Vous êtes sur la page 1sur 7

1) De um total de 6 pratos base de carboidratos e 4 pratos base de protenas, pretendo fazer o meu prato com 5 destes itens, itens

ns diferentes, de sorte que contenha ao menos 2 protenas. Qual o nmero mximo de pratos distintos que poderei fazer? 2) Em um refeitrio h doces e salgados. Cada pessoa receber um recipiente com 3 doces, dos 8 tipos disponveis e apenas 2 salgados, dos 7 tipos fabricados. Quantas so as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente? 3) Oito pessoas iro acampar e levaro quatro barracas. Em cada barraca dormiro duas pessoas. Quantas so as opes de distribuio das pessoas nas barracas? 4) Em uma sapateira irei guardar 3 sapatos, 2 chinelos e 5 tnis. Quantas so as disposies possveis desde que os calados de mesmo tipo fiquem juntos, lado a lado na sapateira? 5) Grmio (RS), Flamengo (RJ), Internacional (RS) e So Paulo (SP) disputam um campeonato. Levando-se em conta apenas a unidade da federao de cada um dos clubes, de quantas maneiras diferentes pode terminar o campeonato? 6) Um certo nmero de pessoas pode ser agrupado de duas em duas pessoas, no importando a ordem das mesmas, resultando em 10 diferentes possibilidades de agrupamento. Quantas pessoas fazem parte deste grupo? 7) Se enfileirarmos 3 dados iguais, obteremos um agrupamento dentre quantos possveis? 8) Em um pequeno galinheiro h 12 aves, dentre um galo, galinhas, frangos e frangas, no entanto s existe espao para 10 aves no poleiro. De quantas maneiras distintas elas podem ser empoleiradas, sabendo-se que o poleiro sempre ficar lotado? 9) Perpendiculares a duas retas paralelas no sobrepostas, foram traadas outras trs retas paralelas no sobrepostas. Formaram-se ento seis pontos distintos nestes cruzamentos de retas. Quantos tringulos distintos podemos formar interligando trs pontos quaisquer? 10) Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra CALOUROS, tal que sempre haja a presena da sequncia OURO, nesta ordem, e as letras C e S nunca estejam juntas qualquer que seja a ordem?

Resoluo :
1) De um total de 6 pratos base de carboidratos e 4 pratos base de protenas, pretendo fazer o meu prato com 5 destes itens, itens diferentes, de sorte que contenha ao menos 2 protenas. Qual o nmero mximo de pratos distintos que poderei fazer? Se no houvesse a restrio das duas protenas, o clculo seria simplesmente C10, 5:

Mas como h tal restrio, devemos descontar deste total o nmero de pratos que s contm carboidratos, que igual a C6, 5:

No podemos nos esquecer de que tambm podemos montar pratos contendo apenas um item de protena, ento devemos desconsider-los tambm. Estes pratos so o produto de C6, 4, referentes aos quatro itens de carboidrato, por C4, 1, referentes ao nico item de protena:

Multiplicando as combinaes:

Podemos formar ento 6 pratos sem qualquer item de protena e mais 60 pratos com somente um item de protena. Ento de 252 que o nmero total de combinaes possveis sem a restrio, devemos subtrair 66 pratos para obtermos a resposta do exerccio, ou seja, 186. Poderamos ter resolvido este exerccio de uma outra maneira. Vamos lhe explicar como e vamos lhe dar o resultado, mas o desenvolvimento em si voc mesmo dever fazer, para que consiga fixar melhor os conhecimentos adquiridos. Por favor, no deixe de faz-lo. O produto C6, 3 . C4, 2 = 20 . 6 = 120 nos d o total de pratos contendo 3 itens de carboidrato e 2 itens de protena. J o produto C6, 2 . C4, 3 = 15 . 4 = 60 igual ao total de pratos contendo 2 itens de carboidrato e 3 itens de protena. Por fim o produto C6, 1 . C4, 4 = 6 . 1 = 6 resulta no total de pratos contendo 1 item de carboidrato e 4 itens de protena. Somando 120, 60 e 6, obtemos o mesmo resultado obtido anteriormente. Portanto: O nmero mximo de pratos distintos que poderei fazer, contendo ao menos dois itens de protena, igual a 186 pratos.

2) Em um refeitrio h doces e salgados. Cada pessoa receber um recipiente com 3 doces, dos 8 tipos disponveis e apenas 2 salgados, dos 7 tipos fabricados. Quantas so as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente? Estamos trabalhando com combinao simples, pois no importa preenchimento dos recipientes. No caso dos doces vamos calcular C8, 3: a ordem de

J no caso dos salgados vamos calcular C7, 2:

O nmero total de combinaes ser ento o produto de 56 por 21:

Logo: So 1176 as diferentes possibilidades de preenchimento do recipiente.

