecidas no artigo 198 so descentralizao, atendimento integral e participao da comunidade. Comentrios: a) A Sade ganhou importante espao na Constituio Federal de 1988 (CF/88), constituindo a Seguridade Social juntamente com a Assistncia e Previdncia Social de forma integrada. Por isso, os artigos 196 a 200 dizem respeito ao ordenamento constitucional da sade, que tratada com diversas outras reas no ttulo VIII, da ordem social, conforme podemos visualizar no esquema abaixo: Assistncia Social

Seguridade Social
CF/88 Ordem Social
(Ttulo VIII) (conjunto integrado de aes)

Previdncia Social Sade (arts. 196 a 200)

Educao, Cultura e Desporto; Cincia e Tecnologia; Comunicao Social; Meio Ambiente; Famlia, Criana, Adolescente, Jovem e Idoso; Indios.

2 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Meus amigos, fica claro que a Ordem Social da CF/88 formada por diversas reas. Dentre elas, destaca-se a Seguridade Social, que composta pelo conjunto de aes integradas da sade, assistncia e previdncia social. b) O captulo II, da seguridade social, mantm a sade integrada previdncia e assistncia social. No existe relao de subordinao entre essas reas. c) A principal conquista insculpida na CF/88 foi o estabelecimento da sade como direito de todos e dever do Estado (princpio da universalidade). Nobres concurseiros, percebam que a CF/88 criou o SUS, rompendo com o perverso modelo da assistncia mdica previdenciria do Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS). Este modelo era restrito aos trabalhadores que exerciam atividade remunerada e aos trabalhadores rurais, ou seja, no era universal. d) O artigo 199 da CF/88 determina que participao da iniciativa privada nas aes de sade livre. Isso bvio, pois boa parte dos servios de sade do Brasil so privados. A Alternativa correta e a letra e, conforme podemos visualizar no esquema abaixo: 2. (SES-ES/2011/CESPE) O conceito ampliado de sade, acolhido na legislao brasileira pela CF, abrange os fatores determinantes e condicionantes da sade, tais como alimentao, moradia, saneamento bsico, meio ambiente, trabalho, renda, educao, transporte, lazer e acesso aos bens e servios essenciais. Comentrios: A questo est corretssima, pois a CF/88 e as Leis Orgnicas da Sade ampliaram consideravelmente o conceito de sade. Com o objetivo

3 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

de colocar esse conceito em prtica, o SUS promove aes, a exemplo, do Projeto Academia da Sade1.

3. (Prefeitura Municipal de Piedade-SP/2006/CETRO) Assinale a alternativa incorreta quanto s diretrizes do Sistema nico de Sade SUS. a) Descentralizao e controle social. b) Hierarquizao e regionalizao. c) Centralizao na assistncia mdica. d) Participao complementar do setor privado. e) Universalidade e equidade. Comentrios: Meus amigos, essa questo foi de graa, n? notvel que um dos princpios dispostos no art. 198 da CF/88 a descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo. Vejamos: descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; So diretrizes do SUS
(CF/88, art. 198)

atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; participao da comunidade; aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico.

Diante do exposto, verificamos que a letra c est incorreta.

O Programa Academia da Sade, criado em 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoo da

sade da populao a partir da implantao de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientao de prticas corporais e atividade fsica e de lazer e modos de vida saudveis. Os polos desse programa so espaos pblicos construdos para o desenvolvimento de atividades como orientao para a prtica de atividade fsica; promoo de atividades de segurana alimentar e nutricional e de educao alimentar; prticas artsticas (teatro, msica, pintura e artesanato) e organizao do planejamento das aes do Programa em conjunto com a equipe de APS e usurios.

