Vous êtes sur la page 1sur 4

INFORMAES GERAIS SOBRE A ANESTESIA

O QUE A ANESTESIA ?

Anestesia significa a eliminao completa da dor. Milhes de pessoas no mundo se submetem algum procedimento que requeira a anestesia; seja em consultrios, seja em centros especializados. Neste ltimo caso, a anestesia est nas mos de profissionais especializados.

QUEM O ANESTESIOLOGISTA ?

O anestesiologista, um mdico formado por Faculdades de Medicina reconhecidas e credenciadas pelo Ministrio de Educao, que fez a especalizao em Anestesiologia, com durao de trs anos e dedicao exclusiva com muitas horas de aulas tericas e prticas. EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE ANESTESIA ?

Existem tres tipos bsicos de anestesia:

A geral que produz perda completa das sensaes sobre o corpo; a regional que produz a perda das sensaes sobre partes especficas do corpo; e, a anestesia local que produz a perda de sensaes sobre pequenas partes do corpo.

POSSO ESCOLHER O TIPO DE ANESTESIA QUE DEVO TOMAR ? A escolha da melhor anestesia dever ser feita sob a orientao do profissional capacitado. Ela depender de vrios fatores tais como: idade, doenas, tipo de cirurgia, uso de medicamentos, estado geral do paciente, cirurgias prvias, e muitos outros. Portanto a escolha do tipo de anestesia poder ser discutida com o anestesiologista, mas dever considerar alm do critrio de autonomia do paciente, os aspectos tcnicos para tal. PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS TEM MEDO DA ANESTESIA ?

Porque na maioria das vezes as informaes que as pessoas tm, ou no so esclarecedoras ou no foram dadas por anestesiologistas. Sem esquecer que quando alguma ocorrncia divulgada na mdia, ganha propores inimaginveis. A verdade que milhes de pessoas no mundo se submetem procedimentos anestsicos com muita segurana; sendo seus riscos minimizados quando os procedimentos so feitos em locais adequados e com profissionais especializados.

COMO EVITAR O MEDO DA ANESTESIA ?

Procure falar com o anestesiologista antes da cirurgia. Eles esto presentes no HCE todos os dias e faro uma visita no dia anterior sua cirurgia. Ele ser o guardio de sua vida durante a operao. Confie nele e na equipe que vai cuidar de voc.

QUAIS OS RISCOS DA ANESTESIA? Com medicamentos, instrumental e tcnicas atuais, o anestesiologista reduziu ao

mximo os riscos de acidentes ou complicaes, mas claro nunca chegar a zero. Lembre-se que existem muitos fatores associados. A prpria cirurgia, s condies hospitalares, s condies dos pacientes, etc. De qualquer maneira, o anestesiologista, alm do conhecimento e da especializao, emprega toda a sua experincia e percia em prol do sucesso completo da cirurgia a que voc estar se submetendo.

QUANTO TEMPO DURA A ANESTESIA?

O tempo de durao da anestesia dever ser proporcional ao tempo estimado de durao do procedimento cirrgico. O anestesiologista dever ser capaz de manter a anestesia por tanto tempo quanto necessrio, sem interrupo.

QUAIS OS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS DE UMA ANESTESIA ? So diversos os tipos de anestsicos que so utilizados em um procedimento cirrgico, conforme a situao que se apresenta, com suas peculiaridades e necessidades. Tambm so diverss os tipos de efeitos colaerais dos anestsicos, nem sempre observados durante e aps uma anestesia Os mais comuns, entretanto, so nuseas e vmitos. Dor de cabea tambm um sintoma possvel. Podem tambm acontecer calafrios e tremores, conforme o tipo de anestesia. COMO POSSO AJUDAR O ANESTESIOLOGISTA?

No s ajudar o profissional, mas colaborar com sua prpria segurana. Durante a visita pr-anestsica, ( feita no dia anterior ) leve seus exames, responda honestamente s perguntas que o anestesiologista lhe far, passe para ele todas as informaes sobre cirurgias anteriores, alergias, medicamentos em uso, drogas, cigarros, doenas anteriores, internaes anterioes, relatos estranhos ocorridos com parentes que

passaram por anestesias, e pergunte sobre qualquer dvida a respeito da anestesia. E por fim siga rigorosamente as orientaes que forem lhe passadas.

Vous aimerez peut-être aussi