Vous êtes sur la page 1sur 4

||EBC111_012_16N429605||

CESPE/UnB EBC-1

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Uma metodologia de desenvolvimento de software pode ser classificada como uma metodologia gil quando efetua o desenvolvimento do software de forma incremental (libera pequenas verses, em iteraes de curta durao) e colaborativa (cliente e desenvolvedores trabalham juntos, em constante comunicao), direta (o mtodo em si simples de aprender e modificar) e adaptativa (capaz de responder eficientemente s mudanas). Considerando a definio acima, de Abrahamsson, julgue os itens a seguir, a respeito das metodologias geis de desenvolvimento de software.
51 57

O RUP (Rational Unified Process) um processo de desenvolvimento de software. Nesse processo, so descritos os papis e as atividades que cada membro da equipe de projeto deve desempenhar ao longo do ciclo de desenvolvimento do software e os produtos que devem ser gerados como resultado dessas atividades, os chamados artefatos. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. O RUP tem duas dimenses: o eixo horizontal e o eixo vertical. A primeira dimenso representa o aspecto esttico do processo quando ele aprovado e expressa em termos de fases, iteraes e marcos. A segunda dimenso representa o aspecto dinmico do processo, como ele descrito em termos de componentes, disciplinas, atividades, fluxos de trabalho, artefatos e papis do processo. Um projeto que usa o desenvolvimento iterativo tem um ciclo de vida que consiste em vrias iteraes. Uma iterao incorpora um conjunto quase sequencial de atividades em modelagem de negcios, requisitos, anlise e design, implementao, teste e implantao, em vrias propores, dependendo do local em que ela est localizada no ciclo de desenvolvimento. Na denominada fase de elaborao, tipicamente, o foco inserido na maneira como se gerenciam requisitos e como se gerencia o projeto.

No Scrum, o taskboard um grande painel onde podem ser colocadas informaes importantes para o acompanhamento do sprint. Por meio do taskboard, as informaes acerca das atividades no iniciadas (sprint backlog), das que esto em andamento e das concludas ficam sempre visveis e disponveis para todos os interessados no projeto.
58

52

No desenvolvimento de software, a gerao automtica de cdigo, proporcionada por vrias ferramentas de


59

desenvolvimento, um fator que aumenta a produtividade, melhora a padronizao e diminui os defeitos no produto.
53

conveniente que o contrato, entre cliente e fornecedor, para o desenvolvimento de um sistema computacional, contenha a lista de requisitos para o software. Contudo, os mtodos geis de desenvolvimento preconizam que o referido contrato estabelea o preo, a ser pago pelo cliente, com base no tempo necessrio para o desenvolvimento do sistema e no com base no conjunto de requisitos.

Gerenciamento de processos de negcio (BPM) uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negcio, automatizados ou no, para alcanar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratgicas de uma organizao. Acerca dessas informaes, julgue os itens que se seguem.
60

54

O que os mtodos geis buscam como evitar as mudanas desde o incio do projeto e no a melhor maneira de tratar essas mudanas.

55

Considerando o conceito de metodologia gil em apreo, correto afirmar que as seguintes metodologias so geis: XP (Extreme Programming), Scrum, Crystal, FDD (Feature Driven Development), DSDM (Dynamic Systems Development Method) e Open Source Software Development.
61

No contexto do BPM, um processo um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou mquinas para alcanar uma ou mais metas. Os processos possuem atributos e caractersticas que descrevem propriedades, comportamento, propsito, ou outros elementos de processo. Um diagrama de processo retrata uma notao conveniente do fluxo de trabalho bsico de um processo. Modelagem agrega maior detalhe sobre o processo e os relacionamentos com outros elementos. Mapeamento representa o desempenho do que est sendo modelado. Modelos de processo so teis como uma documentao, um meio para comunicao e alinhamento, desenho e requisitos, ou um meio para analisar aspectos de processo, treinamento e explicao.
5

56

O XP segue um conjunto de valores, princpios e regras bsicas que visam alcanar eficincia e efetividade no processo de desenvolvimento de software. Os valores so cinco: comunicao, simplicidade, feedback, coragem e respeito.
62

||EBC111_012_16N429605||

CESPE/UnB EBC-1

A engenharia de requisitos (ER) uma subrea da engenharia de software que estuda o processo de produo e gerncia dos requisitos que o software dever atender. Esse processo tem incio junto aos clientes e perpassa todas as fases do processo de desenvolvimento do software. O objetivo da ER fornecer mtodos, tcnicas e ferramentas que forneam suporte adequado s tarefas de produo e gerncia dos requisitos do sistema. Levando em conta esses aspectos, julgue os prximos itens.
63

