Vous êtes sur la page 1sur 14

AVALIAO ULTRA-SONOGRFICA DA ARTICULAO TEMPOROMANDIBULAR EM ADOLESCENTES

ULTRASONOGRAPHIC EVALUATION OF THE TEMPOROMANDIBULAR JOINT IN ADOLESCENTS


Luciano J. Pereira , 2 Maria Beatriz D. Gavio
1

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar imagens da articulao temporomandibular (ATM) de indivduos portadores e no portadores de DTM, atravs da ultra-sonografia esttica. Mtodos: Foram avaliados 217 adolescentes entre 12 e 18 anos de idade atravs do Craniomandibular Index (CMI) e do questionrio de sintomas subjetivos. Foram selecionados 40, que apresentaram escores extremos, distribudos em: Grupo I 20 adolescentes sem DTM e Grupo II 20 adolescentes com Disfuno Temporomandibular (DTM). Utilizou-se o ultra-som digital Just Vision 200 (Toshiba Corporation, USA), com transdutor linear de 10 MHz, mensurando-se nas imagens a distncia entre a cpsula articular e a superfcie lateral do cndilo mandibular, na posio de repouso. Os dados foram analisados pelo teste t de Student, correlao de Pearson. Resultados: Os sintomas subjetivos mais prevalentes no Grupo II foram os rudos articulares, a dor na face e/ou na mandbula e a dor de cabea. As mdias dos espaos na ultra-sonografia foram de 1,90mm para o grupo I e 1,85mm para o grupo II, no se correlacionando com os escores do CMI (p>0,05). Concluso: A avaliao da ATM pela ultra-sonografia no se correlacionou com o diagnstico de DTM. Conclumos que a ultra-sonografia, segundo a metodologia utilizada no eficaz para o diagnstico de DTM. Palavras-chave: Ultra-sonografia, cpsula articular, cndilo mandibular

1. INTRODUO
As disfunes da articulao temporomandibular (DTM) incluem vrias condies clnicas que envolvem a musculatura mastigatria, a articulao temporomandibular propriamente dita e estruturas associadas, ou ambas. Essas desordens so consideradas uma subdiviso das patologias msculo-esquelticas e formam a principal fonte de dor orofacial de origem no-dentria1. A DTM era usualmente atribuda somente a pacientes adultos, entretanto, estudos desenvolvidos nos ltimos anos dirigidos determinao da prevalncia de sinais e sintomas de disfuno em populaes jovens, demonstraram um aumento no nmero de crianas e adolescentes afetados2,3,4. Entre os sinais e sintomas de DTM, os sons articulares, o desvio mandibular durante o movimento de abertura bucal, a limitao da abertura bucal, a assimetria condilar, a dor na ATM, dor na face, dor de cabea, dor de ouvido, dor na mandbula durante funo so os mais comumente observados5,6,7 isoladamente ou em combinao8. Segundo Behrents e White (1992)9, apesar das variaes com relao ao grau de severidade dos sinais e sintomas, estes parecem aumentar com a idade.

Mestre e Doutorando em Odontologia, rea de concentrao em Fisiologia Oral, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba/ UNICAMP. e-mail: luciano@fop.unicamp.br Professora Associada Livre Docente do Departamento de Odontologia Infantil, rea de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP. e-mail: mbgaviao@fop.unicamp.br
1

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

099

A etiologia da DTM em crianas e adolescentes considerada multifatorial10,11,12 e o diagnstico por muito tempo foi baseado somente no exame clnico. Atualmente, avanos tecnolgicos tm contribudo para aprimorar as tcnicas de diagnstico, per mitindo avaliao minuciosa e precisa das estruturas anatmicas. Como exemplos podem ser citados a tomografia e a ressonncia magntica. Alm destas, podem ser includas a ultra-sonografia e a eletromiografia da musculatura buco-facial, que so utilizadas na avaliao morfolgica e funcional das estruturas do sistema estomatogntico e como auxiliares de diagnstico de suas alteraes, bem como na determinao de fatores etiolgicos, permitindo prognosticar e avaliar a evoluo de tratamentos institudos. Dentre as diversas modalidades de diagnstico por imagem, a ultra-sonografia vem ganhando espao no campo das DTMs por ser um exame no-invasivo e de menor custo quando comparado a outros mtodos 13. Sendo assim o objetivo deste estudo foi avaliar os espaos articulares de indivduos jovens entre 12 e 18 anos de idade, portadores e no portadores de DTM, atravs da ultra-sonografia esttica.