3) Oito pessoas iro acampar e levaro quatro barracas. Em cada barraca dormiro duas pessoas. Quantas so as opes de distribuio das pessoas nas barracas? Para a primeira barraca h 8 pessoas disponveis em relao primeira vaga e 7 para a segunda vaga. Multiplicando um pelo outro obtemos 56, mas como no faz diferena se A vai dormir com B, ou se B quem vai dormir com A, ento dividimos 56 por 2 que o nmero total de permutaes entre A e B. Esta diviso resulta em 28. Restam agora 6 pessoas aguardando por uma vaga em uma barraca. Para as demais barracas procedemos da mesma forma. Para a segunda barraca h 6 pessoas disponveis em relao primeira vaga e 5 para a segunda vaga. A metade do produto disto d 15. No caso da terceira barraca h somente 4 e 3 pessoas para cada uma das vagas. A metade deste produto 6. Finalmente para a quarta barraca h 2 e 1 pessoas para cada uma das vagas. A metade do produto 1. Multiplicando 28, 15, 6 e 1 obtemos 2520 opes de distribuio. Veja os clculos detalhados abaixo:

Tambm podemos resolver este exerccio recorrendo formula da combinao simples:

Para exercitar faa os clculos de C8, 2, C6, 2, C4, 2 e C2, 2 e confira. Desta forma: So 2520 as opes de distribuio das pessoas nas abarracas.

4) Em uma sapateira irei guardar 3 sapatos, 2 chinelos e 5 tnis. Quantas so as disposies possveis desde que os calados de mesmo tipo fiquem juntos, lado a lado na sapateira? Como temos trs tipos de calados, a permutao destes trs tipos igual a 6:

P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6 Ou seja, estando todos os calados de um mesmo tipo juntos, o nmero de permutaes igual a 6, levando-se em considerao apenas o tipo de calado, mas no o calado em si. Para os sapatos, temos 3 deles, que permutados entre si resulta em 6 permutaes: P3 = 3! = 3 . 2 . 1 = 6 Para os chinelos, temos 2 pares, que permutados entre si resulta em 2 permutaes: P2 = 2! = 2 . 1 = 2 Finalmente para os tnis, temos 5 pares, que permutados entre si resulta em 120 permutaes: P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 Multiplicando estes quatro nmeros temos: P3 . P3 . P2 . P5 = 3! . 3! . 2! . 5! = 6 . 6 . 2 . 120 = 8640 Este o nmero de disposies possveis. Veja que os trs ltimos fatores (P3, P2 e P5) se referem s permutaes dos sapatos, chinelos e tnis, respectivamente entre eles mesmos, sem haver mistura de tipos de calados. Note, no entanto que o primeiro fator (P3) se refere s permutaes entre os tipos de calados em si, por exemplo, "sapatos, chinelos, tnis" um agrupamento e "chinelos, tnis, sapatos" um outro agrupamento, ou seja, embora no haja mistura entre calados de tipos diferentes, os tipos de calados como um todo permutam entre si. Portanto: As disposies possveis so 8640.

5) Grmio (RS), Flamengo (RJ), Internacional (RS) e So Paulo (SP) disputam um campeonato. Levando-se em conta apenas a unidade da federao de cada um dos clubes, de quantas maneiras diferentes pode terminar o campeonato? Em outras palavras queremos saber o nmero de permutaes possveis entre as unidades da federao de RS, RJ, RS e SP. Atravs do clculo de P4 temos: P4 = 4! = 4 . 3 . 2 . 1 = 24 No entanto a UF do RS ocorre 2 vezes, devemos portanto eliminar as duas permutaes referentes a ela, dividindo 24 por 2!, quando iremos obter 12 maneiras diferentes de poder terminar o campeonato. Podemos tambm solucionar o problema calculando P4(2):

Logo: O campeonato pode terminar de 12 maneiras diferentes.

6) Um certo nmero de pessoas pode ser agrupado de duas em duas pessoas, no importando a ordem das mesmas, resultando em 10 diferentes possibilidades de agrupamento. Quantas pessoas fazem parte deste grupo? Como a ordem de posicionamento das pessoas irrelevante, estamos falando de combinao simples. Ento temos que resolver a equao C10, 2 = 10:

Temos ento que encontrar as razes da equao

Depois de tratarmos sobre as relaes de Albert Girard, aprendemos que podemos resolver facilmente esta equao, respondendo seguinte pergunta? Quais so os dois nmeros cuja soma igual a 1 e cujo produto igual -20? Rapidamente deduzimos tratar-se dos nmeros -4 e 5. Como o conceito de fatoriais aplicado somente aos nmeros naturais, a raiz -4 deve ser descartada, ento temos que n igual a 5. Assim sendo: 5 pessoas fazem parte deste grupo.

