Vous êtes sur la page 1sur 2

NOTA DE AULA N 04 SOCIOLOGIA CMF 1 ANO DO ENSINO MDIO / 2012

OS GRUPOS SOCIAIS E AS INSTITUIES SOCIAIS 1. INTRODUO 2. DESENVOLVIMENTO a. GRUPOS SOCIAIS Reunio de pessoas que esto mutuamente em interao (duas pessoas j podem formar um grupo). Para a Sociologia, grupo social toda reunio mais ou menos estvel de duas ou mais pessoas associadas pela interao. Devido interao social, os grupos tm de manter alguma forma de organizao, no sentido de realizar aes conjuntas de interesse comum a todos os seus membros. Os grupos sociais apresentam normas, hbitos e costumes prprios, diviso de funes e posies sociais definidas. Assim, so grupos sociais a famlia, a escola, a Igreja, o clube, a nao, etc.

Ao longo da vida, as pessoas participam geralmente de vrios grupos sociais. Eis alguns deles: grupo familial - representado pela famlia; grupo vicinal - formado por pessoas residentes prximas umas das outras (vizinhos) e que interagem entre si; grupo educativo - desenvolvido na escola; grupo religioso - representado pelos fiis de uma Igreja (catlica, islmica, evanglica, judaica, ortodoxa, etc.); grupo de lazer - formado por clubes, associaes esportivas, grupos de teatro, etc.; grupo profissional - constitudo por pessoas de uma mesma profisso; grupo poltico - formado pelos militantes de um partido poltico, por integrantes de organismos do Estado, etc. CARACTERSTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS

Os grupos sociais se caracterizam por ter: pluralidade de indivduos - grupo d ideia de algo coletivo: h sempre mais de uma pessoa no grupo; interao social - para que haja grupo, como vimos, preciso que os indivduos interajam uns com os outros em seu interior; organizao - uma certa ordem interna necessria para que o grupo se mantenha estvel; objetividade e exterioridade - os grupos sociais so superiores e exteriores ao indivduo, isto , quando uma pessoa entra no grupo, ele j existe; quando sai, ele continua a existir; contedo intencional ou objetivo comum os membros de um grupo unem-se em torno de certos princpios ou valores para atingir um objetivo comum; quando uma parte deles coloca em dvida algum desses princpios, o grupo se desagrega ou sofre divises; conscincia grupal ou sentimento de "ns" - so as maneiras de pensar, sentir e agir prprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhamento de uma srie de ideias, valores e modos de agir; continuidade - as interaes passageiras no chegam a formar grupos sociais estveis; para isso, necessrio que as interaes tenham certa durao, como ocorre, por exemplo, com a famlia, a escola, o sindicato, a Igreja, etc.; mas h grupos de durao efmera, que aparecem e desaparecem com facilidade, como os mutires para a construo de casas populares.

(Fl 2/2 da Nota de Aula N 04 Sociologia CMF 1 ano do Ensino Mdio / 2012)

PRIMRIOS, SECUNDRIOS E INTERMEDIRIOS Os contatos sociais se classificam em primrios e secundrios. Da mesma forma, os grupos sociais podem ser classificados em: grupos primrios - aqueles em que predominam os contatos primrios, isto , os contatos pessoais diretos; exemplos: a famlia, os vizinhos, o grupo de lazer; grupos secundrios - grupos sociais mais complexos, como as igrejas e os partidos polticos, nos quais predominam os contatos secundrios; os contatos sociais, nesse caso, realizam-se de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade; ou de maneira indireta, por meio de cartas, internet, etc.; grupos intermedirios - aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primrios e secundrios; um exemplo desse tipo de grupo a escola.

b. AS INSTITUIES SOCIAIS Instituio toda forma ou estrutura social estabelecida, constituda, sedimentada na sociedade e com carter normativo - ou seja, ela define regras (normas) e exerce formas de controle social. So instituies sociais, por exemplo, o Estado, a Igreja, a escola, a famlia, o trabalho remunerado, a propriedade privada, etc. As instituies so formadas para atender a necessidades sociais. Servem tambm de instrumento de regulao e controle das relaes sociais e das atividades dos membros da sociedade em que esto inseridas. Para isso, dispem de um poder normativo e coercitivo aceito pela maioria da populao dessa sociedade. CARACTERSTICAS DAS INSTITUIES Segundo Brigitte e Peter Berger, as principais caractersticas das instituies sociais so: exterioridade - as instituies sociais so experimentadas como algo dotado de realidade externa aos indivduos; objetividade - todas (ou quase todas) as pessoas da sociedade admitem que elas existem e reconhecem que elas so instituies legtimas; coercitividade - as instituies tm o poder de exercer presses sobre as pessoas, de modo a lev-las a agir segundo os padres de comportamento considerados corretos pela sociedade; autoridade moral - as instituies no se mantm na sociedade apenas pelo poder de coero, mas tambm porque so reconhecidas pelas pessoas dessa sociedade como tendo o direito legtimo de exercer seu poder e obrigar os integrantes da sociedade (seja pela fora, seja pelo convencimento) a agir segundo determinados padres; historicidade - as instituies j existiam antes do nascimento do indivduo e continuaro a existir depois de sua morte; elas tm sua prpria histria. As instituies normatizam os grupos. As principais instituies sociais so: a famlia, o Estado, as instituies educacionais, a Igreja e as instituies econmicas.

Vous aimerez peut-être aussi