Vous êtes sur la page 1sur 18

Cap.

2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes DIODOS SEMICONDUTORES Nveis de energia

23

A maneira com que os eltrons se distribuem nas rbitas em torno do ncleo no aleatria. Segue regras bem definidas, que so as mesmas para todos os elementos. Um eltron em rbita tem uma energia potencial que depende da sua distncia at o ncleo e uma energia cintica que depende da sua velocidade. A soma de ambas a energia total do eltron. Aqui no cabe consideraes mais profundas sobre a teoria quntica. Esta diz em linhas gerais que os estados da matria no variam continuamente, mas sim em pequenos intervalos discretos, chamados quanta. No mundo prtico isto no perceptvel, pois os valores so muito pequenos. Mas os eltrons so partculas elementares e o seu comportamento bem definido por tais intervalos. Assim, a energia total que o eltron pode ter definida em valores discretos e, portanto, ele s pode ocupar determinadas rbitas ou nveis de energia. Os nveis possveis so sete e esto representados na Fig. 1. Fig.1 Fig. 2

O nmero mximo de eltrons que cada nvel pode ter limitado segundo o princpio de excluso de Pauli e dado por 2n2 onde n o nmero do nvel. Assim, o nvel 1 poder no mximo ter 2 eltrons, o nvel 2 no mximo 8 eltrons e assim sucessivamente. A natureza estabelece a seguinte regra geral: a estabilizao ocorre na menor energia possvel. Assim, os nveis so preenchidos na seqncia do menor para o maior. Um nvel s poder conter eltrons se o anterior estiver completo. A Fig. 2 acima exibe isso. Os eltrons em cada nvel ocupam subnveis e cada um pode conter um nmero mximo de eltrons e so, de forma similar, preenchidos do menor para o maior. Os subnveis so designados pelas letras s, p, d e f e os valores mximos so respectivamente 2, 6, 10 e 14. Evidente que, por exemplo, o nvel 1 s pode ter o subnvel s, pois o nmero mximo do nvel 2. J o nvel 2 pode ter os subnveis s e p e assim sucessivamente.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Valncia

24

A Fig. 3 d o exemplo da distribuio dos eltrons em um tomo de cobre, com nmero atmico 29. O nvel mais externo (4, neste exemplo) chamado de nvel de valncia e os eltrons presentes nele so os eltrons de valncia.

O nmero de eltrons de valncia um fator importante do elemento. Ele define a capacidade do tomo de ganhar ou perder eltrons e de se combinar com outros elementos. Muitas das propriedades qumicas e eltricas dependem da valncia. A conveno adotada para a representao grfica da distribuio de eltrons no tomo do elemento a indicao seqencial dos nveis e respectivos subnveis, com o nmero de eltrons de cada subnvel colocado na forma de expoente. Para este caso do cobre: 1s22s22p63s23p63d104s1.

Bandas de energia Quando os tomos no esto isolados, mas, juntos em um material slido, as foras de interao entre os mesmos so significativas. Isso provoca uma alterao nos nveis de energia acima da valncia. Podem existir nveis de energia no permitidos, logo acima da valncia. Para que um material conduza eletricidade, necessrio que os eltrons de valncia, sob ao de um potencial eltrico aplicado, saltem do nvel de valncia para um nvel ou banda de conduo. Conforme Fig. 4, em um material condutor no existem nveis ou banda de energia proibida entre a conduo e a valncia e, portanto, a corrente flui facilmente sob a ao do campo eltrico.

J um material isolante tem uma larga banda proibida entre a valncia e conduo. E dificilmente haver conduo da corrente.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Os semicondutores possuem bandas proibidas com larguras intermedirias. Isto significa que podem apresentar alguma conduo, melhor que os isolantes e pior que os condutores.

25

Impurezas Conforme j dito, a capacidade de um tomo de se combinar com outro dependem do nmero de eltrons de valncia. A combinao s possvel quando este menor que 8. Elementos com 8 eltrons de valncia no se combinam. So estveis e inertes. Consideramos agora o silcio, que o semicondutor mais usado e tem 4 eltrons de valncia.

