Vous êtes sur la page 1sur 11

Direito Administrativo 1 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos Bens pblicos

1. Conceito A doutrina pacifica em afirma que aquele que pertence a pessoa jurdica de direito pblico (U, E, M, DF e Aut/fund. Publ). Tambm bem pblico, segundo o STF, o STJ e a doutrina majoritria, aquele pertencente a pessoa jurdica de direito privado, desde que esteja diretamente ligado prestao de servios pblicos, em razo do princpio da continuidade do servio pblico. Jos dos Santos Carvalho Silva discorda. Penhora de bem pblico : so impenhorveis. Ocorre que os bens decorrentes de empresas estatais so privados, excetos os diretamente ligados ao servio pblico (se a retirada do bem comprometer a continuidade da prestao do servio pblico). Ex: bicicleta dos Correios . A ECT apesar de ser empresa pblica possui tratamento de fazenda pblica, ou seja, tratamento de pessoa jurdica de direito pblico. Logo, impenhorvel. Possui esse tratamento por ter exclusividade na prestao do servio postal, o qual foi reconhecido na ADPF 46. Nesta ADPF, o STF distingue monoplio e exclusividade. O primeiro estaria atrelado atividade econmica e o segundo ao servio pblico.
EMENTA: ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. EMPRESA PBLICA DE CORREIOS E TELEGRFOS. PRIVILGIO DE ENTREGA DE CORRESPONDNCIAS. SERVIO POSTAL. CONTROVRSIA REFERENTE LEI FEDERAL 6.538, DE 22 DE JUNHO DE 1978. ATO NORMATIVO QUE REGULA DIREITOS E OBRIGAES CONCERNENTES AO SERVIO POSTAL. PREVISO DE SANES NAS HIPTESES DE VIOLAO DO PRIVILGIO POSTAL. COMPATIBILIDADE COM O SISTEMA CONSTITUCIONAL VIGENTE. ALEGAO DE AFRONTA AO DISPOSTO NOS ARTIGOS 1, INCISO IV; 5, INCISO XIII, 170, CAPUT, INCISO IV E PARGRAFO NICO, E 173 DA CONSTITUIO DO BRASIL. VIOLAO DOS PRINCPIOS DA LIVRE CONCORRNCIA E LIVRE INICIATIVA. NO-CARACTERIZAO. ARGUIO JULGADA IMPROCEDENTE. INTERPRETAO CONFORME CONSTITUIO CONFERIDA AO ARTIGO 42 DA LEI N. 6.538, QUE ESTABELECE SANO, SE CONFIGURADA A VIOLAO DO PRIVILGIO POSTAL DA UNIO. APLICAO S ATIVIDADES POSTAIS DESCRITAS NO ARTIGO 9, DA LEI. 1. O servio postal -- conjunto de atividades que torna possvel o envio de correspondncia, ou objeto postal, de um remetente para endereo final e determinado --- no consubstancia atividade econmica em sentido estrito. Servio postal servio pblico. 2. A atividade

Direito Administrativo 2 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos


econmica em sentido amplo gnero que compreende duas espcies, o servio pblico e a atividade econmica em sentido estrito. Monoplio de atividade econmica em sentido estrito, empreendida por agentes econmicos privados. A exclusividade da prestao dos servios pblicos expresso de uma situao de privilgio. Monoplio e privilgio so distintos entre si; no se os deve confundir no mbito da linguagem jurdica, qual ocorre no vocabulrio vulgar. 3. A Constituio do Brasil confere Unio, em carter exclusivo, a explorao do servio postal e o correio areo nacional [artigo 20, inciso X]. 4. O servio postal prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT, empresa pblica, entidade da Administrao Indireta da Unio, criada pelo decreto-lei n. 509, de 10 de maro de 1.969. 5. imprescindvel distinguirmos o regime de privilgio, que diz com a prestao dos servios pblicos, do regime de monoplio sob o qual, algumas vezes, a explorao de atividade econmica em sentido estrito empreendida pelo Estado. 6. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos deve atuar em regime de exclusividade na prestao dos servios que lhe incumbem em situao de privilgio, o privilgio postal. 7. Os regimes jurdicos sob os quais em regra so prestados os servios pblicos importam em que essa atividade seja desenvolvida sob privilgio, inclusive, em regra, o da exclusividade. 8. Argio de descumprimento de preceito fundamental julgada improcedente por maioria. O Tribunal deu interpretao conforme Constituio ao artigo 42 da Lei n. 6.538 para restringir a sua aplicao s atividades postais descritas no artigo 9 desse ato normativo. (ADPF 46; 05.08.09)

2. Classificao dos Bens Pblicos De acordo com a titularidade: Bens federais (art.20, frisa-se que um rol exemplificativo), Estaduais, distritais (que alguns esto no art. 26, rol exemplificativo) e municipais; A maioria deles decorrem de prescrio constitucional.