4 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

4. (Prefeitura de Manaus-AM/2012/CETRO) Baseado nos preceitos constitucionais, a construo do SUS (Sistema nico de Sade) norteia-se pelos seguintes princpios doutrinrios: I. universalidade: a garantia de ateno sade por parte do sistema, a todo e qualquer cidado. II. integralidade: cada pessoa um todo indivisvel e integrante de uma comunidade. III. equidade: assegurar aes e servios de todos os nveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidado onde morar, sem privilgios e sem barreiras. IV. descentralizao: a garantia constitucional de que a populao usufruir das unidades e das entidades representativas das polticas de sade em todos os nveis, desde o federal at o local. correto o que est contido em a) I e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) I, II e III, apenas. e) II, III e IV, apenas. Comentrios: O princpio constitucional da participao popular (controle social) preconiza que a populao usufruir das unidades e das entidades representativas das polticas de sade em todos os nveis, desde o federal at o local. As principais instncias de controle social na sade so os conselhos e as conferncias de sade. Nesses termos, o gabarito da questo a letra d, pois apenas o item IV est errado. 5. (Prefeitura de Manaus-AM/2012/CETRO) Sobre as diretrizes constitucionais do Sistema nico de Sade, analise os itens abaixo. I. Descentralizao com direo nica em cada esfera de governo.
5 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

II. Participao da comunidade. III. Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, apenas. Comentrios: Mais uma questo bem tranquila do CETRO. Um das diretrizes do SUS o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. Podemos concluir que o atendimento no SUS deve ser integral, ou seja, deve atender todas as necessidades dos usurios de sade, passando por aes de preveno e promoo da sade at aes assistenciais de reabilitao da sade e tratamento de doenas. Importante! As atividades preventivas so prioritrias no mbito do SUS. O gabarito da questo a letra C, pois os itens I e II esto corretos. 6. (Prefeitura de Campinas-SP/2012/CETRO) Paciente de 40 anos, sexo feminino, ao realizar o autoexame, identifica um ndulo na mama E. Preocupada, sai de casa correndo e sem documentos, mas ao chegar UBS so exigidos documentos como CPF e carteira de trabalho. De acordo com o SUS, esse procedimento contraria o Princpio da a) Regionalizao. b) Equidade. c) Integralidade. d) Universalidade. e) Hierarquizao.
6 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Comentrios: O art. 196 da CF/88 estabelece que a sade direito de todos e dever do Estado (princpio da universalidade), garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Na situao apresentada, o princpio contrariado foi o a universalidade, j que o acesso aos servios do SUS foi impossibilitado sem uma justificativa plausvel. A letra d, portanto, o gabarito da questo. 7. (Prefeitura de Tanque DArca-AL/2011/ADIVISE) De acordo com a Constituio Federal (Seo II da Sade): a) A Sade um dever do cidado, cabendo-lhe providenciar os meios para sua melhor manuteno. Cabe ao Estado aes complementares na medida dos recursos disponveis. b) A assistncia livre iniciativa privada, podendo as instituies privadas participarem de forma irrestrita no Sistema nico de Sade. c) A Sade direito de todos e o Estado deve se responsabilizar apenas pela assistncia mdica contribuindo para diminuio da incidncia de doenas. d) A Sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. e) A Sade um dever do Estado para com os cidados que contribuem para a previdncia, fazendo jus assim a esse direito. Comentrios: a) A Sade um dever do Estado e direito do cidado. b) As instituies privadas podem participar de formar complementar SUS. Mas, o que isso significa? Os servios de sade que
7 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

a rede pblica no conseguir disponibilizar para a populao podem ser oferecidos por instituies privadas conveniadas pelo SUS. Por exemplo, o Hospital Portugus de Recife-PE atende a populao pelo SUS em determinados servios que no so oferecidos pela rede pblica. c) O Estado deve responsabilizar-se por todas as aes de sade. e) A Sade um dever do Estado para toda a populao. Na poca do sistema mdico-previdencirio, a Sade era um dever do Estado apenas para os cidados que contribuam para a previdncia. A alternativa d transcreve o art. 196 da CF/88, sendo o gabarito da questo. 8. (Questo elaborada pelo autor) Em relao ao Sistema nico de Sade, conforme disposies constitucionais, so de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente por terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. Comentrios: Nos termos do art. 197 da CF/88, as aes e servios de sade devem ser executados diretamente pelo Estado ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. so de relevncia pblica; Aes e Servios de Sade
(CF/88, art. 197)

cabe ao Poder Pblico dispor sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle; execuo feita

pelo Estado (diretamente); pelo Estado (atravs de terceiros); por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

Em resumo, verificamos que a execuo das aes e servios de sade deve ser feita:
8 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS 1- pelo Estado - diretamente pelas unidades de sade pblica, a exemplo das unidades bsicas de sade; - atravs de unidade privadas que prestam servios ao SUS - terceiros (conveniadas ou contratadas pelo SUS). 2 - Pela iniciativa privada (pessoa fsica ou jurdica de direito privado).

