Vous êtes sur la page 1sur 9

Noes Bsicas para a Classificao de Minerais e Rochas

MINERALOGIA
Tema 3: Introduo Mineralogia -2010Aula baseada nos slides da Profa. Dra Tamar M.B. Galembeck e Prof. Dr. Joaquim Silva Simo

Definio de Mineralogia

Considerada inicialmente como um meio prtico para chegar ao conhecimento de substncias minerais teis, tinha uma caracterstica puramente utilitria, no constituindo uma verdadeira cincia mas

"uma arte de distinguir os minerais".


Este conceito foi, naturalmente, evoluindo e atualmente a Mineralogia preocupa-se:

A Mineralogia o ramo das Cincias Geolgicas que se dedica ao estudo dos minerais, atravs das suas propriedades, constituio, estrutura, gnese e modos de ocorrncia.

no s com os minerais teis, ou com importncia econmica (minrios) mas com todas as substncias mineralizadas; no s com as suas formas cristalinas mas, tambm, com as suas propriedades fsicas, qumicas e estruturais; procura, para alm disso, a relao entre as formas cristalinas e essas propriedades, lugares de origem e associaes mais caractersticas para, a partir de todos estes elementos procurar reconstituir a sua gnese.

Atualmente existem cerca de 4.714 espcies de minerais catalogadas pela International Mineralogical Association.

Apesar de ser uma Cincia relativamente recente, quando comparada com a Astronomia, a Fsica ou a Matemtica, a Mineralogia, no obstante s se ter individualizado como ramo definido do conhecimento humano a partir do Sec.XVIII, tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da Civilizao. Os minerais exerceram sempre atrao especial sobre o Homem primitivo cuja ateno teria sido, naturalmente, despertada pelas cores brilhantes, transparncia e outras propriedades fsicas dos minerais.

Destes, talvez 150 possam ser chamados "comuns, outros 50 so "ocasionais," e os restantes so "raros" ou "extremamente raros.

Ouro

Lazurita
Lpis lazli

Na Idade da Pedra as pinturas rupestres em grutas eram feitas com pigmentos de hematita vermelha e xido de mangans negro.

Pinturas Rupestres - Detalhes

As rochas eram cortadas de diversas maneiras e utilizadas como instrumentos e armas rudimentares caracterizando a denominada Idade da Pedra Lascada.

Posteriormente o Homem foi aperfeioando mtodos que permitiram o polimento da pedra, tendo esse perodo sido designado como Idade da Pedra Polida.
Com o emprego constante destas substncias naturais o conhecimento das rochas e dos minerais foi progredindo, embora de modo emprico, mas que foi permitindo a extraco de metais e de substncias, que caracterizaram, sucessivamente, as denominadas Idades do Cobre, do Bronze, do Ferro e do Carvo.

Cobre

As duas ltimas Guerras Mundiais aceleraram a necessidade de emprego de minerais como fontes de extraco de matrias primas essenciais para as indstria blicas.

O quartzo tem hoje larga aplicao industrial no controle da frequncia de ondas de rdio e em diversos aparelhos electrnicos graas ao recente reconhecimento das suas propriedades piroelctricas e piezoelctricas.

Calcula-se que, a partir de 1900, se teriam extrado da Terra mais minerais do que em todo o perodo anterior da Histria da Humanidade.

Alm da necessidade de emprego de substncias j conhecidas tm vindo a ser descobertas novas aplicaes industriais para muitos minerais, antigamente supostos de menor interesse.

Ametista

Gemas
Turmalina

Os diamantes para alm do seu uso em joalharia, so tambm utilizados em diversos processos industriais graas s suas propriedades fsicas, sobretudo a elevada dureza.

Topzio Imperial Rubi Esmeralda Opala

Granada Fluorita

A cianita ou distenio (Al2SiO5) utilizada no fabrico de porcelanas.

A ilmenita (FeTiO3) como fonte de Ti (titnio), elemento de pouca densidade e de elevado ponto de fuso, resistente corroso, utilizado em aeronutica, no fabrico de avies a jato.

O desenvolvimento dos estudos para aproveitamento da energia atmica evidenciou a importncia dos minerais contendo Urnio (U), Trio (Th) e dos minerais contendo Terras-raras (Lantnio, Crio, Praseodmio, Neodmio, Samrio,etc.).

