Vous êtes sur la page 1sur 26

sumrio

LGICA:..................................................2
VALORAO DE SENTENAS:..................................................................................................................... 3

DIAGRAMAS LGICOS..............................4
CONJUNO:.............................................................................................................................................. 4 .................................................................................................................................................................. 5 DISJUNO:................................................................................................................................................ 5 DISJUNO EXCLUSIVA:............................................................................................................................. 5 .................................................................................................................................................................. 6 CONDICIONAL SIMPLES:............................................................................................................................. 6 TABELA VERDADE...................................................................................................................................... 7 CONTRADIO......................................................................................................................................... 13

NEGAO:.............................................17 IMPLICAO LGICA:.............................18 EQUIVALNCIAS LGICAS:......................19 PROPOSIES.......................................19 LOGICAMENTE EQUIVALENTES:...............19 LGICA DE ARGUMENTAO..................22
ARGUMENTO OU FORMA DE DEDUO.................................................................................................... 22 VALIDADE DE UM ARGUMENTO................................................................................................................ 22 CORRETO, DEDUTIVO E INDUTIVO............................................................................................................ 24

LGICA:
PROPOSIO: So sentenas que admitem valor lgico verdadeiro ou falso. Na lgica matemtica so representadas por letras. Exemplos: A: O partido dos trabalhadores elegeu o atual presidente do Brasil. ( ) B: Para todo nmero x natural, x + 2 x ( ) P: ( x R ) | ( x 2 = x ) ( No so proposies: Sentenas abertas. )

Indivduo com 50 anos de idade ou mais no poder se inscrever no concurso do TRT/ES.

CONECTIVOS:

x +3 x
Sentenas interrogativas. Hoje vai chover? Citaes. A vida bela. 1) Considere a seguinte lista de sentenas: I Qual o nome pelo qual conhecido o Ministrio das Relaes Exteriores? II O Palcio Itamaraty em Braslia uma bela construo do sculo XIX. III As quantidades de embaixadas e consulados gerais que o Itamaraty possui so, respectivamente, x e y. IV O baro do Rio Branco foi um diplomata notvel. Nessa situao, correto afirmar que entre as sentenas acima, apenas uma delas no uma proposio. 2) Julgue os itens a seguir. Na seqncia de frases abaixo, h trs proposies. Quantos tribunais regionais do trabalho h na regio Sudeste do Brasil? O TRT/ES lanou edital para preenchimento de 200 vagas. Se o candidato estudar muito, ento ele ser aprovado no concurso do TRT/ES.

| |

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA


3) Suponha que P represente a proposio Hoje choveu, Q represente a proposio Jos foi praia e R represente a proposio Maria foi ao comrcio . Com base nessas informaes e no texto, julgue os itens seguintes. Exemplo: A sentena pode representada por P (R Q). ser corretamente

(1) A sentena I pode ser corretamente representada por P ( T). (2) A sentena II pode ser corretamente representada por ( P) ( R). (3) A sentena III pode ser corretamente representada por R P. (4) A sentena IV pode ser corretamente representada por (R ( T)) P. (5) A sentena V pode ser corretamente representada por T (( R) ( P)). VALORAO DE SENTENAS: Nmero de valoraes de sentenas: o n de proposies distintas. Uma proposio:

Hoje no choveu ento Maria no foi ao comrcio e Jos no foi praia.


Exemplo: A sentena representada por P Q. pode ser corretamente

2 n , onde n

Hoje choveu e Jos no foi praia.


4) Considere as sentenas abaixo. I. Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam. II. Fumar no deve ser proibido e fumar faz bem sade. III. Se fumar no faz bem sade, deve ser proibido. IV. Se fumar no faz bem sade e no verdade que muitos europeus fumam, ento fumar deve ser proibido.

Duas proposies:

Trs proposies: V. Tanto falso que fumar no faz bem sade como falso que fumar deve ser proibido; conseqentemente, muitos europeus fumam. Considere tambm que P, Q, R e T representem as sentenas listadas na tabela a seguir. P: Fumar deve ser proibido. Q: Fumar deve ser encorajado. R: Fumar no faz bem sade. T: Muitos europeus fumam. Com base nas informaes acima e considerando a notao introduzida no texto, julgue os itens seguintes.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Para trs proposies:

DIAGRAMAS LGICOS
CONJUNO:

Para duas proposies:

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

DISJUNO EXCLUSIVA:

DISJUNO:

Para duas proposies:

Para duas proposies:

Para trs proposies: Para trs proposies:

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Ou condio suficiente ou condio necessria:

BI CONDICIONAL:

CONDICIONAL SIMPLES:

Para duas proposies:

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Condio suficiente e condio necessria:

d)

Se P, Q e R so proposies verdadeiras determinar o valor lgico das sentenas: TABELA VERDADE a) 5) TABELA VERDADE:

b)

6) TABELA VERDADE:

7) TABELA VERDADE: c)

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

8) TABELA VERDADE:

9)

Nas frias, Carmem no foi ao cinema.

ou Carla princesa, ou Beatriz princesa; ou Beatriz fada, ou Carla fada.