No estado puro, cada par de eltrons de tomos distintos formam a chamada ligao covalente, de forma que cada tomo fique no estado mais estvel, isto , com 8 eltrons na camada externa. O resultado uma estrutura cristalina homognea conforme Fig. 5. Na realidade tridimensional. Est representada de forma plana (achatada) para simplificar o desenho. At agora, nada de novo. O material continua um semicondutor. Entretanto, quando certas substncias, chamadas impurezas so adicionadas, as propriedades eltricas so radicalmente modificadas. Se um elemento como o antimnio, que tem 5 eltrons de valncia for adicionado, e alguns tomos deste substiturem o silcio na estrutura cristalina, 4 dos 5 eltrons iro se comportar como se fossem os de valncia do silcio e o excedente ser liberado para o nvel de conduo (Fig. 6).

O cristal ir conduzir e, devido carga negativa dos portadores (eltrons), denominado semicondutor tipo n.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Agora a situao inversa conforme Fig. 7.

26

Uma impureza com 3 eltrons de valncia (alumnio, por exemplo) adicionada. Alguns tomos de silcio iro transferir um eltron de valncia para completar a falta no tomo da impureza, criando um buraco positivamente carregado no nvel de valncia e o cristal ser um semicondutor tipo p, devido carga positiva dos portadores (buracos). Diodos semicondutores Os primeiros componentes eletrnicos foram as vlvulas terminicas, descobertas pelo cientista ingls J. A. Fleming em 1882 nos Estados Unidos (Fig.1B).

Fig.1B Diodo Smbolo Vlvula Eletrnica Fig.2B

Com o surgimento do semicondutor, as vlvulas foram sendo substitudas devido s vantagens que o semicondutor apresenta em relao s vlvulas: a) Os diodos semicondutores so muito menores do que as vlvulas, b) O diodo semicondutor gasta bem menos energia, porque no precisa do aquecimento de um filamento para funcionar (semelhante a uma lmpada incandescente), c) O funcionamento do diodo semicondutor instantneo, enquanto a vlvula levava vrios segundos at aquecer para funcionar, d) As vlvulas eram frgeis porque o invlucro era de vidro. A Fig. 2B exibe um diodo e seu smbolo. Como funcionam os diodos semicondutores A funo genrica dos diodos conduzir a corrente em apenas um sentido. Podemos encontrar os diodos desempenhando tambm vrias funes especficas: como retificao em fontes de alimentao, regulagem de tenso, proteo, deteco de sinais de rdio, emisso e deteco de luz, funes lgicas e inmeras outras funes que sero estudadas posteriormente. Os diodos semicondutores so fabricados a partir de materiais chamados cristais. Os cristais encontrados na natureza esto para a categoria dos isolantes, porm, quando passam por processos qumicos que misturam industrialmente certas substncias, o cristal modifica suas caractersticas semicondutoras e passa a apresentar variaes de conduo que vo da isolao a uma conduo intensa de corrente.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

27

O processo de mistura e alterao das caractersticas do cristal semicondutor chamado dopagem, e as propriedades semicondutoras do cristal dopado (misturado) so a base da eletrnica atual. Os materiais com relao capacidade de conduzirem corrente so divididos em condutores, semicondutores, e isolantes. Os condutores se caracterizam pela grande quantidade de eltrons livres. Quanto mais eltrons livres, maior corrente eltrica poder se movimentar pelo material. So materiais que permitem a passagem da corrente eltrica com facilidade. Os metais so bons condutores. Os melhores materiais condutores so o ouro e a prata. O mais usado devido ao baixo custo o cobre. Os isolantes ao contrrio, so materiais que quase no tm eltrons livres. Devido a isso, os eltrons que esto firmemente presos aos seus tomos dificultam ou colocam alta resistncia passagem da corrente eltrica. A borracha, a cermica, a madeira seca, os plsticos, so exemplos de isolantes. Os semicondutores so materiais que ficam no meio, isto , geralmente apresentam alta resistncia, porm, bem menor que os isolantes. Os cristais, que na natureza esto no estado prximo aos isolantes, quando submetidos aos processos de misturas qumicas em laboratrio (DOPAGEM), modificam seu estado de conduo de acordo com a polaridade aplicada. Funes dos diodos Para que serve um componente que s deixa passar corrente quando polarizado diretamente? Essa caracterstica dos diodos pode ser usada para realizar muitas funes importantes nos circuitos eletrnicos: a) Retificao de tenses alternadas, b) Deteco de sinais de rdio, c) Emisso de luz, d) Sensores sensveis luz, e) Regulagem de tenses, (f) Limitao de picos de sinais, g) Proteo contra inverso de polaridade, etc. As junes semicondutoras Se pegarmos dois pedaos de cristal semicondutor conforme a Fig. 2C, sendo um dos pedaos dopado para apresentar falta de cargas negativas, tornando-se, portanto, positivo ou tipo P e o outro pedao dopado passa a apresentar excesso de carga negativa, sendo chamado tipo N, ao juntar os dois pedaos tipo P e tipo N formam o dispositivo exibido na Fig.1 chamado diodo semicondutor. No ponto de unio formada a juno semicondutora. Atualmente a juno semicondutora a base da eletrnica atual. Os componentes eletrnicos (diodos, transistores, etc.) apresentam a juno semicondutora. No ponto da juno ocorre um fenmeno chamado recombinao, onde alguns eltrons do material N passam para o material P na tentativa desses materiais voltarem ao estado de equilbrio. Ocorre o fenmeno da recombinao das cargas positivas com as negativas na juno PN para restabelecer o equilbrio. Na juno semicondutora essa recombinao provoca uma regio chamada barreira de potencial, onde h falta de cargas livres. A falta de cargas livres causa uma resistncia e conseqentemente, uma queda de tenso que no silcio fica em torno de 0,6V e para as junes de germnio, em torno de 0,2V.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

