Vous êtes sur la page 1sur 3

ASPIRAO OROTRAQUEAL

Sinais e sintomas que devemos observar Freqncia cardaca:60 a 80 bpm Freqncia respiratria:16 a 20 mrpm Presso artererial:90/60 a 140/90 Saturao:92 a 100% Temperatura corporal:36 a 37,4C Presena de sudorese Agitao psicomotora Sonolncia excessiva Dores sbitas e/ou agudas Vmitos Sncopes Secrees Tosse excessiva Esforos ventilatrios(retraes dos msculos intercostais e supraclaviculares,batimento das asas do nariz-BAN) Fezes:escurecidas,endurecidas,ftidas, e diarreicas. Diurese:escurecida,com sangue,ftidas, com pus. Obs: Os sinais e sintomas, bem como os limites acima, devero nos servir como parmetros o que no nos isenta de pacientes possurem alteraes nos seus limites basais; em funo disto devemos ter sempre noo do que normal ao nosso paciente, informao esta que podemos obter atravs dos registros anteriores,informes dos familiares e do prprio paciente. Sistema Respiratrio (FR:16 a 20 mrpm) A freqncia pode ser alterada por diversos motivos: dor,hipo ou hipertermia,infeces respiratrias,falta de ar, doenas ou disfunes pulmonares,medicaes,etc. Uma alterao no padro ou freqncia respiratrias do paciente podem ser um dos indicadores mais precoces da necessidade de Oxigenoterapia. Os sinais clnicos da hipoxemia(uma diminuio de oxignio no sangue),incluem modificaes no estado mental(progredindo desde o julgamento comprometido,agitao,desorientao, confuso,letargia,at coma), dispnia, aumento na presso arterial, alteraes na freqncia cardaca, disrritimias, cianose central (sinal tardio) e extremidades frias. BRADIPNIA-Freqncia respiratria baixa,abaixo de 10 mrpm.Deve-se estimular o paciente com conversas, toques ou at mesmo com estmulos dolorosos a respirar, observar cianose nas extremidades das mos e ps, perguntar se est sentindo algo diferente, verificar os demais SV, observar se persiste e comunicar a enfermeira ou fisioterapeuta. TAQUIPNIA-Frequncia respiratria muito elevada, entre 30 a 40 mrpm .Manter o paciente em repouso, verificar se est com dor, falta de ar ou hipertemia, verificar se est sentindo algo diferente, observar se persiste e comunicar a enfermeira ou fisioterapeuta. DISPNIA-Respirao difcil ou trabalhosa um sintoma comum de muitas patologias pulmonares e cardacas, principalmente quando h aumento da rigidez pulmonar e da resistncia das vias areas. Normalmente alivia com o paciente em repouso, cabea elevada e nos casos mais graves ,administrando-se O2.