Com essas informaes conclui-se que os papis desempenhados por Ana e Carla so, respectivamente: a) bruxa e fada b) bruxa e princesa c) fada e bruxa d) princesa e fada e) fada e princesa

Sabe-se que sempre que: Denis viaja, Denis fica feliz. Sabe-se, tambm, que: Nas frias, ou Dante vai praia ou vai piscina. Sempre que: Dante vai piscina, Carmem vai ao cinema, E sempre que: Dante vai praia, Denis viaja. Ento, nas frias, a) Denis no viajou e Denis ficou feliz. b) Denis no ficou feliz, e Dante no foi piscina. c) Dante foi praia e Denis ficou feliz. d) Denis viajou e Carmem foi ao cinema. e) Dante no foi praia e Denis no ficou feliz.

11) Homero no honesto ou Jlio justo.


Homero honesto ou Jlio justo ou Beto bondoso.

Beto bondoso ou Jlio no justo. Beto no bondoso ou Homero honesto.

10) Ana, Beatriz e Carla desempenham diferentes papis em uma pea de teatro. Uma delas faz o papel de bruxa, a outra o de fada, e a outra o de princesa. Sabe-se que:

Ou Ana bruxa, ou Carla bruxa; ou Ana fada, ou Beatriz princesa;

Logo, a) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio no justo; b) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio no justo; c) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio justo; d) Beto no bondoso, Homero no honesto, Jlio no justo; e) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio justo.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

12) Maria tem trs carros: um gol, um corsa e um fiesta. Um dos carros branco, o outro preto, e o outro azul. Sabe-se que:

Ou gol branco, ou o fiesta branco, Ou o gol preto, ou o corsa azul, Ou o fiesta azul, ou o corsa azul, Ou o corsa preto, ou o fiesta preto.
Portanto, as cores do gol, corsa e do fiesta so, respectivamente: a) Branco, preto, azul; b) Preto, azul, branco; c) Azul, branco, preto; d) Preto, branco, azul; e) Branco, azul, preto. 13) Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor, e o outro msico. Sabe-se que:

a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. 15) Se Andr culpado, ento Bruno inocente. Se Andr inocente, ento Bruno culpado. Se Andr culpado, Leo inocente. Se Andr inocente, ento Leo culpado. Se Bruno inocente, ento Leo culpado. Logo, Andr, Bruno e Leo so respectivamente: a) Culpado, culpado, culpado. b) Inocente, culpado, culpado. c) Inocente, culpado, inocente. d) Inocente, inocente, culpado. e) Culpado, culpado, inocente 16) Se o jardim no florido, ento o gato mia.

Ou Ricardo mdico, ou Renato mdico, Ou Ricardo professor, ou Rogrio msico; Ou Renato msico, ou Rogrio msico, Ou Rogrio professor, ou Renato professor.
Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so, respectivamente, a) Professor, mdico, msico. b) Mdico, professor, msico. c) Professor, msico, mdico. d) Msico, mdico, professor. e) Mdico, msico, professor.

Se o jardim florido, ento o passarinho no canta. Ora, o passarinho canta. Logo: a) O jardim florido e o gato mia; b) O jardim florido e o gato no mia; c) O jardim no florido e o gato mia; d) O jardim no florido e o gato no mia; e) Se o passarinho canta ento o gato no mia 17) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto.

14) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo.


Assim,
Prof. Augusto Moura

Ento, a) Jogo e no feriado. b) No jogo e feriado. c) feriado e no leio. d) No feriado e leio. e) feriado e jogo. 18) Se Beraldo briga com Beatriz,

MATEMTICA

ento Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, ento Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, ento Beto briga com Bia. Ora, Beto no briga com Bia. Logo: a) Bia no vai ao bar e Beatriz briga com Bia; b) Bia vai ao bar e Beatriz briga com Bia; c) Beatriz no briga com Bia e Beraldo no briga com Beatriz; d) Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz; e) Beatriz no briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz 21. Se Beto briga com Glria, ento Glria vai ao cinema.

23) (ESAF) H trs suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou por mais de um deles, j que podem ter agido individualmente ou no. Sabese, ainda, que: I. Se o cozinheiro inocente, ento a governanta culpada; II. Ou o mordomo culpado ou a governanta culpada, mas no os dois; III. O mordomo no inocente. Logo: a) A governanta e o mordomo so os culpados. b) Cozinheiro e o mordomo so os culpados. c) Somente a governanta culpada. d) Somente o cozinheiro inocente. e) Somente o mordomo culpado. 24) Jos quer ir ao cinema assistir ao filme Fogo contra fogo, mas no tem certeza se o mesmo est sendo exibido. Seus amigos, Maria, Lus e Jlio tm opinies discordantes sobre se o filme est em cartaz ou no. Se Maria estiver certa, ento Jlio est enganado.

