Vous êtes sur la page 1sur 7

O que a Depresso: Sintomas, Causas e Tratamento

16/02 291 Por Miguel Lucas em Terapias Psicolgicas Sentir-se abatido de tempos em tempos algo normal que faz parte da vida. Mas quando o vazio e o desespero tomam conta do seu dia-a-dia, tornando-se permanente, afetando-lhe a motivao e o sentido da vida, pode ser depresso. Mais do que apenas o humor diminudo, os pontos baixos da depresso podem afectar-lhe a sua funcionalidade e deixar de ter prazer na vida, como anteriormente tinha. Deixa de se interessar pelos amigos, famlia, lazer, hoobies, trabalho, sade, voc sente-se esgotado o tempo todo, e s aguentar o passar do dia pode ser avassalador. Quando voc est deprimido, as coisas podem parecer-lhe inteis, sem sentido, mas com ajuda e apoio voc pode ficar melhor e pouco a pouco sair dessa tormenta. Mas primeiro importante que voc perceba algumas coisa acerca da depresso. Aprender sobre a depresso, e como lidar com a depesso, incluindo a identificao dos seus sinais, sintomas, causas e tratamento o primeiro passo para superar o problema. A questo da depresso uma rea complexa, mas uma rea que tem vindo a crescer no esclarecimento do seu tratamento. Quase todos os dias novas informaes so transmitidas, ajudando na orientao do nosso conhecimento e o que fazer. Independentemente das vrias formas de interveno e das diferentes respostas ao tratamento por parte das pessoas que sofrem com o problema da depresso, ainda assim a grande maioria pode e consegue aprender como reduzir de forma significativa os seus nveis de depresso ou at mesmo um alvio total da angustia provocada por este terrvel problema. As pessoas que podem obter grande alvio da depresso inclui todas aquelas que pensam que nunca iro conseguir ultrapassar os seus problemas pessoais e que consequentemente a sua depresso ir durar para sempre.

O QUE A DEPRESSO?
Todos ns sentimos e passamos por altos e baixos no nosso humor. A tristeza uma reaco normal s situaes de vida, tais como lutas, zangas, perdas, derrotas e decepes. Muitas pessoas usam a palavra depresso para explicar estes tipos de sentimentos, mas a depresso muito mais do que tristeza. Algumas pessoas descrevem a depresso como viver num buraco negro ou ter um sentimento de desgraa constante. No entanto, algumas pessoas deprimidas no se sentem tristes por tudo, em vez disso, sentem-se sem significado na vida, como se a vida fosse vazia e aptica. Seja qual for o sintoma, a depresso diferente da tristeza normal ou da simples desmotivao, na medida em que anula o seu dia-a-dia, interferindo com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Os sentimentos de desamparo, desesperana, inutilidade so intensos e implacveis, com pouco ou nenhuma alvio.

EM QUE QUE A DEPRESSO DIFERE DA TRISTEZA OCASIONAL?


Enquanto todos ns, ocasionalmente, podemos ficar tristes ou em baixo, normalmente estes sentimentos tendem a passar muito rapidamente. Por outro lado, algum com depresso tem experincias de extrema tristeza ou desespero, que dura pelo menos duas ou mais semanas. Os indivduos deprimidos tendem a sentir-se impotentes e sem esperana culpando-se por terem esses sentimentos. O sentimento de culpa muito vincado. A depresso interfere com as atividades da vida diria, tais como trabalhar ou concentrar-se em tarefas, ou mesmo comer e dormir. Outros possveis sintomas da depresso incluem dores crnicas, dores de cabea ou dores de estmago. Algumas pessoas podem sentir-se irritadas ou agitadas por longos perodos. As pessoas que esto deprimidas podem sentir-se oprimidas e exaustas deixando completamente de participar em certas actividades quotidianas. Elas podem deixar de se interessar por assuntos relacionados com a famlia e amigos. Deixam de se importar com as suas vidas. Perdem o sentido de futuro, deixam de ter prazer nas coisas que anteriormente lhe eram significativas. A pessoa deixa de acreditar que consegue dar a volta situao e por consequncia deixa de fazer planos para o futuro. Alguns indivduos deprimidos podem chegar a ter pensamentos de morte ou suicdio como j referi anteriormente. Esta parece-lhe ser uma soluo para os seus problemas, mas na verdade no passa de um erro de raciocnio. Um conjunto de caminhos deturpados pela condio em que a pessoa se encontra.

