Vous êtes sur la page 1sur 26

I Prmio Monografia Jurdica do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Sul

O papel do Ministrio Pblico na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais indisponveis

Pricila Barbieri

Outubro/ 2008

Pricila Barbieri = Acadmica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, cursando o 9 semestre. Monografia que concorreu ao I Prmio Monografia Jurdica do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Sul.

Sumrio 1. Introduo....................................................................................................................04 2. Origens e evoluo histricas do Ministrio Pblico...................................................05 3. Contornos atuais do Ministrio Pblico.......................................................................07 4. Unidade do Instituio Ministerial...............................................................................09 5. A Existncia do Ministrio Pblico como Clusula Ptrea..........................................11 6. O Dever de Defesa da Ordem Jurdica e do Regime Democrtico..............................12 7. O Dever de Defesa dos Interesses Sociais...................................................................14 8. Interesses Tutelados pelo Ministrio Pblico..............................................................15 9. Atuaes Ministeriais..................................................................................................20 10. Concluso....................................................................................................................24 11. Referncias Bibliogrficas..........................................................................................25

1. Introduo A Carta Magna de 1988 representa um marco jurdico e poltico em nosso pas. Ela consolidou normas fundamentais na rea dos direitos difusos e coletivos, alm de fornecer as bases para a ampliao da codificao de novos direitos transindividuais. Arremessou tambm as instituies judiciais esfera poltica quando ampliou as formas de controle judicial da constitucionalidade de atos normativos do Executivo e de leis do Parlamento. Foi, ainda, nesse sentido quando retirou o Ministrio Pblico da alada do Poder Executivo, conferindolhe autonomia administrativa e independncia funcional, deslocando-o da tarefa de defender o Estado para a condio de fiscal e guardio dos direitos da sociedade. Assim, ao se refletir sobre a indisponibilidade dos interesses sociais e individuais nota-se, de plano, que o legislador constituinte quis dar ao Ministrio Pblico a funo de garantir a consagrao desses interesses independentemente de sua natureza, ou seja, desvinculados da natureza da relao jurdica nos quais foram gerados. Tanto indisponvel o direito privado quanto o direito pblico regido por lei de ordem pblica. COSTA MACHADO claro em estabelecer que o que importa a essencialidade social do direito, o que no exclusividade de nenhum ramo jurdico. Logo, qualquer direito indisponvel merece a tutela processual do Ministrio Pblico1. O que se deve levar em considerao, ento, a essencialidade social do direito. No entanto, como a proposta desse trabalho volta-se diretamente para o papel do Parquet na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais indisponveis ficar afastada, por ora, a anlise dos interesses individuais indisponveis, que tambm so garantidos constitucionalmente.

COSTA MACHADO, Antnio Cludio da. A Interveno do Ministrio Pblico no Processo Civil Brasileiro, 2 edio revisada e atualizada, Ed. Saraiva, 1988. p.52.

2. Origens e evoluo histricas do Ministrio Pblico Com base na anlise de registros histricos, verifica-se a presena de agentes exercendo funes semelhantes ao que se veio posteriormente denominar Ministrio Pblico, em mbito estatal, h mais de quatro mil anos, na pessoa do magiat, funcionrio real do Egito. De igual forma, encontram-se caractersticas anlogas a funo institucional desempenhada pelos membros do Parquet, tanto na Antiguidade Clssica quanto na Idade Mdia e at no Direito Cannico. O magiat era uma espcie de funcionrio do rei, incumbido das atribuies de: castigar os culpados; reprimir os violentos; proteger os cidados pacficos; colher os pedidos do homem justo e verdadeiro; perseguir os malvados e mentirosos, ser marido da viva e pai dos rfos; fazer ouvir as palavras da acusao, indicando os dispositivos legais que se aplicavam ao caso e tomar parte das instrues para ouvir a verdade2. No entanto, o perfil moderno do Ministrio Pblico comeou a ser esboado somente a partir da Ordenana de Felipe IV, o Belo, datada de 25.03.1302, na Franca. Hugo MAZZILI 3 refere que a Ordenana Felipina imps aos seus procurados: que prestassem o mesmo juramento dos juzes vedando-lhes patrocinarem outros que no o rei. No que concerne as primeiras aparies das funes ministeriais no Brasil, temos presente que essas funes ficaram a cargo do Procurador da Coroa, com vinculao direta ao Rei ou ao imperador, seguindo a tradio portuguesa, sob a gide das Ordenaes Afonsinas. Naturalmente que no se tratava de um rgo pblico autnomo, eram apenas a lngua e os olhos do rei. Nota-se que somente no princpio da Repblica no Brasil que esse adquiriu o status de instituio, graas a Manoel Ferraz de CAMPOS SALLES, poca Ministro da Justia, que se consagrou, com isso, o seu mais legtimo patrono. Com base nos ideais de CAMPOS SALLES, o governo editou o Decreto 848, de 11.10.1890, que traou pela primeira vez no Brasil, um arqutipo institucional do nosso Parquet. A Constituio de 1891 no o mencionou expressamente, somente disse que um dos membros do Supremo Tribunal Federal seria designado pelo Presidente da Repblica como Procurador-Geral da Repblica (art. 58, 2), porm a Lei n. 1.030, de 1890, j o organizava como instituio. A Constituio de 1934 o considerou como rgo de cooperao nas atividades governamentais. A de 1946 reservou-lhe ttulo autnomo, enquanto a de 1967 o
2

MAZZILI,Hugo Nigro. Manual do Promotor de Justia. Editora Saraiva, 2 . ed., So Paulo SP, 1991, p.01. 3 Ibidem, 1991, p. 03.

