Vous êtes sur la page 1sur 8

Introduo Nesse trabalho iremos mostrar o sistema linftico que um complexo sistema organico constituido por diversas formaes:

: Capilares,vasos coletores linfticos e ndulos linfticos que tem importante fuo de defesa do organismo.

Sistema Linftico O sistema linfticos uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de ndulos linfticos que transportam o fluido linftico (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatrio. O sistema linftico um importante componente do sistema imunologico, pois colabora com glbulos brancos para proteo contra bactrias e vrus invasores.Possui trs funes interrelacionadas: 1-Remoes dos fluidos em excesso dos tecidos corporais. 2-Absoro dos cidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatrio. 1-Produo de clulas imunes(como linfcitos, moncitos e clulas produtoras de anticorpos conhecidas como plasmcitos). Os vasos linftico tm a funo de drenar o excesso de lquido que sai do sangue e banha as clulas.Esse excesso de lquido que circula nos vasos linfticos e devolvido ao sangue chama-se linfa. Circulo Linftica A circulao linftica responsvel pela absoro de detritos e macromolculas que as celulas produzem durante seu metbolismo,ou conseguem ser captadas pelo sistema sanguneo. O sistema linftico coleta a linfa por difuso pelos capilares linfticos e a retorna para dentro do sistema circulatrio.Uma vez dentro do sistema linftico,o fluido chamado de linfa e tem sempre a mesma composio que o fluido intersticial. Produzida pelo excesso de lquido que sai dos capilares sanguneos ao espao intersticial ou intercelular,sendo recolhida pelos capilares linfticosque drenam aos vasos linfticos mais grossos at convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclvias. A linfa percorre o sistema linftico graas a dbeis contrao dos msculos, da pulsao das artrias prximas e do movimento das extremidades.Se um vaso sofruma obstruo,o lquido se acumula na zona afetada produzindo-se um inchao denominad edema. Pode conter micro-organismos que, ao passar pelo filtros do linfonodos(gnglios linfticos) e bao so eliminados.Por isso,durante certas infeces pode-se sentir dor e inchao nos gnglios linfticos do pescoo,axila ou virilha,conhecidos popularmente como ingua. Ao contrario do sangue,que impulsionado atravs dos vasos,atravs da fora do corao, o sistema linftico no um sistema fechado e no tem uma bomba central.A linfa depende exclusivamente da ao de agentes externos para poder circular.A linfa move-se lentamente e sob baixa presso devido principalmente compresso provocada pelos movimentos dos msculos esquelticos que preciona o fluido atravs dele. A contrao rtimica das paredes dos vasos tambm ajuda o fluido atravs dos capilares linfticos.Este fluido ento transportados progressivamente para vasos linfticos maiores acumulando-se no ducto linftico direito(para a linfa da parte direita superior do corpo)e no ducto torxico(para o resto do corpo);estes ductos desembocam no sistema circulatrio na via subclaviana esquerda e a direita.A linfa segue esta form em direo ao abdome,onde ser filtrada e eliminar as toxinas com a urina e fazes. 2

Ao caminharmos,os msculos da perna comprimen os vasos linfticos,deslocando a linfa em seu interior.Outros movimentos corporais tambm deslocam a linfa, tais como a respirao,atividade intestinal e compresses externas,como a massagem.Permanecer por longos tempos parado em uma s posio faz com que a linfa tenha a tendncia a se acumular nos ps,por influncia da gravidade,causando inchao.

figura 01 circulao do sistema linftico

Funo de Transporte de cidos graxos O sistema linftico possui a funo de drenar o excesso de lquido intersticial(lquido onde as clulas ficam merculhadas e onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substncias residuais de seu metabolismo)afim de devolv-lo ao sangue e assim manter o equilbrio dos fluidos no corpo.Os vasos linfticos esto presentes no revestimento do trato gastrointestinal.Enquanto a maioria dos outros nutrientes absorvidos pelo intestino delgado conduzida para ser processada pelo fgado via portal venoso,as gorduras passam pelo sistema linftico,para serem transportadas para a circulao sangunea via ducto torxico.O enriquecimento da linfa originada nos vasos linfticos do intestino delado chamado de quimo.Os nutrientes que so recuperados pelo sistema circulatrio so processados pelo figado,tendo passado atravs do sistema circulatrio. rgos linfticos Amdalas (tonsilas palatinas): produzem linfcitos, Timo: orgo linftico mais desenvolvido no periodo prnatal involui desde o nascimento at a puberdade. O bao,linfonodos e acessrios do tecido linftico so orgos secundrios do tecido linftico.Esses orgos contm uma armao que suporta a circulao dos linfcitos -T e B e outras clulas imunolgicas tais como os macrfagos e clulas dendrticas.Quando micro-organismos invadem o corpo ou ele encontra outros antgeno(tal como o plen),os antgenos so transportados do tecido para a linfa.A linfa conduzida pelos linfticos para o linfonodo regional.No linfonodo,os macrfagos e clulas dendrticas fagocitam os antgenos,processando-os,e apresentando os antgenos para os linfcitos,os quais podem ento iniciar a produo de anticorpos ou servir como clulas de memria para reconhecer o antgeno novamente no futuro. 3

figura 02 orgos linfticos

Patologias Elefantase, a infeco dos vassos linfticos causa um endurecimento da pele e aumento dos tecidos abaixo da pele,especialmente nas pernas e orgos genitais.

figura 03 elefantase

Linfedema tambm causa inchao anormal,especialmente nos membros(embora possa ocorrer na face,pescoo e abdmen).Ocorre se o sistema linftico esta lesionada ou subdesenvolvido de alguma forma.

figura 04 linfodom

Outra patologia relacionada ao sistema linftico a celulite,muitas vezes tratada com drenagens linfticas e outros mtodos que estimulam a cirulao da linfa. 4

figura 05 celulite

Concluso

Ao concluirmos o estudo do sistema linfticos compreendemos como uma rede complexa de vasos e ndulos e seu papel importante na defesa natural contra infeces e outros tipos de doenas.

Bibliografia

Pt.wilkipedia.org http://saude.hsw.uol.com.br/sistema-linftico.htm.

Vous aimerez peut-être aussi