Vous êtes sur la page 1sur 38

Ministrio da educao - MEC Secretaria de Educao Profissional e Tcnica SETEC Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia do Rio Grande

e do Sul Campus Rio Grande

Instrumentao Industrial Comissionamento e Condicionamento


CURSO DE AUTOMAO INDUSTRIAL

Comissionamento e Condicionamento
Comissionamento o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma unidade industrial sejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietrio. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expanso, modernizao ou ajuste. Na prtica, o processo de comissionamento consiste na aplicao integrada de um conjunto de tcnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente fsico do empreendimento, desde os individuais, como peas, instrumentos e equipamentos, at os mais complexos, como mdulos, subsistemas e sistemas. As atividades de comissionamento, no seu sentido mais amplo, so aplicveis a todas as fases do empreendimento, desde o projeto bsico e detalhado, o suprimento, a construo e a montagem, at a entrega da unidade ao cliente final, passando, muitas vezes, por uma fase de operao assistida.
IFRS Rio Grande - Instrumentao Industrial 2

Comissionamento e Condicionamento
COMISSIONAMENTO (Tradicional)

INSPEO INSPE INSPEO INSPEO MECNICA OFUNCIONAL FUNCIONA MECNIC L A

OPERAO OPERAO START-UP START-UP ASSISTIDA ASSISTIDA (PARTIDA) TESTE PERFORMANCE

O grupo de comissionamento pode ser formado por membros da empresa (operao, manuteno, instrumentao e engenharia, e/ou de uma firma especializada (firma de comissionamento).

Comissionamento e Condicionamento
Atividades de comissionamento 1- Inspeo mecnica Conjunto de atividades de inspeo que visa garantir que o equipamento foi montado de acordo com o projeto.Conferir detalhe de montagem, suportao, ligao de cabos aterramento, alinhamento etc... 2- Inspeo funcional Conjunto de atividades visando garantir a funcionabilidade dos equipamentos e itens da planta de processo: aferir e calibrar instrumentos, teste dos equipamentos eltricos e mecnicos, testes de malhas, so todos os testes a frio ( testes feito somente com a tenso de controle) dos equipamentos e instrumento.

Comissionamento e Condicionamento
3- Start-up Conjunto de operaes para colocar em operao os equipamentos de sistema e/ou um subsistema de uma planta de produo, e realizar os primeiros testes com carga dos equipamentos testando uma a um isoladamente (testes a quente) medindo a temperatura dos mancais, vibrao, velocidade dos motores,... 4- Teste de performance Conjunto de atividades visando a testar a performance dos sistemas/subsistemas de uma planta de processo, ou seja fazer todos os testes e as averiguaes do conjunto para ver se atende os parmetros de operao especificados em projeto, presso, vazo, temperatura,...

Comissionamento e Condicionamento
5- Operao assistida: Termo estabelecido em contrato que estabelece o tempo e condies que ser dado assistncia tcnica no local pelo o fornecedor do equipamento logo aps a entrada de um sistema / subsistema e sua entrega operao.

Normalmente a equipe de comissionamento formada, por uma questo cultural, na fase final da obra.

Em algumas unidades industriais, o nmero de itens comissionveis muito grande. Em plataformas de petrleo, por exemplo, este nmero chega a 40 mil itens.

Comissionamento e Condicionamento
Quando o comissionamento ocorre na fase final da obra, problemas que seriam simples de resolver, como equipamentos recebidos errados, erros de instalao, equipamentos reprovados nos testes, podem causar um grande prejuzo e um impacto profundo no tempo de entrada em operao da planta, pois s so detectados muito prximo ou aps a partida da planta.

No caso de plataformas os problemas podem surgir em alto mar, onde a capacidade de homens bordo se limita a no mximo 200 pessoas, dificultando a operao.

Comissionamento e Condicionamento
Commissioning Test & Balance Start-up Testing

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento
CONDICIONAMENTO O condicionamento surgiu para complementar o comissionamento, com o objetivo de desenvolver procedimentos e ferramentas de forma a garantir a entrada em operao no prazo previsto.

A razo do termo CONDICIONAMENTO surge da premissa dos sistemas/subsistemas estarem em condies de entrar em funcionamento, ou seja, estarem condicionados.

Esta etapa do processo tambm conhecido por pr-comissionamento (prcomissioning).

Comissionamento e Condicionamento
CONDICIONAMENTO
(pre-comissioning)

RECEBIMENTO (QUALITATIVO)

PRESERVAO

INSPEO MECNICA

INSPEO FUNCIONAL

Comissionamento e Condicionamento
ATIVIDADES DE CONDICIONAMENTO 1- Recebimento (qualitativo) Conjunto de atividades de inspeo visando a garantir que os equipamentos e instrumentos vieram conforme a especificao de compra e folha de dados com o objetivo de ter a certeza que o que foi recebido est de acordo com o comprado .