incluiu numa seo do captulo do Poder Judicirio e sua Emenda 1/69 o situou entre os rgos do Poder Executivo, consoante consideraes de Jos Afonso da Silva4. Desde ento, o rgo ministerial enfrentou grandes e diversos paradigmas. Apresentou avanos a retrocessos, mas felizmente seguiu uma trajetria ascendente, rumo a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Ressalta-se, contudo, que a grande transformao deveu-se ao Constituinte originrio de 1988 que atribuiu-lhe um legado de imensas e complexas atribuies com ntida destinao social. Essa mudana alcanou tamanha proporo que hoje o Ministrio Pblico vem ocupando, em todos os seus nveis e em todas as suas reas de atuao, espaos cada vez maiores, no exerccio de funes de grande relevo manuteno do equilbrio jurdico da sociedade, seja como rgo fiscal da legalidade, seja como agente da proteo dos valores da ordem jurdica e, conseqentemente, dos direitos individuais e coletivos, conforme esclarece Edlson Santana GONCALVES5.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 26 edio revisada e atualizada, Malheiros Editores, So Paulo, 2005 p.598. 5 GONCALVES, Edlson Santana. O Ministrio Pblico no Estado Democrtico de Direito. Editora Juru, 1. ed., Curitiba - PR, 2000, p. 37.

3. Contornos atuais do Ministrio Pblico H quem diga que a instituio seria um quarto poder do Estado, porque suas atribuies mesmo ampliadas pela CF/88, so ontologicamente de natureza executiva, sendo, pois, uma instituio vinculada ao Poder Executivo6, funcionalmente independente, cujos membros integram a categoria dos agentes polticos, e, como tal, devero atuar com plena liberdade funcional, desempenhando suas atribuies com prerrogativas e responsabilidades prprias, estabelecidas na Constituio e nas leis especiais7. Atualmente o Ministrio pblico est atendendo brilhantemente as disposies constitucionais. Apesar da populao no ter bem presente quais so as atribuies dessa instituio, lhe conferem grande credibilidade, conforme depreende-se da pesquisa realizada pela Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico CONAMP. Encomendou-se essa pesquisa ao IBOPE para que se esclarecesse qual a imagem do Parquet junto populao, em cotejo com a de outras importantes instituies pblicas. De acordo com a pesquisa, que foi levada a efeito entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2004, envolvendo duas mil pessoas, em cento e quarenta e cinco municpios, o Ministrio Pblico a quarta instituio com maior credibilidade, superada apenas pela Igreja Catlica, Foras Armadas e Imprensa. Outro ponto significativo revelado na pesquisa que a macia maioria dos entrevistados no s aprova a sua atuao, como entende que ela deve ser ampliada8. Tambm concluiu-se na pesquisa que a Instituio acaba sendo mais associada ao mbito criminal do que a esfera cvel. Indiscutvel a vocao histrica da instituio em promover privativamente a ao penal pblica, visto que legislao penal era atribuda a tutela dos direitos sociais, como a sade, a famlia, a classe trabalhadora, o consumidor, a criana, o adolescente e os incapazes. Porm esses interesses atualmente so postos em nvel de interesses coletivos, determinando, com isso, o surgimento de atuao ministerial na rea cvel. GONALVES9 atribui essa nova forma de atuao do rgo ministerial ao grande desenvolvimento tecnolgico, a industrializao, a concentrao das massas, a urbanizao e
6 7

FREDERICO MARQUES, Jos. A reforma do Poder Judicirio, So Paulo, Saraiva, 1979, p. 291. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 18 edio, So Paulo, Malheiros Editores, 1993, 31 ed., 2005, p.72. 8 Pesquisa de Opinio sobre o Ministrio Pblico no Brasil, realizada pelo IBOPE em fevereiro de 2004, CONAMP, Produo Editorial de Jos Accio de Campos, Rio de Janeiro, 2004. 9 GONCALVES, Edlson Santana. O Ministrio Pblico no Estado Democrtico de Direito. Editora JURU, 1 . ed., Curitiba - PR, 2000, p.39.

as sofisticadas relaes de consumo e trabalho. Dessa forma, a Instituio foi levada a atuar nas reas judicial e extrajudicial, em defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. Essa amplitude de legitimao foi conferida pela Constituio Federal de 1988 com a finalidade de ser utilizada como instrumento democrtico visando corrigir desnveis sociais e econmicos. Clarividente a inteno do legislador constitucional em delinear objetivos com fins democrticos. No artigo 3 da CF/88 esto elencados os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I- construir uma sociedade livre,justa e solidria; IIgarantir o desenvolvimento nacional; III- erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e; IV- promover o bem de todos, preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Para que efetivamente esses objetivos sejam alcanados mister que toda a sociedade contribua positivamente para esse fim. Caso ocorram afrontas a algum desses interesses cabe ao Parquet, como parte ou como fiscal da lei, impedir que essa irregularidade se perpetue. E a competncia do Ministrio Pblico para combater essas afrontas foi conferida pela CF/88, em seu artigo 127, caput, que diz: O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