Se Glria vai ao cinema, ento Carla fica em casa. Se Jlio estiver enganado. Se Carla fica em casa, ento Raul briga com Carla. Ora, Raul no briga com Carla, logo: a) Carla no fica em casa e Beto no briga com Glria b) Carla fica em casa e Glria vai ao cinema. c) Carla no fica em casa e Glria vai ao cinema. d) Glria vai ao cinema e Beto briga com Glria. e) Glria no vai ao cinema e Beto briga com Glria. Se Lus estiver enganado ento o filme no est sendo exibido. Ou o filme Fogo contra fogo est sendo exibido, ou Jos no ir ao cinema. Verificou-se que Maria est certa. Logo: a) Filme fogo contra fogo est sendo exibido. b) Lus e Jlio no esto enganados. c) Jlio est enganado, mas no Lus. d) Lus est enganado, mas no Jlio. e) Jos no ir ao cinema. 25) Ou lgica fcil, ou Arthur no gosta de Lgica. Se Geografia no difcil, ento Lgica difcil. Da segue-se que, se Arthur gosta de Lgica, ento: a) Se Geografia difcil, ento Lgica difcil. b) Lgica fcil e Geografia difcil. c) Lgica fcil e Geografia fcil.
Prof. Augusto Moura MATEMTICA

enganado,

ento

Lus

est

22. Se no durmo, bebo. Se estiver furioso, durmo. Se dormir, no estou furioso. Se no estou furioso, no bebo.
Logo: a) No durmo, estou furioso e no bebo. b) Durmo, estou furioso e no bebo. c) No durmo, estou furioso e bebo. d) Durmo, no estou furioso e no bebo. e) No durmo, no estou furioso e bebo.

d) Lgica difcil e Geografia difcil. e) Lgica difcil ou Geografia fcil.

b) Carlos mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia tm a mesma idade; c) Carlos e Joo so mais moos do que Pedro; d) Carlos mais velho do que Pedro e Joo mais moo do que Pedro; e) Carlos no mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia no tm a mesma idade. 29) Sabe-se que Joo estar feliz condio necessria para Maria sorrir e condio suficiente para Daniela abraar Paulo. Sabe-se, tambm, que Daniela abraar Paulo condio necessria e suficiente para Sandra abraar Srgio. Assim, quando Sandra no abraa Srgio: a) Joo est feliz, e Maria no sorri, e Daniela abraa Paulo. b) Joo no est feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. c) Joo est feliz, e Maria sorri, e Daniela no abraa Paulo. d) Joo no est feliz, e Maria no sorri e Daniela no abraa Paulo. e) Joo no est feliz, e Maria sorri, e Daniela abraa Paulo.

26) Ou Celso compra um carro, ou Ana vai frica, ou Rui vai a Roma. Se Ana vai frica, ento Lus compra um livro. Se Lus compra um livro, ento Rui vai a Roma. Ora Rui no vai a Roma, logo: a) Celso compra um carro e Ana no vai frica; b) Celso no compra um carro e Lus no compra o livro; c) Ana no vai frica e Lus compra um livro; d) Ana vai frica ou Lus compra um livro; e) Ana vai frica e Rui no vai a Roma. 27) Se Nestor disse a verdade, Jlia e Raul mentiram.. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, h um leo feroz nesta sala. Ora, no h um leo feroz nesta sala. Logo: a) Nestor e Jlia disseram a verdade. b) Nestor e Lauro mentiram. c) Raul e Lauro mentiram. d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade. e) Raul e Jlia mentiram. 28) Se Carlos mais velho do que Pedro, ento Maria e Jlia tm a mesma idade. Se Maria e Jlia tm a mesma idade, ento Joo mais moo do que Pedro. Se Joo mais moo do que Pedro, ento Carlos mais velho do que Maria. Ora, Carlos no mais velho do que Maria. Ento: a) Carlos no mais velho do que Jlia, e Joo mais moo do que Pedro;
Prof. Augusto Moura

30) O Rei ir caa condio necessria para o Duque sair do castelo, e condio suficiente para a Duquesa ir ao jardim. Por outro lado, o Conde encontrar a Princesa condio necessria e suficiente para o Baro sorrir e condio necessria para a Duquesa ir ao jardim. O baro no sorriu. Logo: a) A Duquesa foi ao jardim ou o Conde encontrou a Princesa. b) Se o Duque no saiu do castelo, ento o Conde encontrou a Princesa. c) O Rei no foi caa e o Conde no encontrou a Princesa. d) O Rei foi caa e a Duquesa no foi ao jardim. e) O Duque saiu do castelo e o rei no foi caa.

MATEMTICA

31) Sabe-se que a ocorrncia de B condio necessria para a ocorrncia de C e condio suficiente para a ocorrncia de D. Sabe-se, tambm, que a ocorrncia de D condio necessria e suficiente para a ocorrncia de A. Assim, quando C ocorre: a) D ocorre e B no ocorre. b) D no ocorre ou A no ocorre. c) B e A ocorrem. d) Nem B nem D ocorrem. e) B no ocorre ou A no ocorre.

(1) A sentena Hoje no choveu ento Maria no foi ao comrcio e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por : P ( R Q).

(2) A sentena Hoje choveu e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por: P Q.

(3) Se a proposio Hoje no choveu for valorada como F e a proposio Jos foi praia for valorada como V, ento a sentena representada por P Q falsa.

32) Considere que as letras P, Q, R e T representem proposies e que os smbolos , , v e sejam operadores lgicos que constroem novas proposies e significam no, e, ou e ento, respectivamente. Na lgica proposicional, cada proposio assume um nico valor (valor-verdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Com base nas informaes apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir. (1) Se as proposies P e Q so ambas verdadeiras, ento a proposio ( P) V ( Q) tambm verdadeira.

(4) O nmero de valoraes possveis para (Q R) P inferior a 9.

34) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V. 35) As proposies: Se o delegado no prender o chefe da quadrilha,

(2) Se a proposio T verdadeira e a proposio R falsa, ento a proposio R ( T) falsa.

ento a operao agarra no ser bem-sucedida Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bem-sucedida So equivalentes.