Neste sentido, percebe-se claramente que a questo encontra-se errada. 9. (Prefeitura de Salvador-BA/2011/CESGRANRIO) O Sistema nico de Sade implica aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada hierarquizada e que, de acordo com a Constituio Federal, organizar-se- por algumas diretrizes. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. I - A descentralizao uma diretriz do SUS, com direo nica em cada esfera de governo. II - O SUS busca, como diretriz, um atendimento parcial, com prioridade para as atividades assistencialistas, sem prejuzo dos servios assistenciais. III - O SUS tem como uma das diretrizes a participao da comunidade. correto APENAS o que se afirma em a) I b) II c) III d) I e III e) II e III Comentrios: Essa questo clssica em concursos! Vai cair na prova e voc acertar, pois acredito na sua determinao. Item I - A descentralizao uma diretriz do SUS, com direo nica em cada esfera de governo.

9 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Percebam que essa diretriz est relacionada com a descentralizao dos servios e aes de sade da Unio para o DF, estados e municpios, sob o comando das respectivas secretarias de sade. A direo do SUS exercida por uma secretaria de sade ou rgo equivalente em cada ente federativo (Unio, estados, DF e municpios), ou melhor, sua direo nica. Item II - O SUS busca, como diretriz, um atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. Podemos concluir que o atendimento no SUS deve ser integral, ou seja, deve atender todas as necessidades dos usurios de sade, passando por aes de preveno e promoo da sade at aes assistenciais de reabilitao da sade e tratamento de doenas. Item III - O SUS tem como uma das diretrizes a participao da comunidade. Isso significa que o SUS um sistema construdo pela a participao da populao nos conselhos e conferncias de sade e em outros espaos, a exemplo, dos movimentos sociais, conselhos gestores de sade e ouvidorias.
Cuidado! O SUS implica aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada e hierarquizada. Meus amigos, o CETRO pode tentar confundir-lhes, trocando palavra regionalizada por nacionalizada.

Sintetizando, vamos novamente analisar o grfico abaixo: descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; So diretrizes do SUS
(CF/88, art. 198)

atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais;
participao da comunidade; aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico.

O gabarito da questo, portanto, a letra d.

10 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

10. (Prefeitura de Belo Horizonte-MG/2011/FUMARC) As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal de 1988, obedecendo ainda a princpios organizativos e doutrinrios, tal como: a) Universalidade de acesso aos servios de sade no que se refere assistncia mdica especializada. b) Integralidade da assistncia, com prioridade para as atividades desenvolvidas pelas equipes de especialistas e de educao para a sade. c) Equidade. d) Descentralizao poltico-administrativa com direo nica do governo federal e participao dos municpios na prestao de servios de assistncia mdica sade da populao. Comentrios: So princpios organizativos e doutrinrios do SUS: a) universalidade de acesso a todos os servios; b) integralidade da assistncia, com prioridade para as atividades preventivas, sem detrimento das aes assistenciais; c) equidade; d) descentralizao poltico-administrativa com direo nica em cada esfera de gesto e participao de todos os entes federativos (Unio, estados, Distrito Federal e municpios) na prestao de servios de sade para a populao; Mais uma vez, vamos analisar o esquema grfico abaixo, pois devemos ter muita ateno na prova quanto a esse dispositivo constitucional:

11 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; So diretrizes do SUS


(CF/88, art. 198)

atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; participao da comunidade; aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico.

O gabarito a letra c. 11. (Prefeitura de Cuit-PB/2011/ACAPLAM) Para que foi criada a Emenda Constitucional n 29, de 13 de setembro de 2000? a) Para assegurar os recursos mnimos para o financiamento das aes e servios pblicos de sade b) Para criar os Ncleos de apoio Sade da Famlia NASF c) Para instituir o funcionamento do Programa de Agentes Comunitrios de Sade PACS d) Para instituir o funcionamento da Estratgia de Sade da Famlia e) Para assegurar a diviso dos municpios sede de mdulo Comentrios: A Emenda Constitucional n 29/2000 modificou a CF/88. O principal fruto dessa alterao foi a elevao dos gastos dos governos federal, estaduais e municipais com a sade, garantindo os recursos mnimos para o financiamento dessa rea. Neste sentido, o SUS deve ser financiado com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes (art. 198, 1).