4. Unidade da Instituio Ministerial Grandiosas modificaes foram introduzidas pela CF/88 no plano organizacional do Parquet. O art. 128 diz que o Ministrio Pblico abrange: 1) o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e dos Territrios; 2) o Ministrio Pblico dos Estados. Porm, o art. 130 admite um Ministrio Pblico especial, no mencionado no art. 128, junto aos Tribunais de Contas, portanto junto a rgo no jurisdicional. O art. 128 quer dar efetividade ao princpio da unidade do Ministrio Pblico expresso no art. 127. Por isso, trata todos os ramos do Ministrio Pblico enumerados nos incisos e alneas como se constitussem uma instituio nica, ao afirmar que o Ministrio Pblico abrange [...]. Quer-se, com esse modo de dispor, significar que a instituio do Ministrio Pblico abrange todos os Ministrios Pblicos ali indicados.10 Realmente, a pretenso da unidade nesse sentido j constava na exposio de motivos da Comisso elaboradora dos estudos e do anteprojeto da antiga Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico (Lei Complementar 40/81 e consagrado na atual: Lei n. 8.625, de 12.02.1993), segundo a qual o Ministrio Pblico uma s instituio, quer atue no plano federal, junto justia comum ou especial,quer no plano dos Estados, Distrito Federal e Territrio. Como muito bem menciona o Promotor de Justia Militar, Jorge Csar de Assis, 11 as competncias deferidas Instituio Ministrio Pblico estendem-se, por bvio, a todos os ramos do Parquet, sejam da Unio, sejam dos Estados-Membros. Continua esclarecendo o dignssimo Promotor de Justia que, em havendo eventual falta de capacidade postulatria, por exemplo, aos membros do Ministrio Pblico Militar perante o rgo judicial competente quer lhe parece, resolver-se- imediatamente pela formao de litisconsrcios com os diversos ramos do Ministrio Pblico da Unio ou at dos Estados, tudo na esteira do 5, do art. 5, da Lei Federal n. 7.347, de 24 de junho de 1985 (Lei da Ao Civil Pblica) alm de outras que lhe forem aplicadas. O princpio da unidade se traduz na idia de um Ministrio Pblico uno, em que todos os Promotores e Procuradores de Justia de um Estado compem um s rgo, sob uma s chefia ou direo.
10

SILVA, Jos Afonso da,.Curso de Direito Constitucional Positivo, 26 edio revisada e atualizada, Malheiros Editores, So Paulo, 2005 p.600. 11 ASSIS, Jorge Csar de. Direito Militar, Histria e Doutrina, Artigos Inditos. Organizado por Getlio Corra, Florianpolis: Associao dos Magistrados das Justias Militares Estaduais, 2002, p. 69.

10

Ainda na metade do sculo passado o mestre Jos Frederico Marques analisou a unidade da Instituio. Vejamos: No Brasil, em virtude da organizao federativa, pode-se dizer que h um Parquet em cada Estado, alm do que constitui o Ministrio Pblico Federal e dos que funcionam junto s jurisdies especiais. Dentro de cada Parquet existe a unidade e indivisibilidade que estruturam a instituio como um corpo hierarquizado. De Parquet para Parquet, h apenas unidade funcional sob a base da lei, pois na aplicao do direito existem laos de coordenao e igualdade12. O primordial, no entanto, que as caractersticas atribudas instituio estejam em harmonia para atender os fins para os quais se destina, ou seja, preservar a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesse sociais e individuais indisponveis.

12

FREDERICO MARQUES, Jos. Instituies de Direito Processual Civil, Rio de Janeiro, Forense, 1958, volume. 1, p. 245.

11

5. A Existncia do Ministrio Pblico como Clusula Ptrea No podemos deixar de mencionar o brilhante ensinamento de Emerson Garcia, Promotor de Justia do Estado do Rio de Janeiro, que trs a existncia do Ministrio Pblico entre as clusulas ptreas. Esclarece que o fato de o Constituinte originrio ter considerado o Ministrio Pblico uma Instituio permanente e essencial funo jurisdicional do Estado, traz reflexos outros, limitando, igualmente, o prprio poder de reforma da Constituio. Com efeito, partindo-se da prpria natureza da atividade desenvolvida pelo Ministrio Pblico, toda ela voltada ao bem-estar da coletividade, protegendo-a, em especial, contra os prprios poderes constitudos, a sua existncia pode ser considerada como nsita no rol dos direitos e garantias individuais, sendo vedada a apresentao de qualquer proposta de emenda tendente a aboli-la (art.60, 4, IV, da CF/88). Tendo a Instituio o dever jurdico de zelar pelos direitos alheios, tem-se o correlato direito de toda a coletividade a que tal efetivamente ocorra, da a inequvoca incidncia da norma do art. 5, 2, da Carta de 1988: os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime ou dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte13. Por esse motivo, a atividade finalstica do Ministrio Pblico est associada prpria preservao/conservao dos direitos fundamentais, o que refora a sua caracterstica de clusula ptrea e preserva a unidade do texto constitucional em vigor.

13

GARCIA, Emerson. Ministrio Pblico: Organizao, Atribuies e Regime Jurdico. 1 ed. Editora Lumen Jris, Rio de Janeiro, 2004, p.41.