2. MATERIAL E MTODOS
Foram examinados adolescentes de ambos os sexos, na faixa etria de 12 a 18 anos, os quais freqentavam escolas da rede municipal e estadual da cidade de Piracicaba. O termo de consentimento livre e esclarecido foi distribudo a 600 adolescentes, excluindo aqueles sob tratamento ortodntico prvio/atual ou com perda de dentes posteriores. Duzentos e dezessete sujeitos retornaram com o consentimento assinado pelos pais/ responsveis ou pelo prprio adolescente quando este era maior de idade. Aps a devida autorizao, os sujeitos foram avaliados pelo ndice de disfuno CMI Craniomandibular Index 14, que foi desenvolvido para padronizao da classificao do grau de severidade dos pacientes com disfuno da ATM. Os adolescentes tambm responderam a um questionrio obtendo-se as informaes sobre a existncia e freqncia de sinais e sintomas subjetivos, segundo RIOLO et al. (1987)15, alm de anamnese e exames fsicos rotineiros na prtica odontolgica. Todos os procedimentos foram realizados de acordo com as normas da Resoluo 196/96 que regulamenta os experimentos em humanos.

100

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Na seleo dos adolescentes para realizao dos exames de ultra-sonografia no grupo normal e com disfuno, considerou-se a mediana dos escores encontrados em toda a populao estudada pelo CMI e tambm a presena ou ausncia de sintomas subjetivos. Assim, os grupos normal (controle) e disfuno foram compostos por aqueles sujeitos que apresentaram valores de escore extremos no CMI (mnimo e mximo, respectivamente). Alm disso, todos os sujeitos pertencentes ao grupo disfuno deveriam obrigatoriamente apresentar pelo menos um sintoma subjetivo e os do grupo controle, ausncia completa de sintomas subjetivos. A partir dos exames acima citados, foram selecionados 40 adolescentes, e estes foram divididos em 2 grupos: GRUPO I - 20 adolescentes sem disfuno (10 do sexo masculino e 10 do feminino) e GRUPO II 20 adolescentes apresentando disfuno (10 do sexo masculino e 10 do feminino) Durante o perodo de coleta de dados, os sujeitos foram questionados quanto a seu estado de sade geral e emocional, de modo que no estivessem passando por situaes de estresse previamente seleo e tambm durante os exames.

ULTRA-SONOGRAFIA
Para a ultra-sonografia foi utilizado o equipamento de ultra-som digital Just Vision 200 (Fig.1), da Toshiba Corporation, Japo, com transdutor Linear 56 mm, bandalarga de 10 MHz, pertencentes rea de Odontopediatria do Departamento de Odontologia Infantil da FOPUNICAMP. As imagens foram obtidas por um nico examinador devidamente treinado atravs da ultrasonografia esttica estando o paciente em posio de repouso, com o transdutor posicionado sobre a superfcie cutnea da ATM em direo transversal, paralelo ao plano de Camper (linha que passa pela asa lateral do nariz e o tragus da orelha). Do tragus, o transdutor foi gradualmente movimentado para obteno de uma imagem otimizada do polo lateral do cndilo mandibular (Fig.2), que nitidamente a estrutura mais prxima da superfcie cutnea estando o paciente com a boca aberta ou fechada. Na ultra-sonografia esttica a distncia entre a cpsula articular (linha que se dirige paralela superfcie do cndilo mandibular) e a superfcie lateral do cndilo mandibular foi mensurada no visor do equipamento de ultra-sonografia, enquanto o paciente permanecia com a boca fechada em posio de repouso. As mensuraes

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

101

foram realizadas com as ferramentas disponveis no software do equipamento, em milmetros. Os participantes permaneceram sentados eretos, com as costas apoiadas e com a cabea em posio natural e os registros foram repetidos duas vezes com intervalo de 5 minutos, para ambas as articulaes dos participantes dos dois grupos. Aps a mensurao, foi obtida a mdia das distncias para cada lado.