12 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Recursos dos Estados

Recursos do DF

Recursos da Unio

Recursos dos Municipios

Recursos da Seguridade Social

Finaciamento do SUS

Recursos de outras fontes

Galera, agora que sabemos como feito o financiamento do SUS, vamos analisar abaixo qual responsabilidade de cada ente federativo com a aplicao mnima de recursos na rea da sade:
Unio Aplicao de Recursos Mnimos na Sade
(EC n 29/2000)

valor empenhado no ano anterior mais, no mnimo, a variao nominal do PIB. 12% da receita de impostos de sua competncia. 15% da receita de impostos de sua competncia. 12% e 15% das receitas de impostos de competncia estadual e municipal, respectivamente.

Estados Municpios Distrito Federal

A Lei Complementar n141/2012 confirmou esses percentuais. Mas, essa lei deve ser reavaliada pelo menos a cada 5 anos, conforme determinao constitucional.

O gabarito da questo a letra a. 12. (Residncia Mdica/Secretaria Estadual de Sade do

Pernambuco-PE/Seleo 2012/UPE-Adaptada) Em dezembro de 2011, foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29. O texto define percentuais mnimos para

13 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

investimentos em sade pela Unio, Estados e Municpios. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. a) A Unio deve investir o mesmo montante aplicado ao ano anterior, acrescido da variao do Produto Interno Bruto (PIB) dos ltimos dois anos. b) Para os estados, o texto aprovado define investimento de 10% da receita bruta. Entretanto, para os municpios, o ndice de 15%. c) O percentual a ser destinado sade de 12% para a Unio, para os Estados e para os Municpios. d) O percentual a ser destinado sade de 10% para a Unio, 12% para os Estados e 15% para os Municpios. Comentrios: De acordo com a Lei Complementar n 141/2012, a Unio aplicar, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, o montante correspondente ao valor empenhado no exerccio financeiro anterior, apurado nos termos desta Lei Complementar, acrescido de, no mnimo, o percentual correspondente variao nominal do Produto Interno Bruto (PIB) ocorrida no ano anterior ao da lei oramentria anual (art. 5). Os estados e o Distrito Federal aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, no mnimo, 12% da arrecadao dos impostos estaduais, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios (art. 6). Os municpios e o Distrito Federal aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, no mnimo, 15% da arrecadao dos impostos municipais (art. 7). Observe que o Distrito Federal, por ser um entre federativo misto, deve aplicar, em aes e servios pblicos de sade, no mnimo, 12% da arrecadao dos impostos de base estadual e 15% da arrecadao dos impostos de base municipal. Sintetizando, meus amigos, vamos visualizar mais uma vez o esquema grfico abaixo:
14 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Unio Aplicao de Recursos Mnimos na Sade


(EC n 29/2000)

valor empenhado no ano anterior mais, no mnimo, a variao nominal do PIB. 12% da receita de impostos de sua competncia. 15% da receita de impostos de sua competncia. 12% e 15% das receitas de impostos de competncia estadual e municipal, respectivamente.

Estados Municpios Distrito Federal

A Lei Complementar n141/2012 confirmou esses percentuais. Mas, essa lei deve ser reavaliada pelo menos a cada 5 anos, conforme determinao constitucional.

O gabarito da questo a letra a. 13. (Prefeitura de Jundiai-SP/2011/MAKIYAMA) A Constituio Federal de 1988 define, em seu artigo 199, que a assistncia sade livre iniciativa privada. Com base na Constituio, analise as afirmaes expostas nas alternativas abaixo e assinale a que estiver incorreta no que concerne ao referido artigo. a) As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. b) A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. c) vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. d) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. e) A lei dispor sobre a distribuio dos recursos oriundos de impostos e arrecadaes da Unio para o desenvolvimento de planos de sade

15 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

privados, sendo permitido apenas um percentual no superior a 1,2% da arrecadao de impostos para tal fim. Comentrios: A letra a encontra-se correta. Pode ser sintetizada no esquema abaixo: Participao da iniciativa privada no SUS
COMPLEMENTAR, com preferncia para entidades filantrpicas; entidades sem fins lucrativos.