(3) Se as proposies P e Q so verdadeiras e a proposio R falsa, ento a proposio (P R) ( Q) verdadeira.

33) Suponha que P represente a proposio Hoje choveu, Q represente a proposio Jos foi praia e R represente a proposio Maria foi ao comrcio. Com base nessas informaes e no texto, julgue os itens seguintes.

36) A seqncia de proposies a seguir constitui uma deduo correta. Se Carlos no estudou, ento ele fracassou na prova de Fsica. Se Carlos jogou futebol, ento ele no estudou.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Carlos no fracassou na prova de Fsica. Carlos no jogou futebol. CONTRADIO Uma proposio composta formada por duas ou mais proposies uma contradio se ela for sempre falsa, independente da verdade de seus termos. (44) Considere que um delegado, quando foi interrogar Carlos e Jos, j sabia que, na quadrilha qual estes pertenciam, os comparsas ou falavam sempre a verdade ou sempre mentiam. Considere, ainda, que, no interrogatrio: Carlos disse: Jos s fala a verdade Jos disse: Carlos e eu somos de tipos opostos.

37) TAUTOLOGIA Uma proposio composta formada por duas ou mais proposies uma tautologia se ela for sempre verdadeira, independente da verdade de seus termos. ( A B ) ( A B )

( P P ) ( P Q )

(42) A proposio Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro. Portanto, se a arma do crime no estava no carro, ento meu cliente no culpado. uma tautologia. Soluo: Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro.( ) se a arma do crime no estava no carro, ento meu cliente no culpado.( )

Nesse caso, com base nessas declaraes e na regra da contradio, seria correto o delegado concluir que Carlos e Jos mentiram. (45) Considere que, em um pequeno grupo de pessoas G envolvidas em um acidente, haja apenas dois tipos de indivduos: aqueles que sempre falam a verdade e os que sempre mentem. Se, do conjunto G, o indivduo P afirmar que o indivduo Q fala a verdade, e Q afirmar que P e ele so tipos opostos de indivduos, ento, nesse caso, correto concluir que P e Q mentem. Soluo: P afirmar: o indivduo Q fala a verdade. Q afirmar: P e ele so tipos opostos de indivduos A noo de conjunto fornece uma interpretao concreta para algumas idias de natureza lgica que so fundamentais para a Matemtica e o desenvolvimento do raciocnio. Por exemplo, a implicao lgica denotada por P Q pode ser interpretada como uma incluso entre conjuntos, ou seja, como P Q , em que P o conjunto cujos objetos cumprem a condio p, e Q o conjunto cujos objetos cumprem a condio q. Com o auxlio do texto acima, julgue se a proposio apresentada em cada item a seguir equivalente sentena abaixo. Se um indivduo est inscrito no concurso do Senado Federal, ento ele pode ter acesso s provas desse concurso. (46) Se um indivduo no pode ter acesso s provas do concurso do Senado Federal, ento ele no est inscrito nesse concurso.

(43) A proposio Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro. Portanto, ou meu cliente no culpado ou a arma do crime estaria no carro. no uma tautologia. Soluo: Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro.( ) Ou meu cliente no culpado ou a arma do crime estaria no carro.( )

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

(47) O conjunto de indivduos que no podem ter acesso s provas do concurso do Senado Federal e que esto inscritos nesse concurso vazio.

(48) Se um indivduo pode ter aceso s provas do concurso do Senado Federal, ento ele est inscrito nesse concurso.

O primeiro diz: Eu sou o ladro. O segundo diz: verdade; ele, o que acabou de falar, o ladro. O terceiro diz: Eu sou o ladro. Com base nestas informaes, o jovem lgico pode, ento, concluir corretamente que: a) O ladro o primeiro e o marceneiro o terceiro; b) O ladro o primeiro e o marceneiro o segundo; c) O pedreiro o primeiro e o ladro o segundo; d) O pedreiro o primeiro e o ladro o terceiro; e) O marceneiro o primeiro e o ladro o segundo. SOLUO: O primeiro diz: Eu sou o ladro. O segundo diz: verdade; ele, o que acabou de falar, o ladro. O terceiro diz: Eu sou o ladro.

(49) O conjunto de indivduos que podem ter acesso s provas do concurso do Senado Federal igual ao conjunto de indivduos que esto inscritos nesse concurso.

(50) O conjunto de indivduos que esto inscritos no concurso do Senado Federal ou que podem ter acesso s provas desse concurso est contido neste ltimo conjunto.

(52) Trs amigas, Tnia, Janete e Anglica, esto sentadas lado a lado em um teatro. Tnia sempre fala a verdade, Janete s vezes fala a verdade e Anglica nunca fala a verdade. A que est sentada esquerda diz: Tnia quem est sentada no meio . A que est sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente a que est sentada direita diz: Anglica quem est sentada no meio. A que est sentada esquerda, a que est sentada no meio e a que est sentada direita , respectivamente: a) Janete, Tnia e Anglica; b) Janete, Anglica e Tnia; c) Anglica, Janete e Tnia; d) Anglica, Tnia e Janete; e) Tnia, Anglica e Janete. SOLUO: esquerda diz: Tnia quem est sentada no meio.

A que est sentada no meio diz: Eu sou Janete.