3. RESULTADOS
A tabela 1 mostra a ocorrncia de sintomas subjetivos nos sujeitos do grupo II, tendo em vista que os indivduos do grupo I foram selecionados de acordo com a ausncia completa de sintomas subjetivos. Os valores mdios dos escores obtidos pelos grupos I e II relativos a sinais clnicos e seus respectivos desvios padro esto evidenciados na Tabela 2, de acordo com o Craniomandibular Index (CMI) e suas duas subdivises: Palpation Index (PI) e Dysfunction Index (DI). Os dados foram coletados por dois examinadores devidamente calibrados (Kappa=0,936) A Tabela 3 mostra as mdias dos espaos entre a superfcie lateral do cndilo e o limite superior da cpsula articular obtidas pelo uso de imagens ultra-sonogrficas nos grupos I e II. Os valores individuais obtidos nas articulaes dos lados direito e esquerdo foram submetidos ao teste t de Student pareado, e este no demonstrou diferena estatstica significativa entre os lados em ambos os grupos (p>0,05). Portanto, foi-se obtida a mdia individual dos dois lados para cada paciente, para realizao das anlises de correlao demonstradas posteriormente. Tambm foi realizado teste t no pareado entre os sexos e entre os grupos, os quais no mostraram diferenas significativas na populao estudada (p>0,05). A tabela 4 mostra a correlao entre os valores obtidos pela tcnica de imagem e os ndices aplicados.

4. DISCUSSO
Em nosso estudo, os sintomas subjetivos mais relatados pelos pacientes com disfuno temporomandibular foram os rudos articulares, seguidos por dor na mandbula e/ou na face e dor de cabea. Em relao ao rudo articular, que foi o sintoma subjetivo mais prevalente no grupo II, observamos que vrios estudos epidemiolgicos tambm relatam alta freqncia deste sintoma. Em estudos longitudinais, foi observada grande flutuao da presena do rudo articular16-21.

102

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

A dor de cabea freqente foi manifestada por 40% dos componentes do grupo II. Pelo questionrio adotado no foi possvel identificar o diagnstico preciso deste sintoma, mas tais resultados corroboram com vrios estudos, os quais observaram a associao entre dor de cabea e DTM22,23 e entre dor de cabea e sintomas subjetivos24. Fricton e Schiffman (1987)25 com o objetivo de validar o Craniomandibular Index, aplicaram-no em 24 pacientes com diagnstico prvio de disfuno e obtiveram um valor mdio de 0,51, 0,24 e 0,37 para o PI, DI e CMI respectivamente. Os resultados encontrados em nosso estudo, mostraram os valores mdios de 0,321, 0,150 e 0,233 na mesma seqncia para o grupo II. A menor amplitude dos valores mdios, certamente pode ser justificada pela faixa etria da amostra avaliada, 12-18 anos (mdia 13,8 anos). Segundo Egermark-Eriksson et al. (1987)10 e Egermark et al. (2001) 21, tanto sinais e sintomas de disfuno temporomandibular aumentam em freqncia e severidade com avano da idade. O significado da ultra-sonografia como tcnica diagnstica no invasiva se fundamenta no seu potencial como auxiliar na deteco e documentao de desarranjos internos da ATM, uma vez que seu custo e facilidade de execuo determinam vantagens sobre outras tcnicas de imagem. A alta especificidade e o valor previsor positivo com o paciente na posio de fechamento bucal indicam que a ultra-sonografia possibilita sensibilidade na avaliao da relao disco-cndilo e no correto diagnstico de desarranjo interno 26-30 . Segundo Hayashi et al. (2001) 29 , a distncia aumentada entre a cpsula articular e a superfcie lateral do cndilo mandibular, apresenta sensibilidade, especificidade, e acuidade adequadas para identificao do deslocamento do disco. No presente estudo estas estruturas anatmicas foram levadas em considerao e no foram encontradas diferenas estatsticas significativas entre os grupos I e II. Estas diferenas tambm no ocorreram quando as distncias foram comparadas entre os sexos dentro dos grupos e entre os grupos. De acordo com Hayashi et al. (2001) 29 esta distncia correlacionou-se com desarranjo interno da ATM quando comparadas com imagens de RM e TC, e consideraram que quando maior ou igual a 4mm. Nossos resultados no demonstraram valores iguais ou superiores a 4 mm, e correlacionando-os com o CMI e o DI, no houve associaes significativas (p>0,05)

