Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Estadual de Gois UEG Gill Cleyber Gomes Alves 3 ano Agronomia Agroenergia e Energias Alternativas Prof Joo

Joo Mohn

Resumo: BIODIESEL - PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 20062011 / Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Secretaria de Produo e Agroenergia.

A agricultura de energia provm de quatro fontes de biomassa: as derivadas de cultivos ricos em carboidratos ou amilceos, que geram o etanol; as derivadas de lipdios vegetais e animais, que geram o biodiesel; a madeira, que pode gerar o metanol, briquetes ou carvo vegetal; e os resduos e dejetos da agropecuria e da agroindstria, que podem gerar calor e energia eltrica. Em todas elas o Brasil tem vantagens comparativas na produo e pode criar vantagens competitivas para ser lder mundial no biomercado e no mercado internacional de energia renovvel. A primeira vantagem comparativa do Brasil vem da possibilidade de incorporar novas reas agricultura de energia sem competir com a agricultura de alimentos e com impactos ambientais limitados ao socialmente aceito. Assim, a rea de expanso dos Cerrados, a integrao pecuria lavoura, as pastagens degradadas, as reas de reflorestamento e as atualmente marginalizadas somam cerca de 200 milhes de hectares. A segunda vantagem comparativa decorre da possibilidade de mltiplos cultivos no ano. So perodos com riscos razoveis para a cultura principal, porm aceitveis para culturas menos exigentes de recursos hdricos como mamona ou girassol o que viabiliza a agricultura de energia com custos fixos parcialmente amortizados. Os sistemas de safra e safrinha, de cultivo de inverno e de duplo cultivo de vero j so adotados na produo de gros no Pas. A terceira vantagem advm da extenso e da localizao geogrfica do Brasil, cuja maior parte situa-se nas faixas tropical e subtropical. Por isso, o nosso territrio recebe, durante o ano, intensa radiao solar (fonte da bioenergia), alm de que dispe de grande diversidade de clima (que reduz o

risco de desabastecimento por perdas de colheita). Tambm possui exuberante biodiversidade, o que permite vrias opes associadas agricultura de energia, selecionando-se as mais convenientes.

Biodiesel
O uso energtico de leos vegetais no Brasil foi proposto em 1975, originando o Plano de Produo de leos Vegetais para Fins Energticos (Prleo). Seu objetivo era gerar excedentes de leo vegetal que tornassem seus custos de produo competitivos com os do petrleo. Previa-se uma mistura de 30% de leo vegetal ao leo diesel, com perspectivas de sua substituio integral a longo prazo. O grande desafio atual o cumprimento das metas estabelecidas no Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel, consubstanciadas na Lei n 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que introduz o biodiesel na Matriz Energtica Brasileira e fixa em 2% (B2) o percentual mnimo de adio do biodiesel ao leo diesel comercializado ao consumidor final em qualquer parte do territrio nacional at 2008, e em 5% (B5) o mesmo percentual at 2013. Recentemente, o biodiesel deixou de ser puramente experimental e passou s fases iniciais de comercializao. O produto pode ser obtido de leos vegetais novos e residuais, de gorduras animais e de cidos graxos oriundos do refino dos leos vegetais, mediante processos tecnolgicos. O Brasil dispe de vrias opes para a produo de leos vegetais. O desafio aproveitar ao mximo as potencialidades regionais e obter o maior benefcio social da produo do biodiesel, aplicando a tecnologia tanto s culturas tradicionais soja, amendoim, girassol, mamona e dend , quanto s novas como pinho-manso, nabo-forrageiro, pequi, buriti, macaba e grande variedade de oleaginosas a serem exploradas. Embora algumas plantas nativas apresentem bons resultados em laboratrios, sua produo ainda puramente extrativista: no h plantios comerciais que permitam avaliar, com preciso, suas potencialidades. Isso ainda levar certo tempo, uma vez que a pesquisa agropecuria nacional com foco no domnio dos ciclos botnico e agronmico dessas espcies ainda no tem resultados substanciais.

Entre os cultivos disponveis, merecem destaque a soja cujo leo representa 90% da produo brasileira de leos vegetais , o dend, o coco, o girassol pelo rendimento em leo e a mamona pela resistncia seca. Para cada componente do complexo de agroenergia, diferentes desafios so impostos agenda, atuando como indutores de prioridades de pesquisa:

Biodiesel Propiciar o adensamento energtico da matria-prima, tendo como referenciais 2.000 kg/ha de leo no mdio prazo e 5.000 kg/ha no longo prazo. Aprimorar as atuais rotas de produo de biodiesel, com valorizao do etanol como insumo, e desenvolvimento de novas rotas. Gerar tecnologias para a racionalizao do uso de energia na propriedade e substituio de fontes de carbono fssil por fontes renovveis. Desenvolver processos competitivos e sustentveis de produo de energia a partir de resduos orgnicos das cadeias de processamento de produtos de origem animal. Desenvolver tecnologias de agregao de valor na cadeia, com valorizao de co-produtos, resduos e dejetos. Desenvolver tecnologias visando ao aproveitamento da biomassa de vocao energtica para outros usos na indstria de qumica fina e farmacutica. Gerar tecnologias que permitam a autonomia e a sustentabilidade energtica para agricultores, agroindstria e comunidades isoladas. Integrar aos processos os conceitos de agroenergia e mercado de carbono. Desenvolver processos para a obteno de in ovaes baseadas em biomassa de oleaginosas, includa a oleoqumica.

Do ponto de vista agronmico, o biodiesel apresenta tecnologia como: Prospectar novas espcies oleaginosas, de maior densidade energtica, de ampla adaptao edafoclimtica. Formar, caracterizar e manter bancos de germoplasma de novas espcies oleaginosas e ampliar os atuais bancos.

Promover o zoneamento agroecolgico das oleaginosas convencionais e das potenciais. Desenvolver cultivares, variedades e hbridos de oleaginosas convencionais e potenciais. Disponibilizar tecnologias de nutrio vegetal de plantas oleaginosas. Gerar tecnologias de sanidade vegetal de plantas oleaginosas. Desenvolver sistemas de manejo de culturas de plantas oleaginosas. Desenvolver sistemas de colheita e processamento, objetivando a racionalizao das atividades de extrao de leo e o aproveitamento de coprodutos e resduos. Introduzir novas caractersticas por tcnicas biotecnolgicas

(resistncia a pragas, tolerncia seca, tolerncia acidez e salinidade do solo e maior eficincia no uso de nutrientes). Desenvolver estudos sobre o ciclo de vida e o balano de energia de sistemas de produo de oleaginosas, com o propsito de reduzir o consumo de energia dos sistemas e substituir fontes de carbono fssil por fontes renovveis.

Vous aimerez peut-être aussi