Tendo em vista que, na UML (Unified Modeling Language), a utilizao de diversos diagramas possibilita descobrir falhas no detectadas em diagramas gerados anteriormente, diminuindo a possibilidade da ocorrncia de erros durante a fase de desenvolvimento do software, julgue os itens a seguir.
71

No processo de construo e(ou) manuteno de um produto de software, o termo requisito pode ser definido da seguinte forma: uma condio, caracterstica ou capacidade, determinada no universo das necessidades do negcio do usurio, que deve ser atendida por um software na forma de aspectos funcionais e no funcionais. Uma das principais tcnicas de verificao a prototipao. Um prottipo um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles so ou no apropriados ou adequados para o produto acabado. O principal artefato elaborado no processo de produo de requisitos do sistema, segundo a ER, o documento de requisitos. Por sua vez, o documento de requisitos uma declarao formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usurios finais ou a equipe de desenvolvimento do software. Gerncia de requisitos pode ser conceituada como enfoque sistemtico para a elicitao, organizao e documentao dos requisitos do sistema e um processo que estabelece e mantm o acordo entre usurios e a equipe de projeto medida que os requisitos so modificados.

O diagrama de sequncia baseia-se no diagrama de caso de uso e no diagrama de classes. O diagrama de sequncia considerado uma excelente forma de validar o diagrama de classes. O diagrama de comunicao concentra-se em como os objetos esto vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. Esse diagrama est associado ao diagrama de classe. Esteretipos so uma maneira de destacar ou diferenciar um componente ou relacionamentos iguais, atribuindo-lhes caractersticas especiais ou modificando-as de alguma forma. O diagrama de estrutura composta similar ao denominado diagrama de classes, porm este ltimo apresenta uma viso esttica da estrutura de classes, enquanto o primeiro tenta expressar arquiteturas de tempo de execuo.

72

73

64

74

65

Considerando a organizao e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.


75

66

So componentes de alto nvel de um computador: contador de programa, registrador de instrues, registrador de endereamento memria, registrador temporrio de dados, registrador de endereamento de entrada/sada (E/S) e registrador de armazenamento temporrio de dados de E/S. A aritmtica computacional geralmente opera com dois tipos de nmeros: inteiros e de ponto flutuante. Nmeros de ponto flutuante so expressos na forma de um nmero multiplicado por uma constante elevada a uma potncia inteira e seu uso restrito representao de nmeros de valores muito elevados. O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que so visveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que tm impacto direto sobre a execuo lgica de um programa. O termo organizao de um computador refere-se s unidades operacionais e suas interconexes que implementam as especificaes de sua arquitetura. So funes bsicas de um computador: processamento de dados, armazenamento de dados, transferncia de dados e controle. So componentes estruturais de um computador: unidade central de processamento, memria principal, dispositivos de entrada e sada e sistemas de interconexo. Uma funo importante de um sistema operacional o escalonamento de processos ou tarefas. O escalonamento a curto prazo faz parte da funo de troca de processos (swapping) entre a memria principal e a memria secundria do computador.
6

76

Julgue os itens seguintes, relativos a testes de software e gerncia de projeto.


67

No contexto dos requisitos e restries de um projeto, o propsito da gerncia de projetos identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos de que um projeto necessita para produzir um produto. No contexto da gerncia do projeto, integrao inclui caractersticas como unificao, consolidao, articulao e aes de integrao que so cruciais para concluir o projeto, atender satisfatoriamente os requisitos dos interessados e clientes e gerenciar as expectativas. Nas atividades de desenvolvimento, a validao refere-se ao processo de examinar o resultado de uma atividade para determinar sua conformidade com os requisitos estabelecidos para a mesma atividade, enquanto a verificao se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usurio. Reviso por pares e testes so considerados mtodos de validao. As informaes obtidas durante as revises so extremamente teis para os testes, pois permitem a identificao dos mdulos crticos e propensos a erros.

77

68

69

78

79

70

||EBC111_012_16N429605||

CESPE/UnB EBC-1

Julgue os itens a seguir, referentes a sistemas de entrada, sada e armazenamento em computadores.


80

Julgue os itens que se seguem, a respeito de programao orientada a objetos.


89

As funes mais importantes de um mdulo de E/S podem ser divididas nas seguintes categorias: controle e temporizao, comunicao com o processador, comunicao com dispositivos, rea de armazenamento temporrio de dados e deteco de erros. As principais tcnicas de entrada/sada (E/S) utilizadas em computadores so: E/S programada, E/S dirigida por interrupo e acesso direto memria. A ltima efetuada sob controle direto e contnuo do programa que requisitou a operao de E/S.