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

103

Pode-se inferir, portanto, que nos pacientes do grupo II no se diagnosticou deslocamento de disco pelas imagens ultra-sonogrficas, de acordo com os parmetros preconizados por Hayashi et al. (2001) 29. No entanto, estes autores consideraram que a distncia maior que 4 mm correspondeu ao deslocamento antero-lateral do disco. O deslocamento antero-medial pode causar diminuio das mensuraes, deter minando resultados falsonegativos. Emshoff et al. (1997)13 avaliaram 17 pacientes entre 16 e 60 anos de idade com disfuno temporomandibular utilizando um transdutor de 7,5 MHz e encontraram sensibilidade de 41% e especificidade de 70% atravs da ultra-sonografia esttica, concluindo que a ultra-sonografia esttica foi insuficiente para o estabelecimento do correto diagnstico de presena ou ausncia de deslocamento de disco. Portanto, podemos observar que a interpretao das imagens ultrasonogrficas da ATM apresenta controvrsias. Isto pode ser atribudo ressonncia interna do disco articular captado pelo aparelho de ultra-sonografia ser similar quela da cpsula articular, dificultando a definio de ambas as estruturas nas respectivas imagens. Em um estudo anterior, Hayashi et al. (1995) 31 avaliaram 60 pacientes com DTM, entre 13 e 72 anos de idade, que foram examinados com transdutor de 10 MHz, obtendo sensibilidade, especificidade e acuidade de 63%, 100% e 72% respectivamente, quando a distncia maior ou igual a 3mm foi adotada como referncia para o deslocamento de disco. A discrepncia entre os dois estudos dos mesmos autores foi citada como no esclarecida. Em nosso estudo, caso os valores dos espaos obtidos pelos exames de ultra-som fossem aproximados, no grupo I, 3 articulaes apresentariam distncia de 3mm enquanto que no grupo II, 4 articulaes alcanariam este valor. Mais uma vez, no houve diferena significativa entre os grupos. Entretanto, sugere-se que o deslocamento de disco no sempre associado a sintomas de disfuno. O deslocamento de disco de certa forma comum em pacientes assintomticos que no apresentam rudos ou dores articulares, ou limitaes na abertura bucal 32. Observamos tambm que na literatura supracitada os autores raramente apresentaram critrios definidos para o diagnstico do deslocamento do disco. Analisando as imagens apresentadas, provavelmente a linha mais definida correspondendo parte lateral e paralela superfcie do cndilo foi considerada como o disco articular. Ns consideramos esta estrutura observada nas imagens de ultra-sonografia como sendo a cpsula

104

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

articular, e no o disco articular, como tambm considerado por Hayashi et al. (1995, 2001)29, 31. Isto se justifica pelo fato de que o disco articular na posio superior normal apresenta difcil visualizao nas imagens ultra-sonogrficas da ATM obtidas atravs da face. O plano de scanner selecionado foi orientado pela seco transversal, resultando na visualizao do aspecto lateral da ATM no nvel do tubrculo articular. Emshoff et a.l. (2002) 28 avaliaram imagens de ultrasonografia e de ressonncia magntica em 208 pacientes (341 ATMs) com suspeita de deslocamento de disco entre 13 e 78 anos de idade. A ultra-sonografia foi realizada utilizando-se um transdutor linear de 12 MHz. Neste estudo, os autores consideraram como sendo o disco articular, uma linha fina e homognea posicionada adjacente relao inferior do cndilo mandibular. Na interpretao dos resultados das imagens com boca fechada, a sensibilidade, especificidade e acuidade foram de 80%, 87% e 82%, respectivamente. Em nosso estudo, foi utilizado um transdutor linear de 10 MHz, onde as imagens do disco articular no puderam ser to bem definidas quanto no estudo citado, o que pode ser atribudo diferena de 2 MHz entre os transdutores, ao passo que o diagnstico de deslocamento de disco no pode ser sugerido por nossos resultados. Segundo, Motoyoshi et al. (1998) 33, muito difcil distinguir um paciente com deslocamento de disco de um sem deslocamento por imagem de ultra-sonografia esttica isoladamente. Em seu estudo, o transdutor utilizado foi de 7,5 MHz e os autores sugerem que o tecido muscular estriado adjacente ao cndilo deve ser observado durante o movimento de abertura bucal, devido ao fato de que este apresenta padro irregular quando a boca est aberta, o que no observado em indivduos normais. Portanto as observaes de Emshoff et al. (2002)28 devem ser levadas em considerao, uma vez que constataram que a ultra-sonografia com alta resoluo melhora a eficcia do diagnstico, devido a melhor definio dos tecidos e um campo visual mais apropriado. Consideramos que a ultra-sonografia, levando em conta seus benefcios de facilidade de execuo, ausncia de efeitos colaterais e baixo custo, acrescido de possibilidade de imagens de alta resoluo, pode ser um mtodo efetivo da definio do disco articular e de desarranjos internos da ATM. No entanto, futuros estudos, abrangendo maior nmero de indivduos, devem ser realizados para validar e tornar disponvel o uso da ultrasonografia no diagnstico de alteraes estruturais da ATM.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