Insumos minerais esto na base das cadeias produtivas em maior ou menor proporo podem ser encontrados em praticamente todos os materiais industrializados.

uraninita (UO2)

Esoterismo (no cincia)


Telogo beneditino que nasceu em Angers na Frana, no ano de 1035 e viveu at 1123. Escreveu o famoso tratado sobre as virtudes e propriedades teraputicas das pedras preciosas ou gemas " LIBER LAPIDUM ", um importante lapidrio hexamtrico em latim, conhecido sob o nome de Lapidibus (ou Liber lapidibus).
Ex.: * a gata boa para a vista; * o jaspe soberano contra febre; * a safira rejuvenesce o corpo, tranquiliza as almas receosas e alivia as cleras do cu; * a esmeralda til aos advogados e torna a razo insensatos; *o berilo utilizado contra perturbaes do fgado e para evitar rompantes intempestivos; * a ametista evita a ebriedade,

A descoberta e a explorao de novas jazidas de minerais tem por vezes exercido notvel impacto no desenvolvimento de algumas regies. Assim, por exemplo, a descoberta de ouro na Califrnia, em 1849, estimulou importante surto migratrio para aquela regio.

A descoberta de diamantes em Kimberley (frica do Sul), em 1866, e de Ouro, no Rand, ocasionaram a ocupao e fixao de populaes numa extensa rea do continente africano.

O Alasca, imenso territrio, quase permanentemente gelado e de difcil acesso, que hoje constitui um importante estado dos Estados Unidos da Amrica do Norte (E.U.A.), com uma superfcie de mais de 1.500.000 Km2, s comeou a ter valor aps a descoberta do ouro e de outros valiosos minerais a partir dos fins do sculo passado.

As principais fontes de matria prima para a Humanidade tm sido as minas, as pedreiras, as florestas, os mares, e a prpria atmosfera.

A explorao de importantes jazidas de minerais tem provocado o desenvolvimento de vias de comunicao. Os recursos naturais de uma nao so reconhecidos como uma das principais bases da sua independncia e poder. Os E.U.A. so um dos pases mais ricos e poderosos pois possuem nos seus territrios enormes jazidas de rochas e de minerais economicamente importantes. Produzem, anualmente, cerca de 47% do Al; 33% do Cu; 28% do Fe; 22% do Pb;16% do As; 83% do S; 36% do Zn; 21% do Carvo e 44% do petrleo de todo o Mundo.

Apesar das minas, pedreiras, e florestas terem sido os maiores contribuintes, no se deve esquecer que o mar se tem tornado uma importante fonte de Bromo e de Magnsio e que, da atmosfera, se recolhe o Nitrognio, o Oxignio e o Argnio.

A Mineralogia tem tambm contribudo para o progresso de outras cincias.


Alguns progressos cientficos, que atualmente se generalizaram, e so aplicados em investigao industrial, devem-se a mtodos pticos e outros estudados por mineralogistas. O prmio Nobel de Fsica foi, em 1912, atribudo a Max von Laue e, em 1915, a William e Lawrence Bragg (pai e filho) como reconhecimento da importncia dos estudos efetuados por estes cientistas, relacionados com as determinaes das estruturas cristalinas, atravs da difrao dos raios X.

Max von Laue

William Bragg

Lawrence Bragg

BREVES REFERNCIAS HISTRICAS


A primeira publicao mineralgica, com uma certa sistematizao, intitulada De Natura Fossilium, da autoria do sbio alemo Georges Agricola, foi publicada em 1556. O mesmo autor, dez anos mais tarde, apresentou a obra "De Re Metallica" que constituiu a primeira exposio pormenorizada sobre a "Arte de Minas e Metalurgia". Esta obra contm, alm da descrio de tcnicas e de mtodos, consideraes genticas e observaes sobre alterao superficial de minerais, constituindo assim o primeiro registo mineralgico que, durante mais de dois sculos, no foi ultrapassado.