(51) Trs homens so levados presena de um jovem lgico. Sabe-se que um deles um homem honesto marceneiro, que sempre diz a verdade. Sabese, tambm, que um outro um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se ainda, que o restante um vulgar ladro que ora mente, ora diz a verdade. O problema que no se sabe quem, entre eles, quem. frente do jovem lgico, esses trs homens fazem, ordenadamente, as seguintes declaraes:
Prof. Augusto Moura

direita diz: Anglica quem est sentada no meio.

(53) Trs irms Ana, Maria e Cludia foram a uma festa com vestidos de cores diferentes. Uma vestiu azul, a outra branco, e a terceira preto. Chegando festa, o anfitrio perguntou quem era cada uma delas. A de azul respondeu: Ana a que est de branco. A de branco falou: Eu sou Maria. E a de preto disse: Cludia quem est de branco. Como o anfitrio sabia

MATEMTICA

que Ana sempre diz a verdade, que Maria s vezes diz a verdade, e que Cludia nunca diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente que era cada pessoa. As cores dos vestidos de Ana, Maria e Cludia eram. Respectivamente: a) preto, branco, azul; b) preto, azul, branco; c) azul, preto, branco; d) azul, branco, preto; e) branco, azul, preto; SOLUO: A de azul respondeu: Ana a que est de branco. A de branco falou: Eu sou Maria. E a de preto disse: Cludia quem est de branco.

e)

(54) Assinale a alternativa que apresenta uma contradio a) Todo espio no vegetariano e algum vegetariano espio b) Todo espio vegetariano e algum vegetariano no espio c) Nenhum espio vegetariano e algum espio no vegetariano d) Algum espio vegetariano e algum espio no vegetariano e) Todo vegetariano espio e algum espio no vegetariano. SOLUO: a)

(55) Trs suspeitos de haver roubado o colar da rainha foram levados presena de um velho e sbio professor de Lgica. Um dos suspeitos estava de camisa azul, outro de camisa branca e o outro de camisa preta. Sabe-se que um e apenas um dos suspeitos culpado e que o culpado s vezes fala a verdade e s vezes mente. Sabe-se, tambm, que dos outros dois (isto , dos suspeitos que so inocentes), um sempre diz a verdade e o outro sempre mente. O velho e sbio professor perguntou, a cada um dos suspeitos, qual entre eles era o culpado. Disse o de camisa azul: Eu sou o culpado. Disse o de camisa branca, apontando para o de camisa azul: Sim, ele o culpado. Disse, por fim, o de camisa preta: Eu roubei o colar da rainha; o culpado sou eu. O velho e sbio professor de Lgica, ento, sorriu e concluiu corretamente que: a) O culpado o de camisa azul e o de camisa preta sempre mente. b) O culpado o de camisa branca e o de camisa preta sempre mente. c) O culpado o de camisa preta e o de camisa azul sempre mente. d) O culpado o de camisa preta e o de camisa azul sempre diz a verdade. e) O culpado o de camisa azul e o de camisa azul sempre diz a verdade. Soluo: Disse o de camisa azul: Eu sou o culpado.

b)

Disse o de camisa branca, apontando para o de camisa azul: Sim, ele o culpado.

Disse, por fim, o de camisa preta: Eu roubei o colar da rainha; o culpado sou eu. c) (56) (MPU/2004) Uma empresa produz andrides de dois tipos: os de tipo V, que sempre dizem a verdade, e os de tipo M, que sempre mentem. Dr. Turing, um especialista em Inteligncia Artificial, est examinando um grupo de cinco andrides rotulados de Alfa, Beta, Gama, Delta e psilon , fabricados por essa empresa, para determinar quantos entre os cinco so do tipo V. Ele pergunta a Alfa: Voc do tipo M? Alfa

d)

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

responde, mas Dr. Turing, distrado, no ouve a resposta. Os andrides restantes fazem, ento, as seguintes declaraes: Beta: Alfa respondeu que sim. Gama: Beta est mentindo. Delta: Gama est mentindo. psilon: Alfa do tipo M. Mesmo sem ter prestado ateno resposta de Alfa, Dr. Turing pde, ento, concluir corretamente que o nmero de andrides do tipo V, naquele grupo, era igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. Soluo: Pergunta a Alfa: Voc do tipo M? Beta: Alfa respondeu que sim. Gama: Beta est mentindo. Delta: Gama est mentindo. psilon: Alfa do tipo M. 2 MTIDO DE SOLUO: Pergunta a Alfa: Voc do tipo M? Beta: Alfa respondeu que sim. Gama: Beta est mentindo. Delta: Gama est mentindo. psilon: Alfa do tipo M. (57) Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu: Armando: Sou inocente Celso: Edu o culpado Edu: Tarso o culpado Juarez: Armando disse a verdade Tarso: Celso mentiu Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado : A) Armando; B)Celso; C) Edu; D)Juarez; E) Tarso. Soluo: Armando: Sou inocente Celso: Edu o culpado Edu: Tarso o culpado

Juarez: Armando disse a verdade Tarso: Celso mentiu (58) Cinco aldees foram trazidos presena de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou to baixo que o rei, que era um pouco surdo no ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram: Bebelim: Cebelim inocente. Cebelim: Dedelim inocente. Dedelim: Ebelim culpado. Ebelim: Abelim culpado.