105

5. CONCLUSES
No houve associao entre a distncia da superfcie lateral do cndilo mandibular e o limite superior da cpsula articular com a presena de disfuno temporomandibular em adolescentes, atravs de ultrasonografia utilizando-se um transdutor de 10 MHz.

SUMMARY
Objective: The purpose of this study was to evaluate the temporomandibular joint (TMJ) of adolescents who were asymptomatic and with temporomandibular joint dysfunction (TMD) using static ultrasonography imaging. Methods: Two hundred and seventeen subjects between 12 and 18 years-old were examined through the Craniomandibular Index (CMI) and a subjective symptom questionnaire. Forty adolescents who reached the highest and the lowest values were selected and divided into 2 groups. Group I: 20 adolescents without TMD and Group II: 20 adolescents with Temporomandibular Dysfunction (TMD). Sonography was performed using the Just Vision 200 equipment, with a real time 10MHz linear transducer, and the static imaging was used to measure the distance between the articular capsule and the lateral surface of the mandibular condyle while the subject was in the rest position. Data were analyzed by Students t test and Pearsons correlation. Results: The most prevalent subjective symptoms in group II were joint sounds, facial and/or jaw pain and headache, respectively. The distance means obtained by sonography imaging were 1.90mm (group I) and 1.85mm (group II) and there was no significant correlation with CMI scores (p>0.05). Conclusion: TMJ sonographic evaluation was not related to TMD diagnosis. We concluded that sonography was not efficient to diagnose TMD. Key words: Ultrasonography, joint capsule, mandibular condyle

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Mohl ND, Dixon C. Current status of diagnostic procedures for temporomandibular disorders. J Am Dent Assoc. 1994; 125: 56-64. Mintz SS. Craniomandibular dysfunction in children and adolescents: a review. Cranio. 1993; 11(3): 224-31. Alamoudi N, Farsi N, Salako NO, Feteih R. Temporomandibular disorders among school children. J Clin Pediatr Dent. 1998; 22(4): 323-8. Sonmez H, Sari S, Oksak Oray G, Camdeviren H. Prevalence of temporomandibular dysfunction in Turkish children with mixed and permanent dentition. J Oral Rehabil. 2001; 28(3): 280-5. Bernal M, Tsamtsouris A. Signs and symptoms of temporomandibular joint dysfunction in 3 to 5 year old children. J Pedod. 1986; 10(2): 127-40. Kononen M, Nystrom M, Kleemola-Kujala E, Kataja M, Evalahti M et al. Signs and symptoms of craniomandibular disorders in a series of Finnish children. Acta Odontol Scand. 1987; 45(2): 109-14. Keeling SD, McGorray S, Wheeler TT, King GJ. Risk factors associated with temporomandibular joint sounds in children 6 to 12 years of age. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1994; 105(3): 279-87. Morinushi T, Ohno H, Ohno K, Oku T, Ogura T. Two year longitudinal study of the fluctuation of clinical signs of TMJ dysfunction in Japanese adolescents. J Clin Pediatr Dent. 1991; 15(4): 232-40. Behrents RG, White RA. TMJ research: responsibility and risk. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1992; 101(1) :1-3.