Percebam, meus amigos, que a participao da iniciativa privada no SUS deve ser COMPLEMENTAR, e no suplementar ou irrestrita. A letra b est correta, conforme demonstrao a seguir: de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento da coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados A letra c tambm se encontra correta, pois vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos (CF/88, art. 199, 2). A letra d est correta, conforme literalidade da CF/88. Meus amigos, vou fazer uma pequena viagem no assunto da aula seguinte, para sanar uma lacuna no tema abordado. A CF/88 e a Lei n 8.080/90 criaram protees para a assistncia sade no Brasil em relao interveno de outros pases. Primeiramente, foi assegurada pela CF/88 (art. 199, 3) que seria vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Isso significa que a assistncia sade no Brasil deve ser prestada apenas pelo poder pblico, empresas e capitais brasileiros, podendo haver alguma exceo determinada por lei. Posteriormente, foi determinado pela Lei n 8.080/90 (art. 23) que vedada a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais
16 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

Vedada a Comercializao

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de doaes de organismos internacionais vinculados Organizao das Naes Unidas (ONU), de entidades de cooperao tcnica e de financiamento e emprstimos. vedada a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de (art. 23): doaes de organismos internacionais vinculados ONU; entidades de cooperao tcnica; financiamento e emprstimos.

A Lei n 8.080/90 (art. 15, inciso XII) determina ainda que a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios podero executar, em seu mbito administrativo, a realizao de operaes externas de natureza financeira de interesse da sade, desde que autorizadas pelo Senado Federal. Ou seja, qualquer emprstimo, convnio ou acordo firmado pelos entes federativos com instituies internacionais somente poder ser feito aps aprovao do Senado Federal. Intervenes de Pases Estrangeiros na Sade Brasileira

vedada a participao direta ou indireta de empresas ou na capitais estrangeiros

A Lei n 8.080/90 (art. 23) prev essa participao de de atravs de doaes de organismos cooperao e

assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei (CF/88, art. 199, 3).

internacionais vinculados ONU, entidades e de tcnica financiamento

emprstimos.

A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios podero executar, em seu mbito administrativo, a realizao de operaes externas de natureza financeira de interesse da sade, desde que autorizadas pelo Senado Federal (Lei n 8.080/90, art. 15, inciso II).

17 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

A letra e encontra-se incorreta, pois a Unio no poder financiar planos de sade privado e nenhuma outra instituio privada com fins lucrativo. O gabarito da questo a letra e. 14. (Questo elaborada pelo autor) De acordo com a Constituio Federal, compete ao Sistema nico de Sade, alm de outras atribuies, nos termos da lei: 1 - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; 2 - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; 3 - executar a formao de recursos humanos na rea de sade; 4 - executar as aes de saneamento bsico; 5 - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; 6 - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; 7 - executar o controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; 8 - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Marque a alternativa correta. a) nenhum item est incorreto. b) apenas um item est incorreto. c) apenas dois itens esto incorretos. d) apenas trs itens esto incorretos. e) apenas quatro itens esto incorretos. Comentrios:

18 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

A questo cobra do candidato conhecimento acerca do art. 200 da CF/88.

Compete ao SUS (art. 200 da CF/88)


controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Meus amigos, agora que sabemos quais so as competncias do SUS, de acordo com a carta magna, vamos analisar os itens errados: Item n 3 - competncia do SUS ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade. Destacamos que a execuo da formao de recursos humanos na sade da rea da educao em parceria com o SUS. Item n 4 - O SUS participa da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico. Lembrem-se que o SUS apenas participa das aes de saneamento bsico com outras reas do governo, ou seja, no executa e nem formula tais aes diretamente.
19 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Item n 7 - O SUS participa do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. Notem que h apenas a participao do SUS em relao aos cuidados com substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. Os demais itens esto corretos. Por isso, a letra d o gabarito da questo. (Ministrio da Sade/2008/CESPE) Com relao ao que dispe a CF acerca da assistncia sade, julgue as seguintes questes. 15. vedado s instituies privadas, incluindo-se as filantrpicas e as entidades sem fins lucrativos, o estabelecimento de convnios ou de contratos de direito pblico para participarem do SUS. Comentrios: permitido s instituies privadas, incluindo-se as filantrpicas e as entidades sem fins lucrativos, o estabelecimento de convnios ou de contratos de direito pblico para participarem do SUS. Logo, a questo est incorreta. 16. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Comentrios: Essa questo encontra-se em conformidade com o art. 199, 2, da CF/88. 17. vedado todo tipo de comercializao, no que concerne s condies e aos requisitos para a remoo de substncias, rgos e tecidos humanos, para fins de transplante, pesquisa e tratamento. Comentrios: Essa questo encontra-se em conformidade com o art. 199, 4, da CF/88.
20 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

18. permitida a participao direta de capitais estrangeiros na assistncia sade no Brasil. Comentrios: vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Isso significa que a assistncia sade no Brasil deve ser prestada apenas pelo poder pblico, empresas e capitais brasileiros, podendo haver alguma exceo determinada por lei. Assim, a questo est errada. 19. (Questo elaborada pelo autor) Em relao ao trabalho dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) e Agentes de Combate s Endemias (ACE), a Constituio Federal assegura que: I. Os gestores locais do Sistema nico de Sade s podero admitir ACS e ACE por meio de concurso pblico, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuies e requisitos especficos para sua atuao. II. Lei federal dispor sobre o regime jurdico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentao das atividades do ACS e ACE, competindo aos municpios o financiamento para o cumprimento do referido piso salarial. III. O servidor que exera funes equivalentes s de ACS e ACE poder perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos especficos, fixados em lei, para o seu exerccio. correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
21 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Comentrios Item I - De acordo com o art. 198, 4, da CF/88, a forma de admisso dos ACS e ACE deve ser feita por meio de processo seletivo pblico, que uma modalidade de seleo mais simplificada que o concurso pblico. Ademais, a Lei Federal n 11.350/2006, que regulamenta o trabalho do ACS e ACE em todo territrio nacional, dispe que esses profissionais, em regra, submetem-se ao regime jurdico estabelecido pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), devendo a contratao ser precedida de processo seletivo pblico. Item II - O financiamento do piso salarial dos ACS e ACE deve ser realizado por todos os entes federativos. Vale destacar que compete Unio, nos termos da lei, prestar assistncia financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, para o cumprimento do piso salarial desses profissionais, conforme determinao da CF/88 (art. 198, 5). Item III - Est conforme a literalidade do art. 198, 6, da CF/88. A alternativa correta, portanto, a letra c.

----------------------------------------------------------------------------Meus amigos, estamos chegando ao final de nossa aula n 4. Participem do frum de dvidas, pois ser um canal muito importante na sua preparao. Enviem dvidas, crticas e sugestes! No esqueam! Esse curso de vocs. Fiquem com Deus!

22 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

LISTA DAS QUESTES DA AULA 1. (Secretaria Estadual de Administrao do Amap-

AP/2012/UNIVERSA) Assinale a alternativa que apresenta afirmao correta a respeito da Constituio Federal do Brasil. a) Os artigos 194 a 200 dizem respeito ao ordenamento constitucional da sade, que tratada isoladamente no ttulo VIII, da ordem social. b) O captulo II, da seguridade social, mantm a sade vinculada previdncia social. c) O estabelecimento da sade como direito de todos e dever do Estado deu-se antes da Constituio de 1988, e reafirmou-se no artigo 196. d) O artigo 199 veda a participao da iniciativa privada nas aes de sade. e) As diretrizes constitucionais da sade estabelecidas no artigo 198 so descentralizao, atendimento integral e participao da comunidade. 2. (SES-ES/2011/CESPE) O conceito ampliado de sade, acolhido na legislao brasileira pela CF, abrange os fatores determinantes e condicionantes da sade, tais como alimentao, moradia, saneamento bsico, meio ambiente, trabalho, renda, educao, transporte, lazer e acesso aos bens e servios essenciais.