O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declaraes dos cincos acusados, disse ento ao rei: Majestade, apenas um dos cinco acusados culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro so inocentes e todos os quatro mentiram . O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sbio, logo concluiu corretamente que o culpado era: a) Aberlim b) Bebelim c) Cebelim d) Dedelim e) Ebelim Soluo: Bebelim: Cebelim inocente. Cebelim: Dedelim inocente. Dedelim: Ebelim culpado. Ebelim: Abelim culpado. 63) Maria, Miriam e Marina so componentes de uma orquestra. Cada uma delas toca somente um dos seguintes instrumentos: flauta, piano e violino. Questionadas por um desconhecido a respeito do instrumento que tocavam, elas apresentaram as respostas a seguir. Maria: Marina toca flauta. Miriam: Maria no toca flauta. Marina: Miriam no toca piano. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que: A Maria toca violino. B Miriam toca piano. C Maria toca flauta. D Miriam toca violino. E Marina toca violino. Soluo: Maria: Marina toca flauta. Miriam: Maria no toca flauta. Marina: Miriam no toca piano.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

NEGAO:
PROPOSIO P(x) Q(x) P(x) Q(x) P(x) P(x) NEGAO P(x) Q(x) P(x) Q(x) P(x) Q(x) (P(x) Q(x)) ( P(x) Q(x))

Q(x) Q(x)

66) A negao da sentena Nenhuma pessoa lenta em aprender freqenta a escola a) Todas as pessoas lentas em aprender freqentam esta escola. b) Todas as pessoas lentas em aprender no freqentam esta escola. c) Algumas pessoas lentas em aprender freqentam esta escola. d) Algumas pessoas lentas em aprender no freqentam esta escola. e) Nenhuma pessoa lenta em aprender freqenta esta escola.

PROPOSIO TODO..... ALGUM.......NO..... ALGUM....... NENHUM........ A: Todos os alunos esto na sala. A: B: Algum aluno no est na sala. B: C: Algum aluno est na sala. C: D: Nenhum aluno est na sala. D:

NEGAO ALGUM.......NO..... TODO....... NENHUM...... ALGUM........ 67) A negao da proposio Todos os homens so bons motoristas : a) Todas as mulheres so boas motoristas. b) Algumas mulheres so boas motoristas. c) Nenhum homem bom motorista. d) Todos os homens so maus motoristas. e) Ao menos um homem mau motorista.

68) Negao da proposio O juiz determinou a libertao de um estelionatrio e de um ladro expressa na forma O juiz no determinou a libertao de um estelionatrio nem de um ladro.

64) A negao da afirmao condicional Se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva : a) Se no estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva. b) No esta chovendo e eu levo o guarda-chuva. c) No est chovendo e eu no levo o guarda-chuva. d) Se estiver chovendo, eu no levo o guarda-chuva. e) Est chovendo e eu no levo o guarda-chuva.

SENTENAS EQUIVALENTES: 69) As proposies (A)v(B) e AB tm os mesmos valores lgicos para todas as possveis valoraes lgicas das proposies A e B.

65) Dizer que no verdade que Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) Pedro no pobre ou Alberto no alto. b) Pedro no pobre e Alberto no alto. c) Pedro pobre ou Alberto no alto. d) Se Pedro no pobre, ento Alberto alto. e) Se Pedro no pobre, ento Alberto no alto.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Nos diagramas acima, esto representados dois conjuntos de pessoas que possuem o diploma do curso superior de direito, dois conjuntos de juzes e dois elementos desses conjuntos: Mara e Jonas. Julgue os itens subsequentes tendo como referncia esses diagramas e o texto. 70) A proposio Mara formada em direito e juza verdadeira. 71) A proposio Se Jonas no um juiz, ento Mara e Jonas so formados em direito falsa. Julgue os itens que se seguem. 72) As proposies: [Av(B)](A) e [(A)^B]v(A) so equivalentes.

73) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V.

74) As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bemsucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bem-sucedida so equivalentes.

IMPLICAO LGICA:
Dizemos que uma proposio A implica logicamente uma proposio B, e escrevemos independentemente dos valores lgicos de A e B , obtemos Algumas implicaes lgicas: sempre uma tautologia. , quando

A ( A B) B ( A B)

( A B) A ( A B) B

A
( A B) A B

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

EQUIVALNCIAS LGICAS:
Dizemos que uma proposio A logicamente equivalente a uma proposio B e escrevemos quando independente dos valores lgicos de A e B , obtemos sempre uma tautologia para EXEMPLOS:
( A ) A A ( A B) A B

PROPOSIES LOGICAMENTE EQUIVALENTES:


Duas proposies so ditas equivalentes quando so formadas pelas mesmas proposies simples e os resultados das tabelas-verdade so idnticos. Observe a tabela-verdade abaixo:

A A A

p q

q p

( A B) C A B ( A B) C A ( B C )
A B A B A B ( A B) ( B A )

A
p p q p q p

(79) Dizer que Andr artista ou Bernardo no engenheiro logicamente equivalente a dizer que: a) Andr artista se e somente se Bernardo no engenheiro; b) Se Andr artista, ento Bernardo no engenheiro; c) Se Andr no artista, ento Bernardo engenheiro; d) Se Bernardo engenheiro, ento Andr artista; e) Andr no artista e Bernardo engenheiro.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

(80) Dizer que Pedro no pedreiro ou Paulo paulista do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: a) Se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista; b) Se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro; c) Se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista; d) Se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista; e) Se Pedro no pedreiro, ento Paulo no paulista.