106

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

10. Egermark-Eriksson I, Carlsson GE, Magnusson T. A long term epidemiologic study of the relantioship between occlusal factors and mandibular dysfunction in children and adolescents. J Dent Res. 1987; 66: 67-71. 11. Miller VJ, Bodner L. Temporomandibular joint dysfunction in children. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 1997; 38(3): 215-25. 12. Vanderas AP. Relationship between oral parafunctions and craniomandibular dysfunction in children and adolescents: a review. ASDC J Dent Child. 1994; 61(5/6): 378-81. 13. Emshoff R, Bertram S, Rudisch A, Gassner R. The diagnostic value of ultrasonography to determine the temporomandibular joint disk position. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 1997; 84(6): 688-96. 14. Fricton JR, Schiffman EL. Reliability of a craniomandibular index. J Dent Res. 1986; 65(11): 1359-64. 15. Riolo ML, Brandt D, TenHave TR. Associations between occlusal characteristics and signs and symptoms of TMJ dysfunction in children and young adults. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1987; 92(6): 467-77. 16. Magnusson T, Carlsson GE, Egermark I. Changes in clinical signs of craniomandibular disorders from the age of 15 to 25 years. J Orofac Pain. 1994; 8(2): 207-15. 17. Magnusson T, Carlsson GE, Egermark I. Changes in subjective symptoms of craniomandibular disorders in children and adolescents during a 10-year period. J Orofac Pain. 1993; 7(1): 76-82. 18. Magnusson T, Egermark I, Carlsson GE. A longitudinal epidemiologic study of signs and symptoms of temporomandibular disorders from 15 to 35 years of age. J Orofac Pain. 2000; 14(4): 310-9. 19. Kononen M, Nystrom M. A longitudinal study of craniomandibular disorders in Finnish adolescents. J Orofac Pain. 1993; 7(4): 329-36. 20. Wanman A. Longitudinal course of symptoms of craniomandibular disorders in men and women. A 10-year follow-up study of an epidemiologic sample. Acta Odontol Scand. 1996; 54(6): 337-42. 21. Egermark I, Carlsson GE, Magnusson T. A 20-year longitudinal study of subjective symptoms of temporomandibular disorders from childhood to adulthood. Acta Odontol Scand. 2001; 59(1): 40-8. 22. Magnusson T, Carlsson GE. Recurrent headaches in relation to temporomandibular joint pain-dysfunction. Acta Odontol Scand. 1978; 36(6): 333-8. 23. Forssell H, Kangasniemi P. Correlation of the frequency and intensity of headache to mandibular dysfunction in headache patients. Proc Finn Dent Soc. 1984; 80(5/6): 223-6. 24. Ciancaglini R, Radaelli G. The relationship between headache and symptoms of temporomandibular disorder in the general population. J Dent. 2001; 29(2): 93-8. 25. Fricton JR, Schiffman EL. The craniomandibular index: validity. J Prosthet Dent. 1987; 58(2): 222-8. 26. Nabeih YB, Speculand B. Ultrasonography as a diagnostic aid in temporomandibular joint dysfunction. A preliminary investigation. Int J Oral Maxillofac Surg. 1991; 20(3): 182-6. 27. Stefanoff V, Hausamen JE, van den Berghe P. Ultrasound imaging of the TMJ disc in asymptomatic volunteers. Preliminary report. J Craniomaxillofac Surg. 1992; 20(8): 337-40. 28. Emshoff R, Jank S, Rudisch A, Walch C, Bodner G. Error patterns and observer variations in the high-resolution ultrasonography imaging evaluation of the disk position of the temporomandibular joint. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2002; 93(3): 369-75. 29. Hayashi T, Ito J, Koyama J, Yamada K. The accuracy of sonography for evaluation of internal derangement of the temporomandibular joint in asymptomatic elementary school children: comparison with MR and CT. AJNR Am J Neuroradiol. 2001; 22(4): 728-34. 30. Brandlmaier I, Bertram S, Rudisch A, Bodner G, Emshoff R. Temporomandibular joint osteoarthrosis diagnosed with high resolution ultrasonography versus magnetic resonance imaging: how reliable is high resolution ultrasonography? J Oral Rehabil. 2003; 30(8): 812-7.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

107

31. Hayashi T, Ito J, Matsushita T et al. 10 MHz high-resolution ultrasonography in the diagnosis of internal derangement of the temporomandibular joint. J Jpn Soc TMJ. 1995; 7: 29-39. 32. Ribeiro RF, Tallents RH, Katzberg RW, Murphy WC, Moss ME, Magalhaes AC et al. The prevalence of disc displacement in symptomatic and asymptomatic volunteers aged 6 to 25 years. J Orofac Pain. 1997; 11(1): 37-47. 33. Motoyoshi M, Kamijo K, Numata K, Namura S. Ultrasonic imaging of the temporomandibular joint: a clinical trial for diagnosis of internal derangement. J Oral Sci. 1998; 40(2): 89-94.

Fig. 1 Equipamento de ultra-som Just Vision 200 (Toshiba)

108

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Fig. 2: Mensurao do espao entre a superfcie lateral do cndilo e o limite superior da cpsula articular

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

109

110

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

111

Vous aimerez peut-être aussi