Vous êtes sur la page 1sur 26

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas1

Everardo Ramos

No Brasil, as origens da imprensa ilustrada sempre foram associadas ao surgimento de peridicos ornados de litografias, em particular as revistas de caricaturas, tratando de poltica e crtica social. A Lanterna Mgica, lanada no Rio de Janeiro em 1844, teria sido a primeira dessas publicaes, que fazem um sucesso extraordinrio na segunda metade do sculo XIX, quando artistas famosos participam, com seus desenhos, dos grandes movimentos ideolgicos da poca.2 Cita-se assim muitas vezes, como melhor exemplo dessa primeira imprensa ilustrada, A Revista Ilustrada (1876-1891), do jornalista e caricaturista ngelo Agostini (1843-1910), que desempenha um papel muito importante no combate escravatura, a ponto de ser considerada, graas s suas caricaturas, como a Bblia da Abolio dos que no sabem ler.3 Mas o que se sabe dos peridicos publicados antes das revistas de caricaturas litografadas? A imprensa brasileira surge em 1808, quando a Corte portuguesa, fugindo das tropas de Napoleo Bonaparte, se estabelece no Rio de Janeiro, onde instala a grfica da qual saem os primeiros jornais impressos no pas.4 Em seguida, outros atelis comeam a funcionar, em diferentes cidades, multiplicando rpida e continuamente o nmero de peridicos brasileiros. Devese ento concluir que, antes do lanamento de A Lanterna Mgica, em 1844, as folhas no continham imagens? Caso contrrio, como eram essas imagens e o que representavam? No seriam elas as verdadeiras primeiras ilustraes da imprensa brasileira, as que inauguram um sistema complexo em que o discurso visual, da mesma forma que o discurso textual, participa ativamente dos combates ideolgicos de uma poca?

Este estudo dedicado memria de Luiz do Nascimento (19031974) e Orlando da Costa Ferreira (1915-1975), grandes pesquisadores da imprensa pernambucana e da imagem impressa no Brasil.
2

A obra de referncia sobre a caricatura no Brasil, em quatro volumes abundantemente ilustrados, : LIMA, Herman. Histria da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1963.
3

Famosa frase atribuda a Joaquim Nabuco, principal lder dos abolicionistas.


4

O surgimento tardio da imprensa e dos impressos em geral no Brasil se deve ao fato de os portugueses terem proibido toda atividade tipogrfica no pas, desde o sculo XVI. Para uma viso de conjunto da imprensa brasileira, a obra de referncia continua sendo: SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

285

ESCRITOS III

Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introduo bibliologia brasileira: a imagem gravada. 2. ed. So Paulo: Edusp, 1994. p. 64, 142-147 e 208 (pgina da citao) - 211.
6

Em anncio publicado na Gazeta do Rio de Janeiro, em 31 de maro de 1819, e no Dirio do Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1821, editores de uma revista portuguesa se propem como intermedirios para encomendar, na Europa, gravuras em madeira, em metal e em pedra. Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 141-142.

Reabilitao de imagens desprezadas Dois elementos podem explicar a pouca importncia dada, nos estudos sobre a imprensa ilustrada brasileira, aos peridicos que precedem as revistas de caricaturas litografadas. O primeiro a utilizao, nessas publicaes, de imagens feitas na Europa, e chegadas ao Brasil por meio de importaes. Orlando da Costa Ferreira, autor da mais completa histria brasileira das imagens de edio, indica os tipos de obras produzidas de maneira industrial que pertencem a essa categoria. Trata-se principalmente de pequenas vinhetas com motivos passe-partout, de funo puramente decorativa, como a que aparece nO Artista, peridico publicado no Recife em 1847, cuja procedncia comprovada pela assinatura no canto inferior esquerdo: Du Rouchail, nome de um grande ateli francs da poca (fig. 1). So tambm retratos de personagens famosos, bem como vistas de cidades e monumentos, que vinham [do estrangeiro] acompanhados de textos prprios ou solicitavam textos predeterminados, fazendo o sucesso de revistas de instruo como Museu Universal, a primeira do gnero, lanada no Rio de Janeiro em 1937.5 A utilizao de imagens importadas da Europa, embora indiscutvel, era, no entanto, menos generalizada do que pensava um especialista como Orlando da Costa Ferreira. Para ele, por exemplo, a gravura em madeira (ou xilogravura, xylon significando madeira em grego) que orna O Maribondo (fig. 2), um dos primeiros peridicos do Recife, publicado em 1822, tinha essa mesma origem: argumentando que a cidade no assinalava a presena de gravadores em madeira, ele sugere que a obra cuja qualidade o surpreende s pode ter sido encomendada a um ateli estrangeiro, de acordo com uma prtica observada ao mesmo tempo no Rio de Janeiro.6 Mais adiante em seu livro, porm, o prprio Orlando Ferreira fornece dados que fragilizam sua tese sobre a origem da gravura de O Maribondo. No captulo dedicado gravura em metal, ele cita informaes segundo as quais essa tcnica era praticada no Recife desde 1817, primeiro pelo cartgrafo carioca Jos Fernandes Portu-