12

6. O Dever de Defesa da Ordem Jurdica e do Regime Democrtico O Ministrio Publico, por fora do art. 1 da Lei n. 8.625/95, que repete a regra do art. 127, caput, da Constituio Federal, tem o dever funcional de defender a ordem jurdica, o que pressupe a aferio de todos os atos praticados pelos rgos do Estado, podendo ajuizar as medidas necessrias coibio de abusos ou ilegalidades, sempre buscando mant-los adstritos aos limites da Constituio. O Constituinte de 1988 buscou formular normas que atingissem o equilbrio entre as classes sociais e para isso se efetivar precisou encontrar uma Instituio que pudesse fazer valer a Constituio por inteiro. Uma Instituio que tivesse um quadro de profissionais com bom preparo e que, embora dentro do aparelho do Estado, fosse um brao da sociedade. E que tivesse a misso central de ser o agente vivificador da Constituio em seu todo14. Assim, o Ministrio Pblico tambm guardio da Constituio, mas no no sentido dado ao Supremo Tribunal Federal. Como variantes especficas desse dever, podem ser mencionadas a sua legitimidade para propor aes diretas de inconstitucionalidade, quando normas infraconstitucionais devero ser retiradas do ordenamento jurdico, e aes declaratrias de constitucionalidade, quando essas normas estiverem compatveis com o texto maior (art. 103, VI, CF/88). Ademais, verifica-se a sua funo, no art. 129, II, da Carta Magna, de zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia. Por esse motivo, GARCIA15 afirma que deve ser afastada qualquer interpretao que procure associar a atuao do Ministrio Pblico satisfao dos interesses do rgos estatais (interesse pblico secundrio), no raras vezes dissonantes do interesse coletividade (interesse pblico primrio). Ainda, realizando uma interpretao teleolgico-sistemtica do art. 1 da Lei n. 8.625/93 e do art. 127 da Constituio Federal, possvel afirmar que a atribuio de defesa da ordem jurdica no legitima a concluso de que o Parquet deva atuar em toda e qualquer causa que nela encontra seu fundamento de validade. Fosse assim, a enunciao de qualquer outra atribuio seria claramente redundante, pois o designativo ordem jurdica abarcaria a
14

FILHO, Arthur Pinto. Ministrio Pblico: Instituio e Processo. Organizador: Antonio Augusto Mello de Camargo Ferraz. Editora Atlas S.A. So Paulo, 1997, p.83. 15 GARCIA, Emerson. Ministrio Pblico: Organizao, Atribuies e Regime Jurdico. 1 ed. Editora Lumen Jris, Rio de Janeiro, 2004, p.44.

13

todas. Ante a natureza dos demais interesses tutelados pelas referidas normas (regime democrtico e interesses sociais e individuais indisponveis), e tendo em vista a prpria razo da atividade finalstica desenvolvida pelo Ministrio Pblico (art. 129, CF/88), toda ela voltada a satisfao do interesse da sociedade, entende-se que Instituio no cumpre a defesa, ampla e irrestrita, da ordem jurdica, mas, sim, da parcela que aglutine os interesses tutelados pelas denominadas normas de ordem pblica, que abarcam, alm dos interesses sociais, os individuais, ainda que disponveis, que gerem reflexos relevantes e imediatos na prpria coletividade (v.g.: as hipteses contempladas no art. 82, I e II, do CPC)16. certo que o Constituinte escolheu o Parquet para exercer essa relevantssima misso, pois era uma Instituio enraizada em todas as Comarcas, com aparelhamento tcnico bastante bom, com conhecimentos especficos, que, com base no novo modelo, no poderia ter qualquer vinculao com os poderes polticos. Diante disso, o Constituinte foi sbio medida que constatou que no temos, pelo menos at agora, uma sociedade civil organizada que somente ela, por suas associaes e entidades, pudesse cuidar da proteo dos referidos interesses. Tamanha era a necessidade de controle do aparelho repressor que o legislador constituinte estabeleceu, como funo institucional do Ministrio Pblico, o controle externo da atividade policial art. 129, inciso VII, da Constituio.

16

GARCIA, Emerson. Ministrio Pblico: Organizao, Atribuies e Regime Jurdico. 1 ed. Editora Lumen Jris, Rio de Janeiro, 2004, p.45.

14

7. O Dever de Defesa dos Interesses Sociais No que concerne aos interesses indisponveis, a parte final do art. 127, caput, da Carta Magna, faz uma contraposio entre os interesses sociais indisponveis e os interesses individuais indisponveis deixando evidente a sua natureza pblica, ou seja, torna indiscutvel que o estado detm a sua titularidade, e que responsvel pela sua realizao. O professor COSTA MACHADO17 percebe com nitidez a natureza pblica dos interesses confiados defesa do Parquet que esto elencadas no art. 129 da CF/88. Lembra que do inciso II ao V do art. 129, da Constituio Federal, esto enumerados tpicos interesses indisponveis de natureza pblica. Em tais hipteses, evidente que no se tratam de interesses meramente privados, disciplinados por leis de ordem pblica, mas sim de interesses essencialmente pblicos de ndole indisponvel. Com isso, as normas enunciadas na Carta Magna, que visam possibilitar melhores condies de vida aos mais fracos e realizar a igualizao de situaes sociais desiguais, devem ser proporcionadas pelo Estado e, caso no estejam sendo alcanadas, ocorra a interveno ministerial.

17

COSTA MACHADO, Antnio Cludio da. A Interveno do Ministrio Pblico no Processo Civil Brasileiro, 2 ed. revisada e atualizada, Editora Saraiva, 1988. p.52.

15

8. Interesses Tutelados pelo Ministrio Pblico Depreende-se do art. 1, caput, da Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico (Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993), do art. 1, caput, da Lei Orgnica do Ministrio Pblico do Rio Grande do Sul (Lei n 7.669, de 17 de junho de 1982) e do art. 107 da Constituio do Estado do Rio Grande do Sul os quais reproduzem a regra do art. 127, caput, da CF/88, que incumbncia do rgo Ministerial a defesa dos interesses sociais e individuais indisponveis. luz desse preceito, possvel concluir-se que somente ser legtima a tutela de determinado interesse individual, pelo Ministrio Pblico, em sendo ele indisponvel (v.g.: vida, liberdade, etc.). O art. 129 da CF/88 discrimina as funes no desempenho daquela misso, dizendo que so elas: promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; exercer o controle externo da atividade policial, na forma de lei complementar; requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; e exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. Nesse sentido, os interesses indisponveis garantidos pela Constituio e amparados pelo rgo ministerial so de uma gama infinita. No existe um rol taxativo, mas sim exemplificativo, ou seja, sempre que algum direito indisponvel for violado cabe a atuao do Parquet. Isso se deve as relaes sociais que esto constantemente em mutao. Limitar a atuao ministerial apenas as situaes que estivessem expressamente previstas na Constituio estar-se-ia impedindo efetiva proteo dos interesses indisponveis. Por esse motivo, sero elencados apenas alguns dos interesses sociais individuais tutelados pelo Ministrio Pblico.