3. (Prefeitura Municipal de Piedade-SP/2006/CETRO) Assinale a alternativa incorreta quanto s diretrizes do Sistema nico de Sade SUS. a) Descentralizao e controle social. b) Hierarquizao e regionalizao. c) Centralizao na assistncia mdica. d) Participao complementar do setor privado. e) Universalidade e equidade.

23 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

4. (Prefeitura de Manaus-AM/2012/CETRO) Baseado nos preceitos constitucionais, a construo do SUS (Sistema nico de Sade) norteia-se pelos seguintes princpios doutrinrios: I. universalidade: a garantia de ateno sade por parte do sistema, a todo e qualquer cidado. II. integralidade: cada pessoa um todo indivisvel e integrante de uma comunidade. III. equidade: assegurar aes e servios de todos os nveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidado onde morar, sem privilgios e sem barreiras. IV. descentralizao: a garantia constitucional de que a populao usufruir das unidades e das entidades representativas das polticas de sade em todos os nveis, desde o federal at o local. correto o que est contido em a) I e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) I, II e III, apenas. e) II, III e IV, apenas. 5. (Prefeitura de Manaus-AM/2012/CETRO) Sobre as diretrizes constitucionais do Sistema nico de Sade, analise os itens abaixo. I. Descentralizao com direo nica em cada esfera de governo. II. Participao da comunidade. III. Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas.
24 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

d) II e III, apenas. e) I, apenas. 6. (Prefeitura de Campinas-SP/2012/CETRO) Paciente de 40 anos, sexo feminino, ao realizar o autoexame, identifica um ndulo na mama E. Preocupada, sai de casa correndo e sem documentos, mas ao chegar UBS so exigidos documentos como CPF e carteira de trabalho. De acordo com o SUS, esse procedimento contraria o Princpio da a) Regionalizao. b) Equidade. c) Integralidade. d) Universalidade. e) Hierarquizao. 7. (Prefeitura de Tanque DArca-AL/2011/ADIVISE) De acordo com a Constituio Federal (Seo II da Sade): a) A Sade um dever do cidado, cabendo-lhe providenciar os meios para sua melhor manuteno. Cabe ao Estado aes complementares na medida dos recursos disponveis. b) A assistncia livre iniciativa privada, podendo as instituies privadas participarem de forma irrestrita no Sistema nico de Sade. c) A Sade direito de todos e o Estado deve se responsabilizar apenas pela assistncia mdica contribuindo para diminuio da incidncia de doenas. d) A Sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. e) A Sade um dever do Estado para com os cidados que contribuem para a previdncia, fazendo jus assim a esse direito.

25 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

8. (Questo elaborada pelo autor) Em relao ao Sistema nico de Sade, conforme disposies constitucionais, so de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente por terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. 9. (Prefeitura de Salvador-BA/2011/CESGRANRIO) O Sistema nico de Sade implica aes e servios pblicos de sade que integram uma rede regionalizada hierarquizada e que, de acordo com a Constituio Federal, organizar-se- por algumas diretrizes. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. I - A descentralizao uma diretriz do SUS, com direo nica em cada esfera de governo. II - O SUS busca, como diretriz, um atendimento parcial, com prioridade para as atividades assistencialistas, sem prejuzo dos servios assistenciais. III - O SUS tem como uma das diretrizes a participao da comunidade. correto APENAS o que se afirma em a) I b) II c) III d) I e III e) II e III 10. (Prefeitura de Belo Horizonte-MG/2011/FUMARC) As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal de 1988, obedecendo ainda a princpios organizativos e doutrinrios, tal como:
26 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

a) Universalidade de acesso aos servios de sade no que se refere assistncia mdica especializada. b) Integralidade da assistncia, com prioridade para as atividades desenvolvidas pelas equipes de especialistas e de educao para a sade. c) Equidade. d) Descentralizao poltico-administrativa com direo nica do governo federal e participao dos municpios na prestao de servios de assistncia mdica sade da populao. 11. (Prefeitura de Cuit-PB/2011/ACAPLAM) Para que foi criada a Emenda Constitucional n 29, de 13 de setembro de 2000? a) Para assegurar os recursos mnimos para o financiamento das aes e servios pblicos de sade b) Para criar os Ncleos de apoio Sade da Famlia NASF c) Para instituir o funcionamento do Programa de Agentes Comunitrios de Sade PACS d) Para instituir o funcionamento da Estratgia de Sade da Famlia e) Para assegurar a diviso dos municpios sede de mdulo 12. (Residncia Mdica/Secretaria Estadual de Sade do

