Vous êtes sur la page 1sur 2

Queridos integrantes da Famlia Panair, aos quais desejo me dirigir como membros desta pessoa coletiva, a Panair do Brasil,

homenageando o significado deste nome, que representou e ainda representa o que tivemos de mais qualificado em matria de prestao de servios areos, de mais dedicado segurana e ao conforto de cada usurio... Dirijo-me, tambm, a cada um de vocs em sua singularidade, a cada um que sofreu a partir das especificidades de sua posio na empresa, de seus problemas familiares e de seu temperamento a expropriao de seu trabalho, de sua carreira e de seus sonhos... Fiquem certos que a Comisso Nacional da Verdade pode entender a imensido da tragdia que vocs viveram. Como todos sabemos a Comisso Nacional da Verdade, de modo semelhante a comisses de outros pases, existe para estabelecer muitas verdades: a verdade dos desaparecimentos, onde os desaparecidos precisam conquistar a sua face de mortos; a verdade dos mortos, cujos familiares querem saber em que condies morreram, como ocorreu seu ltimo suspiro; a verdade dos enforcados, dos atropelados, dos suicidas, que foram de fato suicidados. Enfim, h muitas verdades a revelar. Hoje, contudo, tratamos de uma verdade diferente. No caso Panair, a verdade j conhecida e extensamente vivenciada por suas vtimas e familiares. Trata-se agora de compartilh-la com a sociedade brasileira, com os que poca no souberam, no viram, no quiseram ou no puderam saber e ver; com a juventude que se constituiu depois destes fatos e com o prprio Estado Brasileiro, representado por sua Comisso Nacional da Verdade. Enfatize-se, tambm, que as violaes de direitos expostas a esta Comisso esto caracterizadas mediante expressiva documentao que nos foi entregue por Rodolfo da Rocha Miranda, atual Presidente da Panair do Brasil, renascida em 1995, aps sua arbitrria falncia. Este material e outros que receberemos sero considerados de forma mais detida por nosso Grupo de Trabalho sobre o Golpe Civil Militar imposto em 1964. Sucessivamente este material e nossa avaliao sobre o mesmo sero submetidos ao conjunto dos membros da Comisso Nacional da Verdade visando sua integrao ao Relatrio conclusivo que se produzir. Ao mesmo tempo com esta audincia pblica queremos tornar o caso Panair mais divulgado, fazendo com que nossa sociedade visualize a extenso dos direitos que a ditadura violou.

Especificamente o golpe e a ditadura que o sucedeu violaram a ordem constitucional ento vigente, configurando os crimes de insurreio armada, de sedio contra os poderes constitudos, de traio Ptria (a propsito se recorde o comprovado conluio dos golpistas com os EEUU). Estes fatos estavam previstos como crimes na lei de segurana nacional da poca, a lei 1802/53. Hoje, com a Constituio de 1988, ao lado do racismo, a ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado de Direito so crimes imprescritveis. Pois bem, foi no mbito deste golpe inconstitucional e criminoso que muitas violaes de direitos da Panair e de seus membros, caracterizveis como ilcitos civis e como crimes ocorreram. Referindo-me apenas a alguns destes crimes quero recordar os abusos de autoridade e difamao impostos pessoa jurdica Panair, as denunciaes caluniosas praticadas contra seus scios majoritrios e gestores e o esbulho possessrio cometido em relao s suas propriedades. Estes crimes, pela legislao comum, esto prescritos. No prescreveu, entretanto, a indignao da Famlia Panair contra os que violaram seus direitos e tentaram denegrir a sua imagem. No final no conseguiram. Paralelamente, no faltar energia e esprito de Justia Comisso Nacional da Verdade para restabelecer as verdade que possa desvendar e em especial a verdade sobre este caso.

Rio de Janeiro, 23 de maro de 2013. Rosa Maria Cardoso da Cunha Comisso Nacional da Verdade

Vous aimerez peut-être aussi