Antes deste autor j alguns historiadores, filsofos e fsicos gregos faziam, a.C., referncias dispersas a minerais e a tcnicas mineiras, podendo citar-se entre outros: Herodoto (484-425 A.C.) Theophrastus (372-287 A.C.) autor de uma publicao intitulada "De Machinis Metallicis e o livro Sobre as pedras. Strabon, gegrafo grego, autor de uma geografia contendo indicaes sobre minerais e minas, sobretudo de Espanha. Plnio o Velho, romano (Caius Plinius Secundus 23-79 A.C.) escreveu uma "Histria Natural", verdadeira enciclopdia descrevendo mtodos de extrao de metais de alguns minerais.

Porm, o verdadeiro fundador da Mineralogia, em bases cientficas, foi Abraham G. Werner (1750-1817) professor, durante muitos anos, da clebre escola de minas de Freiberg, na Saxnia. Foi um dos primeiros a classificar os minerais de modo sistemtico.

Gostaria tanto de ter um mineral com o meu nome!

A Contribuio Brasileira
Foi nos ltimos anos do Sc XVIII que a Mineralogia encontrou o seu primeiro grande cultor na pessoa de Jos Bonifcio de Andrada e Silva. Notvel mineralogista, brasileira, que desenvolveu saliente papel nos acontecimentos que levaram o Brasil independncia.
Jos Bonifcio de Andrada e Silva

Descobriu 4 novas espcies minerais: petalita e espodumnio, importantes silicatos com Li, e outro silicato, a escapolita, alm de um fluoreto, a criolita.
LiAlSi2O6 LiAlSi4O10 Na3AlF6

Porque que os cientistas atuais estudam mineralogia?


Porque os minerais so constituintes de todas as rochas. Muitos minerais tm valor econmico. Muitos minerais so importantes nas indstrias modernas, sade e poltica. O conhecimento da mineralogia importante para a compreenso das rochas bem como do funcionamento da terra e planetas. Vrios aspectos da geologia esto ligados mineralogia tais como a geoqumica de fludos (reaes de equilbrio qumico com minerais), a geofsica (propriedades das rochas ligadas s propriedades fsicas dos minerais), etc.

Ficaram-se ainda devendo a este mineralogista a descrio de variedades de algumas espcies j conhecidas, como a indicolita (var.de turmalina), salita (var. de augita); a apofilita (var de zelita) a afrisita (var.de turmalina), a alocrota (var. de granada) e uma variedade de granada que, em sua homenagem, foi mais tarde denominada Andradita.
Andradita Ca3(Fe,Ti)2Si3O12

(Na,Ca,K)4[Al 3(Al,Si)3 Si6O24 ]

Na(Li,Al)3Al6B3.Si6O27(OH,F)4

Definio de Mineral
Um mineral pode ser definido como: uma substncia natural, homogna, slida, com composio qumica bem definida (ou variando dentro de certos limites), arranjo atmico ordenado, que pode estar expresso numa forma geomtrica externa (poliedros mais ou menos perfeitos), formada por processos inorgnicos.

Natural: porque exclui os minerais formados em laboratrio (sintticos). Assim, por exemplo, a substncia qumica CaSO4 ocorre na Natureza sob a forma de um mineral denominado anidrita mas, se a mesma substncia for preparada em laboratrio j no interpretada como mineral, sendo denominada apenas por sulfato de clcio.

Isto no significa que alguns minerais no possam e no sejam, obtidos artificialmente, e em grandes quantidades, para usos comerciais. So os denomidados "minerais sintticos" como, por exemplo, os rubis e as safiras para gemas, e o corindon para abrasivo e fins refratrios.

Homognea: substncia que no pode ser fisicamente subdividida em componentes qumicos mais simples, o que depende dos meios de observao.

Composio qumica bem definida ou variando dentro de certos limites: embora haja minerais, como o quartzo (SiO2) que, geralmente, tm composio qumica bem definida, outros tm composio varivel. Assim, por exemplo, a dolomita CaMg(CO3)2 nem sempre contm apenas Ca e Mg. Pode conter Fe, Mn em substituio parcial do Mg.

Slida: exclui gases e lquidos. A gua sob a forma de gelo um mineral, mas a gua lquida no. O mercrio (Hg) lquido tambm no considerado mineral. Estas substncias, semelhantes a minerais, quer quimicamente, quer quanto ocorrncia, so denominados mineralides.