(83) Todo atleta bondoso. Nenhum celta bondoso. Da pode-se concluir que: a) Algum atleta celta; b) Nenhum atleta celta; c) Nenhum atleta bondoso; d) Algum que seja bondoso celta; e) Ningum que seja bondoso celta.

(81) Todos os bons estudantes so pessoas tenazes. Assim sendo: a) Alguma pessoa tenaz no um bom estudante. b) O conjunto dos bons estudantes contm o conjunto das pessoas tenazes. c) Toda pessoa tenaz um bom estudante. d) Nenhuma pessoa tenaz um bom estudante. e) O conjunto das pessoas tenazes contm o conjunto dos bons estudantes.

(84) Se chove ento faz frio. Assim sendo: a) Chover condio necessria para fazer frio. b) Fazer frio condio suficiente para chover. c) Chover condio necessria e suficiente para fazer frio. d) Chover condio suficiente para fazer frio. e) Fazer frio condio necessria e suficiente para chover.

(82) Todo baiano gosta de ax music. Sendo assim: a) Todo aquele que gosta de ax music baiano. b) Todo aquele que no baiano no gosta de ax music . c) Todo aquele que no gosta de ax music no baiano. d) Algum baiano no gosta de ax music. e) Algum que no goste de ax music baiano.

(85) A partir das seguintes premissas: Premissa 1: X A e B, ou X C Premissa 2: Se Y no C, ento X no C Premissa 3: Y no C Conclui-se corretamente que X : a) A e B b) No A ou C c) No A e B d) A e no B e) No A e no B Soluo: X A e B, ou X C Se Y no C, ento X no C Y no C

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

(86) Todos os marinheiros so republicanos. Assim sendo: a) O conjunto dos marinheiros contm o conjunto dos republicanos b) O conjunto dos republicanos contm o conjunto dos marinheiros c) Todos os republicanos so marinheiros d) Nenhum marinheiro republicano e) Existem marinheiros que no so republicanos. (90) Todo cavalo um animal. Logo: a) Toda cabea de animal cabea de cavalo; b) Toda cabea de cavalo cabea de animal; c) Todo animal cavalo; d) Nem todo cavalo animal; e) Nenhum animal cavalo.

(87) Todas as plantas verdes tm clorofila. Algumas plantas que tm clorofila so comestveis. Logo: a) algumas plantas verdes so comestveis b) algumas plantas verdes no so comestveis c) algumas plantas comestveis tm clorofila d) todas as plantas que tm clorofila so comestveis e) todas as plantas verdes so comestveis

JULGUE: 91. As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bemsucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bem-sucedida so equivalentes.

92. Se A for a proposio Todos os policiais so honestos, ento a proposio A estar enunciada corretamente por Nenhum policial honesto.

(88) A proposio necessrio que todo acontecimento tenha causa equivalente a: a) possvel que algum acontecimento no tenha causa; b) no possvel que algum acontecimento no tenha causa c) necessrio que algum acontecimento no tenha causa; d) no necessrio que todo acontecimento tenha causa; e) impossvel que algum acontecimento tenha causa. (89) Se voc se esforar, ento ir vencer. Assim sendo: a) Seu esforo condio suficiente para vencer; b) Seu esforo condio necessria para vencer; c) Se voc no se esforar, ento no ir vencer; d) Voc vencera s se se esforar; e) Mesmo que se esforce, voc no vencer.
Prof. Augusto Moura

Toda afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa denominada proposio. Considere que A e B representem proposies bsicas e que as expresses AVB e A sejam proposies compostas. A proposio AVB F quando A e B so F, caso contrrio, V, e A F quando A V, e V quando A F. De acordo com essas definies, julgue os itens a seguir. 93. Independentemente da valorao V ou F atribuda s proposies Ae B, correto concluir que a proposio (AVB) V (AVB) sempre V.

MATEMTICA

94. Se a afirmativa todos os beija-flores voam rapidamente for considerada falsa, ento a afirmativa algum beija-flor no voa rapidamente tem de ser considerada verdadeira.

Q : representa a concluso. IMPORTANTE A Lgica no se preocupa com o valor lgico das premissas e da concluso, se preocupa apenas com a forma que as premissas se relacionam com a concluso, ou seja, se o argumento vlido ou invlido.

95. Se a proposio A for F e a proposio (A)VB for V, ento, obrigatoriamente, a proposio B V.

VALIDADE DE UM ARGUMENTO Um argumento Vlido, tambm chamado de Legtimo ou Bem Construdo, quando a concluso uma conseqncia obrigatria do seu conjunto de premissas. Qualquer circunstncia que torne as premissas de um argumento verdadeiras faz com que sua concluso seja automaticamente verdadeira. A validade de um argumento depende to somente da relao existente entre as premissas e a concluso. Logo, afirmar que um dado argumento vlido significa afirmar que as premissas esto de tal modo relacionadas com a concluso que no possvel ter a concluso falsa se as premissas forem verdadeiras. Um argumento invlido, tambm chamado de ilegtimo, mal construdo ou falacioso, quando a verdade das premissas no suficiente para garantir a verdade da concluso. Exemplos de argumentos: P1: De acordo com a acusao, ou o ru roubou um carro ou roubou uma motocicleta. P2: O ru roubou um carro. o ru no roubou uma C: Portanto, motocicleta. Representao:

96. Considere que, no fluxograma ilustrado abaixo, as instrues devam ser executadas seguindo o fluxo das setas, de acordo com a avaliao verdadeira V , ou falsa F , da expresso lgica que ocorre em cada caixa oval. Nessa situao, a execuo do fluxograma termina em ACEITA se, e somente se A e B forem ambas V.

LGICA DE ARGUMENTAO
A lgica estuda os resultados do processo psicolgico de raciocnio quando se faz uma listagem de razes para que se acredite em certa concluso. ARGUMENTO OU FORMA DE DEDUO Denomina-se Argumento ou Forma de Deduo a relao que associa um conjunto de proposies, chamadas premissas (ou hipteses), a outra proposio chamada de concluso (ou tese). A lgica se ocupa na anlise dos argumentos. P1 , P2 , P3 , ... : so as premissas.
Prof. Augusto Moura

Diagrama:

Argumento:

MATEMTICA

Tabela:

circo.

P1:Se lgica fcil, ento Scrates foi mico de P2: Scrates no foi mico de circo. C: Portanto, Lgica no fcil.

Representao:

P1: Se juzes fossem deuses, ento juzes no cometeriam erros. P2: , juzes no so deuses C: Portanto. Juzes cometem erros. Diagrama:

Representao:

Diagrama:

Argumento:

Argumento:

Tabela:

Tabela:

P1: Todo cachorro verde. P2: Tudo que verde vegetal. C: Logo, todo cachorro vegetal.

Representao:

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Diagrama:

Diagrama:

Argumento:

Argumento:

Tabela: Tabela:

P1: Nenhum professor de universidade rico. P2: Alguns poetas so ricos

CORRETO, DEDUTIVO e INDUTIVO Um argumento dito CORRETO se for vlido e, alm disso, tiver premissas verdadeiras. Um argumento dito DEDUTIVO quando sua concluso trs apenas informaes tiradas das premissas, ainda que implcitas. um argumento de concluso no-ampliativa. Para um argumento dedutivo vlido, caso se tenha premissas verdadeiras, a concluso ser necessariamente verdadeira. Nesses argumentos h uma particularizao dentro de situaes gerais. Um argumento dito INDUTIVO quando sua concluso trs mais informaes que as premissas fornecem. um argumento de concluso ampliativa. Para um argumento dedutivo vlido, caso se tenha premissas verdadeiras a concluso ser possivelmente

C: Portanto, alguns poetas so professores de universidade. Representao:

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

verdadeira. Nesses argumentos h uma generalizao de situaes particulares. (CESPE) PVQ P PVQ Q PQ P PQ Q P IV

Essa uma deduo da forma II. (103) Dadas as premissas P Q; Q; R P, possvel fazer uma deduo de R usando-se a forma de deduo IV.

Q I

P II

Q III

As letras P, Q e R representam proposies, e os esquemas acima representam quatro formas de deduo, nas quais, a partir das duas premissas (proposies acima da linha tracejada), deduz-se a concluso (proposio abaixo da linha tracejada). Os smbolos e so operadores lgicos que significam, respectivamente, no e ento, e a definio de dada na seguinte tabela verdade. P V V F F Q V F V F PVQ V V V F

(104) Na forma de deduo I, tem-se que a concluso ser verdadeira sempre que as duas premissas forem verdadeiras.

(CESPE) A forma de uma argumentao lgica consiste de uma seqncia finita de premissas seguidas por uma concluso. H formas de argumentao lgica consideradas vlidas e h formas consideradas invlidas. A respeito dessa classificao, julgue os itens seguintes. (105) A seguinte argumentao invlida.

Considerando as informaes acima e as do texto, julgue os itens que se seguem, quanto forma de deduo. (101) Considere a seguinte argumentao. Se juzes fossem deuses, ento juzes no cometeriam erros. Juzes cometem erros. Portanto, juzes no so deuses. Essa uma deduo da forma IV. (102) Considere a seguinte deduo.

Premissa 1: Todo funcionrio que sabe lidar com oramento conhece contabilidade. Premissa 2: Joo funcionrio e conhece

contabilidade. Concluso: Joo sabe lidar com oramento. (106) A seguinte argumentao vlida.

De acordo com a acusao: O ru roubou um carro ou roubou uma motocicleta. O ru roubou um carro. Portanto, o ru no roubou uma motocicleta.

Premissa 1: Toda pessoa honesta paga os impostos devidos. Premissa 2: Carlos no paga os impostos devidos. Concluso: Carlos no uma pessoa honesta.

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

(107) A seqncia de proposies Se existem tantos nmeros racionais quanto nmeros irracionais, ento o conjunto dos nmeros irracionais infinito. O conjunto dos nmeros irracionais infinito. Existem tantos nmeros racionais quanto

nmeros irracionais. uma argumentao da forma PQ Q P (108) A argumentao


Se lgica fcil, ento Scrates foi mico de circo.

Lgica no fcil. Scrates no foi mico de circo.

vlida e tem a forma PQ P Q

Prof. Augusto Moura

MATEMTICA

Vous aimerez peut-être aussi