286

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

gal, depois no ateli que o governo da provncia instalou nos locais do Trem Militar, em 1819.7 Conforme a mesma fonte, este ateli foi dirigido at 1825 pelo gravador francs Jean-Pierre Adour, que realizava mapas e planos e iniciava aprendizes na tcnica do desenho e do talho em metal.8 verdade que esses exemplos se referem gravura em metal, e a ilustrao de O Maribondo uma gravura em madeira. Mas no verdade tambm que os gravadores dessa poca de todas as pocas, alis podiam praticar diferentes tcnicas ao mesmo tempo, em funo das necessidades? O prprio Orlando Ferreira admite que essa regra caracteriza os primeiros tempos da gravura brasileira, citando os nomes de Braz Sinibaldi e Jos Joaquim Marques, dois dos primeiros gravadores portugueses instalados no Rio de Janeiro, que mesmo sendo especializados na tcnica do metal, tambm talharam imagens em madeira destinadas a textos impressos (armas reais para documentos oficiais e ilustraes para peridicos).9 Um ltimo detalhe, enfim, parece confirmar definitivamente a hiptese de que a gravura dO Maribondo foi realizada no prprio Recife. Esse jornal foi impresso na grfica instalada desde 1821 no Trem Militar, o mesmo que abrigava o ateli de gravura citado anteriormente.10 ento muito mais provvel que a ilustrao de que se precisava na grfica tenha sido encomendada a um gravador em metal do ateli vizinho o prprio Jean-Pierre Adour? que a um ateli estrangeiro, como sugere Orlando Ferreira.11 Deve ter acontecido o mesmo, inclusive com as imagens que ilustram os outros peridicos tambm confeccionados na grfica do Trem Militar, os primeiros da imprensa de Pernambuco: Aurora Pernambucana, A Segarrega e Relator Verdadeiro, todos lanados em 1821.12 O segundo elemento capaz de explicar um certo desprezo pelos primeiros peridicos brasileiros o contraste entre as imagens que eles podiam conter e aquelas das revistas ilustradas aparecidas mais tarde. De fato, enquanto estas exibem litografias refinadas, desenhadas pelos melhores artistas da poca (estrangeiros instalados no Brasil ou brasileiros formados no estrangeiro), aqueles apresen-

Na verdade, os equipamentos dos dois atelis so os mesmos, tendo sido confiscados de Jos Fernandes Portugal, como castigo por sua participao na Revolta Pernambucana de 1817. Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 308-309.
8

Segundo Orlando da Costa Ferreira, que reproduz informaes de Francisco Augusto Pereira da Costa (1851-1923), Jean-Pierre Adour, nascido em 1796, teria deixado o Trem Militar para ensinar no Lyceu Pernambucano, antes de se converter ao comrcio, em 1829, e de voltar para a Frana, enriquecido, em 1836. Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 308-309.
9

Cf.FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 137-138 e 251252. Na grfica, a utilizao da xilogravura era ditada por uma necessidade tcnica: para que uma imagem fosse impressa junto com um texto, ela devia ser em relevo, como eram os tipos mveis. Ora, ao contrrio da xilogravura, a imagem gravada em metal no em relevo, mas cavada, o que implica outro tipo de impresso. Para maiores detalhes sobre as tcnicas da gravura, ver: FAJARDO, Elias; SSSEKIND, Felipe; VALE, Mrcio do. Oficinas: gravura. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.

287

ESCRITOS III

10

A grfica se chama sucessivamente Officina do Trem de Pernambuco, Officina do Trem Nacional de Pernambuco e, finalmente, Typographia Nacional, nome que figura nO Maribondo. Como para o ateli de gravura, a grfica instalada no Trem Militar foi criada com o material confiscado pelo governo, dos rebeldes que participaram da Revolta Pernambucana de 1817.
11

Convm notar, no entanto, que se o autor dessa ilustrao for Jean-Pierre Adour, Orlando da Costa Ferreira no ter se enganado completamente, a obra tendo sido feita no Brasil, certo, mas pela mo de um artista formado no exterior.
12

Os peridicos publicados no Recife, na primeira metade do sculo XIX, foram repertoriados e descritos detalhadamente em: NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (18211954) IV: peridicos do Recife, 1821-1850. Recife: Universidade Federal de Pernambuco: Ed. Universitria, 1969.
13