7) Se enfileirarmos 3 dados iguais, obteremos um agrupamento dentre quantos possveis? Quando temos apenas 1 dado, temos um total de 6 resultados possveis. Quando temos 2 dados, cada um dos 6 resultados possveis de um dos dados, pode ser combinado com cada um dos 6 resultados possveis do outro dado, resultando ento em 36 resultados possveis. Como temos 3 dados, as 36 possibilidades combinadas dos outros 2 dados, combinadas s 6 possibilidades do terceiro dado resultaro em 216 resultados. Em outras palavras, pelo princpio multiplicativo temos: 6 . 6 . 6 = 216 Logo: Obteremos um agrupamento dentre os 216 possveis.

8) Em um pequeno galinheiro h 12 aves, dentre um galo, galinhas, frangos e frangas, no entanto s existe espao para 10 aves no poleiro. De quantas maneiras distintas elas podem ser empoleiradas, sabendo-se que o poleiro sempre ficar lotado? Para a primeira ave a subir no poleiro tem-se 12 possibilidades, para a segunda tem-se 11, para a terceira tem-se 10 e assim por diante, at a dcima ave onde teremos apenas 3 possibilidades, j que apenas duas ficaro de fora. Multiplicando tudo temos: 12 . 11 . 10 . 9 . 8 . 7 . 6 . 5 . 4 . 3 = 239500800 Se no importasse a ordem das aves no poleiro, iramos dividir 239500800 por 10! para anular a permutao das 10 aves no poleiro, mas como a ordem das aves empoleiradas distingue um agrupamento do outro, no iremos realizar tal diviso, pois estamos na verdade trabalhando com arranjo simples. J que estamos a trabalhar com arranjo simples, voc j deve ter percebido que poderamos ter calculado A12, 10:

Ento: As aves podem ser empoleiradas de 239500800 formas distintas.

9) Perpendiculares a duas retas paralelas no sobrepostas, foram traadas outras trs retas paralelas no sobrepostas. Formaram-se ento seis pontos distintos nestes cruzamentos de retas. Quantos tringulos distintos podemos formar interligando trs pontos quaisquer? Em relao s duas retas paralelas iniciais, para que formemos um tringulo, precisamos tomar 2 pontos distintos de uma reta e 1 ponto da outra, j que trs pontos em linha no podem formar um tringulo. Um tringulo que tenha os vrtices nos pontos A, B e C, obviamente o mesmo tringulo com os vrtices nos pontos B, C e A, ou em qualquer uma das suas permutaes. Sabendo disto, precisamos combinar dois a dois os pontos de uma das retas ( C3, 2 ) e multiplic-la por trs, que o nmero de pontos na outra reta paralela. Como vale o mesmo se considerarmos o contrrio, ou seja, tomarmos C3, 2 dos pontos da segunda reta e multiplicarmos pelos trs pontos da outra reta, ento devemos multipicar tal resultado por dois:

Portanto: Interligando trs pontos quaisquer, que juntos permitem formar um tringulo, podemos formar 18 tringulos distintos.

10) Quantos anagramas podemos formar com as letras da palavra CALOUROS, tal que sempre haja a presena da sequncia OURO, nesta ordem, e as letras C e S nunca estejam juntas qualquer que seja a ordem? Trocando a sequncia OURO por *, de CALOUROS passamos a ter CAL*S. Agora temos cinco caracteres, logo devemos permut-los para obter o nmero de anagramas: P5 = 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120 Dos 120 anagramas possveis, temos alguns que possuem ou a sequncia CS, ou a sequncia SC. Como desconsider-los? simples, vamos cont-los. Vamos trocar a sequncia formada pelas letras C e S, em qualquer ordem, por $. Ficamos ento com $AL*. Temos ento que calcular P4, mas como C e S so 2 letras que tambm permutam entre si, devemos multiplicar P4 por P2: P4 . P2 = 4! . 2! = 4 . 3 . 2 . 1 . 2 . 1 = 48 Atente ao fato de que no caso da sequncia CAL*S calculamos P5, mas no a multiplicamos por nada, isto porque diferentemente do que ocorre com as letras da sequncia CS, as letras da sequncia OURO no sofrem permutao entre si. A sequncia sempre a mesma. Ento, dos 120 anagramas possveis, 48 deles possuem uma das permutaes da sequncia CS. Vamos portanto descont-los: 120 - 48 = 72 Logo: Podemos formar 72 anagramas que correspondem s condies do enunciado.

Vous aimerez peut-être aussi