VOC ESTAR A SOFRER DE DEPRESSO?


Se voc se identifica com vrios dos seguintes sinais e sintomas, no sentido nenhuma diminuio de dia para dia, voc pode estar a sofrer de depresso clnica:

Voc no consegue dormir ou dorme em excesso. Voc tem dificuldades de concentrao, ou sente que algumas das tarefas que fazia facilmente so agora um tormento. Voc sente-se desesperanado e desamparado.

Voc no consegue controlar os seus pensamentos negativos por mais que se esforce. Voc perdeu o apetite ou no consegue parar de comer. Voc est muito mais irritadio e com humor diminudo do que habitual. Voc tem pensamentos de que no vale a pena viver (se for o caso procure ajuda imediata).

SINAIS E SINTOMAS DA DEPRESSO


A depresso varia de pessoa para pessoa, mas h alguns sinais e sintomas que so comuns. importante lembrar que esses sintomas podem ser parte de algumas dificuldades normais da vida. Mas quanto mais sintomas voc tem, mais fortes eles ficam, mais tempo eles duram, o mais provvel que voc esteja a sofrer com incapacidades ligadas depresso. Quando estes sintomas so esmagadores e incapacitantes, quando hora de procurar ajuda. Sinais e sintomas comuns da depresso:

Sentimentos de desamparo e desesperana. Um panorama desolador, pensa que nunca mais nada ir ficar melhor e que independentemente dos seus esforos, no h nada que voc possa fazer para melhorar sua situao. Perda de interesse nas atividades dirias. Falta de interesse nos passatempos anteriores, lazer, atividades sociais, ou sexo. Voc perdeu a sua capacidade de sentir alegria e prazer na vida. Alteraes no apetite ou no peso. Significativa perda de peso ou ganho de peso com uma alterao em mais de 5% do peso corporal num ms. Alteraes do sono. Ou insnia, especialmente acordar nas primeiras horas da manh, ou dormir demais (tambm conhecido como hipersonia). Irritabilidade ou inquietao. Sente-se agitado, e inquieto. O seu nvel de tolerncia frustrao baixo, tudo e todos lhe provoca nervos. Perda de energia. Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e at mesmo pequenas tarefas so difceis de realizar ou a demorar mais tempo para serem concludas. Auto-averso. Fortes sentimentos de inutilidade ou culpa. Voc critica-se duramente a si mesmo por falhas percebidas e erros. Problemas de concentrao. Dificuldade para se concentrar, tomar decises, ou lembrar as coisas. Dores inexplicveis. Um aumento do nmero de queixas fsicas, como dores de cabea, dores nas costas, dores musculares e dor de estmago.

DEPRESSO E SUICDIO
A depresso apresenta-se como um elevado factor de risco para o suicdio. O desespero e a desesperana que se manifesta junto com a depresso pode levar a pensamentos sobre o suicdio, a pessoa sente que colocar trmino vida a nica maneira de escapar dor. Pensamentos de morte ou suicdio so um sintoma grave de depresso, por isso qualquer conversa ou comportamento que d indcios dessa possibilidade dever ser levado a srio. Normalmente no apenas um sinal de alerta que a pessoa est a transmitir: um grito de socorro.