Cf. SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 74. O apelido corcunda tambm era utilizado para os que, em se opondo ideias liberais e nacionalistas, eram considerados como reacionrios. Cf. NASCIMENTO, Luiz do.

tam, fora as ilustraes importadas da Europa, xilogravuras muito simples, com desenhos s vezes rudimentares e sempre annimos. Assim, as gravuras em madeira acabaram sendo consideradas como elementos de uma pr-histria, obras sem grande importncia, cujo papel era essencialmente ornamental. A prpria disposio delas, no cabealho e intimamente ligadas aos ttulos dos peridicos, reforava essa ideia, ao contrrio das litografias multiplicadas em diferentes pginas nas revistas de caricaturas (fig. 3). Uma anlise cuidadosa revela, no entanto, que apesar de seu aspecto muito menos refinado que o das litografias, as xilogravuras primitivas podiam significar muito mais que um simples ornamento. Retomemos o exemplo dO Maribondo (fig. 2), que representa uma cena inslita: perto de uma rvore, maribondos atacam um homem barrigudo e corcunda, que, aflito, tenta se desvencilhar com grandes gestos, deixando cair seus culos. Publicada em julho de 1822, s vesperas da Independncia, a imagem uma alegoria irnica das relaes muito tensas naquele momento entre brasileiros (os maribondos) e portugueses (apelidados pejorativamente de corcundas, no Brasil da poca).13 A ilustrao faz, assim, coro com os propsitos nacionalistas do peridico, que ridiculariza a poltica portuguesa, explicando que se os maribondos so maus porque se intenta arruinar o que deles.14 Basta ento restituir o contexto de criao e difuso da obra para compreender o verdadeiro sentido da imagem e sua importncia na circulao de uma ideia, na transmisso de uma mensagem, em relao ao momento histrico. Em 1822, o Brasil torna-se Imprio, sob a tutela de d. Pedro I, filho do rei portugus e principal ator da Independncia. O novo imperador se revela, no entanto, excessivamente autoritrio, entrando constantemente em conflito com os liberais e chegando ao extremo de dissolver a Assemblia Constituinte para promulgar, ele mesmo, a primeira constituio do pas, em 1824, o que provoca uma revolta armada no Nordeste, a Confederao do Equador. Por outro

288

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

lado, os nacionalistas acusam-no de favorecer o monoplio, pelos portugueses, de setores fundamentais da vida brasileira (o comrcio varejista, por exemplo) e de se interessar demasiado pela sucesso de seu pai, de quem o herdeiro legtimo. Assim, sua impopularidade acaba se generalizando e, em 7 de abril de 1831, ele obrigado a abdicar em favor de seu filho, de apenas cinco anos de idade, voltando definitivamente para Portugal. Publicada em 25 de abril de 1831, logo aps a abdicao de d. Pedro I, a gravura dO Carcundo celebra o fato com humor e ironia, representando um homem barrigudo, corcunda e com cara de camelo (atributos do portugus e de seus aliados, segundo os apelidos pejorativos da poca),15 que tenta segurar uma coluna quebrada, mas que acaba sucumbindo (fig. 4.a e 4.b).16 Esta representa a Coluna do Trono e do Altar, sociedade poltica que havia apoiado o governo absolutista do imperador. A coluna partida sempre uma aluso queda de d. Pedro I e ao fracasso da sociedade que o apoiava 17 se encontra novamente em Bssola da Liberdade (fig. 5), ao lado de outros motivos bem significativos: uma corrente com as algemas abertas e uma bssola cuja agulha aponta para smbolos da Revoluo Francesa um mao de lanas coroado por um bon frgio.18 No restam dvidas, portanto, de que essas imagens, longe de serem simples vinhetas decorativas, foram cuidadosamente elaboradas a fim de melhor caracterizar a ideologia dos peridicos e de reforar as crticas a um governo acusado de despotismo e de antinacionalismo. Por outro lado, apesar do anonimato das gravuras, possvel se concluir que elas so, muito provavelmente, de um mesmo autor, graas aos vrios elementos que as unem: o contedo comum, o fato de terem sido realizadas quase ao mesmo tempo e para jornais impressos na mesma grfica a Typografia Fidedigna, dos liberais de Recife, cujas coordenadas so indicadas nos cabealhos dos jornais e, principalmente, a semelhana estilstica entre elas, manifestada sobretudo na maneira como o gravador representa suas imagens sobre pedaos de cho.

Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954) IV, p.38.