Pernambuco-PE/Seleo 2012/UPE-Adaptada) Em dezembro de 2011, foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29. O texto define percentuais mnimos para investimentos em sade pela Unio, Estados e Municpios. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. a) A Unio deve investir o mesmo montante aplicado ao ano anterior, acrescido da variao do Produto Interno Bruto (PIB) dos ltimos dois anos. b) Para os estados, o texto aprovado define investimento de 10% da receita bruta. Entretanto, para os municpios, o ndice de 15%.

27 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

c) O percentual a ser destinado sade de 12% para a Unio, para os Estados e para os Municpios. d) O percentual a ser destinado sade de 10% para a Unio, 12% para os Estados e 15% para os Municpios. 13. (Prefeitura de Jundiai-SP/2011/MAKIYAMA) A Constituio Federal de 1988 define, em seu artigo 199, que a assistncia sade livre iniciativa privada. Com base na Constituio, analise as afirmaes expostas nas alternativas abaixo e assinale a que estiver incorreta no que concerne ao referido artigo. a) As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. b) A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. c) vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. d) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. e) A lei dispor sobre a distribuio dos recursos oriundos de impostos e arrecadaes da Unio para o desenvolvimento de planos de sade privados, sendo permitido apenas um percentual no superior a 1,2% da arrecadao de impostos para tal fim. 14. (Questo elaborada pelo autor) De acordo com a Constituio Federal, compete ao Sistema nico de Sade, alm de outras atribuies, nos termos da lei:
28 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

1 - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; 2 - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; 3 - executar a formao de recursos humanos na rea de sade; 4 - executar as aes de saneamento bsico; 5 - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; 6 - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; 7 - executar o controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; 8 - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Marque a alternativa correta. a) nenhum item est incorreto. b) apenas um item est incorreto. c) apenas dois itens esto incorretos. d) apenas trs itens esto incorretos. e) apenas quatro itens esto incorretos. (Ministrio da Sade/2008/CESPE) Com relao ao que dispe a CF acerca da assistncia sade, julgue as seguintes questes. 15. vedado s instituies privadas, incluindo-se as filantrpicas e as entidades sem fins lucrativos, o estabelecimento de convnios ou de contratos de direito pblico para participarem do SUS. 16. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos.

29 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

17. vedado todo tipo de comercializao, no que concerne s condies e aos requisitos para a remoo de substncias, rgos e tecidos humanos, para fins de transplante, pesquisa e tratamento. 18. permitida a participao direta de capitais estrangeiros na assistncia sade no Brasil. 19. (Questo elaborada pelo autor) Em relao ao trabalho dos Agentes Comunitrios de Sade (ACS) e Agentes de Combate s Endemias (ACE), a Constituio Federal assegura que: I. Os gestores locais do Sistema nico de Sade s podero admitir ACS e ACE por meio de concurso pblico, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuies e requisitos especficos para sua atuao. II. Lei federal dispor sobre o regime jurdico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentao das atividades do ACS e ACE, competindo aos municpios o financiamento para o cumprimento do referido piso salarial. III. O servidor que exera funes equivalentes s de ACS e ACE poder perder o cargo em caso de descumprimento dos requisitos especficos, fixados em lei, para o seu exerccio. correto APENAS o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

30 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

PACOTE DE EXERCCIOS COMENTADOS P/ A ANVISA - SADE PBLICA E VIGILNCIA SANITRIA - Aula n 4 - PROF. RMULO PASSOS

Gabarito 1-E 2-E 3-C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-E 9-D 10-C 11-A 12-A 13-E 14-D 15-E 16-C 17-C 18-E 19-C

REFERNCIAS CONSELHO NACIONAL DE SECRETRIOS DE SADE (CONASS). Sistema nico de Sade (Coleo Para Entender a Gesto do SUS, v. 1). Braslia, DF, 2011. MINISTRIO DA SADE. <http://portalsaude.saude.gov.br>.

31 https://www.facebook.com/ProfessorRomuloPassos

Vous aimerez peut-être aussi