Os sinais de alerta para o suicdio incluem:


Falar em morrer ou prejudicar-se a si mesmo Expressar sentimentos fortes de desespero ou de se sentir encurralado Uma preocupao incomum com a morte ou em morrer Comportar-se de forma imprudente, como se tivesse um desejo de morte (por exemplo, excesso de velocidade , passar no sinal vermelho) Querer telefonar ou visitar algumas pessoas para dizer adeus Verbalizar frases como As pessoas ficariam melhor sem mimou qualquer dia acabo com isto tudo. Mudana repentinas mudando de um comportamento extremamente deprimido para agir de forma calma e alegre

Ateno: Se voc acha que um amigo ou algum membro da sua famlia est pensando em suicdio, manifeste a sua preocupao e procure ajuda profissional imediatamente. Falar abertamente sobre pensamentos suicidas e sentimentos podem salvar uma vida. Muito importante: Se voc est a sentir pensamentos suicidas, pode muito provavelmente ser um sintoma da depresso. Quando voc est se sentindo extremamente deprimido ou suicida, os problemas parecem ser esmagadores e permanentes. Mas com o tempo, voc pode conseguir sentir-se melhor, especialmente se voc procurar ajuda. Se estiver a ter pensamentos sobre a morte, pondere. Certamente existem muitas pessoas que querem apoi-lo durante este momento difcil, por isso, no hesite e pea ajuda! Ou em ltimo caso telefone para a linha de emergncia do seu pas: 112 (Portugal), 911 (Brasil).

AS VRIAS FORMAS DE DEPRESSO


Existem muitas razes para a depresso, existindo igualmente vrias formas e expresses da depresso. Para algumas pessoas a depresso algo comum na sua

famlia, tendo uma tendncia para se sentirem infelizes. Outras ficam deprimidos porque sentem-se mal com eles prprios, tm um pensamento tremendamente pessimista, sente-se corrodos pela preocupao e problemas, ou ficam stressados pela discrepncia entre as suas expetativas e a realidade da sua vida. A depresso pode manifestar-se depois de um acontecimento traumtico ou aps uma situao de elevado stress, ou na perda de algum ou alguma coisa significativa. Os tentculos da depresso podem ser bvios, quando a pessoa diz para ela prpria que a sua vida s pode piorar. No entanto algumas pessoas afetadas pela depresso projetam um senso de cordialidade e bem-estar aparente para disfarar a sua dor. Disfarar a depresso pode ser compreensivo. Torna-se funcional quando serve o propsito de manter uma relao positiva, quer com a vida quer com as pessoas. Mas, inadequado quando a pessoa pretende evitar resolver o seu problema. A depresso raramente pode reduzir-se a uma simples questo ou situao, apontando apenas para uma causa. Se for o seu caso, se isto lhe for transmitido por algum, esteja alerta, pode estar a ser conduzido de forma irresponsvel e inapropriada, o que lhe poder vir a causar ainda mais problemas no futuro. Pondere uma segunda opinio. Quando se liga a um auto-conceito pobre e a uma tendncia para catastrofizar sobre o desapontamento, injustia, perda, a depresso pode ser recorrente. Talvez pense que quando est deprimido, o tipo de depresso que sente imaterial. Em parte, isto est correto. Todas as formas de depresso envolvem uma profunda tristeza ou humor diminudo e uma elevada probabilidade de ter pensamentos distorcidos, depressivos e depreciativos. Dica: Sabendo o tipo de depresso que voc tem, pode ajudar a compreender melhor os seus sintomas e procurar o tratamento mais eficaz. Apresento em seguida cinco tipos comuns de depresso:

Depresso Maior (Depresso Unipolar)


A depresso maior caracterizada pela incapacidade de aproveitar os prazeres da vida e experincia. Os sintomas so constantes, variando de moderada a grave. Sem tratamento adequado, a depresso maior geralmente dura cerca de seis meses. Algumas pessoas experimentam apenas um episdio depressivo nico durante toda a sua vida, mas geralmente, a depresso maior um transtorno recorrente. No entanto, existem muitas coisas que voc pode fazer para melhorar o seu humor e reduzir o risco de recorrncia. No sofra desnecessariamente, procure ajuda. A depresso maior pode seguir-se a uma perda normal, uma perda catastrfica de algo extremamente importante (a casa de habitao) ou qualquer condio que seja percebida como traumtica. Pode emergir de um padro de ansiedade generalizada ou autoverbalizaes negativas.