TOSSE-A tosse a principal defesa do paciente contra acmulo de secrees nos brnquios e bronquolos; o resultado da irritao das membranas mucosasem qualquer parte do trato respiratrio. SECREO PULMONAR- necessrio diminuir a viscosidade da secreo, quando muito espessa, aumentando-se o seu teor de gua atravs de uma hidratao adequada(ingesto de lquidos) e da inalao de solues aerossolizadas, que podem ser aplicadas com qualquer tipo de nebulizador. CIANOSE-A cianose perifrica resulta de uma diminuio do fluxo sangneo para uma determinada regio do corpo, como a vasoconstrio dos leitos ungueais ou dos lobos da orelha na exposio ao frio, e no significa necessariamente um problema sistmico central.A colorao azulada da pele um indicador muito tardio da hipxia.A avaliao da cianose afetada pela iluminao ambiente, pela cor da pele do paciente e pela profundidade dos vasos na pele. Educao do paciente domiciliare de sade Pede-se ao paciente que respire de maneira lenta rtimica , de modo relaxado, para permitir a expirao mais completa e o esvaziamento dos pulmes.Ele instrudo para inspirar sempre atravs do nariz, porque este filtra,umidifica e aquece o ar. Se o paciente se torna dispneico, ele dever concentrar-se na respirao lenta rtimica. Tcnicas de aspirao traqueal Material necessrio: 01 sonda de aspirao; 01 frasco de gua; SF; 01 luva plstica; gaze estril; fonte de aspirao a)Aspirao ORO-TRAQUEAL 1.Esclarecer ao paciente o procedimento a ser realizado; 2.Medir a sonda da ponta do nariz at o lobo da orelha e at a ponta do nariz e marcar. 3.Cala-se a luva. 4.Clampear o ltex. 5.Solicitar que o paciente abra a boca ou introduzir a sonda pela lateral da boca para evitarmos que o mesmo morda a sonda. 6.Liberar o ltex 7.Solicitar que o paciente tussa durante a aspirao. 8.Aspirar at 15s, dar um intervalo at que o pct.se recupere-se e reiniciar um novo processo. 9.Deve-se sempre primeiro aspirar a regio posterior da cavidade oral para depois a boca propriamente dito. 10. Lava-se somente o ltex, a sonda necessita ser lavada,aspirando a gua que encontra-se no frasco. b)Aspirao NASO-TRAQUEAL 1.Esclarecer ao paciente o procedimento a ser realizado; 2.Medir a sonda da ponta do nariz at o lobo da orelha e at a ponta do nariz e marcar. 3.Cala-se a luva. 4.Clampear o ltex. 5.Introduzir a sonda pelo nariz at a marca. 6.Solicitar que o paciente tussa durante a aspirao.

7.Aspirar at 15s, dar um intervalo at que o pct.se recupere-se e reiniciar um novo processo. 8.Lava-se somente o ltex, a sonda necessita ser lavada,aspirando a gua que encontra-se no frasco. c) Aspirao ENDO-TRAQUEAL 1. Esclarecer ao paciente o procedimento a ser realizado; 2. Mede-se a sonda de forma que a ponta da sonda no ultrapasse a extremidade inferior da cnula, em torno de 7 cm ou 4 dedos e marca-se. 3. Cala-se a luva. 4. Clampear o ltex. 5. Introduzir a sonda at a marca. 6. Solicitar que o paciente tussa durante a aspirao. Se o pct no tossir pode-se ultrapassar o comprimento da cnula para provocamos a tosse,entretanto devemos cuidar para no biopsiarmos a traquia do pct e provocarmos sangramento. 8. Aguarda-se o pct se recuperar e reinicia-se o processo. 9. Aps terminarmos a aspirao da traquia podemos aspirar a cavidade oral. 10. Lava-se somente o ltex, a sonda necessita ser lavada,aspirando a gua que encontra-se no frasco. Cuidados bsicos com Traqueotomias 1. Trocar as gazes do curativo do mnimo 3 vezes ao dia, bem como o cardao que a prende. 2. Deixar o cadaro preso o suficiente para no sufocar tampouco permitir que a cnula fique danando. 3. Observar no pertuito da cnula para que no se formem UP e/ou fstulas. 4. Pelo 3 vezes ao dia devemos retirar a cnula interna e realizarmos uma boa higiene. 5. Observar para que nunca se obstrua o orifcio da cnula. Sempre formos realizar aspirao traqueal em um pct devemos atentar: 1. Devemos controlar a freqncia cardaca para que a mesma nunca ultrapasse a 140 bpm. 2. A saturao no deve ser inferior a 90% 3. Devemos evitar que o pct apresente cianose perioral. 4. Caso o pct apresente muita secreo deve-se repetir o processo com maior freqncia e no tentarmos aspirar toda secreo toda de uma vez s. 5. Caso haja muita secreo podemos realizar antes um procedimento exerccios respiratrios,tais como: tapotagem, drenagem postural, e faze-lo assoprar em uma luva. 6. Nunca devemos aspirar o pct logo aps alimentar-se. Sereia!!! Mergulhe nesta! a tcnica mais avanada. Se for voc que necessitar essa interveno felicidades. Que Deus te ajude e guarde. Well!!

Vous aimerez peut-être aussi