28

O diodo pode funcionar de duas formas: polarizado no sentido direto e polarizado no sentido reverso. A Fig.3b exibe a polarizao no sentido direto em que o diodo permite a passagem da corrente com uma pequena resistncia provocada por uma queda de tenso em torno de 0,6 V a 0,7 V para o silcio e 0,2V a 0,3 V para o germnio. Fig. 3b

Fig. 2C

Fig. 4b

Na Fig.4b temos o diodo polarizado reversamente impedindo a passagem da corrente. O diodo apresenta ento uma resistncia muito alta devida atrao das lacunas (cargas positivas) pelo plo negativo da bateria e da atrao das cargas negativas (eltrons) pelo plo positivo da bateria. O efeito de alargamento da juno provocando uma zona desrtica, uma zona onde no h cargas sobrando (positivas e negativas) para se movimentarem pela juno. Na Fig.5b vemos a forma fsica de alguns tipos de diodos e seu smbolo usado nos esquemas de equipamentos eletrnicos. A letra A representa o terminal chamado anodo e a letra C ou K representa o terminal chamado catodo. Fig. 6b

Fig. 5b

Para o diodo conduzir polarizado diretamente preciso que o anodo fique positivo em relao ao catodo. E para polarizar o diodo reversamente de modo a no haver conduo, o anodo ligado ao negativo da bateria e o catodo ao positivo conforme exibe a Fig.6b. Observe tambm as quedas de tenses para o diodo de germnio e silcio exibidos na Fig.7b.

Fig. 7b

Fig. 8

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Caractersticas eltricas dos diodos retificadores

29

Na Fig.8 analisamos com a ajuda de um grfico, o comportamento do diodo semicondutor. A partir de tenses muito baixas, o diodo comea a conduzir corrente e a mesma s limitada pela resistncia da carga ligada em srie com o diodo, caso contrrio, a corrente seria to intensa que queimaria o diodo. O grfico da Fig.8 exibe que para uma tenso reversa h um limite mximo chamado ruptura inversa, onde a barreira de potencial na polarizao reversa rompida e o diodo passa a conduzir livremente nos dois sentidos. Neste caso dizemos que o diodo est em curto (curto circuito), e perder as caractersticas prprias do diodo. Existem diversos tipos de diodos, a diferena entre um e outro est nas caractersticas eltricas: Os manuais de diodos exibem duas caractersticas bsicas para o diodo semicondutor: a) A tenso reversa abreviada por Vrm. b) A corrente direta Ifm. A Tenso reversa Vr representa a tenso mxima que o diodo suporta quando est polarizado reversamente. Se ultrapassarmos esse parmetro o diodo se danificar (queima). A Corrente direta If diz quanto o diodo suporta de corrente quando polarizado no sentido direto. Ultrapassar esse parmetro provoca a "queima" do diodo. Na Fig.9 temos os cdigos que so impressos nos corpos de alguns diodos e os valores de Vr e If.

Fig. 09

Testando um diodo retificador Para testar um diodo retificador com multmetro analgico devemos chavear o multmetro inicialmente na escala mais baixa de resistncia e aplicar as pontas de prova nos dois sentidos, direto e reverso. No sentido direto, o multmetro indica baixa resistncia e no sentido inverso indicada alta resistncia ou infinito. Posteriormente, chaveamos o multmetro para a escala mais alta de resistncia e a leitura da resistncia para os diodos retificadores de silcio deve ser infinita ou acima de 20 MOhms. Se o diodo conduzir nos dois sentidos na escala baixa ou alta, dizemos que o diodo est em curto. Se o diodo no teste da escala mais alta apresentar uma resistncia menor que 20 MOhms, dizemos que o diodo est com fuga. Se o diodo em qualquer escala de resistncia no conduz em nenhum dos sentidos dizemos que o diodo est aberto. Para testar um diodo de silcio (maioria) com multmetro digital basta colocar a chave seletora na posio onde aparece um smbolo de diodo. Se a leitura estiver entre 0,6 a 0,7 aproximadamente para um diodo de silcio (maioria), o diodo est bom, caso contrrio, est com defeito.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Circuitos Prticos usando diodos retificadores

30

Um circuito muito importante e obrigatrio em todo equipamento eletrnico a fonte de alimentao. As fontes mais simples so as pilhas e baterias. As baterias so associaes de pilhas. Essas associaes podem ser em srie para aumentar a tenso ou em paralelo para aumentar a corrente. Em alguns casos, as pilhas so associadas ao mesmo tempo em srie e paralelo para aumentar tanto a tenso quanto a corrente. Na Fig.10, o esquema exibe uma das inmeras funes do diodo que evitar a inverso da polaridade da bateria, caso contrrio poderia danificar o aparelho eletrnico. RL1 um resistor, representa o aparelho ligado em srie com o diodo, esse resistor chamado resistor de carga (RL). A carga todo circuito ligado fonte. O diodo precisa ter caractersticas tcnicas em termos de Vrm e Ifm, capazes de suportar as necessidades de tenso e corrente da carga. Fig. 11

Fig. 10

Retificao da tenso AC Muitos aparelhos eletrnicos funcionam a partir da rede de distribuio eltrica 110 ou 220V, com a inteno de economizar o alto custo das baterias atuais. A tenso alternada (AC) inverte de polaridade 30 vezes por segundo em cada ciclo, enquanto o ciclo completo da AC = 60Hz. Os aparelhos eletrnicos no podem trabalhar sendo alimentados com tenso AC, pois as constantes inverses de polaridade danificariam tais aparelhos. As fontes de alimentao dos aparelhos eletrnicos precisam transformar a tenso AC em DC (tenso contnua). Para realizar essa tarefa usamos os diodos num processo chamado retificao. Na Fig.11 observamos um grfico com a forma de onda senoidal (AC). Na Fig.12 exibido um diodo trabalhando como retificador de meia onda. Fig. 13

Fig. 12

O diodo tendo seu anodo ligado a um transformador abaixador de tenso s permite a passagem dos semiciclos positivos, ou seja, s h conduo de corrente quando o anodo est mais positivo em relao ao catodo, quando aplicado o semiciclo positivo da tenso AC ao anodo do diodo. A Fig. 13 exibe a retificao negativa. A Fig. 14 exibe em detalhes como fica a forma de onda AC aps a retificao.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Fig. 14

31

Fig. 15

Fig. 16

FILTRO Aps a retificao temos uma tenso contnua pulsante, porque no ocorre inverso de polaridade, porm, a tenso fornecida de forma descontinuada como se o aparelho alimentado dessa forma ligasse e desligasse 60 vezes por segundo. Nenhum aparelho eletrnico funciona corretamente nessas condies. Por esse motivo, o diodo na sua funo retificadora ter de ser auxiliado por um componente capaz de fornecer energia enquanto o diodo no estiver conduzindo. Essa funo feita pelo capacitor conforme mostrado na Fig.15. Quando o diodo polarizado diretamente, a carga recebe alimentao e o capacitor de filtro carregado. Quando o diodo polarizado reversamente ele no conduz, no entanto, o capacitor carregado se descarrega na carga fornecendo a energia que o diodo no fornece quando no conduz. A Fig.16 exibe em um grfico o resultado aps a retificao e filtragem. A retificao em meia onda sem capacitor de filtro reduz a tenso de entrada em 50 %. O capacitor de filtro repe a metade da tenso perdida com a mesma polaridade enquanto a carga for de pouco consumo. Se a carga for de consumo elevado a filtragem deficiente aumentando o "ripple", um resduo de ondulao que permanece. Na Fig.17 so analisados os dois casos. Fig.17

Na Fig. 18, exibe uma comparao entre a retificao em onda completa e 1/2 onda. Em 1/2 onda (Fig. 18b) os espaos entre cada semi ciclo positivo. Enquanto na Fig. 18a, os espaos so bem menores entre os semiciclos, e todos os semiciclos se tornam positivos. Se invertermos os diodos, os semiciclos apareceriam invertidos. Essas formas de ondas podem ser visualizadas facilmente atravs de um instrumento chamado osciloscpio.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

32

Na Fig.18a analisamos graficamente a tcnica de retificao chamada onda completa. Em onda completa toda a energia fornecida pelo secundrio do transformador aproveitada. O transformador apresenta no secundrio um terminal central chamado CT (Center Tape). Esse terminal provoca uma inverso de 180 (180 graus) invertendo o semiciclo negativo e transformando o mesmo em semiciclo positivo. Observe as formas de onda junto aos esquemas.

Fig. 18a Fig. 18b CT

A melhor forma de retificao da tenso AC como j analisamos a chamada retificao em onda completa veja na Fig.18a. A retificao em onda completa retifica toda a tenso AC sem perdas. Projeto Prtico de fonte de alimentao Sero dados alguns princpios prticos e tericos um pouco mais desenvolvidos, para que voc seja capaz de projetar uma fonte de alimentao simples, contudo, de timo desempenho no limite de 2A. Para correntes maiores ser preciso falar sobre estabilizao de tenso, ainda nessa apostila. Como no novidade, uma fonte de alimentao o corao de qualquer equipamento eletrnico. da fonte que o equipamento eletrnico retira a energia necessria ao seu bom funcionamento. No adianta montar um super computador, por exemplo, com recursos de ltima gerao e lig-lo a uma fonte de m qualidade, o mesmo que, comprar uma Mercedes altamente sofisticada e abastec-la com gasolina de procedncia duvidosa. 1 Exemplo: Projetar uma fonte de alimentao sem regulagem, para alimentar um amplificador com as seguintes especificaes: a) Tenso de alimentao 9V, b) potncia 0,5W (500mW). O circuito da fonte ter retificao em onda completa, porque tem maior eficincia (menos ripple ou menor rudo) em relao retificao em 1/2 onda. A eficincia tem relao com o ripple, um resduo de oscilao que permanece aps a filtragem. Como j vimos, esse ripple maior nas fontes em meia onda e indesejvel, porque produzem rudos interferindo no desempenho do aparelho eletrnico que precisa de tenso contnua pura, sem oscilaes da tenso de alimentao, ou pelo menos to pequena, que possa ser considerada desprezvel.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

33

1 Passo: clculo do transformador de fora. O transformador tem a funo de reduzir a tenso da rede eltrica (110/220V), porque geralmente os equipamentos eletrnicos trabalham com tenses bem menores. Alm dessa caracterstica de reduzir o excesso de tenso, o transformador isola a tenso da rede em relao ao circuito, protegendo no s o circuito, quanto o usurio contra eventuais choques perigosos vindos diretamente da rede. a isolao possvel porque o transformador geralmente construdo com pelo menos dois enrolamentos separados (no interligados). Um desses enrolamentos chamado PRIMRIO, onde aplicada a tenso vinda da tomada ligada a rede eltrica. O outro enrolamento chamado de secundrio, onde tiramos a tenso j reduzida. A corrente fornecida pelo secundrio do transformador dever ser maior que a corrente solicitada pela carga, pelo menos 50% maior, para o transformador funcionar com folga (margem de segurana) sem aquecer muito. Ento para o transformador temos: V1 =Tenso do primrio: 110 / 220 V. V2 =Tenso do secundrio: 9 + 9 VRMS com center tape. I2 = Corrente do secundrio com base na corrente da carga. Como no foi dada a corrente da carga, a mesma pode ser determinada usando a frmula: ILR = PRL / VRL, onde ILR = corrente da carga, PRL = potncia da carga, e VRL = tenso da carga. 0,083 Usaremos, portanto, um transformador para aproximadamente 100 mA ou mais, que um valor comercial mais prximo do calculado. 2 Passo: clculo dos diodos retificadores. Escolhemos margem de segurana MS 100% ou duas vezes maior (mnimo) do que a tenso de pico Vp. Em projetos mais cautelosos podemos usar MS 10 vezes o valor de Vp. Vrrm = 2 Vp + 100% Vp = V2 . 2 . 2 Ento Vrm = 9V. 2 . 2 12,72 . 2 25,44V. Ifm = IL + MS = I2 = 100mA. Observao: Numa fonte, cada diodo conduz alternadamente a metade da corrente em cada semiciclo. Porm, na prtica, a corrente inicial de carga do capacitor muito alta. Neste caso devemos considerar a corrente de surto, a corrente inicial quando o capacitor estiver descarregado. A corrente de surto dada por Is = Vp /RL. RL = V2 / P. Assim o diodo retificador dever ser capaz de suportar pelo menos 2 (duas) vezes mais a corrente de carga inicial. Como o capacitor se carrega com a tenso mxima (Vp), h tambm Is, uma corrente de carga do capacitor inicialmente alta. Por esse motivo, os projetistas preferem as fontes de alimentao com retificao feita por quatro diodos (ponte retificadora) que ser estudada em outro exemplo. A ponte retificadora suporta, picos de tenso reversa e picos de corrente direta muito maior do que apenas dois diodos e assim aumenta a margem de segurana. Neste 1 exemplo, dois diodos retificadores, comercialmente muito populares e de baixo custo, so os 1N4004, capazes de suportarem 1A quando polarizados diretamente (Ifm), e 400V de tenso mxima reversa (Vrm), satisfazendo muito alm do necessrio. 3 Passo: clculo do capacitor de filtro. C = T . (Imax / Vond)

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Onde: C = capacitncia do capacitor de filtro em F.

34

T = perodo ou tempo de descarga do capacitor = 1/F (frequncia). Para uma boa filtragem = 120Hz (onda completa) Imax = mxima corrente da carga (RL) = PRL / VRL Vond = tenso de ondulao, aproximadamente 10% VRL C = T . (Imax / Vond) C = 1/ 120 . 0,055 / 0,9V = 0,008 . 0,055 / 0,9 = C = 0,008 . 0,061 = 488F O valor comercial mais prximo = 470 F. No devemos esquecer-nos da tenso de trabalho do capacitor (Vc) que dever ser pelo menos o dobro da tenso Vp (tenso mxima de pico sem carga). Neste caso escolheremos para a tenso de trabalho do capacitor: Vc = Vp + 100% = 13V + 100% 26V. Quando a fonte tiver de fornecer correntes acima de 2 Ampres, o capacitor de filtro apresenta uma capacitncia muito grande para reduzir adequadamente o ripple. A soluo usar um circuito de regulao de tenso com auxlio de transistores. Esse tipo de fonte ser analisado na apostila sobre transistores. preciso alertar para o fato de no devermos exagerar nos valores das especificaes muito para cima alm do necessrio, porque quanto maiores so as especificaes, maiores os preos dos componentes. Todo projeto dever levar em considerao dois fatores: Custo e desempenho. A melhor relao : MAIOR DESEMPENHO MENOR CUSTO. O circuito final mostrado na Fig. 20. Se o capacitor calculado for muito grande podemos usar capacitores em paralelo de capacitncia menor. Fig. 20

Para uma fonte em onda completa, podemos usar quatro diodos (retificao em ponte que no precisa de tomada central no secundrio do transformador). Essa configurao suportar o dobro da tenso de entrada devido conduo de dois diodos em srie que formam um divisor de tenso Fig. 22. Usaremos os mesmos procedimentos lembrando no entanto, que em onda completa, devemos usar dois ou quatro diodos com as mesmas caractersticas.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes FONTE DE ALIMENTAO SIMTRICA A fonte de alimentao simtrica apresenta na sada, um ou mais pares de tenses iguais, porm com polaridades invertidas.

35

Estas fontes geralmente so usadas em circuitos comparadores, conversores AD (analgico digital) e microprocessadores. Geralmente apresentam circuitos reguladores para aumentar o desempenho. As melhores so as digitais, tambm conhecidas como Fontes Chaveadas. Observe que cada capacitor de filtro faz a filtragem independente para cada sada (positiva ou negativa). Quando as cargas apresentam a mesma potncia, basta calcular um dos capacitores, porque o outro igual. O mesmo vale para os reguladores de tenso em cada sada. TENSO RMS, TENSO DE PICO E TENSO MDIA NA CARGA A tenso RMS (Root Mean Square) ou Tenso Eficaz ou Valor Eficaz a tenso que alimenta a carga de forma contnua (sempre com o mesmo valor). Enquanto A tenso MXIMA ou de PICO (Vp) so valores momentneos no eficazes. Exemplo, uma tenso senoidal de 155V de pico aplicada a uma resistncia de 100 Ohms. Desta forma, 155 V de pico equivale a 110V contnuos (RMS) sobre o mesmo resistor e a dissipao de potncia ser a mesma. Para calcular a tenso RMS aplicada carga temos: VRMS = Vp x 0,707. Assim, o valor RMS calculado ser sempre MENOR do que Vp (tenso de pico). Observao: Alguns multmetros digitais so capazes de medirem a tenso RMS diretamente. So chamados multmetros TRUE RMS. Para calcular a tenso de pico (Vcap ou Vp), basta conhecer o valor RMS desejado e aplica-se a seguinte equao: Vp (tenso de pico) = Vrms (tenso eficaz) x 2. TENSO MDIA na carga o valor medido pelo multmetro aps os diodos retificadores. Quando a fonte for meia onda = VCC (tenso mdia na carga) = Vp / . LEMBRE-SE: Vp = Vrms . 2 Para fontes com retificao em onda completa usamos: VCC = 2 Vp / . Quando houver capacitor de filtro, Vcc aproximadamente = Vp. Para maior preciso: Vcc = Vp (Vond /2), onde Vond = tenso de ondulao (ripple). vlido tanto para tenso mdia na carga em 1/2 onda, quanto em onda completa.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Quando o circuito no precisa de grande preciso nos clculos, como nas fontes mais simples, nominal ou de operao da carga.

36

A CORRENTE MDIA na carga = IDC = Vcc / RL; Vcc depende dos valores assumidos nos clculos vistos anteriormente. TENSO MDIA NA CARGA 1/2 ONDA E ONDA COMPLETA COM OU SEM FILTRO Obs: A Fig. 21 exibe um circuito que pode ser simulado bastando ter o programa Multsim 2001. Tenso RMS = 24VAC Vp ou Vp (Tenso de pico) = 33,94 2 Vcc = Vp / = Tenso mdia na carga em 1/2 onda sem capacitor de filtro Vcc = 2Vp - Vd / = Tenso mdia na carga em onda completa com transformador, center tape e sem capacitor de filtro. Vcc = 2Vp - 2Vd / = Tenso mdia na carga em onda completa em ponte e sem capacitor de filtro. Com capacitor de filtro temos: Vcc Vp (Vond / 2). Icc (corrente mdia na carga) = Vcc / RL (Vcc depende das consideraes e valores estimados anteriormente).

Fig. 21 Meia Onda

Fig.22 Ponte retificadora Onda Completa

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

37

A Fig. 23 exibe as expresses que calculam VCC e VRMS conforme o tipo de retificao e sem capacitor de filtro.

Fig. 23

Fontes de Alimentao Reguladas As fontes simples apresentam uma variao na intensidade da tenso fornecida carga que depende do consumo da carga. Tal variao pode ser prejudicial ao bom funcionamento da carga. Em equipamento de som, uma fonte sem regulagem pode provocar roncos e zumbidos misturados ao som. Em equipamento de vdeo, a imagem poder apresentar interferncias e deformaes. A forma mais simples de regulagem usando um diodo zener. Fig. 24
Fig.25

VZ

Para cargas mais potentes acima de 2W preciso usar transistores de potncia para auxiliar o diodo zener. Sabemos que para os diodos comuns, existe uma tenso mxima reversa (Vrm) que se ultrapassada queima o diodo. Existem diodos fabricados de modo a trabalharem com essa tenso inversa mxima sem problemas. O zener um deles. Na Fig.24 analisamos as caractersticas de um diodo zener.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes

38

O ponto de ruptura inversa, destacado no grfico por VZ na Fig.24, a tenso zener (Vz). Quando o diodo zener atinge a tenso zener (Vz), a corrente representada por uma linha vertical para baixo no quadrante III do grfico. Por mais que aumente a tenso Vz, Iz no altera permanecendo sempre a mesma. Essa interessante caracterstica do diodo zener usada para regular tenso. Veja na Fig.25 como o zener ligado para regular tenso em fontes de alimentao. O zener alm de ficar polarizado reversamente, fica em paralelo com a carga (circuito alimentado). A fonte tem que ter uma tenso maior do que a do diodo zener, pelo menos 3V maior. Se o zener em anlise regular uma tenso de 9V (tenso zener ou Vz=9V), a fonte deve fornecer no mnimo 12V, isto , deve ser maior que Vz em torno de 30% ou mais, para garantir a operao na regio de polarizao inversa estvel = Vz. Quando a carga tende a consumir menos corrente (menor potncia), isso pode provocar elevao da tenso da fonte ou maior presso eltrica para vencer a maior resistncia da carga. Essa elevao pode em certos casos chegar a mais de 15V para uma fonte de 12V, e isso prejudicial para o bom funcionamento do circuito alimentado. Nesse caso, o zener age como uma vlvula reguladora dessa presso eltrica, conduzindo (desviando) certa quantidade de corrente, limitada por um resistor em srie com o zener, forando a reduo da tenso da fonte (presso eltrica). Ao contrrio, quando a carga consome mais corrente aumentando a potncia e provocando reduo da tenso (presso eltrica) da fonte, o zener conduz menos, desviando menos corrente no sentido contrrio para o negativo da fonte. Isso faz a tenso aumentar de modo continuar com os mesmos 9V do nosso exemplo. Podemos encontrar zeners regulando desde 2 a 200V. A maioria trabalha com baixas potncias, precisando do auxlio de transistores para aumentar sua potncia de estabilizao de tenses. O transistor ser assunto da prxima apostila, aps o estudo dos diodos. Podemos determinar o valor do resistor limitador da corrente do zener conhecendo a potncia da carga e estabelecendo uma potncia de pelo menos o dobro para o zener. Se tivermos uma carga alimentada por 6V e potncia 200mW, ser preciso um zener para regular 6V (mesma tenso da carga) e potncia 400mW (0,4W). A Fig. 26 exibe uma fonte usando um diodo regulador zener.

Fig. 26

Para projetarmos uma fonte usando um zener regulador podemos usar o seguinte exemplo de clculo: Ve = tenso de entrada sem regulagem, no mnimo 30% maior do que Vz. Neste caso = 15 V Vz = Tenso zener = VRL = 6V, Pz = potncia Zener = PRL + MS ( 100%) Izmax (corrente mxima do diodo zener = Pz/Vz) = 0,066A Izmin (corrente mnima para operao de regulagem segura para o zener que dever ser no mximo = 10% de Izmax = 0,006A.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Iz = Corrente mdia do Zener = Izmax + Izmin / 2 (mdia entre Izmax + Izmin) = 0,066 + 0,006 = 0,072 /2 = 0,036.

39

Irs = Corrente no resistor limitador RS; ento, Irs = Iz + IRL = corrente mxima da carga 0,066 + 0,036 = = 0,102A. Rs = resistor limitador de Iz = Ve Vz / Irs Rs = 15V 6V / 0,102A = R = 88. A potncia do resistor = PRS = [(Ve Vz) x Irs] + MS ou PRS = [R x (Irs)] + 100% Devemos comprar um resistor com valor de resistncia e potncia comercial mais prximo do valor calculado. Uma srie de diodos muito usada a BZX79C da Philips Components. Um exemplo para saber ler o cdigo o BZX79C2V1, onde o 2V1 corresponde tenso de 2,1V (o V substitui a vrgula decimal). Outro exemplo: BZX79C12V, corresponde a um diodo de 12V. A Fig.27 exibe uma tabela indicando as caractersticas tcnicas encontradas para essa srie.

Fig. 27

O praticante de eletrnica deve ter sempre ao alcance das mos, manuais de equivalncia de componentes, porque alm de informaes sobre as caractersticas tcnicas (tenso mxima, corrente mxima, potncia mxima, etc.), esses manuais indicam os substitutos quando no possvel encontrar nas lojas de componentes eletrnicos o original. Atualmente, a Internet uma fonte de informaes de grande importncia na rea da eletrnica.

Cap. 2 - Eletrnica Linear Diodos: Teoria e Aplicaes Testando um Zener

40

Um diodo zener basicamente testado como se fosse um diodo normal, na escala de medio de semicondutores: conduz no sentido direto e no conduz no sentido inverso. Se usarmos um multmetro analgico numa escala mais alta de resistncia, o resultado pode indicar uma fuga. Isso normal, porque todo zener possui uma fuga dependente da tenso zener que devido ao valor da tenso regulada pelo zener. Portanto, quanto menor for o valor da tenso zener (Vz), maior a fuga e quanto maior a tenso Vz, menor a fuga. Se voc tiver dvidas com relao fuga de um zener, basta voc testar outro zener de preferncia novo e que apresente o mesmo cdigo. Em seguida, compare os resultados. Os resultados devem ser iguais. Este teste chamado teste por comparao que pode ser usado para testar qualquer componente em caso de dvida sobre seu estado.

Vous aimerez peut-être aussi