De acordo com a sua destinao:

Bens de uso comum do povo (bens de domnio pblico):

A expresso domnio pblico como sinnimo de bens de uso comum, aquele que est disposio da coletividade, representando o sentido estrito da expresso. Possui um outro significado, qual seja, em seu sentido amplo, toda atuao exercida pelo estado sobre os diversos bens (poder de fiscalizao, controle sobre os bens).

Bem de uso comum aquele de uso indistinto, sem discriminao, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. Para sua utilizao normal no preciso autorizao. Como as praias, ruas, praas.

Direito Administrativo 3 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos Bem de uso comum e o Direito de reunio, art. 5, XVI, CR: A doutrina majoritria entende que o direito de reunio poder ser exercido desde que previamente comunicado, podendo a autoridade competente impedir que ela ocorra naquele local ou horrio, em decorrncia da supremacia do interesse pblico. A autoridade, neste caso, dever indicar outro local ou horrio, de mesma visibilidade e repercusso. Isto porque, apesar de ser um bem disposto coletividade, est sujeito a controle e regulamentao pelo Estado.

Bens de uso especial (bem do patrimnio administrativo):

O poder publico conserva para prestar servios pblicos, como reparties pblicas, hospitais pblicos, escolas pblicas. Bens de uso comum e de uso especial so bens afetados a uma atividade pblica.

Bens dominicais ou dominiais:

A maioria da doutrina entende que aquele bem que no possui destinao pblica. So aqueles bens que o estado conserva como se fosse um particular. Para Cretela Junior aquele que o estado tem domnio, domnio publico em sentido amplo. Como terras devolutas, terrenos baldios, terrenos abandonados, os quais no so afetados.

3. Regime jurdico 3.1 Inalienabilidade: de forma relativa ou condicionada. Se o bem tem destinao pblica so, em regra, inalienveis. Os desafetados so em regra alienveis. A afetao ocorre quando o bem deixa de ser dominical para ser de uso comum ou de uso especial. Poder ser feita por lei, por ato administrativo ou pelo simples uso. A desafetao ocorre quando o bem deixa de ser de uso comum ou especial para ser de uso especial. Por retirar proteo, para alguns autores: de uso comum para dominical: depende somente de lei ou de ato administrativo previamente autorizado por lei. de uso especial para dominical: depende de lei, ato administrativo ou evento da natureza. O simples no uso desafeta o bem pblico? No, depende de formalizao.

Direito Administrativo 4 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos 3.1.1 As exigncias de alienao previstas no art. 17 da Lei 8666 Sendo bem imvel:

a) se pertence pessoa jurdica de direito pblico: 1 exigncia a autorizao legislativa 2 exigncia uma avaliao prvia 3 exigncia a declarao de interesse publico, uma vez que o IP deve ser justificado. 4 exigncia licitao na modalidade concorrncia, comportando exceo se decorrente de deciso judicial ou dao em pagamento, pode ser concorrncia ou leilo (art. 191). Obs: o bem chegou administrao por meio de dao em pagamento (pagar de outra maneira que no a estipulada inicialmente) ou por sentena. Atente-se s hipteses de dispensa da licitao, que constitui um rol taxativo, art. 17, ou dispensvel, art. 20.

Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de governo; (Vide Medida Provisria n 335, de 2006) b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alneas f e h; (Redao dada pela Lei n 11.481, de 2007) b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto
1

Art. 19. Os bens imveis da Administrao Pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras: I - avaliao dos bens alienveis; II - comprovao da necessidade ou utilidade da alienao; III - adoo do procedimento licitatrio. III - adoo do procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo

Direito Administrativo 5 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos


nas alneas f, h e i; (Redao dada pela Medida Provisria n 458, de 2009) b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alneas f, h e i; (Redao dada pela Lei n 11.952, de 2009) c) permuta, por outro imvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; d) investidura; e) venda a outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) f) alienao, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis construdos e destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais de interesse social, por rgos ou entidades da administrao pblica especificamente criados para esse fim; (Includa pela Lei n 8.883, de 1994) (Vide Medida Provisria n 292, de 2006) (Vide Medida Provisria n 335, de 2006) f) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis residenciais construdos, destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais ou de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica; (Redao dada pela Lei n 11.481, de 2007) g) procedimentos de legitimao de posse de que trata o art. 29 da Lei o n 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberao dos rgos da Administrao Pblica em cuja competncia legal inclua-se tal atribuio; (Includo pela Lei n 11.196, de 2005) g) procedimentos de regularizao fundiria de que trata o art. 29 da o Lei n 6.383, de 7 de dezembro de 1976; (Redao dada pela Medida Provisria n 458, de 2009) g) procedimentos de legitimao de posse de que trata o art. 29 da Lei o n 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberao dos rgos da Administrao Pblica em cuja competncia legal inclua-se tal atribuio; (Includo pela Lei n 11.196, de 2005) h) alienao gratuita ou onerosa, aforamento, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis de uso comercial de mbito local com rea de at 250 m (duzentos e cinqenta metros quadrados) e inseridos no mbito de programas de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica; (Includo pela Lei n 11.481, de 2007) i) alienao e concesso de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras pblicas rurais da Unio na Amaznia Legal onde incidam ocupaes at o limite de quinze mdulos fiscais ou mil e quinhentos hectares, para fins de regularizao fundiria, atendidos os requisitos legais; (Includo pela Medida Provisria n 458, de 2009)

Direito Administrativo 6 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos


i) alienao e concesso de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras pblicas rurais da Unio na Amaznia Legal onde incidam ocupaes at o limite de 15 (quinze) mdulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularizao fundiria, atendidos os requisitos legais; (Includo pela Lei n 11.952, de 2009)

Sendo bem mvel:

As exigncias so avaliao prvia, interesse pblico justificado e licitao (leilo serve para bem mvel inservvel, apreendidos e empenhados ou os cujo valor seja de at o limite de 650 mil reais, art. 17,6 6o Para a venda de bens mveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia no superior ao limite previsto no art. 23, inciso II, alnea "b" desta Lei, a Administrao poder permitir o leilo. (Includo pela Lei n 8.883, de 1994). Passado esse limite, a modalidade concorrncia).

H tambm hipteses de dispensa de licitao:


II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica,

relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica; d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe.

A ADI 927: A competncia para legislar sobre licitao decorre do art. 22, XXVI, CR, competindo Unio legislar sobre normas gerais, sendo de mbito nacional. A unio pode legislar sobre questes especficas, do mesmo modo que os estados e municpios, sendo de mbito federal. A doao de bem pblico, do art. 17,a e b da Lei 8666, foi objeto da ADI 927. O STF manifestou a constitucionalidade do artigo, desde que interpretado como norma especfica, ou seja, de mbito federal.

Direito Administrativo 7 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos CONSTITUCIONAL. LICITAO. CONTRATAO ADMINISTRATIVA. Lei n. 8.666, de 21.06.93.I. - Interpretao conforme dada ao art. 17, I, b (doao de bem imvel) e art. 17, II, b (permuta de bem movel), para esclarecer que a vedao tem aplicao no mbito da Unio Federal, apenas. Identico entendimento em relao ao art. 17, I, c e par.1. do art. 17. Vencido o Relator, nesta parte. II. - Cautelar deferida, em parte

Penhora uma garantia em juzo, fazendo restrio do patrimnio. Qual a certeza do cumprimento das obrigaes em que o sujeito passivo da execuo seja o Estado? O regime do precatrio, art 100 CR (constitudo ate 1 de julho, paga-se no mesmo exerccio, caso haja disponibilidade oramentria). Arresto e sequestro so cautelares tpicas, garantias de cumprimento de obrigao em juzo (Arresto serve para restringir bens indeterminados, Sequestro para bens determinados/ mveis e imveis para penhor e hipoteca). Bens pblicos no podem ser objeto de arresto e seqestro.

3.2 No onerao: Impossibilidade de ser objeto de direito real de garantia (penhor, hipoteca e anticrese). Na execuo o penhor e hipoteca so convertidos em penhora, que a apreenso do bem.