2- Preservao Conjunto de atividades visando garantir a integridade e funcionabilidade dos equipamentos e itens da planta de processo, consiste em armazenamento adequado, proteo contra danos mecnicos no local de montagem, proteo contra maresia e oxidao engraxamento e lubrificao, enfim tudo necessrio para garantir a sua integridade.

Comissionamento e Condicionamento
3- Inspeo mecnica Conjunto de atividades de inspeo e certificaes que visam garantir que a obra foi construda de acordo com o projeto. Conferir detalhe de montagem, suportao, ligao de cabos aterramento, alinhamento etc...

4- Inspeo funcional Conjunto de atividades que visa garantir a funcionabilidade dos equipamentos e itens da planta de processo: aferir e calibrar instrumentos, teste dos equipamentos eltricos e mecnicos, testes de malhas so as atividades mnimas para sistemas e/ou subsistema estejam aptos para entrar em operao

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento
Curva Custo/Impacto x Tempo de Comissionamento e Condicionamento de uma plataforma de Petrleo
Im p a c to / C u s to A o C o rre tiv a

P e r o d o

0 1 2 3 4

1 2 3 4

EVTE D e ta lh a m e n to d o P r o je to C o n stru o O N S H O R E C o n stru o O F F S H O R E P roduo

C O N D IC IO N A M E N T O C O M IS S IO N A M E N T O

Comissionamento e Condicionamento
Considerando ento que: Condicionamento so todas as atividades necessrias (recebimento, preservao, inspeo mecnica, inspeo funcional) para deixar os sistemas/ subsistemas pronto para partida e entrada em operao, ele termina testes a frio dos equipamentos. e Comissionamento envolve todas as atividades necessrias para colocar os sistemas/ subsistemas em operao, e deixar operando conforme especificaes de projetos (start-up, teste de performance, operao assistida), ele comea com a entrada em operao e testes a quente dos equipamentos e termina com sua entrega a operao, Ento podemos dizer que: Condicionamento e Comissionamento se completam e podem ser visualizados da seguinte forma em um processo: nos

Comissionamento e Condicionamento
CONDICIONAMENTO COMISSIONAMENTO
START - UP RECEBIMENTO (QUALITATIVO) INSPEO MECNICA INSPEO FUNCIONAL OPERAO ASSISTIDA

PRESERVAO TESTE DE PERFORMACE

Comissionamento e Condicionamento
TESTE DE UM SISTEMA SIMPLIFICADO DE CAPTAO DE GUA

PLC CCM
MB

LAH

LAL

Comissionamento e Condicionamento
Seja um sistema terico de captao de gua. Composto de um MB (motor e bomba),uma centro de controle de motores (CCM) comandado pelo PLC, com chaves de nvel baixo (LAL) e alto (LAH), Esse sistema tem que manter o seu tanque sempre acima do nvel baixo para abastecer a plataforma.

1- Recebimento (qualitativo): Receber os itens composto ao sistema, MB, LAL, LAH, CCM e PLC.

2- Preservao: Preservar a partir do recebimento dos itens que compem o sistema, MB, LAL, LAH, CCM e PLC.

Comissionamento e Condicionamento
3- Inspeo mecnica: Acompanhar, verificar e certificar a montagem de itens e malhas do sistema. 4- Inspeo funcional: Acompanhar, verificar e certificar os testes de itens e malhas do sistema. 5- Start-up: Abrir fechar vlvulas, fazer toda as manobras necessrias para colocar o sistema em funcionamento. Fazer os testes individuais em todos os equipamentos.

Ex: verificar a velocidade do motor, temperatura dos mancais, rudo e vibrao.

Comissionamento e Condicionamento
6- Teste de performance: Verificar a performance do sistema, verificar o tempo de enchimento e de esgotamento do tanque principal, simular a falta de gua no tanque.

7- Operao assistida: Durante um perodo estabelecido no contrato a unidade ser operada pelos os operadores com a superviso do fabricante dos equipamentos.

OBS: No caso de plataformas este sistema s poderia ser comissionado no mar devido a dificuldade e as condies da gua no cais, mas teria que ser condicionado em terra e ir para o mar pronto para partir.

Comissionamento e Condicionamento
Conceitos complementares aplicados Sistemas - Conjunto de equipamentos que juntos realizam uma funo especifica de processo ou de segurana de uma planta de produo. EX: Sistema de Gerao de energia (O conjunto planta de produo). Subsistema uma parte do Sistema que pode realizar a funo parcial de uma planta de processo ou de segurana de uma planta de produo. EX: Subsistema de gerao seria cada um dos grupos geradores da Planta. de Geradores de uma

Comissionamento e Condicionamento
Instrumento padro Instrumento de teste de laboratrio de Campo que contem um certificado de calibrao de algum rgo credenciado (Como o INMETRO) atestando que ele atendem as especificaes exigidas em contrato e normas, eles servem de referencia (padro) para aferio e calibrao dos instrumentos que fazem parte da lista de comissionamento. Aferio Comparao de um instrumento de campo com um instrumento

padro e vendo se os erros de leituras atende as especificaes tcnicas. O processo de comissionamento deve estabelecer os erros de processo aceitveis. Calibrao Uma vez aferido o instrumento e ele no atenda as especificaes tcnica ele dever ser ajustado (calibrado) para que fique dentro dos parmetros exigidos, ou ento seja substitudo antes do start-up.

