Vous êtes sur la page 1sur 4

Ser que ns ganhamos na loteria csmica?

Peguei esse texto de um site em ingls, e traduzi de prprio punho, por isso no estranhem se no consegurem entender algo. Se quiserem, procurem pelo artigo original em http://ultimatequestions.org/ que, alis, tambm uma tima fonte de consulta, tendo todo o material disponvel na lngua inglesa.

Ser que ns ganhamos na loteria csmica? Ser que ns ganhamos na loteria csmica? Ser que o universo apenas um produto de probabilidades? Muitas pessoas parecem pensar assim, e elas acham que isso que a cincia tem descoberto. Entretanto, descobertas recentes da fsica parecem apontar para o lado contrrio, e essas pessoas possivelmente no esto a par desses fatos. Nos ltimos 30 anos, os cientistas descobriram que o nosso universo possui as caractersticas ideais para que a vida ocorresse: se as condies iniciais ou as leis da fsica fossem minimamente diferentes em uma quantia nfima, nenhum sistema fsico complexo de auto-reproduo teria existido. Segundo o fsico eminente da Universidade de Princeton, Freeman Dyson, H muitos (...) acidentes de sorte na fsica. Sem tais acidentes, a gua poderia no existir no estado lquido, cadeias de tomos de carbono poderiam no ser capaz de formarem molculas complexas e estveis, ou tomos de hidrognio poderiam no ser capazes de formar pontes quebrveis entre molculas (Disturbing the Universe. New York: Harper & Row. 1979, p. 251). Um dos casos mais impressionantes e discutidos da estrutura fina do Universo a constante cosmolgica, um dos Termos das equaes de Einstein da Relatividade Geral que governa a taxa com que o Universo est se expandindo. Se o valor da constante no for ajustado em pelo menos uma parte em 10 53 isto , um dividido por um seguido de 53 zeros o que os fsicos consideram que seja um desvio natural para essa faixa de valores, o Universo poderia ter se expandido de uma
1 http://respostasaoateismo.blogspot.com

forma rpida demais para que as estrelas e os planetas se formassem, ou colapsar catastroficamente em si mesmo. Em casos como esse, no haveria vida. Dessa forma, o Universo anlogo biosfera uma estrutura precisamente configurada para sustentar vida. Se encontrarmos estrutura tal em Marte, ningum diria que aconteceu apenas por acaso diria que alguma erupo vulcnica na qual metais e elementos pesados foram espalhados da maneira adequada. Uma ocorrncia como essa parece meio irreal. Ainda poderamos dizer que uma evidncia inequvoca de vida extraterrestre inteligente. Similarmente, muitos alegam que a estrutura fina do Universo sugere fortemente algum tipo de desgnio inteligente transcendente. Ateus costumam ter duas rplicas principais estrutura fina. Alguns ateus dizem que ns somos simplesmente sortudos, e no h nada mais a ser dito sobre. Como a ilustrao da biosfera, essa resposta parece de certa forma adequada pra eles. Uma resposta mais comum, excepcionalmente em fsicos e cosmlogos, dizer que algum processo fsico produz um enorme nmero de universos com leis e condies iniciais diferentes. Quando bilhetes de loteria suficientes so gerados, um bilhete marcado como o vencedor; assim se universos suficientes so gerados, pelo menos um possui justamente as condies iniciais e leis certas para desenvolver a vida. E, claro, existncias que vierem a ser nesse universo olharo pra trs e percebero o quo sortudos eles foram. Um gerador de universos como este, entretanto, teria de ter o conjunto certo de leis e meta-leis o governando para produzir ao menos um sistema que permita o surgimento de vida, algo que pode ser claramente demonstrado no caso da verso mais popular dessa hiptese um que combina cosmologia inflacionria com teoria das supercordas. Assim, essa hiptese meramente transfere a necessidade de design para o tal gerador de universos. Enfim, hoje nossas cincias mais fundamentais moveram o encargo para os ateus de como um universo precisamente configurado como o nosso poderia vir existncia sem um designer inteligente transcendente. Podemos resumir nosso argumento da seguinte maneira: Premissa 1 - A existncia de um universo finamente estruturado, com vida consciente (e leis da natureza elegantes) no uma surpresa se Deus existir. Premissa 2 - A existncia de um universo finamente estruturado, com vida consciente (e leis da natureza elegantes) extremamente surpreendente se Deus no existir.

2 http://respostasaoateismo.blogspot.com

Concluso: das premissas 1 e 2 e do princpio da surpresa*, segue que a estrutura fina do Universo constitui-se numa evidncia significante em favor do tesmo, em relao ao atesmo. *De acordo com o princpio da surpresa, se corpo de dados E muito mais surpreendente sob a hiptese H1 que outra (non ad hoc) hiptese H2, ento E constitui-se numa evidncia significante em favor de H1, em relao a H2. Como um exemplo desse princpio, considere o caso de encontrar impresses digitais de um ru na arma do assassino. Normalmente, encaramos o fato como uma forte evidncia de que o ru culpado. Por qu? Porque achamos muito surpreendente que essas impresses digitais sejam do ru se ele inocente, mas no se ele for culpado. (Notas e verso completa desse artigo esto disponveis em ultimatequestions.org) O senso comum de interpretao dos fatos sugere que algum super-intelecto brincou com a fsica, assim como a fsica e a biologia. Fred Hoyle, Astrnomo da Universidade de Cambridge Os cientistas que apontam para a mente de Deus no avanam meramente em uma srie de argumentos ou num processo de raciocnio silogstico. Ao contrrio, eles propem uma viso da realidade que emerge do corao conceitual da cincia moderna e impem-se sobre a mente racional. Isso uma viso que eu, pessoalmente, acho convincente e irrefutvel. Antony Flew, ex-ateu e autor: There is a God (HarperColins, 2007).

A vida um dos fenmenos naturais mais belos do Universo. Mas tambm um o mais complexo e difcil de explicar. A teoria da evoluo explica parte do processo, mas eu acho que deixa a desejar em muitos pontos cruciais. A origem da vida um mistrio at hoje para os cientistas, h apenas hipteses, e aquelas que no incluem planejamento eu particularmente considero absurdas: quase tudo que h no mundo sugere um planejamento para a existncia da vida, como diz o texto acima. O prmio da loteria em questo algo inconcebvel, o surgimento de um Universo que alm de ser estvel rene todas as caractersticas necessrias para o surgimento da vida, como se ele realmente fosse feito para que ns estivssemos aqui um dia. O contraste entre a vida simples e a conscincia e capacidade humana de projetar o futuro tambm algo muito belo e intrigante. Pensar nessas coisas belas como um simples prmio de loteria ganhado ao acaso um dos maiores pecados, na minha opinio.
3 http://respostasaoateismo.blogspot.com

Abraos, Paz de Cristo.

4 http://respostasaoateismo.blogspot.com

Vous aimerez peut-être aussi