3.3 Imprescritibilidade: No so objeto de prescrio aquisitiva (usucapio). Agora, o poder pblico pode usucapir.

3.3.1Como o poder publico poder efetuar a aquisio de bem pblico?

Contratos comuns, como a compra e venda, permuta, doao; Pela prescrio aquisitiva, aquisio pelo decurso do tempo; Desapropriao; Direito hereditrio (testamento, herana jacente, se no houver herdeiro, o Estado o primeiro da lista); Na execuo, a arrematao em hasta pblica (Arrematao o meio pelo qual bens imveis so vendidos, em leilo de praa pblica, por quem ofertar o maior preo. A arrematao judicial a que se promove em hasta pblica determinada pelo juiz) e a adjudicao ;

Direito Administrativo 8 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos Perdimento de bens, pelo art. 91 do CP ou na Lei improbidades que prescreve a devoluo do que foi acrescido de forma ilcita; Acesso natural, como aluvio (quantidade imperceptveis de terras descem dos imveis superiores para os inferiores pelas guas e vo se fixando pelo tempo), avulso ( quantidade perceptvel de terras descem dos terrenos superiores para os inferiores pelas guas e vo se fixando pelo tempo)2 e lveo ou leito do rio abandonado (quando o leito do rio seca, terreno lindeiro). Parcelamento do solo urbano

A soluo do CC/16 era a indenizao ou devoluo. O dono da poro desfalcada tem o direito de reclamar de volta essa poro que perdeu, desde que o faa dentro de um ano (prazo decadencial). Havendo a reclamao abre-se para o dono do prdio acrescido uma alternativa: concorda em que proceda remoo (assim fica restabelecido o equilbrio patrimonial); ou se preferir guardar a poro de terra, objeto da avulso, deve indenizar o proprietrio desfalcado (CC, art. 1.251 e .nico). Observase que a alternativa aberta em favor do proprietrio do prdio acrescido. Ao dono do prdio desfalcado s cabe pedir a remoo. Ao proprietrio do prdio acrescido que compete o direito de concordar com a remoo, ou pagar a indenizao.

Da aquisio por acesso: Clvis conceitua a acesso como: o modo originrio de adquirir, em virtude do qual fica pertencendo ao proprietrio tudo quanto se une ou se incorpora ao seu bem. Caio Mrio da Silva Pereira ensina que a acesso pode ser aquisio originria ou derivada e estende o direit o do proprietrio a tudo que ao bem se incorpora inseparavelmente (Instituies de Direito Civil, vol. IV, Direitos Reais, p. 127). Art. 1.249. As ilhas que se formarem em correntes comuns ou particulares pertencem aos proprietrios ribeirinhos fronteiros, observadas as regras seguintes: I - as que se formarem no meio do rio consideram-se acrscimos sobrevindos aos terrenos ribeirinhos fronteiros de ambas as margens, na proporo de suas testadas, at a linha que dividir o lveo em duas partes iguais; II - as que se formarem entre a referida linha e uma das margens consideram-se acrscimos aos terrenos ribeirinhos fronteiros desse mesmo lado; III - as que se formarem pelo desdobramento de um novo brao do rio continuam a pertencer aos proprietrios dos terrenos custa dos quais se constituram. Art. 1.250. Os acrscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depsitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das guas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenizao. Pargrafo nico. O terreno aluvial, que se formar em frente de prdios de proprietrios diferentes, dividir-se- entre eles, na proporo da testada de cada um sobre a antiga margem. Art. 1.251. Quando, por fora natural violenta, uma poro de terra se destacar de um prdio e se juntar a outro, o dono deste adquirir a propriedade do acrscimo, se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenizao, se, em um ano, ningum houver reclamado. (decadencial) Pargrafo nico. Recusando-se ao pagamento de indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever aquiescer a que se remova a parte acrescida. Art. 1.252. O lveo abandonado de corrente pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens, sem que tenham indenizao os donos dos terrenos por onde as guas abrirem novo curso, entendendo-se que os prdios marginais se estendem at o meio do lveo.

Direito Administrativo 9 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos 4. Gesto de bem pblico (formas de uso):

Fins naturais: Uso normal - no necessita de consentimento. Uso anormal - necessita a autorizao.