16

O Ministrio Pblico em face desses dispositivos constitucionais (art. 129, inciso III, CF/88), repetidos e melhor esclarecidos pela Lei Orgnica Federal dos Ministrios Pblico dos Estados (Lei n. 8.625, de 12 de fevereiro de 1993) tem atuado decisivamente na rea do patrimnio pblico, sobretudo em face da lei dos atos de improbidade administrativa (Lei n. 8. 429/92), no sentido de promover aes civis pblicas visando devoluo ao errio estadual ou municipal de quantias percebidas a maior por vereadores, prefeitos, ou ento gastos indevidos com obras pblicas ou contratao de pessoal. Alm disso, tem ajuizado medidas para impor obrigaes de fazer aos administradores pblicos, no sentido de cumprirem a Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993 (Lei de Licitaes) e outros procedimentos de cunho administrativo. Dessa forma, assim como conclui GONALVES18, a proteo ao patrimnio pblico espcie de direito difuso e quando lesado ou ameaado de leso, deixa de ser bem exclusivo do Estado, passando a ser de toda a coletividade, contribuinte dos tributos e detentora primria da soberania estatal. De grandiosa valia tem sido a atuao ministerial na defesa do cumprimento das normas do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990). O Parquet busca dar efetividade as normas protetoras dos menores e a cada dia deve revigorar as suas foras para reduzir a desagregao familiar de crianas e adolescentes, visto que abandonados ficam subjugados aos vcios, ao crime, tornando-se vitimados, desamparados e desprotegidos. Por fim, funo ministerial velar pela defesa e garantia dos direitos menoristas em toda a sua plenitude. De igual forma, compete ao Ministrio Pblico a defesa dos idosos, tendo em mente que se tratam de interesses indisponveis, a exigir a interveno protetiva estatal. Conclui-se isso, atravs da anlise do art. 230 da Magna Carta Constitucional que recita: A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito vida. Tambm cabe ao rgo ministerial o controle externo da atividade policial. Essa funo lhe foi atribua com intuito de possibilitar a efetivao dos direitos assegurados na Constituio Federal. GONALVES19 explica que o controle externo da atividade-fim da autoridade policial , pois, cometida ao Ministrio Pblico que rgo vocacionado para tal mister e que deve velar pela manuteno dos Direitos Humanos, fiscalizando, passo a passo,
18

GONCALVES, Edlson Santana. O Ministrio Pblico no Estado Democrtico de Direito. Editora Juru, 1 . ed., Curitiba - PR, 2000, p.89. 19 Idem, 2000, p. 101.

17

no curso persecutrio da atividade policial, o cumprimento da Lei, e adotando as medidas legais e corretivas aplicveis espcie. No mbito do direito tributrio, o Ministrio Pblico tem aberto procedimentos investigatrios para apurar cobranas ilegais ou abusivas de tributos, aumentos indevidos de alquotas e outras questes atinentes a esse campo do direito pblico, sempre procurando defender os contribuintes difusa e coletivamente considerados. O art. 5, inciso II, alnea a, da Lei Complementar 75/93 Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, aplicvel aos Ministrios Pblicos dos Estados claro ao dispor que so funes institucionais do Ministrio Pblico da Unio: zelar pela observncia dos princpios constitucionais relativos ao sistema tributrio, s limitaes do poder de tributar, repartio do poder impositivo e das receitas tributrias e aos direitos do contribuinte. Quanto aos interesses da comunidade em geral, so dignos de nota as medidas recentemente adotadas pelos promotores de justia para coibir a violncia nos estdios de futebol diante dos atos constantes de selvageria e brutalidade constatados. Em termos de pessoas portadoras de necessidades especiais, a promotoria cvel encarregada desse mister tem intentado medidas administrativas e civis com vista a obrigar-se hotis, restaurantes e outros logradouros de acesso ao pblico, a eliminarem barreiras arquitetnicas ao seu acesso. Quanto aos idosos, tm sido tambm adotadas medidas contra instituies que os acolhem, no sentido de exigir-se tratamento digno e humano, e o cumprimento dos direitos que lhe so constitucionalmente assegurados, como, por exemplo, a utilizao de transportes coletivos sem pagamento de tarifas. No campo dos acidentes de trabalho, as promotorias tm desenvolvido notvel atividade, no apenas no campo repressivo ou no sentido de obteno dos benefcios da decorrentes no mbito individual, como tambm, e principalmente, no mbito preventivo, tendo-se em conta no propriamente o trabalhador em sua individualidade, mas como integrante de um ambiente laboral, cujas condies de segurana devam ser obtidas ou preservadas, evitando-se a ocorrncia de novos infortnios. No que concerne aos direitos e interesses dos consumidores, o enfoque dado referente coletividade dos consumidores, e no propriamente a consumidores individualmente considerados, j que, embora relevantes, sem dvida, seus anseios e expectativas em face de fornecedores de produtos e servios, h outros instrumentos para isso disponveis, como o Procon e os Juizados Especiais Cveis. Quanto ao meio ambiente, de atuao mais tradicional pelo Ministrio Pblico, j que a lei de poltica ambiental data de 1981, ou antes, at, com as pioneiras aes populares