Depresso Atpica
Depresso atpica um subtipo comum de depresso maior. Ele apresenta um padro de sintomas especficos, incluindo um elevador humor temporrio em resposta a

acontecimentos positivos. Voc pode sentir-se temporariamente melhor depois de receber uma boa notcia, ou quando sa para uma festa com os amigos. No entanto, este impulso de humor passageiro. Outros sintomas da depresso atpica incluem ganho de peso, aumento do apetite, sono excessivo, sensao de peso nos braos e pernas, e sensibilidade rejeio. Tal como outras formas de depresso, voc pode obter alvio e tratamento atravs de Terapia Cognitivo-comportamental

Depresso Distmica (Depresso leve recorrente)


A distmia um tipo de depresso crnica leve. So mais os dias em que se sente moderadamente deprimido, que os que no se sente, embora voc possa ter breves perodos de humor normal. Os sintomas da distmia no so to fortes como os sintomas de depresso maior, mas duram muito tempo (pelo menos dois ou mais anos). Estes sintomas crnicos tornam a vida muito difcil de viver viver. Algumas pessoas tambm tm episdios depressivos maior conjuntamente com a distmia, uma condio conhecida como depresso dupla. Se voc sofre de distmia, voc pode sentir que quase sempre se sentiu deprimido. Ou voc pode pensar que o seu humor diminudo faz parte de voc ( do jeito que voc ).A distmia pode ser tratada com xito, mesmo que os sintomas tenham sido ignorados ou tenha estado sem tratamento durante anos.

Transtorno afectivo sazonal


Quando o inverno se faz sentir com os seus dias frios, sombrios, curtos, enfadonhos, nublados, por vezes o humor afetado. Algumas pessoas ficam deprimidas no outono ou inverno, principalmente pela limitao de sol. Este tipo de depresso chamada de transtorno afetivo sazonal. Transtorno afetivo sazonal mais comum em climas do norte e em pessoas mais jovens. Tal como outros tipos de depresso, este tambm tratvel. A terapia atravs da luz, um tratamento que envolve a exposio luz artificial intensa, muitas vezes ajuda a aliviar os sintomas.

Depresso Bipolar: Quando a depresso apenas um dos lados da moeda


Depresso bipolar, tambm conhecida como psicose manaco-depressiva, caracterizada por alteraes de humor cclico. Os episdios de depresso alternam-se com episdios manacos, podendo incluir comportamentos impulsivos, hiperatividade, fala rpida, e pouco ou nenhum sono. Normalmente, a mudana de um modo extremo para o outro gradual, com cada episdio manaco ou depressivo tendo a durao de pelo menos vrias semanas. Quando deprimido, uma pessoa com transtorno bipolar apresenta os sintomas usuais de depresso maior. No entanto, os tratamentos para a depresso bipolar so muito diferentes dos outros tipos de depresso.

Depresso, Algumas causas e fatores de risco

Algumas doenas tm uma causa mdica especfica, tornando o tratamento mais simples. Se voc tem diabetes, toma insulina. Se voc tiver apendicite, voc faz uma cirurgia. Mas a depresso mais complexa. A depresso no o resultado de um desequilbrio qumico no crebro, e o seu tratamento no pode ser reduzido apenas medicao. Como expliquei no artigo: Ser a depresso uma doena? talvez nosaiba porqu. Eu defendo que a depresso causada por uma combinao de fatores biolgicos, psicolgicos, sociais e ambientais. Por outras palavras, as escolhas que voc faz relativamente ao seu estilo de vida, relacionamentos e habilidades de lidar com as situaes de vida, so muito significativos para o surgimento da depresso, mais do que o fator gentico. No entanto, alguns fatores de risco podem torn-lo mais vulnervel depresso.

Vous aimerez peut-être aussi