Ca (Mg,Fe,Mn) (CO3)2

A composio da olivina varia entre os dois termos extremos da srie-forsterita Mg2SiO4 - faialita Fe2SiO4.

Arranjo atmico interno ordenado: quando os slidos so desprovidos de arranjo interno ordenado dos tomos constituintes so designados por no cristalinos ou amorfos tais como, por exemplo os vidros e a opala. Forma geomtrica externa: Algumas substncias naturais ou obtidas laboratorialmente, alm de possuirem um arranjo interno mais ou menos ordenado das suas partculas constituintes (estrutura cristalina), podem ter formas polidricas mais ou menos perfeitas, isto serem limitados por superfcies planas, as faces. Alguns minerais aparecem na Natureza sob a forma de excelentes cristais, permitindo a sua identificao com base nas formas perfeitas polidricas, sendo essencial o conhecimento da cristalografia morfolgica das diferentes espcies minerais.

Muitos minerais contm elementos, ou combinaes de elementos (compostos qumicos), estranhos sua composio habitual, constituindo impurezas que, no obstante, se revestem por vezes de excepcional interesse econmico tais como S; Ag; Au, Terras raras, etc.

Formado por processos inorgnicos: no permite incluir no domnio da Mineralogia minerais biognicos (formados por organismos), tais como a aragonita da concha dos moluscos, e outros que podem ser precipitados por organismos, como a opala (SiO2 nH2 O), magnetita (Fe3 O4 ), fluorita (CaF2), pirita (FeS2 ), xidos de Mn, etc.

No corpo humano tambm se formam substncias minerais, tais como a apatita [Ca5(PO4)3(OH)] nos ossos e nos dentes; fosfatos e oxalatos de clcio e fosfatos de magnsio nos clculos renais.

Substncias de natureza orgnica no podem ser includas como minerais. Ex.: o petrleo, o carvo e o asfalto, alm de no terem composio qumica bem definida nem arranjo interno ordenado, embora sejam includos nas listas de recursos minerais. Porm, as camadas de carvo, quando submetidas a altas temperaturas, libertam volteis e hidrocarbonetos cristalizando sob a forma de grafita.

A Mineralogia pode ser dividida nos seguintes ramos ou captulos: Cristalografia: estudo das formas habituais dos cristais, quer atravs da observao de modelos quer, posteriormente, pelo reconhecimento das vrias formas exibidas pelos cristais naturais.
Mineralogia fsica: onde se estudam as vrias propriedades fsicas dos minerais.

Mineralogia ptica (ptica cristalina):


captulo dedicado ao estudo e interpretao das propriedades pticas dos minerais incluindo a descrio dos instrumentos pticos e mtodos necessrios para a sua determinao por meio do denominado microscpio petrogrfico.

Difratometria x: captulo dedicado aplicao da radiao X ao estudo da matria cristalina . Mineralogia qumica: estudo da propriedades qumicas dos minerais.
composio qumica e das

Gemologia: estudo das propriedades dos minerais utilizados como


gemas.

Mineralogia

determinativa: captulo dedicado ao rpido reconhecimento de minerais a partir da observao ou determinao das suas propriedades fsicas.

Mineralogia

descritiva: descrio das diferentes espcies minerais tendo em considerao as suas caractersticas cristalogrficas, composio qumica e estrutura, propriedades fsicas, associaes mais frequentes, aplicaes, modo de formao, principais ocorrncias, interesse econmico, etimologia.

O estudo das propriedades fsicas dos minerais (Mineralogia Fsica) muito importante para a sua identificao expedita. A composio qumica de um mineral tem importncia fundamental ainda que nem todas as propriedades dela dependam. Da relao entre a composio qumica e a morfologia cristalina, aliadas s possibilidades de estudo criadas com o aparecimento da Difrao x, verificou-se uma aproximao entre a Qumica e a Cristalografia que originou a criao de um novo ramo da cincia, a Cristaloqumica, que procura explicar as relaes existentes entre a composio qumica dos minerais e as suas estruturas internas relacionando-a com as propriedades fsicas.

Vous aimerez peut-être aussi