14

Cf. o primeiro nmero dO Maribondo, de 25 de julho de 1822, citado em: NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954) IV, p. 34. Reproduziremos sempre as particularidades ortogrficas dos textos originais, sejam elas arcasmos ou erros.
15

Os apelidos corcunda e camelo e tambm outros, como dromadrios, marinheiros e absolutistas aparecem constantemente nos artigos do jornal, sempre em aluses zombeteiras e sarcsticas aos portugueses e seus aliados. Os exemplares consultados dO Carcundo pertencem ao acervo da Fundao Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
16

A segunda gravura, publicada no no cabealho, mas numa pgina interior do peridico, faz dO Carcundo o primeiro jornal de Pernambuco com a matria do texto ilustrada, segundo NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (18211954) IV, p. 82.
17

Convm notar que numa gravura dO Carcundo, a coluna partida contm a inscrio non plus ultra(no mais alm): trata-se, sem dvida, de uma aluso divisa de

289

ESCRITOS III

Desprezando as gravuras em madeira ou considerando-as como simples ornamentos, os pesquisadores, no entanto, passaram ao largo de todas essas informaes. Ainda pior, mesmo quando tiveram a oportunidade de reconhecer a importncia das primeiras xilogravuras no incio da imprensa ilustrada brasileira, preferiram fechar os olhos, negligenciando a anlise e tirando concluses a partir de preconceitos infundados. o caso, notadamente, de Herman Lima, grande especialista da caricatura no Brasil, que recusa a tese de Max Fleiuss, historiador da primeira metade do sculo XX, segundo a qual O Carcundo teria sido o primeiro rgo da imprensa nacional em que, de qualquer forma, se explorou a arte do riso, a vis comica, atravs de textos de extrema mordacidade e de vinhetas caricatas, gravadas a canivete em entrecasca de cajzeiro:19
[...] a verdade, que [...] o Carcundo [...] um jornalzinho sem maior importncia [...]. Sua nica ilustrao uma vinheta xilografada, com um burro corcunda derrubando a coices uma coluna grega [sic]. Como expresso caricatural, absolutamente nulo, devendo por isso ser definitivamente retificada aquela informao.20

Carlos V, do sculo XVI, na qual colunas apresentavam a inscrio plus ultra. O gravador brasileiro compara assim, ironicamente, a queda de d. Pedro I glria do grande imperador Habsburgo.
18

Os exemplares consultados de Bssola da Liberdade pertencem ao acervo do Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.
19

Max Fleiuss (1868-1943) discorre sobre A caricatura no Brasil numa conferncia pronunciada em 1916 e publicada, no ano seguinte, na Revista do Instituto Histrico. Cf. LIMA, Herman. Histria da caricatura no Brasil, p. 69. Convm assinalar que Max Fleiuss era filho de Henrique Fleiuss (1832-1882), um dos grandes caricaturistas e litgrafos do sculo XIX.
20

Herman Lima recusa ainda os outros peridicos que Max Fleiuss considera como os pioneiros da imprensa caricata no Brasil, argumentando:
Quando muito, como A Mutuca Picante e O Bodoque Mgico, trazem uma vinheta no cabealho, a daquela, mostrando, numa xilogravura rudimentar, o inseto investindo contra um casal de jovens espavoridos e o outro, um macaco desferindo um arco. De caricatura, nos jornais conferidos na Biblioteca Nacional, que no h um s exemplar.21

Cf. LIMA, Herman. Histria da caricatura no Brasil, p. 69.


21

Ibid., p. 69-70.

V-se, portanto, que para o grande especialista a rusticidade da tcnica da madeira e a simplicidade dos desenhos bastam para des290

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

22

As principais revoltas que eclodem durante a Regncia so a Revolta dos Farrapos, no Rio Grande do Sul (1835-1845); a Cabanagem, no Par (1835-1840); a Sabinada, na Bahia (1837-1838); e a Balaiada, no Maranho, Cear e Piau (1838-1841).
23

Trata-se da Revolta Pernambucana de 1817 e da Confederao do Equador de 1824, j citadas aqui, nas quais os revoltosos recorrem s armas e criam um Estado independente, mas acabam sucumbindo s foras do governo.