Generalidade de uso Utilizao comum : esto para a coletividade de modo indistinto, sem discriminao.

Utilizao especial : h distino e discriminao. Pode ser: de uso remunerado, como cobrana de pedgio, estacionamento (zona azul), cobrana de visitao a museus, ou de uso privativo, que utiliza o bem como se fosse particular. Os institutos utilizados nesta ltima hipteses: a) autorizao de uso de bem pblico : ato unilateral, discricionrio (de acordo com a convenincia e a oportunidade) e precrio (pode ser desfeito a qualquer tempo, sem dever de indenizar). Ocorre no interesse privado, para eventos ocasionais e temporrios ( aniversrio, luau, carnaval fora de poca, quermesse da igreja). b) permisso de uso de bem pblico: ato unilateral, discricionrio e precrio ( mais

permanente que a autorizao, mas pode ser desfeita). Como banca de revista e mesas na calada. constituda no interesse pblico e no interesse privado. No se confunde com a permisso de servio pblico. Embora ambas tenham nascido como ato unilateral, em 95, com a lei 8987, a permisso de servio publico passou a ter natureza contratual (art. 40). Cuidado: para Celso Antnio Bandeira de Melo todos so atos unilaterais. Mas no o que prevalece na doutrina, inclusive o Supremo j assentou entendimento de que h distino entre estes institutos. c) Concesso de uso de bem pblico: feita por contrato para situaes de interesse pblico, a titulo solene e mais seguro, dependendo de autorizao legislativa e licitao. como o restaurante em repartio pblica. Questo: sujeito comeu em restaurante de universidade federal comida estragada. De quem a responsabilidade? o explorador prestador de servio e no a Universidade

Utilizao compartilhada: ocorre quando um bem publico usado ao mesmo tempo por pessoas publicas e privadas. utilizado muito pelas concessionrias de servio pblico.

Direito Administrativo 10 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos 5. Bens em espcie Art. 20. So bens da Unio: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribudos; II - as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei; conceito antigo. Que surgiu a partir do fim do regime de capitanias hereditrias, j que vrias pessoas adquiriram aquelas reas. Algumas reas ficaram sem dono. Hoje no tem demarcao, discriminao e nem registrada. Mas pode ser demarcada via administrativa ou judicial. Por no ter vinculao a um servio publico, um dominical. Como regra, pertence aos estados (art.26), excepcionalmente ser da Unio, desde que sejam importantes para a defesa das fronteiras, para garantir a segurana. As vias de comunicao para agilizar o deslocamento na regio e evitar conflitos internacionais e entre os estados. III - os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros pases, ou se estendam a territrio estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; Terrenos marginais : 15 metros dos lagos navegveis, calculados pela mdia das enchentes ordinrias. IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as reas referidas no art. 26, II; IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as que contenham a sede de Municpios, exceto aquelas reas afetadas ao servio pblico e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;(Redao dada pela Emenda Constitucional n 46, de 2005). H trs categorias de ilhas: fluviais, lacustres e martimas. As ilhas martimas (ocenicas e costeiras) pertencem Unio. Pertencem aos estados as que estiverem no seu domnio, excludas as da unio, de municpios e as privadas. V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econmica exclusiva; VI - o mar territorial;

Direito Administrativo 11 Aulas n 01 e 02: Bens pblicos Continente -> Mar territorial (at 12 milhas-soberanis) -> Zona contigua (12 a 24- poder de polcia)-> ZEE (12 a 200 milhas propriedade sobre os recursos naturais). Depois das 200 milhas altomar chamada de res nullius, terra de ningum. Os recursos naturais da plataforma continental so bens da Unio. A plataforma continental da Unio pela CR de 67. Pois o art. 20 no lista os bens que j pertenciam a unio pelas outras CR.
2 - A faixa de at cento e cinqenta quilmetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, considerada fundamental para defesa do territrio nacional, e sua ocupao e utilizao sero reguladas em lei.

VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; 33 metros a calcular da pr-amar mdia. Acrescido de marinha o recuo da gua. Muitos deles foram de enfiteuse. Que aquele que tem o senhorio direto e o enfiteuta, o que uso como se fosse dono, exercendo o domnio til. O senhoria direto recebe o foro anual. VIII - os potenciais de energia hidrulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios.

Vous aimerez peut-être aussi