90

81

A herana representa uma generalizao, dessa forma, por meio de herana feito o compartilhamento de atributos e operaes entre classes, com base em um relacionamento hierrquico. Quando vrios objetos, identificados com atributos e operaes semelhantes, so agrupados em uma classe, ocorre o processo de especializao. Por outro lado, quando um objeto constituise em uma classe de objetos, da qual podem ser derivados outros objetos, ocorre a generalizao. Na programao orientada a objetos, uma classe uma coleo de objetos que podem ser descritos por um conjunto bsico de atributos e possuem operaes semelhantes.

91

Com relao aos fundamentos de redes de computadores, julgue o item abaixo.


82

Trs importantes componentes do correio eletrnico so os agentes usurios, os servidores de email e o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

Julgue os itens subsequentes, referentes aos mdulos que constituem a tcnica de modularizao, utilizada para desenvolver algoritmos.
92

A respeito dos ambientes GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.


83

93

possvel utilizar um programa para Windows no ambiente GNU/Linux. Isso pode ser feito instalando-se o programa em uma API Windows para GNU/Linux ou por meio da virtualizao isto , usando-se um programa que emule um hardware. Para acessar um sistema GNU/Linux necessria uma conta, composta por um login de acesso e sua respectiva senha. H basicamente trs modalidades de usurios. Uma delas o usurio de sistema, que somente pode realizar tarefas autorizadas pelo administrador (root). Ao se configurar um computador novo, antes de instalar o sistema operacional, necessrio selecionar o sistema de arquivos para o hard disk (HD) (processo conhecido como formatao). No Windows, quando se formata um HD, possvel escolher entre dois tipos de sistema de arquivos: o FAT (File Allocation Table) e o NTFS (New Technology File System). O sistema operacional GNU/Linux compatvel com esses dois sistemas de arquivo.

Em Java, os mdulos, sejam eles procedimentos ou funes, so representados pelas classes, nas quais a instruo retornar indica que o controle do fluxo de dados dever retornar ao algoritmo principal. Um procedimento ou sub-rotina um conjunto de instrues que realiza determinada tarefa. Um algoritmo de procedimento, como qualquer outro algoritmo, deve ser identificado e pode possuir variveis, operaes e at funes. De forma semelhante aos procedimentos, as funes podem ser utilizadas em expresses, como se fossem variveis, ou seja, elas retornam valores que so associados ao seu nome; portanto, necessrio declarar que tipo de dados ser retornado.
algoritimo principal Var V1, V2: inteiro

94

84

85

algoritimo A Var V3: real

algoritimo B Var V4: real

algoritimo D Var V6: real

algoritimo E Var V7: real

algoritimo F Var V8: real

Acerca de pseudocdigo, descrio narrativa e fluxograma, que so usados para a descrio de algoritmos, julgue os prximos itens.
86

Sandra Puga. Lgica de programao e estrutura de dados. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (com adaptaes).

Para especificar os passos de um algoritmo, o pseudocdigo utiliza uma linguagem natural com caracterstica pouco formal, o que pode causar ambiguidade e propiciar interpretaes errneas. Uma forma universal de representao de um algoritmo, o fluxograma, ou diagrama de blocos, utiliza figuras geomtricas a fim de ilustrar os passos a serem seguidos para a resoluo de um problema. A descrio narrativa uma forma de algoritmo que utiliza linguagem estruturada e, embora sua estrutura e simbologia apresentem pequenas diferenas em relao lngua portuguesa, tambm chamada de portugus estruturado.

Considerando a figura acima, que ilustra um diagrama representando a hierarquia para a resoluo de um problema em mdulos, julgue os itens a seguir.
95 96 97 98

87

A varivel V3, declarada no algoritmo A, pode ser utilizada pelos algoritmos A, B, D, E e F. As variveis V6 e V8 podem ser utilizadas pelos respectivos algoritmos em que foram declaradas e pelo algoritmo A. A varivel V7, declarada no algoritmo E, pode ser utilizada pelos algoritmos E, F e D. As variveis V1 e V2, que foram declaradas no algoritmo principal, podem ser utilizadas por todos os algoritmos representados no diagrama apresentado.
7

88

||EBC111_012_16N429605||

CESPE/UnB EBC-1

A respeito de estruturas de controle de fluxo em algoritmos, julgue os prximos itens.