cartar as primeiras xilogravuras da categoria de verdadeiras caricaturas, ao contrrio das litografias refinadas que ocuparo a maior parte de seus estudos. Os poucos exemplos analisados aqui provam, porm, o inverso. Eles reabilitam incontestavelmente a tese de Max Fleiuss, mostrando que a arte do humor cido e da crtica irnica se expressou no Brasil desde as origens da imprensa, graas a textos incisivos, mas tambm a imagens cheias de verve e de significado, que conseguem perfeitamente apesar da modstia dos meios traduzir visualmente os gritos de sua poca. Stiras e crticas em madeira A abdicao de d. Pedro I e a instaurao da Regncia abrem um perodo de forte instabilidade poltica e de grande agitao social no Brasil. Revoltas explodem de Norte a Sul do pas, onde se misturam rivalidades locais e questes mais amplas, como a descentralizao do poder e o desejo de autonomia s vezes mesmo de independncia de certas provncias.22 A fim de acabar com esses movimentos, que ameaam a ordem e a unidade do pas, chefes polticos, encabeados paradoxalmente pelos liberais, conseguem antecipar a maioridade do imperador, o que permite a d. Pedro II comear o seu reinado em 1840, com apenas 14 anos de idade. Esse arranjo, conhecido como o Golpe da Maioridade, consegue efetivamente acalmar os espritos e restabelecer a paz, mas no em todo lugar. De fato, na provncia de Pernambuco e em particular na sua capital, Recife, centro de duas importantes insurreies, em 1817 e 1824,23 diferentes faces continuam a se opor radicalmente em assuntos como o sufrgio universal, a liberdade de imprensa, a nacionalizao do comrcio (ainda concentrado nas mos dos portugueses), a reforma agrria, o federalismo e o tipo de regime (monrquico ou republicano). O combate entre essas faces ocorre principalmente na imprensa, em que um gnero especial de peridico faz um sucesso extraordinrio: o pasquim, gazeta modesta, de vida efmera e linguagem
291

ESCRITOS III

custica, muitas vezes violenta, na qual doutrinas ideolgicas se misturam a rixas pessoais para dar origem a acusaes (verdadeiras ou falsas) e a injrias, que no poupam nem a vida privada dos que so atacados. Conservadores e liberais, pr ou antimonrquicos, pr ou antilusitanos, todos se exprimem por intermdio de pasquins, no Recife dos anos 1840, oferecendo assim um dos espetculos mais intensos da imprensa brasileira, segundo as palavras de Nelson Werneck Sodr, grande especialista no assunto.24 O poder dessas folhas no se baseia, porm, somente no discurso verbal, nos artigos que procuram, por meio da palavra, atingir um personagem ou um grupo inimigo. De fato, uma anlise atenta das xilogravuras publicadas num grande nmero de pasquins e sempre deixadas de lado pelos pesquisadores de hoje prova que o discurso visual tambm desempenha um papel extremamente importante nesses peridicos, que as imagens contribuem muito, graas ao seu poder de nfase e de sntese, para tornar as crticas e os ataques ainda mais eficazes. o que ocorre, por exemplo, com as gravuras que representam tal ou tal personagem poltico sob uma aparncia que o associa a um apelido pejorativo, este servindo tambm de ttulo ao pasquim. primeira vista, as imagens publicadas nos cabealhos dO Esqueleto (fig. 6) e dO Bezerro de Pera (fig. 7), por representarem literalmente o que dizem os ttulos, parecem ter uma funo meramente decorativa nos peridicos. Aps a leitura dos artigos, no entanto, percebe-se que as imagens traduzem visualmente os apelidos depreciativos dados, respectivamente, ao presidente da provncia, do Partido Liberal, e a um membro do Partido Conservador.25 Longe de ser um simples ornamento, essas xilogravuras agem, portanto, como verdadeiros insultos: so, na verdade, imagens de escrnio, que procuram ridicularizar um inimigo, expondo-o arma terrvel do riso zombador. Os liberais de Recife utilizaram frequentemente esse artifcio, figurando seus inimigos conservadores sob a forma de seres hbri-

24

SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 136.


25

Cf. NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954) IV, p. 240 (nota) e 242. Os exemplares consultados dO Esqueleto e dO Bezerro de Pera pertencem ao acervo do Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.

292

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

26

o gnero que consagra, por exemplo, um artista como Grandville (1803-1847), na Frana.
27

Cf. edies de 12 e 24 de abril de 1844, de que se pode encontrar exemplares no Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.
28

dos, com caractersticas meio humanas e meio animais, segundo um gnero de caricatura litografada muito em voga na poca.26 Em Marmota (fig. 9.a e 9.b), um cavalo e uma coruja elegantemente vestidos, ao lado de elementos que evocam a administrao (livros, uma cadeira na qual est escrito secretaria, uma folha em que se l logica), personificam os colaboradores do baro de Boa Vista, presidente da Provncia na poca, como anunciam os versos em epgrafe:
Nesta Marmota perfeita Vero todos os leitores Quaes so os aduladores Do Baro.27

Cf. edio de 18 de maro de 1844, de que se pode encontrar exemplares no Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.
29

A gravura descrita nesses termos, no primeiro nmero dO Arra (30 de setembro de 1845): citado em NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954) IV, p. 235.
30

Por sua vez, o pssaro vestindo um fraque, exibido nO Joo Pobre (fig. 8), pretende representar um deputado que o editorial compara a
uma especie de garsa habitante dos mangues e paludaes, aonde vive de pescara, atraz de quanto peixinho pode fisgar; para o que se faz muito songamonga []. Nada tem de formoso; pernilogo, carcundo, e mal implumado, de uma cr tirando a cara sem vergonha, sobre modo nogento, na se lhe tendo descoberto at hoje prestimo algum util.28

SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 160.