18

ajuizadas no Estado do Paran na proteo dos stios arqueolgicos, tursticos e paisagsticos, no s a chamada lei da ao civil pblica, de 1985, como o cdigo do consumidor, de 1990, aperfeioados ainda mais pela lei antitruste, a ao da instituio tem sido intensa marcante, mediante a propositura de milhares de aes visando ao reflorestamento de terras devastadas, pedidos de indenizaes por danos causados flora, fauna e a outros valores ambientais, quando no possvel sua recuperao. Tambm tem assumido efetiva importncia na proteo do ecossistema o ajuizamento de aes com preceito comunitrio, ou seja, com fito de imporse aos que o ameaam, a obrigao de submeterem projetos aos EIA/RIMA, desfazerem obras atentatrias queles valores etc. No mesmo sentido, est a funo institucional do Ministrio Pblico de defender judicialmente os direitos e interesses a populaes indgenas, conforme expressa a Carta Magna. Esses direitos referem-se efetiva proteo das comunidades indgenas, sua organizao, seus costumes, suas lnguas, crenas, tradies, bem como os direitos originrios sobre suas terras. No que toca questo de habitao e urbanismo, as promotorias especializadas tm intentado diversas medidas no sentido de obrigarem os empreendedores imobilirios no sentido de regularizarem os loteamentos e desmembramentos do solo urbano para construes e na reserva de reas para lazer e proteo ambiental, dentre outras20. Os interesses sociais, por sua vez, transcendem a individualidade dos diversos interesses que nele podem estar nsitos, sendo relevantes para a sociedade como um todo (interesses difusos e coletivos). Nesse caso a atuao do Parquet no pressupe a indisponibilidade de cada uma das parcelas que o integram, o que torna legtima a defesa de interesses individuais homogneos advindos de relao de consumo, ainda que as parcelas que o compem tenham cunho estritamente patrimonial regra geral, disponvel. Por essa razo, ser legtima a defesa de interesses individuais, ainda que no sejam indisponveis, desde que seja divisado um interesse social em sua tutela. Com isso, o interesse social deve ser vislumbrado com intuito de atender determinadas necessidades, tais como: a) suprimir-se o elemento desestabilizador das relaes jurdicas de inmeros componentes do agrupamento; b) solucionar-se rapidamente a lide; c) tornar efetivo o direito dos hipossuficientes, aos quais seria invivel o acesso individual ao Judicirio; d) tornar efetiva a norma, em especial daquela asseguradora de direitos fundamentais, desiderato que seria comprometido caso fosse exigida a defesa individual do direito; e e) garantir a
20

FILOMENO, Jos Geraldo Brito. Ministrio Pblico: Instituio e Processo. Organizador: Antonio Augusto Mello de Camargo Ferraz. Editora Atlas S.A. So Paulo, 1997, p.136.

19

mxima uniformidade na prestao jurisdicional, o que ser viabilizado com o uso dos mecanismos de tutela coletiva. Conclui-se, dessa forma, que os interesses individuais indisponveis podero ser tutelados pelo Ministrio Pblico de forma individual conforme deflui-se do art. 12, caput, da CF/88 ou coletiva, neste caso com fulcro no art. 129, III, da Carta Magna, sempre com o objetivo de garantir o primado da ordem jurdica e a defesa dos interesses sociais; enquanto os disponveis somente o sero em mbito coletivo, pois inexiste disposio constitucional que autorize a atuao do Ministrio Pblico para a sua defesa em carter individual. Na sntese de Hugo Nigro Mazzilli21, o objeto de ateno do Ministrio Pblico resume-se nesta trade: a) ou zela para que no haja disposio alguma de interesse que a lei considera indisponvel; b) ou, nos casos em que a indisponibilidade apenas relativa, zela para que a disposio daquele interesse seja feita conformemente como as exigncias da lei; c) ou zela pela prevalncia do bem comum, nos casos em que no haja indisponibilidade do interesse, nem absoluta nem relativa, mas esteja presente o interesse da coletividade como um todo na soluo do problema.

21

MAZZILI, Hugo Nigro. Regime Jurdico do Ministrio Pblico, 5 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 2001, p. 153.

20

9. Atuaes Ministeriais Como j exposto, o Ministrio Pblico uma instituio em que todos os seus ramos esto interligados, todos esto unidos. Por esse motivo, as competncias a ele atribudas estendem-se a todos os seus ramos. Com base nisso, o Promotor de Justia Militar, Jorge Csar de Assis, grande estudioso do Direito Militar, esclarece que ao Ministrio Pblico Militar cabe, com certeza, a defesa dos direitos humanos; a defesa do patrimnio militar; a defesa do meio ambiente e dos bens histricos culturais; a proteo dos interesses individuais indisponveis, difusos e coletivos bem como, a proteo dos direitos constitucionais no mbito da jurisdio administrativa militar22. De posse desse entendimento, Dr. Jorge Csar, membro do Parquet busca dar efetividade a esse conhecimento, conforme exemplificarei seguir. Nessa esteira, temos dois exemplos muito contundentes que envolvem a atuao do Ministrio Pblico Militar na defesa dos direitos sociais indisponveis. Comeo elencando o Procedimento Investigatrio (PIP) n. 001/2000, instaurado mediante Portaria datada de 21.03.2000, pelo ilustrssimo Promotor de Justia Militar Dr. Jorge Cesar de Assis, lotado na Procuradoria de Justia Militar de Santa Maria, com a finalidade de apurar a legalidade da cobrana e do reajuste das mensalidades do Colgio Militar de Santa Maria/RS (CMSM). A iniciativa partiu de uma notcia publicada no Jornal A Razo, de 13.02.2000, veiculando Protesto ao reajuste na ordem de 166%, em mensalidades no CMSM. A notcia veiculada acerca do aumento de mensalidades foi apta o bastante para a Instaurao do procedimento investigatrio pelo MPM, porque a CF/88 fixou como princpio constitucional do Ministrio Pblico, ao lado da unidade e da indivisibilidade, exatamente a independncia funcional, que faz prescindir aos rgos integrantes do Parquet autorizao prvia para atuar em casos dessa alada. A atuao do MPM foi de encontro ao que disps o Constituinte de 1988, no seu art. 127, que atribuiu ao rgo ministerial a caracterstica de instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis, tendo em vista que se tratava de eventual violao a um preceito constitucional, qual seja, a gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais, conforme art. 206, IV, da CF/88.