99

A estrutura de seleo de mltipla escolha permite a execuo de determinadas instrues, de acordo com a opo escolhida. Na linguagem Java, a palavra reservada break utilizada para garantir que apenas a instruo selecionada seja executada. 100 Nas estruturas de repetio, que so utilizadas quando se deseja repetir certo trecho de instrues, o nmero de repeties deve ser conhecido ou determinado previamente e precisa ser finito. Na linguagem Java, a expresso contador 7 contador + 1 representada, usando-se o operador de incremento ++, por contador ++. 102 A estrutura de repetio para utiliza variveis de controle que definem exatamente o nmero mximo de vezes que a sequncia de instrues ser executada.
101

A respeito dos modelos conceitual e lgico, normalmente considerados no projeto de banco de dados, julgue os seguintes itens.
111

A seguir, apresenta-se uma representao de forma textual no modelo conceitual.


Aluno(matricula, nome, salrio, cidade, CEP)

112

No modelo conceitual, o banco de dados descrito de forma independente da implementao em um SGBD. Esse modelo cita os dados que podem ser armazenados no banco de dados, mas no especifica como esses dados esto armazenados no nvel de SGBD. No modelo lgico, que depende do tipo de SGBD em uso, o banco de dados descrito no nvel de abstrao visto pelo usurio do SGBD.

113

Acerca das estruturas de dados estticas e homogneas (vetores e matrizes) e das estruturas de dados dinmicas (listas, pilhas, filas), utilizadas para armazenar conjuntos de valores, julgue os itens a seguir.
103

Considerando que um SGBD um pacote de software para a implementao e manuteno de bancos de dados computacionais, julgue os itens a seguir.
114

As pilhas, tambm conhecidas como listas LIFO ou PEPS, so listas lineares em que todas as operaes de insero e remoo de elementos so feitas por um nico extremo da lista, denominado topo.

Considerando-se bases de dados muito grandes, o MySQL mais rpido que o PostgreSQL; entretanto, o PostgreSQL oferece uma srie de recursos extras que o tornam especializado em operaes complexas. O SQL Server oferece os seguintes tipos de integridade de dados: integridade de domnio, integridade de entidade e integridade referencial. PostgreSQL e MySQL so exemplos de SGBD que executam em ambiente Linux e Windows.
Filial
(1,1)

115

104

Vetores so utilizados quando estruturas indexadas necessitam de mais que um ndice para identificar um de seus elementos. 105 Uma lista uma coleo de elementos do mesmo tipo dispostos linearmente, que podem ou no seguir determinada organizao. As listas podem ser dos seguintes tipos: de encadeamento simples, duplamente encadeadas e ordenadas. Julgue os itens subsequentes, relativos a comandos SQL (structured query language).
106

116

possui

(0,n)

Cliente

Cdigo cliente Nome cliente

Nome filial Cdigo filial Pessoa fsica Pessoa jurdica CNPJ Tipo organizao

O comando a seguir permite criar a tabela ALUNO inserindo as restries de integridade. Os dados da tabela e as suas restries podem ser alteradas utilizando-se o comando ALTER
TABLE. CREATE TABLE ALUNO ( Matricula smallint not null, Nome char(20), Salario money, Cidade char(20), CEP smallint Primary key (matricula) );

CPF Sexo

Considerando o diagrama ilustrado na figura acima, julgue os itens que se seguem.


117 118

De acordo com o diagrama ilustrado, uma entidade Filial deve ter pelo menos um Cliente vinculado a ela. De acordo com o diagrama apresentado, a entidade Cliente poder estar vinculada a uma ou nenhuma Filial, ou seja, podero existir clientes sem estarem vinculados a nenhuma Filial. No diagrama apresentado, o tringulo representa uma generalizao/especializao e indica que a entidade Cliente dividida em dois subconjuntos, as entidades Pessoa fsica e Pessoa jurdica. No conceito de generalizao/especializao, a ideia de dependncia de propriedades significa que cada ocorrncia da entidade especializada possui, alm de suas propriedades, as propriedades da entidade genrica correspondente. No modelo representado no diagrama acima, a implementao de hierarquias de generalizao na abordagem relacional pode ser feita usando-se uma tabela para cada entidade ou uma nica tabela para toda a hierarquia de generalizao/especializao.
8

107

O comando drop table aluno pode ser utilizado para eliminar a tabela aluno, seus dados e suas referncias com outras tabelas. O comando Select * from aluno permite exibir, na tela do computador, todas as colunas da tabela aluno. O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, o nome, a cidade e o CEP dos alunos constantes da tabela aluno que moram na cidade de Braslia e cujo endereo tenha o CEP maior que 70000.
Select nome from aluno "Brasilia" and CEP > 70000 where cidade =

119

108 109

110

O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, os dados de todos os alunos constantes da tabela aluno que recebam salrio maior que 2000.
Select count (*) from aluno where salrio > 2000

120

Vous aimerez peut-être aussi