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento
Malha de instrumentao
- o conjunto de sinais emitidos e/ou recebidos por instrumentos (entradas e sadas) que gerenciam uma parte do processo. Teste de malha de instrumentao - Vem a ser a simulao de seu funcionamento, este teste feito sem carga, s com tenso de controle, ainda sem os equipamentos operando. Malha eltrica o conjunto de cabos que recebem ou enviam sinais de uma gaveta eltrica gerenciando a sua operao comando o fechamento e abertura do disjuntor principal. Teste de malha eltrica - Vem a ser a simulao de seu funcionamento, este teste feito sem carga, s com tenso de controle sem est com os equipamentos operando testando o fechamento e abertura de disjuntores, o comando do PLC e das botoeiras remotas.

Comissionamento e Condicionamento
Sistema Gerencial de condicionamento SGC - Software desenvolvido com
o objetivo a gerenciar as atividades de condicionamento, gerenciando as atividades relativas a recebimento, inspeo de montagem, inspeo funcional, e preservao de itens Folha de verificaes de itens FVIs - Documento elaborado e gerenciado pelo SGC, constando dados de placas, registros das atividades de recebimento, preservao, inspeo mecnica e funcional. Folha de verificaes de malhas FVMs - Documento elaborado e gerenciado pelo SGC, controlando a gerao e a realizao dos testes de malhas de eltrica, instrumentao, tubulao.

Comissionamento e Condicionamento

Comissionamento e Condicionamento
Malha de Tubulao o conjunto de dutos e/ou tubos que compem um subsistema e/ou sistema operacional Teste de malhas de tubulao - So o conjunto de atividades e verificaes para deixar as linhas prontas a entrarem em operao elas so - lavagem e limpeza de linhas, testes hidrosttico, testes de estanqueidade, Limpeza e lavagem de linhas de tubulao - O objetivo desta atividade retirar resduos e impurezas no interior da tubulao antes de colocar-las em operao. Existem vrias maneiras para lavagem e limpeza de linhas tais como: - Limpeza qumica - Lavagem - Passagem de pig

Comissionamento e Condicionamento
Teste hidrosttico - Consiste em testar todo um trecho de uma tubulao com gua pressurizada, normalmente com 1,5 vezes a presso de projeto da linha, com o objetivo de testar a resistncia da tubulao e suas soldas. Teste de Estanqueidade - Com a linha toda montada consiste em testar-la com presso 1,1 vezes a presso de trabalho para ver se existe algum vazamento em alguma junta, conexo flange etc.... Complementao Mecnica - a denominao dada por algumas operadoras inspeo feita a um conjunto de equipamentos para verificar se eles esto montados de acordo com o projeto, liberando o inicio dos testes a frio.

Comissionamento e Condicionamento
Teste a frio a denominao dada ao conjunto de aferies e testes de malhas, usando s a tenso de controle, sem a tenso de trabalho ou colocar cargas nos equipamentos dos sistemas/subsistemas. O objetivo ir at o testes de malhas, deixando os sistemas/ subsistemas em condies de entrar em operao, ser testado com carga Teste a quente - a denominao dada ao conjunto de testes feitos com equipamentos energizados com o objetivo de testar os equipamentos estes testes normalmente so feitos pela a equipe de comissionamento no inicio de suas atividades. So verificados temperaturas de mancais, vibrao, rpm etc... Teste de performance - Conjunto de atividades visando a testar a

performance dos sistemas/subsistemas de uma planta de processo, ou seja fazer todas as averiguaes para verificar se atende os parmetros de operao especificados em projeto, presso, vazo ,temperatura.

Comissionamento e Condicionamento
Aceitao Mecnica Documento emitido por sistema/subsistema aps a aprovao de todas as atividades de testes a frios e de condicionamento, analise da lista de pendncia verificando se no existe alguma impeditiva , e inspeo fsica rea liberando assim o inicio dos testes a quente.

Manual de Teste de Aceitao de Performance TAP - Documento elaborado e gerenciado pela a engenharia e visando a dirigir controlar e registrar as atividades de comissionamento por sistema/sistema .

Comissionamento e Condicionamento
O que pode ser condicionado ou comissionado: - Estruturas e materiais de acabamento da obra; - Equipamentos em geral (eltricos, mecnicos, automao,...); - Tubulaes, bombas, vlvulas e conexes; - Instrumentao; - Equipamentos de segurana; - Facilidades; Concluses sobre Comissionamento e Condicionamento: -Integra as reas de planejamento, engenharia, manuteno/ instrumentao, construo e operacional; - Agrega um custo inicial, mas os seus benefcios resultam em na reduo dos custos operacionais e de manuteno; - Requer planejamento avanado, O plano pode ser realizado de vrias formas e de acordo com a necessidade e realidade de cada empresa;

Vous aimerez peut-être aussi