22

ASSIS, Jorge Csar de. Direito Militar: Histria e Doutrina, Artigos Inditos. Organizador: Getlio Corra. Florianpolis: Associao dos Magistrados das Justias Militares Estaduais, 2002. p. 71.

21

Depreende-se que houve uma eventual violao a um preceito constitucional analisando-se o art. 205 da CF/88, que dispe que a educao, direito de todos e dever do Estado e da Famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Nesse mesmo sentido est a Lei Federal n. 9.394, de 20.12.1996, ao fixar as diretrizes e bases da educao nacional, estabeleceu em seu art. 3, inciso VI, a gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais. Com isso, verifica-se que esse procedimento adotado pelo rgo ministerial militar vem de encontro ao que estabeleceu a Carta Magna, ou seja, veio combater uma ofensa aos interesses coletivos constitucionais em rea sob administrao militar gerada atravs da cobrana de mensalidades nos colgios militares do Exrcito. To grande valia teve essa iniciativa e mais outras indagaes judiciais no mesmo sentido que recentemente o Supremo Tribunal Federal editou a smula vinculante n. 12, publicada em 22 de agosto de 2008, que diz: A cobrana de taxa de matrcula na universidades pblicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituio Federal. Dessa forma, aplica-se analogicamente essa interpretao ao Colgio Militar de Santa Maria, como j propunha o Dr. Jorge Cesar de Assis no ano 2000. O segundo grande exemplo de atuao ministerial no mbito militar que foi de encontro ao que exatamente prope a Constituio Federal, resultou agora de uma atuao conjunta entre os membros do Ministrio Pblico Militar lotados em Santa Maria/RS, onde se busca esclarecer uma suposta afronta a os princpios da Administrao Pblica previstos na Carta Magna e prpria Lei de Improbidade Administrativa, qual seja, a lotao de militares denominados taifeiros nas residncias de Generais. O cargo de taifeiros, designados na funo de copeiros-despenseiros e cozinheiros, adquirido somente atravs do ingresso por meio de concurso pblico e sua lotao deveria ficar restrita ao mbito militar e no particular como se d no instante que esses servidores pblicos federais so designados a trabalhar como empregados particulares dos generais e seus familiares. Em vista do analisado, cabe ao Ministrio Pblico a funo primordial de garantir a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. notrio que grande parte da populao no tem conhecimento o suficiente para saber que seus direitos sociais e individuais esto sendo violados ou, ao invs disso, percebem a afronta aos seus interesses, porm sentem-se desestimulados a agir contra essa ofensa que esto sofrendo por desacreditarem que vero protegidos os seus direitos. Por esse

22

motivo, os membros do Parquet tm o dever de primar pela proteo, principalmente, desses indivduos que se encontram impregnados de sentimentos de inferioridade. No caso analisado das tarifas cobradas pelo Colgio Militar de Santa Maria, por exemplo, houve um protesto pela comunidade escolar em face do aumento das mensalidades e no em face da cobrana indevida. Com magnitude o representante ministerial foi de encontro aos anseios daquela comunidade, protegendo o direito que tinham de no pagarem pela educao que estavam recebendo, conforme estabelece a Carta Magna. Com maestria, conclui Dr. Jorge Csar quanto a alegao de impossibilidade dos membros da instituio em atuar nas questes que envolvam interesses sociais com fulcro na incompetncia de algum dos ramos do parquet. Naturalmente que a anlise do Dr. Jorge Csar refere-se ao mbito de atuao do Ministrio Pblico Militar, mas podemos estende-las as demais ramos do parquet por analogia. Afirma que toda vez que houver indcios de violao de direitos e garantias constitucionais na rea administrativa militar, os rgos do MPM, em qualquer grau, podem instaurar inqurito civil, ou Procedimento Investigatrio Preliminar, podendo propor termo de ajustamento Lei, com as autoridades militares responsveis, sob pena de ajuizamento de ao civil pblica perante a justia competente, hoje a justia federal ou estadual (mediante litisconsrcio com outros ramos do Ministrio Pblico da Unio ou Ministrio Pblico dos Estados) 23. Para enriquecer ainda mais a gama de atuaes ministeriais que merecem considerao esta a do Ministrio Pblico Militar no Inqurito Civil n 01/2007, instaurado de forma conjunta com o Ministrio Pblico Federal para verificar os motivos do aumento do delito de desero no mbito da 3 Auditoria da 3 Circunscrio Judiciria Militar. Essa iniciativa trouxe significativos avanos sociais aos recrutas prestadores do servio militar inicial, corrigindo, por exemplo, equivocado entendimento do Departamento-Geral de Pessoal do Exrcito de que o auxlio-transporte limitava-se apenas aos militares que residiam at 75 (setenta e cinco) quilmetros de onde serviam. Alm disto, coincidentemente ou no, aps ter sido proposta na Justia Federal, em conjunto com o Ministrio Pblico Federal, a Ao Civil Pblica n 2008.71.02.001618-1(RS) que visava garantir ao soldado durante o perodo do servio militar obrigatrio remunerao no inferior ao valor do salrio mnimo, onde o soldo do recruta saltou de mdicos R$ 207,00 (duzentos e sete reais) para 417,00 (quatrocentos e dezessete reais). H mais de quinze anos o recruta no ganhava remunerao superior ao salrio mnimo.
23

ASSIS, Jorge Csar de. Direito Militar: Histria e Doutrina, Artigos Inditos. Organizador: Getlio Corra. Florianpolis: Associao dos Magistrados das Justias Militares Estaduais, 2002. p. 84.

