Vous êtes sur la page 1sur 4

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL (SIGMUND FREUD)

1. SEXUALIDADE E LIBIDO

Libido: uma fonte original de energia afetiva que mobiliza o organismo na perseguio de seus objetivos, podendo ser dividida em Pulso de Vida (Eros) e Pulso de Morte (Thanatos). A libido sofre progressivas organizaes durante o desenvolvimento em torno de zonas ergenas corporais. Uma fase de desenvolvimento uma organizao da libido em torno de uma zona ergena, dando uma fantasia bsica e um tipo de relao de objeto do mundo externo, o qual poder ser tanto uma pessoa quanto um ser inanimado. A libido uma energia voltada para a obteno de prazer, princpio do prazer (id). uma energia sexual no sentido de que toda busca por afeto ou prazer ertica ou sexual. H uma tendncia natural para o desenvolvimento sucessivo das fases. Caso surja uma angstia muito forte num dado momento da evoluo, como resultado do temor de se ligar a um objeto, cria-se um ponto de fixao. A fixao um momento no processo evolutivo onde paramos, por no poder satisfazer um desejo ou satisfaz-lo demais. Ex: fase oral (personalidade paranide, esquizofrnica, bipolar, depressiva ou melanclica); fase anal (personalidade obsessiva); fase flica (histeria). Se a angstia for muito forte, ocorre a regresso. A neurose definida por Freud como um infantilismo psquico

2. FASES DE DESENVOLVIMENTO

2.1. Fase oral Ao nascer, o beb perde a relao simbitica que possua com a me. A criana inicia sua adaptao ao meio. Respirar marca o ponto inicial da independncia humana.

A luta inicial pela manuteno do equilbrio homeosttico. A primeira identidade marcada pelo eu corporal. Ao nascer, a estrutura inicial mais desenvolvida a boca. pela boca que o beb comear a provar e conhecer o mundo (balbuciar, colocar objetos na boca, mamar, morder...) A primeira e mais importante descoberta afetiva: o seio. O seio o depositrio de seus primeiros amores e dios. Neste momento o beb ama pela boca e a me ama pelo seio. A libido est organizada em torno da zona oral e o tipo de relao ser a incorporao/ introjeo. A criana incorpora o leite e o seio e sente ter a me dentro de si. Resqucios nos comportamentos adultos: canibalismo, comunho, beijar, roer unhas, oralidade, transtornos alimentares (bulimia e anorexia).

2.2. Fase anal

No segundo ano de vida, a libido passa da organizao oral para a anal. No segundo e terceiro anos de vida, d-se a maturao do controle muscular (esfncter) na criana. o perodo em que se inicia o andar, o falar e em que se estabelece o controle dos esfncteres (fezes e urina). Desenvolve-se o sentimento de que a criana tem suas coisas, coisas que ela produz e pode ofertar ou negar ao mundo. A libido passa a organizar-se sobre a zona ergena anal. A fantasia bsica ser ligada ao valor simblico das fezes. As relaes sero estabelecidas em termos de projeo, soltar ou controle.

2.2.1. O valor simblico dos produtos anais

Quando a criana ama e sente que amada pelos pais, cada elemento que a criana produz sentido como bom e valorizado. A criana sente-se livre e estimulada a produzir. Caso as relaes de angstia predominem sobre as relaes de amor, os primeiros produtos infantis passam a ser armas destrutivas que agridem o mundo. Resqucios da fase anal na idade adulta: perfeccionismo, liderana, controle, dificuldade ou facilidade em lidar com o dinheiro e o poder, tendncia s artes.

2.3. Fase flica

Por volta dos trs anos de idade, a libido passa a se organizar sobre os genitais. Desenvolve-se o interesse infantil pelos genitais. A masturbao torna-se frequente e normal. A preocupao com as diferenas sexuais contaminam at a percepo dos objetos/pessoas. A discriminao entre os sexos se d pela presena ou ausncia do rgo sexual masculino. Descoberta da identidade sexual. A tarefa bsica deste momento consiste em organizar os modelos de relao entre o homem e a mulher. Forma-se na criana uma espcie de busca de prazer junto ao sexo oposto. aprendendo a amar em casa que a criana se tornar o adulto capaz de amar fora. Se aprender a amar uma relao positiva, o amor incestuoso uma relao proibida (Complexo de dipo = apaixonar-se pela figura parental do sexo oposto e odiar a do mesmo sexo). O esquema repressor desencadeado com a entrada do pai ou da me em cena, surgindo o SUPEREGO = leis morais paternas. O pai coloca-se como um interceptor entre o filho e a me. O menino mescla sentimentos de amor e dio pelo pai.

A criana configura o desejo de eliminar aquele que lhe impede o acesso me Complexo de dipo. O menino teme ser castrado pelo pai, como punio, e obrigado a reprimir a atrao sentida pela me. Com esta represso fica encerrada a etapa flica infantil, mas o modelo de busca de um amor heterossexual foi estabelecido.

2.4. Perodo de latncia

Com a represso do dipo, a libido fica deslocada de seus objetivos sexuais. A energia sexual reprimida no pode ser eliminada, mas canalizada para outros contextos, como o estudo, demarcando o perodo escolar da criana. canalizada para o desenvolvimento intelectual e social da criana atravs da sublimao. um perodo intermedirio entre a genitalidade infantil e a adulta. No h nova organizao de zona ergena.

2.5. Fase genital

Alcanar a fase genital constitui atingir o pleno desenvolvimento do adulto normal. Aprendeu a amar, trabalhar e competir. Discriminou seu papel sexual. Desenvolveu-se intelectual e socialmente. capaz de amar num sentido genital amplo e de definir um vnculo significativo e duradouro. A procriao finalidade da vida e os filhos fonte de prazer.

Vous aimerez peut-être aussi