Vous êtes sur la page 1sur 4

A artrose sendo a forma mais comum de reumatismo e uma das doenas mais frequentes na espcie humana, um dos principais

s factores determinantes de incapacidade fsica no indivduo idoso. Em graus variados de intensidade e de compromisso poliarticular, afecta a maior parte da populao depois dos 60 anos, embora s nalguns casos atinja gravidade suficiente, para determinar sintomas e alterao morfolgica articular com significado. A frequncia da artrose aumenta de modo significativo com a idade. Afecta cerca de 20% da populao aos 45 anos e quase 100% aos 80 anos. A observao de alteraes de carcter artrsico em numerosos esqueletos pr-histricos, demonstra a sua antiguidade de compromisso no homem. No se trata pois de uma " doena da civilizao ", embora as articulaes envolvidas, sejam em certa medida, influenciadas pela adaptao da espcie humana postura erecta e pelo desenvolvimento da profisso tal como a encaramos hoje. Embora no haja cura para a artrose, a definio para cada doente de um protocolo teraputico adequado, permite prevenir ou corrigir problemas da morfologia, aliviar os sintomas, melhorar a capacidade funcional e fundamentalmente, a qualidade de vida. Do mesmo modo, o conhecimento do paciente sobre a sua doena, representa como em todas as formas de reumatismo, um elemento da maior importncia na determinao dos resultados do seu tratamento.

Os ossos de uma articulao so mantidos em posio adequada, por ligamentos e tendes, que permitem apenas os movimentos normais. Os msculos so tambm determinantes na manuteno da estabilidade da articulao, sendo esta encerrada numa cpsula fibrosa, no interior da qual um fino vu, produz permanentemente uma pequena quantidade de liquido, designado como sinovial, que actua como lubrificante e nutriente da cartilagem. Numa articulao normal, os topos dos ossos que a compem, esto cobertos por uma capa de material elstico esbranquiado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e actua como uma almofada, que absorve o impacto dos ossos no movimento e em particular na carga. A artrose resulta da senescencia e consequente destruio progressiva dos tecidos que compem a articulao, em particular a cartilagem, conduzindo instalao progressiva de dor, deformao e limitao dos movimentos. No estabelecimento da artrose, comea por ocorrer uma deteriorao da cartilagem, que perde a sua regularidade e elasticidade, o que diminui a sua eficcia e contribui para a sua destruio adicional com o uso repetido e a carga traumtica. Com o tempo, grande parte da cartilagem pode desaparecer completamente. Na ausncia de parte ou da totalidade da "almofada" da cartilagem, os ossos roam directamente entre si, causando sensao de atrito ( crepitao ), certo grau de inflamao, dor e limitao de movimentos. Com a evoluo no tempo, a articulao pode sofrer deformao visvel ou palpvel, cuja traduo mais comum so os osteofitos, conhecidos popularmente na coluna, por " bicos de papagaio .Em fase evolutiva bastante avanada, fragmentos da cartilagem ou do osso subjacente, podem soltar-se para o interior da articulao e limitar ou mesmo bloquear os seus movimentos. Por outro lado, as estruturas de

conteno passiva da articulao, como a capsula articular e os ligamentos, colocadas sob tenso excessiva, podem-se inflamar, retrair ou mesmo romper. Estas alteraes, que constituem uma importante causa de dor e incapacidade, podem ser adequadamente apoiadas e tratadas, quando a doena detectada precocemente ( diagnstico precoce ).

Todas as articulaes podem ser envolvidas pela artrose. Contudo, as ancas, os joelhos, os ps e a coluna ( articulaes de carga) e os ombros, so de longe as mais vulgarmente atingidas, devido ao esforo a que so sujeitas. Uma forma relativamente comum e particular, atinge predominantemente as articulaes mais distais dos dedos das mos. Esta forma das mais frequentes em mulheres aps a menopausa. A articulao da base do polegar tambm afectada com bastante frequncia, particularmente em donas de casa e noutras profisses com uso intensivo do polegar. Articulaes como os cotovelos, os punhos e os tornozelos, so menos frequentemente atingidas, a no ser como consequncia de sequelas de traumatismos ou de certas doenas gerais.

De uma maneira geral, a artrose mais frequente e mais agressiva no sexo feminino. A obesidade constitui um importante factor de risco, sobretudo no caso do joelho e da anca, sendo a relao menos clara para a artrose da coluna, embora a obesidade aumente a sintomatologia lgica nesta situao, no existindo no entanto na artrose das mos. Algumas profisses com particulares exigncias fsicas, tm tambm maior tendncia a desencadear a artrose, sendo esse o caso da industria txtil, em relao ao polegar, da agricultura relativamente anca e joelho e da industria de construo civil na artrose do joelho. A doena tem alguma carga hereditria, particularmente nas formas de envolvimento poliarticular. Por outro lado, todos os traumatismos podem aumentar o risco de desenvolvimento de artrose, particularmente quando ocorrem fracturas que atingem as superfcies articulares ou rompem os seus ligamentos, como no caso do joelho com o ligamento cruzado anterior ou os meniscos.

O sintoma predominante na artrose a dor articular, podendo no entanto ter localizao varivel, consoante a articulao afectada. Em regra, tem um inicio insidioso e progressivo e na sua forma mais caracterstica, desencadeada principal ou at exclusivamente, pelo movimento ou uso excessivo da articulao, acabando o repouso por a atenuar ou a fazer desaparecer. No entanto alguns doentes podero sentir dores mesmo em repouso, sendo normal observar-se igualmente um aumento da dor aps longos perodos de repouso. O doente tem, por exemplo, alguma dificuldade em levantar-se depois de ter estado sentado bastante tempo, situao que surge acompanhada de rigidez articular ( articulao presa ) e que cede em alguns minutos, aps o

movimento. A dor localiza-se normalmente em torno da articulao atingida, podendo por vezes, ser sentida a alguma distncia. Por exemplo, a artrose da anca pode determinar dor na face posterior e lateral da ndega, na coxa ou mesmo na proximidade do joelho ( 10 % destes doentes, apenas sentem dor na face interna do joelho ). A dor sentida a subir ou descer escadas, particularmente vulgar na artrose do joelho dependente do compartimento femuro-patelar. A artrose da coluna uma das causas mais comuns de dor no pescoo ou nas costas. A dor articular leva o doente a evitar gradualmente o uso da articulao, dai resultando um enfraquecimento dos msculos satlites e consequentemente a uma maior instabilidade, que vai contribuir para o agravamento progressivo da situao (deformao). Note-se que as articulaes mais superficiais, como os joelhos e as dos dedos, podem apresentar deformao causada quer por inflamao e derrame de liquido na articulao, quer pelos ostefitos. Estes ltimos so especialmente notrios nas articulaes das mos, originando muitas vezes uma sensao de calor articular.Com o tempo, a articulao poder mostrar limitao de movimentos, mesmo na ausncia j de dor. No entanto relativamente frequente, muitos doentes no referirem quaisquer destes sintomas, apesar das radiografias revelarem sinais de artrose avanada das suas articulaes.

No diagnstico da artrose so tidas em linha de conta as queixas referidas pelo doente, com destaque para a localizao, durao e caractersticas da dor, bem como tambm para o nvel de amplitude articular. Se o exame clinico das articulaes afectadas no for suficiente para estabelecer um diagnstico, certos meios auxiliares de diagnstico, como as radiografias e a TAC, podem revelar nos ossos e articulaes, alteraes caractersticas da doena.

profundamente errado o conceito enraizado de que para artrose e para o sofrimento que lhe est associado, sendo uma consequncia inevitvel da idade, nada h a fazer para alm de suportar as dores e assistir deformao articular. No existem tratamentos mdicos que permitam parar ou inverter em definitivo uma situao de artrose. No entanto, possvel nas fases iniciais, diminuir a dor e a rigidez das articulaes, bem como melhorar os movimentos e a capacidade geral do indivduo, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O protocolo teraputico dever ser adaptado a cada caso particular, dependendo da gravidade da situao, do numero de articulaes afectadas, natureza dos sintomas, idade, ocupao e actividades dirias. A colaborao informada dos doentes, como j mencionado, uma condio essencial para o sucesso do programa teraputico. Esto actualmente em desenvolvimento, medicamentos provavelmente

capazes de retardar ou mesmo parar, a evoluo da artrose e que encerram grande esperana, de virem a desempenhar um papel decisivo na melhoria dos doentes artrsicos e mesmo na preveno do agravamento da destruio articular e suas consequncias. verdade que no dispomos de cura para esta doena, mas com a ajuda dos doentes e o recurso criterioso aos meios de tratamento disponveis, o especialista pode dar uma ajuda decisiva para a melhoria do estado funcional dos doentes e da sua qualidade de vida. Sem dvida que vale a pena tratar os doentes com artrose.

Consiste em evitar que as articulaes atingidas sejam sujeitas a esforos excessivos, capazes de aumentar a dor ou agravar a doena. O doente poder aprender a executar tarefas correntes de uma forma mais tolervel e adequada. O emprego de ortteses de apoio para os membros inferiores ou at mesmo de uma bengala, poder ser por vezes, extremamente benfico para os joelhos e ancas. Na coluna vertebral muito importante o uso de uma postura correcta no trabalho, no lazer e mesmo no repouso, com utilizao de um colcho de boa qualidade que nem sempre ortopdico . determinante manter-se o peso prximo do ideal.

Um programa de exerccio fsico dirio fundamental no controlo da artrose. Sem ele, as articulaes tendem a ficar mais dolorosas e rgidas, os ossos menos flexveis, os msculos mais debilitados e a situao do doente agravase progressivamente. O programa de exerccios deve ser adaptado a cada caso particular. A prtica diria de 10 minutos de bicicleta esttica, em regimen de roda livre , proporciona beneficio consistente na artrose do joelho. A marcha em piscina de gua tpida idem. Sugere-se por vezes, o recurso a um centro de recuperao, para ensino do doente.

Vous aimerez peut-être aussi