23

Tambm foi aps o ajuizamento de Ao Civil Pblica interposta pelo MPM juntamente com o MPF, visando implementao efetiva do servio alternativo prestao do servio militar obrigatrio pelos objetores de conscincia que o Ministrio da Defesa, ao qual esto subordinadas as Foras Armadas passou coincidncia ou no, a manifestar-se na imprensa sobre a busca de soluo para a questo. Todavia, este caminho novo, trilhado pelo Ministrio Pblico Militar tem causado estranheza ao pblico diretamente fiscalizado, as Foras Armadas, j que no so poucos os que pretendem dar uma atuao restrita a este ramo do MP brasileiro, mantendo-o apenas junto Justia Militar, no campo restrito do processo penal. No este o modelo que se quer, mas sim, fazer com que o Ministrio Pblico Militar ainda to desconhecido de todos passe, efetivamente exercer, com plenitude, a funo de garante da ordem jurdica e dos direitos sociais e individuais indisponveis, inclusive nas reas sob Administrao Militar.

24

10. Concluso Muito bem lembra Arthur Pinto Filho24, que grandes parcelas da populao no tm garantidos os direitos mnimos gizados pelo Constituinte originrio, numa situao que tem gerado, para alm da injustia, graves problemas de legitimidade da Constituio. Uma situao que mais perigosa quando se tem em mente que o questionamento da legitimidade da Constituio gera, em conseqncia, o questionamento do regime democrtico, que te o rgo ministerial o dever institucional de defender. Incumbe-lhe, portanto, combater a inconstitucionalidade das leis que no correspondam ao interesse geral; a improbidade administrativa; as fraudes eleitorais; o eventual desequilbrio na separao e independncia dos poderes; a violao dos princpios da igualdade, da liberdade e da cidadania, buscando, com isso, assegurar o direito vida, alimentao, educao, segurana, sade, ao trabalho, bem como o acesso justia e tudo o mais que decorra do regime democrtico. Por derradeiro, para dar efetividade a sua atuao, amplamente discorrida acima, o Parquet conta com o instrumental da ao penal, da ao civil pblica, da ao de inconstitucionalidade, da representao interventiva, do inqurito civil, das notificaes nos procedimentos administrativos, do controle externo da atividade fim da polcia e das demais atividades que forem compatveis com sua finalidade. Dessa forma, o rgo ministerial esta bem aparelhado instrumentalmente para cumprir o seu papel na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais indisponveis.

FILHO, Arthur Pinto. Ministrio Pblico: Instituio e Processo. Organizador: Antonio Augusto Mello de Camargo Ferraz. Editora Atlas S.A. So Paulo, 1997.
24

25

11. Referncias Bibliogrficas ASSIS, Jorge Csar de. Direito Militar: Histria e Doutrina, Artigos Inditos, Organizado por Getlio Corra, Florianpolis: Associao dos Magistrados das Justias Militares Estaduais, 2002. COSTA MACHADO, Antnio Cludio da. A Interveno do Ministrio Pblico no Processo Civil Brasileiro, 2 ed. revisada e atualizada, Editora Saraiva, 1988. p.52. FILHO, Arthur Pinto. Ministrio Pblico: Instituio e Processo. Organizador: Antonio Augusto Mello de Camargo Ferraz. Editora Atlas S.A. So Paulo, 1997. FILOMENO, Jos Geraldo Brito. Ministrio Pblico: Instituio e Processo. Organizador: Antonio Augusto Mello de Camargo Ferraz. Editora Atlas S.A. So Paulo, 1997. FREDERICO MARQUES, Jos. A reforma do Poder Judicirio, So Paulo, Saraiva, 1979. ________: Instituies de Direito Processual Civil, Rio de Janeiro, Forense, volume 1, 1958. GARCIA, Emerson. Ministrio Pblico: Organizao, Atribuies e Regime Jurdico. 1 ed. Editora Lumen Jris, Rio de Janeiro, 2004. GONCALVES. Edlson Santana, In O Ministrio Pblico no Estado Democrtico de Direito. Editora Juru, 1. ed., Curitiba - PR, 2000. Manual do SISC, 7: guia para elaborao de trabalhos acadmicos , referncias e citaes (2 ed. Com a Emenda 1/2006da Abnt. MAZZILI, Hugo Nigro. Manual do Promotor de Justia. Editora Saraiva, 2 . ed., So Paulo SP, 1991. ________:Regime Jurdico do Ministrio Pblico, Editora Saraiva, 5 ed., So Paulo. 2001. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 18 edio, So Paulo, Malheiros Editores, 1993, 31 ed., 2005. Pesquisa de Opinio sobre o Ministrio Pblico no Brasil, realizada pelo IBOPE em fevereiro de 2004, CONAMP, Produo Editorial de Jos Accio de Campos, Rio de Janeiro, 2004.

26

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 26 edio revisada e atualizada, Malheiros Editores, So Paulo, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi