Vous êtes sur la page 1sur 4

Conhea cinco mitos sobre segurana na internet

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130427_mitos_seguranca_online_rw.shtml April 28, 2013

Atualizado em 27 de abril, 2013 - 13:41 (Braslia) 16:41 GMT

Ser que estamos nos dando conta dos perigos que nos Muitos internautas no se do conta dos perigos na navegao cercam na internet? Ou ser que termos como phishing, spam e hackers so s palavras que ainda no entendemos e que simplesmente esperamos que nada disso acontea conosco? Uma pesquisa internacional recente indicou que seis em cada dez internautas utiliza a mesma senha para vrios servios online. Outra pesquisa no Brasil mostrou que uma das senhas mais comuns em servios de e-mail "123456". Situaes como essa mostram que a maioria das pessoas ainda est longe de conhecer os riscos de navegar pela rede. Na relao abaixo, Alan Woodward, professor de informtica da Universidade de Surrey, na Gr-Bretanha, analisa alguns dos mitos sobre como permanecer seguro na internet.

Mito 1 - Voc somente infectar seu equipamento se descarregar ativamente um software


Provavelmente o mais comum dos mitos sobre segurana online de que o computador no pode ser infectado somente por visitar um site na web que contenha um cdigo malicioso. Assim como muitos mitos, esse tem um pouco de verdade. Porm possvel que voc no reconhea o instante em que est dando sua permisso para descarregar o vrus. E com frequncia, os hackers se aproveitam do fato de que os equipamentos podem estar configurados para dar permisso de forma predeterminada para certos tipos de download. Isso deu origem ao fenmeno dos "downloads no desejados". Esses downloads podem acontecer de vrias maneiras, enquanto os piratas informticos

desenvolvem novos mtodos o tempo todo. possvel que a tcnica mais insidiosa se aproveite do que se conhece como "IFrames". A inteno dos IFrames era permitir que as pginas da web tivessem uma mistura de contedo varivel e esttico ao serem construdas, para Para especialista, "as coisas nem sempre so o que parecem na internet" usar os recursos informticos de maneira mais eficiente. Apresentados pela primeira vez em 1997, os IFrames permitem essencialmente incrustar numa pgina material "ativo" proveniente de outro lugar. Quando abusivo, o IFrame pode descarregar em segredo outra pgina que no vista, j que podem ser to pequenos quanto apenas um pixel, e que redirige a navegao a uma pgina que contm um exploit, uma espcie de software que se aproveita da vulnerabilidade de segurana do dispositivo. Se o seu navegador e seu sistema estiverem vulnerveis a esse exploit, ento o malware (cdigo malicioso) pode ser descarregado em seu equipamento. E voc no concordou com nada disso, no mesmo? Uma variante desse primeiro grande mito que as pginas da web no podem ser descarregadas em seu computador sem que voc aperte no boto "OK". possvel que para isso seja necessrio dar um clic em algum site, mas esse clic poderia ter uma inteno diferente da que voc pensa. Um truque habitual pode vir de um site comprometido no qual aparece um quadro - em geral uma propaganda - que voc deve fechar se no se interessar. O ato de fechar o anncio pode ser o clic que inicia um download. As coisas no so sempre o que parecem na internet.

Mito 2 - S os sites de m reputao contm malware


Apesar de ser certo que alguns sites mais duvidosos so afetados dessa maneira com mais frequncia, muitos sites conhecidos tambm esto comprometidos. Um clssico exemplo quando um site permite que comentrios sejam publicados e os formulrios no site no foram protegidos da maneira correta. Algum pode escrever um comentrio com cdigo e esse cdigo pode conter um IFrame.
Maioria das pessoas no se considera um potencial alvo de ataque de hackers Com pginas que muitas vezes so um amalgamado de contedo retirado de vrias fontes, muito difcil para os administradores das pginas fecharem todas as lacunas.

O jornal americano The New York Times descobriu isso em 2009, quando foi enganado ao

publicar um anncio que estimulava os leitores a descarregar um software falso de antivrus. Na internet, deve-se confiar no somente no provedor da pgina, mas em toda a cadeia de suprimento de contedo.

Mito 3 - Sou muito insignificante para ser hackeado


A maioria de ns acreditamos que somos muito insignificantes para sermos atacados por hackers, que esto interessados somente nos peixes gordos. Claro que alguns hackers investem uma grande quantidade de tempo tentando entrar em algum alvo que tenha um alto valor. Entretanto, a maioria dos delinquentes se deram conta h tempos que mais rentvel apontar a vrios alvos de pequeno valor, como eu ou voc. Com a automatizao e o alcance global da internet, s necessrio que uma pequena frao dos alvos d certo para conseguir uma bela recompensa. Pesquisas demonstraram que a razo pela qual os criminosos persistem com estratgias conhecidas h tempos, como os golpes com e-mails nigerianos, que, por incrvel que parea, eles ainda funcionam. Os criminosos investem relativamente pouco tempo e dinheiro, e a quantidade de gente que responde ainda suficientemente alta para fazer valer a pena.

Mito 4- Meu computador no tem nada de valor


Lamento decepcionar voc, mas qualquer computador um tesouro para os delinquentes. O que ocorre com algo to simples quanto sua agenda de contatos? Os criminosos adoram as listas de contatos, j que obtm endereos de e-mail vlidos e a possibilidade de fingir ser... voc! E, logicamnte, quem no entra no site de seu banco, de uma loja, numa pgina do governo ou algo

T odos os equipamentos conectados internet esto vulnerveis, em maior ou menos grau

semelhante em seu computador? Ao fazer isso, voc deixa sua identidade digital no computador. E no h nada que os criminosos amem mais que uma identidade online vlida. Quantas pessoas apagam a memria, os cookies e os arquivos temporrios quando fecham o navegador? Na verdade, por convenincia muitos mantm suas identidades digitais em seus navegadores para que no tenham que iniciar uma sesso a cada vez que querem usar um servio online.

Mito 5 - Meu sistema operacional no vulnervel


O ltimo mito o que conduz mais pronunciada falsa sensao de segurana: que a marca do meu computador ou que meu sistema operacional no so vulnerveis aos problemas de segurana.

Para algumas pessoas, ter a proteo de um firewall - desenvolvido para bloquear o acesso no autorizado ao computador - lhes d segurana. Mas elas no poderiam estar mais equivocadas. Voc pode pensar que est utilizando uma marca de computadores menos popular e que ainda precisa atrair a ateno dos criminosos, e que o firewall pode manter distncia alguns intrusos. Mas todo os equipamentos, se esto conectados internet, esto vulnerveis. Alan Woodward professor-visitante do departamento de informtica da Universidade de Surrey. Ele trabalhou para o governo da Gr-Bretanha e atualmente assessora vrias empresas da Bolsa de Valores de Londres sobre temas como segurana ciberntica, comunicaes secretas e informtica forense.

Leia mais sobre esse assunto

Vous aimerez peut-être aussi