Enfim, o ttulo e a ilustrao dO Arra (fig. 10) se inspiram no apelido de um oficial da Guarda Nacional, cujo nariz teria a forma de um torno de chafariz. Quanto aos outros atributos do personagem um prancho atravessado no bico; uma caixinha ao pescoo, um punhal na mo direita; um peixe, de cuja boca saem umas letras, na mo esquerda, e umas pedras nas unhas dos ps ,29 se eles parecem enigmticos hoje, eram com certeza facilmente compreensveis para os leitores da poca, em contato direto com a atualidade. Isso vale, tambm, para um grande nmero de referncias encontradas nos pasquins, como os pseudnimos e apelidos, como assinala Nelson Werneck Sodr.30
293

ESCRITOS III

Os ttulos que acabamos de analisar foram impressos praticamente ao mesmo tempo (entre 1844 e 1845), na principal grfica dos liberais de Recife (a Typographia Imparcial), e apresentam a particularidade de terem sido coloridos mo, depois da impresso31 (fig. 7, 8, 9.a e 9.b). Trata-se de um detalhe insignificante, a pintura tendo sido feita por um colecionador, ou de um artifcio para aumentar o impacto dos peridicos e, assim, afirmar uma superioridade diante dos rivais? Em todo caso, a fora e a eficcia dessas imagens de escrnio podem ser medidas pela reao dos que so objeto das crticas e dos ataques. Por exemplo, no editorial do primeiro nmero dO Volco, em 1847, seu redator se mostra indignado pelo fato de seus rivais conservadores terem chegado a estampar,
no frontespicio do mais immundo pasquim, que das forjas infernaes dessa vil recova de guabirs32 tem sahido, [...] uma horrenda caricatura, como vera efigie do dignissimo Presidente actual de Pernambuco [membro do partido liberal, logicamente], desse Cidada virtuoso, Magistrado sabio, prudente, e justiceiro [...], trazendo-se desta arte para o lamaal do ridculo a pessa do delegado de S.M.I. [Sua Majestade Imperial].33

31

Alm dos exemplos reproduzidos aqui, identificamos outro pasquim realizado no mesmo perodo, na Typographia Imparcial, e que foi colorido mo: O Cometa (edio de 21 de junho de 1843), pertencente ao acervo do Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.
32

Espcie de rato selvagem, mas tambm apelido pejorativo dado aos polticos conservadores.
33

Cf. O Volco de 7 de agosto de 1847, p. 1, pertencente ao acervo do Arquivo Pblico Estadual Jordo Emereciano, no Recife.
34

Descrevendo a gravura, Luiz do Nascimento identifica os pequenos personagens como trabalhadores no campo. Cf. NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954), IV, p. 255.

A indignao to grande que o prprio Volco, publicado inicialmente sem nenhuma ilustrao, acaba exibindo, a partir do seu quinto nmero, uma imagem destinada a responder com virulncia provocao dos conservadores (fig. 11). Nessa, v-se uma cidade aos ps de um vulco em erupo e uma cena rica em detalhes: trs personagens masculinos de tamanho exagerado, bem-vestidos (fraque, chapu alto) e com longas barbas, fazem grandes gestos (o do meio parece mostrar o vulco aos dois outros); a seus ps esto representados trs grandes ratos e trs outros personagens bem pequenos, andando com objetos (ps e enxadas?).34 Essa imagem resume visualmente uma das causas mais
294

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

35

Era da Typographia Imparcial que saa tambm o Dirio Novo, cotidiano, principal folha liberal de Recife (por sua regularidade) e grande fomentador da Revolta Praieira. Sobre o papel da imprensa nessa rebelio, ver o captulo A imprensa praieira em: SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 136155.
36

Ele participou de vrios movimentos revolucionrios, foi preso mais de uma vez, viveu na Amrica do Norte, na Venezuela e na Inglaterra (aqui, como exilado), e fundou diversos peridicos subversivos durante esse percurso. As causas de sua morte esto ligadas ao conflito que eclode em 1848: Varejada sua casa, quando da insurreio, e quando se encontrava doente acamado, morreu em 19 de dezembro de 1848 com o choque. Cf. CHACON, Vamireh. Histria das ideias socialistas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1965 apud SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 146.
37

O prprio Luiz Incio Ribeiro Roma teria pedido que continuassem sua obra, pouco antes de morrer: Suas ltimas palavras, de rebelde impenitente, foram: No deixem cair a Praia; quero que a minha tipografia continue a ser o rgo das ideias do partido

importantes para os polticos liberais, e ainda de atualidade no Brasil: a questo do monoplio da terra. Os grandes personagens simbolizam as oligarquias latifundirias de Pernambuco, detentoras de imensas propriedades, nas quais trabalham de maneira precria os pequenos camponeses sem terra; quanto aos ratos, trata-se, logicamente, de uma aluso aos polticos conservadores, os guabirus, tradicionais defensores das grandes oligarquias. A ilustrao vai, portanto, bem alm do riso zombador, constituindo uma verdadeira alegoria de significado complexo, que no se limita mais a ridicularizar um personagem em particular, mas ataca com violncia tal qual a erupo de um vulco um grupo poltico, uma classe social e a ideologia que representam. Seria mesmo o caso de se perguntar em que medida essa crtica visual feroz, publicada em 1847, no contribuiu para agitar ainda mais os espritos, antecipando os eventos dramticos que ocorrem no ano seguinte, quando os liberais tomam as armas e desencadeiam a Revolta Praieira, rebelio mais importante do Segundo Imprio. Em todo caso, o prprio nome desse movimento prova sua estreita ligao com a imprensa, j que praieira deriva de praia, nome da rua onde funcionava a grfica dos liberais de Recife, a Typographia Imparcial.35 A rebelio conta com a adeso de uma parte da populao, mas no resiste represso violenta das tropas oficiais e acaba completamente em 1852. Uma das vtimas dos afrontamentos , inclusive, o prprio proprietrio da Typographia Imparcial, Luiz Incio Ribeiro Roma, cuja vida foi uma verdadeira aventura.36 No entanto, sua viva toma a frente do negcio familiar, e com a nova denominao de Viva Roma & Filhos, continua a publicar peridicos contestadores, alguns deles ilustrados com xilogravura.37 o caso dA Revoluo de Novembro (fig. 12), que apresenta uma imagem inslita: em cima de um trono luxuosamente decorado esto uma cobra, em cuja cauda est escrito O Brazil no dos Brazileiros, e uma bandeja com um brao segurando uma bandeira, na qual se l a palavra Constituinte; uma fita enrolada em torno do trono
295

ESCRITOS III

contm a frase O Brazil h de ser dos brazileiros,38 ao passo que um livro pousado no cho est aberto numa pgina em que se adivinha o ttulo Co[ns]tit[ui]cao do Inperio Art 36 4. Trata-se de uma crtica veemente contra o poder imperial (a cobra no trono), que acaba de reprimir a Revolta Praieira com violncia e sangue, como lembra o brao decepado. A bandeira brandida e a presena do Livro das Leis (aberto numa passagem bem significativa),39 assim como as frases de ntido carter nacionalista, anunciam, no entanto, que a luta continuaria por uma Constituio e um Brasil soberanos. Se a histria permite compreender o verdadeiro sentido das obras, ela no fornece, em contrapartida, nenhuma informao sobre seus autores. O anonimato uma regra absoluta: nenhuma gravura est assinada, e os textos no mencionam nunca os nomes dos gravadores, ao contrrio dos outros colaboradores dos peridicos (editores, redatores e impressores). No entanto, a anlise estilstica permite afirmar que as ilustraes utilizadas na Typographia Imparcial, nos anos 1840, so provavelmente de uma s autoria, visto a semelhana dos desenhos, sempre muito criativos e vigorosos, e um domnio particular da tcnica da xilogravura. O talento do gravador se revela, sobretudo, nas linhas extremamente finas e leves, que reproduzem todos os detalhes do desenho, at mesmo os efeitos de volume, textura e movimento dos motivos, como, por exemplo, as nuvens dO Volco e o trono dA Revoluo de Novembro (fig. 11 e 12). Essas linhas so obtidas graas a um instrumento especial, o buril, utilizado principalmente na gravura em metal. Ora, ns vimos que a xilogravura recifense nasceu intimamente ligada ao trabalho do metal, j que as primeiras matrizes de madeira foram realizadas muito provavelmente no ateli do Trem Militar, que funcionou pelo menos at 1835; alm disso, sabe-se que os gravadores formados nesse ateli continuaram a trabalhar mesmo depois de t-lo deixado.40 Tudo leva a crer, portanto, que o autor das obras publicadas pela Typographia Imparcial, se no passou pelo Trem Militar, foi pelo menos fortemente influenciado pelas tcnicas que se praticavam ali, a do buril, logicamente, mas tambm a do desenho acadmico, que
296

[...] Respeitaram seu pedido. Cf. CHACON, Vamireh. Histria das ideias socialistas no Brasil apud SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil, p. 146.
38

E no O Brasil devia ser dos brasileiros, como afirma NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (18211954) IV, p. 333.
39

Na Constituio de 1824, o artigo 36 trata dos poderes da Cmara dos Deputados, mas acaba no 3 pargrafo: o 4 pargrafo, a que se refere a gravura, seria ento aquele pelo qual os liberais lutam, que colocaria o poder da Cmara acima do poder do monarca.
40

Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 308-311, que retraa sumariamente as origens da gravura em metal no Recife.

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

41

No Recife, a primeira revista ilustrada com litografias foi O Monitor das Familias, lanada em 1859. Cf. NASCIMENTO, Luiz do. Histria da imprensa de Pernambuco (1821-1954) V: peridicos do Recife, 1851-1875. Recife: UFPE: Ed. Universitria, 1970. p. 122 (nota).
42

permite reproduzir com perfeio o volume, a textura e o movimento dos motivos na imagem. Concluso A anlise permite, assim, rever as teses sobre as origens da imprensa ilustrada brasileira, at agora associadas s revistas litografadas que aparecem nos anos 1840, no Rio de Janeiro (capital do pas e principal centro cultural da poca), e que se espalham em seguida pelas grandes cidades de provncia, como o Recife.41 De fato, as verdadeiras origens dessa imprensa se encontram nos peridicos que precedem as revistas litografadas, e que so ilustrados graas tcnica de reproduo de imagens de que se dispe no momento, a mais tradicional, que pode ser realizada com os meios mais simples: a xilogravura. Essa comea a ser praticada por europeus instalados no Brasil ou por seus discpulos brasileiros, que no se preocupam, no entanto, em assinar suas obras, ao contrrio do que faro os litgrafos mais tarde.42 Porm, possvel minimizar esse anonimato, comparando-se os dados histricos e o estilo das gravuras, o que permite distinguir o autor de um conjunto de obras e sugerir o tipo de formao que teve, como o caso do ilustrador da Typographia Imparcial. Naturalmente, essas primeiras imagens, gravadas na madeira, nunca tero o mesmo aspecto refinado das litografias, cujas imagens, simplesmente desenhadas sobre a pedra, apresentam nuances estticas inigualveis. Mas convm ressaltar a qualidade extraordinria de certas obras, como as que so realizadas no Recife dos anos 1840, em que o gravador reproduz modelos da caricatura litografada moderna (principalmente os personagens com caractersticas humanas e animais) e explora ao mximo as possibilidades grficas da madeira, utilizando o buril para talhar desenhos extremamente finos, leves e elegantes. Enfim, a interpretao dessas xilogravuras primitivas prova que elas no so sempre meros elementos de ornamentao, como se

Orlando da Costa Ferreira j tinha chamado a ateno para a humildade do pequeno xilgrafo brasileiro do sculo XIX, diante do litgrafo, mesmo quando encarnados numa s pessoa. Cf. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra, p. 158.

297

ESCRITOS III

costumou pensar at hoje, mas que desempenham muitas vezes o papel de verdadeiras ilustraes, em ligao direta com o programa ideolgico dos peridicos. Na verdade, elas so frequentemente imagens satricas, que se prestam zombaria, ou imagens alegricas, que convidam reflexo, numa imprensa essencialmente poltica e combativa, na qual se enfrentam as diferentes correntes de pensamento do Brasil da primeira metade do sculo XIX. Antes mesmo das famosas caricaturas litografadas, que daro imprensa ilustrada seus ttulos de nobreza, as xilogravuras j representam, ento, armas poderosas, cujo poder perfeitamente conhecido dos que fazem e dos que leem os primeiros peridicos brasileiros. Armas que, conseguindo mostrar o que as palavras s conseguem dizer, reforam o poder evocativo das crticas e dos ataques, agindo, assim, de uma maneira ainda muito mais direta e enftica sobre a imaginao do leitor.

298

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

299

ESCRITOS III

300

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

4a

301

ESCRITOS III

4b

302

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

303

ESCRITOS III

304

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

9a

305

ESCRITOS III

9b

306

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

10

307

ESCRITOS III

11

308

Origens da imprensa ilustrada brasileira (1820-1850): imagens esquecidas, imagens desprezadas

12

309

Vous aimerez peut-être aussi